Diagrama estrutural de instalações de PPU de baixa pressão

No mercado moderno de materiais de isolamento térmico, o mais barato e eficaz é o penoizol. Com um preço de baixo custo e uma procura crescente de isolamento térmico, este material está na vanguarda do isolamento térmico no acabamento de edifícios e estruturas.

As tecnologias mais recentes para a conservação de energia, calor, luz e outros benefícios da civilização estão se tornando cada vez mais populares em quase todas as áreas da vida humana. Em maior medida, isso pode ser atribuído à indústria da construção.

O uso de tecnologias simples, acessíveis e seguras na construção de edifícios reduz o tempo de construção, os custos de habitação e aumenta a eficiência energética.

Métodos de uso da substância

A espuma de poliuretano pode ser aplicada tanto externamente quanto internamente. A substância tem várias propriedades positivas, por isso é usada cada vez com mais frequência a cada dia. Mas antes de começar a trabalhar, é necessário familiarizar-se com os aspectos negativos que podem surgir no processo de aplicação de um revestimento isolante térmico.

Freqüentemente, o isolamento térmico é realizado borrifando uma substância na superfície. A espuma de poliuretano tem boa aderência, portanto, ao entrar em contato com a parede, aumenta de tamanho e endurece.

Durante a expansão, o material preenche até as lacunas mais microscópicas, criando um revestimento hermético, com o qual o frio não penetra nas paredes e no teto.

Neste vídeo, você aprenderá os prós e os contras da pulverização:

Muitas vezes, a espuma de PU pulverizada é usada na fase de construção de uma estrutura. A substância é despejada em moldes e as peças resultantes são utilizadas após a solidificação completa.

Outra opção para despejar é preencher vazios onde a pulverização não pode ser feita. Por exemplo, este método é usado quando você precisa se livrar do espaço vazio entre a parede e o material de acabamento.

A espuma de poliuretano é obtida a partir da combinação de polímeros líquidos - poliisocianato e poliol. Os componentes são misturados sem oxigênio antes da pulverização. Sob a influência do dióxido de carbono, os componentes são espumados. O composto acabado se move através de mangueiras para uma pistola de pulverização e é aplicado à superfície sob alta pressão.

Tecnologia de produção de espuma de poliuretano

O processo para a produção de espuma de poliuretano envolve a mistura de componentes líquidos - isocianato e poliol nas proporções corretas. No decorrer da reação, ocorre a formação de espuma e um aumento no volume da mistura resultante, após o que ela se solidifica.

A tecnologia de produção de espuma de poliuretano implica o cumprimento de vários parâmetros. Esta é a temperatura dos componentes e do ambiente, a proporção do componente A (poliol) e do componente B (isocianato). Um ponto importante na produção de espuma de poliuretano é a mistura de componentes de alta qualidade. É especialmente importante cumprir os parâmetros tecnológicos para a produção de espuma de poliuretano elástica e integral. Qualquer desvio insignificante de pelo menos um dos parâmetros leva à rejeição do produto.

A temperatura afeta fortemente a produção de espuma de poliuretano. Em uma temperatura mais baixa, não só aumenta o consumo de matéria-prima, mas também aumenta o rejeito na saída. A homogeneidade da própria espuma de poliuretano na saída, a ausência de bolsas de ar e vedações dependem da mistura qualitativa dos componentes na produção da espuma de poliuretano.

A produção de espuma de poliuretano pode ser dividida em duas partes:

  • Produção de PPU por pulverização
  • Produção de PPU por vazamento

Características do material

O isolamento térmico por pulverização PPU é procurado não apenas em instalações industriais, mas também em edifícios residenciais.A substância é frequentemente usada para isolamento térmico de tetos, divisórias, paredes e pisos de casas. Deve-se observar que o material possui propriedades de isolamento acústico e também protege o ambiente do congelamento e da entrada de umidade.

Traços positivos

A espuma de poliuretano apresenta várias vantagens, por isso é considerada um dos materiais de isolamento térmico da mais alta qualidade. Os principais são:

  1. A capacidade de aderir firmemente a qualquer superfície - madeira, metal e concreto.
  2. A baixa condutividade térmica contribui para a preservação do calor acumulado durante o isolamento interno. Se o revestimento for realizado no exterior, a substância impede a penetração de massas de ar frio.
  3. O material preenche cuidadosamente as lacunas, contribuindo para o isolamento acústico. Ao processar a cobertura pelo interior, o material abafa o ruído da chuva, o que é muito importante para as divisões localizadas no sótão.
  4. Previne o aparecimento de corrosão em estruturas metálicas, protege os materiais das influências ambientais negativas.
  5. Estruturas complexas podem ser processadas que não podem ser isoladas com materiais convencionais.
  6. A substância é classificada como não inflamável. Esta propriedade é devida à presença da substância poliol A. na composição. A combustão é possível a 450-500 ° C.
  7. O baixo peso da espuma de poliuretano permite que seja aplicada em qualquer superfície sem medo de sobrecarregar o piso. Após o endurecimento, o material de isolamento térmico dará à estrutura uma rigidez adicional.
  8. Após o processamento com espuma de poliuretano, uma superfície sem costura é obtida. Isso não pode ser alcançado usando outros materiais de isolamento.
  9. A substância é fácil de aplicar, expande e endurece rapidamente. O procedimento de isolamento térmico levará de 1 a 2 dias.
  10. Devido à resistência à umidade da espuma de PU, ao usá-la, não há necessidade de fixação adicional do revestimento de barreira de vapor.
  11. Resistente ao mofo, apodrecimento, insetos e roedores.
  12. Fabricantes de renome garantem material até 50 anos. No entanto, com o acabamento externo correto, o isolamento durará muito mais tempo.

Lados negativos

Impossível não citar os contras do material. Todas as desvantagens que podem surgir são devidas ao trabalho independente de isolamento térmico e posterior operação do isolamento. Alguns deles:

  1. A principal desvantagem desse tipo de isolamento térmico é o alto custo: o aluguel ou a compra de equipamentos especiais para aplicação da substância é caro.
  2. Durante o trabalho, é necessário usar roupa de proteção especial, além de respirador. Este último é necessário para proteger o trato respiratório dos vapores nocivos liberados pela substância. É imperativo proteger todas as áreas da pele, olhos e membranas mucosas.
  3. Se uma pessoa não tem experiência em trabalhar com espuma de poliuretano, o processo de isolamento térmico pode ser estendido, além disso, sem garantia de qualidade.
  4. O material não é inflamável, mas quando entra em contato com o fogo, fumega muito, liberando muitas substâncias nocivas ao homem.
  5. Se a espuma de poliuretano pulverizada for aplicada fora do edifício, ela deve ser coberta com materiais de acabamento. A ausência deste último é carregada de destruição rápida da substância sob a influência da radiação ultravioleta.

Prós:

  • + Baixo custo do equipamento, o que significa investimento mínimo no início de um negócio. As opções mais orçamentárias para dispositivos - de 65.000 rublos.
  • + Pequenas dimensões e peso das instalações. Normalmente o peso não ultrapassa os 100 kg, o que possibilita a movimentação do equipamento por uma ou duas pessoas. As dimensões da maioria das instalações permitem que sejam transportados mesmo em um carro de passageiros (sem contar as matérias-primas).
  • + Fácil de operar - sem mecanismos e eletrônicos complicados.
  • + Componentes relativamente baratos e facilidade de manutenção. Freqüentemente, os reparos de equipamentos são realizados por meios improvisados.
  • + Os dois pontos anteriores indicam que não há necessidade de alta qualificação do operador. Isso é bom para quem é novo no negócio.
  • + Existe a possibilidade de alterar a proporção dos componentes de 1: 1 para 1: 2 com diferentes etapas. Isso permite que você trabalhe com quase todos os tipos de componentes para obter espuma de poliuretano.
  • + O desempenho do dispositivo muda suavemente em uma ampla faixa, sem interromper o trabalho. Isso torna mais fácil adaptar o desempenho às condições do local.
  • + A tensão necessária é de 220 V, enquanto a potência do próprio aparelho normalmente não ultrapassa os 3 kW (excluindo o compressor), o que permite a ligação mesmo em casa.

Noções básicas de processo

Muitas pessoas acreditam que será mais barato isolar a casa com espuma de poliuretano com as próprias mãos. Mas, na prática, tudo acaba não sendo tão simples, pois é preciso possuir não só conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas. Além disso, são necessários equipamentos e materiais especializados. Antes de iniciar o trabalho, deve-se configurar corretamente o equipamento.

Quando uma pessoa entende o funcionamento do sistema, mas não tem um equipamento próprio, você pode alugá-lo, mas é muito caro. Nesse caso, faz sentido convidar um especialista com equipamentos que realizará rapidamente os procedimentos de isolamento térmico, poupando os proprietários de muitos problemas.

Se uma pessoa decidir realizar o processo de aquecimento de forma independente, ela precisa levar em consideração algumas características. Entre eles:

  1. O isolamento térmico da PPU pode ser realizado tanto na casa pronta como nas fases de construção. A pulverização da substância é realizada em toda a superfície ou nas suas partes individuais. As cavidades são preenchidas com espuma de poliuretano conforme necessário.
  2. Durante os trabalhos de isolamento, deve-se levar em consideração a região de residência. A espessura da camada de substância depende diretamente das condições climáticas específicas.

Equipamento de enchimento de espuma de poliuretano

O equipamento de enchimento para a produção de espuma de poliuretano é caracterizado pelo aumento da produtividade. Isso se deve à necessidade de fabricar produtos moldados de grande volume. Para a conveniência da operação, as máquinas de enchimento para a produção de espuma de poliuretano são equipadas com um temporizador de vazamento. Esse dispositivo monitora o tempo de fornecimento da quantidade necessária de matéria-prima ao molde e desliga-se automaticamente. O temporizador de tempo de vazamento na produção de espuma de poliuretano permite dosar com precisão as matérias-primas, evitando rejeitos do produto por “underfilling” da quantidade necessária de componentes ou, pelo contrário, “overflow”. Na prática, verificou-se que o equipamento de espuma de poliuretano, equipado com um temporizador de tempo de vazamento, economiza até 40% das matérias-primas.

Na produção de produtos moldados de espuma rígida de poliuretano, moldes pp especiais são usados ​​para isolamento térmico. Para a produção de cascas isolantes, utiliza-se um molde em forma de cavidades semicilíndricas. Na produção de invólucros de PPE, a quantidade necessária de mistura de espuma de poliuretano é alimentada em tal forma, após a qual é fechada. Uma reação ocorre no molde, durante a qual a espuma de poliuretano forma uma espuma, endurece e ocupa todo o molde. Após alguns minutos, o molde é aberto e o produto acabado é retirado. Os painéis de isolamento térmico de espuma de poliuretano são fabricados de acordo com um esquema semelhante.

Entre os equipamentos você pode encontrar instalações de PPU combinadas que permitem que você se dedique à produção de PPU tanto por vazamento quanto por pulverização.

Estágios de isolamento térmico

O processo de isolamento com espuma de poliuretano deve incluir várias etapas sequenciais. O trabalho é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Antes de aplicar a substância, é necessário preparar as superfícies: retirar o revestimento antigo e instável das paredes (reboco a esfarelar, tinta descascada, etc.).
  2. Depois de realizar as manipulações de limpeza, é necessário construir uma caixa, muitas vezes ela é feita de perfis de metal ou vigas de madeira. A espessura das guias depende da futura camada de isolamento térmico.
  3. Com a ajuda do torneamento, você pode nivelar a superfície. A estrutura deve ser fixada à parede por meio de um nível e um fio de prumo.
  4. O próximo passo é aplicar PPU com uma arma especial.
  5. A densidade de pulverização da substância deve ser ajustada no equipamento. Se uma camada fina for aplicada, a pulverização deve ser feita em pequenos jatos. Nesse caso, o torneamento deve ser feito de peças finas, pois determina a espessura da camada.
  6. A pulverização da substância deve começar na parte inferior da parede, aplicando o material entre as ripas.
  7. A espuma PU é pulverizada com uma camada fina, que imediatamente se torna volumosa. Se esta espessura não for suficiente, é permitido aplicar a substância uma segunda vez.
  8. Após o endurecimento da espuma de poliuretano e o nivelamento do revestimento acabado, cortando os elementos salientes, é possível instalar o material de acabamento (forro ou revestimento). Se o isolamento térmico for realizado no exterior do edifício, pode-se assentar a superfície em alvenaria ou reboco.
  9. Se for planejado reboco, as paredes devem ser esticadas com tela, que é fixada nas guias. Em seguida, uma argamassa de cimento-areia é aplicada pelo método de lançamento. Depois que este último solidificou, deve ser tratado de cima com qualquer mistura de nivelamento que se agarrará facilmente à base.

O isolamento por pulverização de espuma de poliuretano é um método moderno de isolamento térmico de uma sala. Com o processamento adequado e o cumprimento de todas as condições, o revestimento acabado pode durar mais de uma dúzia de anos. A qualidade dos materiais e a experiência do mestre têm um impacto significativo. É aconselhável que o procedimento de aplicação da substância seja realizado por um especialista experiente., que fará seu trabalho com rapidez e eficiência.

Varandas, galerias e paredes frias no inverno russo exigem isolamento térmico. Existem muitos materiais para isso. Um deles é a espuma de poliuretano ou espuma de poliuretano, como os construtores a chamam. Na Rússia, o isolamento começou a ser usado recentemente. Este material é aplicado por pulverização simples e é extremamente eficaz na conservação de calor, portanto, em nossas terras agrestes, rapidamente ganhou popularidade.

Toda a estrutura está uniformemente saturada com inúmeras bolhas de ar, e seu volume, via de regra, é de cerca de 25% do volume total do produto.

Na Europa, a espuma de poliuretano é usada há décadas. Por exemplo, durante a restauração dos bairros antigos de Paris, foram encontrados os restos de uma espuma de poliuretano produzida no final dos anos 30 do século passado.

Falando sobre o material em si, deve-se notar que a espuma de poliuretano isola superfícies de forma confiável, retendo calor.

A camada isolante é criada simplesmente pulverizando uma mistura de duas substâncias, um poliol e um poliisocianato. Misturados, esses componentes reagem e formam células, dentro das quais o ar ou o dióxido de carbono é preservado, o que é completamente inofensivo para as pessoas, mas mal conduz o calor.

Resenhas ↑

Na maioria das vezes, o equipamento para pulverizar com espuma de poliuretano é comprado por instaladores e especialistas que realizam profissionalmente o isolamento e outros trabalhos semelhantes. Claro, é possível comprar equipamentos PPU para uso doméstico, mas é improvável que seja lucrativo se for necessário realizar uma ou duas operações. Estudando as opiniões de especialistas, nota-se a principal tendência: nem sempre vale a pena comprar aparelhos de fabricantes estrangeiros. Claro, eles são de alta qualidade e confiabilidade, mas as instalações domésticas não são muito inferiores a eles. Mas são mais fáceis de manter, possuem escritórios de representação em várias cidades e seus detalhes estão sempre disponíveis.

Por exemplo, nossos especialistas observam a popularidade do TM Graco entre os usuários. Depois de analisar esta instalação e a experiência de uso, descobrimos que realmente permite economizar componentes, mas, infelizmente, distingue-se por um serviço caro, que de uma forma ou de outra acarreta algumas dificuldades se o reparo for necessário.Como sempre, não será possível recomendar algo estritamente definido e, na hora de escolher, todos se orientam não só pelas características requeridas, mas também avaliam a disponibilidade do equipamento a um preço.

Assista a um vídeo que analisa o negócio de pulverização de espuma de PU e fundição de concha de espuma de PU:

Tipos de espuma de poliuretano e escopo

  1. De células abertas (elásticas), com densidade de 10-20 kg / m³;
  2. Célula fechada (rígida), com densidade de 20-30 kg / m³ e superior, até 80 kg / m³.

A espuma de poliuretano protege perfeitamente o ambiente da perda de calor, bem como aguenta a sua impermeabilização.

Na espuma PU elástica, até 90% das células estão abertas. A baixa densidade confere uma certa capacidade de alongamento. Na espuma rígida de PU, até 98% das células são fechadas. Isso e sua alta densidade o tornam um material isolante extremamente durável.

Diferentes tipos são usados ​​em diferentes áreas. Quando se trata de pulverizar sobre um material que pode mudar de tamanho - por exemplo, estruturas de metal que se contraem e se expandem com as mudanças de temperatura - então é usada espuma de poliuretano elástica. É indispensável para a impermeabilização, para proteger a ligação entre a parede e a cobertura, para pulverizar sobre superfícies de madeira e metal em contacto com o ar frio exterior ao edifício.

A espuma de poliuretano de célula fechada (rígida) é usada para isolamento interno e trabalho ao ar livre. Geralmente é pulverizado em superfícies de concreto, cimento e tijolo. A espuma de poliuretano de célula fechada também é usada quando você deseja dar rigidez adicional à estrutura da estrutura. Sua alta resistência torna possível fortalecer significativamente os elementos instáveis. Ambos os tipos de PPU têm muitas vantagens, mas muito poucas desvantagens.

Dignidade

O principal requisito para um material destinado ao isolamento térmico é o coeficiente de condutividade térmica. Falando figurativamente, quanto menor o coeficiente, menos calor passará pelo material e escapará para a atmosfera. Aqui está uma tabela que mostra claramente que a espuma de poliuretano não tem igual no isolamento térmico:

MaterialCoeficiente de condutividade térmica
Espuma de poliuretano0,019 — 0,03
Poliestireno expandido0,03 — 0,037
Lã mineral0, 04 — 0,05
Espuma de concreto0,056 — 0,098

No entanto, o PPU também tem outras vantagens. Nomeadamente:

Esquema de isolamento de parede com espuma de poliuretano.

  • baixa condutividade térmica e propriedades de isolamento térmico muito altas;
  • fornecer barreira de som, hidro e vapor;
  • aplicação por pulverização simples;
  • adesão perfeita, ou seja, a capacidade de aderir com segurança a qualquer superfície, com exceção de Teflon e silicone;
  • a capacidade de se expandir, preenchendo todas as rachaduras e buracos, até os menores;
  • a capacidade de isolar os locais mais inacessíveis, juntas estruturais e ranhuras;
  • falta de costuras;
  • sem vazamentos e pontes frias;
  • proteção de materiais sensíveis contra bactérias e fungos;
  • alta resistência à chama aberta devido à adição de retardadores de fogo, substâncias que proporcionam resistência ao fogo;
  • velocidade e facilidade de uso;
  • longa vida útil - 20-25 anos.

desvantagens

Uma pequena lista de desvantagens do PPU é a seguinte:

Para evitar problemas de saúde ao pulverizar espuma de poliuretano, use um respirador, óculos de proteção e roupas pesadas.

  • Preço Alto;
  • sensibilidade à luz solar direta. Onde a espuma de poliuretano é exposta ao sol, sua estrutura começa a quebrar. Isso reduz a vida útil;
  • sensibilidade às temperaturas no momento da aplicação;
  • a expansão excessiva da espuma de poliuretano de alta densidade quando aplicada em uma camada espessa de uma vez, e não em camadas, pode afrouxar a estrutura;
  • perigo para a saúde no momento da aplicação. Um dos componentes da espuma de poliuretano - poliisocianato - irrita as membranas mucosas dos olhos e do trato respiratório.

Para que a espuma de poliuretano não perca as suas qualidades, aquecendo ao sol, é pintada ou recoberta com revestimentos especiais - tapumes, perfis de madeira, painéis decorativos.E para evitar problemas durante a pulverização, os trabalhos com espuma de poliuretano são realizados principalmente no verão. Além disso, para evitar problemas de saúde ao pulverizar espuma de PU, você deve usar um respirador, óculos de proteção e roupas pesadas.

Trabalho de especialistas

essa é a melhor solução. As empresas que estão envolvidas na pulverização de PPU usam geradores de espuma de alta potência equipados com uma câmara de vórtice, onde uma pressão de até 140 atm é criada. A mistura finamente dispersa que sai da câmara forma uma camada de isolamento que se forma rapidamente.

A aplicação de isolamento por meio da instalação é simplificada ao extremo. Primeiro, as paredes ou estruturas destinadas ao isolamento devem ser completamente limpas de detritos e pintura descascada. Se as superfícies não forem de metal, em caso de contato direto com a água, esperar pelo menos 24 horas para que a umidade que penetra nas camadas externas do material evapore completamente. As janelas, portas e superficies, que se deseja proteger da espuma de poliuretano, são protegidas com polietileno, fixando-as com fita crepe.

Depois de limpar e secar as superfícies, pode-se proceder à própria pulverização. Use um respirador cara a cara e óculos de segurança. Um macacão especial é usado para proteger as roupas.

Em seguida, eles começam a montar a instalação. Primeiro, o bico é colocado na pistola de pulverização. A chave de instalação conecta as mangueiras aos recipientes, dependendo de sua codificação de cores. As mangueiras são então conectadas à pistola e a unidade está pronta para uso.

Desvantagens:

  • - Não permite o processamento da poliureia, hoje bastante procurada.
  • - Modelos "despretensiosos" são ineficientes e possuem unidades de trabalho pouco confiáveis ​​(até o uso de um acionamento de uma furadeira convencional).
  • - A maioria das instalações usa mangueiras de pistola de pulverização com comprimento máximo de 30 m.
  • - O ar fornecido à câmara da pistola de pulverização cria uma nuvem de componentes de espuma PU suspensos perto do ponto de pulverização. Existem dificuldades com a estabilização da "tocha" de pulverização.
  • - Camada e densidade menos uniformes da espuma de poliuretano resultante, como resultado, condutividade térmica menos uniforme.
  • - Consumo ligeiramente superior de matéria-prima em comparação com instalações de alta pressão.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores