Perda de calor e ganho de calor em edifícios. Física da folha.

Tudo o que diz a propaganda do material pode ser considerado correto se não contrariar as leis da física. Desta vez, vamos falar sobre isolamento reflexivo, como penofol - isolamento baseado em espuma de polietileno com uma bainha de folha. Do ponto de vista da física térmica, este material não é mais complicado do que qualquer outro isolamento, mas mesmo assim causa sérias polêmicas entre os consumidores.

Os fabricantes de isolamento reflexivo posicionam-no como um isolamento universal com excelentes propriedades de isolamento térmico, que são obtidas principalmente através da reflexão da radiação térmica. Quanto à condutividade térmica desse material, ela está no nível de outros isolantes porosos, como a espuma. Mais especificamente, 0,038 W / mK. Mas devido ao fato de que o penofol (se contarmos em volumes) é muito mais caro do que o poliestireno expandido, não faz sentido usá-lo em esquemas de isolamento tradicionais. Ele tem um "truque" diferente: 95% do calor é refletido pela folha de alumínio de volta para a sala, e uma fina camada de polietileno espumado resiste efetivamente à condução da pequena quantidade de calor que a folha "absorve". Pelo menos é o que dizem os fabricantes de penofol, mas não só eles ...

Como mostra a prática, os principais promotores de vários materiais de construção, incluindo isoladores de calor, são os vendedores. No entanto, infelizmente, eles não são confiáveis, especialmente em casos delicados como o isolamento. O negócio dos vendedores é o comércio. Eles obtêm informações sobre o produto das mesmas fontes que o consumidor. No entanto, ao contrário do último, eles raramente se preocupam em olhar para a mesma Internet para descobrir o outro lado da moeda.

Para o bem da pureza do experimento, eu pessoalmente caminhei por três grandes lojas de construção e fiz aos vendedores a mesma pergunta: "Onde o isolamento refletivo é usado e quais são suas características?" Suas respostas me surpreenderam com sua precisão e semelhança. Todos citaram praticamente o que estava escrito no folheto publicitário. Além disso, como se viu, os fabricantes eram diferentes, e as informações nos folhetos - com apenas pequenas diferenças. Resumindo, o penofol pode e deve ser usado em qualquer lugar e em tudo - é muito prático de usar, não ocupa muito espaço, devolve o calor e, entre outras coisas, é também um escudo protetor contra radiação eletromagnética e até mesmo radônio. Nesse ponto, os compradores inexperientes acenam com a cabeça em compreensão e começam a sentir uma ligeira complexidade sobre seu atraso na vida. É para isso que foi criado, porque o objetivo de qualquer negócio é vender mais. E veja bem, nem o anúncio nem o vendedor, de fato, mentiram. Penofol realmente isola (um pouco, mas ainda), retorna calor (sob uma condição muito importante, que será discutida mais tarde), protege da radiação eletromagnética externa (aqui a verdade é, sem nenhum "mas"). Como se costuma dizer em tais "casos difíceis" - vamos descobrir!

O que reflete a superfície brilhante da folha

A explicação sobre a reflexão parece plausível: desde o curso de física escolar, lembramos essa propriedade das superfícies brilhantes. Mas o que eles refletem quando cozinham no forno?

Existem três maneiras de transferir calor: condução, convecção e radiação térmica. Na cozedura no forno, os dois últimos são decisivos, uma vez que nem o tabuleiro nem o papel alumínio entram em contacto directo com as resistências.

Convecção

No forno, o calor é transferido para o produto dos elementos de aquecimento por meio do movimento do ar. Existe convecção em qualquer forno, não apenas naquele que tem esta palavra no nome.Se estamos falando de um forno de convecção, queremos dizer um ventilador que move o ar aquecido mais rápido.

Uma superfície brilhante (ou fosca) não afeta a convecção. A folha vai aquecer, independentemente do lado em que entre em contato com o produto, e transferirá esse calor.

Mais importante aqui é o quão firmemente a folha é envolvida em torno do conteúdo. Se o ar for deixado entre o produto e a folha de alumínio, ele pode se tornar uma barreira isolante e retardar a transferência de calor.

Radiação de calor

A convecção é mais importante no cozimento no forno, mas a radiação é responsável por parte da transferência de calor. É emitido por qualquer objeto com temperatura acima do zero absoluto (-273,15 ° C), ou seja, todos os elementos do forno e todo o seu conteúdo.

Para radiação infravermelha, o lado da folha terá importância: a superfície brilhante reflete os raios, a superfície fosca captura. Mas essa diferença na transferência de calor só é importante para instrumentos altamente sensíveis. O lado da folha terá pouco efeito na velocidade de preparo do jantar.

Usando filme protetor solar especial

Um filme especialmente desenvolvido para proteção solar é um pouco mais caro, mas mais confiável. Ele alivia o proprietário de todas as desvantagens acima de usar papel alumínio comum.

Benefícios do filme de proteção solar:

  • força - o filme é denso e elástico, e não frágil como uma folha metálica;
  • grade dimensional adequada para uso em janelas (comprimento - 3 m, largura - 0,6-1 m);
  • preço acessível - em média, um rolo de filme custa 100 rublos;
  • boa aparência, desde que bem instalado;
  • transparência - a luz solar iluminará suficientemente a sala sem aquecê-la.

Ao aplicar um protetor solar na janela, você obtém um vidro levemente colorido que refletirá o excesso de radiação externa.

Atenção: durante o dia, o vidro coberto com película protege perfeitamente as janelas dos olhos dos transeuntes, uma vez que criam uma imagem espelhada. Porém, à noite, com as luzes acesas, o quarto terá uma ótima visualização, portanto, não se esqueça do uso de cortinas.

Existem dois tipos de filme para janela - adesivo em vidro e filme para cortina. Vamos analisar as características do uso de ambos os materiais para entender qual é o mais adequado em um caso particular.

Película adesiva de proteção solar

Esta versão do filme é colada diretamente no vidro. Com sua ajuda, o efeito de tingimento da superfície é criado. A vantagem deste método é que o material é durável e pode ser usado por várias estações seguidas (lembre-se que os raios ultravioleta não entram na sala apenas no verão).

Qual lado da folha deve entrar em contato com a comida

Os especialistas acreditam que nesta matéria pode confiar totalmente no seu gosto, uma vez que não existem diferenças funcionais. Robert Wolke escreve sobre isso em seu livro What Einstein Told His Chef. Para uma conclusão semelhante: Existe um lado certo e errado da folha de alumínio? Os especialistas em cozinha da Reynold vieram.

A questão de qual lado usar a folha é importante apenas para folhas de alumínio com revestimento antiaderente. Nesse caso, o fabricante recomenda colocar os produtos no lado fosco marcado como antiaderente.

Aplicação de folha de alumínio em casa

Interessante

Um grande pedaço e sua boca está feliz? Doces e outras tentações culinárias são vendidos principalmente em pequenas embalagens. Acredita-se que isso ajude a controlar a quantidade de alimentos "prejudiciais" ingeridos. Mas, de acordo com um estudo de cientistas europeus, na realidade as coisas são um pouco diferentes. Uma pequena embalagem de doces com alto teor calórico é freqüentemente considerada bastante permissível e provoca a ingestão de mais alimentos. Pacotes grandes, por outro lado, fazem as pessoas pensarem em comer demais e se limitar a isso.

O estudo decorreu da seguinte forma. Em um grupo de participantes, os cientistas ativaram "preocupações dietéticas". Resumindo, eles os fizeram pensar em peso e questões nutricionais, passando por uma série de testes "Quão satisfeito você está com seu corpo", além de pesar e medir volumes em frente a um espelho. Os sujeitos acreditavam que o objetivo era avaliar os comerciais, mas, na verdade, os cientistas monitoraram o consumo das batatas fritas, que eram fornecidas gratuitamente na sala. Os chips estavam em embalagens grandes e pequenas. Como resultado, aqueles que pegaram pacotes grandes comeram menos. Eles hesitaram mais antes de abrir o pacote e comeram menos batatas fritas.

Preciso fazer furos na folha ao assar?

Algumas receitas exigem que você faça isso, outras não. Não existem regras claras, apenas as suas preferências e o tipo de prato que deseja comer no final desempenham um papel:

  • Quando a embalagem é lacrada, os sucos e a marinada permanecem dentro e o produto é macio e suculento. Eles são furados nesses casos se quiserem que a comida fique mais rígida;
  • Além disso, se cozidos com suco, a carne ou o peixe são cozidos no modo "guisado" e ficam mais soltos. Se você liberar o líquido, o alimento ficará coberto com uma crosta apetitosa.

O ideal é furar a embalagem não imediatamente, mas 20 minutos antes de retirar a assadeira do forno. Aí o alimento terá tempo de ser coberto com uma crosta e a polpa ficará bem cozida.

Qual lado da folha reflete o calor

Como embrulhar os alimentos corretamente?

Mas você precisa embrulhar carne ou peixe antes de cozinhar direito, caso contrário, a temperatura interna será insuficiente ou o suco irá fluir para fora e queimar:

  • O invólucro deve estar intacto, caso contrário, suco ou gordura podem vazar pelos orifícios e o prato ficará seco e até queimado;
  • As barbatanas dos peixes devem ser aparadas, caso contrário podem rasgar a embalagem.
  • Para evitar que o papel alumínio queime, lubrifique o interior com óleo de girassol.

Qual lado da folha reflete o calor

Propriedades da folha

A folha de alumínio pode ser considerada um material único, porque:

  • reflete a luz e os raios infravermelhos;
  • isola (mantém) aquecido;
  • facilmente assume a forma desejada;
  • não interage com a água;
  • não transmite luz, gás, graxa, vapor;
  • é leve;
  • ambientalmente amigável;
  • não reage com produtos químicos;
  • não é um habitat para bactérias;
  • não magnetiza;
  • não absorve nem transmite odores.

Ao passar

13. Agilizar o engomar... Ao passar a roupa, grande parte do calor do ferro é absorvido pela própria tábua, obrigando-o a fazer várias passagens para passar o tecido. Você pode acelerar as coisas colocando uma folha de papel alumínio sob a tábua de passar. A folha reflete o calor de volta para a roupa e alisa mais rápido. Você vai adorar essa forma de passar a ferro tanto que provavelmente vai colocar o papel alumínio sob a capa de tecido da tábua e deixá-lo lá para sempre.

14. Foil irá ajudá-lo alise dobras teimosas em roupas que, por mais passadas que sejam, não querem ser passadas de forma alguma. Acontece que o tecido não tolera altas temperaturas, pode ser viscose, seda, lã. Mas é nesse tecido que aparecem mais rugas, que prejudicam a aparência do produto. Coloque um pouco do papel alumínio na tábua de passar, depois coloque as roupas não passadas por cima, acrescente vapor no ferro e fique à vontade para passar. A temperatura alta e úmida resultante que emana do papel alumínio ajudará a suavizar as rugas e a restaurar sua beleza original.

15. Patches de colagem. Os remendos para passar a ferro são uma maneira fácil de remendar pequenos orifícios em suas roupas, desde que eles não grudem na tábua de passar. Para evitar que isso aconteça, coloque um pedaço de papel alumínio sob o buraco. Não adere ao sistema transdérmico e, quando terminar, pode removê-lo facilmente.

16. Limpando o ferro. Existe uma camada de amido na base do ferro e começa a grudar no tecido? Para remover o acúmulo, passe a ferro um pedaço de papel alumínio com um ferro.

Qual lado você deve usar o papel alumínio ao assar

As anfitriãs sabem que o brilho da folha em ambos os lados é diferente. Metade é mais espelhada, a outra é fosca, com aspereza quase imperceptível. Essa diferença é explicada pela tecnologia de produção de chapas na fábrica.

Quando há uma escolha, sempre surgem dúvidas. Da mesma forma, os cozinheiros que trabalham com papel alumínio para assar no forno têm uma pergunta: "De que lado do papel alumínio devo colocar os alimentos?"

Aqueles que entendem de física abordam o assunto de um ponto de vista científico. Se o lado do espelho reflete os raios de calor com mais força, para acelerar o processo de cozimento, os alimentos devem ser colocados na superfície de papel alumínio brilhante. O lado fosco ficará então do lado de fora. Ele vai absorver mais calor, o que significa que o prato vai cozinhar mais rápido.

A folha é colocada com o lado brilhante para fora quando é necessário reduzir o superaquecimento. Neste caso, a refletividade do gloss protegerá o produto culinário de queimar ou ressecar na parte superior e nas laterais.

Se o alimento for cozido sem óleo, ele pode grudar no papel alumínio após o cozimento. É mais difícil aderir a uma superfície lisa e brilhante, então produtos não oleosos e secos são colocados com o lado brilhante para dentro.

Estudos mostraram que a diferença na refletividade para ambas as superfícies é pequena - cerca de 10%. Ao assar grandes pedaços de carne e aves, essa diferença torna-se quase imperceptível e não afeta de forma alguma a duração e a qualidade do cozimento.

Princípio de uso

Muitas vezes, as donas de casa têm dúvidas sobre de que lado colocar o papel-alumínio na assadeira. Vale a pena entender isso com o máximo de detalhes possível.

A própria estrutura de uma assadeira fina de alumínio tem dois lados: brilhante e fosco. O resultado do produto cozido depende de qual lado colocar o papel alumínio na assadeira. O lado brilhante do revestimento usado reflete muito melhor o calor recebido e não gruda no prato. Por isso, vale a pena dar preferência a ela.

Se você estava em dúvida sobre qual lado colocar o papel alumínio na assadeira e acidentalmente colocou o lado fosco para cima, não há com o que se preocupar.No entanto, deve-se observar que os pratos com sabor azedo podem não resultar como o esperado. Isso ocorre porque a parte mate da folha de alumínio reage com o ácido.

qual lado da folha deve cobrir a assadeira

Papel alumínio - mitos e verdade

Papel alumínio - mitos e verdade
image - depositphotos Sem dúvida, muitas donas de casa gostam de usar papel alumínio para assar É muito conveniente, prático, rápido e limpo

No entanto, a questão da toxicidade da folha de alumínio aparece constantemente na Internet É hora de acabar com isso


imagem - depositphotos

Então, assar papel alumínio é ruim para você? Mitos e verdades sobre folhas de alumínio de grau alimentício

Mito: O alumínio é extremamente prejudicial à saúde, mesmo em doses mínimas.
imagem - depositphotos

Mito: O alumínio é extremamente prejudicial à saúde, mesmo em doses mínimas. Verdade: Se falamos dos riscos à saúde associados à entrada de moléculas de alumínio no corpo humano, então tudo é simples e compreensível. O alumínio é encontrado em produtos vegetais de forma insignificante, as moléculas de alumínio estão presentes no ar, na água, nos alimentos aditivos e alguns medicamentos O alumínio é excretado muito rapidamente do corpo humano e não representa nenhum perigo, mais, na quantidade que pode presumivelmente entrar no corpo humano se você usar folha de alumínio

Mito: o alumínio é uma das causas da doença de Alzheimer.Verdade: as pesquisas mais recentes fornecem evidências convincentes de que o alumínio não contribui de forma alguma para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Mito: O calor e os alimentos ácidos lixiviam o alumínio para os alimentos.
imagem - depositphotos

Mito: O calor e os alimentos ácidos lixiviam o alumínio para os alimentos.Verdade: Sem dúvida, em altas temperaturas e em um ambiente ácido, uma reação química começará, no entanto, isso requer uma temperatura muito alta, um ambiente muito ácido e um tempo bastante longo. No entanto, se você pretende assar alimentos em temperaturas acima de 200 -250 graus Celsius, não use papel alumínio, mas papel manteiga comestível, e se você planeja armazenar alimentos cozidos por muito tempo, coloque-os em copos. No entanto, este é um requisito geral ao preparar e armazenar qualquer alimento

Assim, na maioria dos casos, observando os princípios e regras gerais de cozimento e armazenamento de alimentos, não há motivo para se preocupar com a sua saúde ao usar filme de alumínio grau alimentício.

Alguns fatos sobre a folha de alumínio:
imagem - depositphotos

Alguns fatos sobre a folha de alumínio: - A palavra "alumínio" é soletrada desta forma - Pela primeira vez, folha de alumínio foi usada na França, envolvendo barras de chocolate nela - Um lado da folha é brilhante, o outro lado é fosco. Este é apenas um recurso tecnológico - você pode embrulhar alimentos em papel alumínio de ambos os lados - Açúcar mascavo às vezes é extremamente duro - embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por cinco minutos - O aipo depenado seca muito rapidamente, mesmo se mantido na geladeira - Enrole o aipo firmemente em papel alumínio, ele vai durar muito mais tempo

Seu GORNNISA.RU

Propriedades e recursos do material

A folha convencional é feita de uma variedade de metais - estanho, aço, ouro ou prata. Eles são rolados através de grandes eixos, nos quais a folga diminui gradualmente. Desta forma, obtêm-se folhas de "papel" de metal com o tamanho desejado, as quais são então enroladas em rolos.

Folha, no entanto, adequada para a preparação ou armazenamento de alimentos (alimentos), é feita feito de alumínio... É mais frequentemente encontrado na loja. Este material é considerado o mais seguro, pois pode entrar em contato com alimentos.

Além disso, possui as seguintes propriedades:

  • Não derrete;
  • Não causa alergias;
  • Capaz de se aquecer.

Folha como um elemento de aquecimento

Há algum tempo, os consumidores domésticos tiveram a oportunidade de utilizar outra opção para aquecimento das suas casas. Este é um sistema de aquecimento infravermelho baseado em folha.

Sistema de aquecimento infravermelho
Nesse sistema, o elemento principal de aquecimento é feito em forma de folha sobre uma base metálica, de pequena espessura, que é circundada nas duas faces por um par de filmes plásticos.

Tampa superior de folha

Ao assar bolos ou vegetais, muitas donas de casa desejam manter a superfície do prato macia e suculenta. Infelizmente, isso nem sempre funciona. Sob a influência de altas temperaturas, forma-se uma crosta dura no cozimento e os vegetais perdem umidade e suco.

Nesse caso, a folha comum também será um excelente auxiliar. Basta colocá-lo em cima do produto e fixá-lo bem. Vale a pena lembrar de qual lado do papel alumínio deve ser coberto a assadeira neste caso.

Escolha o lado fosco para manter a comida macia e suculenta. Lembre-se de que isso se aplica apenas à camada superior.

Aplicação de folha de alumínio fora de casa

  • Você pode aumentar ligeiramente a iluminação externa, fazendo um refletor de folha, colocando-o atrás da lâmpada.
  • Em uma caminhada, a folha de alumínio pode ser útil em muitos casos.
  • Se não teve pratos numa caminhada ou num piquenique, então pode fazer todos os utensílios necessários em papel alumínio: pratos, copos. Você pode até fazer uma frigideira improvisada de lança e papel alumínio.
  • Para assar batatas ou outros alimentos no fogo, é melhor embrulhá-los previamente em papel alumínio.
  • Os fósforos podem ser protegidos da umidade e da umidade com papel alumínio.
  • Nas noites frias, a barraca pode ser aquecida com pedras aquecidas no fogo. E para que as pedras não fiquem manchadas de cinza, elas podem ser embrulhadas previamente em papel alumínio.
  • Se você estiver viajando durante a estação fria, você pode prender uma folha de papel em um dos lados das palmilhas. Isso o manterá aquecido.

Em uma nota

► Para manter o peixe fresco por mais tempo, ele deve ser eviscerado e escalado antes de ser colocado no refrigerador. ► As verduras não murcham por muito tempo se você colocar um quarto de cebola no saco onde está guardada. ► Não guarde as maçãs no mesmo saco com outras frutas e vegetais. Essa "vizinhança" leva ao fato de que vegetais e frutas se deterioram mais rapidamente. ► O leite não deve ficar na porta do refrigerador. Para não azedar, o leite precisa de uma temperatura constante e o bater da porta impede que seja mantido. ► Não lave legumes e frutas antes de colocá-los na geladeira. ► O lubrificador não deve ser transparente. O óleo se deteriora rapidamente com a luz.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores