Que tipo de isolamento camundongos e ratos não roem: uma visão geral dos materiais para proteção contra roedores

Que tipo de isolamento os camundongos e ratos preferem?

Os materiais preferidos dos roedores são os adequados para a criação de ninhos e de fácil esmagamento, o que não impede a entrada na casa. Eles permitem que eles afiem seus incisivos, pois eles crescem ao longo da vida e precisam ser afiados regularmente.

As pragas não consideram nenhum material de isolamento como alimento. Eles roem não porque querem saciar sua fome, mas apenas para eliminar o obstáculo no caminho para a comida e os vegetais no quarto.

Materiais voláteis

O amor das pragas pelo isolamento é totalmente justificado. Este tipo de material é adequado para arranjar ninhos e passagens nele.

isopor

Os principais tipos de camada de isolamento térmico instável:

  • Isopor. Isolamento disponível e exigido em placas separadas, com baixo nível de condutividade térmica. Para os dentes de camundongos e ratos, não representa um obstáculo sério. Eles danificam instantaneamente sua integridade e se organizam dentro não apenas dos ninhos, mas também de labirintos inteiros de movimentos.
  • Lã de vidro. Não é tão atraente quanto o anterior, mas ainda não apodrece, retém calor e forma e é caracterizado por uma boa ventilação. O efeito irritante da lã de vidro não é capaz de espantar esses animais.
  • Penoplex. É caracterizado por uma estrutura mais densa que o poliestireno, pois é altamente resistente à umidade. Eles são usados ​​para isolar sótãos e porões. Mas suas propriedades não impedem a invasão de camundongos e ratos. Com o tempo, ninhos, passagens, bueiros e labirintos de animais aparecerão nele.
  • Polietileno espumado. Sua base é espuma de celofane, forrada com papel alumínio nos dois lados. Valorizado por sua resistência à umidade. É usado para isolar paredes internas. Não é capaz de resistir a pragas.

Lã de vidro

Opção número 2. Argila expandida

Por falar em que tipo de isolante os ratos não comem, não se pode deixar de mencionar a argila expandida. Este isolante térmico é popular há muitos anos devido à sua confiabilidade e muitas outras vantagens - ele não apenas protege a casa do frio, mas também absorve efetivamente o ruído; a argila expandida não queima e, mais importante, os ratos não se acomodam nela.

Na fabricação desse material, são utilizados tipos especiais de argila - ela é limpa, enxugada e amassada, para que se obtenha uma solução elástica. Depois disso, são feitos os grânulos da solução, que são endurecidos em uma temperatura adequada (a massa deve inchar neste caso). O material resfriado é leve, mas ao mesmo tempo é durável - é capaz de resistir a enormes esforços mecânicos. Os tamanhos das frações de argila expandida podem ser diferentes. Podem ser do tamanho de areia, cascalho fino e médio, além disso, também existem grânulos maiores (tamanhos de 1 a 2,5 centímetros).

É improvável que os ratos queiram viver em qualquer um dos materiais listados. E mesmo que de alguma forma eles consigam se mover em grandes frações, eles simplesmente se afogarão em um pequeno isolamento. Além disso, as pragas não podem viver na argila expandida, porque há pouco ar, mas há muitas partículas em miniatura que podem obstruir o sistema respiratório. Finalmente, também é impossível roer tal aquecedor (figurativamente falando, é muito difícil para ratos), portanto, simplesmente não há nada para os animais fazerem em uma casa onde o perigo potencial está ameaçado.

A argila expandida pode ser usada para isolar sótãos, tetos intermediários e porões, mas também é frequentemente usada para isolar paredes.

  1. Para o efeito, junto à parede (interior ou exterior), é construída uma espécie de cofragem com a espessura necessária, na qual é vertido o isolante térmico. O que é característico, mesmo sem compactação, o material preenche hermeticamente todos os vazios presentes.
  2. O piso de madeira é isolado da seguinte forma. Uma barreira de vapor é colocada em cima da base áspera, fixada nas toras. Uma camada de argila expandida é derramada por cima e, em seguida, a segunda camada de barreira de vapor é colocada. Em seguida, é colocado o piso de acabamento, que pode ser feito de madeira compensada e placas.
  3. Além disso, o material pode ser usado em um piso a granel sob uma "mesa seca" (aqui não será apenas um isolante térmico e acústico, mas também uma base para a instalação de painéis de fibra de gesso). O que é típico, ao instalar tal piso, o isolamento pode ser derramado diretamente no solo.

Observação! Antes disso, a superfície deve ser coberta com um material impermeabilizante. É importante que a impermeabilização seja aumentada em 150-200 milímetros. Uma fita amortecedora é fixada ao redor do perímetro e só depois disso o isolador de calor é preenchido.

Sobre uma camada de argila expandida, nivelada por meio de balizas provisórias, são colocadas placas de fibra de gesso, formando uma superfície rígida. E se você ainda não sabe que tipo de isolante os ratos não comem, então respondemos: argila expandida. A propósito, os pisos entre pisos também devem ser preenchidos com isolamento, pois os roedores também podem penetrar lá.

Cálculo da espessura do isolamento

Anteriormente falamos sobre como calcular corretamente a espessura do isolamento, além deste artigo, aconselhamos que você leia essas informações, leia sobre isso aqui

Que tipo de camundongo de isolamento não roe

As pragas danificam facilmente materiais com baixo nível de densidade e estrutura fibrosa. Para manter a integridade do isolamento térmico, ele deve ser denso, rígido e, se possível, possuir uma camada protetora superficial.

Não é do agrado de ratos e camundongos também o isolamento, constituído de substâncias porosas encerradas em uma concha densa. Os roedores são capazes de roê-los, mas eles não se acomodam. Não será difícil restaurar o isolamento térmico.

Visão geral de materiais sustentáveis

Existem vários tipos de isolamento que os ratos não podem roer. Para evitar o custo de restauração do isolamento térmico, você precisa escolher materiais resistentes a danos.

Espuma de concreto

Os principais tipos de isolamento que podem resistir à invasão de pragas:

  • Espuma de concreto. Difere em uma estrutura celular de fluxo livre, em suas características se assemelha ao concreto aerado. A base é areia, água, cimento, agente espumante. Durante a construção, as cavidades do bloco são preenchidas com eles. A gravidade específica é significativamente menor do que a do concreto.
  • Vidro de espuma. Material caro com vida útil garantida de 100 anos. É baseado em resíduos de vidro espumoso com uma mistura de carbono. A estrutura finalizada consiste em células bem ajustadas.
  • Argila expandida. É uma fração porosa redonda obtida por queima de argila. É utilizado para isolamento térmico de telhados, fundações e como enchimento de betonilhas de pavimento seco. O diâmetro dos grânulos de argila expandida varia de 0,5 a 4,5 cm, o movimento neles é difícil para os roedores.
  • Ecowool. Um tipo inovador e caro à base de fibras de celulose. É aplicado com dispositivo especial e, após o endurecimento, a superfície é nivelada com rolo. A presença de ácido ortobórico na composição causa asfixia e desidratação em roedores.

Argila expandida

Proteção

Se você não pode comprar isolantes sólidos, tome medidas para protegê-los de roedores. Ao isolar com materiais provenientes de matérias-primas naturais, dê preferência às bolas, que são concretadas imediatamente. O concreto protegerá a espuma ou palha dos dentes dos ratos.

Dê preferência às fundações de tiras - será difícil para os roedores superá-las.E coloque qualquer isolamento solto e vidro quebrado sob o piso do primeiro andar. É importante seguir a tecnologia de colocação do isolador de calor. Violações grosseiras das etapas de trabalho levarão ao aparecimento de lacunas, das quais os ratos certamente se aproveitarão.

Se surgirem problemas já durante a operação, medidas adicionais deverão ser tomadas. Existem várias maneiras principais de controlar roedores:

  • colocar ecowool em lajes de piso - é 80% polpa de madeira e 20% bórax, tornando-se um anti-séptico, camundongo não come;
  • pulverizar blocos com uma solução de cal e bórax;
  • adicionar escória, pó de tabaco, cinza, hortelã, absinto e ramos de pinheiro ao isolamento;
  • o uso de redes de metal em locais onde os roedores podem entrar - por exemplo, no chão;
  • o uso de uma laje monolítica de concreto armado como base.

Ao planejar a construção, vale a pena envolver o edifício com uma treliça de metal (células de 5 por 5 mm). Mas às vezes os roedores roem uma malha com uma espessura de fio de 1,5 mm.

Quando os ratos já começaram

Assim que os ratos forem inicializados, você pode fazer o seguinte. O primeiro método é o uso de castelo de "argila expandida", queimando argila de baixo ponto de fusão. Uma camada de 30 cm de argila expandida é estendida no chão, que é coberta por um filme plástico, duas camadas de OSB-3. Um laminado é colocado no topo dessas camadas. Este método é muito eficaz. Além disso, uma camada de argila expandida de 10 cm é colocada entre o piso principal e o contrapiso.

Dispositivos acústicos também serão eficazes, especialmente aqueles que imitam os sons de animais e aves de rapina se alimentando de ratos. E se nenhuma das opções acima ajudar, compre uma ratoeira.

Agora você sabe qual isolante não é roído por ratos - este é o penoizol. Todos os outros materiais possuem equipamento de proteção.

Como proteger o isolamento de ratos e camundongos: 4 maneiras

Os materiais resistentes a pragas são caros, o que aumenta significativamente os custos de construção. Portanto, você pode usar os tipos usuais de isolamento térmico para aquecimento, mas tome cuidado com a proteção adicional contra a invasão de pragas com antecedência.

O que ajudará a proteger sua casa de visitantes indesejados:

  1. Perfil do porão. É uma tira de metal que precisa ser montada na linha inferior. Uma camada de isolamento térmico é instalada na parte superior, para que sua borda seja protegida de forma confiável contra roedores. Este método pode resistir a ataques moderados de pragas.
  2. Grade de metal. A instalação é realizada sobre isolamento térmico. É importante que a seção transversal da tela seja frequente e pequena, e o diâmetro do fio seja de pelo menos 2 mm. Este método é confiável para proteção doméstica.
  3. Aplicação de reboco na superfície de isolamento térmico. A aplicação sobre argamassas de revestimento especiais permite reforçar a camada exterior. Após o endurecimento, a superfície de acabamento torna-se densa e durável, o que é uma barreira protetora.
  4. Dispositivos venenosos e ultrassônicos. Se forem encontrados buracos e labirintos no isolamento, é necessário colocar produtos químicos especiais neles, como "Mortorat", "Morte de Rato". E para evitar invasões repetidas, use repelentes ultrassônicos especiais, incluindo-os nos períodos mais perigosos do ano - no outono e no inverno.

Materiais sujeitos a roedores

Muitas pessoas, percebendo ratos em seu território, procuram se livrar de visitantes indesejados. Quaisquer métodos: armadilhas, produtos químicos, repelentes - serão inúteis se o estofamento for representado por um material em que as pragas vivam confortavelmente. Isso inclui lã mineral e espuma.

isopor

A ferramenta é distribuída aos usuários. É preferido como isolamento apenas porque é considerado acessível. Por outro lado, a espuma é inofensiva para os humanos, resistente ao fogo e durável. Por outro lado, os ratos adoram fazer seus buracos exatamente nesse tipo de aquecedor.Polyfoam não é durável, portanto deforma-se facilmente sob a influência dos dentes das pragas. Além disso, ratos e camundongos adoram comer essas coisas.

Espuma de poliestireno extrudado e aglomerado de partículas

O isolamento é considerado benéfico em termos de preço, mas não é denso, portanto é conveniente para os roedores penetrarem. Entrando nas camadas EPPS, os ratos violam sua estrutura, anulando todas as propriedades úteis.

É importante saber: O mesmo destino aguarda o painel de partículas. Ratos e camundongos não se alimentam do material, mas fazem seus movimentos com facilidade.

Lã mineral

O isolador de som e calor é vendido em rolos. O material é caracterizado por uma longa vida útil, resistência e resistência ao molde. Muitas pessoas estão interessadas em saber se os ratos são enrolados em lã mineral. O fato é que tem muitas vantagens, pelas quais é apreciado não só pelas pessoas, mas também pelos roedores. Os camundongos lidam facilmente com o isolamento macio, construindo abrigos e ninhos quentes.

Os ratos vivem em lã de rocha

O isolamento de basalto consiste em fibras finas que são feitas sob a influência da temperatura. Como resultado, as partículas se solidificam para formar um material denso. Costuma-se dizer que esse isolamento térmico é resistente a roedores, mas isso está longe de ser o caso. Lã de rocha e ratos fazem um grande dueto. As pragas instalam-se em materiais quentes e sobrevivem bem ao frio do inverno.

Que tipo de isolamento não deve ser escolhido quando os ratos já começaram a funcionar

Se as pragas já apareceram na casa, você não deve usar materiais que tenham uma estrutura porosa leve para isolar a casa. Será um desperdício de dinheiro e esforço.

Esses materiais incluem:

  • penoplex;
  • polietileno espumado;
  • Isopor;
  • poliestireno expandido;
  • lã de vidro.

Para utilizar essas espécies, é necessário primeiro se livrar das pragas, para só depois fazer a instalação com materiais protetores.

Isolamento com resistência questionável

As pragas comem materiais com textura celular ou fazem movimentos para entrar na casa. Mas medidas adicionais podem aumentar a proteção.

Em uma nota!

Os ratos são rápidos para lidar com isopor. A espuma de espuma PU é uma exceção. Os ratos não gostam de isolamento por causa de células fechadas, rigidez. A espuma de um componente se adapta facilmente aos dentes do rato.

A situação controversa com o isolamento de fibra. Os fabricantes de materiais afirmam que a lã de basalto é uma proteção confiável contra a penetração de roedores, uma vez que as fibras duras não se adaptam aos dentes dos ratos.

Materiais que os ratos roem
Camundongos em lã de vidro, segundo os fabricantes, não começam, pois o vidro fino danifica o aparelho bucal e provoca sangramento ao entrar no estômago. Na prática, a situação parece diferente. A única opção para proteger o isolamento é instalar uma malha de metal.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores