Dicas para reparar e ajustar caldeiras Protherm TLO

Home »Classificação de caldeiras a gás» Princípios de operação »Instalação de caldeiras a gás Proterm

caldeirão limpe chita

As caldeiras a gás Proterm são populares entre os consumidores devido à sua confiabilidade, qualidade europeia e preço razoável. Dentre os dispositivos de piso, a série Bear é conhecida e, entre os dispositivos de parede, a Cheetah é considerada a linha mais versátil. Os modelos com a letra de designação MOV estão equipados com uma câmara de combustão aberta e o MTV com uma fechada. Considere como configurar caldeiras a gás Proterm.

  • 1 Modos de aquecimento Proterm Cheetah
  • 2 Como o Proterm Cheetah funciona ao conectar termostatos?
  • 3 Configurando a caldeira a gás Proterm Medved

Modos de aquecimento Proterm Cheetah

A caldeira a gás Proterm Gepard pode operar em vários modos:

  1. "Aquecimento" - pressione o botão MODE uma vez e o display exibirá o símbolo "radiador" com o valor da pressão atual no sistema de aquecimento. Enquanto estiver neste modo, a unidade funciona apenas para a produção de calefação, enquanto a AQS estiver desligada.
  2. "Verão" - ativado pressionando MODE duas vezes. O display mostrará a pressão no sistema de aquecimento junto com o símbolo "torneira com uma gota d'água". Neste modo, a caldeira funciona apenas para abastecimento de água quente.
  3. "Férias" - pressione o botão MODE três vezes e o símbolo OFF aparecerá na tela com a leitura da pressão. Neste modo, o aquecimento e a água quente sanitária não funcionam, mas todas as funções de proteção do dispositivo estão ativas.

chita proterm do painel de controle

O aquecimento desejado ou a temperatura da água quente podem ser ajustados usando os botões "+" e "-". A configuração é realizada da seguinte forma:

  1. A temperatura da AQS é regulada da seguinte forma: ao premir o botão "+" ou "-", os símbolos "torneira com uma gota de água" e "ºC" começam a piscar. O valor de temperatura necessário é definido na faixa de 38ºC a 60ºC.
  2. A temperatura de aquecimento também é ajustada com as teclas "+" e "-". Após pressionar um deles, clique no botão MODE, um símbolo piscando "radiador" e "ºC" aparecerá. Em seguida, usando as teclas "+" e "-", defina o valor ideal do transportador de calor na faixa de 38-85ºC.

definindo chita proterm

O funcionamento da caldeira a gás Proterm Cheetah sem termostatos não é muito econômico. Para economia máxima, é recomendável comprar um termostato de ambiente.


Guia de instalação, introdução

Página 19

  • Foto
  • Texto

17

A instalação deve ser efectuada, com base no projecto, por técnico qualificado de empresa especializada licenciada, a quem compete a correcta instalação e cumprimento das normas, regulamentos e regulamentos existentes.

Ao instalar a caldeira sobre uma base de materiais combustíveis (por exemplo, madeira, PVC, etc.), a caldeira deve ser montada sobre uma base de materiais não combustíveis.

Um aviso:

Durante o funcionamento, a temperatura da caldeira na parte superior (especialmente nas laterais e no painel superior) pode ultrapassar a temperatura ambiente em até 50 ° C. O espaço mínimo de trabalho que deve ser deixado livre perto da caldeira deve ser tal que seja possível realizar reparos e serviços com liberdade e segurança (recomenda-se deixar pelo menos 300 mm de cada lado e pelo menos 600 mm na frente do caldeira).

A forma de retirar os produtos da combustão desta caldeira é para a chaminé com tiragem constante de 2 Pa. O tamanho da saída para conectar a chaminé varia de acordo com a potência da caldeira:

- para caldeiras PROTHERM 20, 30 KLZ - Ø 130

milímetros,

- para caldeiras PROTHERM 40 KLZ - Ø 150

milímetros,

- para caldeiras PROTHERM 50 KLZ - Ø 180

milímetros.

Um aviso:

É proibido colocar na chaminé objetos que impeçam a passagem dos produtos da combustão (por exemplo, diferentes tipos de trocadores de calor para aproveitamento do calor residual). A chaminé não está incluída no volume de entrega da caldeira.

O projeto da chaminé deve cumprir todos os padrões e requisitos estabelecidos por leis e

A caldeira Protherm KLZ é utilizada como geradora de calor em sistemas autônomos de aquecimento de água quente.

Um aviso:

O comissionamento da caldeira PROTHERM KLZ só pode ser realizado por um especialista autorizado pela Protherm e por uma organização especializada.

Uma rede de centros de serviço autorizados é usada para instalação de caldeiras, comissionamento, garantia e reparos pós-garantia.

A caldeira de aquecimento a gás destina-se a ser instalada no interior de edifícios em instalações residenciais ou comerciais, estando sujeita ao cumprimento obrigatório das regras e regulamentos locais para a colocação de aparelhos a gás, bem como aos requisitos das instalações para a sua instalação.

Água com dureza de carbonato de até 3,0 mol / m3 deve ser usada como um transportador de calor no sistema de aquecimento. (6,0 mEq / L, 16,8 dH), incolor, puro, sem precipitação. No caso de água mais dura, a dureza da água deve ser reduzida para evitar a formação de calcário.

Na instalação de caldeiras, deve-se estar orientado pelo SNiP vigente na área, pelas Normas de Segurança na Indústria do Gás, PUE, PTE / PTB de instalações elétricas de consumidores, demais normas e normas vigentes na área, bem como locais regulamentos das organizações de fornecimento de gás e energia.

As avarias resultantes da formação de incrustações ou depósitos de sujidade na caldeira ou sistema de aquecimento não são cobertas pela garantia.

A coordenação da escolha do local de instalação, bem como a organização do abastecimento e da ventilação exaustora é efectuada de acordo com o procedimento estabelecido para uma determinada área de acordo com os documentos regulamentares em vigor para uma determinada área.

Guia de instalação

Guia de instalação

Introdução

Guia de instalação, introdução

Como o Proterm Cheetah funciona ao conectar termostatos?

Quando a caldeira a gás Protrem Cheetah está funcionando sem termostato ambiente, o aquecimento das instalações depende da configuração da temperatura do meio de aquecimento.

Quando conectado a uma caldeira a gás Proterm termostato torna-se possível definir a temperatura de aquecimento desejada. Deve ser tal que a unidade possa suportá-lo, independentemente da temperatura exterior. O regulador controlará apenas o aquecimento dentro da faixa selecionada.
Observação! Na sala onde se encontra o regulador da sala, os radiadores não podem ser equipados com válvulas termostáticas.
Unidade Proterm com regulador liga-desliga capaz de manter a temperatura de aquecimento definida. A caldeira receberá um sinal para ligar ou desligar em função da temperatura da divisão em que se encontra o regulador.

Quando conectado a um aparelho a gás regulador contínuo a energia mudará suavemente para manter a temperatura ambiente definida.

O regulador ambiente controlará a temperatura ambiente e enviará um sinal para a unidade desligar se o nível de aquecimento atingir o valor definido ou ligar se a temperatura diminuir.

caldeirão limpe chita

O mais moderno e preciso é regulação equitérmica... É realizado por um termostato com sensor de temperatura externa. Quando tal dispositivo é conectado a uma caldeira a gás, esta regulará a temperatura do refrigerante, dependendo das condições externas.

Se a operação da unidade for controlada por um regulador equitérmico, não é recomendado definir a temperatura máxima do refrigerante - isso reduzirá significativamente a eficiência do sistema.

Descubra aqui como tornar uma caldeira a gás mais econômica?

Falhas de funcionamento das caldeiras a gás Proterm e sua eliminação

Características de ignição de diferentes modelos de caldeiras a gás

documentos relevantes para esta questão. Emitir ...

Página 20

  • Foto
  • Texto

18

documentos relevantes para esta questão. Ao cumprir os requisitos listados nas normas, você pode evitar fenômenos indesejáveis ​​como resfriamento excessivo de produtos de combustão, penetração de umidade na alvenaria, flutuações na tiragem da chaminé e, assim, seu impacto negativo no funcionamento da caldeira.

O ar de combustão entra na caldeira a partir da divisão em que está instalado. Certifique-se de que uma quantidade suficiente de ar de combustão flua para a sala - cerca de 11 m

3

ar por 1 m

3

gás natural.

A caldeira é instalada em uma sala protegida contra congelamento perto da chaminé. A temperatura ambiente permitida para o funcionamento da caldeira é de + 3C a + 45C.

O ar de combustão fornecido ao aparelho deve ser tecnicamente isento de produtos químicos que possam conter, por exemplo, flúor, cloro ou enxofre. Sprays, tintas, solventes, agentes de limpeza e adesivos contêm substâncias de um tipo que pode causar corrosão durante o funcionamento do aparelho em condições desfavoráveis, incluindo no sistema de chaminés. O ar de combustão não deve conter impurezas mecânicas, por exemplo: poeira de construção, areia, etc.

Para a remoção dos produtos da combustão das caldeiras PROTHERM 20, 30, 40, 50 KLZ, pode-se utilizar o dispositivo adicional “PROTHERM PT 20 (30, 40, 50) SEMITURBO”, que proporciona a remoção forçada dos produtos da combustão.

O dispositivo permite o funcionamento de caldeiras de ferro fundido nos casos em que não é possível utilizar a remoção normal dos produtos da combustão para a chaminé. A extensão é conectada à saída da caldeira para conectar a chaminé. A saída dos produtos de combustão da extensão permite a utilização de elementos de chaminés separados do catálogo de chaminés da Protherm para caldeiras de parede.

O comprimento máximo da chaminé é de 10 metros equivalentes (1 metro equivalente = seção reta de 1 metro ou um cotovelo de 90 °).

Um aviso:

Ao usar a extensão do ventilador PROTHERM PT 20 (30, 40, 50), os terminais do termostato de gases de combustão devem ser ligados antes de ligar a caldeira. Neste modo de funcionamento, o manostato de ar, que está incluído no conjunto de entrega da extensão de chaminé PT 20 (30-50), atua como um elemento de segurança. Apenas um especialista de uma organização especializada certificada pela Protherm pode instalar e operar a extensão da caldeira.

Ao realizar serviços de manutenção com o ramal conectado à rede elétrica (mesmo com o interruptor principal desligado), observe as instruções de segurança!

É conveniente monitorar o desvio da pressão inicial da água no sistema de aquecimento usando o manômetro no painel de controle da caldeira usando a seta vermelha do manômetro. Se a pressão no sistema de aquecimento cair, localize e elimine vazamentos ou purgue o ar do sistema de aquecimento ou verifique o vaso de expansão.

O tanque de expansão da caldeira deve ser regulado em função dos parâmetros do sistema de aquecimento - desta forma, o sistema de aquecimento e todos os seus elementos durante o funcionamento ficam protegidos de cargas indesejáveis ​​durante mudanças bruscas de pressão.

Ao encher a caldeira AQS integrada, é necessário abrir a linha de abastecimento de água fria à caldeira e a linha de saída de AQS da caldeira. Assim que começar a sair água da linha de AQS, isso significará que a caldeira está totalmente cheia de água.

Observação:

Na frente da caldeira (ou seja, ligado

linha de retorno do sistema de aquecimento) recomenda-se a instalação de um reservatório para a escória do sistema de aquecimento. O reservatório pode ser combinado com um reservatório, deve ter válvulas de corte de serviço.

Comentários (1)

Destaque → Encontrei instruções para o meu aquecedor de água aqui! #manualza

  • Clique →

Não sou burro, sigo estritamente as instruções.

Manualza! Manualza.ru

Ainda não está conosco?

Configurando uma caldeira a gás Proterm Medved

A caldeira a gás de chão Proterm Medved tem um design simples. Existem modelos à venda que apenas fornecem aquecimento e existem aqueles que produzem água quente. Dependendo das características, a caldeira a gás Proterm Medved é configurada da seguinte forma:

  1. Temperatura DHW - pressione o botão MODE, a lâmpada no canto superior esquerdo começará a piscar e outro diodo acenderá no canto inferior direito. Através do botão com a imagem de duas setas apontando para cima, defina a temperatura desejada na caldeira no intervalo de 40-70ºC. Confirme a temperatura selecionada pressionando o botão MODE.
  2. Temperatura do portador de calor - no modo de configuração da temperatura de aquecimento, a lâmpada pisca no canto superior esquerdo. Usando o botão com duas setas apontando para cima, defina a temperatura necessária do transportador de calor na faixa de 45-85ºC. Pressione o botão MODE para ativar o valor selecionado.

A lista de temperatura contém o parâmetro -. Quando está selecionada, a caldeira a gás passa para o modo verão, quando o aquecimento é desligado e o modo de abastecimento de água quente está funcionando.

painel de configurações do proterm bear

Quando um regulador de temperatura equitérmica é conectado à caldeira, configurações adicionais são feitas.

Reparo e ajuste de caldeiras Proterm

Está a funcionar a caldeira a gás Proterm klz 30. Ligo o aquecimento da água quente. Aquece, desliga e dá erro F1. Reinicializo o erro e o aparelho volta a funcionar. A extensão semi-turbo está instalada? Em caso afirmativo, o sensor de tração traseiro deve ser desparafusado e deixe-o pesar no fio abaixo. Se for aspirado, significa tiragem insuficiente ou modulação do gás na unidade de ignição ajustada incorretamente. Nas instruções da caldeira de piso Medved 40 KLZ, praticamente nada está escrito sobre como ajustar o modo diurno / noturno. É claro que não há necessidade de aquecer água para o abastecimento de água quente à noite, e a unidade liga à noite e consome gás de forma ineficiente. Foi instalada e ligada uma caldeira KLZ 30, uma flecha hidráulica para 3 circuitos de alimentação, cada um com uma bomba. Eu preciso de uma bomba de uma flecha hidráulica para o retorno da caldeira? A bomba de circulação é desejável para o fluxo mínimo no circuito da caldeira. Instalamos e conectamos a caldeira Proterm Medved 50 klz. A DHW é definida para 60 e aquece até 80. Cai para 72 e o aquecimento é ligado novamente e atinge 80. O temporizador é ignorado. Qual é o mau funcionamento? Essa é a norma para essas caldeiras. O mínimo é definido para água e máximo para aquecimento. Quando você ajusta a temperatura para 40, ela aquece até no máximo 80, até que aqueça e mude para aquecimento. E quando a temperatura na caldeira cair para os 40 que você ajustou, ela ligará novamente e aquecerá ao máximo. Está em funcionamento a caldeira Proterm TLO 40. Funcionou bem. Há 3 semanas, a potência de aquecimento caiu, não reage ao ajuste de temperatura, aquece até 40 graus e desliga. Qual é a culpa? Procure por gás, chaminé e sensor de temperatura de aquecimento. A caldeira de chão Protherm 50 KLZ está em funcionamento. Quando o aquecimento está desligado, o aquecimento ainda funciona periodicamente. Como reparar? Quando a água quente é aquecida, a caldeira funciona em plena capacidade, independentemente da temperatura da água na caldeira. Quando a caldeira atinge a temperatura definida, o dispositivo volta automaticamente a aquecer o CO na temperatura definida. A casa tem cerca de 180 m². m, sistema de aquecimento - radiadores de alumínio e piso radiante. O sistema de aquecimento é feito para funcionar por gravidade. Após várias pesquisas, descobri que precisava de uma caldeira de chão e uma caldeira indireta a gás. Recomendado Protherm como suficiente para minhas necessidades. Qual dispositivo escolher entre as 40 modificações KLOM, TLO ou PLO? Caldeira não volátil - TLO. Você pode pegar o Wolf mais barato, ou você pode escolher os domésticos com um trocador de calor inoxidável. 1. Se você precisa de CO por gravidade, pode fazer o TLO. Pisos quentes não funcionam por gravidade. Em seguida, coloque 2 bombas: uma em CO, a segunda em um piso quente. Neste caso, o significado de não volatilidade desaparece, uma vez que o piso radiante não funcionará. Se for conveniente para você, vá em frente. 2Se é crítico para você que haja TP, use uma caldeira volátil. 3. Uma caldeira a gás é um recipiente aquecido por um queimador para obter confortavelmente o abastecimento de água quente. Não se esqueça de que precisa de uma chaminé. Embora as opções com BKN sejam mais eficazes e nenhuma chaminé seja necessária. Você precisa de um suporte de chão com uma potência estritamente de até 20 kW (substituição da caldeira) com uma conexão confortável ao BKN. A eletricidade em geral não é incômoda, mas interrupções planejadas (reparos) e casos de força maior estão presentes e, como você sabe, uma vez por ano e uma vara dispara. São desejos para a caldeira em termos de independência energética e ameaça de falha da automação. A escolha é entre 17 kW - Protherm Bear 20 PLO, KLOM e 20 TLO. Mas também há um Wolf 16 KSO (16 kW). Bear TLO e Wolf KSO não são voláteis. É claro que isso é uma vantagem. Aprendi que KLOM é o mais ideal em termos de conexão de uma caldeira, mas a automação é confusa. Sua proteção também pode resultar em uma boa soma, que você involuntariamente acrescenta ao custo da caldeira. A caldeira não estará localizada em uma sala de caldeira isolada, mas em uma sala ao lado do fogão a gás. O que eles escrevem neles. Estudei e comparei as características de cada caldeira. Não vi um líder óbvio em termos de facilidade de uso. Gostaria de fornecer um período livre de problemas, em termos de manutenção da caldeira, de 10-15 anos. Nesse sentido, economizar 10 mil nesta fase não parece tão importante. Diga-me, você pode conectar um sensor do Vaillant 306257 à caldeira a gás KLOM 40 em vez do sensor da caldeira 0010006491. Casa 140 sq. metros em dois andares. Pisos quentes no primeiro andar e um banheiro no segundo. Todos juntos 80 m2, depois radiadores 13pcs, BCS para 200 litros. A unidade possui apenas chaminé coaxial. Eu inicialmente considerei o Panther 25 CTO, mas eles aconselham um de chão com um trocador de calor de ferro fundido e mais potente, por exemplo, KLOM 30 ou PLO 30 com um turbo. Qual é a diferença entre KLOM e PLO? As capacidades da caldeira e do BKN são iguais, mas ainda haverá radiadores e pisos aquecidos. É necessário levar uma unidade de caldeira com reserva de energia para que ela não funcione a plena capacidade, para conservar seu recurso - pode durar mais? E sobre confiabilidade: no trocador de calor de cobre montado na parede e no ferro fundido montado no chão. A vida útil provavelmente é diferente para eles? O ferro fundido vai durar mais, certo? A diferença está na ignição, no número de funções. KLOM tem ignição elétrica, PLO tem ignição por pavio. PLO é o mesmo TLO apenas volátil e com a capacidade de se conectar semiturbo. a caldeira tem uma função mágica. A prioridade é chamada. Aquece alternadamente a caldeira ou a casa. A vida útil da caldeira não depende do material do trocador de calor. O TLO pode ser equipado com controle de queimador PLO? O motivo da dúvida é a escolha de uma caldeira para substituir a que está vazando. Candidatos - 40 TLO ou 40 PLO com perda parcial de não volatilidade, mas a capacidade de pelo menos controle de potência gradual. Não, você não pode. Qual é a diferença entre Proterm 30 plo bear e tlo? Possibilidade de ligação de extensão semi-turbo para gases de escape sem instalação de chaminé. Qual pode ser o mau funcionamento? A água quente flui na pia da cozinha e de forma intermitente no banheiro. É tudo sobre a velocidade do fluxo de água, primeiro coloque mais regador. Na chama mínima, a caldeira começa a ultrapassar a temperatura pré-determinada da água, desliga-se, ao descer volta a ligar, a isto chama-se ciclagem. Se não ajudar, você precisa reajustar a válvula de gás. Instalamos a caldeira Protherm Medved 30 KLZ, com área residencial de 170 m². m. A caldeira está ligada a gás liquefeito (botijões), o consumo de gás é de um botijão por dia. Isto é normal? Como o consumo de gás pode ser reduzido? O que você imaginou ao escolher uma caldeira para gás liquefeito. KLZ é uma das melhores unidades em termos de preço e qualidade, e a eficiência está em um nível superior apenas para modelos de condensação. Pode ser melhor comprar um pellet. Sim, é mais caro, mas o custo do aquecimento é quase igual ao do gás natural. Em operação, uma nova caldeira de chão de 40 klom, quando a caldeira é ligada, a caldeira liga, ela esquenta, mas as bombas não funcionam, eu mudo a polaridade na saída, as bombas ligam, mas o unidade começa a emitir um erro F1.Como fazer reparos? Em operação, a caldeira Proterm Bear 40 KLZ (35 kW) opera por 2-3 minutos, aquece, repousa na mesma quantidade. Suponho que esta operação da caldeira não esteja correta. Área aquecida 220 m2. radiadores e o mesmo piso quente. Ainda não uso água. Qual é a saída nesta situação? Quando a caldeira é aquecida, a caldeira funciona a uma temperatura máxima de 85 graus. Quando a temperatura da água ajustada for atingida, ela mudará automaticamente para o circuito de aquecimento. A DHW tem prioridade, este é o seu algoritmo de operação. O acendedor da caldeira Protherm 20 apaga-se. Quando o queimador principal é ligado, a chama do piloto começa a se contorcer e se apagar. A caldeira é desligada. Eu adicionei uma ignição - de qualquer maneira, uma separação ocorre quando o queimador principal é ligado. Antes disso, ele trabalhava e distribuía as temperaturas necessárias. Caldeira instalada e conectada 30 KLZ, área da casa 200 m2. Funciona bem no inverno, mantém a temperatura em 75. Com o início da primavera, a temperatura baixou para 65, e o aparelho passou a desligar periodicamente, com erro de F1. Isso acontece aproximadamente a cada três dias. O que é esse mau funcionamento? Erro F1 - perda de chama. Verifique o queimador e descubra porque a chama se perdeu. A caldeira Protherm klz 50 está em operação, está em funcionamento há 4 meses. Agora ele aquece a água da caldeira a 85 graus, e a bomba não funciona, não acelera a água pelo sistema de aquecimento. Diga-me que tipo de colapso? Por que a bomba parou de funcionar? Provavelmente, o relé está com defeito na placa de controle. Caldeira a gás 50 KLZ é montada, aterrada, dá periodicamente o erro F1. Mudamos de fase 0. Alguém pode ter um defeito semelhante? No trabalho 6º mês. Este é aparentemente o defeito deles. Veja a configuração mínima de gás. Em uma vazão alta na linha de gás, a unidade dará um grande afundamento e o eletrodo não verá a chama. Boiler Proterm Medved 30 klz inflama ruidosamente. O que fazer? Talvez diminua o fornecimento de gás quando necessário? Há uma configuração de potência inicial no menu. Faça ajustes. Decidi reparar o Protherm 40 TLO, ou seja, limpar o queimador piloto. Ele tirou o tubo, desparafusou a barra, na qual estava o termopar, termogerador, queimador e ignitor. O queimador é composto por duas placas, uma na parte superior e outra na parte inferior. Nas laterais e na frente existem 3 canais redondos, 3 línguas de chama, um termogerador aquece à esquerda, acende o queimador principal na frente e um termopar à direita. Eu olhei, a ponta do termopar está mais longe do que o canal direito, desparafusei o termopar e coloquei exatamente contra o canal. Eu queria limpar o queimador, mas não entendia como e o que limpar ali. Apenas o jato foi limpo com uma agulha fina. Recolhi tudo, liguei, comecei a medir a tensão, sob carga de 22 mV! Diretamente na válvula 13,5 mV, margem de mais de quatro vezes (cliques fora de 2,5 - 3 mV, tempo após desligar o gás 30 segundos). Mas o mais importante é que a tensão não flutua, como antes, mas praticamente fica parada (em algum lugar, a aceleração é de apenas 0,2-0,3 mV com qualquer ligação do queimador principal). Com o termopar antigo, a lacuna também é muito forte, verifica-se que o termopar foi instalado incorretamente na fábrica, e na nova caldeira o tempo de desligamento foi de cerca de 10 segundos. Bem, agora vamos ver por quanto tempo ele funcionará com este termopar. De vez em quando, medirei a tensão do termopar. Está ligada ao sistema a caldeira TLO 20. O aparelho é completamente novo e já está a funcionar. O delta da temperatura é de dois graus. Aquece por um minuto, esfria por três e assim por diante por dias. É possível ajustar para uma grande diferença de temperatura de forma que não haja relógio? A caldeira Medved 30 TLO está instalada no sistema. Funcionou bem. No verão, apenas toalheiros aquecidos eram aquecidos por ele. O aquecimento está ligado. A temperatura foi ajustada para 50 graus. Ele se aquece, depois desliga e as baterias esfriam. E não liga mais. Se imediatamente, ao desligar, aumentar a temperatura, ele começa. Também funciona se você clicar na ignição piezo. Qual é a culpa? Lançamos uma nova caldeira 40 TLO (piso, não volátil). O sistema é gravitacional, mas existe uma bomba. E imediatamente - isto é, desde o primeiro lançamento - surgiram questões: 1.Após o arranque, a caldeira funcionou durante vários minutos, aqueceu até uma determinada temperatura e desligou-se. Decidi ligar para especialistas para fazer seguro. Eles vieram e disseram que esta caldeira não funcionaria sem bomba! É estranho, porque o dispositivo não é volátil. A caldeira deu partida com a bomba e agora está funcionando bem. Essa unidade funcionará sem bomba ou não? Se não, porque não? 2. Agora estou adquirindo um novo dispositivo. Uma vez que a caldeira está na garantia, estabeleço um contrato com uma empresa de serviços. É responsabilidade da organização de serviço consertar a caldeira? O fato é que após a instalação, descobriu-se que o termômetro foi reduzido a 0 - ou seja, o termômetro precisa ser substituído. À custa de quem isso deve ser feito? 3. Novamente, os especialistas que conectaram a caldeira expressaram dúvidas de que a tubulação que sai do aparelho deva estar tão quente quanto está. A chaminé na parede da casa, tijolo, altura 12 m Verifiquei a chaminé - limpa (bem, sem contar a fuligem que sobrou da anterior). Há fornecimento de ventilação e a janela também está constantemente aberta. Sala da caldeira na cave. A unidade é conectada à chaminé através de um tubo de aço inoxidável D150 mm - ou seja, um cano com uma altura de cerca de 40 cm sobe da caldeira, depois uma volta abaixo de 90 ge outros 30 cm do cano até a chaminé na parede. Eu fiz tudo certo? Seu trocador de calor é feito de perfis de ferro fundido, semelhantes às conhecidas baterias de ferro fundido. O queimador aquece o trocador de calor e a água nele se expande, ou seja, sua densidade diminui. Na parte superior do trocador de calor existe uma saída (fornecimento). A água "leve" começa a subir e a água fria "pesada" flui do cano abaixo (volta) para o seu lugar. Assim, ocorre um movimento circular da água no sistema de aquecimento, que é denominado de circulação. Quanto mais alta for a coluna de água "leve", maior será a força que a impulsiona através do sistema. Por isso, após a saída da caldeira, é organizado um alto trecho vertical, que dará origem a esta tiragem. Até que essa área aqueça, a tração será ruim. Durante as partidas iniciais, acontece que as eclusas de ar permanecem no sistema, o que impede a movimentação da água. Todos os tipos de constrições impedem o movimento. Você já fez tudo isso? Se o sistema de aquecimento for executado corretamente, o TLO funcionará sem bomba. Mas a circulação é fornecida pelo sistema de aquecimento, não pela caldeira. A garantia implica na livre eliminação de defeitos originados por culpa do fabricante. Se o termômetro estiver com defeito desde o momento da compra, então pode surgir a dúvida por que isso não foi registrado no momento da compra. Avaria da caldeira a gás Protherm 40 TLO. Depois de uma estação de aquecimento, a ignição começou a desligar. No início, ocasionalmente, depois cada vez com mais frequência, quase depois de cada aquecimento. O termostato de tiragem fechou primeiro, depois o termostato de emergência. Não adiantou, parou de se apagar quando fechei os fios do circuito desses termostatos perto da válvula solenóide (soldei o jumper). A resistência desses fios (não medida) é da ordem de 0,01 Ohm. Com uma corrente de 1A, a queda é de cerca de 10 mV. O termopar deve produzir cerca de 30 mV. Esses 10 mV não são suficientes para segurar a válvula. Acho que precisamos mudar o termopar (a tensão tornou-se menos saída) Quem enfrentou esses problemas? O termopar pode piorar na junção com a válvula solenóide? Nunca lidei com termopares. Há um tubo, aparentemente um condutor dentro, no tubo há uma porca na válvula. Como verificar um contato? Desaparafuse a porca, limpe os contatos ou só podem ser limpos com alguma coisa? É permitido apertar a porca com mais força para melhor contato, porque centésimos de um ohm já desempenham um papel? Ajustei o tamanho da chama do acendedor (no parafuso de ajuste automático “Piloto”), ajustei o mínimo e o máximo, e isso não afetou de forma alguma o funcionamento da caldeira. Conforme a ignição apaga, ela apaga. A única coisa que posso 100% dizer é que não foi explodido. (uma vez que ele apaga simultaneamente com o clique da válvula, se você soprar a ignição - clique após 3 - 5 segundos, até que o termopar esfrie).Desmonte e limpe a saliência na válvula por onde os fios entram. O clique deve ocorrer em 30-40 segundos. Bem, 15. Mas nem menos nem menos. Quanto mais o termopar é aquecido, mais tempo ele esfria. Aparafuse o termopar diretamente na válvula. Com essa conexão, ela dura pelo menos um minuto até clicar. Resultados do reparo da caldeira. Finalmente, levei meu multímetro comigo. Tensão medida sem carga: 17mV. Fui até a loja, comprei um termopar, embora não fosse meu, mas o fio veio até o meu SIT NOVA. Tensão sem carga: 38 mV. Liguei tudo como estava, sob uma carga de 24 mV. Parece que está tudo bem, mas eu monitorei quando a caldeira estava funcionando, quando o queimador principal foi ligado, a tensão aumentou primeiro por 10 segundos, depois começou a cair suavemente. No final de um longo ciclo de aquecimento (cerca de 15 minutos), a tensão na válvula é de 8 mV, depois que o queimador principal foi desligado, ainda caiu para 6,5 ​​mV! Em seguida, começou a subir e minutos após 1,5 12 mV na válvula e novamente 24 na saída do termopar. Nos fios do circuito de proteção, caem 12 mV, ou seja, 50%! Assim, no momento mais crítico, restava apenas 1 mV antes de a válvula ser desligada. A tensão na qual a válvula é desligada é de cerca de 5,5 mV (desliguei o gás e medi até clicar: 5,5 mV, tempo 15 s). Os fios deste circuito são feitos com um fio de apenas 1,5 metros quadrados. mm, substituiu os fios por 4 sq. mm, ganhou 4 mV. Embora esses 3 dias nunca tenham sido desligados, deixei-os ligados por uma semana, vamos ver no que dá. Qual é a razão desse efeito? Talvez não haja oxigênio suficiente e eu precise pensar em fornecer ventilação para a sala da caldeira. Ou é consequência de um queimador "mal executado"? Não ousei perfurar o queimador ainda, acho que devemos primeiro comprar um novo sobressalente e experimentar. Já agora, onde pode encontrar o catálogo de peças sobressalentes 40 TLO? Suspeita-se que o termopar foi pressionado muito fundo. Sua dica deve ser esquentadora. É possível que a pressão dinâmica do gás seja baixa. E 17mV é muito pequeno. Deve ser pelo menos 20-25.

Por que os produtos da combustão se acumulam?

A matéria-prima para uma caldeira de aquecimento pode ser madeira, carvão, turfa ou pellets. Queimando, qualquer combustível deixa para trás vários depósitos que afetam negativamente o funcionamento do dispositivo. A resina em uma caldeira de combustível sólido se acumula muito mais rápido nos seguintes casos:

  • uso de combustível úmido ou de baixa qualidade;
  • muito material combustível na câmara de combustão;
  • a utilização de um dispositivo de aquecimento para a eliminação de resíduos domésticos;
  • temperatura operacional insuficientemente alta, devido à qual o combustível arde e não queima;
  • o uso de lenha, em grandes quantidades emitindo substâncias resinosas voláteis, que, quando a temperatura cai, se depositam nas paredes da caldeira.

Leia mais sobre os problemas de temperatura da caldeira em nosso canal Zen.

A deficiência de oxigênio e os erros cometidos durante a montagem do dispositivo de aquecimento, em particular, a altura da chaminé insuficientemente alta, também podem aumentar a quantidade de depósitos indesejados.

O trocador de calor da caldeira a gás está obstruído com incrustações, o que devo fazer?

A parte mais vulnerável de qualquer caldeira, se não for uma caldeira de água, é o trocador de calor. É aqui que a água é aquecida. E se for de má qualidade ou não amolecer, mais cedo ou mais tarde surgirá um problema como a descarga da caldeira ou o seu entupimento. Que problemas a água de baixa qualidade pode criar para o trocador de calor e, conseqüentemente, para a caldeira?

Tipo de equipamento Efeitos
Uma caldeira a gás O período de aquecimento é aumentado

A qualidade do aquecimento cai

O trocador de calor pode queimar

A incrustação faz com que as placas do trocador de calor fiquem grudadas

A escama do trocador de calor entra na caldeira

O acúmulo de incrustações começa a se depositar onde quer que a água entre em contato

A escala não pode ser evitada se o amaciante correto não estiver instalado no farm. Mas e se você ainda não puder comprar um amaciante? Como limpar a caldeira de incrustações com as próprias mãos? E vai dar pelo menos algum efeito, pelo menos temporário?

Quando o trocador de calor fica obstruído com depósitos de incrustações duras, o problema pode ser resolvido de duas maneiras:

  • Lavar o dispositivo com agentes de limpeza cáusticos;
  • Tendo desmontado o dispositivo e mergulhado as partes especialmente afetadas em soluções cáusticas;
  • Tendo comprado um amaciante, não lembro mais desse problema.

Não há necessidade de colocar o trocador de calor nesse estado até que ele entope! Portanto, cada consumidor, ao instalar uma sala de caldeiras, deve começar avaliando o estado da água. Mas, se esse fator já foi esquecido? O consumidor fica sabendo que o trocador de calor está obstruído por vários fatores. As paredes do trocador de calor começaram a ficar muito quentes, o aquecimento da água demorou mais e as partículas de calcário do trocador começaram a entrar na água.

A menina lava a caldeira de forma independente com as próprias mãos

E é por isso que soamos o alarme! É hora de um flush. Pode ser grave ou preventivo. Em qualquer caso, sem amaciante, você terá que usar os dois tipos de enxágue.

É possível lavar as superfícies internas do trocador de calor com agentes agressivos especiais (como anti-calcário, por exemplo, ou ácido sulfúrico), mas para isso é preciso saber exatamente em que proporções dissolver tudo, por quanto tempo, e como remover partículas aderentes posteriormente. Os enxágues não terminam apenas com o enxágue. Se a caixa estiver funcionando, você terá que desmontar o trocador de calor e trabalhar mecanicamente - ou seja, raspar as partes amolecidas da escala. Mas esta é precisamente a desvantagem da descarga. Eles são muito prejudiciais às superfícies, o que reduz significativamente a vida útil de qualquer equipamento.

Como lavar o trocador de calor de uma caldeira a gás? Existem vários remédios simples que são bons para a prevenção e existem líquidos agressivos que precisam ser usados ​​de acordo com as instruções e não com frequência. Qualquer dona de casa tem vinagre e sempre tem ácido cítrico em casa. Especialmente para aquelas donas de casa que gostam de cozinhar. Portanto, eles podem ser usados ​​para a descarga mais simples. Será suficiente diluir duas colheres de sopa de líquido de lavagem por litro de água e manter o trocador de calor nesta solução. Melhor ainda, é claro, conduzir essa solução por meio do dispositivo, em altas temperaturas. O vinagre funciona por analogia. Só para lavar é melhor usar essência, é mais forte que o vinagre comum.

Quanto aos fundos comprados, são muitos. É fácil encontrá-los online e aprender como usá-los. A eficiência, é claro, terá de ser avaliada por tentativa e erro. A água é diferente para cada pessoa e em algum lugar Antinakipin funciona melhor, e em algum lugar apenas uma solução de ácido clorídrico pode ajudar. A situação é complicada pela entrada de sujeira e poeira no trocador de calor. Isso, em combinação com incrustações, forma uma placa pouco solúvel.

Limescale

Esta é uma consequência de trabalhar com água com alto limiar de calcificação. O sedimento esbranquiçado na superfície do equipamento é o sinal mais confiável dessa água. Mas que a água não é macia, o consumidor só fica sabendo cerca de um mês depois, quando todas as paredes estão cobertas de flor. Mas isso só se você não testar a água. Portanto, para evitar a formação de placa bacteriana, é preciso começar verificando a composição da água. E é melhor colocar um amaciante se a análise indicou que o limite de dureza foi excedido. Você também precisa entender que o projeto da caldeira fará seus próprios ajustes no processo de descarga. É muito mais difícil limpar o trocador de calor da caldeira Baxi montada na parede do que uma caldeira convencional de chão. A desmontagem, a montagem também leva muito tempo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores