Sistema de controle de aquecimento combinado para um edifício complexo

Princípios de operação de sistemas de aquecimento combinados

Ao adquirir um projeto de caldeira multicombustível, que é um elemento de aquecimento combinado, você precisa se familiarizar com a capacidade universal do dispositivo de caldeira. A área do edifício, as necessidades de aquecimento também são tidas em consideração aqui. Considere as combinações de aquecimento mais eficazes e relevantes, que se baseiam em três princípios:

  • a energia é obtida de todos os tipos de fontes conhecidas;
  • a energia é gerada, economizada e acumulada, com seu posterior uso racional;
  • o sistema é criado durante o período de construção e na casa construída.

O aquecimento combinado de uma casa de campo é um tipo de aquecimento muito utilizado, porque é muito cómodo passar de um combustível para outro mudando o queimador incluído no conjunto geral.

casa com esquema de aquecimento combinado
Opção de aquecimento combinado em uma casa particular

Ao mesmo tempo, não há mudanças significativas nas configurações, todos os problemas são resolvidos usando as instruções. A câmara de combustão é uma para dois tipos de combustível, portanto, o processo de troca é de curta duração. Tecnicamente, esta opção é considerada bem-sucedida, apesar dos diferentes preços dos combustíveis.

Combinação de tipos de aquecimento

Esquema de combinação de tipos de aquecimento
A segunda forma de combinação é a introdução conjunta de tipos de aquecimento de água - radiador e embutido.

Existem 2 tipos de aquecimento embutido:

  1. Pisos aquecidos a água;
  2. Paredes de água quente.

Estes tipos de aquecimento de água quente são utilizados como aquecimento principal e adicional. Para o funcionamento de pavimento radiante e paredes quentes, é necessária a instalação de uma unidade de mistura e circulação. O funcionamento dos complexos de aquecimento embutidos é feito por meio de um misturador especial - três ou quatro vias, a unidade está equipada com sua própria bomba de circulação.

A temperatura do refrigerante em pisos e paredes quentes geralmente não ultrapassa 50 ° C, ele flui em um modo de baixa temperatura. Uma baixa temperatura do refrigerante é necessária para aquecer a superfície do piso a valores confortáveis ​​- de 23 a 33C.

Os nós de circulação são conectados da mesma forma que os ramos de aquecimento do radiador - a risers ou coletores de diâmetro correspondente. O mais ideal é a conexão de complexos de aquecimento embutidos a separadores hidráulicos ou acumuladores de calor - neste caso, a influência mútua mínima do sistema de radiador e os contornos do piso quente (paredes quentes) é alcançada.

O uso de pisos aquecidos cria condições mais confortáveis ​​para uma pessoa - o calor concentra-se na área de sua estadia. Paredes de água quente não são menos eficazes, mas menos populares do que pisos aquecidos por água.

Além de combinar radiadores e sistemas de água embutidos, muitas vezes o terceiro componente de um complexo de aquecimento de água é um aquecedor de ar. Juntamente com os radiadores e o piso radiante, o calor é removido de uma fonte de calor para as necessidades de aquecimento do ar de ventilação de entrada ou de uma rede de aquecimento de ar. Aquecedores também são conectados na sala da caldeira.

Note-se que na utilização de diferentes consumidores finais de calor - radiadores, pavimento radiante (paredes), aquecedores de ar, permutadores de calor para piscinas, caldeiras de aquecimento indirecto - recomenda-se a sua ligação a uma flecha hidráulica ou a um acumulador de calor. Esses dispositivos resolvem a questão do balanceamento hidráulico e diferentes modos de operação de temperatura, facilitam muito o controle e a regulação.

A combinação de esquemas e tipos de aquecimento de água é uma solução técnica de alta qualidade que aumenta significativamente o nível de conforto em divisões aquecidas. A utilização de esquemas clássicos nem sempre é a melhor solução para o aquecimento de grandes áreas residenciais e com diferentes números de pisos. A combinação de esquemas individuais e tipos de aquecimento não só aumenta o conforto, mas também permite diversificar o regime de temperatura nas instalações, melhora o sistema hidráulico geral e otimiza o processo de controle.

A segunda direção de combinação - a integração de fontes de calor (caldeiras de diferentes tipos, e assim por diante) - possui uma série de características técnicas e é considerada em uma publicação separada de nosso portal.

(, 1 hoje)

Recomendamos a leitura:

Como construir uma fossa séptica com as próprias mãos

Maneiras de economizar água

Operação do sistema de aquecimento

Tipos de aquecimento de água quente

Aquecimento de convetores de gás

Sistema de aquecimento de casa de campo

Singularidade de designs

As caldeiras combinadas para aquecimento individual de uma casa privada possuem várias fornalhas para diferentes tipos de combustível. Em um deles, é queimado combustível sólido - madeira e carvão, no outro - líquido ou gasoso na forma de gás ou óleo diesel. Em tais sistemas, é possível conectar várias linhas autônomas e definir diferentes temperaturas. Por exemplo, a energia vai de uma para as baterias, a outra controla o aquecimento do piso.

Para o aquecimento de uma casa de dois pisos, esta é uma excelente opção, só tem de se concentrar na presença de permutadores de calor individuais, eles não estão disponíveis em todas as caldeiras combinadas.

aquecimento de casa de dois andares
Esquema de aquecimento combinado para uma casa de dois andares
Os representantes mais recentes desenvolvidos têm elementos de aquecimento embutidos para operar em transportadores de energia existentes, e também existem queimadores que permitem que você use gás e óleo diesel, simplesmente mudando a chave para o modo desejado. Para economizar dinheiro e obter o efeito desejado de aquecimento de uma grande área, vale a pena usar um acumulador de calor, principalmente em caldeiras a carvão. Ao usar combustível sólido, a potência do sistema de caldeira não é regulada e o ambiente fica extremamente quente. O atual acumulador de calor:

  • remove o excesso de calor, é conservado;
  • em caso de falta de calor, a água quente é transferida para a rede de água quente ou para a instalação.

Com este projeto, a caldeira pode ser ligada com menos frequência.

Características de design

No rés-do-chão, é preferível utilizar ladrilhos como pavimento. Quanto aos quartos do segundo andar, absolutamente qualquer revestimento de piso pode ser usado para eles. Caso decida instalar termostatos, pode facilmente manter o microclima necessário na casa, independentemente da época do ano e do dia. Por exemplo, você pode definir uma temperatura baixa para o dia e aumentá-la à noite.

radiadores de sistema de aquecimento combinado e aquecimento

O artigo fornece um diagrama aproximado de um sistema de aquecimento. Presume-se que o piso radiante está instalado apenas no primeiro andar da casa. O segundo andar, segundo o esquema, é aquecido apenas por radiadores. Mas você pode fazer alterações no esquema para se livrar de quaisquer falhas inerentes a ele. Por exemplo, equipe um sistema de aquecimento de piso no segundo andar.

É ideal se a estrutura combinada for inicialmente incluída no projeto. Mas, como você sabe, nada é perfeito. Portanto, você precisa se concentrar no que você tem, levar em consideração todas as restrições. Por favor, note que em edifícios de apartamentos não será possível fazer aquecimento de piso líquido. E é mesmo necessário se você não mora no primeiro andar? Mas em prédios de apartamentos, você pode instalar sistemas de aquecimento com trocadores de calor.

Seleção de modelo

Ao iniciar a escolha dos modelos de caldeiras, é preciso saber que o tamanho da potência para determinados tipos de combustível será diferente para ela.

projeto de aquecimento de casa
Projeto de casa com aquecimento combinado

Isso é necessário para determinar o tipo principal usado para fins de aquecimento. Outra informação - em caldeiras estrangeiras, a potência nominal é indicada, e em russo - o máximo. Isso fará uma diferença significativa no desempenho, portanto, você precisa estar atento. As caldeiras combinadas para uma casa privada têm diferentes capacidades para mudar o combustível.

Características de design

Na verdade, uma caldeira combinada para uma residência de verão é a mesma de combustível sólido. apenas adicionalmente equipado com elemento de aquecimento. Uma unidade pesada, um grande volume que ocupa uma fornalha a lenha.

O trocador de calor tem uma disposição um pouco diferente de um trocador simples de lenha: tem uma forma complexa, os elementos de aquecimento são montados entre as paredes e há um orifício especial na caixa para conectar a eletricidade.

Sistema combinado

Unidades de trabalho da caldeira universal eletricidade / lenha:

  • fornalha a lenha com uma escotilha de carregamento. O tamanho do marcador de lenha depende do tamanho;
  • cinzeiro - uma câmara sob a fornalha, na qual as cinzas são coletadas. O sopro é realizado através dele;
  • amortecedor, com o qual você pode ajustar a tiragem e, consequentemente, a chama. Acionado por corrente. Ao queimar lenha, deve estar aberto;
  • trocador de calor;
  • Elementos de aquecimento;
  • sensores de temperatura. Fornece regulação do funcionamento dos elementos de aquecimento;
  • manômetro de controle;
  • chaminé, o mesmo que para caldeiras de combustível sólido (dispositivo de chaminé para uma caldeira de combustível sólido);
  • automação. é responsável pelo modo de operação, regula a potência.

Adicionalmente, as caldeiras para aquecimento a lenha e eletricidade estão equipadas com placa (por cima da câmara de combustão). O modelo de circuito duplo tem a capacidade de conectar um piso aquecido. O corpo possui tubulações para alimentação do refrigerante e para o retorno, sistema de drenagem, dispositivos de segurança.

Tipos de sistemas de aquecimento combinados

Caldeira a gás + diesel

O desempenho e a operação dessa combinação dependem do desempenho do trocador de calor. Tal representante é feito de ferro fundido e aço separadamente ou em combinação. Os consumidores que usam uma caldeira combinada para uma casa particular estão convencidos de que, com um gasoduto próximo, é possível usar tanto o aquecimento de água quanto um sistema combinado na forma de uma combinação de óleo diesel e gás. Esta é uma versão muito econômica da aquisição e posterior operação da estrutura.

Gás + combustível sólido

Esse sistema é uma combinação independente de gás e combustível sólido. Um dispositivo multicombustível que opera com madeira e carvão é adequado aqui.

Combinação de gás de caldeira de aquecimento, diesel e combustível sólido

Esta combinação nem sempre é eficaz, a caldeira requer a presença de uma tecnologia automática especial que controle a segurança. Você precisa tratar essa situação com clareza e sob a supervisão de um especialista, então haverá um retorno. Apesar de seu design complexo, esses dispositivos são populares devido ao seu baixo custo.

Combustível sólido + eletricidade

Caldeiras combinadas para aquecimento de uma casa privada com uma combinação semelhante são frequentemente utilizadas na prática, principalmente na versão suburbana. O volume de eletricidade aqui é de 220 a 380 volts, a potência é de 4 a 9 quilowatts. Potencialmente, há uma mudança de três fases. Estando presentes na sala, os proprietários podem utilizar combustível sólido, sendo que durante a saída os automáticos são ligados, sendo mantido o regime de temperatura exigido no edifício.

caldeira eletricidade lenha

O preço de tal unidade, claro, é bastante alto, mas é confiável e na ausência de outras opções, esta será a melhor.

Gás + materiais de combustível sólido + eletricidade

Os consumidores que valorizam a potência máxima escolhem apenas este sistema de aquecimento, que opera com algumas fontes de combustível. Carvão, madeira, coque e briquetes de madeira são usados ​​aqui.Um sistema de aquecimento misto é adequado para diferentes áreas localizadas longe da cidade, mas com a presença de gasoduto. Em caso de falta de gás ou eletricidade, há sempre uma saída - usar madeira ou outro combustível sólido.

Pirólise + eletrodos

Este dispositivo é adequado para aquecer uma casa de dois andares ou uma casa de verão. A combinação da ação da pirólise e da caldeira a eletrodo permitirá manter a temperatura desejada, mesmo quando não há proprietários.

caldeira de pirólise

O esquema não é um mecanismo multicombustível, mas duas unidades, e já ganhou popularidade.

Caldeiras de aquecimento combinadas

Esses são projetos que pegaram os prós (e contras) de todas as caldeiras listadas acima. As variações mais populares de caldeiras em sistemas de aquecimento combinados podem ser distinguidas:

  1. Gás e queima de lenha.
  2. Gas-diesel - pode fornecer mais energia de aquecimento em casas grandes.
  3. Queima de lenha a gás-diesel - funcionalidade muito alta, mas baixa eficiência, assim como potência.
  4. Modelos a gás-diesel-elétricos são capazes de aquecer grandes casas.
  5. Vários projetos de geradores de calor operando com óleo diesel, gás, eletricidade, madeira podem fornecer independência completa de fatores externos (por exemplo, se houver interrupções de energia frequentes).

Ao comprar, certifique-se de que leva em consideração todos os pontos que estão associados ao aquecimento da casa.

As caldeiras de combustível sólido mais populares

O ranking dos sistemas de aquecimento mais famosos é liderado pelas caldeiras combinadas finlandesas. Existe uma explicação para isso:

  1. O clima do país é semelhante ao clima da Rússia, a capacidade necessária do processo de aquecimento pode ser alcançada.
  2. As empresas de manufatura já possuem ampla experiência e capacidades nesta área.
  3. A qualidade dos modelos é muito alta.

O Grupo Jäspi é uma empresa de renome especializada na produção de equipamentos de aquecimento. As caldeiras têm boas características, estão equipadas com resistências de aquecimento. Outra empresa conhecida é a Jäspi. Caldeiras deste representante:

  • operar com combustível sólido + gás / diesel;
  • eles têm uma bobina de cobre e grades de cerâmica;
  • têm fornalhas autônomas;
  • distinguem-se pela alta eficiência;

    caldeiras Jäspi
    Diagrama esquemático da caldeira Tupla combi da fábrica Jäspi

  • são capazes de queimar completamente o combustível e são limpos uma vez por ano;
  • caracterizada por pequenas emissões de substâncias nocivas.

A linha Jäspi Biotriplex representa o modelo mais recente: nenhuma troca é necessária durante as transições, os dois fornos existem independentemente.

Caldeiras a óleo

Como regra, esses projetos funcionam com óleo diesel. Normalmente, essas caldeiras são escolhidas se não for possível conectar à rede de gás. Também é razoável usar a caldeira se houver problemas com o fornecimento de energia na área. As vantagens das caldeiras de combustível líquido incluem:

  1. Alta eficiência.
  2. Controle fácil - como regra, todos os modelos possuem um sistema de controle automático.
  3. Para usar gás natural, basta instalar um queimador adequado.

Mas também existem desvantagens, que superam os prós:

  1. O custo da própria caldeira é muito alto - as a gás são mais baratas. Os queimadores também são caros.
  2. O óleo diesel tem um custo alto hoje.
  3. A unidade emite muito ruído durante a operação.
  4. É necessário garantir a disponibilidade constante de óleo diesel no tanque. Além disso, o tanque deve ser montado em local especialmente designado.
  5. Ao queimar combustível, a caldeira fica muito suja e deve ser limpa com frequência.
  6. Às vezes, o combustível deve ser limpo de impurezas - areia, água, alcatrão.
  7. Se o óleo diesel contiver enxofre, a destruição dos elementos metálicos da caldeira ocorrerá muito mais rapidamente.

Caldeiras de outros fabricantes

O mais exigido em uma caldeira multicombustível é a combinação: combustível sólido + gás.

caldeiras zota
É assim que as caldeiras combinadas Zota se parecem.

Isso permite um excelente aquecimento das casas, perto das quais passam a rede de gás. Junto com as caldeiras finlandesas, há também as polonesas de Zota. Eles podem combinar combustíveis sólidos, gasosos e líquidos. No entanto, o queimador precisará ser substituído. O preço de uma caldeira é pequeno, este modelo é indicado para quem não vai trocar de portador de energia com frequência.

Para aqueles que desejam trocar regularmente o combustível, uma caldeira combinada de dois fluxos da Zota - ECO CK Plus é adequada.

O esquema de trabalho é diferente aqui. O combustível sólido principal acaba, outro queimador liga automaticamente. Tudo está fixo nas configurações. Este é um modelo interessante de caldeira multivariada, mas também tem desvantagens - tamanho e custo. Mais modelos existentes:

  • O finlandês Jäspi Triplex e o sueco CTC representam uma combinação: gás + combustível sólido + eletricidade, e também há exemplos: óleo diesel + gás + lenha + carvão + eletricidade;

    caldeiras Jäspi Triplex
    Desenho dimensional das caldeiras finlandesas Jäspi Triplex

  • Caldeiras combinadas de ferro fundido checo DAKON FB operam com pellets;
  • As caldeiras finlandesas Jäspi VPK funcionam com pellets, gás, gasóleo, madeira, carvão, existe um elemento de aquecimento eléctrico;
  • As caldeiras combinadas austríacas Wirbel Eko Sk Pellet Pus têm dois fornos;
  • As caldeiras combinadas russas "FAX" funcionam com madeira e carvão, há um elemento de aquecimento;
  • a caldeira russa combinada "Dymok" funciona com madeira ou carvão.

Caldeiras de aquecimento a gás

Estes são os dispositivos de aquecimento mais populares. Se houver uma rede elétrica perto de casa, é mais razoável usar gás. As caldeiras têm essas vantagens:

  1. Custo de combustível razoavelmente baixo.
  2. A eficiência das unidades é alta - de 92%.
  3. Facilidade de operação devido à automação do projeto. Você só precisa definir o valor de temperatura desejado e não há necessidade de monitorar o processo.
  4. Alto grau de relação custo-benefício.
  5. Variedade de designs. Existem circuitos simples que permitem aquecer a casa. Mas também existem os de circuito duplo, capazes de fornecer água quente aos moradores.
  6. Existem tipos de caldeiras de chão e de parede.

sistema de circulação de aquecimento combinado

Mas também existem desvantagens:

  1. É necessário trazer um gasoduto até a casa. Se não for, você terá que pagar uma boa quantia por ele.
  2. Você precisa obter a documentação do serviço de gás.

Autoaquecimento em casa

A variedade de equipamentos existentes contribui para o arranjo de aquecimento de uma casa privada com as próprias mãos, o proprietário deve ter os conhecimentos adequados. Agora morar fora da cidade passou a ser uma prioridade, há água quente 24 horas por dia, o aquecimento é ligado a pedido dos proprietários na hora certa. Mas você precisa organizar tudo com competência, caso contrário, uma vida confortável será impossível.

caldeiras combinadas
Esquemas existentes de caldeiras de aquecimento combinadas

Antes de equipar o sistema de qualquer divisão, especialmente o aquecimento de uma casa de dois andares, deve ser elaborado um projeto, que é certificado pelos órgãos competentes. No caso de instalar uma caldeira com equipamento a gás, também terá de remendar documentos e ligar a rede de gás.

Um ponto importante é o fato de que em residências particulares, os sistemas de aquecimento consistem em fiação superior e inferior usando elementos verticais e horizontais. Em uma casa térrea, é preferível utilizar a fiação superior com presença de tubulação principal no sótão, e para aquecimento de uma casa térrea, a inferior costuma ser utilizada com caldeira no porão. Revisão de vídeo da sala da caldeira de uma casa privada com aquecimento combinado.
Para a instalação correta, você precisa estocar um determinado conjunto de ferramentas. Definitivamente, o sistema de aquecimento combinado de uma casa particular é uma descoberta maravilhosa para os proprietários que têm problemas com recursos de calor. Nas caldeiras modernas, uma variedade de combustíveis pode ser usada - isso já depende de soluções individuais.Cada um dos tipos tem suas próprias desvantagens, mas com soluções combinadas de sucesso, você pode alcançar os resultados desejados e instalar um sistema de aquecimento adequado e eficaz para sua própria casa.

Um pouco sobre revestimentos para pisos

Para fazer um pavimento com isolamento térmico a água no seu apartamento, terá que elaborar um projecto e acordá-lo com os serviços adequados. Como você pode imaginar, isso é perda de tempo e dinheiro. É necessário decidir com antecedência que tipo de revestimento será colocado no topo do piso quente. Muitos construtores recomendam piso de cerâmica ou laminado. É impossível usar carpete e parquete, pois possuem um alto grau de isolamento térmico. Portanto, a eficiência de todo o sistema de aquecimento é significativamente reduzida.

Linoleum pode ser usado, mas tipos baratos não são recomendados. Recomenda-se pagar um pouco mais, mas compre um material realmente de alta qualidade e confiável que vai durar muitos anos. Observe que alguns tipos de linóleo, quando aquecidos, podem liberar substâncias nocivas. E eles são muito perigosos para as pessoas.

sistemas de aquecimento combináveis ​​para uma casa privada

Muitas vezes, o piso radiante elétrico é instalado em apartamentos, o que complementa o sistema de radiador centralizado. Mas se você decidir fazer tal sistema, você precisa se certificar de que a fiação irá suportar a carga.

Iluminação artificial

Via de regra, a maioria das instalações não funcionam apenas com luz natural, principalmente quando proporcionam a realização de trabalhos de alta precisão. Portanto, para atingir o nível de iluminação necessário, um fluxo luminoso criado artificialmente é adicionalmente usado, devido ao equipamento de iluminação especial operando da rede elétrica.

Iluminação natural e artificial

Esse sistema de organização de iluminação, que inclui simultaneamente luz natural e artificial, é denominado combinado (iluminação combinada).

Para a sua informação! A iluminação artificial também se enquadra em várias categorias.

Quais dispositivos de aquecimento são combinados no sistema

Visto que o gás é o combustível mais acessível e barato em muitas regiões do nosso país, não há problemas com a escolha de um aquecedor. O principal é escolher equipamentos de alta qualidade com a potência necessária. No entanto, o problema de escolha do equipamento de aquecimento é relevante em assentamentos onde o gás principal não passa nas proximidades.

Sistema combinado

Neste caso, os seguintes dispositivos de aquecimento e suas combinações podem ser usados:

  • Usar gás liquefeito é caro, mas pode ser usado para emergências. Neste caso, é utilizado um modelo de caldeira a gás, que pode ser convertido para uso com gás liquefeito substituindo o bico.
  • A caldeira a óleo é adequada para os proprietários de casas que podem comprar gasóleo barato. Essas unidades são capazes de aquecer grandes áreas.
  • Em todos os outros casos, uma caldeira a combustível sólido de longa queima é considerada uma boa opção.
  • A caldeira de condensação também pode ser uma solução vantajosa para uma casa privada. Consome combustível de forma muito econômica e tem alta eficiência. São modelos não voláteis que possuem sistemas eletrônicos de ignição para o queimador.

Como conectar radiadores e piso radiante à bomba da caldeira e unidade de mistura

Como combinar um sistema de aquecimento por radiador e um piso aquecido a água. Uma caldeira de aquecimento. Se possível com acompanhamento de vídeo?

Olá Khalil! Para conectar simultaneamente radiadores de aquecimento e um piso com isolamento térmico de água à caldeira, você precisará de um conjunto coletor. Você pode comprá-lo montado (o preço é de 10-20 mil rublos, dependendo da área aquecida) ou, se você tiver experiência, monte você mesmo.

Por exemplo, o preço de uma unidade de mistura com bomba VALTEC COMBI custa quase 15 mil rublos, excluindo os coletores.

Valtec Combi com bomba de 180 mm

ConteúdoO que é uma unidade de misturaElementos do sistemaVálvula de duas viasVálvula de três viasSistemas de unidades de mistura

Decorativo

Uma das opções de luz de fundo que surgiram há relativamente pouco tempo. O objetivo é aumentar o conforto, destacar itens de interior e tornar o ambiente mais atraente.

Uma vez que os dispositivos de iluminação neste caso desempenham uma função mais decorativa, não existem grandes exigências sobre eles em termos de funcionalidade. Ou seja, a intensidade da iluminação não desempenha um grande papel.

Importante! Não se esqueça da pulsação das fontes de luz, diferenças significativas entre as áreas individuais da sala - com a iluminação mais forte e significativamente escurecida. Essas nuances podem afetar negativamente a saúde. Portanto, não é recomendável negligenciar os padrões estabelecidos apenas para tornar o ambiente mais atraente.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores