Variedades de isolamento em massa para paredes e tetos


Método de preparação de aterros umedecidos

No intervalo, aglutinantes e cargas orgânicas são cobertas com camadas. Então tudo é bem misturado e acrescenta-se água. Após 3-5 semanas, o aterro nas estruturas seca com compactação leve e sedimentos. O tempo de secagem varia com a temperatura do ar. Esses aterros não devem ser usados ​​em edifícios com estrutura de madeira juntamente com materiais de barreira de vapor (feltro para telhados, feltro para telhados, glassine, etc.). Eles secam por muito tempo e às vezes causam a formação de fungos. Como você sabe, o fungo é muito prejudicial à madeira.

Placas feitas de materiais orgânicos são consideradas isolantes de qualidade superior. Seu tamanho deve ser 50 × 50 ou 70 × 70 cm, e a espessura deve ser de 5 a 10 cm. A proporção dos componentes para sua preparação:

  • 1,5 partes de cal viva + 0,3 partes de cimento + 2-2,5 partes de água;
  • ou para 1 parte em peso de agregado orgânico, pegue 4 partes de massa de argila + 0,3 partes de cimento + 2-2,5 partes de água;
  • ou 1-2 partes de argila trifólio + pelo menos 0,7 partes de cal viva (você pode ter penugem) + 2-3 partes de água;
  • ou 1,5-2 partes de gesso + 2-2,5 partes de água.

Se for usada massa de limão, a quantidade é dobrada e a quantidade de água é reduzida.

Primeiro, os materiais secos são misturados, depois umedecidos com água e misturados novamente até ficarem homogêneos. Em seguida, a mistura é colocada em formas, nivelada, as formas são retiradas e secas em copa ou em casa. O tempo de secagem dependerá das condições de temperatura e do aglutinante usado. Placas de gesso, cal, tripoli seco 2-3 semanas, produtos de argila - em média cerca de 4-5 semanas.

Armação, quadro, quadro, quadro e as paredes que são montadas a partir de elementos fabricados na fábrica são considerados mais econômicos.

Uma moldura de madeira é um tipo de estrutura que consiste em tiras inferiores colocadas ao longo da fundação. Os elementos de tal estrutura são conectados com pregos, parafusos. Se a estrutura for pavimentada, são usados ​​grampos. Os racks de quadros são revestidos com placas. A distância entre o revestimento externo e interno é preenchida com um aterro isolante especial, palha ou esteiras de junco, ou outro isolamento de laje. Em prédios de estrutura feitos de fábrica, a parte externa do revestimento é freqüentemente coberta com revestimento de cimento-amianto.

A popularidade do isolamento na forma de esteiras ou placas é compreensível - eles são fáceis de transportar, convenientes para trabalhar e economizam tempo. Mas muitas vezes os construtores usam outro tipo de isolamento - aterramento. Ele difere das placas de espuma ou lã mineral em sua estrutura. Talvez, para alguns trabalhos, o isolamento de aterramento seja preferível.

O isolamento é um material poroso de baixa densidade, cujos grânulos são produzidos pela queima de matérias-primas de espuma em alta temperatura. A simplicidade de fabricação se reflete no baixo custo do isolamento térmico, e a estrutura também economiza em mão de obra.

As desvantagens do isolamento de aterro são:

  • seu encolhimento em 10-15% do volume inicial;
  • perda das propriedades de isolamento térmico quando molhado.

O isolamento de aterramento é usado, geralmente para superfícies horizontais. O trabalho parece simples, mas requer uma preparação cuidadosa. Por exemplo, ao isolar o piso de edifícios sem subsolo, o solo é previamente compactado e coberto com uma betonilha. Em seguida, um material impermeabilizante é colocado sobre este último e o isolamento é derramado sobre ele. Parece que a situação com o isolamento do telhado, apenas a mesa não é necessária.Em vez disso, uma barreira de vapor é colocada em cima do material de aterro.

Ao revestir paredes, uma moldura é pré-construída, consistindo de elementos de folha duráveis. Depois disso, um aquecedor é derramado na estrutura resultante.

Métodos de preenchimento

O processo de preenchimento de qualquer isolamento é o mesmo: o material é despejado na cavidade e compactado. Recomenda-se que a questão do isolamento seja resolvida imediatamente ao projetar uma casa. Se não houver cavidades internas para o preenchimento do isolamento, as camadas intermediárias são feitas com painéis de PVC ou drywall.

Uma boa opção quando o isolamento é derramado entre tijolos de fachada e comuns, entre alvenaria interna e externa. Pode haver costelas por dentro para que fique bem distribuído. Graças ao isolamento térmico de fluxo livre, as paredes não podem ser espessas, o que economiza custos. Existem à venda produtos de concreto pré-fabricados - lajes, dentro das quais já existem cavidades preenchidas com argila expandida, que retêm o calor 50% melhor do que as comuns.

Variantes

Para o piso, esses métodos de isolamento com componentes a granel são usados. A primeira opção é preencher (ou soltar) o isolamento das toras. No chão, toras são feitas em postes, barras cranianas são pregadas e o piso é feito de tábuas. Uma barreira de vapor é colocada no piso, argila expandida é derramada. Além disso, se necessário, a próxima camada de isolamento térmico, sobre ele - uma betonilha, um revestimento de piso de madeira áspera.

Características do isolamento de aterramento

A segunda opção é um aterro no topo de uma laje de concreto. Uma opção de habitação de baixa qualidade - Khrushchev, por exemplo - quando é possível elevar o nível do solo. O revestimento do piso é removido, a impermeabilização é aplicada, argila expandida é despejada em uma camada de 5 a 10 cm. Em seguida, você pode colocar uma tela de reforço e uma argamassa áspera é feita sobre ela - a base do revestimento do piso de acabamento . Uma barreira de vapor é colocada em cima da almofada de argila expandida e outra camada de isolamento é colocada sobre ela.

Características do isolamento de aterramento

Finalmente, a terceira opção é uma mesa de argila expandida seca. Uma camada de argila expandida é derramada, sobre ela - uma camada de cascalho, então - outra camada de argila expandida. A superfície é nivelada, placas fibrosas de gesso são colocadas sobre ela, e sobre elas - qualquer revestimento de acabamento. Publicados

Se você tiver alguma dúvida sobre este assunto, pergunte aos especialistas e leitores do nosso projeto aqui.

P.S. E lembre-se, apenas mudando seu consumo - juntos estamos mudando o mundo! © econet

Rascunho de aterro seco

A principal desvantagem dos aterros secos é que eles se acomodam e formam vazios. Portanto, se forem usados, as paredes são erguidas 20-30 cm acima do nível das vigas do teto, preenchendo-se completamente com aterro. À medida que se acomoda, o aterro preencherá o espaço vazio. É melhor substituir o preenchimento sob as janelas por materiais fibrosos ou ladrilhados. Se não houver nenhum, os peitoris retráteis são montados para preencher o aterro através deles.

Para que o aterro isolante se torne menos fluido, os materiais devem ser misturados a ele, o que o tornará um enchimento sólido. Por exemplo, pegue 85% de serragem e misture com 10% de cal fofa e 5% de gesso. Nesse caso, a serragem endurece e se transforma na chamada termólita. Para tal mistura, são usados ​​materiais orgânicos úmidos, não especialmente secos, ou serragem. Mistura-se a serragem com a penugem, esta mistura é adicionada ao gesso e imediatamente colocada no local, nivelando e compactando bem. A umidade presente no enchimento umedece levemente o gesso e ele endurece. O agregado vai se transformar em uma massa solta, engrossar e por isso não vai se assentar.

Para tetos

Assim como pisos e paredes, os tetos exigem isolamento. Os materiais de isolamento discutidos acima podem muito bem ser usados ​​neste caso.

Um isolamento mais específico é o penoizol. Na aparência, lembra um pouco migalhas de espuma. É aqui que termina a semelhança, se não levarmos em consideração as características da condutividade térmica.

Penoizol é absolutamente não inflamável. Possui alta resistência química e biológica. Os roedores o contornam. Para isolamento de tectos, é bom porque tem um peso muito baixo. Sua densidade é de 5 a 75 kg / m³. Devido à baixa condutividade térmica, a espessura da camada de isolamento é suficiente a partir de 5 cm. Durante o trabalho, é utilizado material a granel, em folhas e na forma líquida.

Observação: o penoizol encolhe ligeiramente (0,1 - 5%). É compensado quando o trabalho é realizado por artesãos profissionais com equipamentos modernos. Caso contrário, a quebra do isolamento é inevitável. (isso se aplica ao uso de uma fração líquida).

Considerando o isolamento em massa do teto, não se pode ignorar um material tão amplamente utilizado como a serragem. A serragem é usada para isolamento como o material mais barato. Como isolante independente, seu uso é altamente indesejável. O fato é que eles estão propensos a se decompor devido à absorção de umidade.

Eles também são um excelente terreno fértil para ratos. Mesmo se não levarmos em consideração o fato de que eles são um material perigoso para o fogo, não é difícil concluir que eles são inadequados. Os "artesãos" usam todos os tipos de truques para, de alguma forma, reduzir esses fatores negativos. Para isso, a serragem é misturada com argila expandida, cal, até mesmo cacos de vidro e outros materiais de construção. Essas medidas melhoram um pouco as propriedades do isolamento, mas não muito.

Como conclusão, deve-se observar que, ao isolar tetos, a vantagem está nas laterais o preenchimento materiais de isolamento térmico.

Tipos de isolamento de aterro

Centenas de anos atrás, na construção de casas de madeira de madeira ou toras, foi usado o primeiro isolamento de aterro - serragem. Como as contrapartes modernas, eles eram muito bons em termos de condutividade térmica, mas encolheram ou perderam suas propriedades quando molhados. Os materiais de hoje são mais avançados em muitos aspectos. Os mais populares deles são discutidos em detalhes abaixo.

Isolamento à base de argila. É utilizado como isolante térmico independente para edifícios residenciais ou industriais e em combinação com concreto (obtém-se concreto de argila expandida). Hoje é obtido por meio da queima de xisto de argila.

A tecnologia de produção varia dependendo do tamanho necessário dos grânulos finais.

Depois de examinar a marcação do isolamento de aterro, você pode entender o tamanho dos grânulos do material e para quais partes da casa ele é adequado. Por exemplo, a areia de argila expandida é usada como isolante térmico para o piso ou atua como um componente do revestimento de concreto. Os grânulos com um diâmetro de 5-10 mm são adequados para telhados inclinados e planos, pisos, sótãos; maior que 15 mm - para aquecer um porão ou fundação.

Isolamento solto

A argila expandida inevitavelmente sedimenta durante a operação, portanto, durante a instalação inicial, deve ser fortemente compactada para minimizar o encolhimento. Recomenda-se isolar as paredes com o material apenas em regiões onde a temperatura no inverno não desça abaixo de -20 graus.

O isolamento é feito de rochas vulcânicas de silicato usando a mesma tecnologia da argila expandida. Quando aquecida a 1000-1200 graus, a umidade evapora da superfície das pedras, deixando ar dentro delas. O resultado são grânulos brancos ou cinza com um diâmetro de 1 a 10 mm. A densidade da perlita varia de 75 a 150 kg / m3, e por sua cor também é chamada de "isolamento de vidro".

Os menores grânulos (1-2 mm) formam areia perlita usada nas seguintes áreas:

  1. isolamento de edifícios residenciais;
  2. produção de materiais acústicos;
  3. produção de gesso isolante;
  4. criação de concreto resistente ao fogo.

Os grânulos cheios de ar pesam menos do que a argila expandida, portanto, são adequados para o isolamento térmico de paredes.Além disso, o material se assemelha à lã mineral, pois, além de reter o calor, impede a penetração de ruídos estranhos no ambiente.

Isolamento solto

O material expandido de mica hidratada, por meio de tratamento térmico, aumentou de volume 15-20 vezes. Possui propriedades de resistência ao fogo aumentadas, pelo que é utilizado na instalação de chaminés. Ideal para pavimentos e paredes.

Uma fina camada de vermiculita de 5 cm de espessura reterá até 70% do calor do ambiente. Isso é suficiente para o isolamento do telhado. Para paredes, pisos e fundações, recomenda-se fazer uma dupla camada de material.

A densidade da vermiculita é menor do que a da argila expandida ou perlita - a maior densidade aparente é 100 kg / m3. Este isolamento de aterro é fornecido em sacos de um determinado volume e é utilizado em quase todas as instalações de um edifício residencial.

Isolamento solto

As vantagens da vermiculita incluem:

  1. baixo coeficiente de condutividade térmica (0,04-0,06), comparável à espuma e lã mineral;
  2. falta de probabilidade de vazios e costuras;
  3. alto ponto de fusão (1400 graus);
  4. ausência de materiais tóxicos na composição;
  5. resistência biológica (previne mofo, fungo, não interessa a roedores);
  6. bom isolamento acústico;
  7. a leveza do material, permitindo sua utilização em casas de estrutura, em sistemas de sustentação ou fundações;
  8. facilidade de trabalho de isolamento e economia de tempo.

Ecowool.

Um material relativamente novo que apareceu no mercado há apenas 10 anos. É feito de matérias-primas de papel reciclado, retardadores de fogo (substâncias que previnem o fogo), anti-sépticos. É seguro para os humanos, resistente à decomposição, não espalha o fogo. É mais frequentemente usado para isolamento térmico de paredes, mansardas ou telhados de estruturas complexas.

Isolamento solto

Variedades de isolamento solto

Os materiais do grupo dos isolantes soltos são utilizados quando os trabalhos de reparação já foram concluídos e é necessário preencher os vazios das estruturas construídas. Existem diferentes tipos de aquecedores, que são caracterizados pelos seguintes parâmetros:

  • o grau de permeabilidade ao vapor;
  • material;
  • peso;
  • qualidade e durabilidade;
  • inflamabilidade;
  • isolamento térmico;
  • preço.

O local onde o isolamento será instalado também causa impacto.

O parâmetro mais importante dos isoladores de calor em massa é o material do qual eles são criados. Podem ser polímeros, argila, resina, lascas de pedra e outros materiais naturais e artificiais.

Argila expandida

É uma das matérias-primas mais antigas e populares. É usado ativamente na construção moderna como isolante. Tem uma vantagem importante que simplifica a instalação - peso leve e porosidade. O isolamento de argila expandida solta é feito de argila de liga leve. É uma matéria-prima amiga do ambiente e segura. Resistente à combustão, não entra em reações químicas, não absorve água. Além disso, no isolador térmico de argila expandida, roedores, mofo e fungos não iniciam. As desvantagens incluem o acúmulo de umidade, que pode levar à destruição da estrutura.

É produzida em três tipos - solta (areia), brita e brita expandida.

O isolamento feito de argila expandida é mais barato do que os análogos. Pode ser usado em combinação com serragem.

Espuma de poliestireno granular

Esse isolamento também é chamado de espuma de poliestireno. É composto por um grande número de bolas, que, ao serem soltas, perdem sua densidade e aumentam de volume. É utilizado para isolamento de tetos, telhados, pisos e instalação de celulares.

Aquecendo o chão da casa com argila expandida

A argila expandida é um dos materiais mais adequados, especialmente se o orçamento for limitado. O isolamento pode ser executado de uma das várias maneiras existentes.

Versão clássica

fornece a seguinte sequência de ações:

Isolamento solto

Você pode dispensar o processo demorado de preparar a argamassa e despejar a betonilha usando tecnologia seca simplificada

:

  • uma barreira de vapor é colocada na superfície do piso principal;
  • argila expandida é derramada sobre os faróis, para maior confiabilidade ela pode, é claro, ser fixada com leite de cimento;
  • folhas densas de fibra de gesso são colocadas sobre argila expandida, que são unidas com cola.

É semelhante ao método seco e opção de isolamento para atrasos:

Isolamento solto

Vantagens e desvantagens

Os tipos soltos de isolamento na maioria referem-se a isolamento ecológico (se materiais naturais foram usados ​​no processo de produção). Por exemplo, perlita ou pedra triturada de perlita é fundida a partir de vidro de origem vulcânica. A vermiculita também é de origem mineral - os grânulos são formados durante o tratamento térmico de certas rochas. O poliestireno (isolamento de polímero) não possui essas características - seus grânulos, durante a operação de longo prazo, começam a emitir estireno para o meio ambiente.

As vantagens operacionais do isolamento mineral:

  • deixe passar perfeitamente o vapor, não permitindo que as paredes fiquem úmidas;
  • servir por muito tempo sem perda de características técnicas;
  • resistente ao fogo aberto - suportar temperaturas de 1.000 graus;
  • não está interessado em roedores e insetos;
  • não desmorone sob a influência de alta umidade;
  • não perdem a forma - os grânulos ou a pedra triturada não se partem com o tempo.

As desvantagens incluem a necessidade de construir uma divisória adicional (o isolamento é preenchido entre o material de revestimento e a parede). Como resultado, requer uma expansão da fundação.

Isolamento solto

Vermiculita

É também um isolamento natural para o chão. O material é muito duro, não inflamável. A absorção de água da vermiculita é superior a 500%! As propriedades isolantes da vermiculita são simplesmente incríveis. Com uma camada de vermiculita de apenas cinco centímetros de espessura, as perdas de calor são reduzidas em quase 80%. O material é protegido contra mofo e bolor. A vermiculita também é vendida em sacos ou a granel. Sob certas condições, esse material pode servir quase para sempre.

Isolamento em massa

Elementos básicos de paredes de moldura

O quadro inclui:

  • arnês superior;
  • arnês inferior;
  • paredes;
  • rigidez das cintas (struts);
  • componentes adicionais, como livros e suportes intermediários.

As aberturas de portas e janelas são construídas entre os racks.

Ao construir casas de dois andares, dois tipos principais de estruturas podem ser usados:

  • Com balcões de chão (quando uma casa parece estar em cima da outra). Este tipo de moldura é mais fácil de construir, pois permite a utilização de pequenos materiais.
  • Com racks passantes em dois andares. Este tipo de estrutura é mais estável. Material longo é usado para isso.

Os pilares de sustentação da moldura são montados no intervalo de 0,5-1,5 m, focando no tamanho desejado de portas e janelas. Os racks de quadros comuns são feitos de placas medindo 5 × 10 cm ou 6 × 12 cm. Os racks de quadros de canto são feitos de placas compostas ou de vigas.

O trilho inferior serve como base da estrutura. É feito de toras, pranchas ou vigas. Os cantos do arnês inferior são executados na técnica de "meia-madeira reto". Se as vigas do piso forem cortadas no arnês, ele será feito de duas coroas. Se as vigas do piso simplesmente se apoiarem nos pilares, então a cintagem é feita de uma coroa. Normalmente, os elementos da moldura são fixados com pregos, às vezes são usados ​​espigões.

Para tornar a estrutura mais estável, suportes de prancha são fixados em ambos os lados entre os postes. Eles são cortados nivelados usando uma frigideira ou cintagem de frigideira. No topo dos racks, a cinta superior é fixada e as vigas do teto são cortadas nela. O arnês superior é melhor preso a pregos retos. Em seguida, vigas são colocadas nas vigas. Às vezes, vigas de toras (paralelepípedos) são substituídas por tábuas (pranchas) com uma seção de 5 × 18 cm ou 5 × 20 cm e colocadas na borda. No exterior, a moldura montada é selada com pranchas de madeira e pregada às prateleiras com pregos de 7 a 7,5 cm. A espessura das pranchas é de 2 a 2,5 cm.Eles podem ser substituídos por placas de cimento-amianto ou quaisquer outros materiais duráveis ​​e resistentes à precipitação atmosférica.

Características do melhor isolamento para paredes e casas

Uma das questões mais urgentes na construção e renovação de uma casa é o isolamento de alta qualidade e confiável de paredes e pisos. Essa questão é relevante para as casas que estão em construção e para as que já estão em operação. Na utilização de vermiculita expandida, o isolamento pode ser realizado no menor tempo possível, e o problema é resolvido com grandes benefícios econômicos.

A vermiculita promove a retenção de calor de alta qualidade, o que, por sua vez, leva a economias significativas nos custos de aquecimento ambiente.

A estrutura porosa da vermiculita expandida é representada por peças escamosas com tonalidade prateada ou amarelada. O isolamento é feito com uma tecnologia especial de queima acelerada. O material é atóxico, não sujeito a processos de decomposição, inodoro e resistente ao aparecimento e reprodução de fungos e bolores.

A vermiculita pode ser usada para isolar qualquer ambiente, independentemente de sua finalidade.

Características da vermiculita:

  • Oferece um alto grau de proteção contra incêndio.
  • Possui propriedades de reflexão e absorção de som.
  • Reduz a condutividade térmica de pisos e paredes.
  • Melhora a resistência à umidade de todo o edifício.
  • Quimicamente inerte.

Se um incêndio começa na sala, quando exposta a altas temperaturas, a vermiculita não emite gases tóxicos que são prejudiciais à saúde. Este isolamento é utilizado em quase todos os ramos da construção, uma vez que não está exposto ao fogo. Ao aquecer a superfície, a vermiculita penetra profundamente nos vazios devido a um grau suficiente de fluidez.

Características do isolamento térmico interno

Quando a colocação de isolamento pelo interior é a única solução, o processo de instalação e a escolha do material deve ser feito com responsabilidade, tendo em consideração todas as recomendações de especialistas.

O que é ponto de orvalho e por que deve ser considerado? Este é o local onde o vapor ambiente se converte em condensação a uma determinada temperatura. Com isolamento externo, a parede é aquecida por dispositivos de aquecimento e é protegida de influências externas por material isolante de calor.

Neste caso, o ponto de orvalho fica na espessura da parede, e sua superfície permanece seca. Se o isolamento for colocado no interior, a estrutura congela e surge umidade ao entrar em contato com o vapor. A única maneira de prevenir a umidade e o crescimento de fungos é usar uma barreira de vapor. O ponto de orvalho permanecerá dentro, mas a umidade não fluirá para ele e a parede permanecerá seca.

Isolamento solto

Produção de argila expandida e frações

Para a produção de argila expandida utilizada graus de argila de baixo ponto de fusão

com um conteúdo de quartzo de 30%. São processados ​​em câmaras especiais, onde são aquecidos a uma temperatura de 1050-1300 0 С por 30-40 minutos, resultando em dilatação e formação de grânulos porosos com casca hermética fundida, que confere ao material a resistência necessária , ocorre. Quanto mais poros houver na argila expandida, melhor.

No processo de produção, como regra, grânulos de diferentes frações:

  • areia de argila expandida
    com tamanho de grânulo de até 5 mm;
  • pedra britada de argila expandida
    - grânulos semelhantes a cubos;
  • cascalho de argila expandida
    - grânulos alongados.

Pelo tamanho dos grânulos, a argila expandida de tais frações se distingue: 5-10 mm, 10-20 mm e 20-40 mm.

Isolamento solto

Características do material

Existem vários tipos de material a granel para isolamento. Cada um deles tem suas próprias propriedades. Lista de aquecedores soltos:

Isolamento solto

  • argila expandida;
  • grânulos de poliestireno expandido;
  • espuma de concreto ralado;
  • ecowool;
  • serragem e areia;
  • escória de caldeira;
  • vermiculita.

Argila expandida

A aparência usual deste material é grânulos redondos ou ovais. Os grânulos ou outra forma de material são porosos e muito leves (algumas espécies podem flutuar na superfície da água). A argila expandida é formada como resultado da queima de argila de liga leve.É absolutamente não inflamável, seguro e ecologicamente correto em sua composição.

Isolamento solto

O material pode ser de três formas:

  • areia com um tamanho de grão de 0,14 a 5 mm. É usado como enchimento para concreto leve e para isolamento de piso;
  • A pedra britada expandida de argila expandida são grânulos com uma fração de 5–40 mm. A melhor opção para isolamento térmico de fundações e pisos de edifícios residenciais;
  • cascalho de argila expandida. Grânulos arredondados de 5–40 mm com superfície fundida, absolutamente resistentes ao fogo. No interior possuem poros fechados, o que lhes confere uma excelente resistência ao gelo. Esse cascalho é recomendado para isolar pisos de sótãos: o material é leve, tem baixa condutividade térmica.

Isolamento solto

O tamanho de sua fração deve estar presente na marcação do material:

  • 5-10 mm - pisos e tetos;
  • 10–20 mm - banheiras e saunas, capazes de manter a temperatura e a umidade do ambiente por algum tempo;
  • mais de 20 mm - para fundações e caves.

Grânulos de isopor

Este é o material a granel mais controverso. É um grânulo branco muito leve e arejado. É utilizado como aterro para isolar telhados e paredes, também é utilizado como aditivo em uma mistura para isolar concreto.

Isolamento solto

As desvantagens são toxicidade e inflamabilidade, mas suas propriedades ainda não são totalmente compreendidas. Em vez disso, é recomendado o uso de vidro de espuma granulada. O poliestireno expandido é barato, conveniente para isolamento pelo método de alvenaria de poço.

Vermiculita

É um laminado à base de mica. No processo de sua fabricação, não são utilizados aditivos químicos ou impurezas. É uma excelente opção para isolamento de galerias, quartos. Ele é usado como um revestimento interno e externo energeticamente eficiente para habitações. Para o piso e paredes, recomenda-se uma camada de pelo menos 10 cm, para o telhado - pelo menos 5 cm.O preenchimento com este material de 5 cm de espessura reduz a perda de calor em 75%, 10 cm - 92%.

Isolamento solto

  • alta permeabilidade ao ar do isolamento - o material é poroso - o que permite que as paredes “respirem”, ideal para a circulação natural, renovação do ar e proporcionando um microclima no ambiente;
  • amigo do ambiente, sem substâncias tóxicas;
  • incombustível, à prova de fogo, pertence ao grupo de inflamabilidade G1;
  • fungos, mofo, roedores, insetos não têm medo desse isolamento;
  • habilidades ou experiência especiais, nenhuma ferramenta especial é necessária para preenchê-la. A camada de material é simplesmente preenchida e compactada. Não são necessários fechos adicionais;
  • vida útil - mais de 50 anos.

Isolamento solto

Para paredes, uma espessura de aterro de vermiculita de 10 cm é suficiente, para sótãos, tetos, pisos entre pisos - 5 cm. No assentamento, é aconselhável usar uma película de barreira de vapor - isso protegerá adicionalmente o isolamento da umidade.

Serragem e areia

Estes são materiais retentores de calor tradicionais usados ​​em sótãos e porões por séculos. Desvantagens: mal isolados da umidade, as pragas podem começar neles. Serragem - combustível, suscetível a mofo, bolor. Ainda é recomendado o uso de materiais mais modernos.

Isolamento solto

Para isolamento, não é usada areia comum, mas perlita. É leve, menos higroscópico e se assemelha à lã mineral em suas características. Devido à sua baixa densidade aparente, não cria carga nas paredes, não as expande.

Ecowool ou celulose

Os componentes deste isolamento são ecowool (7%), papel picado (81%), anti-sépticos (12%) e antipirina (7%). O material não é inflamável e não apodrece devido a impregnações especiais. É utilizado no mundo há mais de 80 anos, no CIS é conhecido na última década.

Isolamento solto

O ácido bórico é usado como um anti-séptico neste material, e o bórax é usado como um retardador de fogo. Essas substâncias são ecologicamente corretas.

Isolamento não absorvente: casos de uso

O isolamento térmico é uma etapa importante na construção de uma casa.Especialmente frequentemente a vermiculita é usada para isolar edifícios de madeira, pois tem propriedades resistentes à umidade. Vermiculita é feita de mica. Existe um líquido no material, que evapora quando aquecido fortemente, leva à expansão do material.

O material seco solto não tem medo de roedores, insetos e pássaros. Em material seco, os patógenos não podem iniciar.

O material tem propriedades únicas: capta o excesso de umidade, permanecendo completamente seco nas profundezas. Às vezes, as casas são fortificadas com uma mistura de vermiculita e serragem. A serragem tem boas propriedades de isolamento térmico, mas fungos e mofo podem crescer nelas.

Com que vermiculita pode ser usada:

  • Isopor;
  • Serragem;
  • Drywall;
  • Gesso quente.

1 pessoa é o suficiente para colocar o isolamento

A vermiculita é freqüentemente usada para isolamento de paredes durante a construção de um novo edifício. Este tipo de material de isolamento térmico é às vezes usado como enchimento na produção de concreto resistente ao calor. O material também é utilizado para reboco de paredes e tetos. A vermiculita granular preenche perfeitamente os vazios de diferentes profundidades. O tipo de vermiculita não afeta sua funcionalidade.

Propriedades da vermiculita:

  • Confiabilidade;
  • Força;
  • Durabilidade.

Ao utilizar o material, é importante lembrar que o isolamento térmico deve ser realizado de acordo com todas as normas, caso contrário, mesmo o material mais confiável pode se deteriorar. Ao realizar o isolamento térmico com este tipo de material, não se deve esquecer a impermeabilização e a barreira de vapor obrigatórias. O posicionamento da camada é uma etapa muito importante - deve ser feito corretamente. É importante notar que, ao isolar o telhado, a vermiculita em grânulos é colocada em um filme de barreira de vapor. A vermiculita é amplamente utilizada na construção civil, durante sua existência, devido às suas propriedades únicas, ganhou grande popularidade e popularidade.

Para paredes

Para preservar o calor na casa, você precisa isolar não apenas o chão, mas também as paredes. E não só por dentro, mas também por fora. A escolha de aquecedores é grande, mas quero escolher o melhor deles. Para tal, necessita de se familiarizar com as características do isolamento e escolher a que mais se adapta.
Os seguintes materiais são amplamente utilizados para isolamento de paredes:

A lista de aquecedores é representada por uma gama muito ampla. O isolamento a granel ainda está em grande demanda. Os mesmos velhos aquecedores comprovados que são usados ​​para o chão provaram ser excelentes. Também surgiram outros mais modernos. Por exemplo, o vidro de espuma é muito popular entre os construtores.

Este material amigo do ambiente é quimicamente resistente e não se presta à degradação biológica. O vidro de espuma granular é usado não apenas como um aterro independente, mas também como uma base para gesso isolante de calor. É obtido a partir de grânulos crus espumados. É produzido em placas, brita e granulado de várias frações.

É importante notar: o vidro de espuma granulada não tem medo de águas subterrâneas. Portanto, além de paredes, pode ser usado com segurança para isolar fundações e caves.

Penoplex - grânulos feitos de polímeros espumados. É realizado na forma de placas ou cavacos. Absolutamente não absorvente. Material muito leve. Requer proteção contra luz solar e ataque químico.

Observação: Penoplex só pode ser usado na faixa de temperatura operacional (de -50ᵒC a + 75ᵒC).

Para trabalhar no isolamento de paredes, a espuma solta é muito conveniente. Especialmente ao fazer as paredes da estrutura do quadro. Tendo em sua composição grânulos muito pequenos (a partir de 0,1 mm), é capaz de penetrar nos menores vazios.

Conselhos do especialista: não é recomendado o uso de penoplex para isolar as paredes de banhos e saunas.

A lã mineral é amplamente utilizada para isolar não apenas paredes. Tamanho do grânulo de 10 mm. Possui boa permeabilidade ao vapor. A prova de fogo. Não altera suas propriedades até 1000ᵒ С.Bom isolante de som. Recomendado para isolamento interno. Vendido em sacos, a granel, em rolos. Ao trabalhar com lã mineral, é necessário tomar medidas para proteger o trato respiratório e a pele.

Observação: a lã mineral úmida reduz significativamente seus parâmetros de isolamento térmico. É muito difícil de secar. Resumindo, pode-se notar com segurança que, como aquecedor de paredes, o lugar principal é ocupado por aquecedores de massa

Resumindo, pode-se notar com certeza que o isolamento em massa assume o lugar principal como um aquecedor para paredes.

Isolamento de paredes e tetos

Para manter a casa aquecida e confortável, é necessário isolar as paredes externas. Para tanto, pode-se utilizar espuma de vidro, um material granular ecologicamente correto obtido a partir de frações brutas por formação de espuma. Esse isolamento para paredes é quimicamente resistente e pode ser a base de gesso para isolamento térmico. O vidro de espuma é ideal para aquecer paredes e fundações de porões, uma vez que não tem medo de água subterrânea.

O grânulo de polímero espumado é a base da espuma de poliestireno, material de isolamento térmico leve e resistente à umidade. Tal isolante térmico não possui uma faixa muito ampla de temperaturas de operação, portanto, não é recomendado usá-lo para isolamento térmico de banhos. As paredes da moldura podem ser facilmente preenchidas com Penoplex. Ao mesmo tempo, os grânulos preenchem os menores vazios.

A lã mineral para isolamento de paredes pode ser usada não apenas na forma de placas ou rolos usuais, mas também na forma de grânulos maiores que 10 mm. Esse isolamento em massa é permeável ao vapor e resistente ao fogo, sem medo de altas temperaturas. Além das propriedades de isolamento térmico, a lã mineral granular tem boas propriedades de isolamento acústico. Ao colocar lã mineral, é necessário fornecer proteção para a pele e o trato respiratório.

A lã mineral para isolamento de paredes pode ser usada não apenas na forma de placas ou rolos usuais, mas também na forma de grânulos maiores que 10 mm.

Para preservar o calor nas instalações, o isolamento térmico do teto é frequentemente executado. Recentemente, o penoizol, que externamente se assemelha a migalhas de espuma, ganhou popularidade. Este material leve e de baixa densidade é altamente bio-resistente. Em tal camada isolante, roedores e mofo não começarão.

Ao escolher materiais a granel isolantes de calor, deve-se prestar atenção a características como condutividade térmica, densidade, absorção de umidade, peso e tamanho da fração. A maior parte do isolamento a granel pode ser entregue e instalado de forma independente, o que reduzirá significativamente o custo do trabalho de isolamento, que é especialmente importante para proprietários de chalés de verão e pequenas casas de campo.

Um raciocínio interessante comparando dois tipos de isolamento:

Para chão

Em qualquer construção, a máxima atenção é dada ao isolamento térmico. O isolamento do piso também não foi ignorado.

O isolamento em massa é o mais adequado para isso.

Os mais comuns entre eles são:

A argila expandida no isolamento do piso é o material de isolamento mais maciço. O preço baixo, a produção em massa e as propriedades de alto isolamento térmico desempenharam um papel importante nisso. E, embora seja feito de argila, o resultado é um produto bastante leve. Peso de 1 m³ em média 350 kg.

É oportuno mencionar que a argila expandida é o material mais ecologicamente correto. Não suscetível à umidade e ao mesmo tempo resistente à geada. Vendido em sacos ou a granel. A argila expandida pode ser usada como isolamento independente ou em combinação com concreto. O concreto de argila expandida não só retém o calor, mas também é um substrato muito forte, base.

O próximo representante do isolamento em massa será perlite. Sua origem são rochas vulcânicas.

Uma característica distinta, única inerente, uma alta porcentagem de absorção de umidade.Estudos mostraram que ele é capaz de absorver quatro vezes seu próprio peso em umidade. É por isso que é recomendado para o aquecimento de ambientes com alta umidade.

Material natural ecologicamente correto que não entra em nenhuma reação química. Possui alta resistência ao fogo.

Suporta temperaturas de até 900ᵒ С. Com porosidade de até 40% é um excelente isolamento. Para isolamento, é utilizado na forma de areia perlita. Você pode comprá-lo da mesma forma que a argila expandida, em sacos ou a granel.

Isso é interessante: o Perlite não é usado apenas na construção, mas também para filtrar óleo vegetal, sucos de frutas e cerveja.

A vermiculita também é um excelente isolamento natural. Difere em sua dureza. Junto com a alta resistência ao fogo (até 1200ᵒC), possui um coeficiente de absorção de umidade impressionante - mais de 530%. Possui incríveis propriedades de isolamento térmico.

Com uma espessura de camada de apenas 5 cm, a perda de calor é reduzida em 75%. É um material amigo do ambiente. Possui alta resistência química e biológica. Impede o crescimento de mofo e bolor. Tendo um pequeno peso volumétrico, não cria uma carga na fundação. É vendido, como todos os materiais de isolamento a granel - em sacos e a granel.

Para isolamento de piso, não apenas isolamento em massa é usado. Poli espuma, lã mineral, isolamento líquido, cortiça e vários outros também são usados ​​com frequência. Cada um deles tem lados positivos e negativos. Alguns são muito bons, mas caros. Por exemplo, isolamento de cortiça. Outros, como o isopor, não são resistentes ao fogo.

Um bom isolamento do piso é obtido com a serragem comum, mas requer um tratamento anti-séptico especial. Além disso, encolhe muito rapidamente e endurece. Os parâmetros mais ideais para o isolamento do piso são o isolamento em massa.

Observação: o isolamento solto tende a encolher. A compactação densa reduz seu tamanho.

Argila expandida

Este é um isolamento em massa. O mais popular da sua classe na atualidade na questão dos pisos. A argila expandida é bastante barata e o material também possui excelentes propriedades de isolamento térmico. O isolamento é feito de argila, mas na saída a argila expandida é muito leve, um cubo desse material não pesa mais que 350 quilos.

Não se esqueça que a argila expandida é um material cem por cento ecológico e não combustível, não tem medo de água e é resistente ao gelo. Normalmente, esse material pode ser comprado em sacos ou a granel. Vale ressaltar que a argila expandida é tanto um aquecedor quanto um excelente substrato ou base. A vida útil de tal material é calculada praticamente por séculos!

Material de isolamento solto
Veja a galeria

Aquecendo as paredes da casa com argila expandida

Para isolamento de parede com argila expandida, use método de alvenaria de três camadas

, que é aplicável apenas para casas recém-erguidas: a primeira camada é a parede de suporte, a segunda camada é de argila expandida com leite de cimento, a terceira camada é o acabamento externo. Existem três tecnologias:

Isolamento solto

Se eles são isolados paredes

, então o isolamento de argila expandida deve ser compactado com muito cuidado.
Paredes
a coisa mais difícil de isolar com argila expandida. Uma vez que suas propriedades de isolamento térmico são um pouco piores do que a de seu concorrente mais próximo, é necessário deixar cavidades de 20-40 cm de espessura, e isso é uma carga significativa nas paredes de suporte de carga, então uma fundação adicional terá que ser feita do lado de fora . A complexidade da tecnologia e o custo de todas as manipulações adicionais praticamente anula a eficiência do isolamento de argila expandida, portanto, para casas de madeira é melhor considerar outra opção para isolamento de parede.

Isolamento solto

A principal vantagem das paredes com estrutura de madeira sobre paredes de toras é que elas requerem menos madeira para serem produzidas. As casas de madeira são sempre quentes, com bom isolamento acústico e, o mais importante, são fáceis de construir.

O melhor isolamento: 4 características

Normalmente, a vermiculita é usada para isolar as paredes e o piso de uma casa de madeira. O material se diferencia pela sua neutralidade química e segurança. O isolamento é produzido em vários estados: placas, pó, pasta grossa.

A espessura do isolamento em forma de laje pode variar de 20 mm a 60 mm. Os poços podem ser cortados com segurança nas peças necessárias usando uma faca de construção comum.

Dentre as vantagens da vermiculita, vale destacar o preço baixo e a longa vida útil.

Uma pessoa pode isolar uma casa com vermiculita. A condutividade térmica da vermiculita excede significativamente a condutividade térmica do concreto térmico. O material possui propriedades de isolamento térmico devido à sua alta densidade.

Características da vermiculita:

  • Alto grau de resistência;
  • Alta densidade da estrutura interna;
  • Facilidade de instalação;
  • Alta resistência à umidade.

Na produção de isolantes térmicos, é utilizada uma tecnologia especial, que pressupõe a presença de cavidades com circuitos fechados. Essa estrutura torna o material bastante resistente à umidade durante todo o período operacional. A vermiculita, destinada ao isolamento de pisos, paredes e tetos, tem um custo bastante elevado.

Características de isolamento com lã mineral

Embora o material não seja à prova de vapor, é frequentemente usado para isolamento de interiores faça você mesmo. Entre as vantagens da lã mineral:

  • baixo coeficiente de condutividade térmica - 0,04-0,45;
  • não suporta combustão;
  • as placas de lã basalto são fáceis de instalar;
  • custo acessível;
  • excelente isolamento acústico.

O isolamento pode ser instalado em instalações residenciais e não residenciais, para as quais a lã de vidro mais barata é adequada. É à prova de fogo, geada, roedor e resistente ao mofo. As desvantagens do material de isolamento térmico são a alta higroscopicidade e a permeabilidade ao vapor. A lã mineral é usada para isolamento DIY de paredes de tijolo e concreto, mas não é recomendada para casas de madeira.

Isolamento solto

A instalação do isolamento térmico é realizada utilizando a seguinte tecnologia:

  1. A superfície da parede é coberta por uma camada de impregnação antifúngica.
  2. Com a ajuda de um nível de laser, uma linha de fixação do perfil inicial é traçada ao longo de todo o perímetro da futura estrutura.
  3. Uma lâmina impermeabilizante é colocada na parede e fixada no chão e no teto.
  4. O perfil de guia é fixado de acordo com as marcações feitas. Após sua fixação, são marcados os locais dos postes verticais e cabides. O degrau do perfil da parede do CD é de 60 cm, o que permite que uma folha de drywall de 120 cm se sobreponha a duas células e reduza o número de juntas.
  5. Para isolar a superfície vertical, é usada lã mineral nas placas. Esse material facilita a instalação e não encolhe com o tempo. As placas devem se encaixar firmemente nas seções designadas, mas não amassar, caso contrário, suas características se deteriorarão.
  6. Um filme de barreira de vapor é montado no topo do isolamento. Recomenda-se o uso de penofol - espuma de polietileno espumada. A camada reflexiva protege a sala da perda de calor e evita que o vapor penetre na lã mineral. Uma camada de papel alumínio é direcionada para a sala, as juntas das telas são coladas com fita especial.
  7. A instalação de placas de drywall completa o isolamento térmico. Eles são fixados ao perfil galvanizado com parafusos auto-roscantes.

A vida útil do isolamento é de até 10 anos. Ao instalar a lã mineral, é imperativo proteger a pele, os olhos e o sistema respiratório de pequenas fibras.

O isolamento das paredes por dentro é realizado em casos excepcionais

É importante utilizar um material com características adequadas e selar cuidadosamente a parede com uma película de barreira de vapor. Para não violar a integridade do acabamento, não é recomendável instalar tomadas e interruptores.

Processo de preenchimento e seus recursos

Tabela de espessura para condições de temperatura:

Isolamento solto

Recomendações

Para preenchimento, existem as seguintes recomendações.Em primeiro lugar, o material a granel assenta com o tempo, por isso precisa ser bem compactado. É aconselhável usar escória de caldeira e argila expandida em regiões onde as temperaturas não caem abaixo de -20 ° C no inverno. O isolamento de telhados inclinados com argila expandida e compostos semelhantes é realizado no exterior, após colocação da barreira de vapor. Ao longo da inclinação entre as vigas, batentes transversais são instalados - eles distribuem uniformemente o isolamento.

Isolamento solto

Após assentar no chão ou na cave, é bem compactado para evitar encolhimento e deformação do acabamento. O único problema é a entrada de umidade, o isolamento frouxo é bastante higroscópico. Em banhos e saunas, e, aliás, em todos os lugares, a camada de isolamento deve ter barreira hídrica e de vapor de alta qualidade. É necessário garantir que não haja rachaduras na decoração e que o material a granel não saia por elas. Vale lembrar também que a argila expandida é bastante pesada. É necessário garantir que com sua massa não rompa divisórias ou paredes muito fracas.

Escopo do isolamento de aterro

Como o material em questão é leve e quase não torna a estrutura mais pesada, costuma ser usado para revestir um telhado inclinado. Também encontra aplicação no isolamento de áreas de casas:

  • pisos do sótão;
  • sótão;
  • estruturas de moldura (paredes);
  • chão, fundação;
  • divisórias horizontais entre pisos;
  • paredes de tijolo.

A combinação ideal, preço, qualidade, bem como a combinação de leveza com isolamento térmico confiável contribuíram para o crescimento da demanda pelo considerado isolamento de aterramento. Se a casa precisa de uma boa proteção contra o frio e há pouco tempo para o trabalho, argila expandida, perlita, vermiculita e ecowool atuarão como excelentes auxiliares na execução dos planos.

https://youtube.com/watch?v=YmB-_dss9ow

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores