O princípio de operação de caldeiras a gás de piso Lemax

As caldeiras a gás Lemax são um sério concorrente das suas congêneres europeias.

Eles são montados com peças sobressalentes fabricadas por líderes reconhecidos na produção de equipamentos de aquecimento - Vaillant, Sit e outros fabricantes renomados.

Com excelente qualidade, o custo das caldeiras Lemax é duas ou mais vezes inferior ao das "europeias".

Basicamente, isso é conseguido excluindo todos os dispositivos e conjuntos adicionais do design, deixando apenas os elementos mais necessários.

Isto tem um efeito positivo no desempenho das unidades, reduz a frequência de avarias ou avarias, mas ocorrem algumas avarias.

Os principais problemas de funcionamento das caldeiras a gás Lemax

Os defeitos mais comuns incluem:

  • Vazamento de gás. Abra imediatamente as janelas, feche o fornecimento de gás, desligue a caldeira e chame os operários do serviço de gás.
  • A cor da chama é avermelhada, as línguas são alongadas e esfumaçadas. Pouca tiragem ou entupimento do queimador. Limpe a chaminé e o queimador, corrija a posição do tubo.
  • Desligamento espontâneo do queimador principal. Problemas de chaminé ou termostato.
  • Não há circulação de água. Se existe uma bomba, o motivo está nela. Se for utilizada a circulação natural, é necessário corrigir a configuração dos dutos, dando-lhes a inclinação correta.
  • Desligamento da caldeira. Geralmente ocorre devido a um corte no fornecimento de gás.

A lista de possíveis problemas de funcionamento pode ser continuada por um longo tempo, mas não há sentido nisso, já que cada situação requer uma consideração separada.

Como funciona a caldeira Lemax e como funciona

As empresas da Lemax estão localizadas na cidade russa de Taganrog. O fornecimento dos principais componentes do equipamento da caldeira montado nas nossas instalações é efectuado por parceiros ocidentais e nacionais. A fabricação do trocador de calor e da caixa é realizada principalmente por empresas russas, mas as unidades de controle, automação e queimadores vêm do exterior.

As caldeiras deste tipo podem ser equipadas com câmaras de combustão abertas e fechadas. Existem sempre reguladores de pressão e temperatura na caixa das unidades. Como regra, você pode ligar a caldeira Lemax não apenas da rede: alguns modelos não dependem de energia elétrica. Conforme declarado pelas precauções de segurança, o dispositivo Lemax deve sempre ser conectado à chaminé. Apenas salas com boa ventilação são adequadas para a instalação do equipamento.

como ligar a caldeira a gás Lemax

As características dos dispositivos Taganrog são a simplicidade do procedimento, como acender a caldeira Lemax. Independentemente de quantos circuitos este equipamento atenda, e que tipo de material foi usado para sua fabricação, ligá-lo à rede elétrica geralmente não causa nenhuma dificuldade particular. Um pré-requisito é a utilização de um estabilizador de tensão no circuito, como ligar a caldeira a gás Lemax (qualquer salto pode provocar o colapso do dispositivo).

A caldeira Lemax consiste nos seguintes componentes:

  • Queimador de gás.
  • Válvula.
  • Placas de controle.
  • Tanque de expansão.
  • Bomba de circulação.

Equipamentos deste tipo funcionam principalmente a gás, onde, devido ao queimador em funcionamento, o trocador de calor é aquecido. A estrutura também inclui uma serpentina para abastecimento de água quente. Para a circulação do refrigerante no circuito, podem ser usados ​​métodos naturais e forçados.

Por que o dispositivo apaga?

Pode haver vários motivos para o desbotamento do queimador.:

  • O gás foi cortado. Desligue a caldeira, aguarde a retomada do abastecimento.
  • Tensão instável ou ausente na rede de alimentação (para caldeiras voláteis Lemax).
  • Falha ou acionamento do sensor de tiragem. É necessário verificar se existe, se a chaminé não está entupida. Às vezes, limpar os contatos do sensor ajuda.
  • Os contatos do termopar estão oxidados e não fecham. Deve ser limpo com lixa de grão fino.
  • Empuxo reverso, insuficiente ou excessivo. O sensor de tiragem reage a todas as situações desligando o queimador.

Os problemas de tração são mais comuns em instalações não voláteis, onde a estabilidade da unidade depende disso.

Se a tiragem for muito fraca, o sensor desliga o queimador devido à possibilidade de fumaça na sala.

A tiragem excessiva é perigosa devido à possibilidade de explosão da chama no queimador, o que provocará o fornecimento de gás para o ambiente com consequências imprevisíveis. Portanto, um aumento da tiragem em relação ao valor definido também é um caso de emergência, levando à paralisação da caldeira.

Os defeitos mais comuns de automação e métodos de sua eliminação

Antes de configurar a automação na caldeira, é necessário diagnosticar. Como regra, ocorrem avarias graves que requerem intervenção de um especialista. O ajuste também pode ser confiado ao mestre de gás. Ou você mesmo pode fazer lendo o manual de instruções.

Atenção! Os sensores de segurança devem ser verificados antes de cada operação sazonal.

Na maioria das vezes, o filtro fica entupido, surgem problemas com as válvulas, os sensores queimam devido a picos de tensão e um vazamento de gás é detectado. A limpeza correta do filtro deve ser feita por um mestre. Você mesmo pode tentar substituir os elementos eletrônicos, tendo estudado cuidadosamente as instruções de operação da sua caldeira.

Como desligar a automação em uma caldeira a gás

Para substituir o sensor de temperatura, é necessário desligar a caldeira a gás e resfriar a água a uma temperatura de 40 graus. Interrompa o fluxo de refrigerante, remova o botão de controle desparafusando o parafuso. Em seguida, desmonte o parafuso de ajuste PTV. Remova o fole do sensor com a arruela de suporte. Desaparafuse a porca de união da lâmpada do sensor. Instale a lâmpada térmica do sensor utilizável na camisa da caldeira e aperte bem. Instale o fole do sensor no soquete do tubo, instale a arruela de suporte no fole, instale o parafuso de ajuste do PTB e ajuste a temperatura.

Se houver problemas com a ignição do dispositivo de ignição, uma das possíveis causas é um mau funcionamento do sensor de tiragem. Nesse caso, deve ser desmontado, diagnosticado, verificados os contatos, limpos e, se necessário, substituído por um novo.

Além disso, os motivos comuns pelos quais o dispositivo de ignição não acende podem ser:

  • mau funcionamento da válvula de gás;
  • entupimento do orifício do bico do dispositivo de ignição (é possível limpar com fio);
  • forte corrente de ar;
  • baixa pressão de entrada de gás.

Quando o fornecimento de gás é desligado, é necessário verificar a chaminé (pode estar entupida), o eletroímã, a pressão do gás na entrada da caldeira a gás.

Como desligar a automação em uma caldeira a gás

Atenção! É necessário convidar um especialista para diagnosticar e reparar a automação de uma caldeira a gás. Ações inadequadas podem agravar o problema e ter consequências indesejáveis.

Para a automação dos sistemas AGUK, AGU-T-M, AGU-P, o problema mais comum é a queima da placa bimetálica, que é utilizada como elemento sensível.

Em "Arbat" e "Orion" apenas o termopar e o sensor de impulso, bem como a válvula solenóide (raramente) podem ser substituídos. A unidade de automação está praticamente irreparável. Em "Arbat", o botão de desligamento do sistema freqüentemente quebra.

Como ligar (acender)

A caldeira Lemax é acionada após encher o sistema com o volume de água necessário (12-14 litros para cada kW de potência) e conectar o gasoduto.

Procedimento:

  • Abra a tampa, tendo acesso ao regulador e ao botão de ignição piezo.
  • Gire o regulador no sentido anti-horário, o que colocará a caldeira na posição “ligada”.
  • Afunde o regulador totalmente e mantenha-o nesta posição enquanto pressiona o botão de ignição piezo.
  • Após o aparecimento da chama no queimador piloto, o botão pode ser liberado, mas o regulador deve ser pressionado por mais um minuto.

IMPORTANTE!

Se a tentativa de acender a caldeira não foi bem-sucedida, ela pode ser repetida somente após 1 minuto, não antes.

Regras de desligamento

O procedimento de desligamento é individual para cada marca de unidade de caldeira, mas em geral possui etapas comuns. A capacidade de fabricação do processo de parada da unidade depende dos objetivos e do projeto - dispositivos de circuito único ou duplo. O desligamento da caldeira de duplo circuito para o período de verão será parcial, ou seja, o equipamento de aquecimento será desligado e a carga de AQS continuará a funcionar.

Passos gerais para desligar a unidade:

  1. Desligue a válvula de gás. Existem 2 opções - apenas para o queimador principal ou em conjunto para o queimador principal e a ignição.
  2. No primeiro caso, o botão é girado no sentido horário e colocado na posição "ignição", enquanto o dispositivo principal estará desligado, mas o piloto continuará funcionando.
  3. No segundo caso, o botão é girado no sentido horário para a posição “desligado”, o que desligará o gás para todos os queimadores.
  4. Você pode desligar os ventiladores do equipamento auxiliar, exaustores de fumaça 15-20 minutos após o gás ser desligado.
  5. A bomba de circulação é parada após a água de aquecimento ter resfriado à temperatura ambiente.
  6. Desligue o dispositivo.
  7. A unidade é preservada de acordo com as instruções do fabricante.
  8. O desligamento da unidade de circuito duplo no verão ocorre em um procedimento ligeiramente diferente.
  9. Em primeiro lugar, a linha de aquecimento é fechada com uma válvula de três vias, neste caso o refrigerante do sistema de aquecimento entra na caldeira AQS secundária.

Como desligar uma caldeira a gás
Desligar a caldeira a gás começa com o desligamento da válvula de gás

Não inicia (acende)

A unidade é acionada de acordo com um certo esquema. Nem sempre é iniciado pela primeira vez e isso é perfeitamente normal. Porém, se após repetidas tentativas a caldeira não acender, é necessário verificar o estado dos nós responsáveis ​​pela ignição.

As possíveis razões podem ser:

  • Falha do sistema de ignição eletrônico ou mecânico. É necessário substituir o sistema ou limpar os contatos do termopar.
  • A tensão na rede de fornecimento de energia desapareceu (para unidades voláteis).
  • A válvula do tubo de alimentação de gás está fechada.
  • A pressão do gás no sistema não corresponde aos valores nominais.
  • Bicos do queimador principal obstruídos. É necessário limpá-los e ligar a caldeira.

Todas essas razões são as mais comuns, mas estão longe de serem as únicas possíveis. Qualquer mau funcionamento do sistema pode afetar adversamente a ignição da caldeira..

NOTA!

Se você tentou todas as opções, mas o problema não foi resolvido, você precisa chamar o assistente da organização de serviço.

Por que a pressão está crescendo

O aumento da pressão é uma situação séria e perigosa. Um aumento na pressão no sistema só pode significar um aumento na quantidade de água.

Isso se deve à expansão do refrigerante durante o aquecimento. Qualquer líquido é incompressível, portanto, um aumento em seu volume pode levar à ruptura do trocador de calor ou, no caso mais grave, provocar uma explosão.

Para excluir tal possibilidade, um tanque de expansão é usado no projeto de caldeiras. Leva em excesso água, compensando seu aumento quando aquecido.

Um aumento na pressão geralmente indica um mau funcionamento na condição do tanque de expansão. Seu design consiste em um recipiente e uma membrana elástica instalada aproximadamente no meio.

Quando o líquido começa a chegar, a membrana se flexiona e abre espaço para o excesso de água..

Quando o volume diminui, ele retorna à posição anterior. Se a membrana estiver rasgada ou não estiver firmemente presa às pilhas do tanque de expansão, o refrigerante preencherá todo o volume do tanque.

Ao expandir-se, a água não terá para onde ir, o que provocará um aumento constante da pressão. A solução para o problema é restaurar a condição da membrana ou substituir o tanque de expansão por outra cópia útil.

O que faz com que a pressão caia

Uma queda de pressão (a caldeira apaga-se) indica fugas. É necessário verificar o estado das tubulações, conexões roscadas, juntas e outros elementos externos do sistema de aquecimento... Se não houver danos visíveis, deve-se procurar por falhas na caldeira.

O principal elemento problemático pode ser o trocador de calor. As juntas soldadas às vezes racham ou quebram devido a mudanças frequentes de temperatura. Trocadores de calor seccionais em ferro fundido usados ​​em modelos pesados ​​de piso são fatores de risco nas conexões de seção.

Além disso, a válvula de alívio de pressão pode ser acionada ou travada aberta..

Conexões roscadas de tubos ramificados também podem perder seu aperto devido ao ressecamento ou destruição das juntas, conexão sem rosca, etc. Todos os problemas detectados são eliminados de acordo com suas especificidades.

Conexão do termostato da sala

Um termostato ambiente é um dispositivo conveniente e útil que permite regular a temperatura do ar, não o refrigerante no sistema de aquecimento. O sensor padrão monitora a temperatura de saída do ar de saída.

Isso não dá uma imagem correta do estado do microclima interno. Por exemplo, quando a temperatura externa aumenta, a sala fica quente.

Mas o sensor não consegue rastrear isso, e a temperatura do ar de saída está dentro dos limites definidos pelo modo, portanto, do ponto de vista do sistema, tudo está indo bem, de acordo com as configurações da caldeira.

Se for usado um termostato ambiente, o queimador desligará muito mais cedo, o que melhorará o clima da sala e reduzirá significativamente o consumo de gás.

Para conectar um termostato ambiente, defina o elemento da própria caldeira para a temperatura máxima.

Ele só funcionará como um limitador durante o superaquecimento.... A unidade externa é conectada em uma extremidade à unidade de automação e na outra extremidade ao termostato da caldeira. Por padrão, um jumper é instalado entre os contatos, que deve ser removido e o termostato conectado.

IMPORTANTE!

Classes apropriadas devem ser usadas, por exemplo, CEWAL RQ10. A instalação de um termostato só é possível em caldeiras marcadas com N (com comando automático SIT 820 NOVA).

Produtos Lemax

Atualmente, a empresa está preparada para oferecer diversos modelos de equipamentos a gás, que incluem:

  • Caldeiras de piso a gás do tipo Lemax de circuito único.
  • Unidades de circuito duplo.
  • Colunas de aquecimento de água.

Um grande número de fabricantes oferece seus modelos, ao mesmo tempo que fornecem informações completas e confiáveis ​​sobre eles. Não existem apenas altas características técnicas e operacionais, mas também facilidade de uso, facilidade de manutenção, ótima aparência, uma abordagem moderna para a inclusão de funções adicionais. Portanto, as caldeiras modernas movidas a gás natural são equipamentos de alta tecnologia que podem fornecer aquecimento para qualquer edifício. Nesse sentido, as caldeiras a gás lemax não são inferiores aos seus concorrentes - nem nacionais nem estrangeiros.

Atenção! A CCI Lemax na produção de caldeiras a gás utiliza tecnologias italianas e alemãs, consideradas as mais avançadas em todo o mundo. Daí a alta qualidade dos produtos.

O que a Lemax oferece hoje com caldeiras para aquecimento? Basicamente, esses são dois tipos que diferem um do outro no trocador de calor:

  1. Com trocador de calor em aço.
  2. Com ferro fundido.

A empresa produz três séries de caldeiras - premium, premium Nova e leader.

Caldeiras a gás da série Premium

Essas unidades são feitas de chapa de aço com espessura de 2 milímetros. O trocador de calor desta série de caldeiras é revestido com compostos especiais que evitam a corrosão. Estes não são apenas compostos inibidores convencionais, mas também a camada superficial de esmaltes isolantes de calor. Essa proteção aumenta a vida útil não só do trocador de calor, mas também da caldeira de aquecimento como um todo.

Se falamos sobre o próprio dispositivo, ele funciona offline. Para o seu funcionamento, não é necessária energia elétrica nem qualquer outra. A Lemax oferece uma linha, que é dividida pela potência da unidade. Nesse caso, a potência mínima é de 10 quilowatts e a máxima é de 40.

O fabricante está constantemente melhorando o design da caldeira a gás. Por exemplo, hoje a série Premium foi complementada com opções como proteção contra superaquecimento, reduzindo a formação de fuligem, não havendo momento negativo associado à interrupção da tração. Os especialistas da empresa garantem que não há processo de apagamento da chama do queimador nas caldeiras. Tudo isso junto garantiu a alta popularidade das caldeiras da série Premium.

Além disso, este tipo de unidade de aquecimento é seguro, confiável, conveniente e simples o suficiente. A empresa fabricante dá garantia de 3 anos para a operação de alta qualidade deste modelo.

Caldeiras da série Premium Nova

Esta é praticamente a mesma série Premium, mas com um sistema de automação aprimorado. É por isso que esse modelo é volátil. Mas se considerarmos do ponto de vista da facilidade de uso, então claramente vence.

Por exemplo, pode definir o modo de funcionamento da caldeira de acordo com os parâmetros de que necessita, e a temperatura do líquido de refrigeração dependerá da temperatura no interior da divisão. O mesmo se aplica à pressão dentro do sistema. A própria automação regula, controla e define os parâmetros que você define manualmente. E isso não é apenas uma grande vantagem, é também uma conveniência.

Leader Series

Este tipo de caldeira Lemax é o mais caro, mas também o mais moderno. É fabricado em ferro fundido cinzento, caracterizado pela qualidade, durabilidade e confiabilidade. A espessura das folhas utilizadas na produção é de 4 milímetros. Todas as superfícies internas da unidade, incluindo o trocador de calor, são tratadas com soluções inibidoras que evitam a corrosão. É por isso que essas caldeiras estão operando há pelo menos 25 anos. E seu período de garantia é de 3 anos.

Hoje, a empresa oferece unidades autônomas e voláteis. Em qualquer caso, você obtém uma caldeira de alta classe a um preço bastante razoável. E a automação só aumenta a confiabilidade. Se falamos de potência, a faixa é ampla o suficiente - de 16 a 50 quilowatts. A propósito, essas caldeiras são utilizadas para aquecer salas com uma área de pelo menos 500 metros quadrados.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores