Qual isolamento para o piso sob linóleo escolher e como instalar

Hoje o mercado da construção apresenta uma vasta gama de revestimentos para pisos. A combinação de um preço razoável e de alta qualidade é o que distingue o linóleo de outros revestimentos. A maior parte do linóleo é de origem artificial. Este material é fácil de instalar e manter, o que, em certa medida, proporciona uma grande popularidade do revestimento. No entanto, se o piso da sala for frio, será necessário isolá-lo adicionalmente antes de colocar o linóleo. Este artigo o ajudará a descobrir que tipo de isolamento colocar sob o linóleo em pisos de madeira, bem como em uma base de concreto.

Tipos de linóleo

Estrutura Linoleum
Estrutura Linoleum
O Linoleum pode ser básico ou sem base. O linóleo sem base é muito fino e requer uma preparação especial antes da aplicação, pois rasga e limpa rapidamente em superfícies irregulares. Esse revestimento pode durar até cinco anos, mas deve-se ter em mente que não possui absolutamente nenhuma propriedade de isolamento acústico e térmico.

Se houver uma base, existem:

  • Base de espuma... Tem uma pequena espessura de cerca de 1,5–3 mm. O forro de espuma retém algum calor e absorve o som. É muito macio e elástico, facilmente colado nos cantos. A base pode ser complementada com fibra de vidro, que protegerá o revestimento de deformações e amassados. A camada decorativa superior é coberta por uma película protetora que prolonga a vida útil do linóleo.
  • Base quente... É constituído por juta ou feltro natural ou artificial, protegido por uma camada de polímero. O revestimento macio e elástico de até 5 mm de espessura é perfeito para quartos e mantém o calor suficiente. As desvantagens incluem resistência insuficiente da camada superior. Requer cuidados especiais e não é adequado para ambientes com alta umidade do ar.

Linóleo à base de juta
Linóleo à base de juta

O linóleo com base protege os pés do frio até certo ponto, no entanto, se o piso estiver muito frio, ele ainda precisará ser isolado.

Piso de compensado isolado

Instalação de toras e isolamento
Instalação de toras e isolamento

O isolamento de alta qualidade da base pode ser realizado instalando-se um piso de compensado isolado ao longo das toras. As defasagens podem ser usadas regulares ou ajustáveis. Vigas ajustáveis ​​são convenientes de usar se houver pisos irregulares. Se as irregularidades são pequenas e as toras normais se encaixam, as diferenças podem ser niveladas com um forro em cunha.

Observação!
Esta opção é adequada para quartos com tetos altos.

A madeira compensada pode ser colocada em uma superfície plana de concreto sem toras, no entanto, se a sala estiver localizada acima de uma sala sem aquecimento, esta opção não economizará no inverno com geadas.

Instalação de contraplacado
Instalação de contraplacado

Instalando um piso de madeira compensada:

  1. As toras são instaladas na mesa a uma distância de 300–600 mm umas das outras.
  2. Se o isolamento não tolerar umidade, é feita a impermeabilização.
  3. Em seguida, efetue a instalação do isolamento térmico entre as defasagens.
  4. A madeira compensada é serrada em quadrados e colocada com pequenos espaços entre as folhas, tanto entre si quanto contra as paredes.
  5. As chapas são fixadas com parafusos auto-roscantes, afundando-as na espessura do compensado.
  6. As lacunas e tampas dos parafusos são massa com massa elástica.

Vídeo: instalação de piso de compensado com isolamento de espuma

Benefícios:

  • Amizade ambiental.
  • Preço baixo.
  • Força.
  • Alto grau de isolamento térmico.

Desvantagens:

  • Instabilidade de umidade.
  • Não instalado em divisões com tectos baixos.

Observação!
Sobre a tecnologia de nivelamento de bases com compensado, leia nosso artigo sobre como nivelar o piso com compensado com as próprias mãos.

Que vai caber

Hoje, cada pessoa que decidiu isolar um piso de concreto sob linóleo tem amplas oportunidades para escolher a opção ideal. Você pode comprar materiais naturais ou isolantes artificiais.

Bung

Este isolamento pertence à categoria de natural. Para a sua produção utiliza-se um aglomerado de grânulos de cortiça. A vantagem do isolamento é que não agride o meio ambiente. E isso não é surpreendente, porque a cortiça natural é usada para a fabricação. Além disso, é muito confortável andar sobre esse revestimento, pois a superfície resultante é macia e agradável.

cortiça de isolamento sob linóleo
Na foto há uma rolha sob o linóleo:

Mas nem tudo é tão róseo. O pavimento de cortiça tem uma desvantagem: depois de colocar objectos pesados ​​sobre ele, ficam amassados. Para evitar este problema, é necessário optar pelo isolamento da cortiça com a máxima rigidez. O isolamento é vendido em rolos.

Juta

Este material natural é fibra de juta 100% natural. O processo de fabricação é realizado por punção da juta com agulha e posterior laminação em rolos sob a influência de altas temperaturas.

isolamento de juta sob linóleo
Na foto - juta de isolamento sob linóleo

Assim, o substrato de linóleo torna-se resistente à formação de fungos e à combustão.

Linho

O forro de linho é um isolamento natural. Além disso, o forro de linho tem excelente resistência à umidade. Além disso, são os melhores quando comparados com os materiais anteriores. Ao usá-lo, é possível criar um excelente microclima sob o linóleo.

Esse resultado é alcançado pelo fato de a base de concreto poder respirar. Existe uma livre circulação de ar entre o contrapiso e o revestimento final. A partir daqui, o excesso de umidade não se acumulará, então não deve haver fungos e mofo.

linho de isolamento sob linóleo
Na foto - isolamento de linho sob linóleo

Por ser o linho um material natural, é preciso estar preparado para o fato de ser suscetível a insetos. Para evitar que isso aconteça, o substrato deve ser tratado com um composto especial que o protegerá de besouros. O forro de linho também é resistente ao apodrecimento, absorve perfeitamente os ruídos e faz um excelente trabalho com as funções de isolamento térmico.

Isolamento infravermelho

Este Martial pertence à categoria inovadora. O equipamento infravermelho deve ser posicionado sob o revestimento de piso de acabamento. Este piso é muito agradável para andar descalço, mesmo no inverno. Além disso, o isolamento infravermelho é um elemento de aquecimento auxiliar na casa.

isolamento infravermelho para piso de linóleo
Na foto, isolamento infravermelho para o chão

Claro, nem todo mundo conseguirá instalar esse aquecedor, porque seu custo é alto. Além disso, o processo de instalação requer o envolvimento de especialistas, pois é impossível fazer esse trabalho por conta própria. Mas todas as suas despesas serão pagas rapidamente, porque você pode reduzir os custos de aquecimento em casa.

Polímeros espumados

Ao isolar um piso de concreto sob linóleo, materiais especiais de espuma de polímero podem ser usados. Na maioria das vezes, são comprados isolone e penoplex.

polímeros de espuma para pisos de linóleo
Na foto - polímeros espumados para piso de linóleo

Isoladores de calor deste tipo são perfeitamente montados em uma superfície de concreto e têm excelentes propriedades adesivas à camada de piso de linóleo. Isso reduz a probabilidade de danos ao linóleo no concreto. O processo de instalação é feito com cola. Deve ser aplicado pontualmente ou em toda a superfície da laje de concreto. A presença de excelentes propriedades adesivas elimina a necessidade de fixadores adicionais. O linóleo é colocado sobre isolon e espuma, cuja espessura é de 5 mm.

Mas como colar linóleo no concreto e qual material é o mais fácil de usar. descrito neste artigo.

Para quem quiser saber mais se é possível usar compensado FSF sob linóleo, siga o link e leia o conteúdo do artigo.

A espessura do compensado sob o linóleo em um piso de madeira é descrita em detalhes usando uma foto, neste artigo: https://resforbuild.ru/leso-i-pilomaterialy/presovanyj/fanera/na-pol-tolshhina-na -derevyannyj-pol .html

Mas como colocar o isolamento com folha sob linóleo e como fazê-lo corretamente, as informações deste artigo ajudarão a entender.

Lã mineral

Este isolante por muito tempo agrada com suas qualidades únicas. Graças à lã mineral, você pode não só proteger a casa da perda de calor, mas também criar um excelente isolamento contra ruído. A principal vantagem do material é a sua compatibilidade com o meio ambiente.

lã mineral para linóleo
Na foto, lã mineral sob linóleo

Minvata são produzidos em rolos. O processo de instalação é simples e rápido. Você mesmo pode instalar lã mineral, mesmo para quem não tem muita experiência. Mas o que é o coeficiente de condutividade térmica da lã mineral é descrito em grande detalhe aqui no artigo.

Lã de vidro

Esta opção também é classificada como amiga do ambiente. Em sua fabricação, nenhuma cola ou outros componentes químicos prejudiciais são usados.

lã de vidro em piso de concreto sob linóleo
Na foto, lã de vidro em piso de concreto sob linóleo

Uma vez que a espessura da lã de vidro é insignificante, não será possível nivelar a superfície do piso desta forma. Não vale a pena usar esse material na hora de organizar uma sala onde haja o máximo de permeabilidade. O substrato obtido a partir de lã de vidro pode ser utilizado quando é impossível elevar o piso a uma determinada altura, mas ao mesmo tempo deve conseguir-se o ruído e o isolamento térmico da divisão. Mas quais são as características da lã de basalto e onde exatamente esse material de construção deve ser usado na construção, é descrito neste artigo.

Isolamento do chão com cortiça

Rolo de cortiça
Rolo de cortiça

A cortiça é feita a partir da casca do sobreiro e é considerada um produto amigo do ambiente. A instalação é realizada de duas maneiras:

  1. Por método flutuante. O material do rolo é enrolado ao longo da superfície de junta a junta. As folhas são conectadas com fita adesiva.
  2. Com cola. Ao colocar placas de cortiça. O piso de cortiça também pode ser usado como piso de acabamento.

Vídeo: instalação de um suporte de cortiça

Prós:

  • Naturalidade do material.
  • Alto isolamento acústico e térmico.
  • Resistência ao desgaste.
  • Resistente à umidade.
  • Também pode ser usado para laminados e carpetes.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

Tecnologia de isolamento

Antes de colocar o isolamento sob o linóleo em um piso de madeira, você deve preparar todos os materiais e ferramentas necessárias.

Para trabalhar, você precisa de:

  • isolon isolon ou penoplex;
  • forro de linóleo feito de materiais naturais;
  • folhas de contraplacado ou de fibra;
  • filme de polietileno;
  • Scotch;
  • materiais de fixação (parafusos, cola);
  • Chave de fenda;
  • faca;
  • tesoura;
  • quebra-cabeça.

isolamento térmico para linóleo

Depois disso, você pode prosseguir diretamente para o processo de aquecimento:

  1. Primeiro você precisa inspecionar a superfície sob a camada superior do deck. Para isso, você precisa removê-lo. Se as placas forem boas, o isolamento pode ser feito a partir deste nível.
  2. O substrato está sendo colocado. É melhor escolher os materiais naturais, pois são mais seguros. No entanto, também há desvantagens aqui: a abrasão rápida de tais substratos e o aparecimento de insetos são possíveis. Além disso, ao escolher um substrato, deve-se levar em consideração sua espessura para que não funcione, para que por isso o nível do piso suba tanto que será impossível abrir a porta.
  3. Para que no futuro não haja problemas, um isolon ou penoplex é colocado em cima. Todas as juntas de folha existentes devem ser coladas com fita adesiva.
  4. A próxima camada é madeira compensada ou papelão. A seguir, tudo deve ser fixado com parafusos auto-roscantes.
  5. Se a placa de fibra for escolhida, então a impermeabilização deve ser realizada para prevenir seu inchaço. Para isso, primeiro é colocado um filme de polietileno, em seguida, um papelão é colocado em cima, que deve ser preparado, um filme é colocado novamente (em mais detalhes: "Como colocar o papelão no chão sob o linóleo corretamente").

Para evitar que a água entre nas camadas inferiores do piso, deve-se escolher rodapés retangulares para linóleo.

Poliestireno expandido para linóleo

Esquema de isolamento de piso com poliestireno expandido
Esquema de isolamento de piso com poliestireno expandido

O poliestireno expandido possui uma estrutura porosa, o que é uma grande vantagem.

Método de instalação de poliestireno expandido sob a mesa:

  1. O poliestireno expandido pode ser colocado no concreto ou no solo. No assentamento no solo, a superfície é coberta com brita e areia em camadas de 10-15 cm.
  2. Placas de poliestireno expandido são dispostas.
  3. Beacons estão sendo instalados.
  4. É aplicada uma betonilha com uma espessura de 5–8 cm.

Placas de poliestireno expandido não podem ser fixadas sem nada
Placas de poliestireno expandido não podem ser fixadas sem nada

Benefícios:

  • Alto isolamento térmico.
  • Durabilidade;
  • Alto calor e isolamento acústico.
  • Segurança.

Sem impermeabilização necessária
Sem impermeabilização necessária

Desvantagens:

  • Material inflamável.
  • Pobre permeabilidade ao ar.
  • Alojamento para roedores.

Vídeo: isolamento de piso com poliestireno expandido

Aquecimento do chão e colocação de linóleo no corredor

O artigo descreve as etapas do trabalho de aquecimento da superfície do piso, com uso de papel cartão e folhas de espuma, e colocação de linóleo. Todas as etapas do trabalho são mostradas passo a passo na foto, a fim de demonstrar claramente como isolar adequadamente o piso e colocar o linóleo.

Todo o trabalho indicado neste artigo foi realizado por suas próprias mãos em uma casa particular de construção soviética. A base do linóleo era originalmente um piso de madeira, que perdeu a aparência, o isolamento térmico e deixou de exercer suas funções básicas.

O corredor encontra-se na entrada da casa e é uma pequena divisão com uma área de 2 por 2 metros. Dada a pequena dimensão do corredor, a obra é complicada pelo facto de possuir três portas.

Na hora de realizar o trabalho é melhor retirar todas as portas se existirem e atrapalhar o trabalho, como no meu caso.

Materiais (editar)

Para isolamento de piso e colocação de linóleo no corredor, você precisa comprar os seguintes materiais:

  • linóleo;
  • penofol (isolamento com folha);
  • folhas de cartão;
  • rodapé de plástico;
  • acessórios de plinto;
  • soleiras de metal;
  • parafusos, pregos, fita adesiva.

Como isolar um piso de madeira para colocar linóleo

Na maioria das vezes, isolamos as paredes e não prestamos atenção ao chão ... mas em vão! O calor escapa pelo chão não pior do que pelas paredes. O primeiro passo é remover o revestimento do piso antigo, se houver. Imediatamente coloquei linóleo no piso de madeira, que com o tempo se esgotou e quebrou.

O chão do corredor estava muito frio, porque o ar frio vinha de todas as rachaduras e buracos. Os rodapés eram de madeira sob o linóleo, que era simplesmente colocado por cima. Este linóleo serviu por sete anos, o que não é ruim o suficiente, mas mesmo assim tirei muitas conclusões de meus erros anteriores e decidi isolar o piso antes de colocar o novo linóleo.

Abordei a escolha do linóleo também, mais seriamente do que da primeira vez. Escolhi linóleo com superfície densa (cerca de 3 milímetros) e isolamento embaixo. Esse linóleo será menos sujeito a perfurações, deformações e outros danos. A colocação de linóleo é um processo simples, seguindo o link você encontrará dicas interessantes.

Depois de retirar o revestimento antigo do piso, retirei imediatamente os rodapés de madeira para que não interferissem na aplicação do linóleo e no isolamento do piso.

Para o meu corredor, precisei de duas folhas de fibra. Um não era suficiente e dois eram muitos. Mas é melhor deixar o material permanecer. A espessura das folhas de fibra é de 3 milímetros. Você pode pegar um mais grosso, mas então você tem que cortar as portas, das quais eu tenho três. Portanto, peguei uma folha de fibra não muito grossa.

Corte as folhas de fibra no tamanho do chão. Isso pode ser feito com um podador de jardim comum ou uma tesoura de metal.

Uma folha de fibra também pode passar por cima das soleiras, se estiverem niveladas com o chão e não se projetarem, como a minha.

Prepare ferramentas e pregos para proteger as folhas de fibra. (foto 6) Pregue as placas de fibra já cortadas no tamanho desejado e colocadas no piso de madeira.

Penofol (isolamento com folha) é vendido com um metro de largura, e você pode comprar o comprimento que precisar. Tenho quatro metros. Em geral, o penofol não é um componente obrigatório, você pode usar com segurança uma espuma fina, como nesta foto reportagem. Coloque o penofol nas folhas de papelão anexadas. No centro, prenda duas tiras de penofol com fita larga.

A base para o linóleo está pronta, passamos para o assentamento do linóleo.

Como colocar linóleo adequadamente em uma superfície isolada

Corte o linóleo no tamanho da sala, levando em consideração o tamanho das soleiras. Esquematize o linóleo e o nível.

Fixe as juntas de linóleo com a superfície do piso de outras salas com uma soleira especial de metal, conforme mostrado na foto. Aparafuse as tiras ao chão com parafusos auto-roscantes.

Cobrindo o chão com um reforço de juta

Fundo de juta para linóleo
Fundo de juta para linóleo

O suporte de juta consiste em fibra refinada primária.

Prós:

  • Naturalidade.
  • Isolamento térmico e acústico.
  • Resistência do revestimento.
  • Suavizando imperfeições de concreto.
  • Durabilidade.
  • Fácil de instalar.

Desvantagens:

  • Caro.
  • Caindo sob a influência de objetos pesados ​​que exercem uma carga ao longo do tempo.

Tipos de substratos

Para isolar o piso de linóleo, primeiro você precisa escolher um substrato. Existem vários tipos desse tipo de material. Aqui estão os mais populares:

  • cortiça;
  • juta;
  • linhaça.

Vamos considerar cada um separadamente.

isolamento sob linóleo em piso de concreto

Fundo de cortiça feito de casca de carvalho prensada e esmagada. Esse isolamento é produzido em rolos. As vantagens deste material incluem:

  • respeito pelo ambiente - feito de cortiça natural;
  • sensação agradável ao caminhar sobre esta superfície, pois é bastante suave.

É por causa da última qualidade positiva fornecida que pode surgir um problema: se você colocar um objeto pesado no revestimento, depois de um tempo podem formar-se amassados. Para evitar isso, escolha o forro de cortiça mais resistente.

Fundo de juta É um material 100% fibra de juta natural. É feito da seguinte forma: as fibras de juta são perfuradas com uma agulha, depois, sob a influência da alta temperatura, são enroladas em rolos. Este suporte é retardador de fogo, resistente a mofo e podridão.

isolamento de piso sob linóleo

Revestimento de linho É 100% puro linho natural. É feito por dupla punção com agulha e posteriormente impregnado com agentes anti-fogo e antifúngicos. O forro de linho é um bom material para isolamento térmico sob linóleo.

Polietileno espumado: isolamento sob linóleo

Polietileno espumado
Polietileno espumado

O polietileno espumado tem uma estrutura porosa fechada, leve e elástica. Um certo grau de isolamento pode ser fornecido por tipos densos e bastante espessos de espuma de polietileno. Se você comprar um substrato fino e barato com células grandes, ele não vai dar conta das tarefas atribuídas a ele.

Prós:

  • Não é tóxico.
  • Resistente a humidade.
  • Fácil de instalar.

Desvantagens:

  • Pode enrugar sob carga.
  • Apenas tipos de substrato denso e espesso podem ser usados ​​como isolamento.

Isolamento de folha
Isolamento de folha

O isolamento de folha consiste em uma base de espuma e uma superfície de folha refletiva.

A tecnologia de instalação é muito simples. O material é enrolado na superfície. As juntas são seladas com fita de alumínio.

Vantagens do material:

  • Refletividade.
  • Resistente a temperaturas extremas.
  • Fácil de instalar.

Desvantagens:

  • Não pode ser usado para acabamento com misturas de construção.
  • É necessário isolamento adicional.

Trabalho preparatório e básico

Nenhuma ferramenta especial é necessária para montar o substrato. Antes de mais nada, antes de realizar o trabalho, é necessário limpar a superfície sobre a qual será colocado o material. Para remover detritos e poeira, é melhor recorrer ao aspirador de pó, após o qual deverá ser lavado.

Não é necessário nivelar o piso sob o linóleo adicionalmente sem a necessidade, mas se a superfície tiver defeitos significativos, então é melhor colocar uma mesa de concreto, para a qual são necessários um composto de nivelamento e uma régua.

como isolar o piso sob o linóleo: nivelando o piso de concreto

Se o material isolante for colocado sobre um piso de madeira velho, antes de realizar os trabalhos de instalação, é necessário colocar placas de fibra ou contraplacado sobre ele e só depois colocar o substrato sob o linóleo. Para evitar o inchaço da placa de fibra, um filme plástico deve ser colocado sob ela.

No decorrer dos trabalhos realizados, além do material isolante mais selecionado e adquirido, é necessário ter:

  • faca;
  • tesoura;
  • fita adesiva.

Em outros casos, você pode precisar de filme plástico, folhas de compensado ou de fibra, bem como parafusos e uma lima ou uma serra elétrica.

Se a instalação do substrato de linóleo for feita em piso quente, será necessário adquirir um termostato adicional e um sensor de temperatura.

Ao colocar o substrato sobre o parquet sem o uso de compensados ​​ou chapas de fibra, o primeiro passo é lixar os lados pontiagudos das peças de trabalho.

Ao instalar o isolamento sob linóleo sobre uma base de concreto, a instalação deve ser feita com posicionamento exato ao longo do comprimento do piso. Neste caso, o substrato precisa ser cortado em tiras e colocado. Basicamente, ele usa um método flutuante, durante o qual o material não é fixado ao chão. O assentamento do substrato do rolo deve ser feito de junta a junta ao longo da superfície da base, usando fita adesiva para fixar as tiras umas às outras.

Observação! O isolamento natural deve ser colocado na base somente após a colocação preliminar de uma película protetora sobre ela.

A tinta isolante deve ser aplicada com pistola, rolo ou pincel. A espessura da camada deve ser de até 1 mm. Para um bom resultado, é necessário realizar a autópsia três vezes.

É possível colocar o linóleo após o aquecimento após um dia, mas ao mesmo tempo as juntas do substrato não devem coincidir com ele.

Isolamento de piso com madeira compensada

Você pode isolar perfeitamente a base ao colocar madeira compensada em toras, que podem ser comuns ou ajustáveis. Estes últimos são mais confortáveis ​​de usar se houver irregularidades na superfície do piso. Se forem insignificantes, basta colocar toras comuns, pois as gotas presentes podem ser removidas colocando-se pedaços de aglomerado, OSB ou placas.

Observação! Esta solução é adequada para salas com tectos altos.

Se a base de concreto tiver uniformidade ideal, o assentamento do retardo pode ser evitado, mas somente se o ambiente for aquecido no inverno gelado.

A instalação de um piso de madeira compensada é realizada da seguinte forma:

  1. Sobre uma base de concreto, é necessário colocar as toras com uma distância de 40-60 cm entre elas. Para fixá-los, você precisa usar buchas ou parafusos de ancoragem, verificando a uniformidade da posição horizontal usando um nível de edifício.
  2. Se o material de isolamento selecionado não tolera bem a umidade, é necessário colocar a impermeabilização.
  3. Na próxima etapa, é necessário colocar o isolamento entre as defasagens.

    como isolar o piso sob o linóleo: colocando madeira compensada

  4. Em seguida, é necessário cortar a madeira compensada em blocos quadrados e colocá-los respeitando os pequenos intervalos entre as folhas e perto das paredes, usando parafusos auto-roscantes como fixadores, cujas tampas devem ser ligeiramente recuadas no material de madeira.
  5. Após a conclusão da instalação, é necessário cobrir as juntas e tampas dos fixadores aparafusados ​​com massa.

No final das etapas acima, você pode começar a colocar o linóleo. É importante antes disso escolher não só o material de alta qualidade, mas também se familiarizar com a forma como deve ser colocado.

Depois de aprender a isolar o piso sob o linóleo, será possível escolher a opção mais adequada entre os vários substratos e isolamentos disponíveis, sendo muito fácil instalar qualquer um deles com as próprias mãos.

Vídeo:

Tinta de isolamento térmico para isolamento

Tinta para isolamento térmico
Tinta para isolamento térmico

Os componentes da tinta são: água, dispersão acrílica, aditivos de fibra de vidro, perlite, espuma de vidro ou microesferas cerâmicas.

A tinta é aplicada na superfície com uma espessura de 2–4 mm com uma pistola de pulverização ou pincel. A espessura da camada de tinta afeta a eficácia do isolamento térmico.

Prós:

  • Resistente a altas temperaturas e influências atmosféricas.
  • Baixa dissipação de calor.
  • Capacidade de durar até 50 anos.
  • Não requer equipamento especial para aplicação.
  • Isolamento térmico.
  • Proteção contra corrosão.
  • Resistência ao fogo.

Desvantagens:

  • Não pode ser usado como isolante térmico primário.
  • O alto preço da tinta.

Vídeo: tecnologia de uso de tinta de isolamento térmico

Impermeabilização para isolamento

Vários materiais de impermeabilização são usados ​​para fornecer o nível de proteção necessário.
Para fornecer o nível de proteção necessário, vários materiais de impermeabilização são usados. É especialmente importante cobrir o contrapiso para que a superfície dure muito tempo e garanta o nível de conforto e uso desejados.

Tipos de isolamento acústico do piso de um apartamento, materiais e tecnologia de instalação

Os tipos de trabalho diferem em suas propriedades e tecnologias. Também é preciso estar atento à simplicidade de execução, ao componente financeiro e à área das instalações.

Isolamento de revestimento

o melhor para isolar o chão do apartamento
Fabricado com base em resinas de betume oxidadas com adição de solventes orgânicos
É feito à base de resinas betuminosas oxidadas com adição de solventes orgânicos e cargas inertes. Os aditivos são migalhas de borracha, plastificantes ou látex, que permitem obter a plasticidade do revestimento. Com altas propriedades adesivas, os mastiques se adaptam perfeitamente a qualquer base, enquanto o uso de fibra de reforço na mesa aumentará ainda mais a resistência à abrasão e à deterioração. O isolamento do revestimento minimiza o aparecimento de fissuras de contração no concreto, o que significa que uma mesa isolada com argila expandida servirá como contrapiso indefinidamente.

Okleechnaya

como você pode isolar o chão de um apartamento
Realizado com base em resinas betuminosas, mas utilizando materiais em rolo
Também é feito à base de resinas betuminosas, mas utilizando materiais em rolo reforçados com tecido de fibra de vidro, poliéster e enriquecidos com polímeros modificados. A facilidade de uso é que o material possui uma base autoadesiva e, portanto, não requer fusão. A acessibilidade também torna este método melhor do que outros.

Importante! O uso de técnicas combinadas para criar impermeabilização protegerá melhor os compostos de isolamento térmico em ambientes com alta ou alta umidade.

Oficina de pintura

como isolar o chão com argila expandida em um apartamento
A técnica é adequada para pisos de madeira e concreto, sobre os quais está prevista a aplicação de um material isolante com propriedades absorventes.
A técnica é adequada para pisos de madeira e concreto, nos quais um material de isolamento térmico absorvente deve ser colocado. Consiste no processamento com betume ou verniz polimérico. Um método de proteção eficaz, mas de curto prazo. A vida útil máxima não é superior a 5-7 anos.

Elencar

Isole o chão do apartamento no 1º andar
Impermeabilização fundida é mais frequentemente usada para fundações de concreto monolítico
Mais frequentemente usado para fundações de concreto monolíticas. São utilizados mastique e argamassa betuminosa, sendo o mastique de tipo frio mais adequado. Para o trabalho, é necessária a aplicação de primer preliminar da base, instalação de cerca baixa e secagem prolongada com nivelamento da camada de enchimento.Portanto, é útil aplicar a tecnologia apenas em grandes áreas.

Chão quente

Chão com isolamento térmico de água
Chão com isolamento térmico de água

Além das opções acima, os sistemas de piso radiante são amplamente usados ​​para isolar substratos frios para linóleo. Eles podem ser água ou elétricos. Graças a esse sistema, você pode fornecer um regime de temperatura confortável.

Vantagens dos sistemas de água:

  • Criação de uma temperatura confortável.
  • A capacidade de ajustar a temperatura.
  • Lucratividade.
  • Segurança.

Desvantagens:

  • A possibilidade de romper tubos com um refrigerante.
  • Instalação demorada.

Vídeo: instruções para instalar um piso de água quente

Aquecimento elétrico de piso
Aquecimento elétrico de piso

Benefícios dos sistemas elétricos:

  • Não seca o ar.
  • Aquece rapidamente.
  • Duradouro.

Desvantagens:

  • Maior consumo de energia.

Você pode usar qualquer um dos métodos de isolamento que desejar. Cada uma das opções de isolamento pode ser montada independentemente. Se você tiver alguma dúvida, pode colocá-la no site.

Vídeo: instalação de cabo elétrico no piso

Tipos de aquecedores

Recomenda-se isolar o piso com penoplex ou isolon.


Penoplex sob o linóleo nivela o piso e evita o rasgo do material

Penoplex ou espuma de poliestireno extrudado é um material isolante de calor com uma estrutura porosa. É fácil de usar - as placas são facilmente cortadas com uma faca comum Possui alto calor e propriedades de isolamento acústico. O material é seguro e durável.

Izolon ou espuma de polietileno não é revestida com papel alumínio e nem revestida com folha. A folha pode estar em um ou ambos os lados. Esse isolamento possui altas taxas de isolamento de vapor e calor, à prova d'água, seguro, durável. Além disso, o preço do isolon é baixo.

Outra forma de isolar o piso sob o linóleo de um apartamento ou de uma casa particular é o sistema de "piso aquecido". Existem os seguintes tipos:

  • agua;
  • cabo;
  • infravermelho.

A melhor opção para um piso quente para colocação sob linóleo é o infravermelho. O sistema de filme ocupa pouco espaço. O piso quente é colocado sobre um substrato coberto com compensado resistente à umidade no topo. Isso é seguido pelo piso.

O filme infravermelho para linóleo em piso de madeira ou concreto permite manter uma temperatura confortável em um apartamento ou em uma casa particular. Da mesma forma, você pode isolar a varanda.

Dicas úteis para escolher

Se você nunca encontrou esses revestimentos antes, provavelmente não sabe qual deles escolher. Aqui estão algumas boas dicas para ajudá-lo.

  1. Em ambientes com alta umidade (principalmente banheiros), não é possível usar modelos baseados em feltro ou juta. Eles têm "medo" da umidade, então logo a base quente apodrece.
  2. Se houver expectativa de muita atividade física no chão, é melhor comprar um modelo com base em espuma.
  3. Ao combinar vários modelos em uma sala (por exemplo, para dividi-la em áreas de trabalho), leve em consideração sua espessura - pode ser diferente.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores