Líder no mercado de materiais isolantes térmicos - poliestireno expandido: características e aplicação

Para o isolamento de edifícios, a escolha do material é crítica. Aqui é necessário levar em consideração não apenas as características operacionais do isolamento, mas também o grau de complexidade da instalação, custo, disponibilidade de material e outros fatores. A espuma de poliestireno extrudido não conduz calor, é simplesmente montada e não tem medo de umidade.
A americana apresentou o material pela primeira vez em 1957. Desde então, a tecnologia de sua fabricação se manteve praticamente inalterada. A versatilidade da espuma de poliestireno expandido permite que ela seja usada em uma ampla variedade de áreas.

Atualmente, tanto as marcas mais conhecidas como os empresários privados se dedicam à produção deste tipo de isolantes térmicos. As capacidades tecnológicas desses fabricantes são muito diferenciadas, assim como a qualidade do produto acabado.

O que é espuma de poliestireno extrudado

A espuma de poliestireno extrudado é um isolamento universal de alta qualidade com isolamento térmico feito de poliestireno granular com uma tecnologia especial. Na primeira fase de produção, os grânulos são misturados com ingredientes especiais que melhoram a resistência mecânica e a segurança contra incêndio. Depois disso, a mistura resultante é derretida até que uma massa homogênea seja obtida, e um agente espumante (na maioria das vezes dióxido de carbono) é adicionado.

Na etapa seguinte, a matéria-prima é prensada sob alta pressão através da fenda retangular da extrusora. Após o final da calibração, o agente espumante se expande, fornecendo assim a porosidade necessária do material. A tira nivelada é cortada, embalada e enviada para o almoxarifado.

Assim, a espuma de poliestireno extrudado é uma mistura de grânulos de poliestireno com aditivos especiais que passaram por processo de extrusão.

Mais sobre o material

Ao decidir qual é o melhor material de isolamento térmico, você deve examinar mais de perto a opção chamada espuma de poliestireno extrudado. Além da disposição de edifícios residenciais, este tipo de isolamento é utilizado mesmo durante a construção de estradas e ferrovias, pois são essas placas que permitem evitar os efeitos negativos do levantamento do solo durante o congelamento.


O poliestireno expandido tem muitas vantagens: é o mais barato, pode ser cortado facilmente com uma faca comum, quase não absorve a umidade e guarda bem o calor.

A espuma de poliestireno extrudado é produzida pelo método de extrusão: sob a influência de alta pressão e temperatura, os grânulos de poliestireno são misturados com um composto espumante especial, e o poliestireno é obtido após a extrusão por meio de uma extrusora. Como resultado, as lajes são caracterizadas por propriedades especiais devido à estrutura densa de poros finos (diâmetro dentro de 0,1-0,2 mm).

Visão geral das propriedades do poliestireno expandido

A espuma de poliestireno extrudado se distingue por uma série de características que tornam este tipo de isolamento um material universal:

  • Não é higroscópico, o que significa que não tem tendência a absorver umidade, o que se deve à estrutura: as placas de poliestireno expandido são constituídas por muitas células fechadas, o líquido simplesmente não penetra nelas;
  • Fornece uma barreira para a saída de calor da sala, esta característica é explicada pelo baixo coeficiente de condutividade térmica;
  • Maior resistência: este tipo de isolamento é uma placa de material compactado sob a influência de altas pressões e temperaturas;
  • A espuma de poliestireno extrudido não sofre decomposição, pois o isolamento nesta versão não absorve umidade, o que significa que não há condições para a reprodução de microrganismos nocivos;
  • Peso leve.

Se compararmos as placas de poliestireno e poliestireno expandido, por uma série de fatores é melhor escolher a segunda opção.

Características técnicas da espuma de poliestireno extrudado

O desempenho e as características mecânicas deste material de isolamento térmico requerem consideração especial.

Foto de características técnicas de espuma de poliestireno extrudado

Condutividade térmica

, independentemente da marca, encontra-se na faixa de 0,03 a 0,04 W / (m · 0K). Esses indicadores permitem o uso de espuma de poliestireno expandido ao isolar quaisquer elementos de construção, bem como rodovias, pistas, etc.

Densidade de lajes

, dependendo da modificação do material, pode ser de 20 a 50 kg / m3;

Resistência à umidade

... Devido à sua estrutura porosa fechada e composição química, o material não se deteriora sob a influência da umidade, condensação e até mesmo a entrada direta de água. O único ponto fraco são as superfícies das extremidades, cuja impermeabilização deve receber atenção especial.

Saúde e Segurança

permite que você use espuma de poliestireno extrudido, mesmo em hospitais e instituições infantis. As placas não emitem vapores nocivos mesmo em altas temperaturas. Além disso, a camada de isolamento térmico é geralmente coberta com uma camada de materiais de acabamento (gesso, massa de vidraceiro, drywall, etc.).

Parâmetros de alta resistência

... A tensão admissível, dependendo da modificação, varia de 18 a 20 t / m2.

Outras características da espuma de poliestireno extrudado incluem:

  • Resistência ao gelo.
    O material retém suas propriedades de isolamento mesmo a -700C;
  • Baixa permeabilidade ao vapor
    , de 0,007 a 0,008 mg / (m · h · Pa);
  • Propriedades anti-sépticas
    o material praticamente exclui a ocorrência de colônias de fungos;
  • Longa vida útil
    ... Independentemente das condições de operação, a espuma de poliestireno expandido tem garantia de durabilidade de pelo menos 45 anos.

Aplicação de espuma de poliestireno extrudado

Esses indicadores, sem dúvida, despertarão o interesse do consumidor. Além disso, também é importante que a instalação seja perfeitamente possível com as próprias mãos e o custo do material seja relativamente baixo.

O principal critério para escolher o isolamento

O isolamento é escolhido de acordo com sua capacidade de proteção contra o calor. Esta propriedade é quantitativamente expressa em condutividade térmica, que mostra quanta energia de calor por segundo será liberada da sala por um isolamento de um metro de espessura com uma diferença de temperatura entre o interior e o exterior de um grau. A espuma de poliestireno extrudado, a partir da qual são feitas as placas PENOPLEX de todas as marcas, tem baixa condutividade térmica: de 0,029 a 0,034 W / m • K. Nesse caso, o material é superior a outros isolantes térmicos comuns - lã mineral e poliestireno, nos quais a condutividade térmica, respectivamente, flutua nas faixas de 0,037–0,055 e 0,041–0,059 W / m • K. Portanto, para criar as mesmas condições de temperatura em um ambiente, uma camada de isolamento térmico feita de lã mineral ou espuma precisará de 30–70% mais espessa do que as placas PENOPLEX. Espaço útil é salvo.

Escopo de aplicação de espuma de poliestireno extrudado

Vamos considerar com mais detalhes as possíveis áreas de uso das placas de poliestireno expandido. As características operacionais e mecânicas tornam possível o uso ativo de poliestireno expandido para:

  • Isolamento térmico de residências e instalações CBC;
  • Proteção contra geada para almofadas rodoviárias, tubulações principais, pistas de decolagem;
  • Isolamento térmico de fundações, estruturas de contenção e coberturas;
  • Fabricação de unidades de refrigeração doméstica e industrial, frigoríficos;
  • Dispositivos de vários tipos de barreiras hidro;
  • Produção de embalagens e talheres descartáveis;
  • Fazendo utensílios domésticos.

Apesar de o âmbito de utilização dos painéis extrudados ser bastante extenso, existem algumas limitações.

Algumas desvantagens da espuma densa

Todos os prós já foram resolvidos, por isso resta esclarecer e contra. Portanto, sua resistência mecânica não é tão boa quanto gostaríamos. Portanto, após o aquecimento com este material, é necessário realizar trabalhos para protegê-lo adicionalmente de possíveis danos mecânicos. Outra nuance é a inflamabilidade. Obviamente, aditivos especiais são introduzidos na composição para minimizar essa propriedade, portanto, uma pequena faísca não é perigosa. No entanto, se ocorrer um incêndio, a espuma se espalhará muito rapidamente.

Além disso, existe uma percepção generalizada de toxicidade. A este respeito, deve-se escolher com muito cuidado esses produtos. Peça ao vendedor que apresente um certificado de qualidade, lembrando que a porcentagem de estireno residual não deve ultrapassar 0,1%. Caso contrário, o produto deve ser descartado. Além disso, no caso de um produto de alta qualidade, o acabamento ajudará um pouco a diminuir o já pequeno impacto, sem o qual essa espuma certamente não ficará em sua casa, por exemplo, aplique gesso.

Quais superfícies não podem ser isoladas com espuma de poliestireno

Em primeiro lugar, não se deve usar placas de extrusão para isolamento térmico de superfícies, cuja temperatura não corresponda aos modos declarados pelos fabricantes, de -50 a + 750C.

Além disso, a baixíssima permeabilidade ao vapor do material não permite seu uso em saunas, piscinas e outros ambientes com alta umidade. Nesse caso, o uso de poliestireno expandido como isolante térmico exigirá medidas adicionais para garantir a ventilação, o que afetará negativamente a intensidade do trabalho e o custo da obra. Ignorar essas medidas pode levar ao aparecimento de mofo ou bolor entre o isolamento e a estrutura de fechamento.

Propriedades físicas da espuma

As principais características do poliestireno poroso incluem:

  • resistência - o poliestireno não difere em características de resistência excepcionais e é capaz de se desintegrar e quebrar mesmo com tensões mecânicas fracas. Pode ser facilmente danificado por objetos pontiagudos ou simplesmente por bater na superfície. Para reduzir a probabilidade de destruição, a espuma é coberta com camadas de um material mais duro que distribui uniformemente as cargas externas;
  • flexibilidade - poliestireno expandido fracamente se presta a efeitos de dobra e pode quebrar a qualquer momento. Pelo mesmo motivo, as placas de espuma são instaladas apenas de forma permanente, evitando quaisquer cargas de torção;
  • condutividade térmica - a presença de gases (isolantes de calor naturais) em cápsulas ocas confere ao material um baixo coeficiente de transferência de calor. Isso também é facilitado pela ausência de convecção no interior dos poros devido ao seu pequeno diâmetro. Levará muito tempo para aquecer completamente um pedaço de espuma até uma temperatura predeterminada;
  • tendência a retrair - as placas de poliestireno expandido de superfície livre cedem a um leve encolhimento causado pela gravidade. A quantidade de encolhimento é de 1,5-3 mm em seis meses. No final deste período, a compactação natural do material para;
  • expansão térmica - conforme a temperatura sobe, as dimensões lineares da laje aumentam (o processo é reversível). Os indicadores numéricos de expansão correspondem a aproximadamente 1 mm por 1 m da placa de espuma quando a temperatura muda de 15-20 ° C;
  • absorção de vapor - o poliestireno é menos resistente à penetração difusional de umidade do que aos efeitos da água em estado líquido, portanto, em ambientes especialmente úmidos, sua superfície é adicionalmente coberta por uma camada de folha metálica. Na sua ausência, parte do vapor d'água pode penetrar na camada de material e se condensar quando a temperatura cai, o que afeta negativamente todo o sistema de isolamento térmico.

Poliestireno expandido

Classe de resistência ao fogo B1, que significa alekstroy.ru

/ Proteção contra incêndio / Resistência e classes de perigo /

Um parâmetro importante dos materiais, especialmente na indústria da construção, é o risco de incêndio. É uma prioridade que os grupos de inflamabilidade são determinados pela Lei Federal. São quatro: G1-G4. Os materiais não combustíveis são alocados em uma categoria separada.

É importante entender o que esta classificação significa, pois isso permitirá que os especialistas selecionem e usem corretamente os materiais de construção para garantir a segurança contra incêndio das instalações. É possível determinar o grau de resistência ao fogo apenas em um laboratório especial que possua perfil oficial de acreditação.

Os métodos são regulamentados por GOST 30244-94

É possível determinar o grau de resistência ao fogo apenas em um laboratório especial que possua perfil oficial de acreditação. Os métodos são regulamentados pela GOST 30244-94.

Penoplex OSNOVA

Isolamento universal leve baseado em espuma de poliestireno extrudido. Projetado para isolamento de tetos, pisos, paredes e tetos, bem como quaisquer outras estruturas que não suportem cargas elevadas. As placas Penoplex Basis também podem servir como um eficaz isolamento acústico e proteção contra o vento. Graças à borda em forma de L, feita nos quatro lados, uma camada de isolamento contínua com juntas estanques à prova de vento é obtida. Este é um isolamento térmico amigo do ambiente e é permitido instalá-lo em instalações residenciais. O material é seguro, então você pode trabalhar com ele sem equipamentos de proteção.O fabricante produz outro isolamento semelhante - Penoplex Comfort. Suas características físicas e mecânicas são quase idênticas às da Base, exceto por um parâmetro - resistência à compressão. O material pode suportar 0,18 MPa / sq. M, que corresponde a 18 t / sq. m. Este indicador indica uma capacidade de carga inferior.

Aplicação em isolamento térmico de estruturas de edifícios

A versatilidade de utilização é facilitada pelos baixos preços das placas de isolamento térmico Penoplex Osnova, bem como pelas suas excelentes características técnicas. O material é popular e amplamente utilizado em São Petersburgo e em todas as outras zonas climáticas da Rússia para isolamento térmico de tetos, pisos, paredes, telhados e quaisquer partes do edifício que não sejam projetadas para cargas elevadas. No entanto, na maioria das vezes o isolamento é colocado na construção de pisos, rodapés, área cega.

Isolamento térmico de paredes de concreto aerado, sistema de alvenaria de poçoIsolamento de parede de tijolo, sistema de alvenaria de poçoIsolamento de paredes de concreto armado monolítico, sistema de alvenaria de poço

É possível apreciar as vantagens dessas placas de espuma de poliestireno extrudido no isolamento de pisos dos primeiros andares acima do subsolo ventilado. A sobreposição funciona em condições de queda brusca de temperatura e alta umidade. No entanto, a eficácia do isolamento é de alto nível. O material será útil na aplicação sob uma betonilha, para tectos insonorizados entre pavimentos aquecidos, bem como na construção de "pavimentos quentes".

O potencial técnico das lajes Penoplex Base é ideal para proteção térmica de subsolos e pisos térreos. Nessas estruturas, ocorre um aumento da infiltração de ar devido à grande queda de pressão entre os lados externo e interno da parede. Além disso, o contato direto com o solo torna indispensáveis ​​qualidades materiais como bioestabilidade e baixa absorção de água. É por isso que a área dos primeiros andares requer maior proteção, que é proporcionada pelo isolamento.

Isolamento de cave, para acabamento em pedra natural ou ladrilhos de clínquerIsolamento de cave, para acabamento em gesso com malha metálicaIsolamento interno do porão

Beneficie-se com a compra de material

A compra dessas placas é benéfica por vários motivos. Em primeiro lugar, o tamanho conveniente e a presença de uma borda de junta permitem que você execute uma instalação ideal internamente e economize em custos de mão de obra.Em segundo lugar, a absorção zero de umidade permite evitar o dispositivo de uma camada separada de impermeabilização, ou seja, economia de material e trabalho. Em terceiro lugar, a proteção confiável contra o calor e a ausência de "pontes frias" reduzem significativamente os custos de aquecimento. Porém, essas não são todas as vantagens de adquirir Penoplex Osnova Um forte argumento a favor desta marca é o baixo preço por m3 e por folha. A fábrica para a produção do material está localizada na região de Leningrado, de forma que para os moradores da cidade de São Petersburgo, os custos de entrega e as margens comerciais são mínimos.

Isolamento universal Penoplex Basis possui excelentes características técnicas. A baixa densidade proporciona um peso leve para que as lajes não pesem sobre as estruturas de suporte de carga. Apesar da leveza, o material é bastante resistente - a resistência à compressão é de 0,12-0,22 MPa. A baixa condutividade térmica garante alta eficiência energética em casa e economia de energia significativa. A geometria clara das lajes e a presença de uma borda em forma de L ajudam a proteger a casa das correntes de ar. Graças a eles é possível obter um contorno de isolamento térmico contínuo, impermeável ao frio.

Também devem ser observadas as qualidades valiosas do material, como baixa permeabilidade ao vapor e absorção zero de água, excelente bioestabilidade e segurança ambiental. O isolamento térmico não está sujeito à biodegradação, não é afetado por fungos e microrganismos, é totalmente seguro para o ambiente natural e para os seres humanos. Além disso, as placas são muito duráveis ​​e durarão mais de 50 anos.

Onde é usado

As qualidades operacionais do Comfort Penoplex permitem que ele seja usado não apenas em um apartamento na cidade, mas também em uma casa particular. Se compararmos o isolamento com outros materiais de construção, você poderá notar diferenças significativas. Produtos de isolamento semelhantes têm uma especialização de aplicação mais restrita: isolamento térmico de paredes ou telhados.

Penoplex "Comfort" é um isolamento universal, utilizado para o isolamento térmico de varandas, fundações, tectos, estruturas de tectos, paredes e pavimentos. Além disso, o isolamento é perfeito para isolamento térmico de banheiras, piscinas, saunas. O isolamento "Penoplex Comfort" é utilizado tanto para obras internas como externas.

Atributo de estabilidade da classe

As placas PENOPLEX de todas as marcas são duráveis. A vida útil da espuma de poliestireno extrudido, de acordo com os resultados dos testes no Instituto de Física de Edifícios de Pesquisa, é de pelo menos 50 anos. Durante todo esse tempo, o material retém de maneira estável suas propriedades de proteção contra o calor devido à absorção zero de água. A água tem uma condutividade térmica mais alta do que os aquecedores e piora as propriedades de proteção contra o calor de materiais não resistentes à umidade, incluindo lã mineral fibrosa e espuma granular.

A absorção zero de água de PENOPLEX também priva a fonte de vida de bactérias, fungos, mofo e outros microorganismos prejudiciais, para os quais este material, aliás, não tem interesse como produto alimentar. Assim, PENOPLEX distingue-se pela sua bioestabilidade absoluta, que foi confirmada por testes em centros micológicos.

Pré-requisitos para o desenvolvimento de novos padrões

1. Placas de poliestireno expandido GOST 15588-1986 ". Condições técnicas "

foi adotado em 1986. A necessidade de revisá-lo está associada às crescentes exigências de qualidade dos materiais de construção no mercado russo, que devem ser garantidas, em primeiro lugar, pela resistência, isolamento térmico e outras características operacionais. Ao classificar e rotular placas de poliestireno expandido de acordo com GOST 15588-86, essas características eram secundárias, o que contribuiu para a penetração de produtos de baixa qualidade no mercado de construção.

Nos últimos 30 anos, mudanças cardeais ocorreram na indústria do poliestireno expandido, principalmente na tecnologia de produção de produtos de poliestireno expandido: do método da autoclave ao método do bloco de "choque térmico".A base da matéria-prima mudou e os principais fabricantes de produtos de poliestireno expandido há muito trabalham em equipamentos fornecidos por líderes mundiais do setor. A qualidade e a marca dos produtos foram muito além do GOST 15588-86, e os fabricantes foram forçados a desenvolver suas próprias especificações técnicas.

2. GOST R 56148-2014 (EN 13163: 2009) “Produtos de poliestireno expandido PPS (ЕРS), isolante térmico, usado na construção. Condições técnicas "

projetado para uso na Federação Russa. O principal objetivo do seu desenvolvimento foi a harmonização das normas nacionais com as europeias, a aproximação dos princípios europeus de classificação e métodos de ensaio de materiais e produtos isolantes de calor aos métodos utilizados na construção russa.

Ao mesmo tempo, os fabricantes de espuma de poliestireno extrudido e materiais de isolamento térmico à base de fibras minerais elaboraram suas próprias normas 13164 e 13162, correspondentes às modernas normas europeias. De acordo com os membros da Associação de Produtores e Fornecedores de poliestireno expandido, norma 13163 “Produtos de isolamento térmico de poliestireno expandido PPS (ЕРS) usados ​​na construção. Condições técnicas ”marcou o início do desenvolvimento de uma série de regulamentos da Federação Russa sobre vários produtos especiais feitos de poliestireno expandido, correspondentes ao nível europeu.

A Associação de Produtores e Fornecedores de poliestireno expandido estabeleceu um programa abrangente para o desenvolvimento de padrões nacionais para produtos de poliestireno expandido. O programa foi aprovado em Assembleia Geral e enviado ao TC 465 “Construção”. Estes são os padrões baseados na norma 13163 “Produtos de isolamento térmico feitos de poliestireno expandido EPS (EPS) usados ​​na construção. Condições técnicas ", como:

  • GOST R (EN 1603) “Produtos de isolamento térmico usados ​​na construção. Método para determinação de indicadores de estabilidade dimensional de acordo com resultados de testes de laboratório em temperatura de 23 ° C e umidade de 50% ";
  • GOST R (EN 13793) “Produtos de isolamento térmico usados ​​na construção. Determinação de propriedades sob carregamento cíclico ”;
  • GOST R (EN 14933) "Isolamento térmico e enchimentos leves para uso em engenharia civil";
  • GOST R (EN 14309) "Isolamento térmico de poliestireno expandido PPS (ЕРS), para equipamentos de construção e instalações industriais";
  • GOST R (EN 13950) "Painéis compostos de espuma de poliestireno (EPS) e placa de gesso";
  • GOST R (EN 14509) “Painéis de metal composto autoportante com núcleo de espuma de poliestireno (EPS).

Todas essas normas deveriam servir de base para a criação de um regulamento técnico nacional “Sobre a segurança de edifícios e estruturas”. No entanto, a regulamentação técnica russa, o desenvolvimento das relações econômicas e políticas com a União Europeia, bem como dentro da União Aduaneira criada, nos levaram que, em paralelo com os códigos, métodos e padrões europeus, é necessário desenvolver e desenvolver abordagens russas à regulamentação e regulamentação técnica, que tem sido aplicada com sucesso na construção. ...

3. GOST 15588-86 “Placas isolantes de calor de poliestireno de espuma. Condições técnicas "

permanece um padrão interétnico ainda válido nos países da CEI. A associação começou a desenvolver uma versão atualizada do mesmo, que descreve as lajes destinadas ao isolamento térmico como a camada intermediária das estruturas envolventes do edifício. A norma internacional apresentada contribuirá para o desenvolvimento da base regulamentar e técnica da construção. Sua aplicação melhorará a qualidade dos produtos de poliestireno expandido e aumentará o nível de eficiência energética na construção.

O objetivo do desenvolvimento desta norma foi não apenas alinhar o quadro regulamentar com a realidade existente no mercado de poliestireno expandido e outros materiais de isolamento térmico, mas também maximizar a harmonização com os requisitos europeus para a classificação e métodos de teste de produtos de poliestireno expandido usado na construção.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores