Começamos a levantar a base com um tijolo - Domtva RF


O porão é uma transição da fundação diretamente para a própria estrutura. A sua correta construção desempenha um papel fundamental na qualidade da futura casa. Por isso, é muito importante traçar um projeto competente e segui-lo à risca. Ao construir um porão, vale a pena considerar com antecedência o material que você usará. O pedestal de tijolo é a escolha preferida porque pode ser colocado sobre uma base de qualquer material. Com o artigo você aprenderá tudo sobre as características desse tipo de alvenaria, bem como como fazê-lo você mesmo.

Características de uma base de tijolos

A cave é a parte acima do solo do edifício e está localizada acima da fundação. Normalmente sua marca superior é o início do primeiro andar. Um arranjo de base / pedestal confiável é uma tarefa difícil, mas com um pouco de experiência, você mesmo pode fazer isso se estudar cuidadosamente as instruções.

O pedestal de tijolo é usado para fundações de tiras.

Para começar, você precisa levar em consideração o peso do futuro edifício para calcular corretamente a carga no porão. É importante que não seja excessivo. Ao contrário dos elementos decorativos, uma estrutura de suporte, como um pedestal, só pode ser construída uma vez. Reserve um tempo para fazer os cálculos para evitar muitos problemas mais tarde.

Normalmente, a fundação se eleva acima do nível do solo em 30-90 cm e a altura do porão recomendada é de pelo menos 50 cm. Em alguns casos, por exemplo, se um edifício está sendo construído em um terreno montanhoso, a altura pode ser muito maior. Se o edifício tiver cave, a altura pode ser de até 2 m.

O assentamento de um porão de tijolo possui várias características devido às propriedades do material. A principal característica distintiva de um tijolo, neste caso, é que não pode ser considerado absolutamente resistente à umidade. Este fato pode afetar a durabilidade da fundação, portanto é necessário levar isso em consideração na obra. Uma das tarefas é melhorar a repelência à água do pedestal.

No entanto, esta desvantagem não diminui os méritos da alvenaria. As vantagens de usar tijolos incluem:

  • facilidade de instalação;
  • preço baixo;
  • aquecer;
  • sem necessidade de acabamento demorado.

Colocar um pedestal de tijolo em uma fundação do tipo faixa é o mais prático e, portanto, a opção mais comum. Isso porque o pedestal passa a fazer parte praticamente da fundação.

Características de isolamento térmico da base com lã mineral

O esquema de isolar a base com lã mineral

O pedestal é a parte superior da fundação e está localizado acima da superfície do solo. Está em contacto com o apoio da casa, paredes e pavimentos. Portanto, a confiabilidade e o regime de temperatura da casa dependem em grande parte da correta disposição desse elemento estrutural.

Até 15-20% do calor pode escapar pelas paredes da cave, e o congelamento do suporte do edifício ameaça com o aparecimento de humidade, bolor e aumento do custo de aquecimento das instalações. Para evitar que isso aconteça, o isolamento térmico da zona acima do solo da fundação é necessário.

O aquecimento do porão da casa resolve as seguintes tarefas:

  • Promove a melhoria do microclima doméstico;
  • Protege a base da umidade sedimentar;
  • Elimina a possibilidade de condensação na superfície da base, protegendo assim os materiais de construção da destruição.

O isolamento do porão deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Possui baixa condutividade térmica. A eficiência de manter o calor na casa depende diretamente deste indicador.
  2. Têm hidrofilicidade mínima.Se o isolamento ficar molhado, seu desempenho ficará muito pior. A saturação do isolamento com umidade é especialmente perigosa durante as geadas - com o aumento do volume, a água destrói o isolamento, o que leva a uma diminuição de sua vida útil e deterioração de suas características.

Esses requisitos são atendidos por placas modernas e materiais isolantes pulverizados. Ao usar lã mineral como aquecedor, é necessário levar em consideração sua capacidade de absorção de água. Portanto, tal revestimento precisa de proteção à prova d'água, especialmente quando isolado do lado de fora.
A tecnologia prevê o isolamento interno ou externo do porão. O sistema de proteção do isolamento térmico deste elemento da casa é aproximadamente o mesmo para o isolamento externo e interno. A diferença entre eles pode estar no design do isolamento térmico e nos materiais utilizados. Não é necessário realizar os dois tipos de isolamento ao mesmo tempo.

Uma das diferenças é a localização das camadas de impermeabilização e da barreira de vapor. Ao isolar do lado de fora, primeiro uma camada de barreira de vapor é fixada na parede do porão, depois um aquecedor e, por cima dele, uma camada de impermeabilização. Ao isolar pelo interior, primeiro a parede é coberta com um material impermeabilizante, depois com isolamento e por cima com uma barreira de vapor.

Outra diferença está nos materiais usados ​​para fazer o acabamento da superfície da base / pedestal. Por exemplo, por dentro você pode trabalhar com placas de gesso, e por fora - com ladrilhos resistentes à umidade ou porcelanato.

Ao isolar um porão com lã mineral, é importante escolhê-la corretamente. Para isolamento externo, o material deve ter boa resistência à umidade e um índice de permeabilidade ao vapor de pelo menos 0,5 mg / mh Pa.

Se o revestimento isolante suportar alguma carga, por exemplo, uma camada de gesso, então é recomendável escolher uma lã mineral com densidade igual ou superior a 150 kg / m3. Neste caso, o indicador mínimo de permeabilidade ao vapor do isolamento deve ser 0,35 mg / mh Pa.

Os fabricantes de lã de isolamento mais importantes no mercado da construção são Knauf, Isover e Rockwool. Eles sempre fornecem seus produtos com certificados e avaliações higiênicas.

Cálculo da quantidade necessária de material

Como calcular um tijolo para um porão?

  1. Na fase de planejamento do assentamento, calcula-se seu volume. Para isso, o perímetro da fundação é multiplicado por sua altura e largura.
  2. O consumo médio de tijolos por 1 m³ é de 400 unidades. Multiplique o volume de alvenaria resultante por 400 e obtenha um valor aproximado.


Para construção, deve-se usar tijolo maciço.

Um palete contém 300-330 unidades. tijolos (dependendo do fabricante). Sempre compre tijolos com uma margem. Como último recurso, você sempre pode usá-lo em outras etapas da construção.

Isolamento externo

Vamos analisar como isolar adequadamente uma casa do lado de fora:

  1. Se o isolamento for efectuado após a conclusão da construção da casa, é necessário cavar uma vala de até 80 cm de profundidade e cerca de 1 metro de largura à volta do edifício. Isso permitirá que você isole a base sem problemas.
  2. Para reduzir o efeito da água subterrânea na base do edifício, tubos de drenagem são colocados no fundo da vala.
  3. A superfície externa do pedestal é limpa de sujeira e todas as rachaduras são rebocadas.
  4. Nas paredes é aplicada uma camada de impermeabilização líquida, para a qual são utilizados mastiques betuminosos ou polímeros líquidos. Na estação quente, é utilizada uma impermeabilização penetrante, que penetra nos capilares do concreto e obstrui todos os buracos e poros. A força da fundação e a resistência ao ataque químico aumentam.
  5. Após a secagem do isolamento, as folhas de isolamento são coladas diretamente nele. O material ideal para criar um isolamento confiável é a espuma de poliestireno extrudado, que tem uma estrutura celular fechada, que se distingue pela resistência à umidade, força e indicadores exclusivos de condutividade térmica.Suas placas são fáceis de cortar e não são necessárias habilidades profissionais e ferramentas para concluir a instalação. O material é colado a um composto especial aplicado em todo o perímetro e no centro. O adesivo para espuma de poliestireno extrudado tem excelente adesão à placa e à superfície. As lajes são firmemente pressionadas contra a superfície do porão e são unidas. As costuras são seladas com espuma. Na parte térrea do subsolo, as lajes são fixadas adicionalmente com buchas de plástico nos quatro cantos. Um local enterrado no subsolo não é reforçado com tarugos, é sustentado pelo solo.
  6. Se for fornecida a instalação de duas camadas de isolamento, as costuras das placas não devem coincidir.
  7. A superfície acabada é reforçada com malha de fibra de vidro e rebocada.
  8. O acabamento pode ser feito de lajes de pedra artificial ou revestimento do porão.

O isolamento do porão reduzirá significativamente os custos de aquecimento e aumentará a vida útil das paredes da casa.

Nós recomendamos:

  • como escolher a porta da frente de uma casa particular;
  • um portão com um portão com suas próprias mãos;
  • Instalação DIY de tapume do porão.

www.stroitelstvosovety.ru

Escolhendo e comprando tijolos

O resultado da construção depende diretamente da escolha dos tijolos. O dispositivo do porão é mais bem executado com tijolos de argila maciça. Ao contrário dos tijolos ocos, resiste melhor à penetração de umidade. Eventualmente, o tijolo oco se enche de condensado e começa a se deteriorar. Isso geralmente ocorre dentro de 3-4 anos. A destruição da alvenaria pode deformar todo o edifício, tornando inevitáveis ​​grandes renovações. Portanto, você não deve comprar tijolos vazados, mesmo que sejam de alto teor.


É melhor comprar o material com uma pequena margem.

Ao comprar um material, deve-se atentar para suas características técnicas. A estabilidade e resistência à compressão, bem como a resistência ao gelo são de suma importância. As paredes do porão devem ser assentadas com tijolos do grau M-200 e superior. Seu nível de resistência ao gelo deve ser de pelo menos F50.

Para que a alvenaria seja durável, resista melhor às intempéries e dure o máximo possível, é necessário dotá-la de um sistema de isolamento hidráulico e térmico. Isso não apenas evitará a entrada excessiva de umidade, mas também protegerá o tijolo de mudanças associadas a uma queda brusca de temperatura. O dispositivo de isolamento não apresenta dificuldades sérias, você pode fazer tudo sozinho.

O porão ou porão pode ser quente ou frio. Quando se trata da construção de uma casa de banhos ou de uma casa de campo, muitas vezes se opta por uma base fria. Neste caso, seu isolamento não é realizado. Isso não altera a alvenaria e sua construção, mas apenas pula a fase de criação de isolamento térmico.

Vantagens e desvantagens do isolamento de porão de lã mineral

Lã mineral para aquecer o porão
O isolamento térmico da cave com lã mineral em relação a outros tipos de isolamento apresenta certas vantagens devido às propriedades deste material:

  1. Ele mantém sua forma constante independentemente das mudanças sazonais de temperatura e tem uma durabilidade invejável quando instalado corretamente.
  2. A lã mineral é inerte e, portanto, resistente a produtos químicos.
  3. É fácil de manusear, é serrado com serra e até cortado com faca. Graças a isso, a instalação deste isolamento é muito simplificada.
  4. Devido à baixa condutividade térmica, o isolamento de lã mineral é bastante eficaz e, portanto, ajuda a reduzir o custo de aquecimento da casa.
  5. O material é à prova de fogo. Isso é especialmente verdadeiro quando a base é isolada internamente.

Existem muito menos desvantagens no isolamento térmico com algodão. O principal deles é a necessidade do uso de barreira hídrica e de vapor para proteger o isolamento da umidade. Quando molhado, seu desempenho de isolamento diminui acentuadamente.
Outra desvantagem é a necessidade de equipamentos de proteção ao trabalhar com este isolamento.Isso é especialmente verdadeiro para lã mineral à base de vidro. Poeira e fibras finas do material podem entrar nos olhos, pele e trato respiratório do executor durante o trabalho. Portanto, um respirador, óculos e luvas são essenciais aqui. Após a instalação, o revestimento não representa perigo, uma vez que está localizado sob a membrana isolante e o revestimento externo.

Impermeabilização e isolamento

A questão da impermeabilização precisa ser resolvida antes de começar a assentar tijolos. A primeira camada horizontal de isolamento deve ser colocada diretamente na fundação. Como opção de orçamento, 2 camadas de material de telhado ou outro material em rolo são adequadas. As camadas devem ser coladas. Isso pode ser feito com mastique betuminoso.

Quando a instalação estiver concluída, você precisa fazer outra camada horizontal de impermeabilização. Ele é colocado na altura do andar inferior.


Diagrama de um dispositivo de impermeabilização horizontal.

De referir ainda que o isolamento vertical das paredes da fundação e da parte inferior da cave é efectuado com mastiques, compostos poliméricos especiais ou materiais em rolo.

No que diz respeito ao isolamento, o melhor material que pode ser usado para proteger a base de temperaturas extremas é a espuma de poliestireno. O isolamento térmico deve ser realizado após a conclusão das obras de construção da cave. O isolamento é fixado na parte externa das paredes. É muito importante escolher o adesivo certo. Normalmente utiliza-se mástique ou cola, que não contém acetona, solvente ou outros solventes. Se você optar pela aroeira, resfrie.

Se você tiver limitações financeiras, pode fazer um isolamento com gesso comum. Portanto, você pode fazer sem material de isolamento especial.

Métodos alternativos de erguer uma base

Às vezes, os artesãos usam projetos não padronizados para a construção de um porão de banheiro, por exemplo, de tijolos de silicato, tijolos comuns comuns, pedras de parede, ardósia, etc. É importante notar que quaisquer materiais de parede como porões são indesejáveis, uma vez que não são projetado para contato direto com o solo ...

Se a fundação terminar em uma marca igual ao nível do solo, para a construção das paredes de madeira da banheira, poderá ser feita uma alvenaria adicional como cave. É melhor usar um tijolo do tipo silicato, pois interage bem com um ambiente úmido. É necessário elevar o nível em 500-600 mm da superfície do solo (mas não menos que 250 mm). A espessura dessa parede será de 400 mm para um banheiro grande e 250 mm para um prédio pequeno de um cômodo.

É imperativo fazer saídas de ventilação. Para isso, as saídas de ar são deixadas aproximadamente no meio da alvenaria em altura. É aconselhável fazer uma cinta de reforço de reforço e concreto sobre a alvenaria. A impermeabilização é realizada sob um tijolo e sob uma parede, pois neste caso utilizamos três tipos de materiais de fundação, embasamento e paredes.

Outras instruções destinam-se à construção em uma base pronta.

Uma das regras mais importantes para o assentamento de um porão é o correto ajuste dos cantos, pois os cantos incorretamente ajustados levarão a uma maior curvatura das paredes e, consequentemente, a um casamento na construção do edifício.

Em todos os cantos, coloque alguns tijolos em local seco, determinando a largura do porão planejado. Os cantos são planos.

Meça os comprimentos de todos os lados e ambas as diagonais com uma fita métrica ou barbante - as dimensões devem coincidir até centímetros e ser respectivamente iguais.

Também vale a pena verificar as futuras paredes para possível curvatura, usando o mesmo fio ao longo do lado interno da linha de canto a canto.

O isolamento é necessário para proteção adicional do porão das águas subterrâneas.

Eu preciso de um pedestal para um banho

Duas camadas de material de cobertura são colocadas na fundação das seguintes maneiras:

  1. para mástique betuminoso ou betume aquecido;
  2. juntando com um queimador, tratando as superfícies do material de cobertura.

Você pode usar rubemast, vidro-ruberóide (stekloizol), eurorruberóide.

Depois de definir os cantos, é hora de começar a colocar o porão. Para criá-lo, costuma-se utilizar um tijolo, fixado com uma argamassa de cimento e areia. Para a construção, apenas tijolo vermelho sólido é usado.

É aconselhável iniciar a alvenaria pelos cantos e, em seguida, colocar as fiadas opostas umas às outras de um lado com uma espessura da solução aplicada algo entre 20-25 mm.

O fio de prumo verifica a precisão do assentamento da superfície vertical após 3-4 filas de tijolos.

Após a verificação final dos cantos, inicia-se o assentamento da parede. Para tornar a linha uniforme, uma linha grossa de pesca é esticada entre dois cantos.

A altura mínima é de pelo menos 4 fileiras empilhadas e pode ser acabada com pedra natural, ladrilhos ou revestimento.

Se a casa tiver caves, são deixados orifícios de ventilação de cada lado do porão a uma altura de 10-15 cm do solo, medindo de 7 x 25 a 15 x 25 cm. No caso de ultrapassar o comprimento da construção de 3 metros, as aberturas vão com um degrau de 2,5 metros e fechadas com redes ou grades finas.

Para proteção contra a penetração de umidade, é necessário colocar impermeabilizantes, fazendo a distinção entre o embasamento e a parede de tijolos, para construção barata, pode-se usar, por exemplo, material de cobertura dobrado ao meio. Claro, não é necessário fazer apenas com eles, a escolha de materiais para isolamento agora é bastante extensa. A dupla impermeabilização é necessária para proteger a casa não só dos efeitos externos das intempéries, mas também da influência das águas subterrâneas na fundação.

Algoritmo para trabalho de alvenaria

Após a compra de todos os materiais, termina a fase preparatória. Você pode prosseguir para a construção. Como dispor a base corretamente?

Preparação

Você precisa pré-comprar uma argamassa de cimento, que manterá a alvenaria unida. A opção mais adequada foi reconhecida como uma solução da marca M-75.

A solução selecionada deve ser disposta e ligeiramente nivelada. É necessário zelar para que a espessura da camada não ultrapasse 2 cm, devendo ser colocada malha de reforço nesta camada. Certifique-se de que a malha é feita de fio BP-1 de 4 mm. As células da malha não devem ser grandes, idealmente de 50 por 50 mm.

Ereção de alvenaria

Após a colocação da malha, inicia-se o assentamento do tijolo. É necessário colocar 4 fiadas de base e, em seguida, colocar a rede novamente. Isso fortalecerá firmemente a alvenaria.

A colocação dos tijolos é realizada em filas horizontais. Se você fizer tudo sozinho, poderá simplificar um pouco a tarefa e dispor o tijolo em uma fileira. Ao mesmo tempo, alterne as camadas colada e de colher. Ou seja, coloque uma camada nas paredes e a outra ao longo.


A direção de colocação dos tijolos deve ser alternada de fileira para fileira.

Para que a alvenaria seja de alta qualidade e durabilidade, verifique os seguintes pontos:

  • certifique-se de que as costuras das fileiras adjacentes se encaixam bem;
  • verifique o ângulo entre os tijolos situados em filas opostas - deve estar correto;
  • providenciar sistema de ventilação em todo o perímetro do subsolo - seu tamanho deve ser de 15 a 25 cm e devem ser colocados a cada 3 m a uma altura de 15 cm do solo.

Além disso, você precisa prestar atenção à espessura da parede do porão. Deve seguir um certo padrão. É necessário que o valor da espessura seja um múltiplo do tamanho do tijolo: 1 tijolo - 25 cm, 2 - 51 cm, 1,5 - 51 cm, e a altura não deve ser inferior a 35 cm. Esta é a última etapa do construção - a colocação do porão de tijolos está concluída. Agora você pode prosseguir com a instalação da área cega e acabamento.

Colocar tijolos com as próprias mãos não é fácil. Se você não está confiante em suas habilidades e deseja que tudo seja feito corretamente, entre em contato com um construtor profissional.Eles farão todo o trabalho com rapidez e eficiência.

Tecnologia de isolamento externo

Tratamento da superfície

Se você decidir realizar o procedimento de isolamento térmico com suas próprias mãos, você precisa começar com uma preparação cuidadosa:

  • Em primeiro lugar, limpamos completamente o porão até a área totalmente cega. Precisamos consertar o isolamento em todo o plano, caso contrário, a chamada "ponte fria" se formará e a eficácia da camada protetora diminuirá muitas vezes.
  • Em seguida, começamos a processar a superfície: removemos todas as irregularidades, limpamos a tinta velha, substituímos ou reforçamos os fragmentos de tijolos esfarelados.
  • Tratamos a alvenaria com anti-sépticos, o que evita o desenvolvimento de doenças fúngicas sob uma camada de isolamento.

Somente após a conclusão de todo esse trabalho, você pode começar a montar o revestimento de proteção.

Isolamento térmico com placas de polímero


Esquema de isolamento de poliestireno

Até o momento, duas tecnologias principais são usadas para terminar a parte do subsolo. Descrevemos ambos a seguir, começando com o mais simples:

Para proteger um edifício da perda de calor, é mais barato usar espuma arquitetônica ou poliestireno expandido.


Colando a superfície com isolamento

  • Cortamos o material no tamanho da superfície processada.
  • Nós aplicamos cola de espuma à base de cimento na parede e embutimos a malha de gesso de polímero nela. A largura da malha deve permitir que o painel de isolamento seja envolvido.

Observação! Para economizar dinheiro, a tela pode ser colocada apenas em cima da espuma, mas o preço baixo permite trabalhar, como dizem, “com margem de segurança”.

  • Colocamos uma pilha de cola em uma folha de isolamento, depois a pressionamos contra a parede.
  • Preenchemos todas as lacunas entre as folhas de poliestireno com espuma de poliuretano autoexpansível de um cilindro.
  • Enrolamos a malha por cima e por baixo e fixamos com um pino com manga de disco. Para tal, com a ajuda de um perfurador, fazemos um furo na parede para que o elemento de fixação afunde na estrutura de suporte em pelo menos 40 mm.


Você pode engessar!

Depois que toda a superfície é isolada de acordo com este esquema, gesso com compostos de fachada. No topo da camada de gesso, você pode aplicar tinta externa ou uma mistura de acabamento decorativo.

Usando lã mineral


Opção de layout de camada

O isolamento térmico com lã mineral e materiais semelhantes é executado de acordo com um esquema diferente.

Uma vez que é indesejável submeter a lã mineral a cargas de compressão prolongadas (isso aumenta significativamente a condutividade térmica), é imperativo usar um torneamento:

  • Instalamos suportes de aço na superfície da parede preparada. Para reduzir a perda de calor no contato de metal com parede, você pode colocar um espaçador de paronita ou material semelhante sob a base de cada suporte.


Instalação de sarrafos verticais

  • Colocamos nos suportes os elementos da caixa - vigas de madeira impregnadas com um anti-séptico ou perfis em U de aço. Usamos parafusos de aço inoxidável para fixação.

Conselho! Na maioria das vezes, os painéis isolados do porão usados ​​para acabamento destinam-se à instalação horizontal. Por este motivo, as vigas de revestimento devem ser posicionadas verticalmente. No entanto, existem exceções, por isso vale a pena prestar atenção ao tipo de revestimento com antecedência.

  • Placas de lã mineral (é aconselhável adquirir modelos densos especialmente concebidos para o trabalho de fachada) são colocadas entre os segmentos de torneamento. Fixamos cada placa com buchas de disco em pelo menos quatro pontos.
  • Como no caso anterior, preencha os espaços entre os poços com espuma autoexpansível.

Em seguida, precisamos montar a camada de revestimento. Na maioria das vezes, o chamado revestimento do porão é usado para isso, que são painéis de plástico isolados em uma base de aço.

Conselho! Se estiver usando revestimento com espessura de 20 mm ou mais, você pode economizar dinheiro instalando lã mineral mais fina sob o revestimento.


Foto do painel de acabamento

As instruções de acabamento são bem simples:

  • Na parte inferior da base, colocamos a barra de partida na caixa. Deve ser instalado estritamente de acordo com o nível.
  • Nos cantos, instalamos elementos especiais destinados à fixação dos painéis de acabamento.
  • Nós inserimos o revestimento isolado do porão na guia inicial e encaixamos nos fechos. Fixamos o painel à caixa através dos orifícios tecnológicos com parafusos auto-roscantes.
  • Conectamos o próximo painel ao anterior, fixando os fechos de topo. Continuamos a montar o revestimento até terminarmos a primeira linha.
  • Colocamos a segunda linha com um deslocamento para garantir a alternância do padrão decorativo. Para fazer isso, usando uma serra de metal ou um cortador hidráulico, cortamos uma parte do painel.
  • Para proteger a lã mineral da umidade, instalamos um ralo galvanizado ou revestido de plástico na linha superior do revestimento.


Resultado do trabalho

Construção da área cega

A criação de uma zona cega é uma etapa obrigatória na construção de uma cave. O fato é que ele o protege da penetração de umidade, ou seja, água do degelo e precipitação. Sua largura máxima não deve ser superior a 60 cm, mas ao mesmo tempo deve ser pelo menos 20 cm mais alta que a saliência do telhado.


Construção de zona cega.

Materiais excelentes para a área cega podem ser pedra, asfalto e concreto. Se você mesmo estiver instalando, comece pelos cantos. Trate-os com selante e inicie a instalação.

Tipos de base

Existem várias maneiras de colocar um porão. Vamos considerar os tipos mais populares:

  1. Base lisa. A espessura da estrutura e da base são as mesmas. Para a beleza do aspecto e separação das paredes da base, utilizam-se orlas, cornijas decorativas.
  2. Base saliente. A ênfase está na base ou nas paredes. A utilização deste tipo implica a presença de vazantes.
  3. Rodapé a oeste. A vista é popular em locais onde chove frequentemente, pois protege a estrutura. A parede principal é mais espessa da base.

Em todas as fases, é importante que as instruções passo a passo para colocar um porão de 1 tijolo sejam estritamente seguidas.

Terminar o pedestal

Muitos se recusam a revestir o porão, considerando esta etapa opcional. Na verdade, o revestimento serve como mais uma camada de impermeabilização, por isso não subestime a sua importância. A alvenaria está constantemente exposta a um ambiente agressivo e não resiste bem à umidade, portanto não será danificada por uma camada protetora adicional.

Para maior eficiência, você deve escolher materiais resistentes à umidade e duráveis. Pedras naturais ou artificiais, assim como ladrilhos de cerâmica, funcionam bem. O uso de gesso é permitido. Lembre-se de levar em consideração o estilo geral da sua casa. Quaisquer materiais de acabamento devem se encaixar bem na aparência pretendida.

Agora você sabe como traçar a base com suas próprias mãos. A colocação de tijolos requer certas habilidades e conhecimentos, por isso deve ser feita seguindo estritamente as instruções. Se você não tem experiência em construção, provavelmente a obra levará muito tempo. Tente considerar esses custos como um investimento, porque o porão protege sua casa de influências externas negativas. Além disso, os materiais selecionados corretamente darão um visual completo e bem cuidado.

Materiais de isolamento

Ao escolher uma opção adequada entre os materiais de isolamento, é necessário levar em consideração o efeito da umidade no porão da casa. Sua parte inferior está em contato direto com o solo e a água. Nem todo isolamento manterá suas qualidades em tais condições. É dada preferência a materiais duráveis, baratos e resistentes à umidade:

  • argila expandida;
  • Isopor;
  • espuma de poliestireno extrudida;
  • lã basáltica (para isolamento interno).

Argila expandida

A argila expandida é um isolamento durável, resistente ao fogo, seguro e barato que pode ser usado dentro e fora do edifício. Quando colocado de dentro, é derramado nos seios da fundação antes de instalar a laje do porão. No exterior, os grânulos de argila cozidos são colocados nas cavidades deixadas pela colocação do tijolo. A espessura da camada de isolamento natural é de pelo menos 50 cm - somente sob essa condição ela fornecerá isolamento térmico suficiente em casa. A alta higroscopicidade da argila expandida requer impermeabilização de alta qualidade da fundação e da alvenaria antes do enchimento dos grânulos.

isopor

A espuma barata é resistente à umidade e tem boas propriedades de isolamento térmico. A espessura do revestimento depende das condições climáticas, em regiões frias a camada de material atinge 100-150 mm. As placas de espuma são fixadas à camada impermeabilizante com cola especial. Você pode usar buchas especiais, mas elas quebrarão a estanqueidade da impermeabilização. O isolamento requer acabamento, como gesso em uma tela de reforço.

Ao escolher a espuma como material isolante térmico, deve-se lembrar suas desvantagens: inflamabilidade, fragilidade, atratividade para roedores.

A lã mineral tem muitas vantagens em relação a outros materiais de isolamento, sendo a principal delas a sua resistência ao fogo aberto. Esta é uma qualidade importante para o acabamento de um edifício residencial. Baixa condutividade térmica, custo acessível, resistência a ataques biológicos e químicos permitem o uso de isolantes para isolar qualquer parte da edificação. O material é eficaz para o trabalho de interiores, as placas de basalto são colocadas em uma estrutura de madeira ou metal. O acabamento é feito de placas OSB ou forro.

A desvantagem do material é a higroscopicidade, levando a um aumento da condutividade térmica. O algodão molhado torna-se inútil para o isolamento.

Um dos materiais de isolamento térmico populares usados ​​para o acabamento do porão é o poliestireno expandido. Devido à sua estrutura, constituída por grânulos preenchidos com gás, o poliestireno expandido apresenta baixa condutividade térmica. Em termos de grau de isolamento, supera a lã mineral, pelo que a sua utilização reduz o custo de aquecimento de uma casa privada. Entre outras vantagens do material:

  • baixa absorção de água;
  • peso leve simplifica o transporte e a instalação;
  • a vida útil é de 60–80 anos;
  • o material é fácil de cortar e processar;
  • resistência à ação de microrganismos e bolores.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores