Os princípios de isolamento na sala de vapor a partir do interior: instruções passo a passo

Fotos do site: 1poteply.ru

Recentemente, tem havido uma tendência constante para as origens, para algo primordial e real, que nossos ancestrais muito respeitaram. Hoje já não é possível surpreender ninguém com jacuzzi ou duche de chuva na própria casa de banho, mas não conseguirá obter muito prazer, e ainda mais benefícios, a não ser na higiene pessoal. Uma questão completamente diferente é a casa de banhos russa, com a qual você pode até mesmo curar uma série de doenças, com as quais até médicos céticos há muito concordam. Porém, se você acha que basta colocar uma casa de toras e pronto, então você está profundamente enganado, um fator importante também é o isolamento da sala de vapor do banho, onde ocorre todo o processo principal de cicatrização, bem como obter emoções positivas. Como isolar adequadamente uma sala de vapor em uma banheira de madeira será discutido em nosso artigo.

Que material de isolamento térmico escolher

isolamento térmico da sala de vapor no banho
Veja a galeria
Você pode isolar a sala de vapor com um dos muitos materiais modernos. Por exemplo, a lã de basalto, feita na forma de placas ou rolos rígidos, à base de fibras derretidas de rochas basálticas, é perfeita. A espessura desse material pode variar de 20 a 100 mm. É utilizado para isolamento térmico de paredes e tectos, bem como para a chaminé, na zona por onde passa o forro.

Dentre as vantagens da lã basáltica, destaca-se o atendimento aos requisitos ambientais, para que possa ser utilizada em banho turco sem restrições. Mas o algodão hidrófilo também tem suas desvantagens, que são as placas e rolos com estrutura fibrosa, o que indica rigidez insuficiente. Sob carga, o algodão pode amassar, por isso é mais frequentemente usado para isolar o teto e as paredes, mas não o chão.

O isolamento térmico da sala de vapor também pode ser realizado com lã mineral folheada, que apresenta quase as mesmas características técnicas do material acima descrito. A única diferença é a presença de uma fina camada de folha em um ou ambos os lados. Esta lã mineral é utilizada para os mesmos fins.

Entre as vantagens, destaca-se a presença de uma camada brilhante, projetada para refletir o espectro infravermelho da radiação térmica. Nesse sentido, o material é capaz de reter calor por mais tempo. Além disso, a folha de metal atua como uma barreira ao vapor de água e à umidade. Isso evita que a condensação se acumule dentro do isolamento. Mas essa lã mineral tem uma desvantagem significativa, que é seu custo mais alto.

argila expandida - isolamento
Veja a galeria

Instruções passo a passo: como isolar uma banheira por dentro

O principal problema é que o isolamento térmico do interior da sala de vapor deve ser abordado individualmente, levando em consideração três fatores principais:

  • Construção de paredes e pavimentos na banheira;
  • Material da parede do banho, sua permeabilidade ao vapor e coeficiente de condutividade térmica;
  • Um tipo de isolamento para uma sala de vapor.

Você pode, é claro, não tentar coletar possíveis esquemas de "bolo quente" para paredes e tetos, mas isolar a sala de vapor do interior com uma margem de espessura de isolamento térmico de todas as camadas. Talvez esse banho acabe sendo muito quente, com um consumo mínimo de lenha para aquecimento, mas há uma circunstância - mesmo o isolamento térmico excessivamente potente e espesso da sala de vapor do banho não garante proteção confiável contra condensação.

Isolamento térmico da sala de vapor do interior

O isolamento térmico do interior do banho é sempre uma luta contra a perda de calor, sem isolamento reflexivo da sala de vapor “até 30% do calor escapa

Parece que a solução mais simples é organizar o isolamento térmico ao longo da superfície externa das paredes. Além disso, seria mais fácil e seguro colocar o isolamento da sala de vapor no exterior, mas este método é recomendado para edifícios de tijolo e blocos. É comum colocar a matriz principal de isolamento da sala de vapor em uma banheira de madeira por dentro.

O que o isolamento interno da sala de vapor proporciona:

  • As paredes são isoladas de altas temperaturas e vapor de água quente;
  • O ponto de orvalho está localizado na espessura da parede, e não dentro do isolamento mais vulnerável;
  • A caixa da sala de vapor com isolamento interno é melhor ventilada e seca da umidade.

A maior parte do vapor permanece cortada pelo isolamento térmico do interior da sala, e um bom fluxo de ar na superfície externa das paredes ajuda a eliminar a condensação, mesmo se a casa de banho usar um esquema de isolamento adicional com uma fachada ventilada.

Para decidir como isolar uma sala de vapor em um banho, você precisa se lembrar de três coisas fundamentais. Em primeiro lugar, o isolamento térmico da sala de vapor não deve perder as suas qualidades, independentemente das condições externas e internas. O material não deve degradar sob a influência do calor, ser danificado por roedores e microflora, sendo seguro em todos os aspectos, especialmente em uma situação de possível incêndio.

Em segundo lugar, o isolamento da sala de vapor do interior deve passar bem o ar e parcialmente o vapor de água em estado quente. O vapor de água frio ou supercondensado deve ser cortado e devolvido para o exterior, se veio com a umidade da chuva, ou para o interior da sala de vapor, durante o resfriamento do banho.

Como isolar uma banheira por dentro com as próprias mãos: instruções passo a passo

Em terceiro lugar, o próprio design do isolamento da sala de vapor do banho deve fornecer aberturas de ar para remover o vapor de água. É claro que não existem materiais absolutamente impermeáveis, portanto, um sistema de remoção de gotas de condensado vazado deve ser instalado no interior das paredes da sala de vapor.

Isolamento térmico da sala de vapor do interior
O isolamento térmico de um banho com espuma não é a melhor opção

Além disso, as superfícies reflexivas à base de folha de alumínio são utilizadas na construção de uma camada de isolamento térmico do interior da sala de vapor. Isso prejudica um pouco a remoção do vapor quente, pois parte da energia radiante do fogão ou aquecedor da sauna é refletida na sala de vapor. A camada de isolamento térmico acaba sendo um pouco mais fria, o ponto de orvalho muda da superfície externa das paredes para dentro, na espessura do isolamento.

Em primeiro lugar, você não pode usar o mesmo esquema para colocar o isolamento para um banho de vapor se a caixa for construída com materiais diferentes. Simplificando, você não pode estupidamente copiar o esquema para uma sala de vapor com moldura, transferi-lo para uma caixa de banho de tijolo ou bloco. Existem certas diferenças que precisam ser discutidas com mais detalhes.

Abaixo está o esquema correto para aquecer uma sala de vapor com estrutura.

A principal diferença é que a camada de isolamento térmico da sala de vapor é, na verdade, dividida em duas camadas separadas, que são colocadas com costuras sobrepostas. Isso permite bloquear a possível ocorrência de pontes frias. Além disso, um vão de ventilação deve ser instalado no isolamento térmico da sala de vapor do quadro e uma membrana de superdifusão é instalada. Ele passa o vapor de água condensado em uma direção, de dentro para fora da sala.

Para banhos de bloco e toras, você pode usar uma opção mais simples. Por exemplo, para uma sala de vapor feita de madeira perfilada, coloque o isolamento diretamente na parede. Não se confunda com a falta de um duto de ventilação especial. Devido às costuras entre as juntas, o vapor de água quente deixará com relativa facilidade o espaço entre o isolamento e a parede de madeira da sala de vapor. Esses esquemas são usados ​​ativamente para banheiros anexados ou construídos nas instalações de uma casa particular.

Neste projeto, a folha de alumínio ou um isolante térmico de espuma de polietileno com uma camada reflexiva já é usado ativamente.Como as paredes da sala de vapor são suficientemente quentes, não faz sentido gastar calor interno para remover o ponto de orvalho o máximo possível da superfície externa da barra e do bloco.

É claro que para salas de vapor de toras e madeira, você deve prestar atenção à vedação e tamponamento das juntas de interconexão, caso contrário, uma grande quantidade de umidade e ar úmido entrará no banho através das rachaduras e rachaduras.

De maneira semelhante, você pode construir isolamento em uma sala de vapor feita de blocos de concreto. Neste caso, a viga de suporte do torneamento pode ser colocada horizontalmente. Mas esta opção é considerada ainda mais preferível, uma vez que não há risco de ruptura das camadas de isolamento durante o encolhimento das paredes, como no caso das copas de uma tora ou esquadria.

A escolha do material mais adequado para o aquecimento interior da divisão também depende das dimensões da sala de vapor e do método de aquecimento. Acredita-se que, a partir de materiais modernos, a lã de rocha do tipo "Rocklight", o polietileno folheado a folha e o isolamento tradicional de paredes e pisos - espuma de poliestireno extrudido - são os mais adequados para a sala de vapor.

Para banhos turcos de grandes dimensões pode-se utilizar PP, quanto maior o volume do banho turco, menor é a carga térmica, o que significa que quando o recuperador se encontra a mais de 2 m da parede é bastante aceitável realizar isolamento com folhas de espuma ou mesmo espuma de alta densidade. É verdade que, neste caso, é recomendável costurar a camada de isolamento por dentro com folhas OSB-3.

Se as dimensões da sala de vapor forem pequenas, então é melhor usar lã de rocha, acredita-se que neste caso a carga de calor radiante e de convecção nas paredes é muito alta, portanto é melhor usar fibra de pedra resistente ao calor .

Isolamento térmico da sala de vapor do interior
Às vezes, em vez de tapetes tradicionais, rolos com folha de alumínio colada são usados

O uso de revestimento circundante adicional é sempre totalmente justificado, mas você deve ser o mais cuidadoso possível ao aplicá-lo:

  • Se a sala de vapor for aquecida por um aquecedor elétrico e não houver uma forte sucção de ar através do contrapiso do fogão instalado no camarim, então o papel alumínio será o melhor complemento para o isolamento principal;
  • Para opções onde a sala de vapor é aquecida com fogão a lenha com entrada de ar por dentro e por fora, é aconselhável usar espuma de polietileno com revestimento metalizado colado.

A folha de alumínio, apesar de ser fechada por dentro pelo forro do forro, é facilmente danificada e freqüentemente quebra devido a rajadas de vento durante o processo de secagem. O polietileno acaba por ser mais resistente, embora com uma forte carga de calor devido à radiação infravermelha do corpo ou da chaminé da fornalha, pode derreter facilmente quase a ponto de fazer buracos.

O próprio processo de colocação de isolamento térmico nas paredes e no teto da sala de vapor não é particularmente difícil. Antes de iniciar os trabalhos, as paredes, piso e teto da sala de vapor por dentro devem ser submetidos a tratamento antibacteriano e bem secos. Se a umidade permanecer, o isolamento da banheira irá preservá-la de dentro.

Materiais como lã de rocha, membrana de superdifusão e folha de alumínio são normalmente armazenados em algum lugar do provador, mas não dentro da sala de vapor. À medida que vão sendo utilizados, os materiais são trazidos e colocados nas paredes por dentro, não vale a pena guardá-los dentro da sala de vapor. Não é apenas extremamente prejudicial respirar a poeira das fibras minerais, as próprias micropartículas frequentemente grudam no revestimento e nos detalhes da decoração do banheiro. Tudo isso terá então que ser bem lavado e removido antes que a sala de vapor seja colocada em funcionamento.

Propomos-lhe que se familiarize com o Fogão para o banho com fornalha do camarim - Tudo para o conforto do seu lar

Para instalar o isolamento de fibra mineral, você só precisa de uma serra de vaivém, uma chave de fenda e um grampeador com grampos, um nível de edifício. Você precisará de fita adesiva para proteger a membrana e a folha de alumínio, e fita adesiva revestida de metal para metal.

Além disso, são necessários ganchos perfurados, que são utilizados na montagem de tetos falsos, material de fixação - parafusos auto-roscantes de diferentes comprimentos. É claro que o isolamento térmico precisará ser montado no torneamento e contra-grade, portanto, será necessário estocar uma barra de 40x60 mm e uma contra-ripa de madeira de 20x20 mm.

Isolamento térmico da sala de vapor do interior
Isolamento térmico com vedação paralela da contra-rede com um filme

Existem dois esquemas principais para isolar o piso do interior. Se a banheira estiver localizada diretamente no solo, o piso da sala de vapor deve ser isolado com duas camadas de isolamento térmico:

  • A camada inferior é derramada sobre a impermeabilização sequencialmente com areia, brita, gravilha e uma espessa camada de argila expandida. Uma barreira de vapor e impermeabilizante é colocada no topo dos grânulos, após o que você pode instalar o isolamento de poliestireno expandido ou poliestireno com uma espessura de pelo menos 150 mm. A camada de acabamento é feita de uma mistura de cimento-areia;
  • No caso de o porão da banheira ser elevado acima do nível do solo, o piso pode ser isolado com poliestireno expandido e lã mineral, colocado entre as vigas em um forro feito de uma super membrana impermeabilizante de vapor.

Isolamento térmico da sala de vapor do interior
Isolamento de piso com betonilha

No primeiro caso, o piso aquecido da sala de vapor é assentado com ladrilhos, vedado na entrada e ao longo do perímetro da sala com selante de silicone resistente ao calor. No topo dos ladrilhos, grades de madeira ou um piso elevado - payoli são normalmente colocados. Em geral, a eficácia desse isolamento é suficiente para isolar o calor de forma confiável e evitar que a umidade vaze de dentro.

Banho de toras

Por que escolher argila expandida

As salas de vapor são frequentemente isoladas com argila expandida, que se parece com pelotas marrons. Os produtos têm uma estrutura interna porosa e uma superfície externa densa. A forma é redonda e as partículas têm um diâmetro de 5 a 30 mm. Pellets atuam como isolamento solto para isolamento térmico de pisos e pisos de sótão. No caso da argila expandida, uma série de vantagens podem ser distinguidas, a saber:

  • baixa gravidade específica;
  • segurança contra incêndios;
  • baixo custo;
  • baixo grau de absorção de água;
  • facilidade de uso ao preencher espaços vazios.

Argila expandida pode ser usada para esconder cavidades. No entanto, também tem suas desvantagens, por exemplo, um aumento de peso quando molhado, bem como um baixo coeficiente de condutividade térmica.

Guia passo a passo: isolando um piso de concreto

O aquecimento de um piso de concreto ocorre de acordo com regras diferentes:

  • Passo 1. As lajes de concreto apoiadas na fundação devem ser revestidas com uma camada de impermeabilização. Via de regra, este é um mastique feito de uma combinação de betume e borracha. É aplicado por revestimento denso. Você pode usar material de rolo ou uma combinação de revestimento de lavagem e rolo.
  • Passo 2. É colocada uma camada de isolamento térmico: lã mineral, poliestireno expandido, solução de perlite ou argila expandida. A altura da camada depende das propriedades do material selecionado e das características técnicas.
  • Passo 4. Sobre a camada de isolamento é colocada uma rede de reforço com a ajuda de suportes e é vertida a betonilha de topo até 3 cm de espessura.
  • Etapa 5. Após a fixação da betonilha rugosa, o revestimento adicional depende das decisões individuais dos proprietários: ou uma betonilha final com acabamento posterior, ou um piso de acabamento de madeira ou ladrilhos de cerâmica.

Isole o chão na banheira

Isolamento de espuma

O isolamento da sala de vapor do balneário na área do piso é frequentemente realizado com espuma, que é feita de grânulos de poliestireno expandido. O material é realizado na forma de chapas, cuja espessura chega a 150 mm. As folhas podem ser usadas para isolamento do piso. Entre as vantagens é necessário destacar:

  • baixo custo;
  • pequena gravidade específica;
  • baixo coeficiente de transferência de calor;
  • falta de capacidade de passar água e absorver umidade.

isolamento térmico da sala de vapor do interior
Veja a galeria

No entanto, a espuma não permite a passagem de vapor de água e ar, queima e derrete, durante o qual emite uma fumaça sufocante, e também permite o uso em temperaturas não superiores a 70˚.

Eu tenho que fazer isso

Os pisos das casas de banho estão constantemente expostos a condições desfavoráveis: elevada humidade devido à entrada de água e temperatura, especialmente na sala de vapor. Isso afeta negativamente a resistência do material do piso. Este ambiente é ideal para o desenvolvimento de fungos, mofo e bactérias causadoras de doenças. Tudo isso não contribui para a cura e o relaxamento, embora os procedimentos do banho se destinem a isso. Mas a seleção das matérias-primas certas e uma instalação de qualidade ajudará a evitar esses problemas.

O piso do banheiro depende do piso usado

A combinação de uma temperatura ambiente elevada e um piso frio pode deixar uma pessoa doente. E o calor vai desaparecer muito mais rápido. Isso significa que muito mais combustível será necessário para manter a temperatura desejada. E isso não economiza o orçamento de forma alguma.

Portanto, o revestimento do piso na banheira deve ser isolado. E isso terá de ser feito em todos os quartos: uma sala de vapor, um vestiário, uma sala de descanso, uma sala de lavagem.

Somente pisos "secos" de madeira e concreto são isolados, ou seja, as bases dos quais não vazam. Os drenos neles se fundem devido a uma inclinação de 10 graus para o lado onde a calha ou buraco especial está localizado. Existe um tanque de drenagem através do qual tudo flui para o esgoto ou vala. Se este sistema for feito corretamente, o isolamento durará muito tempo.

Vale a pena usar EPS

O isolamento da sala de vapor pelo lado de dentro às vezes também é realizado com espuma de poliestireno extrudido. É uma placa de massa fundida. A espessura dos produtos pode ser de até 100 mm. Entre as vantagens, é necessário destacar os aspectos positivos da espuma. A densidade aqui, porém, é maior, portanto, a espuma de poliestireno extrudida é capaz de suportar cargas pesadas. Por este motivo, é preferível utilizá-lo para isolamento do solo. Essas telas custam quase o dobro do poliestireno e também têm um coeficiente de condutividade térmica ligeiramente superior.

Usando polietileno revestido de folha metálica

O isolamento "faça você mesmo" da sala de vapor também pode ser realizado com polietileno folheado a folha, que é vendido com o nome comercial "Penofol". É baseado em um filme de polietileno, cuja espessura chega a 12 mm. É coberto com papel alumínio em um ou ambos os lados. Entre as vantagens, é necessário destacar o baixo custo, a falta de capacidade de transmitir e absorver umidade, as boas propriedades de isolamento térmico e a capacidade de refletir o calor infravermelho. No entanto, esse material também tem seus inconvenientes, que consistem na liberação de fumaça corrosiva durante a fusão, bem como na destruição em temperaturas acima de 120 ˚С. Este isolamento não tem propriedades respiráveis.

Por que é tão importante isolar o chão na banheira

Os balneários antigos com piso gotejante ainda são usados ​​ativamente por residentes de verão e residentes das regiões sul. Para aqueles que nasceram nas regiões central e norte, é melhor pensar no isolamento do piso. Apesar de o ar quente subir naturalmente, uma parte considerável dele se perde ao entrar em contato com o chão frio.

isolamento para o chão da banheira, o que é melhor

Uma grande diferença de temperatura entre as camadas superiores da sala de vapor e o piso frio em uma sala destinada a procedimentos de banho periódicos pode afetar adversamente a saúde humana. Para eliminar as perdas de calor, bem como para acelerar o aquecimento da sala de banho e criar um obstáculo ao frio do exterior, é necessário colocar um isolamento de alta qualidade para o pavimento da banheira.

Isolamento de piso

aquecimento da sala de vapor com as instruções passo a passo internas
Veja a galeria

Recomenda-se iniciar o trabalho de isolamento a partir do chão. Se estivermos falando de uma superfície de solo, polvilhe-a com um travesseiro de areia. Desníveis no terreno devem ser nivelados antes de iniciar as manipulações. Os substratos são limpos de detritos, raízes de plantas e pedras grandes. O solo deve ser umedecido e compactado com placa vibratória ou compactador manual.Uma almofada de areia é colocada sobre a área da sala, cuja espessura pode chegar a 150 mm. A areia deve ser nivelada e umedecida novamente para que possa ser facilmente compactada.

As instruções passo a passo para isolar a sala de vapor do interior na próxima etapa prevêem a instalação de impermeabilizantes. Ele atuará como uma barreira para a umidade que pode penetrar no interior a partir do solo. Para fazer isso, um material de cobertura ou um filme plástico espesso é colocado na superfície da almofada de areia. Você pode usar impermeabilização de enrolamento, que tem uma borda autoadesiva.

Como isolar um piso de madeira ou concreto com suas próprias mãos

As principais obras de isolamento térmico devem ser realizadas durante o período de construção, caso contrário não será possível evitar o desmantelamento não só do revestimento antigo, mas também da decoração das paredes. As características de utilização de vários materiais e trabalhos de instalação dependem do tipo de piso.

Se houver piso de concreto na banheira, o trabalho começa com a colocação de material isolante de calor nas lajes de piso com impermeabilização confiável. Uma malha de reforço é colocada sobre o isolamento e uma régua de cimento e areia é colocada sobre ela. É possível uma variante de duas etapas de vazamento de concreto, entre as camadas das quais é feita uma camada de isolamento térmico.

Os principais materiais para o isolamento do piso de concreto:

  • isopor, isopor, poliestireno expandido;
  • perlite;
  • lã mineral e de vidro;
  • argila expandida;
  • concreto de espuma.

O piso de madeira tem baixa condutividade térmica, mas no banho suas propriedades são potencializadas com uma camada adicional de isolamento. Para fazer isso, primeiro, uma barra craniana é colocada nas vigas do piso inferior como um contrapiso e uma camada de barreira de vapor. Em seguida, o isolamento é instalado e coberto com um material impermeável.

Os principais materiais para o isolamento de um piso de madeira:

  • isopor, isopor, poliestireno expandido;
  • perlite;
  • lã mineral ou de vidro;
  • feltro de construção impregnado com betume;
  • concreto de espuma.

Métodos de trabalho

O assentamento do filme é feito de forma que de cada lado ele passe 200 mm nas paredes. As juntas do filme são coladas com fita larga. Se você decidir usar material de cobertura, cada tela subsequente deve se sobrepor à anterior em 100 mm. As juntas das telas são soldadas com queimador a gás.

O isolamento do piso na sala de vapor de um banho na etapa seguinte permite o preenchimento do isolamento. Se forem grânulos de argila expandida, eles são despejados sobre a impermeabilização e, em seguida, distribuídos sobre a superfície. Para isso, você pode usar perfis de guia ou uma régua de metal. Para isolamento térmico normal, é necessária uma espessura de camada de argila expandida de pelo menos 200 mm. Então você pode começar a colocar a malha de reforço. O piso inferior será semelhante a uma mesa de concreto.

Isolamento de dentro de uma banheira de tijolos

O tijolo não é o material mais adequado para a construção de uma banheira, mas se houver uma fábrica de tijolos em algum lugar próximo, as banheiras de tijolo começam a crescer como cogumelos. Devido à alta condutividade térmica dos tijolos, esse banho precisa ser isolado sem falhas. O aquecimento é feito apenas por dentro, e para deixar o banho fresco por fora, são feitas juntas decorativas.

Normalmente, o bolo da parede isolada de uma banheira de tijolos se parece com isto:

  • alvenaria;
  • impermeabilização,
  • isolamento;
  • barreira de vapor;
  • revestimento.

A impermeabilização entre a alvenaria e o isolamento é opcional: se as paredes forem correctamente construídas e impermeabilizadas desde a fundação, não irão humedecer. Se não houver confiança nas paredes, é melhor fazer a impermeabilização.

O isolamento nas paredes de tijolo da banheira é fixado à estrutura.

Construímos uma moldura na parede a partir de uma barra de 100 × 40 com um degrau na largura do isolamento, colocamos com isolamento, colocamos a barreira de vapor, costuramos ripas de 20 mm e embainhamos com ripa.

O balneário de nosso usuário S4sha é feito em meio tijolo, mas está perfeitamente cozido no vapor mesmo a -30. Suas paredes são isoladas assim:

  • lã mineral;
  • barreira de vapor (na sala de vapor - folha);
  • lacuna de ventilação;
  • resina.

Espessura do isolamento - 50 mm.

Isolamento de piso

isolamento de folha
Veja a galeria

Na construção de saunas rurais, são frequentemente instalados tectos falsos. A estrutura é baseada em vigas horizontais suportadas por paredes externas. Tábuas de teto ásperas são costuradas às vigas. O isolamento, neste caso, é feito pelos 2 lados. Do lado de dentro, uma barreira de vapor, uma tela refletora de calor e acabamento são colocados.

Quanto ao sótão, é necessário colocar uma membrana permeável ao vapor e uma camada de isolamento. O isolamento do teto da sala de vapor pelo interior envolve a fixação da impermeabilização às placas. As juntas são coladas com fita de alumínio. É necessário fixar as ripas da contra-grade às tábuas. Um forro de acabamento interno do forro é montado na estrutura de ripas.

Isolamento do banho da estrutura por dentro

Para isolar uma estrutura de banho, o isolamento mineral de rolo é mais frequentemente usado.

Para isolar as paredes de uma estrutura de banho de dentro:

  • O isolamento é colocado no espaço entre vigas da estrutura;
  • A próxima camada é a barreira de vapor (folha);
  • Ventzazor;
  • Revestimento.

As fotos abaixo mostram como Nomadniki isolou seu banho de moldura. Isolamento - lã basáltica.

Isolamento de banho faça você mesmo por dentro: instruções passo a passo.

A folha atua como uma barreira de vapor, por isso é importante que até mesmo os menores orifícios e danos estejam ausentes, e todas as juntas sejam bem coladas com fita de alta qualidade. A fita é sempre vendida com papel alumínio, e sua qualidade deve ser verificada na loja (cole a fita no papel alumínio e tente rasgá-la).

Trabalho no isolamento da parede

isolamento do teto na sala de vapor
Veja a galeria

Para criar uma camada de isolamento térmico das paredes da sala de vapor, é necessário preencher blocos de madeira verticais. O passo entre eles deve ser igual à largura do rolo de material de isolamento térmico. O material de isolamento é colocado entre as barras. Qualquer solução moderna serve.

É importante excluir a formação de fissuras, caso contrário não será possível isolar a sala de vapor com alta qualidade. Uma camada de impermeabilização é coberta na parte superior e pregada com blocos de madeira. Não deve haver espaços entre o isolamento e a impermeabilização para que a umidade não penetre no isolamento. Na fase final de aquecimento das paredes da sala de vapor pelo interior, é necessário realizar o revestimento.

Isolamento térmico de um banho de blocos de dentro

Para a construção de uma banheira, são preferidos blocos duráveis ​​e resistentes à umidade feitos de concreto de argila expandida. O isolamento de tal banho é pensado na fase de sua construção. O mais importante aqui é remover o bloco de gelo de concreto do circuito de aquecimento. Existe uma tecnologia promovida pelo nosso utilizador ZYBY, que permite resolver este problema construindo uma moldura-parede feita de tábuas recortadas nas paredes da banheira. É adequado para isolar todos os banhos com paredes de pedra.

Para ventilar e secar o espaço entre a moldura e as paredes, várias saídas de ar são feitas nas paredes da banheira, por cima e por baixo do exterior. As aberturas são fechadas enquanto as pessoas estão fumegando no banho, o resto do tempo ficam abertas para secar.

Bolo de isolamento para a sala de vapor e sala de lavagem usando esta tecnologia:

  • parede de concreto com saídas de ar;
  • isolamento na parede-moldura (com um bloco da parede de concreto);
  • quadro-parede;
  • frustrar;
  • terminando com uma 50ª tábua não cortada (choupo, tília ou cedro) para levar a madeira maciça para a sala de vapor.

Com essa abordagem, você não precisará aquecer as paredes de gelo. E o isolamento vai secar entre os vapores.

Mas muitos proprietários de casas de banhos feitas de blocos tradicionalmente as isolam por dentro:

  • parede de concreto;
  • isolamento (anexado à estrutura);
  • frustrar;
  • lacuna de ventilação;
  • resina.

Esse tipo de banho também precisa de isolamento externo.

Recomendações adicionais para isolamento de parede

O método de execução do trabalho de isolamento dependerá do que se encontra no cerne das paredes da sala de vapor. Se você construiu uma casa de toras, ela não precisará de isolamento térmico, pois a espessura das toras é suficiente. Por outro lado, se você tiver uma sauna picada velha, pode ser necessário calafetar e selar as rachaduras entre as toras. Esse trabalho pode executar-se usando aquecedores de feltro ou mezhventsovy.O mesmo procedimento de isolamento é realizado no caso de edifícios de madeira colada ou perfilada. E então, se apareceram rachaduras durante a operação.

O isolamento das paredes da sala de vapor do banho é efectuado em paralelo com a instalação da protecção da camada de folha de barreira ao vapor. Neste caso, não estamos falando de isolamento com espuma de polietileno com espuma. Para isso, deve-se utilizar folha metálica limpa, localizada entre a guarnição de madeira e a superfície interna da parede. A tecnologia aqui é bastante simples: a folha deve ser pregada na superfície com tiras de torneamento. As juntas do material devem ser feitas com sobreposição de 10 cm, além disso, são coladas com fita de alumínio, o que garante a estanqueidade.

Na etapa seguinte, os elementos de decoração de interiores são fixados nas ripas da caixa. O mesmo esquema é usado para isolar banhos de tijolos, blocos de espuma e produtos de silicato de gás, uma vez que é recomendado proteger tais materiais do contato com a umidade. Uma barreira de folha de vapor é colocada do lado de dentro, enquanto o “bolo” principal de isolamento deve ser feito do lado de fora.

Isolamento térmico do teto da banheira por dentro

A banheira é isolada por dentro na seguinte ordem: teto - paredes - chão. A maior parte do calor do banho passa pelo teto, portanto

É assim que o autoritário participante do FORUMHOUSE com o apelido de Nômade, autoritário na área de banquetes, recomenda o isolamento do teto.

Suspendemos o isolamento pelo menos 10 cm sob o teto preto.Melhor lã de basalto, lã de vidro e poliestireno na sala de vapor, eu realmente não recomendo. O isolamento pode ser pendurado no laço. Em seguida, a folha, a lacuna ao longo das ripas e o forro.

https://www.youtube.com/watch?v=nH8EUT14t0Q

Independentemente do material das paredes da banheira, o teto é isolado da mesma forma.

O isolamento térmico do tecto numa banheira sem sótão é efectuado pelo interior, se houver sótão pode isolar tanto dentro como fora da divisão. Não se esqueça de isolar também a chaminé. Se for feito de um tubo sanduíche, dentro do qual é fornecida uma camada de isolamento, esse isolamento térmico será suficiente.

Se a chaminé for feita de um tubo, ela deve ser envolvida com isolamento de basalto, e um tubo de diâmetro maior deve ser colocado no topo.

O isolamento da estrutura do teto pode ser feito de três maneiras.

Teto falso

O isolamento térmico de tal teto é muito semelhante ao isolamento de parede. As vigas do piso do sótão funcionam como uma moldura para o fluxo de bainha.

  1. Do lado do sótão, é colocada uma camada de impermeabilização sobre as vigas e, em seguida, são colocadas as tábuas.
  2. As placas de isolamento são colocadas firmemente entre as vigas de dentro do banheiro.
  3. O isolamento é coberto com uma película de barreira de vapor ou folha de material, que é fixada nas próprias vigas.
  4. Bainha do teto com ripa.

Teto de painel

Este forro é constituído por painéis especiais, no interior dos quais já existe uma camada de isolamento e barreira de vapor. Normalmente é usada lã mineral com 10 cm de espessura.

Os escudos do teto são recolhidos na parte inferior e, em seguida, na forma acabada, sobem. No entanto, os painéis são bastante pesados ​​e é bastante difícil levantar tal estrutura por conta própria. Portanto, eles geralmente são levantados em partes e montados em altura.

Após a instalação e fixação dos painéis, espaçadores de material isolante são colocados entre eles e o forro principal.

Teto do convés

Este teto é caracterizado pela ausência de vigas no piso. É constituído por tábuas com uma espessura de 50 mm, que são colocadas directamente nas paredes da banheira ou em barras pregadas ao longo do perímetro da divisão a uma distância de 10-12 cm abaixo do tecto.

O isolamento térmico desta forma é adequado para salas pequenas não mais largas do que 2,5 m. Neste caso, apenas o isolamento fino com uma espessura de não mais do que 5 mm pode ser usado.

O seguinte esquema de isolamento é usado:

  1. As placas são cobertas com uma película de barreira de vapor.
  2. O isolamento é colocado no topo.
  3. Em seguida, vem uma camada de impermeabilização.
  4. Tudo é coberto com placas ou placas de madeira compensada.

Seguindo as instruções para o isolamento interno da banheira, você pode isolar de forma independente não apenas edifícios novos, mas também antigos. Mas antes de isolar o prédio antigo, é necessário preparar cuidadosamente as paredes, preencher fissuras e rachaduras, tratar a madeira com um anti-séptico e só depois proceder ao isolamento térmico.

Se decidir refazer uma casa de mudança ou um trailer para um banho, então o seu isolamento também pode ser feito de acordo com o esquema dado.

Por muitos anos, ele tem feito profissionalmente decoração e isolamento térmico de casas de madeira em Moscou e na região. Se quer que o seu balneário o delicie com aconchego e conforto, o seu dever irá atendê-lo, o regime de temperatura ideal foi mantido na sala de vapor, estamos prontos para ajudá-lo com isso.

Você pode encontrar nossas coordenadas na seção "Contatos".

Calcule o custo de pintura e isolamento de sua casa agora

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores