Cortador de isopor caseiro - Compre ou faça você mesmo? Escolhendo uma ferramenta de corte de isopor e fazendo um eletrodoméstico em casa Faca de isopor

Dispositivos e métodos para cortar espuma

Polyfoam usado para isolar várias estruturas de um edifício tem uma estrutura bastante solta. O material celular se desintegra e quebra facilmente sob estresse mecânico. Para garantir as bordas lisas do corte do produto de isolamento térmico, dispositivos especiais são usados:

  1. Faca de papelaria. Este método é o mais acessível e simples e é mais frequentemente usado quando se trabalha com espuma em casa. A ferramenta é eficaz apenas para cortar produtos celulares de pequeno porte com espessura não superior a 5 centímetros. A principal condição para o corte de alta qualidade com uma faca clerical é uma lâmina nova e afiada.
  2. Faca térmica. Esta ferramenta foi especialmente projetada para o processamento de espuma. A faca é capaz de aquecer instantaneamente até 600 graus. É utilizado para produtos de pequena espessura. Para cortar a folha de espuma, você deve mover suavemente a ferramenta ao longo da linha marcada. No processo de fusão do material, bordas razoavelmente lisas são formadas.
  3. Serrote para madeira. Esse dispositivo é usado se for necessário cortar material isolante térmico celular, cuja espessura excede 80 centímetros. Para o trabalho, a serra é usada apenas com dentes finos. Com a ajuda dessa ferramenta, você pode fornecer o produto com bordas regulares apenas com um corte reto.


Faca térmica - cortador de espuma

Os construtores às vezes separam a espuma e as peças necessárias com um moedor. Neste caso, é utilizado um disco com espessura mínima.

Em escala industrial, o corte de material poroso é realizado em máquinas CNC especiais. O processo de corte em máquinas é realizado usando vários tipos de ferramentas de corte:

  • cortador;
  • lâminas de serra afiadas;
  • discos de carboneto;
  • radiação laser;
  • cordas finas de nicromo.

Na maioria das vezes, a indústria utiliza a opção de corte por meio de cordas fixadas na posição desejada. Muitas máquinas CNC são equipadas com um programa de computador e o processo é controlado remotamente.

Cortando com uma faca de papelaria

Mesmo em casa com um master de verdade, cortar isopor não vai causar problemas. Para fazer isso, basta ter uma faca clerical com você. É importante que a lâmina seja afiada o suficiente. Isso minimiza a probabilidade de desperdício.

Na ausência de uma faca afiada, uma serra comum ou serra para metal pode substituí-la facilmente. Escolha uma ferramenta com dente curto. Graças a isso, a superfície final não será áspera.

Hoje, em qualquer loja de ferragens, você encontra uma lâmina especial para cortar espuma. Quando exposto a ele, apenas poeira fina será formada.

Corte moldado de espuma

Polyfoam é um dos produtos de acabamento mais populares. Várias figuras cortadas desse material são especialmente populares. Composições de espuma volumétrica são utilizadas como decoração arquitetônica, para criar elementos publicitários, várias estruturas de design para decoração de interiores.

O corte de formas é realizado por meio de sistemas a laser e máquinas CNC especiais. Cada dispositivo tem suas próprias vantagens e recursos de uso:

  1. Corte a laser.O processamento da espuma por meio de radiação permite a criação de formas 2D e 3D de várias formas. Este método de corte fornece a menor espessura de corte, contribuindo para um maior detalhamento dos produtos. Todo o processo em equipamentos CNC a laser é totalmente automatizado. Portanto, no processo de corte do material, os defeitos e erros são excluídos.
  2. Processamento de string. A formação de produtos volumétricos ocorre por meio do efeito térmico de cordas de níquel-cromo. Este método de corte da espuma garante a precisão dos cortes de acordo com os desenhos dados. O custo de amarrar o material celular é muito mais barato do que o corte a laser. Todas as ações nas máquinas são controladas por um programa de computador especial.

Com a ajuda de modernos equipamentos de corte de espuma 3D, você pode criar formas de complexidade variada em um curto espaço de tempo.

Escultor elementar - meia hora e pronto!

A ferramenta mais simples para cortar folhas de espuma (poliestireno expandido) é feita sem a menor dificuldade usando 4-5 baterias de lanterna e uma corda de violão normal. O processo de criação de um entalhador será o seguinte:

  • as baterias são conectadas em série umas com as outras em um bloco;
  • uma corda de violão é fixada nas extremidades do módulo resultante.

Como resultado dessas ações, uma ferramenta com arco elétrico fechado é obtida. A corrente que passa por ele aquece a corda. No local de contato com o material a ser cortado, será observado o processo de fusão e corte da lâmina de poliestireno expandido em duas partes.

Para a operação da faca térmica caseira descrita, o fio deve ser aquecido a 130–150 ° С. Com esta ferramenta simples, você pode cortar 1-3 blocos de espuma.

É pouco prático utilizá-lo para cortar um grande número de folhas, pois as pilhas se esgotam muito rapidamente.

Maneiras de cortar isopor em casa

Para o autoprocessamento de placas de espuma, várias ferramentas e dispositivos improvisados ​​são frequentemente usados. Os métodos de corte doméstico mais comuns são:

  1. Abra com uma faca de bota. A lâmina da ferramenta deve ter um afiamento especial - a ponta é romba e a parte larga perfeitamente afiada. Ao cortar com tal faca, sons desagradáveis ​​são criados.
  2. Processamento de material de ferro de solda. Recomenda-se achatar a extremidade da parte de trabalho do ferro de solda para aumentar sua espessura. A ferramenta permite cortar rápida e suavemente pequenos pedaços de espuma. Você também pode criar formas arredondadas usando um ferro de solda.
  3. Corte de fio em nicromo. Esta opção é considerada a mais popular ao cortar espuma em casa. Sua principal vantagem é a precisão e velocidade de processamento do produto. Para o corte do material com arame, é feita uma instalação estacionária, o que pode aumentar significativamente a produtividade do processo.


Uma faca para botas - um dispositivo para cortar espuma em casa

Se necessário, um dispositivo de nicromo para cortar espuma pode ser feito à mão.

Aplicativo

Se você está reformando ou cortando madeira, ou precisa cortar um pedaço de madeira compensada, um cortador elétrico é muito útil, podendo ser usado também para cortar tecidos grossos.

Se você acha que para todas as ações acima será suficiente usar uma faca térmica, ou uma serra para metal é o suficiente, então você está enganado.

Afinal, uma serra não vai deixar as arestas uniformes e não rasgadas, como acontece no caso de um cortador.

A construção típica há muito caiu no esquecimento. Isso é perceptível ao visitar áreas de construção baixa. Cada casa é individual e única. Mas toda casa requer isolamento, se não foi fornecido durante o processo de construção.É improvável que os fabricantes de espuma produzam placas de tamanho personalizado com um pequeno volume de pedidos. Teremos que cortar. Mas como cortar a espuma ao isolar um edifício com as próprias mãos?

A espuma de poliestireno expandido é fácil de cortar. Antes de cortar a espuma em casa, você precisa decidir sobre a precisão necessária e a limpeza do corte. Depois disso, selecione o dispositivo necessário para cortar a espuma entre os seguintes:

  • serra (serra);
  • fragmento;
  • cortador térmico;

Não há uma resposta inequívoca para a pergunta: "O que é melhor cortar?" até que não haja certeza sobre o volume e as dimensões lineares das peças processadas.

O fresamento de espuma não é realizado devido à estabilidade mecânica extremamente baixa do material.

Tecnologia de corte self-made

Existem muitas opções para construir cortadores de espuma eficazes a partir de meios improvisados. Dois deles são especialmente populares - um cortador e uma máquina com linha de nicromo. Cada ferramenta é bastante simples de usar e é capaz de fornecer um corte uniforme e de alta qualidade do material celular.

Cortador de isopor faça você mesmo

No processo de fabricação de um dispositivo de corte, é necessário o uso dos seguintes materiais e ferramentas:

  • chave de fenda ou broca de martelo com uma broca;
  • dispositivo de solda;
  • dois lápis idênticos;
  • alicate com seção arredondada nas extremidades;
  • Cola PVA ou outro adesivo resistente ao calor;
  • fio de nicrômio;
  • dois fios de cobre;
  • um bloco de madeira com 10 centímetros de comprimento;
  • fita isolante;
  • caixa de bateria dupla;
  • fios - um metro;
  • interruptor.

Para alimentar esse cortador portátil, duas baterias AA convencionais são usadas.

Processo de manufatura

Depois de coletar todas as peças necessárias, você pode começar a montar a estrutura do cortador:

  1. Em cada extremidade do bloco de madeira, faça um orifício correspondente ao diâmetro do lápis correspondente. Sua profundidade deve atingir a metade da prancha de madeira. A partir da borda da prancha, você precisa recuar 1,5 centímetros.
  2. Na parte inferior do lápis, faça um orifício para a instalação de um fio de cobre, cujas pontas devem ser enroladas em anel.
  3. Coloque a caixa de bateria de plástico em cima da barra com cola. Fixe os lápis com a mesma composição nos orifícios feitos anteriormente.
  4. Para ajustar a corrente à corda, instale um interruptor em uma prancha de madeira.
  5. Os dois fios devem ser soldados ao conector localizado no compartimento da bateria. De lá, leve o condutor de corrente até o interruptor e, em seguida, remova as pontas da trança e use um ferro de solda para fixá-la ao fio de cobre em cada lápis. Isole os pontos de conexão.
  6. Puxe bem o cordão de nicromo, enroscando-o e fixando-o bem entre os anéis de cobre.

As baterias devem ser inseridas no cortador acabado e você pode começar a trabalhar. Essa ferramenta é capaz de cortar isopor de até 4 centímetros de espessura. Ao mesmo tempo, com sua ajuda, você pode cortar formas simples.

Maquina caseira

Uma instalação estacionária para cortar espuma de plástico permite que você corte com mais precisão o produto celular ao longo das linhas delineadas. No processo de processamento, você não precisa fazer movimentos com a ferramenta, mas simplesmente mover o próprio material. Você pode fazer uma máquina com suas próprias mãos.


Máquina de corte de espuma caseira

Para a fabricação de um cortador estacionário, é necessário preparar os seguintes dispositivos:

  • dois parafusos auto-roscantes longos com cabeças largas.
  • corda de nicromo;
  • fios para conectar a corrente;
  • reostato para ajustar a força de carga;
  • transformador abaixador com tensão de 12 volts.

Uma tabela é usada como base. A parte de suporte pode ser feita por você. A principal condição para a sua fabricação é a presença de uma superfície plana e lisa. As dimensões da mesa são selecionadas arbitrariamente.

Técnica de fabricação

Não é particularmente difícil montar uma máquina caseira:

  1. Uma linha longitudinal é indicada no centro da mesa. Os parafusos auto-roscantes são fixados em suas extremidades em ambos os lados do plano de suporte;
  2. A rosca de nicromo é puxada entre os parafusos instalados. Em uma extremidade, ele é simplesmente fixado e, na outra, passa por uma mola. O barbante deve estar localizado a uma altura de 10-15 centímetros do nível da superfície da mesa.
  3. Os fios que saem do transformador são conectados às duas extremidades do fio de nicrômio esticado. De um lado do parafuso auto-roscante, no qual o fio é fixado, uma carga é suspensa. Proporciona boa tensão no elemento de corte.

Para cortar a espuma, estique-a com um fio quente. A estrutura celular do material permite um corte térmico rápido e preciso. As bordas do produto são seladas da alta temperatura, garantindo um corte uniforme.

Fazemos e usamos um cortador térmico

Para cortar espuma com suas próprias mãos, os dispositivos que possuem um elemento quente fino são os mais usados. O princípio geral de operação de qualquer cortador térmico de poliestireno é um.

O elemento aquecido separa o material com posterior selagem dos volumes abertos. Usando cortadores térmicos para espuma de plástico, obtemos um corte perfeitamente liso, o que é muito importante para um trabalho de isolamento de alta qualidade.

A compra de uma máquina de corte de espuma feita de fábrica não é economicamente viável.

Só se não for decidido fazê-lo de forma profissional e constante. Na maioria dos casos, quando o corte de elementos cacheados não é necessário, você pode usar um cortador de espuma caseiro.

Fazer um cortador de espuma com suas próprias mãos é bastante simples e muito barato. Após o término do trabalho, ele não se deitará como um peso morto, ocupará espaço. Ele pode ser montado e desmontado conforme necessário. Se não for necessário, seus componentes podem ser usados ​​para outros fins.

Antes de fazer um cortador de espuma, você precisa preparar tudo o que precisa:

  • superfície de trabalho em branco;
  • fio de nicromo;
  • transformador controlado por laboratório (LATR);

O fio de nicromo cromado pode ser usado sem um transformador abaixador, mas há um risco maior de choque elétrico.

  • fio elétrico, monte para ele,
  • molas para tensão do fio;
  • mecanismo de ajuste.

Ao fabricar e usar o dispositivo, observe as regras para o projeto e operação de instalações elétricas.

Para fazer equipamentos para cortar espuma, comece marcando e aparando a superfície de trabalho. Determine suas dimensões geométricas de acordo com as dimensões das lajes a serem cortadas. É melhor se a superfície da mesa for maior do que a área da folha.

Instalamos racks (suportes) com capacidade de ajuste. Isso pode exigir uma pequena ferramenta na forma de buchas sextavadas roscadas internamente. Eles facilitarão o ajuste da altura de corte. O fio de corte é tensionado com molas. Colocamos e fixamos o fio elétrico em lados diferentes da linha. Conectamos a outra extremidade do cabo ao LATR (na ausência do LATR, ele pode ser substituído usando um autotransformador para carregar as baterias do carro). O dispositivo agora está pronto para uso.

O corte da espuma em casa deve ser feito de maneira segura. O tratamento térmico produz gases tóxicos. Portanto, recortamos peças de poliestireno ao ar livre, ou usamos proteção respiratória em um local de trabalho equipado com ventilação de exaustão.

O uso de tal dispositivo para cortar espuma de plástico permite maximizar o processo de preparação de fragmentos de isolamento.

O que é isopor e para que é usado

O isopor é um material branco composto quase inteiramente de ar. Ele é usado para equipamentos de embalagem, alimentos, como um material isolante de calor e som, como base para fazer utensílios domésticos, logotipos e muitas outras coisas.Uma das principais vantagens da espuma é o seu baixo preço... Muitas pessoas compram para fazer algum tipo de produto com esse material e vendê-lo com lucro. Mas mesmo para uma pessoa comum, o poliestireno será muito útil, porque muitas coisas para a casa podem ser feitas com ele. O principal é poder trabalhar corretamente com o material, bem como escolhê-lo para fins específicos.

Descrição da máquina ChSFR-12.20.35-P

Se você está procurando uma máquina de corte de espuma CNC de 4 eixos, então você pode prestar atenção ao modelo acima, que tem uma mesa giratória e 4 coordenadas de ação. As armações deslizantes são compactas o suficiente para que o operador possa ajustar o comprimento das cordas em até 3500 mm. Esta máquina é fornecida com componentes de alta qualidade e confiabilidade, são fornecidos por empresas da Itália, Japão e Alemanha. O design aumentou a rigidez e também a resistência. Além disso, o sistema está equipado com uma viga de fresagem. A função de fresagem é caracterizada por baixa dinâmica devido ao seu design.

Qual material escolher para o corte

Antes de começarmos a trabalhar com o material, precisamos descobrir que tipo de espuma é, que tipo de espuma é mais usada para cortar em casa.

Poliestireno não comprimido

Este é o poliestireno mais comum e familiar a todos, o que nos é familiar desde as embalagens da tecnologia. O material consiste em muitas pequenas bolas brancas que estão firmemente presas umas às outras, mas podem ser desconectadas do estresse mecânico. É ele quem está muito difundido e é mais utilizado na fabricação de produtos em casa.

Poliestireno prensado

Este é um tipo semelhante de espuma que é simplesmente pressionado adicionalmente. Por conta disso, tem uma estrutura muito mais densa, é mais difícil de triturar, mas esse material também custa muito mais que sua contraparte não comprimida. Devido ao alto preço, a espuma extrudida de poliestireno não é muito utilizada, mas para alguns produtos pode definitivamente ser utilizada, pois sua estrutura é bastante lisa.

Espuma de PVC

O tipo mais raro e não utilizado deste material, que possui uma propriedade interessante - a capacidade de se autoextinguir quando inflamado. Não emite substâncias perigosas, mas se pegar fogo, a fumaça é muito perigosa e pode ser prejudicial à saúde.

Preços de isopor

Corte de fio de nicromo

Para usar esta ferramenta, você precisará montar adicionalmente o dispositivo. Ele incluirá não apenas um fio de nicrômio, mas também um transformador de 12 ou 24 volts. Com antecedência, você também deve levar um pedaço de um cachimbo e uma mesa. A corda será tensionada por uma mola. O nicromo é um material que faz parte de qualquer secador de cabelo. O aparelho deve funcionar de forma que o fio aqueça e derreta a espuma. Graças a isso, é possível obter várias formas complexas do material.

Como cortar espuma sem equipamento especial

A primeira pergunta comum é o que fazer se você precisar cortar a espuma, mas construir um cortador especial é muito difícil, caro e inútil. Existe uma saída, até várias.

Serrote para madeira

Os grandes dentes da serra permitem que ela se agarre aos grânulos de espuma e corte-os com bastante eficiência. Para implementar este método, você não precisa modificar nada por conta própria, basta comprar ou levar uma serra para madeira já pronta. Da mesma forma, o corte pode ser feito com um quebra-cabeças, caso em que será importante escolher o arquivo adequado para ele.

Mas este método não tem recebido ampla distribuição, pois ao usá-lo a espuma se desintegra de qualquer forma, não sendo possível obter um corte perfeitamente uniforme. Além disso, se a ferramenta for usada sem cuidado, o fogão pode rachar e todo o trabalho vai para o ralo. Portanto, os seguintes métodos são quase sempre usados ​​para cortar um material tão caprichoso.

Princípio da Operação

corte cacheado de poliestireno

As máquinas para cortar poliestireno colocadas à venda são produzidas com muitas modificações, mas o princípio de funcionamento permanece o mesmo. Como mencionado acima, a borda atravessa a espuma em uma direção específica. Se você planeja cortar moldes em elementos, é importante prestar atenção em quanto tempo a máquina será capaz de superar. Como exemplo, considere a máquina PSA, que utiliza cordas com mais de 2 m para cortar, em uma passada, o equipamento será capaz de cortar cerca de 15 metros corridos.

Corte de material com uma ferramenta quente

Para cortar uma folha de espuma, você pode usar a faca mais comum, se primeiro prepará-la para este procedimento:

  1. Você precisa se certificar de que o comprimento da faca é maior do que a espessura da folha a ser cortada com uma margem.
  2. Em seguida, você precisa marcar as linhas na folha ao longo das quais ela deverá ser cortada.
  3. O próximo passo é aquecer a faca com um fogão a gás ou um queimador especial a gás. Com uma faca em brasa, você precisa desenhar cuidadosamente ao longo da linha marcada, a espuma começará a derreter e cortar claramente ao longo da linha.

É importante considerar que este método não funcionará para obter um corte perfeitamente uniforme, e também é adequado apenas para cortar pequenos pedaços de material. O fato é que mesmo um pequeno aperto de mão não permitirá que você atinja uma linha reta, e uma faca que esfria constantemente não permitirá que você faça um corte preciso e longo.

Mas se o seu objetivo é cortar um pequeno pedaço, então uma faca em brasa permitirá que você faça isso muito rapidamente e sem perder tempo e dinheiro. Observe que após o corte, a faca nunca deve ser usada na cozinha ou em casa, pois a espuma contém substâncias tóxicas.

Cortador de ferro de solda simples

Se você precisa fazer muitos blanks de espuma, mas não quer fazer um cortador muito complicado, você pode usar seu análogo simples, que funciona com base em um ferro de solda convencional.

É importante escolher um ferro de soldar que não seja muito potente, pois sua temperatura é excessiva para o corte normal de chapas. Se a potência for muito alta, a espuma irá fumegar, fumegar e cortar muito.

O próximo passo será a seleção e instalação do bico na ponta do ferro de solda, uma vez que a ponta padrão não se destina a esses fins de forma alguma. Precisamos encontrar ou fazer nossa própria ponta longa e plana que se pareça com uma lâmina de faca pequena, mas menos afiada. Fio de cobre dobrado várias vezes é bom para fazer esse item. Outra opção é simplesmente tirar a ponta do ferro de solda e dar-lhe a aparência desejada.

Em seguida, a ponta é firmemente presa à ponta do ferro de solda e você pode começar a cortar.

O ferro de solda é inserido em uma saída, aquece e corta a espuma de maneira semelhante a uma faca em brasa. A principal vantagem deste método é que não há necessidade de aquecer constantemente a faca, o corte pode continuar continuamente.

Alterando os parâmetros da máquina

Como cortar espuma de alta qualidade em casa

Ao fazer máquinas para cortar espuma, é necessário levar em consideração o fato de que no futuro haverá a necessidade de cortar folhas de materiais mais espessas, enquanto os parafusos curtos podem ser desparafusados ​​e substituídos por outros mais longos. Para fazer um ajuste de pressão, deve ser feito um orifício na base. Seu diâmetro deve ser menor que este indicador inerente ao rack, a diferença deve ser de 0,5 milímetros. Na fabricação de máquinas para corte de espuma, as cremalheiras precisam ser marteladas nos furos com um martelo, mas para facilitar o procedimento é necessário processar as arestas vivas das pontas com lixa. Antes de começar a aparafusar o parafuso no rack, você precisa fazer uma ranhura sob sua cabeça. Para isso, é necessário prender sua extremidade com uma chave de fenda, enquanto uma lima fina deve ser colocada sob a cabeça, e então a rotação deve ser ativada.A ranhura é necessária para fortalecer o arame em uma posição, que pode se mover quando corrigido. Para que o fio não ceda, alongando-se após o aquecimento, deve ser fixado nas molas e, em seguida, nos parafusos. Ao realizar máquinas para cortar espuma, é necessário preparar todos os fixadores e, em seguida, fortalecer o fio de nicrômio. Para garantir um contato confiável entre ele e o fio condutor, é necessário aplicar uma tecnologia chamada "fiação com compressão". O fio de cobre deve ter uma seção transversal de pelo menos 1,45 m².

Cortador especial para cortar espuma

Se você deseja fazer produtos de espuma regularmente, e para que fiquem realmente lisos e bem, então você terá que fazer uma máquina de corte especial que permitirá que você faça tudo isso.

Preços especiais para cortadores de espuma

Na Internet, você encontra muitas opções para este design, que diferem em tamanho, aparência, mas possuem a mesma essência. Vamos analisar um dos designs mais populares e simples, que se provou bem.

Tabela 1. Métodos básicos de corte de espuma:

Métodos de corteBenefíciosdesvantagens
Serra de madeiraSimplicidade e disponibilidadeNão consegue um corte perfeito
Com uma faca quenteDisponibilidadeA faca esfria rapidamente
Cortador de ferro de soldaNão esfria, então cortes longos podem ser feitosLeva tempo para criar
Maquina caseiraPermite cortes perfeitamente retosComplexidade

Cortadores de espuma elétricos caseiros

Se tais dispositivos forem divididos em grupos, eles devem ser classificados da seguinte forma:

  • dispositivo para corte linear;
  • cortador térmico, com o qual se realiza o corte figurado;
  • dispositivo com uma placa de metal.

Porém, apesar dessa classificação, cada dispositivo possui um elemento comum em seu design. Para criar cortadores de espuma, você precisará encontrar um transformador abaixador. Esta célula precisa ser capaz de lidar com 100 watts.

Instruções passo a passo para fazer um cortador

Primeiro você precisa decidir sobre as ferramentas e materiais de que precisamos para criar um cortador. A lista de materiais necessários inclui:

  1. Folha de aglomerado ou outra base sólida, aproximadamente 600 por 400 mm... O tamanho pode ser alterado, vai depender do tamanho das folhas que você vai trabalhar.
  2. Ripa de madeira lisa, com cerca de um metro de comprimento.
  3. Material das pernas: 4 tampas de garrafa de plástico, um pedaço de grade ou outro material.
  4. Fio nicromo, aprox. 0,4 mm... Você precisa de cerca de meio metro, mas é melhor comprar com margem.
  5. Mola de tração. Está em tensão, não em compressão. Essa fonte não pode ser encontrada em todos os lugares.
  6. 10-15 parafusos.
  7. Arames, crocodilos para prendê-los.
  8. Fontes de alimentação de um computador e um cabo para ele.

Máquina curvada caseira

Como cortar espuma de alta qualidade em casa
diagrama de máquina caseira
Desenhos para fazer uma máquina com suas próprias mãos não são necessários, este é um dispositivo tão simples. Em tal máquina, você pode fazer pequenas peças para pesca ou uso doméstico.

  1. Selecionamos uma mesa adequada coberta com um isolante elétrico e térmico (por exemplo, filme de poliamida).
  2. Nos centros dos lados longos da mesa, fixamos um isolador de vidro ou cerâmica. Em seguida, um filamento será desenhado entre os isoladores.
  3. Selecionamos uma linha de pesca adequada. Você pode usar linha de nicromo de um ferro velho, ferro de solda ou fogão elétrico. A espiral deve ser endireitada em uma linha reta. A espessura da linha não deve exceder 0,5 mm.
  4. Para que o fio não queime, nós o conectamos à rede por meio de um transformador abaixador ou reostato.
  5. Uma linha de pesca é conectada à bobina do isolador com suas próprias mãos, um cabo de instalação elétrica a ela, que irá mais adiante na rede. Garanta contato máximo entre a linha e o cabo.
  6. Debaixo da mesa, a linha de pesca é puxada até o segundo isolador, passando por ele. A extremidade da linha pende livremente do isolador, um peso é aparafusado a ela. O peso do peso regula a tensão da linha de pesca aquecida durante a operação, deve ser selecionado pelo método de testes. Assim, fazemos uma montagem deslizante que proporciona um corte mais limpo.
  7. Próximo à segunda bobina isolante, outro cabo elétrico é conectado à linha, direcionado ao reostato (terminal deslizante).

O desempenho de uma máquina faça-você-mesmo dependerá da temperatura de aquecimento da linha, ou seja, sua espessura e tensão de corrente. Não é recomendável aplicar alta tensão para acelerar o processo. Porque a linha vai queimar mais rápido. É necessário monitorar o estado do fio, ele deve aquecer até uma cor vermelha brilhante, mas não branca. A cor branca indica superaquecimento. Ou seja, a tensão deve ser reduzida para torná-lo viável.

Vídeo- Como fazer uma máquina para cortar espuma com suas próprias mãos

Onde obter fio de nicromo

Fio de nicromo - parte integrante do cortador, mas nem todo mundo sabe o que é e, o mais importante, onde obtê-lo. O fio de nicromo difere do fio comum em sua resistência e ponto de fusão muito alto. É por isso que é melhor usado para criar um cortador de isopor.

Este fio é usado em ferros, caldeiras e alguns outros dispositivos de aquecimento. Além disso, pode ser comprado em lojas de eletrônicos, mercados.

Preços para fio de nicromo

Fonte de alimentação, sua conexão e configuração

Nosso cortador funcionará com uma fonte de alimentação normal de computador, o que quase todo mundo tem, mas se não foi encontrado, pode ser comprado em qualquer loja de informática, é barato.

Conecte o cabo de alimentação a uma tomada elétrica e ligue o dispositivo. Porém, a fonte de alimentação não liga devido às peculiaridades de seu funcionamento. Para que ele ligue, você precisa de:

  1. Encontre o maior conector que cabe na placa-mãe.
  2. Prepare um pequeno pedaço de arame normal ou encontre um grampo de cabelo.
  3. Encontre um fio verde ali, será um.
  4. Agora, com a ajuda de um grampo de cabelo, você precisa fechar o fio verde com um dos fios pretos, e não importa qual.

Após essas manipulações simples, a fonte de alimentação funcionará.

Resta apenas obter a tensão de que precisamos de alguma forma usando a fonte de alimentação. Para fazer isso, você precisa encontrar um conector Molex, que é um conector com quatro orifícios para os quais vão fios de cores diferentes.

Nos orifícios com os fios amarelo e preto, é necessário conectar os fios da fiação, que vão alimentar todo o cortador. Isso completa todas as manipulações com a fonte de alimentação, você pode continuar a construir o próprio cortador.

Escolha do comprimento do fio

Antes de iniciar a fabricação da máquina de corte de espuma em si, é necessário calcular o comprimento do fio de nicrômio, que será suficiente para o corte normal do material. Para isso, você precisa:

  1. Pegue um trilho longo, aparafuse-o em ambos os lados com um parafuso.
  2. Uma mola de tensão deve ser fixada em um dos parafusos, que também será usado por nós no futuro.
  3. Puxe o fio de nicromo até o comprimento máximo possível. Uma extremidade será conectada por meio de uma mola.
  4. Agora você precisa conectar um fio da fonte de alimentação até a extremidade do fio, que não tem mola.
  5. Não é necessário apertar bem o segundo fio, vamos movê-lo. Dependendo da posição do fio, a temperatura do fio aumentará. Quanto mais perto as duas extremidades, mais quente fica. Assim, você precisa encontrar uma posição na qual a temperatura do fio seja suficiente para cortar a espuma. Observe que se você colocar os fios muito próximos, a espuma queimará, o que afetará negativamente a qualidade final do produto.

Em seguida, você precisa medir a distância entre os fios e lembrar disso. Essa é a quantidade de fio que será usada para cortar a espuma.

Agora toda a estrutura precisa ser desmontada e passa-se à fabricação da parte principal da fresa.

Base

Primeiramente é necessário pegar uma tábua para a base e aparafusar 4 pés previamente preparados para ela. A maneira mais fácil de fazer isso é pegar 4 tampas de garrafa de plástico e fixá-las na parte de trás da placa usando parafusos comuns. É importante que os parafusos não saiam da parte traseira da placa. Isso pode acontecer se o fixador for muito longo.

Em seguida, você precisa encontrar o lado mais plano da base e anexar uma estrutura lá, na qual o fio será aparafusado.

Fixação para arame

O acessório de arame em nosso projeto consiste em duas peças retorcidas de trilho que são firmemente presas à base. É importante coletar tudo para que um ângulo de 90 graus seja formado e nada oscile.

O primeiro passo é prender as duas ripas juntas. O comprimento do primeiro deve ser igual ao comprimento do fio adequado para o corte. O comprimento da segunda haste será a distância da ponta da tocha ao fio. Deve ser selecionado com base no tamanho da peça de trabalho que você vai processar.

Agora o canto resultante dos trilhos deve ser aparafusado à base usando os cantos. É importante fazer isso para que a estrutura não oscile.

Agora, na base, você precisa fazer um orifício por onde a linha passará. Para fazer isso, você precisa aparafusar um parafuso no centro do trilho e amarrar uma linha nele. Quando o fio desce, você precisa colocar uma ponta no lugar com o qual ele entra em contato. É aqui que você precisa perfurar.

Na parte de trás da base, próximo ao orifício, é necessário apertar um pequeno parafuso. Deve estar o mais próximo possível do buraco.

Prendendo o fio

Agora você precisa começar a prender o fio. O primeiro passo é prender a mola ao parafuso que está no trilho. Um fio de nicromo é preso ao final da mola, e a mola deve ser esticada cerca da metade.

A outra extremidade do fio deve ser enrolada firmemente em torno do parafuso que foi aparafusado na parte de trás da base. O fio deve estar bem esticado e a mola não deve estar em sua posição original. O fio de nicromo pode ser bastante irregular devido ao fato de estar muito disposto a assumir a forma que lhe foi dada. Para torná-lo o mais plano possível, você precisa esticá-lo e movê-lo com um pedaço de madeira até que fique visualmente liso. É improvável que seja possível fazer o fio perfeito, mas pequenas irregularidades não interferem muito no corte.

A última etapa é configurar o cortador. Isso ocorre porque um trilho aparafusado não cria um ângulo reto com a base do cortador. Para consertar isso, você precisa pegar um quadrado e prendê-lo ao trilho. Agora, usando uma chave de fenda ou chave de fenda, você precisa girar o parafuso um pouco até que um canto uniforme seja formado.

Isso conclui o processo de criação de um cortador de espuma caseiro. Resta apenas conectar a fonte de alimentação.

Conexão de força

Para que o cortador comece a funcionar, é necessário conectá-lo à alimentação do bloco que fizemos nas etapas anteriores. Para a conveniência da fixação, você pode comprar crocodilos especiais que ajudarão a prender o arame em alguns movimentos. Se não houver crocodilos, o fio pode simplesmente ser enrolado nos lugares certos.

Produção passo a passo de uma chave térmica

Você pode fazer um cortador térmico usando um queimador ou um ferro de solda e uma serra de vaivém velha. Considere a fabricação de tal dispositivo passo a passo:

  1. Manga.
    Inicialmente, você precisa fazer a coisa principal e mais difícil - a manga. Então, para isso, a placa deve ser entortada, entalhada. Além disso, um orifício deve ser feito na manga, uma linha será inserida lá no futuro.
  2. Queimador.
    Você precisa cortar o fio que leva ao orifício e pegar os conectores apropriados e, em seguida, soldá-lo até o ponto de ruptura.

Observação:

tais áreas devem ser isoladas sem falta.

  1. Depois que tudo estiver feito, você pode conectar o cortador térmico.
    Viu o velho quebra-cabeça ao meio. Na parte superior, é necessário fixar aos parafusos uma base de placa pré-preparada. Mas prendemos a parte inferior à base usando parafusos autoatarraxantes.
  2. Insira a manga no calcador.
    Agora, com atenção especial, é necessário a partir do furo ao longo de um fio de prumo, ou um esquadro, marcar um ponto sob o furo da manga. Em seguida, fazemos um furo na base. O orifício na base deve ter cerca de 5 mm de diâmetro.
  3. Corte térmico.
    Então, quando tudo estiver pronto, é preciso endireitar o fio do nicrômio. Para fazer isso, você deve ligar o queimador na potência máxima e tocar o nicrômio com os fios dele. Tudo deve ser feito de forma que a distância entre os fios seja igual à altura do aparelho. Se o filamento não aquecer, mas o queimador começar a zumbir, encontre um fio mais fino. Isso é necessário porque aquele que você escolheu não tem resistência suficiente.

Tome nota:

O nicrómio deve ser quente, mas não deve ficar avermelhado. Se a string ficar vermelha, é necessário reduzir seu aquecimento por meio do regulador. No caso de o nicrômio ser vermelho, mesmo no mínimo, um compensador deve ser deixado 5 a 10-15 cm mais alto do que a mola do fio de nicrômio. E só então o contato pode ser conectado.

  1. Operação do dispositivo.
    Com uma guia pré-instalada, você precisa cortar matrizes de espuma de uma determinada espessura, você também pode fazer uma forma ondulada.

Vídeo - Máquina de corte de isopor faça você mesmo

A primeira ponta do fio deve ser conectada na parte de trás da base, no parafuso que aparafusamos ali. A segunda extremidade deve ser colocada no próprio fio de nicromo, sob a mola. Abaixar o fio aumenta ligeiramente a temperatura e torna a tocha mais potente.

Se você precisa de um regulador de potência completo, aqui está um guia rápido sobre como fazê-lo:

  1. Você precisa pegar um pedaço de arame de nicromo que sobrou e enrolá-lo em uma caneta esferográfica comum para obter algo que se pareça com uma mola.
  2. Dobre os ganchos nas extremidades da mola.
  3. Agora, em um lugar arbitrário na estrutura do cortador, você precisa aparafusar dois parafusos a uma distância aproximadamente igual ao comprimento da mola resultante. O fio deve ser preso a esses parafusos.
  4. Em seguida, você precisa conectar a extremidade da mola ao início do fio de nicrômio do próprio cortador.
  5. O primeiro fio da fonte de alimentação deve ser conectado ao mesmo parafuso que está sob a base, e o segundo fio deve ser fixado em uma das espiras do fio. Dependendo da curva selecionada, a resistência no circuito mudará e, portanto, a potência do nosso dispositivo.

Variedades de facas térmicas elétricas e suas características

Se o mestre usa poliestireno regularmente e executa grandes volumes de trabalho, é aconselhável que ele faça com as próprias mãos uma ferramenta que funcione a partir de uma rede elétrica doméstica. Essas facas térmicas caseiras, que não requerem carregadores separados, são usadas para:

  • corte linear;
  • corte de forma verdadeira.

Eles usam um fio de nicromo ou uma placa de metal como termoelemento funcional. Um bloco obrigatório de tais dispositivos é um transformador redutor de tensão (Figura 1). Seus enrolamentos devem atender aos seguintes requisitos:

  • seção de cabos - de 1,5 mm;
  • tensão - de 100 V (enrolamento primário), 15 V (secundário).

Os especialistas recomendam conectar o dispositivo abaixador a um autotransformador (LATR), que permite ajustar suavemente a tensão de saída. Se você não quiser comprar um dispositivo tão caro, pode fazer de outra forma:

  • coloque um interruptor nas torneiras do enrolamento secundário;
  • equipe o transformador abaixador com um reostato.

Processo de corte de isopor

Para cortar isopor, você precisa de:

  1. Ligue a fonte de alimentação.
  2. Faça marcações de alta qualidade na folha de espuma para que você possa ver onde a linha de corte deve estar.
  3. Pegue uma régua de metal e prenda-a à linha de corte. O corte será muito difícil sem uma régua.
  4. Cortar formas geométricas complexas em tal máquina também é possível, mas para isso você definitivamente precisa praticar em produtos simples.

Quadro guia

Para facilitar o corte de produtos e formas simples, você pode aparafusar qualquer placa plana à base do cortador e usá-la como guia. Para isso, você precisa:

  1. Encontre uma prancha plana e coloque-a na base do cortador de espuma.
  2. Faça um orifício em uma das extremidades da placa. Na outra extremidade, você precisa fazer uma ranhura na qual o parafuso deve se mover livremente.
  3. Agora, tudo o que resta é definir o tamanho desejado e aparafusar os dois parafusos no próprio cortador. Assim, a placa servirá como um guia para o qual você precisa pressionar a peça de trabalho. Com sua ajuda, você pode cortar produtos com uma borda perfeitamente reta.

Obtendo figuras 2d

Ao fabricar peças bidimensionais na unidade SFR-Standard, os arquivos no formato PLT são necessários. Para abrir o arquivo desejado, é necessário selecionar o item "processamento da figura 2d" no menu.

Como cortar espuma de alta qualidade em casa

Depois que o arquivo é carregado em uma janela separada do programa, você pode usar o botão "editar" para configuração e gerenciamento mais produtivos. Com sua ajuda, os detalhes que faltam são ajustados, os cantos são suavizados, a escala da figura é alterada. Depois de carregar os arquivos criados e configurar certos parâmetros para a máquina, o controle adicional é realizado usando três botões:

  • lançamento de software;
  • pausa;
  • Pare.

Características do processo de corte de espuma

O isopor é um material de espuma composto principalmente de ar, por isso é muito leve e fácil de trabalhar. No entanto, não pense que não surgem problemas, porque além de tudo, a espuma é um material bastante frágil. Portanto, se você usar um moedor elétrico, não espere que as bordas sejam uniformes, além disso, toda a sala e o local ficarão repletos de espuma desintegrada.

Não importa o quão afiada seja a faca, o material ainda se desintegrará. Claro, este é um defeito menor e as folhas poderão ser utilizadas, mas a limpeza se tornará um evento problemático. Existe uma saída para essa situação, você pode usar uma faca térmica. Nesse caso, as bordas do material derretem e ele não se desintegra. Mas azar, esse dispositivo custa muito, mas, em princípio, você também pode aquecer uma faca comum. No entanto, neste caso, você precisa ter muito cuidado para não se queimar, e o trabalho será significativamente atrasado.

Métodos para cortar folhas

Para isso, você pode usar uma ferramenta de corte diferente, por exemplo, uma retificadora, só então você deve usar o disco mais fino. Muitas vezes os construtores também usam uma faca afiada simples. Às vezes, é aconselhável usar uma serra com dentes muito finos, mas o último método é muito duvidoso. Além disso, as lojas vendem facas térmicas especiais projetadas para trabalhar com espuma.

A faca térmica aquece até 600 ° C em apenas 10 segundos. No entanto, essa ferramenta é bastante cara, por isso nem sempre faz sentido comprá-la.

A saída da situação em muitos casos será um dispositivo para cortar folhas de espuma, feito por você. Provavelmente é um pouco complicado, mas com os componentes necessários, é totalmente gratuito e está sempre disponível. E se você tem que fazer um trabalho em grande escala, por exemplo, você tem pela frente o isolamento de uma casa enorme que você ergueu para sua grande família, então a questão de quão conveniente é cortar a espuma, e até muito e rapidamente, não aparecerá durante todo o evento, não importa o quão arrastado seja.

Para montar um cortador de espuma, você precisará de um tampo de mesa, cada um com um par de molas, parafusos M4 e longarinas de 28 mm, além de uma rosca de nicromo, que atuará como ferramenta de corte.Primeiro, fazemos dois furos na base, pressionamos os racks neles, e na base da cabeça do parafuso cortamos uma pequena ranhura, graças à qual a rosca será fixada com segurança em uma determinada posição.

Quando tudo está montado, colocamos o fio nos parafusos, mas como pode ceder durante o aquecimento, deve ser conectado por meio de molas, então a linha estará sempre esticada. A fonte de alimentação é conectada a tal dispositivo por meio de torções comuns. Assim, você pode fazer um cortador de espuma caseiro e muito eficaz, gastando o mínimo de esforço, tempo e dinheiro.

Aconselhamento profissional

Para cortar a espuma de forma rápida e eficiente, é recomendável seguir as seguintes dicas profissionais:

  • Não é muito conveniente cortar com uma faca comum. É melhor usar um ferro de solda. Será possível cortar a espuma de forma rápida e eficiente se o lado redondo puder ser facilmente aplainado com um martelo. Além disso, você precisará colocar uma tampa de metal no aparelho elétrico. A lâmina deve ser bem presa. Só então o ferro de solda deve ser conectado à rede. Opere o instrumento apenas em uma área bem ventilada. É melhor abrir as janelas adicionalmente. Quando aquecido, um gás é liberado de um ferro de solda, o que tem efeito tóxico no sistema respiratório.
  • É mais conveniente cortar a espuma com um fio de nicromo. Graças a ela, o processo será rápido e as arestas serão uniformes.
  • O material nicromo é encontrado em dispositivos de modelagem de cabelo, secadores de cabelo, ferros de engomar e caldeiras. Se não houver maneira de obter esse fio, você pode usar fio de aço. Deve ser esticado sobre a mesa. Um lado é fixado rigidamente e o outro apenas com mola. Um transformador é conectado a ambos. Deve primeiro ser conectado à rede elétrica.
  • A folha de espuma deve ser colocada sobre o fio. A carga atual depende diretamente da espessura do material de trabalho. É necessário garantir que o fio fique vermelho. Não deve permitir incandescência, porque neste caso o corte pode ficar muito largo.
  • Todas as manipulações são feitas de maneira mais conveniente se a mesa estiver em um ângulo de 20-60 graus em relação ao chão. Graças a isso, a própria alimentação da espuma ocorrerá por seu próprio peso. No entanto, para isso, deve haver um nível de deslizamento suficiente.
  • O fio de nicromo ficará maior durante a operação. Por isso é importante fixá-lo de lado com uma mola. Graças a ela, ocorrerá a regulação do comprimento.
  • Para cortar a espuma, pode-se usar uma trituradora ou um quebra-cabeças. Recomenda-se também a utilização de lima com lâmina ondulada.
  • Se você precisar criar figuras de espuma, os moldes para massa são bastante adequados para cortá-las. Porém, neste caso, você pode levar apenas aquela espuma, cuja espessura não exceda 1,27 cm.
  • Para suavizar rapidamente as saliências, você só precisa esfregar a espuma uma na outra.
  • No processo de trabalho com espuma, recomenda-se que todas as manipulações sejam feitas em uma tábua de corte. Nesse caso, a probabilidade de danos à mesa é minimizada.

Hoje, as figuras de isopor são muito populares no design de interiores. Para criá-los, é aconselhável usar uma faca especial ou um dispositivo automático. Para obter bordas suaves, é aconselhável realizar todas as manipulações com um objeto pré-aquecido. Você mesmo pode fazer uma faca com um velho ferro de solda. Esta ferramenta é muito popular entre designers de interiores.

Como cortar poliestireno você mesmo - um esquema passo a passo

Etapa 1: trabalho preparatório

Não importa que tipo de ferramenta você vai usar - uma faca, linha de nicromo ou outros dispositivos de corte, você ainda precisa começar com a marcação.Então pegamos uma régua, um quadrado, uma fita métrica, um lápis e colocamos marcas na superfície da folha, depois conectamos em linhas. Em geral, traçamos os contornos do corte futuro.

Etapa 2: corte direto

Tudo depende do método escolhido e, claro, da ferramenta. Então, se não há desejo de mexer em diferentes configurações, então é bem possível usar uma faca de construção simples, o principal é que ela esteja bem afiada. Neste caso, aplicamos uma régua na linha marcada, prendemos e fazemos um corte com uma faca. Mas não exagere, o corte deve ser raso, então o lençol não se desintegra. Em seguida, viramos o painel e fazemos um corte semelhante do outro lado. Todos os movimentos são feitos "por você mesmo"... Depois disso, apenas quebramos a folha no lugar certo.

Existem outras maneiras de cortar a espuma. Por exemplo, usando thread de nicromo. Nesse caso, é fornecida uma pequena corrente, capaz de aquecer a corda até a temperatura desejada, e o corte é realizado com precisão ao longo de um determinado contorno. Claro que a qualidade do corte nesse caso será muito melhor, mas você terá que trabalhar um pouco para fazer a máquina. Portanto, esse método nem sempre é justificado se você precisar processar apenas algumas folhas, simplesmente não há motivo para perder tempo projetando o acessório. Como você pode ver, é impossível dar uma resposta inequívoca, qual a melhor forma de cortar o poliestireno, tudo depende do volume e da habilidade.

Estágios de criação

Como o corte linear é o mais comum, vamos dar uma olhada mais de perto nesta opção particular:

  1. Peça de corte.
    Para fazer isso, você precisa de um fio de nicromo, aproximadamente uma espiral com diâmetro de 0,6 mm. Pode ser retirado de fogões elétricos antigos ou de outros aparelhos elétricos de aquecimento. O comprimento desse fio deve ser de 14 cm (sua resistência será de 2 ohms).
  2. Aplicação de um transformador.
    Para que tudo dê certo, o primeiro passo é calcular a tensão e a corrente para aquecimento da peça cortante. Isso pode ser feito usando a fórmula - Lei de Ohm I = U / R. Assim, você pode determinar a potência do transformador de potência.
  3. Fabricação de cortador.
    A base pode ser feita de qualquer metal, mas seu comprimento deve ser de pelo menos 11 cm. Além disso, um isolante deve ser fixado na extremidade - uma placa de PCB. E agora, nas bordas da placa, fixe os grupos de contato, eles podem ser retirados da tomada. É nesses contatos que podem ser fixadas espirais de diferentes formatos.
  4. Como funciona o cortador.
    Depois que o cortador é conectado, sua bobina aquece e fica ligeiramente avermelhada. É o que interessa, pois um cortador aquecido permite cortar de forma fácil e rápida a espuma, que não se descasca.

É importante saber:

tendo recebido tal dispositivo, em três minutos será possível cortar a forma desejada de uma folha de espuma.

Certifique-se de seguir todas as regras de segurança para não se machucar e outras pessoas. Afinal, a força do cortador é suficiente para danificar qualquer parte do corpo durante o trabalho. A conexão à eletricidade aumenta ainda mais o risco de ferimentos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores