Características e métodos de instalação de radiadores de aquecimento de painel

radiadores de aço

Os radiadores de aço são conhecidos por muitos desde os tempos soviéticos, quando aparelhos com nervuras são instalados em apartamentos com aquecimento central e que fornecem calor em um nível decente. Hoje, os aquecedores de aço não foram a lugar nenhum, pelo contrário, eles se desenvolveram e são usados ​​ativamente em sistemas de aquecimento. Vamos entender em detalhes.

Os principais tipos de radiadores

Radiadores de aço... Eles são usados ​​principalmente para aquecimento de edifícios residenciais. A aparência é bastante estética, o preço está acima da média, dissipação de calor decente é a razão pela qual eles escolhem radiadores de aço para casas particulares.

Radiadores bimetálicos... Eles são amplamente utilizados na indústria da construção. A relação qualidade-preço é aceitável. Uma característica distintiva é a utilização de um tubo de aço em uma caixa de alumínio. Pode ser utilizado em aquecimento central.

Radiadores de ferro fundido... O tipo mais antigo de radiadores de aquecimento. Sua forma é simples e rígida, a fachada é lisa e o design é restrito. Aquecem por muito tempo, mas são ideais para sistemas com aquecimento central. Eles são duráveis, baratos, duram cerca de 50 anos.

Radiadores de alumínio... Eles se destacam por sua bela aparência externa. No entanto, este tipo de radiador para aquecimento não é a melhor opção para utilização em espaços habitacionais onde existe um sistema de aquecimento central. Mas em uma sala com sistema de aquecimento autônomo, este tipo de radiador é considerado bastante famoso. Além de sua aparência externa elegante, eles se distinguem pela confiabilidade, bem como por uma longa vida útil - cerca de 25 anos.

Radiadores de cobre-alumínio... Eles têm alta dissipação de calor. Muitas vezes são instalados em apartamentos, escritórios e instalações semelhantes. Resistente à corrosão.

Opções de conexão


Opções de conexão do radiador

Existem várias opções de conexão, incluindo inferior, diagonal e lateral. Cada um deles tem características próprias, portanto, na hora de escolher, é preciso focar no tipo de sistema de aquecimento, na área da sala, entre outros fatores. É melhor entrar em contato com um especialista que instalará a bateria de acordo com as regras e padrões padrão.

Diagonal

Este tipo de conexão é adequado para sistemas de um tubo. Este método permite distribuir a água quente da forma mais eficiente possível. Quando houver mais de doze seções em um radiador, bicos especiais devem ser usados ​​para que o fluxo passe profundamente no dispositivo de aquecimento. Para esclarecer o número exato de seções, você precisa calcular a potência usando uma calculadora para eliminar possíveis erros. Este esquema permite que o transportador de calor passe diagonalmente por todo o volume e aqueça uniformemente todas as seções.

Diminuir

Dispositivos com este método de conexão são chamados de universais. Sua principal vantagem é a invisibilidade completa e a capacidade de encaixar harmoniosamente a unidade no interior e no espaço de qualquer tipo. Isso é possível por meio do uso de acessórios angulares e retos, também chamados de binóculos de radiador no jargão de encanamento. O conjunto completo das unidades inclui uma válvula termostática, uma cabeça térmica e muito mais. Embora não sejam mais caros em comparação com outros tipos de radiadores, eles não são uma opção ruim para a maioria das casas e apartamentos modernos.

Lateral


Com a conexão lateral, o potencial do radiador é totalmente explorado

Dispositivos com um método de conexão lateral são os mais populares entre os compradores, e não apenas por causa do preço baixo.Esses radiadores são trocados de várias maneiras, na maioria das vezes um circuito lateral unilateral é usado, graças ao qual o potencial do dispositivo é aproveitado ao máximo. A conexão diagonal lateral é usada apenas para unidades com um grande número de seções, esta opção afeta negativamente a estética, mas fornece um nível ideal de transferência de calor e aquecimento.

Vista de painel

radiadores de aquecimento de painel

Os radiadores de painel de aço são freqüentemente chamados de convetores. Consiste em um / vários painéis de aquecimento, aletas do convetor, tubos de conexão, canais de transporte de calor, grelha.

Uma escolha bastante econômica para uso em uma casa privada, é amplamente utilizado para quartos com fornecimento de calor autônomo.

Tipos de baterias de aço

tipos de radiadores de aço

É dividido em tipos, dependendo do número de painéis de aquecimento, convetores. Tipo 11 - consiste em uma fileira de painéis, convector, não possui grade na parte superior. Eles são freqüentemente usados ​​para equipar corredores e banheiros. Tipo 22 - tem dois painéis, convectores, invólucro. Com um tamanho relativamente pequeno, tem boa produção de calor. Tipo 33 - três painéis, convectores, a caixa é fechada.

Seleção

A dissipação de calor varia entre 200 e 1800 Watt e mais. Depende do tamanho do radiador, marca e modelo. Sua inércia é pequena. Eles aquecem rapidamente e liberam calor para o ambiente. A pressão de trabalho é de cerca de 7 a 10 atmosferas. Eles são altamente suscetíveis à corrosão. Suporta temperaturas da água de até 120 graus. O comprimento é de cerca de três metros, a altura é de 25 a 85 centímetros. A espessura do aço depende do fabricante, geralmente de 1,1 a 1,2 mm. Duráveis ​​devido ao seu material, quanto mais grossas forem as paredes, mais tempo durará o radiador. A sua instalação é bastante simples e prática.

Tipos de conexão

Diminuir... O refrigerante flui para a parte inferior do radiador. Os refrigerantes quentes são mais leves do que os refrigerantes e, como resultado, ele sobe, deslocando o refrigerante resfriado. Em seguida, o refrigerado é baixado para o coletor de radiador horizontal inferior. Os custos de aquecimento serão de aproximadamente 15-20%, dependendo de vários fatores.

conexão inferior dos radiadores

Superior... O refrigerante se move ao longo da parte superior do radiador, mas deve descer por causa do plugue, depois subir ao longo da seção pastel e fluir para fora do radiador pelo outro lado. Assim, o refrigerante flui por toda a estrutura do radiador e aquece completamente.

Lateral... Com esta inclusão, o refrigerante entra na parte superior do radiador, após o que desce ao longo do canal vertical do radiador e através do coletor inferior sai pelo lado de onde o radiador foi conectado. No entanto, qualquer líquido refrigerante se move ao longo do caminho de menor resistência. Uma grande fração do refrigerante fluirá pelas primeiras seções. Como resultado, quanto mais seções o radiador tiver, menor será a temperatura de aquecimento nas últimas seções. Isso afetará a perda de calor conjunta do radiador.

conexão lateral de radiadores

Conexão diagonal... O meio de aquecimento é fornecido através da parte superior do radiador, que é horizontal ao chão. Em seguida, ele flui para baixo ao longo de tubos verticais, cai no fundo do radiador e sai na outra direção. Assim, o radiador aquece completamente, cada seção aquece de forma aproximadamente idêntica.

conexão diagonal de radiadores

Projeto

Projeto

Os radiadores consistem em 1, 2 ou 3 painéis. Para criar cada um deles, são utilizadas placas de metal estampadas. As próprias placas são soldadas ao longo do contorno. Canais verticais dentro das placas são formados durante a estampagem. Esses canais se tornam a principal rota ao longo da qual o refrigerante flui.

As placas acabadas são conectadas por meio de soldagem por rolos. Use tubos especiais se mais de um painel estiver instalado. É permitido fixar convetores de placas entre os painéis para aumentar a transferência de calor. As lacunas nas laterais são fechadas por grades de revestimento quando o painel não está sozinho.

A dissipação de calor dos dispositivos é aumentada devido às aletas. O segundo número na marcação dirá quantas arestas existem dentro da estrutura. O primeiro dígito indica o número dos próprios painéis.

  • 10 - sem costelas.
  • 11 - fornecido com 1 fileira de bordas.
  • 22 - em duas filas.
  • 33 - 3 linhas.

Os painéis estão disponíveis em diferentes comprimentos e alturas. A altura mínima é de 30 cm, o comprimento é o mesmo e a largura mínima é de 4,5 cm.

A potência térmica depende dos tamanhos padrão. A documentação que acompanha lista as especificações para um modelo específico. Em alguns modelos, a transferência de calor chega a 75 por cento, apenas devido à convecção.

Vantagens e desvantagens

  • amigos do ambiente, não prejudicam (graças a isso podem ser usados ​​em clínicas, escolas, etc.);
  • pequeno volume de refrigerante e consumo de energia;
  • alta transferência de calor;
  • aparência estética;
  • conveniente para montar;

Desvantagens:

  • podem ocorrer correntes de ar, poeira pode subir devido à convecção;
  • alto risco de danos devido ao golpe de aríete, o uso em edifícios altos não é possível;
  • a tinta pode descascar;
  • o aparecimento de corrosão ao drenar a água do radiador.
  • perder no preço para muitos radiadores

Dicas e operações

Mesmo o dispositivo de melhor qualidade pode falhar se não for mantido adequadamente e as instruções de segurança não forem seguidas. Durante a operação de radiadores de painel de qualquer tipo, as seguintes regras são observadas:

  • os radiadores com termostato manual ou mecânico são considerados os mais práticos;
  • para evitar acidentes e alagamentos, é necessário instalar válvulas de esfera que bloqueiem o fluxo do portador de calor;
  • para que o sistema funcione de forma eficiente, o ar é periodicamente bombeado de dentro para fora.

Não é tão difícil escolher painéis de aço para aquecimento doméstico, antes disso, você deve se familiarizar com todas as opções disponíveis para fazer a escolha certa e consultar especialistas.

Vista tubular

radiador tubular de aço

Eles se parecem com uma construção padrão de tubos e aço através dos quais flui água em alta temperatura. Seus custos de produção são mais elevados, então o preço é mais caro do que o dos radiadores de painel. PH bastante baixo da água - de 8 a 9. Suporta pressões de 9 a 14 bar. A potência térmica é de 1300 a 1500 Watt.

Os radiadores tubulares de aço têm prós e contras semelhantes aos radiadores de painel. No entanto, existem dois indicadores diferentes: eles podem suportar mais pressão e são mais caros.

Painéis de aço: bons ou ruins

A maioria dos radiadores de aço são acessíveis. O aço é barato em si, e isso é um fato, e a simplicidade de seu processamento só favorece o consumidor.

Este recurso se aplica principalmente a radiadores de painel. Os radiadores tubulares de aço, por exemplo, são difíceis de fabricar e, portanto, mais caros.

O aço tem boa dissipação de calor. É menor que o do alumínio, mas em uma escala de cinco pontos pode ser estimado em 5 (o alumínio terá 5+).

Do ponto de vista do respeito pelo ambiente, os radiadores de aço não têm igual: de acordo com os requisitos sanitários e ambientais, podem ser usados ​​em quase todas as instalações (mesmo em hospitais e jardins de infância).

Aquecedores de aço não são desprovidos de desvantagens, mas todas as suas desvantagens são muito controversas.

Por exemplo, as propriedades químicas do aço são tais que a corrosão é sua verdadeira companheira. Este fato, na opinião das pessoas comuns, "põe fim aos radiadores de aço (pelo menos - em sua utilização em sistemas de aquecimento centralizado). De acordo com sua lógica, o aquecimento autônomo pode ser preenchido com líquidos não congelantes e controlar de forma independente a qualidade do refrigerante. Mas voltemos à opinião de um especialista.

Konstantin Vitaliev

O radiador de painel de aço pode ser usado em qualquer sistema de aquecimento moderno. Sistemas de aquecimento fechados (independentes) são usados ​​em edifícios de apartamentos modernos.Isto significa que o líquido refrigerante do circuito de aquecimento de um edifício de apartamentos é aquecido através de um permutador de calor instalado no ITP (unidade de aquecimento individual). O trocador de calor, por sua vez, é aquecido pelo transportador de calor da sala da caldeira externa. Assim, o sistema de aquecimento do edifício é isolado e utiliza apenas o seu próprio portador de calor, cuja qualidade é mais fácil de monitorar.

Outra desvantagem, erroneamente atribuída a todos os radiadores de aço: esses produtos não são projetados para sistemas de alta pressão. Na verdade, um aquecedor com uma espessura de parede de meio milímetro não pode suportar a mesma pressão que um radiador de painel com uma parede de 1,25 mm. Portanto, sempre preste atenção às características de passaporte do produto, e os problemas passarão por você.

Restrições adicionais à operação de um radiador de aço, novamente, estão associadas às propriedades eletroquímicas do aço. É proibido drenar o líquido refrigerante do sistema em que estão instalados os radiadores de aço (exceto em situações associadas a acidentes ou à necessidade de manutenção preventiva). Se não for difícil para os proprietários de sistemas autônomos cumprir este requisito, então os residentes de edifícios de apartamentos podem ignorá-lo de todo.

Konstantin Vitaliev

Em prédios de apartamentos modernos, o refrigerante não é drenado do sistema de aquecimento há muito tempo. Portanto, não há nenhum problema com a conformidade com os requisitos do fabricante.

Principais fabricantes

Um dos fabricantes de radiadores de painel de aço mais famosos - Kermi, Alemanha. A qualidade dos produtos é alta, e tecnologias especiais são utilizadas durante a criação que aumentam o fator de transferência de calor. Graças às duas inovações “Therm X2” e ao ajuste das válvulas, cerca de 10% da energia é economizada antecipadamente. A linha inclui radiadores com conexões inferior e lateral. Disponível com os tipos populares 11, 22 e 33.

Buderus, Alemanha. Eles são usados ​​principalmente para aquecimento de casas, outros edifícios, onde a temperatura do líquido refrigerante não é superior a 110 graus. Comprimentos de execução de 400 a 2900 mm, alturas de 350 a 850 mm. Após a entrega, os radiadores estão totalmente prontos para instalação. Pode ser instalado em sistemas com pressões de até aproximadamente 9 bar.

Korado, República Checa. Sua parte principal é um par de placas, que representam uma superfície de aquecimento. A empresa possui uma ampla gama de modelos, de modo que uma pessoa pode facilmente pegar o radiador de aquecimento de painel de aço de que precisa. Espessura da parede superior a 1,15 mm. É usado como refrigerante para água / substâncias aquosas com temperatura de até 109 graus Celsius. Você pode instalar a tubulação de forma oculta.

DeLonghi, Itália. Eles funcionam silenciosamente, não há nenhuma peça de aquecimento aberta, os quartos são aquecidos uniformemente. O fabricante garante a segurança e confiabilidade dos produtos.

PURMO, Finlândia. Os radiadores de aço finlandeses estão ganhando cada vez mais popularidade em nosso país. Na verdade, devido à acessibilidade dos preços, os criadores domésticos não estão particularmente representados no mercado de aparelhos de aquecimento. O preço / qualidade agrada os compradores, uma escolha diferente de tamanhos e tipos de radiadores torna possível escolher um aparelho de aquecimento para a sua residência, escritório ou outro edifício. Comentários falam de uma longa vida útil, uma aparência agradável, alto desempenho do dispositivo. Outra vantagem é o fato de que o fabricante faz radiadores não apenas em branco, mas pelo menos em preto, vermelho e assim por diante. Você pode escolher a cor do pedido. Fabricado em aço carbono. São possíveis 4 tipos de conexão - lateral, sela, diagonal, inferior.

Entre os fabricantes de radiadores tubulares de aço, vale destacar charleston, Alemanha. Eles têm uma conexão lateral, uma estrutura colunar. Composto por várias seções que são conectadas por soldagem. Eles são usados ​​em sistemas fechados onde o radiador não entra em contato com o ar. Não é aplicável para abastecimento de água quente.Pode ser usado não apenas em instalações residenciais, mas também em edifícios administrativos. A espessura do aço é padrão, cerca de 1,2 mm.

Arbonia, Alemanha. Sua aparência é bastante minimalista, você também pode escolher uma cor para solicitar. Os radiadores não ocupam grandes áreas devido às suas dimensões pequenas e estreitas - são altos, mas finos. O visual moderno é perfeito para refrescar o design da sua área. Não se parece com baterias tradicionais.

Como escolher radiadores de aquecimento de painel

Pode parecer a muitos compradores que os radiadores de painel oferecidos no mercado são muito semelhantes. Na verdade, eles têm muitas diferenças. Antes de fazer uma escolha, você deve prestar a devida atenção aos seguintes recursos:

  • Marcando
  • Número de painéis
  • Método de conexão
  • Desempenho
  • Definir

Marcando

Todas as informações básicas sobre os radiadores do tipo painel oferecidos no mercado podem ser encontradas olhando a marcação. Geralmente contém as seguintes designações:

Muitos fabricantes tendem a fornecer informações úteis adicionais, incluindo a altura e o comprimento dos painéis.

Número de painéis

O número de painéis é um indicador muito importante, pois afeta principalmente a potência do produto. Radiadores de três tipos se espalharam:

  • Com um painel (espessura - cerca de 6 cm)
  • Com dois painéis (espessura - 10-14 cm)
  • Com três painéis (15-18 cm de espessura)

aletas do radiador

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores