Características térmicas de materiais refratários e isolantes de calor

O isolamento é um elemento indispensável na construção de qualquer instalação em latitudes temperadas e frias. O conforto do quarto e os custos mensais de aquecimento dependem disso. Porém, ao escolher um material de construção, é necessário pensar não apenas em suas características funcionais básicas, a resistência ao fogo do isolamento é um parâmetro vital. A segurança da vida das pessoas e da propriedade depende muito disso. Hoje o mercado oferece uma grande seleção de isoladores térmicos, não sendo difícil escolher uma modificação que atenda a todos os requisitos. Devido ao aumento das emergências, é melhor escolher inicialmente o isolamento não combustível.

Variedades

Existem centenas de tipos de materiais de isolamento térmico à venda. Eles diferem não apenas em sua finalidade - isolamento refratário para a chaminé, para a fundação, para o telhado, mas também na estrutura:

  • Solto. Esses isolantes são grânulos e seixos de várias frações. Os materiais de construção são despejados nos vazios das estruturas de construção. Argila expandida, perlita e vermiculita são bem conhecidas.
  • Celular. Os materiais em espuma são amplamente utilizados na construção de habitações. Eles têm bons parâmetros de desempenho. Por exemplo, o vidro de espuma é extremamente durável e o recurso declarado é de 100 anos.
  • Líquido. Esses isolantes de calor são aplicados a estruturas na forma líquida. Após a solidificação, eles se transformam em uma massa branca, semelhante em aparência ao poliestireno. Um isolante térmico líquido popular é o uretano de espuma PU.
  • Fibroso. O isolamento consiste em fibras, os materiais de construção são freqüentemente chamados de lã: pedra, mineral, basalto. No mercado são oferecidos em esteiras ou rolos. Solução tradicional com alta resistência ao fogo.


Lã basalto

Classificação

Os materiais fibrosos isolantes de calor são aquecedores minerais não combustíveis feitos de vidro, fibra de basalto, que podem suportar 500 ° C. Eles são usados ​​em locais específicos:

  • para isolar oleodutos na forma de cilindros com reforço de folha;
  • esteiras finas, placas para piscar janelas de plástico;
  • basalto - para isolamento de paredes, telhados e pisos.

De acordo com a GOST, a lã é dividida nas seguintes categorias: pedra, vidro, lã de escória. Todos os tipos de algodão, de acordo com o mesmo GOST, têm uma classe de inflamabilidade NG - o índice de oxigênio é de pelo menos 30%. Vamos considerar cada um dos tipos com mais detalhes.

Lã de vidro

A lã de vidro é feita de fibra de vidro, derretendo o vidro e esticando-o das fibras.

Este material é muito resistente ao fogo, possui baixa higroscopicidade, bom isolamento acústico e baixa condutividade térmica.

A resistência é superior à da lã de rocha, mas as fibras ainda são frágeis, por isso é melhor usar luvas e óculos ao trabalhar com ela.

Lã de pedra

A lã de fibra de basalto é produzida pela fusão de rochas em altas temperaturas (até 1500 ° C). As fibras são unidas pela adição de substâncias especiais, o que confere durabilidade. A lã basáltica não se deforma, não reage a ambientes ácido-base.

Os aditivos contêm resinas de fenol-formaldeído que liberam vapores nocivos. No entanto, a evaporação começa apenas quando aquecida a 700 ° C - ou seja, não há perigo em condições normais.

Lã de escória

É produzido a partir do beneficiamento de escórias e obtenção de fibras vítreas.

Esse isolamento tem alta condutividade térmica e absorve umidade, reage à umidade e cria um ambiente agressivo para os metais. Tem uma vantagem - preço baixo.

Isolamento de linho

Também vale a pena mencionar a novidade da produção moderna de materiais de isolamento térmico na forma de isolamento de linho Hot-Flax. É linho puro (fibras) sem misturas de lã mineral, que tem um tratamento retardador de fogo e não suporta combustão.

O índice de oxigênio é de 37%, aproximando-se dos materiais poliméricos autoextinguíveis.

Convidamos você a se familiarizar com: Isolamento spray-on em cilindros polinor

Como escolher um isolante térmico refratário à prova de fogo?

Independentemente do motivo de você comprar um isolador com resistência ao fogo - para uma varanda, isolamento de porta, para uma caldeira, piso ou tubo, você precisa se esforçar para os seguintes parâmetros:

  • Máxima eficiência térmica. Quanto menor o coeficiente de condutividade térmica, mais calor permanecerá nas instalações.
  • Confiabilidade. O material deve ser projetado para as estruturas específicas da casa. O isolamento de chaminés resistente ao fogo não deve ser usado para paredes ou pisos. Os isoladores são projetados para a aplicação, incluindo as cargas.
  • Tempo de vida. É improvável que o dono da casa queira fazer trabalhos de isolamento periódicos. Melhor terminar o trabalho uma vez e viver em um ambiente confortável.

Atenção! Qualquer material de construção tem vantagens e desvantagens. Na hora de escolher, é necessário não apenas considerar as características técnicas de um determinado isolante térmico, mas também comparar as modificações entre si.

Origem e produção de fibra basáltica

Pela primeira vez, fibras de basalto foram encontradas nos locais de erupções vulcânicas. A rocha derretida (o próprio basalto) cai na superfície da terra e se solidifica, transformando-se em fibras excepcionalmente fortes.

Posteriormente, o material natural encontrado passou a ser fabricado artificialmente. Para isso, a rocha é aquecida a 1.500 graus. Em seguida, é despejado em um tambor especial com sopro, onde os jatos de pedra líquida se solidificam, transformando-se em fibras de cerca de 50 milímetros de comprimento, cuja espessura é de cerca de 7 mícrons.

Fios mais longos são formados com resina de fenol-formaldeído. Na fase final, as fibras resultantes são prensadas, transformando-se em lã basáltica.

A estrutura do material isolante de pedra é totalmente consistente com o "design" do seu protótipo - algodão em rama: a resistência térmica do material é proporcionada pela presença de muitas bolhas de ar localizadas entre os fios de cabelo.

Juntamente com o material basáltico, o nome geral "lã mineral" inclui lã de vidro feita de vidro fundido e lã de escória (de escória de alto-forno).

Mas o isolamento retardador de fogo de basalto é considerado o melhor. Não absorve a umidade do ar, como fazem seus "homens da tribo" (todas as outras variedades de lã mineral), passando do isolamento térmico para um condutor de calor.

Em comparação com a escória, o material basáltico é mais ecologicamente correto. É mais fácil trabalhar com ele do que com lã de vidro (ele pica menos as mãos).

Algodão como isolamento

Qualquer lã de construção é caracterizada por um alto desempenho de segurança contra incêndio. Incluindo ecowool e lã de vidro. Essas características não têm nada a ver com a barreira de vapor e as propriedades de isolamento térmico. Eles resistem de forma estável a temperaturas de até +500 graus C. Todos os revestimentos têm características de resistência ao fogo em grande parte. Não suportam combustão, a chama, em contato com eles, apaga-se imediatamente. Essas propriedades fazem da lã mineral um dos isolantes mais exigidos, inclusive para banhos e saunas.

Vantagens:

  • resistência excepcional ao fogo;
  • preço baixo;
  • variedade de formatos de lançamento;
  • certificados ambientais.

Desvantagens:

  • o material de construção absorve bem a umidade, a umidade, perde suas propriedades de isolamento;
  • algumas modificações contêm componentes perigosos.

Observação! Se o isolamento satisfizer o projeto de segurança contra incêndio e isolamento térmico, mas for extremamente higroscópico, esta desvantagem é compensada por soluções tecnológicas. Neste caso, deve ser fornecida uma impermeabilização e barreira de vapor eficazes.


Formatos de produção de lã mineral

Lã de escória - isolamento combustível ou não combustível

Para ter uma ideia da inflamabilidade da escória, você precisa entender que o isolamento é o resultado da mistura de escórias de alto-forno com componentes de ligação. Fibras do material com espessura de 4 a 12 microns, comprimento de 16 milímetros. A peculiaridade do material é a acidez residual, respectivamente, e a capacidade de reagir com superfícies metálicas sob a influência da umidade.

O isolamento feito de lã de escória é instável à umidade, como outros materiais de lã mineral mais caros e, portanto, não pode ser usado para isolamento externo de paredes de fachada. Pelo mesmo motivo, o isolamento não é adequado para o dispositivo de isolamento térmico de tubos de plástico e metal. O material é frágil e requer alguns cuidados durante a instalação e operação.

Escória

O coeficiente de condutividade térmica da lã de escória é superior ao do isolador anterior. fibra de vidro. Em termos de inflamabilidade, dificilmente o material pode ser chamado de não vulnerável. O isolamento começa a derreter a uma temperatura de 250 graus Celsius. Assim que a temperatura atinge um ponto crítico, as fibras = derretem, e com elas a funcionalidade é perdida.

Aquecedores retardadores de fogo líquido

Esses materiais de construção sintéticos são caracterizados por altos parâmetros de isolamento térmico. Entre eles, existem muitas modificações que não são inflamáveis ​​e são ecologicamente perfeitas. Por exemplo, poliuretano. Os enchimentos líquidos preenchem as menores lacunas, evitando completamente a entrada de frio nas instalações.

Vantagens:

  • eficiência;
  • segurança ambiental;
  • resistência ao fogo;
  • densidade de enchimento.

Desvantagens:

  • a aplicação requer equipamento e habilidades especiais;
  • Preço Alto.


Aplicação de poliuretano líquido

Características do uso de diferentes tipos de isolamento

O uso da fibra de basalto é reconhecido como a forma mais simples de organizar uma barreira de fogo, o que permite aumentar a resistência ao fogo dos dutos de ar em até três horas. A fibra de pedra é aplicada por pulverização. Ao mesmo tempo, um revestimento uniforme é formado na superfície tratada.

Somente um operador experiente com equipamento especializado pode trabalhar com materiais tão complexos. Além disso, este método de criação de proteção contra fogo requer uma preparação cuidadosa da superfície (limpeza, aplicação de primer), o que garante uma adesão de alta qualidade do material fibroso e aumenta os custos de mão de obra, o que é uma desvantagem deste método.

Uma característica da formação de uma barreira à prova de fogo de um duto de ar usando esteiras ou placas de basalto é o uso de uma faixa de metal.

A desvantagem desse método é óbvia: quando a bandagem queima durante um incêndio, a camada protetora da estrutura é destruída (se desintegra em partes). Mas na Rússia e no território dos países da CEI, os sistemas retardadores de fogo de basalto são comuns devido ao baixo custo e à incombustibilidade da lã de rocha.

A barreira de fogo "Bizon" é um tecido de basalto feito de fibras conectadas, coberto com folha em ambos os lados. Este material é fabricado sem adesivos e aglutinantes.

Graças à folha polida, até 97% do calor é refletido, o que pode ser potencialmente transferido para os dutos de ventilação em uma situação crítica (em caso de incêndio). O material em rolo é fornecido em comprimentos de 20 metros e 1 metro de largura.

O método mais eficaz de proteção refratária complexa de sistemas de ventilação... Este método é um uso combinado de mastiques de borracha-butilfenol e folhas de basalto de diferentes espessuras. Estágios da formação de uma barreira refratária:

  1. processamento com mástique (resistência ao calor 1300 ° C) da superfície do duto de ar e fixadores;
  2. envolver o duto de ventilação com pano de basalto (camada externa de folha);
  3. processamento de mástique de tela de basalto;
  4. criação da segunda camada de tela de basalto.

Aquecedores soltos para paredes, tetos e pisos

Cada isolamento não combustível de fluxo livre para paredes e tetos tem seus próprios parâmetros de condutividade térmica. Ao usar, você precisa calcular com precisão a espessura do aterro. Este método de isolamento é difícil, tanto no desenvolvimento do projeto como na execução. Os materiais de construção variam na segurança ambiental, alguns liberam substâncias tóxicas quando aquecidos. Mas todos eles são idealmente não inflamáveis ​​e à prova de fogo.

Vantagens:

  • bons parâmetros de isolamento térmico;
  • não atrai animais;
  • resistência ao fogo;
  • baixo custo.

Desvantagens:

  • requerem cálculos precisos e preparação do local;
  • algumas modificações emitem substâncias perigosas em altas temperaturas.


Isolamento do teto com argila expandida

Por que isolar


Para o correto funcionamento de fornos ou caldeiras, é necessário que haja uma boa tiragem na tubulação. Isso é especialmente importante ao usar fornos aquecidos periodicamente. Quando a chaminé está fria, é muito difícil iniciar imediatamente um fogo na fornalha. Isso é explicado pelo fato de que o ar frio tende para baixo e o ar quente tende para cima.
Se a altura da chaminé for grande, ela contém muito ar frio, o que dificulta o acendimento. Se a seção transversal do canal da chaminé for pequena, recomenda-se primeiro queimar um pouco de lenha na fornalha e, à medida que aquece, carregá-la com a quantidade de combustível calculada.

A fuligem que se forma nas paredes das chaminés também limita a tiragem. É formado se a temperatura dos gases não for suficiente para garantir a combustão completa das partículas voláteis do combustível. A baixa temperatura das paredes da chaminé, é depositado sobre elas condensado, contendo partículas de fuligem - produtos da combustão incompleta do combustível.

Se a fuligem se acumular na chaminé, pode inflamar-se, especialmente durante a combustão intensiva subsequente. Nesse caso, a temperatura no tubo pode aumentar muitas vezes e os tubos de metal podem simplesmente queimar.

Além da fuligem, o condensado contém ácidos carbônico e sulfúrico, que são substâncias quimicamente agressivas e podem destruir as paredes dos tubos.

Os problemas acima com a chaminé podem ser evitados isolando-a do exterior. Assim, as paredes aquecerão muito mais rápido e não haverá formação de fuligem durante a fornalha.

Se durante a operação dos edifícios forem utilizadas unidades com motores de combustão interna, por exemplo, geradores de gás para alimentação autônoma, então as tubulações que saem para a retirada dos gases de escape também devem ser isoladas para evitar a formação de condensação e fuligem.

Claro, para garantir a segurança contra incêndios, você precisa usar apenas um isolamento não combustível para a chaminé, suficientemente eficaz e durável.

Isoladores porosos com parâmetros de resistência ao fogo

Esta é a última geração de isolamento de edifícios à prova de fogo. Principalmente, os materiais são feitos de matérias-primas naturais: vidro, carvão e outros componentes. Eles consistem em até 80% de vazios. Os materiais isolantes não suportam a combustão, não emitem substâncias tóxicas, podem ser cortados facilmente, adequados para isolar quaisquer estruturas externas e internas, incluindo chaminés.

Vantagens:

  • características de alto isolamento térmico;
  • resistência ao fogo;
  • preço baixo;
  • segurança ambiental.

Este material de construção não tem deficiências.


Formatos de produção de vidro de espuma

A escolha do isolamento refratário é uma tarefa urgente para muitos proprietários potenciais de casas de campo. Assista aos testes de materiais de isolamento térmico para incombustibilidade neste vídeo:

Isolamento do tubo da chaminé com lã de basalto ↑

A tecnologia de isolamento de chaminés depende do material do tubo, seu diâmetro e uma série de outros fatores.

Regras básicas para isolamento térmico de alta qualidade ↑

Ao instalar o isolamento em qualquer tipo de chaminé, é necessário verificar os seguintes padrões:

  • a espessura da camada de lã no piso de madeira deve ser de 50-100 mm;
  • a espessura do isolamento nas passagens pelas estruturas de madeira deve ser de, pelo menos, 50 mm;
  • no assentamento de esteiras em várias camadas, as juntas das inferiores devem ser sobrepostas pelas juntas das superiores;
  • ao assentar os cilindros em várias camadas, é necessário deslocar a costura de cada uma das seguintes em 180 graus em relação à anterior;
  • para caldeiras de gás e combustível líquido, é impraticável usar algodão em rama para altas temperaturas. A temperatura nas chaminés de tais sistemas não excede 300 graus;
  • se for usado material não laminado como isolamento para a chaminé de um tubo de camada única, é imperativo instalar uma tela de proteção.

Isolamento de uma chaminé de cerâmica ou amianto ↑

Em um tubo lucrativo feito de amianto e cerâmica, o isolamento é instalado pelo lado de fora, enrolado e preso com suportes. Para simplificar o processo, um cilindro feito de lã de basalto com espessura de 30-50 mm também pode ser usado.


Esquema de isolamento integrado

Este método é caracterizado pela produção de um invólucro externo de aço inoxidável ou galvanizado. O invólucro consiste em seções individuais, cuja altura não excede 1,5 m. As seções são inseridas umas nas outras sem folga. A extremidade superior da chaminé é isolada com argamassa de cimento.

aquecimento
Isolamento térmico de tubos de fibrocimento com instalação em blocos

No caso de instalação de tubulação em blocos de concreto de argila expandida, o isolamento é realizado durante a instalação, preenchendo os vazios entre a tubulação e os blocos com material isolante térmico.

Métodos para isolar uma chaminé de aço

O princípio de isolar uma chaminé de aço com lã de basalto praticamente não difere daquele utilizado para a cerâmica.

  1. Pegue dois tubos de diâmetros diferentes - menor para a superfície interna e maior para a externa.
  2. Os tubos são inseridos um no outro.
  3. O espaço entre eles é preenchido com isolamento.
  4. Ao instalar o isolamento com uma camada de papel alumínio dentro da sala, não é necessário usar um invólucro externo.
  5. O final de toda a estrutura deve ser isolado.

aquecimento
Isolamento de uma chaminé de aço

A tecnologia é bastante simples, mas também pode ser simplificada usando tubos sanduíche comprados, que são tubos isolados para uma chaminé. O isolamento, neste caso, é realizado diretamente na produção, o que permite atingir elevadas características de isolamento térmico e evitar pontes frias.

Os tubos sanduíche são leves e altamente resistentes ao calor (até 1000 graus). A modularidade de tais sistemas facilita a realização de instalações de qualquer complexidade.

cachimbo de sanduíche
Dispositivo de tubo sanduíche

Tecnologia de isolamento de tubo de tijolo

Isolar uma chaminé de tijolos é uma tarefa bastante difícil. Para resolvê-lo, são utilizados dois métodos principais: gesso e isolamento com lã mineral.

Para o gesso, uma malha reforçada é fixada na superfície externa do tubo. Em seguida, é aplicada a primeira pequena camada com alto teor de líquido. Em seguida, faça uma pausa para secar a solução e aplique as camadas subsequentes de uma solução mais espessa. A última camada é esfregada e as fissuras fechadas. Para uma aparência estética, o cachimbo é pintado ou caiado de branco.

Para isolamento com lã mineral, são usados ​​rolos ou esteiras de fibra de basalto. Eles são cortados em pedaços, cujas dimensões correspondem às superfícies a serem isoladas. Em seguida, eles são colados com fita adesiva na chaminé. Em seguida, uma caixa de proteção é instalada a partir da segunda camada de tijolos ou lajes. A superfície externa pode ser rebocada ou pintada.

isolamento térmico
trabalho de isolamento térmico de uma chaminé de tijolo

A lã de basalto é um material de isolamento térmico versátil. Pode ser utilizado em qualquer divisão. Não tem medo de fogo, umidade, vibração, baixas temperaturas.No entanto, para a correcta instalação do isolamento, é aconselhável contactar um especialista experiente que o ajudará a escolher os materiais mais adequados para a chaminé, calcular a quantidade necessária e selecionar os fechos. Isto vai poupar tempo e dinheiro.

Áreas de aplicação de isolamento refratário

Isoladores térmicos não combustíveis são usados ​​em todas as instalações, incluindo aquelas com altos requisitos de segurança contra incêndio. São utilizados nas estruturas superiores das estruturas: sótãos, sótãos, telhados, são utilizados em instalações com condições extremas de funcionamento: banhos, saunas, oficinas de produção de produtos quentes, por exemplo, numa padaria. Apesar do surgimento de novos materiais tecnológicos, o isolamento tradicional é amplamente utilizado. Como lã de vidro, argila expandida e quebra de tijolos ainda são procurados na construção. Os isoladores de calor modernos resolvem problemas ao mesmo tempo, incluindo barreira de vapor. Portanto, ao escolher, você deve se guiar pelas recomendações de especialistas do setor.

Em uma nota! Todas as chaminés, independentemente do material - tijolo, metal, tubo de amianto - estão sujeitas a influências negativas. Ou seja, qualquer sistema requer um isolante térmico. A escolha do isolamento depende do design e das características do material.

Cada vez mais, os isoladores laminados são escolhidos para a construção de banhos e saunas. Eles são forrados com paredes, piso, teto, chaminés. Mais frequentemente, esse material é vendido em rolos. As vantagens deste isolante térmico são que a folha é caracterizada por propriedades adicionais - para refletir os raios infravermelhos. Isso fornece resistência adicional ao calor. O isolamento é facilmente cortado e colocado, protege o local do congelamento tanto quanto possível numa altura em que as saunas e os banhos não são utilizados ou aquecidos.

Formulários

Dependendo do tipo, o isolamento de basalto é usado não apenas para fornecer isolamento térmico para paredes, pisos e telhados de edifícios. O material não combustível é indispensável para a formação de um cinto de segurança dentro e fora dos edifícios.

Suportes de metal, postes de madeira, dutos de cabos de edifícios industriais, dutos de ar e elementos de comunicação de sistemas de ar condicionado são envoltos em rolos de basalto.

Em caso de incêndio, o fogo e o fumo espalham-se pelo edifício principalmente através dos sistemas de ventilação que penetram em várias divisões. O metal dos dutos de ar é capaz de se deformar e queimar sob a influência de altas temperaturas.

A chama, obedecendo a tiragem forçada ou natural, espalha-se instantaneamente por toda a estrutura, o que é perigoso para a vida humana e a segurança de bens.

A utilização de basalto à prova de fogo de condutas de ar, sistemas de ar condicionado auxiliam em caso de incêndio a prevenir a sua despressurização e incêndios de tectos na intersecção com condutas de ventilação.

Vamos resumir

Porque, quão bom será o isolamento, a segurança contra incêndio do edifício depende. É melhor escolher produtos de marcas bem conhecidas, pois correspondem exatamente às características declaradas. Os isoladores de calor de marcas como Rockwool, Rocklight, Technonikol, Isover e Ursa são procurados. Essas modificações podem ser compradas a preços baixos nas lojas da rede Leroy Merlin, na Your Home e em outros varejistas. E é melhor confiar os cálculos a tecnólogos e engenheiros que levarão em consideração as áreas, os materiais das paredes, o layout e outros aspectos. Como resultado, você viverá em uma casa confortável e segura.

Características técnicas de aquecedores de basalto

No entanto, é barato e amigo do ambiente. A argila expandida é caracterizada pelo tamanho das frações.

A eficácia do trabalho de isolamento acústico e térmico depende diretamente da qualidade dos materiais utilizados. O isolamento moderno, além de economizar energia, aumenta significativamente o grau de conforto da sala, justificando os esforços e custos da disposição.Um desses materiais é lã de rocha ou lã de rocha. A lã mineral mineral é um isolamento natural feito de basalto rochoso obtido como resultado da solidificação do magma.

Portanto, uma opção de até 5 mm é areia, um indicador de até 40 mm é cascalho. Se grandes frações são trituradas, então a pedra triturada é obtida.

Na prática da construção, muitas vezes é necessário lidar com as questões de isolamento de edifícios e outras estruturas de edifícios diversas. Isso se aplica a paredes, tetos, pisos, telhados.

As qualidades térmicas e de resistência ao fogo ao usar argila expandida são significativamente aumentadas. Neste artigo, cobriremos em detalhes a resposta a esta pergunta, e que tipo de comentários os compradores têm sobre aquecedores de basalto, você descobrirá todas as características técnicas dos fabricantes mais populares de aquecedores de basalto. Neste artigo, iremos Considere as questões relativas à instalação correta da lã de basalto, como montá-la e fixá-la adequadamente nas superfícies de trabalho.

E também consideraremos questões relacionadas a várias sutilezas que surgem durante a instalação.

Lã mineral - adeus ou bem-vindo?

Mesmo agora, a lã mineral, especialmente placas e painéis sanduíche baseados nela, é um isolamento bastante popular na Rússia. Minvata é usado para isolar canos, salas de serviço ou casas de quase todos os lados: para isolar paredes de uma casa externa e interna, fachadas, teto, sótão, sótão, loggia, bem como para isolamento acústico e acústico. Onde comprar lã mineral? Em todos os lugares. A venda de lã mineral realiza-se em qualquer mercado da construção e em quaisquer sites especializados na Internet.
No momento, no mercado russo, você pode comprar muitos produtos de lã mineral de vários fabricantes. Existem vários tipos de isolamento de lã mineral no mercado: lã mineral laminada, lã mineral acústica, esteiras costuradas, cordões isolantes, painéis sanduíche, placas, cilindros, rolos, etc. Os isolantes de lã mineral são produzidos em diversos tamanhos e densidades. Claro, um isolamento de lã mineral impecável é um sonho que ainda não se materializou em uma realidade tangível. Numerosas tentativas de criar um isolante térmico de alta qualidade para equipar estruturas de edifícios ainda não levaram a um resultado produtivo.

No entanto, o trabalho de engenheiros e químicos que trabalham arduamente para inventar o material de isolamento térmico perfeito à base de lã mineral ainda não é improdutivo. A nova geração de aquecedores difere significativamente de seus predecessores históricos em um número significativo de indicadores técnicos. Além de aprimorar as características técnicas, a área de desenvolvimento se estendeu para garantir a facilidade de instalação, aumentando a resistência ao desgaste. Houve acertos, mas ainda é preciso escolher e avaliar as vantagens e desvantagens.

Aqueles que desejam equipar uma habitação suburbana ou um apartamento na cidade com uma camada de isolamento ainda têm que escolher, pesando cuidadosamente as deficiências e vantagens convincentes de cada um dos materiais. Depois de somar as qualidades negativas e positivas, o consumidor decide se a lã mineral é adequada para ele. O que um comprador moderno precisa de um isolador de calor? O comprador, isto é, o proprietário de um imóvel residencial ou comercial, uma casa de campo ou uma pequena casa de veraneio em construção, está interessado em qualidades de materiais para isolamento térmico como a condutividade térmica operacional mínima, que não se altera dependendo do a complexidade das condições, a ausência de expansão térmica e a preservação das ligações estruturais quando exposto à umidade.

Claro, um isolamento decente também requer bom desempenho em condições de alta e baixa temperatura, durabilidade operacional, resistência aos efeitos biológicos e segurança.Em muitos desses pontos, a lã mineral ainda é capaz de superar seus concorrentes.

Estrutura única

Antes de falarmos em detalhes sobre todos os prós e contras da lã mineral como isolamento, vamos primeiro descobrir o que é lã mineral.

A lã de rocha, chamada de "lã mineral" pelos construtores, é um material isolante de calor com uma estrutura fibrosa caótica. A lã de rocha é produzida a partir de rochas basálticas, derretendo matérias-primas a uma temperatura de cerca de 1500 graus e, em seguida, expondo a fusão a um poderoso fluxo de ar em uma centrífuga, resultando na formação de fibras de basalto. Durante o processo de produção, hidrofóbicos especiais (repelentes de água) e ligantes são adicionados. Um propagador de pêndulo dá uma direção caótica às fibras de basalto, distribuindo as fibras da futura lã no transportador em várias camadas multidirecionais. Além disso, o material entra no corrugador, que pressiona o carpete das fibras. Isso é necessário para que a lã mineral adquira a densidade necessária.

Em seguida, as fibras de basalto são colocadas em uma câmara de polimerização, onde se solidificam a uma temperatura de cerca de 200 graus, formando o produto final. Na última etapa, o material é cortado em placas do tamanho necessário e embalado em uma embalagem especial de polietileno.

As propriedades e gênese das rochas utilizadas na produção de isolamentos predeterminam as principais vantagens do isolamento mineral: resistência ao fogo, resistência à negatividade biológica, baixa condutividade térmica. O tipo de isolamento de pedra mais difundido e exigido na construção é a lã de basalto e as esteiras feitas com base nela. O isolamento térmico da pedra pode ser feito de escória, diabásio, porfirita, gabro e outros minerais constituídos por sílica, inclusive óxidos de magnésio e ferro.

Os principais fabricantes de lã mineral para produção utilizam apenas rochas, uma vez que a utilização de outros tipos de matérias-primas não permite obter a qualidade e durabilidade exigidas. Mas são precisamente essas propriedades que determinam o uso do material em estruturas críticas, cuja vida útil é medida em décadas. Portanto, o algodão em lã feito de escória de alto forno não é adequado para esses fins - pode perder suas propriedades sob cargas, quedas de temperatura e aumento de umidade. Mas para a construção de chalés de verão, é bastante adequado, uma vez que é muito mais fácil fazer reparos lá.

No momento, no mercado russo, você pode comprar lã mineral de vários fabricantes. Do doméstico segue-se sobre como o maior deles. Quanto aos fabricantes estrangeiros, as empresas Izomat a.s. estão amplamente representadas no mercado nacional. (Eslováquia), Rockwool (Dinamarca), Paroc (Finlândia) e Knauf (Alemanha).

A lã mineral possui várias características que a distinguem de outros tipos de isolamento. Essas características incluem alto calor e capacidade de isolamento acústico, incombustibilidade e resistência à deformação por temperatura. Bem como quase zero de higroscopicidade e química e bioestabilidade.

A condutividade térmica de um material está relacionada à condutividade térmica de um ambiente rígido, ao ar e à umidade contidos nos poros. Lã mineral com fibras dispostas aleatoriamente é o isolante térmico mais adequado. A resistência da lã mineral depende da ordem das fibras. Quanto mais fibras verticais, mais forte é o isolamento térmico da lã mineral.

As propriedades mecânicas da lã mineral também são influenciadas pela orientação das fibras. Mas em uma dependência diferente. Quanto mais fibras orientadas verticalmente a lã mineral contém, maior sua resistência à compressão. Esse fato permite o uso de lã mineral de menor densidade sem sacrificar a resistência.Por isso, atualmente, existe um intenso desenvolvimento de tecnologias de produção que possibilitam a obtenção dessas placas. Das características gerais, é importante notar também que o encolhimento da lã mineral é tão pequeno que não pode ser levado em consideração. Durante toda a vida útil, os materiais de lã mineral mantêm suas dimensões geométricas e não encolhem. Assim, "pontes frias" não são formadas nas juntas das placas de isolamento. Se falamos de higroscopicidade, então é muito baixo em placas de lã mineral, bem como encolhimento. Em condições normais, é de 0,5 por cento em volume. Mas, muitas vezes, em um canteiro de obras, o armazenamento e a instalação ocorrem em condições de alta umidade, por exemplo, durante as chuvas. Para evitar que o algodão absorva o excesso de líquido, geralmente é impregnado com repelentes de água - compostos repelentes de água. Estes são óleos especiais ou compostos de organossilício.

O isolamento de lã mineral possui alta resistência química. Além disso, a lã mineral é quimicamente inerte e não causa corrosão em contato prolongado com metais. A prática tem mostrado que, após períodos muito longos (mais de trinta anos) de operação, os produtos de lã mineral retêm suas propriedades de isolamento mecânico e térmico. Outra vantagem da lã mineral é que, além das excelentes características de isolamento térmico, a lã mineral também apresenta boas propriedades de isolamento acústico. Paredes preenchidas com lã mineral reduzem significativamente a probabilidade de ondas sonoras permanentes dentro delas. Isso significa que o barulho da rua dentro do prédio não será ouvido. Ao passar pela camada de material, as ondas sonoras são atenuadas e, por isso, o nível sonoro da sala é significativamente reduzido. A facilidade de instalação também pode ser adicionada à tesouraria das vantagens dos produtos de lã mineral. O baixo peso das lajes, as dimensões convenientes para a instalação, a facilidade de processamento - tudo isso sem dúvida aumenta a velocidade de instalação do isolamento.

Não queima no fogo, não se afoga na água

A prioridade mais importante do uso de lã mineral em relação a outros materiais de isolamento é sua resistência especial à temperatura. A lã mineral não queima. Os Requisitos de Segurança contra Incêndios o classificam como material incombustível (NG). Além disso, devido à sua capacidade de prevenir a propagação do fogo, a lã mineral pode ser usada como proteção contra incêndio. O isolamento térmico feito de lã mineral pode ser usado em altas temperaturas, pois pode suportar temperaturas acima de 1000 graus. Conforme a temperatura sobe, as fibras de ligação começam a queimar (queimam a 250 graus), mas a estrutura da lã mineral em si estará intacta e não oxidada, criando assim uma barreira de fogo, no entanto, desde que não haja influências mecânicas.

Outra qualidade importante do isolamento de lã mineral basáltica não combustível de qualquer densidade é sua alta permeabilidade ao vapor na produção de isolamento térmico. O vapor de água contido no ar (especialmente banhos, saunas) passa livremente pelo isolamento mineral sem se condensar nele. Ao mesmo tempo, o isolamento de basalto sempre permanece seco e não perde suas propriedades de proteção contra o calor. A excelente permeabilidade ao vapor do isolamento de basalto mineral e a baixa condutividade térmica contribuem para a manutenção de um microclima saudável no interior do edifício isolado de banho, sauna, complexos desportivos e recreativos. Devido à propriedade de permitir a evaporação da lã mineral, é ativamente utilizada para a disposição de casas de madeira. Afinal, as vantagens da matéria orgânica natural residem na capacidade de remover espontaneamente o vapor doméstico fora do contorno do edifício, e qualquer outro tipo de isolamento pode privar a madeira de uma de suas vantagens centrais.

Se levarmos em conta a simplicidade da produção de isolamento de lã mineral, bem como a não escassez e o baixo custo das matérias-primas, a lã mineral torna-se um material isolante térmico insubstituível e versátil, extremamente procurado na construção e indústria.

No entanto, a lã mineral também apresenta desvantagens. Em particular, sob constante exposição à umidade, suas propriedades de isolamento térmico diminuem. Normalmente, o período de garantia para o uso de isolamento de lã mineral não é superior a vinte e cinco anos, às vezes menos, e a substituição do isolamento custará um centavo, levando em consideração os repetidos trabalhos de acabamento. No entanto, esse sinal de menos se perde no contexto de reivindicações mais sérias feitas à lã mineral nos últimos anos.

Ministério da Saúde não recomenda

Devido à ampla distribuição e barateamento dos aquecedores concorrentes, como fibra de silicato, espuma de poliestireno expandido, espuma de poliuretano, espuma de polietileno, penoizol, etc., bem como isolamento térmico com base em matérias-primas vegetais, muitas empresas de construção se recusam a isolar suas instalações com lã mineral por causa de sérios danos causados ​​à ecologia da lã mineral e à saúde humana. Na verdade, apesar da familiaridade e versatilidade da aplicação, a lã mineral, no entanto, é cada vez mais questionável. Claro, as propriedades de isolamento térmico deste material permanecem além de qualquer reclamação, mas temos que admitir que a lã mineral esconde algum perigo.

Por si só, a lã mineral não representa um perigo para a saúde humana - suas fibras são feitas de materiais naturais ecológicos. Insegura é a substância usada na formação do “carpete” - um aglutinante, assim como as menores fibras de lã mineral. Sobre o que estamos conversando?

O fato é que ligantes de fenol-formaldeído que emitem substâncias voláteis prejudiciais são usados ​​na produção de isolamento mineral. Tanto o fenol quanto o formaldeído são venenosos e pertencem à segunda classe de perigo (substâncias altamente perigosas). O formaldeído é altamente tóxico, tem efeitos alergênicos, mutagênicos e carcinogênicos, pode provocar doenças de pele e de órgãos internos, afeta negativamente o material genético, os órgãos reprodutivos, o trato respiratório, os olhos e a pele. O fenol na forma de vapores ou poeira irrita as membranas mucosas e a pele e, com a exposição regular, leva a doenças crônicas do fígado e dos rins. Tem um forte efeito no sistema nervoso central, podendo levar à leucemia. Enquanto isso, o fenol e o formaldeído podem ser liberados da lã mineral durante toda a sua vida útil. A porcentagem do ligante, dependendo da densidade do produto de lã mineral, varia de 3 a 6 por cento.

De acordo com os médicos, o fenol é rapidamente absorvido até mesmo em áreas intactas do corpo humano. Quase imediatamente após a substância entrar no corpo, o fenol começa a afetar o cérebro, causando excitação a curto prazo e, possivelmente, paralisia do centro respiratório. Mesmo frações minúsculas desse componente causam tosse, dor de cabeça, náuseas e fadiga na pessoa. Envenenamentos mais graves podem causar desmaios, dormência da córnea, convulsões e câncer. Pessoas que viveram perto de uma fonte de fenol por muito tempo podem ter filhos com deficiências físicas e mentais.

Quanto ao formaldeído, segundo vários especialistas referindo-se a pesquisas em andamento, algumas amostras de lã mineral podem liberar até 0,02 mg desse componente por metro quadrado de superfície da placa por hora. Tendo em conta que existem muitas outras fontes desta substância altamente tóxica num edifício residencial (painéis de partículas, contraplacado, etc.), bem como tendo em consideração a sua aspiração do ar da rua, a concentração máxima permitida (0,05 mg / m³) de formaldeído pode ser excedido repetidamente.

De acordo com estudos recentes, durante a operação de longo prazo de placas, esteiras, painéis sanduíche de lã mineral com densidade de 74 kg / m³, a condutividade térmica aumenta 2,8 vezes, com densidade de 156 kg / m³ - 1,9 vezes. Um vento forte com uma velocidade de até 0,7 m / s aumenta a condutividade térmica da lã mineral em 60 por cento. Consequentemente, o peso da lã mineral diminui. Assim, o coeficiente de condutividade térmica da lã mineral depende de sua vida útil.

Parece que um bom reparo foi feito em um apartamento completamente novo, que foi decorado com os móveis recém-adquiridos. E de repente os inquilinos começam a sofrer de crises de alergia ou até aparecem sinais de câncer. Crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde são especialmente sensíveis e rápidos para responder a essas mudanças. Alguns não apenas ambientalistas, mas também médicos acreditam que isso se deva ao fenol, o formaldeído, que é emitido por vários tipos de materiais de construção. Lã mineral ou pó de amianto dão uma contribuição negativa aqui. Infelizmente, essa poeira é medida em mícrons e não se presta à destruição com um aspirador de pó, enquanto "generosamente" se instala nos pulmões. Essa poeira tem um efeito tóxico nos órgãos respiratórios, causando ataques de alergias.

Na Rússia, há dúvidas sobre lã mineral Médico Sanitário Chefe do país Gennady Onishchenko

:

- Uma pessoa muda-se para um novo apartamento, tem dores de cabeça, saltos de pressão, não consegue encontrar um lugar para si. Quando começamos a verificar, nos materiais de acabamento encontramos muitas violações da tecnologia - a liberação dos mesmos formaldeídos. Chega ao ponto de darmos uma ordem para arrancar tudo e refazer tudo. Mas foi aí que a pessoa reclamou. E a maioria não reclama ”, disse ele.

A lã mineral deve cumprir todos os requisitos que se aplicam a ela, advertiu o Sr. Onishchenko. Se a tecnologia elementar for violada durante sua fabricação e os regulamentos durante a construção forem violados, o uso de tais materiais pode levar a consequências muito graves para a saúde, enfatizou o médico-chefe da área sanitária da Rússia.

Infelizmente, os casos dessas doenças estão se espalhando, como, por exemplo, a história das "casas fenólicas" de Metrogorodok em Moscou - seus moradores bombardearam as autoridades com cartas indignadas sobre o crescimento do câncer entre os residentes de tais apartamentos. O que os proprietários de apartamentos com esse material isolante devem fazer? Claro, se possível, mude para outro - menos perigoso, já que a escolha hoje é muito grande. Se isso não for possível, lavar todos os cômodos com a maior freqüência possível, ventilando-os intensamente, e os familiares fortalecendo ativamente sua saúde, aumentando a imunidade.

Os fabricantes de lã mineral, por sua vez, afirmam: o aglutinante de fenol-formaldeído utilizado no processo tecnológico está na lã mineral em pequena quantidade e em estado aglutinado e polimerizado que não representa uma ameaça para o ser humano, desde que a instalação estabelecida as regras são observadas. A confirmação disso, dizem eles, são os certificados ambientais obtidos após o teste de materiais em Rospotrebnadzor. No entanto, existem outros dados também. O efeito negativo dos componentes cancerígenos - poeira e resinas de fenol-formaldeído no corpo humano tem sido estudado há muito tempo. Como resultado, por exemplo, a União Europeia em 1997 foi forçada a publicar a classificação deste material isolante de acordo com o grau de perigo. De acordo com este documento, a lã mineral era considerada irritante - irritante e potencialmente perigosa - dependendo do tamanho das fibras e do conteúdo de vários óxidos alcalinos ou metais alcalino-terrosos. Em vários países ao redor do mundo, uma abordagem bastante difícil foi adotada para avaliar as fibras minerais artificiais. Por exemplo, a Alemanha abandonou completamente seu uso.

Por outro lado, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) elaborou em 2001 um relatório sobre a avaliação da carcinogenicidade de fibras minerais artificiais, segundo o qual o vidro (fibra de vidro contínua), rocha e lã de escória são classificados no grupo 3 de acordo com o grau de perigo. Em 2009, esses dados foram confirmados nos Estados Unidos pela organização NTP (National Toxicology Program). Ao mesmo tempo, a lã mineral feita de fibras cerâmicas refratárias e de alguns tipos de fibra de vidro descontínua é incluída no grupo 2B de acordo com o grau de perigo (para esses tipos de lã mineral, há evidências razoáveis ​​de que é cancerígena para os animais).

Claro, é difícil dar uma resposta inequívoca se uma pessoa adoece repentinamente, porque em nossa vida cotidiana estamos rodeados por uma série de fatores diferentes. No entanto, os médicos afirmam que tais pacientes já apareceram, o que significa que é hora de prestar mais atenção aos materiais de construção que utilizamos.

O Minvata ainda servirá?

Ao mesmo tempo, não se deve presumir que a lã mineral sobreviveu completamente à sua idade. Freqüentemente, as declarações críticas contra o isolamento de lã mineral são consequências da competição nos mercados de vendas ou mesmo do analfabetismo técnico.

Os principais fabricantes de materiais de isolamento térmico usam matérias-primas de origem natural de alta qualidade. Na Europa Ocidental, em muitos países, o isolamento mineral é usado há décadas e, apesar dos elevados requisitos ambientais, é reconhecido como uma solução técnica adequada. O controle constante dos processos de produção nos permite obter materiais de alta qualidade que atendem aos padrões de qualidade europeus e internacionais.

No entanto, a crítica é parcialmente justa. O facto é que a produção de lã mineral foi dominada por empresas com menor potencial produtivo, utilizando matérias-primas improvisadas e baratas para a produção de isolantes térmicos, incluindo resíduos da indústria metalúrgica, nomeadamente escórias. Os indicadores de qualidade desses materiais estão em um nível inferior, e a composição química inclui metade da tabela periódica. No entanto, esse isolante térmico também é chamado de lã mineral e é usado por empresas de construção que buscam economizar dinheiro.

As empresas líderes utilizam resinas de resol de alta qualidade, de nova geração, que se apresentam no produto final em estado sólido, infusível e insolúvel, o que reduz significativamente a probabilidade de liberação de substâncias nocivas da lã mineral. Além disso, a tendência atual é usar tipos alternativos de aglutinante, que são menos perigosos para os seres humanos. Esses produtos são considerados pelos fabricantes como de qualidade excepcional e são produzidos, em regra, sob a sua própria marca distinta e, ao mesmo tempo, é a mesma lã mineral. Apenas obtendo propriedades melhoradas. Acho que é na direção de uma maior segurança da lã mineral para a saúde humana que os principais fabricantes desse produto continuarão a se mover, e a lã mineral vai servir as pessoas por muito tempo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores