Concreto e poliestireno: características e métodos de compartilhamento


Polyfoam e seus recursos

Polyfoam é uma classe de materiais que são plásticos espumosos (celulares) (plásticos preenchidos com gás). Uma vez que a maior parte da espuma é gás, a densidade da espuma é significativamente menor do que a densidade de sua matéria-prima (polímero). Isso determina as propriedades de isolamento térmico relativamente altas (fluxos de convecção são praticamente impossíveis em uma única célula) e de isolamento acústico (partições finas e relativamente elásticas das células - um mau condutor de vibrações sonoras) dos materiais desta classe.


As espumas foram obtidas a partir de quase todos os plásticos (polímeros) mais utilizados, portanto os materiais mais famosos dessa classe são: espumas de poliuretano, espumas de PVC, fenol-formaldeído, espumas de uréia-formaldeído e espuma de poliestireno.

Dependendo da composição da matéria-prima e da tecnologia de seu processamento, é possível produzir poliestireno de diferentes densidades, resistência mecânica, resistência a diversos tipos de impacto. Esses fatores determinam a escolha de um tipo específico de espuma para uso em certas condições e propósitos.

Em condições domésticas, uma pessoa geralmente encontra um tipo de espuma como o poliestireno expandido sem pressão (foi inventado pela BASF em 1951). Os grânulos de isopor (PSV / EPS) são produzidos pela polimerização do estireno com a adição simultânea de um agente formador de poros (pentano). Polyfoam PSB-S (poliestireno expandido, isopor) é um material isolante de calor bem conhecido, 98% consistindo de gás encerrado em células microscópicas de poliestireno de parede fina. Contente

Custo de cofragem e preços médios de mercado

AparênciaNomeDimensões, mm.Espessura do isolamento térmico, mm.Preço (por m²)
Série 25 (uma peça)
Bloco da parede principalComprimento - 1250 Largura - 250 Altura - 250interno - 50 externo - 50De 490 esfregar.
Bloco final da paredeA partir de 500 rublos.
Bloco de parede de canto (esquerda / direita)Comprimento - 700/450 Largura - 250 Altura - 250A partir de 500 rublos.
Bloco giratório de paredeComprimento - 700 Largura - 250 Altura - 250A partir de 500 rublos.
Série 30 (uma peça)
Bloco da parede principalComprimento - 1250 Largura - 300 Altura - 250interno - 50 externo - 100De 560 esfregar.
Bloco final da paredeDe 570 esfregar.
Bloco de parede de canto (esquerda / direita)Comprimento - 1250/500 Largura - 300De 570 esfregar.

valor comparativo

Custo comparativo para 1 m2

Vamos considerá-lo em mais detalhes usando o exemplo de fabricantes populares. Primeiro, vamos descobrir: o que explica esse baixo custo? Em primeiro lugar, o processo de produção não está associado a custos especiais, pelo que o preço pode subir ligeiramente apenas devido ao aumento da procura numa determinada região do país.

Assim, produz uma ampla gama de blocos de poliestireno expandido com os seguintes preços:

  • blocos retos - a partir de 490 rublos;
  • blocos retos de 5 cm de espessura - cerca de 800 rublos;
  • Produtos de canto de 10 cm - a mesma quantidade;
  • jumpers e todos os tipos de plugues - algo em torno de 25 rublos.

Observação! Estes são os preços de Moscou. Se tomarmos, por exemplo, Blagoveshchensk, esses blocos geralmente custarão cerca de 300-350 rublos cada.

A cofragem fixa de poliestireno expandido é frequentemente construída a partir de blocos produzidos pela Samara. O custo de seus produtos começa em 780 rublos; Os produtos se distinguem não apenas pela alta qualidade, mas também pela combinação ideal de espuma e plástico.

Os blocos mais caros são produtos da Technoblok, revestidos com pedra artificial.Eles custam cerca de 1.800 a 2.500 rublos por quadrado. Seja como for, os custos ainda serão menores do que se qualquer outro material de construção fosse usado.

Termoblocos de espuma

Até o momento, a maneira mais eficaz e rápida de construir sua própria casa com o mínimo de esforço e dinheiro é usar termoblocos de espuma.


Trabalhar com esse tipo de material não é um grande problema, pelo contrário, é até um prazer. Como esses blocos são leves, não é fisicamente difícil trabalhar com eles. Mas também há uma desvantagem na tecnologia, esses blocos devem ser concretados, o que é um processo muito trabalhoso. Mas as primeiras coisas primeiro.

Não vou entrar em detalhes de que é necessário quebrar corretamente o local e as diagonais para a futura casa, bem como cavar e despejar concreto em uma base sólida. Considere a construção desses blocos

O bloco tem dimensões de 1000x300x300 no seu interior é oco com reforços transversais. A espessura da parede do bloco é de 50 mm, também é necessário adquirir tampas no kit para destacar as inclinações das portas e janelas. O desenho também inclui ranhuras especiais localizadas na parte superior e inferior do bloco, representando a chamada papai mamãe, que se encaixam perfeitamente entre si, o que permite obter uma superfície de parede perfeitamente lisa. Além disso, essas ranhuras impedem o fluxo de concreto líquido através das lacunas entre os blocos. A instalação dos blocos é realizada da seguinte forma

Em um zero bem representado - o porão é instalado duas fileiras de blocos (é através dessa distância que o concreto deve ser derramado, caso contrário, a parede pode se mover), também é importante determinar corretamente o número de blocos em um ou outro parede para que caibam no curativo e, ao mesmo tempo, são ligeiramente ultrapassados. Após a colocação da primeira fila de blocos, é aconselhável puxá-los uns contra os outros com um fio de tricô para dar-lhes maior rigidez e protegê-los da formação de fissuras. Em seguida, com um punção, fazemos furos na fundação na posição inferior, perpendicular à fundação, direto no bloco, com 100 mm de profundidade. Reforço de 1200 mm de comprimento é martelado nestes orifícios a uma distância de 2 - 3 metros um do outro, a propósito, isto deve ser feito nos cantos do edifício. Em seguida, a segunda fila de blocos é exposta, colocando-os nos encaixes e, ao mesmo tempo, prendendo-os uns aos outros com arame. O resultado são duas fileiras de blocos com reforço saindo deles. Toda essa estrutura é concretada com concreto. A cada duas carreiras é necessário assentar a armadura plana ao longo do perímetro, fixando-a entre si. Depois que o concreto endurece na armadura que se projeta verticalmente, outro lote de hastes do mesmo comprimento (1200 mm) é preso com a ajuda de um arame. Os blocos com curativo são colocados novamente e o procedimento é repetido. Assim, são retiradas as paredes da altura exigida, tive que ver edifícios de três pisos construídos desta forma.

Quais são as proporções de lascas de espuma com cimento

A betonagem da betonilha sobrecarrega as lajes do tecto. Isso é muito ruim, então, para reduzi-lo significativamente, você precisa adicionar migalhas de espuma à mistura de cimento. Um aspecto importante é aumentar o isolamento térmico e acústico ao mesmo tempo.

Prós e contras dos blocos de concreto de poliestireno expandido

Antes de adicionar o miolo ao cimento, deve-se tratá-lo com uma solução especial.

Você pode usar esta migalha:

  • triturado, obtido por trituração de pedaços de espuma;
  • primário, especialmente fabricado para uso em argamassas.

O primeiro tipo tem um custo mais barato que o segundo.

Qual é a proporção de cimento fragmentado de espuma para argamassa de concreto? É muito simples:

  • de 4 a 5 baldes de pequenas migalhas de espuma;
  • 1 parte de cimento grau M 500;
  • 2 partes de areia grossa;
  • 1 parte de água.

Use um misturador de concreto para misturar todos os componentes.Não levará mais de 5 minutos e o resultado será uma mistura ligeiramente seca, em vez de se parecer com trigo sarraceno na aparência.

Betão com migalhas - pontos negativos

Como já foi mencionado, a mistura de uma solução com um filler leve (migalhas de espuma) apresenta um alto nível de isolamento acústico e térmico. Além disso, este material não é poroso e não absorve umidade.

Mas as bolas de espuma, interagindo com argamassa de cimento e areia, não diferem em durabilidade. A ação do oxigênio causa sua destruição. Eles entrarão em colapso completamente em cerca de 20 anos.

É por isso que o concreto com a presença de migalhas de espuma deve ser rebocado. Além disso, materiais como o poliestireno não diferem em termos de inocuidade absoluta. Como as bolas de espuma em cooperação com areia e cimento se tornam não combustíveis, quando aquecidas, elas simplesmente derretem e liberam gás tóxico.

Instruções para a preparação de concreto com migalhas de espuma

Primeiro, você precisa carregar areia e cimento no misturador de concreto. Depois disso, preencha a migalha. Nesta fase, deve-se misturar os componentes e só depois adicionar água. As proporções de migalhas de espuma com cimento devem ser levadas em consideração para que posteriormente a mistura não se esfarele. Após misturar todos os componentes, adicione água e deixe a solução homogênea.

O produto acabado terá as seguintes características que o distinguem positivamente do concreto puro:

  • Condução de calor diminuída;
  • Peso leve, com capacidade de reduzir a carga na fundação;
  • Melhorar o isolamento acústico;
  • Redução significativa de custos.

Mas, apesar de todas as vantagens, a força deste produto claramente não é suficiente. Para que esse indicador seja normal, é necessário manter a proporção de migalhas de espuma e outros componentes.

Fundação

A fundação é a parte mais importante do edifício. Esta é a base da sua casa. Deve ser executado de forma correta e eficiente de forma a evitar muitas dificuldades e problemas que possam surgir tanto durante a fase de construção como durante o funcionamento do edifício. O tipo de fundação é determinado de acordo com as recomendações dos levantamentos geodésicos no “spot” do edifício, bem como tendo em consideração as especificidades do projecto e do desenvolvimento do projectista.

A profundidade da fundação deve atingir a profundidade de congelamento do solo nesta região, para a região de Kiev esse número é de 100-120 cm.

Antes de lançar o concreto, é necessário preencher toda a área sob a fundação com uma camada intermediária de areia de rio e brita, de acordo com a solução do projeto. Isso é feito para drenar a água da chuva sob a fundação. Há também uma série de operações necessárias para estabelecer a base corretamente, mas não as descreveremos em detalhes, pois são semelhantes às técnicas de construção tradicionais.

A única diferença importante é que a parede feita de termoblocos (se a compararmos com uma parede de tijolo de 2 tijolos) não tem 50 cm de espessura, mas 25 e pesa não 980 kg, mas 360 kg, respectivamente, a fundação pode ser muito mais fina . Para a parede do Thermohouse, basta que a fundação tenha 30 cm de espessura, e não 60 cm, como seria em uma casa de alvenaria. Isso é suficiente para suportar a carga necessária, além de uma economia considerável em materiais e terraplenagem. Antes de erguer as paredes, é necessário nivelar a fundação com argamassa e impermeabilizar toda a área.

Benefícios

Devido à sua "estratificação", qualquer bloco múltiplo tem uma série de vantagens sobre qualquer material de construção tradicional. Primeiro, força. Todas as camadas do multibloco são unidas não apenas com soluções de colagem, mas também com barras de reforço fortes. Assim, alta resistência e durabilidade da estrutura multicamadas são alcançadas.

Blocos de espuma dentro do título

Em segundo lugar, leveza.Já foi notado acima que devido à composição especial da peça de suporte, o bloco multicamadas tem um peso muito menor em comparação com os materiais tradicionais. Conseqüentemente, suas dimensões serão pequenas. Um edifício moderno, construído com blocos multicamadas, tem uma espessura das paredes exteriores da ordem de 3-3,5 cm, pelo que tal estrutura não requer a escavação de uma fundação profunda e fortificada.

Em terceiro lugar, isolamento térmico. Os materiais modernos de retenção de calor permitem que a estrutura tenha altas características de isolamento. Para efeito de comparação, a espessura de um isolamento comum, colocado nas paredes acabadas da casa, será de pelo menos 2 a 4 cm. A espessura de toda a parede, feita de blocos de construção multicamadas, será de apenas 3,5 cm. tal sala será tão quente e confortável quanto em edifícios padrão com isolamento térmico.

Isolamento e resistência à umidade

Os materiais modernos de isolamento térmico são sensíveis ao vapor e à umidade. O contato constante com um ambiente úmido destrói gradativamente a camada isolante e reduz seu desempenho. Em multiblocos, a camada é protegida de forma confiável pelo revestimento. A camada externa é projetada de forma que o isolamento térmico retenha suas propriedades por muitos anos.

Blocos de espuma dentro do título

Eles também são resistentes à corrosão, mofo e bolor. O design três em um consiste em substâncias quimicamente inertes que interagem fracamente com ambientes agressivos.

Além disso, as propriedades especiais das matérias-primas que compõem o bloco de construção tornam o ambiente dentro dele inadequado para a reprodução de microrganismos.

Clima e conveniência

Os edifícios erguidos com blocos multicamadas servirão por muitos anos, mesmo nas condições climáticas mais difíceis. Os blocos de concreto mantêm suas características de desempenho em uma ampla faixa de temperatura, e tecnologias especiais para criar uma camada de revestimento os tornam resistentes a vários danos mecânicos.

Paredes da casa térmica

Depois de concluídas todas as obras de fundação, pode-se proceder à construção das paredes da casa termal. Um ponto importante é que no primeiro dia, apenas uma fileira de blocos de fôrma fixos (termoblocos) é instalada ao longo de todo o perímetro da fundação, ou seja, 25 cm de altura. Em seguida, você deve medir cuidadosamente as distâncias (comprimento das paredes, diagonais, cantos) da linha exposta. Com a ajuda de um nível, é necessário certificar-se de que todos os blocos de fôrma estão alinhados verticalmente e horizontalmente. Isso é necessário para que durante a construção posterior a parede não conduza para o lado e não haja desvios do projeto.

Antes de despejar o concreto, é necessário colocar canos de esgoto e ventilação e reforçar a parede. O reforço não deve ser retirado da fundação, pois isso quebrará a impermeabilização entre a fundação e a parede da casa. Uma gaiola de reforço é colocada ao longo do perímetro de todo o edifício na primeira fila de termoblocos. É composto por 4 hastes de reforço interligadas (a distância entre as hastes é de 10 cm). A mesma moldura deve ser colocada em cada canto do edifício da casa térmica, nos locais das aberturas das janelas e portas e na última fila de blocos à frente do painel do pavimento (por vezes nas duas últimas filas). O reforço é feito com base em um projeto e é bastante difícil dar uma resposta monossilábica sobre como exatamente esse processo ocorre. O diâmetro da armadura e o escalão da armadura (vertical e horizontal) são calculados pelo projectista e dependem do número de pisos da casa e das cargas nas paredes. Depois que todo o trabalho preparatório foi feito, o concreto pode ser derramado. O concreto deve ser despejado até o nível da borda superior da verga do termobloco. Até que o concreto esteja totalmente congelado, é necessário verificar novamente se os blocos estão posicionados horizontal e verticalmente e, se necessário, corrigi-los.Após a concretagem da primeira fila de blocos de fôrma permanentes, toda a estrutura deve ser deixada até o dia seguinte para que o concreto ganhe resistência suficiente para a construção posterior.

No dia seguinte, pode erguer mais 4 filas de termoblocos (altura 1 m) e assim sucessivamente nos dias seguintes, até ao momento em que necessitar de deitar o painel de chão. Antes de cobrir um piso com um painel de piso, a parede deve ficar em pé por 12 dias para atingir a resistência necessária.

Bloco de calor - características, recursos, escopo

O bloco de eficiência térmica, ou bloco de calor para abreviar, consiste em três camadas:

  • Estrutural (rolamento) - bloco poroso de concreto de argila expandida com densidade de 1300-1500 kg / mᶟ.
  • Isolamento térmico - poliestireno expandido (PPS) ou espuma de poliestireno extrudido (EPS), 150-200 mm de espessura.
  • Revestimento (decorativo) - um bloco fino de concreto ou concreto de argila expandida (em média 50 mm), caracterizado pelo aumento da densidade, resistência e resistência ao gelo; a superfície imita tijolo figurado ou liso, pedra natural.

Blocos de espuma dentro do título

Os blocos de calor são produzidos por dois métodos - vibrocast ou vibrocompressão:

  • Fundição por vibração - um inserto de isolamento é instalado na matriz, a solução líquida é vertida no molde e o processamento é realizado em uma mesa vibratória até que o bloco esteja completamente compactado.
  • Vibrocompressão - a solução na forma de prensa vibratória com liner instalado é vazada semi-seca, o bloco é simultaneamente exposto à vibração e pressão.

Os blocos produzidos pelo método de vibrocompressão são colocados em uma câmara térmica para acabamento após a moldagem, os vibrados secam naturalmente.

As camadas são conectadas entre si não apenas devido à adesão - os fabricantes usam ligações especiais, pode ser metal-plástico, fibra de vidro ou hastes de basalto. Os blocos térmicos também são produzidos com vazios adicionais na camada estrutural, o reforço é instalado neles durante o processo de alvenaria e a solução é derramada.

A camada de revestimento pode ser da cor cinza original ou multicolorida; quase todas as tonalidades podem ser encomendadas da fábrica.

As principais vantagens dos blocos são a condutividade térmica mínima, devido à qual uma parede com espessura de 30-40 cm não necessita de isolamento adicional, e a presença de uma camada de acabamento. A fachada torna-se imediatamente decorativa e não requer revestimento, gesso ou vários biombos. Além disso, a parte de sustentação do bloco de concreto leve reduz significativamente o peso da estrutura, possibilitando dispensar a fundação em faixa. Quanto à velocidade de construção, também atribuída às vantagens do material, é inerente a outras categorias de blocos e em maior medida depende da habilidade dos performers. O mesmo pode ser dito sobre o consumo mínimo da solução - uma costura fina é típica para concreto de madeira, silicato de gás ou cerâmica quente, mas se será possível fazê-lo desta forma depende do master e da geometria dos blocos.

Paredes

Depois que todo o trabalho de fundação estiver concluído, você pode começar a construir as paredes. Um ponto importante é o fato de que no primeiro dia apenas uma fileira de termoblocos é instalada ao longo do perímetro da fundação, ou seja, 25 cm de altura (foto 1).


Em seguida, você deve medir cuidadosamente as distâncias (comprimento das paredes, diagonais, cantos) da linha exposta. Usando o nível, você precisa se certificar de que todos os blocos estão alinhados, tanto vertical quanto horizontalmente. Isso é necessário para que durante a construção posterior a parede não conduza para o lado e não haja desvios do projeto. Durante a instalação da primeira fila, forma-se a arquitetura de todo o piso, portanto é importante levar em consideração nos lugares certos as inclinações das aberturas de portas e janelas, a junção das paredes internas, instalar esgoto e tubos de ventilação no interior os termoblocos (se fornecidos pelo projeto), bem como os acessórios de assentamento.

Não recomendamos o uso de equipamento de soldagem ao instalar conexões, pois isso é inaceitável em construções monolíticas.

As paredes devem ser reforçadas com base em cálculos de projeto, levando em consideração as cargas que afetarão a parede, portanto, apenas um projetista participante do desenvolvimento do projeto, ou um especialista da Valkyria LLC pode dar uma resposta inequívoca sobre o que passo de reforço será, e o diâmetro do reforço. Apresentaremos apenas o princípio do reforço de parede. Uma gaiola de reforço é colocada horizontalmente ao longo do perímetro de todo o edifício na primeira fila de blocos. É composto por 4 hastes de reforço interligadas (a distância entre as hastes é de 10 cm). A mesma moldura, apenas na vertical, deve ser colocada em todos os cantos do edifício, nos locais das aberturas das janelas e portas e na última fila de blocos, antes da colocação do painel do pavimento (por vezes nas duas últimas filas). Depois de concluir todas as operações acima, você pode iniciar a concretagem.

O concreto deve ser despejado até o nível da borda superior da verga do termobloco. Até que o concreto esteja completamente endurecido, é necessário verificar novamente se os blocos estão alinhados horizontal e verticalmente e, se necessário, corrigi-los. Depois que o concreto for despejado na primeira fileira de blocos, a estrutura deve ser deixada até o dia seguinte para que o concreto ganhe resistência suficiente para a construção posterior.

No segundo dia, você pode colocar mais 4-6 linhas de termoblocos (altura 1-1,5 m) e despejar concreto. Muitas vezes, na construção individual (se dois ou três trabalhadores estão envolvidos) na fabricação de concreto diretamente no local da construção, os trabalhadores não têm tempo para preparar a quantidade necessária de concreto e colocar 2-3 fileiras de blocos (50-75 cm ) por dia, o que não é uma violação da tecnologia de construção. Só que a velocidade de construção das paredes diminuirá um pouco.

"Thermodom" não é uma definição de um romance de ficção científica. Claro, parece um pouco incompreensível e intrigante. Mas se você olhar para ele, tudo é extremamente simples. Blocos de espuma para construção são usados ​​para construção tais casas de blocos de poliestireno expandido... Este método de construção é denominado método de fôrma permanente. Neste artigo, veremos a tecnologia de construção de uma casa térmica. Em primeiro lugar, vamos falar sobre os próprios blocos. Os blocos são "caixas" ocas de poliestireno: 95 cm de comprimento, 25 cm de largura e 25 cm de altura para um bloco de parede. As dimensões do móvel de parede são 95x13x25 cm.

Esses blocos são produzidos (ver vídeo produção de blocos de espuma de poliestireno) de poliestireno expandido pela produção de transportadores industriais. Uma linha de produção pode produzir cerca de 120 blocos por turno.

Vantagens dos blocos de espuma de poliestireno

* Os blocos não são higroscópicos - ou seja, não absorvem umidade, são resistentes até mesmo à exposição direta e prolongada à umidade. * Os blocos são excelentes isoladores de ruído. * Camada dupla - externa e externa - de espuma oferece excelente isolamento térmico. * Bloqueia a "respiração", ou seja eles lentamente deixam o ar passar. Isso os torna resistentes a doenças fúngicas e apodrecimento. * Os blocos são leves, leves. * Os blocos são convenientes e fáceis de montar e manusear.

Desvantagens dos blocos de espuma de poliestireno

* Os blocos não resistem a altas temperaturas. A temperatura limite é 90 ° C. * Os blocos são perigosos para o fogo. São necessárias medidas adicionais de segurança contra incêndio. * Os blocos são fáceis de danificar. Apesar da aparente resistência, o bloco é fácil de perfurar, mesmo com o dedo. É necessário aplicar massa nas paredes.

Além disso, alguns argumentam que o poliestireno expandido, como qualquer "química", não é ecologicamente correto e até mesmo prejudicial. Não posso refutar categoricamente esse fato. Existem vários requisitos, GOST e normas, incluindo os blocos de espuma de poliestireno sanitários em conformidade total com eles. Mas às vezes é difícil convencer uma pessoa de algo que parece óbvio. O fator psicológico está em ação aqui.Embora o poliestireno seja amplamente utilizado há muito tempo para decoração de interiores e isolamento de edifícios.

O custo do bloco de espuma de poliestireno cerca de 4-5 USD Em princípio, este é um preço normal. Para efeito de comparação, você pode calcular os custos totais de construção, por exemplo, de tijolos. O Thermodom oferece uma parede acabada, tanto dentro quanto fora da casa. Na decoração, você pode usar quase qualquer material: massa, gesso, papel de parede, tinta, revestimento, etc. Em uma casa de alvenaria, será necessário rebocar e massajar pelo menos as paredes internas, e até isolar as superfícies com a mesma espuma, o que sairá ainda mais caro.

Assim, não deve ter medo do preço elevado, pois já inclui paredes isoladas prontas e acabadas. É lucrativo? Acho que sim!

No momento, GOST permite a construção de casas térmicas de até 15 metros de altura, que já possui de 4 a 5 andares.

Como construir uma casa térmica Ferramentas e materiais:


* blocos de poliestireno expandido * reforço 12 * fio de amarração * misturador de concreto * areia * cimento * pedra triturada

Cimento de grau 600 pronto para uso pode ser usado se desejado.

* Construção de blocos de poliestireno expandido é muito semelhante à montagem de um construtor - você monta blocos em paredes, unindo-os ranhura em ranhura e deslocando-os horizontalmente e verticalmente com reforço. * Depois de dirigir 4-5 linhas, despeje concreto líquido, batendo nas laterais dos blocos com a palma da mão (isso tornará o concreto mais denso). * Em seguida, reúna mais 4-5 linhas e repita o processo.

Claro, o número de linhas é ditado pelas dimensões gerais do edifício. Se o edifício for pequeno, 4 a 5 fileiras ao redor não levarão muito tempo para encher e, se o prédio tiver muitas paredes e paredes de suporte, o número próximo a ele para enchimento será reduzido. Aqui você deve praticar, calcular sua resistência, quanto você despeja de cada vez, quanto concreto.

A instalação de abastecimento de água, esgoto, fiação elétrica e outros sistemas é realizada com a instalação de tubos de água e esgoto e mangueiras corrugadas para a fiação diretamente nas paredes do edifício.

Como eu construí uma casa com blocos de calor

Um dos artesãos de nosso portal com o apelido de Skazochnik14 postou uma descrição detalhada da construção de uma casa a partir de um bloco de calor e seus sentimentos a partir de sua operação no tópico de mesmo nome.

A princípio não sabia do que construir uma casa, mas por acaso vi uma casa feita de blocos térmicos, gostei do material. Dirigi até aquele canteiro de obras, perguntei e decidi construir uma casa com um bloco de aquecimento. Em primeiro lugar - a casa deve ficar muito quente, em segundo lugar, economia no acabamento do trabalho externo, o bloco de aquecimento já está lindamente revestido, em terceiro lugar - economia no trabalho de isolamento e pintura de fachadas.

Na produção, os cálculos foram feitos com base no projeto, o artesão encomendou parede, blocos de esquina e quartos, escolheu uma cor, para o porão - lajes de concreto com textura de blocos, com fixação por buchas. O prazo prometido era de um mês, na verdade não cumpriram nem dois, os blocos em vez de outubro ficaram prontos apenas em maio. Dos profissionais - sem problemas de armazenamento, cem mil penalidades e frete grátis. Dos pontos negativos - as partes diferentes diferiam na tonalidade do revestimento, a gama era a mesma, mas a saturação era diferente, tive que resolver esse problema durante o processo de assentamento. Para economizar dinheiro adicional, no inverno compramos toda a madeira (tábua 150 × 150 e polegada).

Fundação - fita isolante de 1 metro de profundidade com leito de areia compactado e almofada de brita, isolamento com placas PSB. No final da temporada de construção, eles colocaram uma base de concreto de argila expandida e partiram para o inverno.

Caixa - as paredes começaram a ser erguidas em maio, uma vez que a fundação não era inicialmente amarrada ao material da parede, a espessura da costura nas diferentes paredes era de 5 a 10 mm. Isso levou a dificuldades com a mistura de alvenaria - a cola comprada para espuma de concreto não foi projetada para tais flutuações, então eles começaram a misturá-la com cimento, e as costuras também foram espumadas com espuma de poliuretano. A adição de cimento mostrou-se como eflorescência na alvenaria.

Blocos de espuma dentro do título

Cada vez com mais frequência, os residentes do setor privado se deparam com a pergunta: qual a melhor forma de isolar suas casas? Eles sabem por experiência própria quão úmido e desconfortável em uma sala fria.

Tradicionalmente, durante a construção e isolamento térmico de edifícios, o isolamento era realizado em três etapas:

  • uma parede capital foi erguida;
  • isolamento foi instalado;
  • o acabamento externo foi executado.

Era importante escolher as características corretas da composição de proteção térmica. Uma atitude frívola para resolver este problema levou a perdas de calor significativas e, consequentemente, ao aumento do custo de aquecimento da casa. Para os desenvolvedores, esse foi um problema sério, que foi resolvido com materiais modernos - blocos com revestimento e isolamento. Eles combinam harmoniosamente uma matriz de energia, junta de isolamento térmico e acabamento decorativo. Mais recentemente, os construtores sonharam com esse produto, mas hoje o sonho se tornou realidade.

Você gostaria de saber em detalhes o que são compósitos folheados? Considere a estrutura, as características, as propriedades e o escopo deste promissor composto de construção.

Blocos de espuma dentro do título

Os fabricantes oferecem novos materiais que simplificam o processo de construção de uma casa isolada

Tecnologia de construção de casas térmicas

Tecnologia construtiva "Termodom" é a tecnologia das chamadas "fôrmas fixas", que significa: a construção das paredes de uma casa construída com blocos de poliestireno expandido de alta qualidade, o espaço interno dos blocos é preenchido com concreto e reforçado. Assim, obtém-se uma parede de concreto muito resistente, reforçada verticalmente e horizontalmente, e isolada em ambas as faces, resultando em um efeito "térmico". Isso, por sua vez, permite reduzir significativamente o custo de aquecimento e resfriamento do espaço interno da casa. As paredes da casa, projetadas e feitas com a tecnologia Termodom, são muito mais resistentes do que paredes de tijolos de 38 cm de espessura. O custo de instalação de tetos entre pisos em paredes erguidas com tecnologia termodom é muito menor do que o custo de instalação de tetos semelhantes nas paredes erigido de qualquer outro material. O custo de construção de uma caixa térmica é um terço mais barato do que construir uma caixa de tijolos. A tecnologia de construção especialmente desenvolvida e a construção da fundação sob as paredes usando a tecnologia termodom permite reduzir o custo de construção da fundação, porões e porões.

Transferência de calor e falta de sazonalidade na construção.

A tecnologia de construção "Termodom" (termodom) é universal e adequada para quase todas as zonas climáticas e não depende da estação do ano. A construção de uma casa térmica é possível tanto no inverno quanto no verão, e a temperatura do ambiente externo não afetará nem o aspecto nem a durabilidade das paredes. É fresco dentro de casa, construído de acordo com a tecnologia "Termodom", e quente no tempo frio. Ou seja, independentemente do clima e da estação do ano, essa casa é sempre um lar aconchegante e confortável. O poliestireno expandido é um excelente isolante térmico. No inverno, faz sentido iniciar o aquecimento com uma casa térmica a uma temperatura de -2 ° C ou -3 ° C, e em climas mais quentes, o calor emitido pelos eletrodomésticos será suficiente para manter uma temperatura confortável. Thermodom (termodom) no inverno não esfria tão rapidamente quanto um prédio de tijolos e armazena perfeitamente o calor.

Resistência estrutural e número de andares de edifícios.


Recentemente, cada vez com mais frequência, os clientes preferem a construção de uma cabana privada com termoblocos, mas, em princípio, a tecnologia Termodom também é adequada para projetos de prédios de apartamentos de até nove andares de altura, bem como para creches, hospitais, escolas, técnicos salas, oficinas, prédios de escritórios, etc. Quanto à resistência, um prego cravado em uma parede de espuma de poliestireno e plantado com um tarugo pode suportar uma carga de cerca de 70 kg. As próprias paredes são muito mais finas, mais leves e, ao mesmo tempo, duráveis ​​e quentes.Pela norma, a casa térmica funciona por mais de 120 anos, mas na prática, se a construção for feita estritamente de acordo com a tecnologia, o prazo de 120 anos está longe do limite. A construção turnkey do Thermohouse é usada há muito tempo no mundo e se espalhou pela Europa, EUA e Canadá.

Aeração e resistência a microrganismos.

As paredes de poliestireno expandido de casas e chalés construídas de acordo com a tecnologia "Turnkey Thermodom" não só "respiram", mas ao mesmo tempo são resistentes à umidade, o que aumenta suas propriedades de isolamento térmico. Muitos outros materiais acumulam umidade, o que leva gradativamente a uma diminuição em sua qualidade, o que requer um aumento nos custos de aquecimento e a manutenção de um clima interno confortável. Em primeiro lugar, o excesso de umidade afeta negativamente a saúde das pessoas e animais que vivem nessa casa, além disso, provoca o aumento do consumo de energia para aquecimento, que pode causar a formação de fungos e destruir gradativamente as paredes do prédio, principalmente em decorrência de diferenças de temperatura. Esses problemas não são terríveis para o poliestireno expandido, mesmo com alta umidade prolongada e quando a temperatura sobe para + 90 ° C. A composição química de tais blocos não contém absolutamente quaisquer elementos dos quais os fungos e outros microorganismos possam se alimentar.

Tempo de construção e facilidade de construção.

Do ponto de vista da engenharia, o peso de uma estrutura de bloco de espuma é muito menor do que o de um tijolo - cerca de três vezes. Portanto, você pode usar com total segurança uma estrutura de fundação leve e ficar feliz porque a construção dessa casa ou chalé levará muito menos tempo do que você esperava.

Construção de casa térmica: Poliestireno expandido.

O poliestireno expandido é um material leve preenchido com gás da classe dos plásticos espumosos à base de poliestireno, seus derivados (polimonoclorostireno, polidicloroestireno) ou copolímeros de estireno com acrilonitrila e butadieno. O método para a produção de poliestireno expandido foi obtido em 1928, e após 9 anos em 1937 sua produção industrial foi estabelecida. Desde então, o método de produção do poliestireno expandido sofreu uma série de mudanças devido às diferenças regionais nos conceitos de desenvolvimento da indústria química.

O poliestireno expandido é um material bastante comum e seu escopo não se limita apenas à construção de casas, chalés e outros objetos. O poliestireno expandido encontrou ampla aplicação na indústria - é a produção de material de embalagem para eletrodomésticos e elementos decorativos, embalagens para alimentos e talheres descartáveis, recipientes isolados para alimentos e elementos absorventes de energia na indústria automotiva.

O poliestireno expandido é usado onde o respeito ao meio ambiente e a inocuidade como material desempenham um papel importante. Independentemente da temperatura ambiente, o poliestireno expandido não emite substâncias nocivas à saúde, por isso mesmo hospitais e creches podem ser construídos com blocos de poliestireno expandido. Para a construção de habitações com a tecnologia "Termodom" é utilizada uma espuma especial de poliestireno dificilmente inflamável, que garante a sua total segurança contra incêndios.

Características negativas do poliestireno expandido

De acordo com seus parâmetros, o poliestireno expandido não é muito adequado para madeira, pois não respira, enquanto a madeira tem essa necessidade. Este material também é inaceitável para a instalação de telhados com sistemas de caibro de madeira. A superfície dos blocos pode ser destruída pelo sol e pelo calor. Porém, se se trata de paredes, então a base das placas de PPS pode ser recoberta com uma camada de gesso, que é aplicada sobre uma tela especial de aço, em alguns casos é utilizado o método de pintura tradicional.

Apesar de sua versatilidade, a espuma de poliestireno não é recomendada para isolamento interno.

Prós de poliestireno expandido

  • alta rigidez;
  • a capacidade de suportar cargas pesadas;
  • bom desempenho térmico;
  • não saturado com umidade;
  • resistência à geada;
  • longa vida útil.

Contras do poliestireno expandido

  • destruída pelo sol;
  • não recomendado para uso com isolamento interno;
  • não pode ser fixado em paredes de madeira.

Vamos resumir?

Todos os fatores acima o convencem da escolha correta desse material de parede. Como resultado, o desenvolvedor economiza não apenas durante a construção, mas também durante a operação da habitação.

Além disso, a variedade de texturas e cores dos blocos multicamadas permite implementar qualquer solução externa. Nem fogo, nem água, nem bioorganismos têm medo de tal estrutura. É verdadeiramente uma “casa do século XXI” porque: relativamente barato, eficiente em termos de calor, ambientalmente correto, durável, não inflamável.

Ligue-nos a qualquer momento e adquira blocos multicamadas ou encomende a construção de uma casa típica ao melhor preço. Escolha uma casa de campo ou casa de veraneio que seja adequada ao custo do catálogo e deixe que essa moradia seja o seu feliz ninho de família.

Os blocos de poliestireno expandido são resultado do esforço de cientistas da empresa química alemã BASF, que tentaram combinar várias propriedades e características em um único material.

Bloco de concreto de poliestireno D300

Blocos leves e quentes feitos de espuma de poliestireno para uso doméstico são usados ​​ativamente hoje em dia na construção moderna. Sugerimos que você se familiarize com as informações básicas sobre o material - suas características, tamanhos, prós e contras de uso - neste artigo.

Áreas de uso da estrutura

A cofragem fixa de poliestireno expandido no processo de construção é uma economia óbvia não só de tempo, mas também de custos de material. Via de regra, a economia na construção de edifícios com essa tecnologia é em média de 40%.

Observação! Isso se deve em grande parte ao fato de que o custo do poliestireno expandido como material de construção é bastante baixo. Além disso, as estruturas não removíveis feitas dela eliminam a necessidade de manipulações adicionais relacionadas ao reforço e isolamento térmico das paredes.

Se compararmos esta tecnologia com a alvenaria tradicional, o aspecto material da questão é muito importante. E depois de analisar os preços dos materiais de construção, fica claro que construir uma casa com formas fixas é mais econômico. Por exemplo, no ano passado, o custo de uma parede erguida com essa tecnologia custava ao desenvolvedor cerca de 1 mil rublos por metro quadrado. Para efeito de comparação: o custo de uma parede de tijolos de silicato era então algo em torno de 1,8 mil por metro quadrado. Paredes de concreto aeradas eram mais baratas, mas a espuma ainda é a opção mais lucrativa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores