Sistema de aquecimento radiante: o mais eficiente para uma casa privada?

Todos os tipos de sistemas de aquecimento possuem um conjunto comum de elementos estruturais. Esta é uma caldeira que funciona como fonte de geração de calor; um circuito que consiste em tubos e dispositivos de aquecimento. As diferenças entre os diferentes tipos estão em diferentes arranjos de tubos.

Uma das fiações mais famosas é o sistema de aquecimento radiante.

A principal diferença entre o sistema de aquecimento radiante e os demais sistemas é que aqui, com o auxílio de uma unidade coletora, tubos separados de abastecimento e retirada de líquido são direcionados para cada bateria.

Sistema de aquecimento por radiação de uma casa particular
Sistema de aquecimento por radiação de uma casa particular
Graças a este método, você não tem que desligar todo o sistema no caso de uma avaria de elementos individuais. Além disso, não haverá necessidade de instalar desvios, o que simplificará muito a instalação e reduzirá o custo total.

Considerando as vantagens deste sistema, vale destacar:

1. Fácil instalação graças ao uso de tubos do mesmo diâmetro e um pequeno número de conexões. 2. O oleoduto "enrolado" nas paredes e no chão não estraga o interior. 3. Aumento da funcionalidade, com o dispositivo adicional. elementos (por exemplo: sensores de termorregulação, saídas de ar, etc.) 4. Possibilidade de definir diferentes temperaturas definidas em salas separadas. 5. Reparo e substituição dos radiadores separadamente, sem desligar todo o sistema. 6. Uniformidade de aquecimento.

Diagrama do sistema de aquecimento radiante do apartamento
Diagrama do sistema de aquecimento radiante do apartamento

Elementos do circuito de aquecimento do coletor

O aquecimento por radiação de uma casa privada é uma estrutura que consiste em vários elementos principais:

  1. Caldeira de aquecimento
    ... Este dispositivo é o ponto de partida, pois a partir dele o refrigerante quente é direcionado para dutos e radiadores. A potência da unidade de aquecimento deve corresponder à transferência de calor do equipamento de aquecimento. Há a seguinte nuance: o traçado radial do sistema de aquecimento, ao contrário de outras opções de assentamento da tubulação, apresenta maior grau de perda de calor, o que certamente deve ser levado em consideração no cálculo dos parâmetros do equipamento.
  2. Bomba de circulação
    ... De acordo com a peculiaridade do seu dispositivo, a distribuição radial do aquecimento é do tipo fechada e para o seu funcionamento requer a circulação forçada do fluido portador de calor. Para isso, é instalada uma bomba especial que cria uma certa pressão e bombeia o líquido. Como resultado, o regime de temperatura necessário é fornecido, o que garante o funcionamento eficiente do sistema de fornecimento de calor.

Ao escolher uma bomba de circulação para aquecimento radiante, você deve prestar atenção a uma série de parâmetros, incluindo o comprimento das tubulações e materiais para a fabricação de radiadores. Além disso, a potência da bomba não é uma de suas características mais importantes, devendo ser levada em consideração a velocidade com que o líquido será bombeado.

Este parâmetro mostra o volume do refrigerante transportado pelo dispositivo de circulação por unidade de tempo.

Além disso, a potência da bomba não é uma de suas características mais importantes, devendo ser levada em consideração a velocidade com que o líquido será bombeado. Este parâmetro mostra o volume do refrigerante transportado pelo dispositivo de circulação por unidade de tempo.

Colecionador

(também é chamado de pente). É também um elemento importante da distribuição radial do sistema de aquecimento. Ao pente é atribuída a função de dispositivo de distribuição destinado ao abastecimento centralizado de radiadores de aquecimento com refrigerante (para mais detalhes: "Pente de distribuição do sistema de aquecimento - finalidade e princípio de funcionamento").

O circuito radiante do sistema de aquecimento contém sempre uma variedade de elementos termostáticos ou de desligamento e de regulação. Eles fornecem o consumo necessário do portador de energia térmica em cada ramo da estrutura. A instalação de termômetros e extratores de ar operando em modo automático ajudará a criar condições adicionais para um funcionamento mais eficiente da estrutura de aquecimento sem custos desnecessários.

Os coletores no mercado nacional são oferecidos aos consumidores de uma forma ampla. A escolha de um dispositivo específico é baseada no número de circuitos de aquecimento projetados ou radiadores conectados. Os pentes são feitos de vários materiais - podem ser latão ou aço, bem como produtos de polímero.

Armários

... O circuito de aquecimento radiante exige que todos os elementos nele incluídos estejam localizados em estruturas especiais equipadas para eles. Coletor de distribuição para aquecimento. válvulas de corte, as tubulações devem ser colocadas em gabinetes múltiplos com um design simples. Ambas são paredes embutidas em um nicho e externas, mas ao mesmo tempo diferem em funcionalidade e praticidade.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Tubos: Requisitos de Material

estrutura de um tubo de polietileno reticulado para aquecimento

Quais tubos são recomendados para serem selecionados ao instalar um sistema de aquecimento radiante com suas próprias mãos? São vários os critérios que determinam as qualidades operacionais e técnicas da futura rodovia. O ponto de partida pode ser considerado as condições de instalação - os tubos são montados em uma mesa de cimento ou sob um revestimento decorativo de piso de madeira.

A especificidade de colocar tal linha reside na necessidade de dobrar tubos, cujos ângulos na maioria das vezes não são iguais aos padrões. Portanto, é recomendável usar um material que seja flexível o suficiente para evitar um grande número de juntas. O polietileno reticulado é mais adequado para o sistema de aquecimento radiante de uma residência privada.

A estrutura do tubo XLPE deve ter uma camada hermética.

Este é um pré-requisito, pois sem ele o polietileno permitirá a passagem das moléculas de ar, enriquecendo o refrigerante. Como resultado, o processo de oxidação progredirá na superfície interna dos radiadores e no trocador de calor da caldeira. O material de fabricação deve ser indicado no esquema de aquecimento radial.

Além disso, ao escolher tubos, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:

  • Para a fiação do coletor, é comum usar tubos para circuitos com um diâmetro menor do que a seção do tubo de alimentação comum. O tamanho ideal é 32 ou 24 mm;
  • Fornece proteção contra estresse mecânico. Os tubos de aquecimento radiante da casa, colocados no chão, são concretados com uma betonilha de cimento. Durante isso, você precisa garantir que a linha não seja comprimida.

Ao instalar um sistema de aquecimento por radiação de uma casa particular, somente por conta própria, a integridade e a exatidão da conexão da tubulação são verificadas antes de lançar a mesa. Para isso, após a instalação de todos os elementos, é iniciada a caldeira de aquecimento. Não deve haver vazamentos durante a circulação do líquido pelas linhas. Só depois de concluir essa verificação o piso decorativo pode ser equipado.

Gabinetes e blocos manifold

Em um apartamento com distribuição de aquecimento radial horizontal (nos andares de residências), são dispostos coletores de distribuição (abastecimento e "retorno"), recolhendo todos os dutos de abastecimento e retorno em suas saídas. Eles são colocados em armários de metal de design especial, muitas vezes embutidos nas divisórias das instalações sanitárias e abrindo dentro delas. A instalação de coletores de distribuição em nichos de parede especialmente dispostos também é possível. Muitas vezes, a unidade coletora é combinada com a unidade de medição de energia térmica em um gabinete coletor.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Gabinete manifold com unidade de medição de calor.

Os coletores podem ser completos, representando seções de tubos grossos com tubos ramificados, ou montados em tees. O material para esses dispositivos pode ser:

  • plástico;
  • latão niquelado;
  • cobre;
  • aço inoxidável.

Muitos fabricantes conhecidos de equipamentos de aquecimento (VALTEC, etc.) produzem blocos de manifold prontos que combinam manifolds de abastecimento e retorno, válvulas de ajuste manual (no manifold de abastecimento), válvulas termostáticas (no manifold de retorno), saídas de ar automáticas, válvulas de drenagem e suportes de montagem.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Bloco manifold completo.

A tarefa de ajuste individual do regime térmico de cada ramo de radiador único do sistema de aquecimento de feixe coletor é resolvida por válvulas de ajuste com medidores de fluxo embutidos. Os ramos têm comprimentos diferentes e o líquido refrigerante tende a fluir no caminho mais curto com resistência hidráulica mínima. Flui em torno de galhos curtos com mais intensidade, aquecendo com mais força os radiadores ali instalados.

As válvulas reguladoras do coletor de abastecimento alteram o fluxo de água (anticongelante), estreitando suas passagens nominais em curtos-circuitos e expandindo-se em longos. O ajuste é um processo meticuloso e a válvula de ajuste não se destina a desligar ou abrir rapidamente o fluxo de refrigerante através dos circuitos. Esta função é realizada por válvulas termostáticas.

Válvulas térmicas no manifold - "retorno" - são válvulas que desligam suavemente o fluxo manual ou automaticamente. O sistema de aquecimento radiante é facilmente balanceado hidraulicamente.

Características do sistema de aquecimento radiante em casa

No entanto, há mais um ponto que não deve ser esquecido. Isso é afinação ou regulação. É realizado apenas na regulagem das torneiras localizadas no manifold. Mas vale dizer que tal sistema é inconveniente porque o tempo todo é necessário regular os modos, o que nem sempre é possível pagar puramente fisicamente. Além disso, se você tiver um prédio bastante grande, é melhor recusar essa ideia.

A fogueira é a primeira descendente direta do aquecimento por radiação, e o fogão russo é um exemplo vívido disso. Grande, ocupando uma quantidade significativa de espaço, era capaz de aquecer a casa com sua radiação infravermelha, ou, de forma simples, com calor vivo. Se a sala estiver quente, então a radiação de calor, como tal, não ocorre, a pessoa se sente confortável. E se nele há paredes, tetos e outros itens de interior frios, em maior medida, é sobre eles que se transmitem os raios infravermelhos emitidos por uma pessoa. Certamente, qualquer um pode se lembrar dos calafrios percorrendo o corpo em uma sala aparentemente quente. Trata-se da troca de calor radial, com base no qual é construído o sistema de aquecimento radiante de uma casa.

Perguntas frequentes sobre o sistema de raios

Qual diâmetro de tubo você deve escolher?

Na maioria das vezes, ao instalar um sistema de viga, tubos de 16 diâmetros são suficientes para os olhos. Em casos raros, um diâmetro maior é usado. Agora estamos falando, é claro, sobre o diâmetro dos tubos do coletor.

Como fazer em uma casa de dois andares?

Muitos estão se perguntando como fazer um sistema de vigas em uma casa de dois andares. Você pode fazer um sistema de raios até mesmo em um arranha-céu. O principal é usar seu próprio coletor de aquecimento em cada andar.

É possível fazer um sistema de vigas em um apartamento?

Sim você pode. É improvável que seja possível fazer isso diretamente do CHPP. Mas se você tiver seu próprio sistema de aquecimento ou se conectar a uma usina de cogeração por meio de um trocador de calor, tudo funcionará.

É melhor ter um sistema de dois tubos ou um sistema de vigas?

Visão geral dos diagramas e componentes do sistema de aquecimento

Na primeira fase, é necessário escolher o princípio de funcionamento do sistema de aquecimento. Mesmo 20-25 anos atrás, não havia praticamente alternativa - eles fizeram um sistema aberto gravitacional. Portanto, a questão de como montar corretamente o aquecimento foi reduzida à escolha do diâmetro dos tubos de aço e sua inclinação correta.Mas o aparecimento no mercado dos principais elementos de um sistema fechado ampliou significativamente a escolha de um circuito.

Sistema de aquecimento por gravidade

Esquema de aquecimento gravitacional

A principal fonte de aquecimento de água é uma caldeira de combustível sólido (a operação em um motor a diesel ou óleo residual é possível). A instalação de modelos a gás não é possível, pois seu funcionamento normal implica em aumento de pressão nas tubulações. É possível a automontagem de um sistema de aquecimento com caldeira a gás. Mas neste caso, um corpo de combustível sólido é usado, no qual um queimador de gás especial é montado.

Antes de instalar adequadamente o aquecimento em uma casa particular, você precisa selecionar seus componentes principais. Além da caldeira, os seguintes elementos são obrigatórios:

  • Tubos. Para este tipo de aquecimento, pode-se usar modelos de plástico (polipropileno, metal-plástico) ou aço. O melhor é escolher um grande diâmetro - de 40 mm. Desta forma, a resistência hidráulica total pode ser reduzida;
  • Tanque de expansão. É necessário estabilizar o sistema em caso de superaquecimento do refrigerante;
  • Válvulas de corte. Sua instalação é obrigatória, pois durante os trabalhos de reparo ou manutenção, será necessário interromper a vazão do refrigerante em um determinado trecho do sistema;
  • Unidade de maquiagem. Necessário para adicionar refrigerante. Para otimizá-lo, geralmente é incluído no projeto do tanque de expansão.

Conjunto completo de radiador para sistema de aquecimento de um tubo

O sistema gravitacional na maioria dos casos é feito de um tubo (Leningrado). Para montar corretamente o radiador de aquecimento, é necessário instalar um bypass em cada um deles. Isso também deve ser levado em consideração ao comprar componentes e ao elaborar um esquema geral de instalação.

Além desses componentes, é necessária a instalação de medidores de pressão. Se este dispositivo não for fornecido no projeto da caldeira, deve ser instalado no tubo de saída.

Para montar um radiador de aquecimento, é necessário prever a presença de um guindaste Mayevsky nele. É necessário eliminar o congestionamento de ar no sistema.

Diagrama do sistema de aquecimento por circulação forçada

Circuito de aquecimento fechado com caldeira de combustível sólido

É muito mais difícil instalar um sistema de aquecimento por circulação forçada. A diferença está na criação de aumento de pressão na linha. Isso contribui para um aumento no comprimento dos dutos e um regime de temperatura ideal para a operação de todo o sistema.

O conjunto completo deste esquema é melhor considerado usando o exemplo de uma tubulação de caldeira de combustível sólido. Já que na maioria dos modelos a gás, a esmagadora maioria dos componentes fazem parte da estrutura (bomba de circulação, tanque de expansão, etc.). Portanto, para montar você mesmo o sistema de aquecimento, além da caldeira, o sistema deve necessariamente conter:

  • Bomba de circulação. Isso criará o nível necessário de pressão do refrigerante;
  • Tanque de expansão fechado. Atua como compensador quando a pressão no sistema sobe acima do crítico;
  • Grupo de segurança. Duplica parcialmente as funções do tanque de expansão. Se as leituras de pressão forem muito altas, a ventilação de ar e a válvula de drenagem a reduzirão, removendo o excesso de ar e refrigerante do sistema;
  • Válvulas de corte;
  • Unidade de maquiagem.

Como montar você mesmo um sistema de aquecimento de tipo fechado e, o mais importante - que layout de tubulação escolher? Os especialistas recomendam a instalação de um de dois tubos, já que os radiadores, neste caso, serão conectados em paralelo, o que garantirá uma distribuição uniforme da temperatura em todo o sistema.

É muito mais fácil instalar um sistema de aquecimento do tipo forçado do que com circulação natural. Além disso, a primeira é a única opção para casas com área média a grande.

Vantagens de um layout de tubulação de viga (coletor)

Se compararmos o sistema de aquecimento radiante com o mais clássico (um e dois tubos), então ele tem muitas vantagens.

Entre as vantagens mais significativas estão:

  • Possibilidade de colocação oculta de tubos e todos os elementos constituintes do aquecimento do objeto;
  • Falta de conexões (e, portanto, pontos fracos) entre os dispositivos de aquecimento e o pente;
  • Facilidade de instalação de todos os elementos, trabalho do tipo "faça você mesmo", mesmo sem certas habilidades. É utilizado o número mínimo de conexões e, portanto, a montagem de todos os componentes é extremamente rápida;

Bomba de circulação para circuito de aquecimento do coletor

  • Estabilidade do sistema. Ao usar uma fiação de feixe, não há possibilidade de golpe de aríete. É especialmente importante ao usar louças sanitárias importadas caras com uma pressão limite de 3 atm;
  • Substituição rápida e eficaz de seções de tubulação danificadas sem trabalho de instalação complexo, destruição da estrutura da mesa de concreto. Basta desligar qualquer um dos feixes do circuito e os defeitos podem ser facilmente eliminados sem interromper o modo de operação de todo o sistema;
  • Preço acessível do equipamento e todos os componentes;
  • Simplificação do projeto e instalação do sistema de aquecimento através da utilização de tubos do mesmo tamanho, divorciados do “pente”.

Seleção de colecionador

O sistema de aquecimento radiante inclui um coletor (pente). Este elemento se parece com um cano. Possui bicos para entrada e saída do refrigerante. Para o esquema de feixe, dois tipos de coletores devem ser instalados.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

O primeiro deles será o pente de entrada. Uma bomba é conectada a ele, bem como uma válvula de distribuição de refrigerante. Pode ser tripla ou bidirecional. A válvula inclui um termômetro. É instalado na caixa do coletor. O dispositivo transmite informações para a válvula. Ele abre ou fecha o amortecedor, misturando o líquido quente no circuito.

O coletor de saída coleta o transportador de calor resfriado, que retorna para a caldeira. O aquecedor volta a aquecer. Além disso, um controlador de fluxo de equilíbrio pode ser instalado neste tubo de ramificação. O grupo coletor garante a estabilidade do sistema. Ela é responsável por otimizar e equilibrar o aquecimento do refrigerante no sistema.

Tubo único horizontal

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

A versão mais simples de um sistema de aquecimento horizontal de um tubo com conexão inferior.

Ao criar um sistema de aquecimento para uma casa privada com suas próprias mãos, um esquema de fiação de tubo único pode ser o mais lucrativo e mais barato. É igualmente adequado para casas térreas e casas de dois andares. No caso de uma casa térrea, parece muito simples - os radiadores são conectados em série - para garantir um fluxo consistente do refrigerante. Após o último radiador, o refrigerante é enviado através de um tubo de retorno inteiriço para a caldeira.

Vantagens e desvantagens do esquema

Para começar, vamos considerar as principais vantagens do circuito:

  • facilidade de implementação;
  • ótima opção para pequenas casas;
  • economia de materiais.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Um esquema de aquecimento horizontal de tubo único é uma excelente opção para salas pequenas com um número mínimo de salas.

O esquema é realmente muito simples e direto, então até um iniciante pode lidar com sua implementação. Ele fornece uma conexão serial de todos os radiadores instalados. Este é um diagrama de fiação de aquecimento ideal para uma pequena casa privada. Por exemplo, se for uma casa de um ou dois cômodos, não faz muito sentido "cercar" um sistema de dois tubos mais complexo.

Olhando a foto de tal circuito, podemos notar que o tubo de retorno aqui é inteiriço, não passa pelos radiadores. Portanto, tal esquema é mais econômico em termos de consumo de material.Se você não tiver dinheiro extra, esse layout será o mais adequado para você - economizará dinheiro e permitirá que você forneça aquecimento para a casa.

Quanto às deficiências, são poucas. A principal desvantagem é que a última bateria da casa será mais fria do que a primeira. Isso ocorre devido à passagem sequencial do refrigerante pelas baterias, de onde emite o calor acumulado para a atmosfera. Outra desvantagem de um circuito horizontal de um tubo é que se uma bateria falhar, todo o sistema terá que ser desligado de uma vez.

Apesar de certas desvantagens, esse esquema de aquecimento continua a ser usado em muitas pequenas casas particulares.

Características de instalação de um sistema horizontal de um tubo

Criando aquecimento de água para uma casa particular com suas próprias mãos, um esquema de fiação horizontal de tubo único será o mais fácil de implementar. Durante o processo de instalação, é necessário montar as baterias de aquecimento e, em seguida, conectá-las com seções de tubo. Após conectar o último radiador, é necessário girar o sistema na direção oposta - é desejável que o tubo de saída passe ao longo da parede oposta.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Um esquema de aquecimento horizontal de tubo único também pode ser usado em casas de dois andares, cada andar é conectado em paralelo aqui.

Quanto maior for a sua casa, mais janelas terá e mais radiadores terá. Consequentemente, as perdas de calor também aumentam, como resultado do que se torna visivelmente mais frio nas últimas salas. Você pode compensar a queda na temperatura aumentando o número de seções nos últimos radiadores. Mas é melhor montar um sistema com bypasses ou com circulação forçada do refrigerante - falaremos sobre isso um pouco mais tarde.

Um esquema de aquecimento semelhante pode ser usado para aquecer casas de dois andares. Para isso, são criadas duas cadeias de radiadores (no primeiro e no segundo andares), que são conectadas em paralelo entre si. Há apenas um tubo de retorno neste diagrama de conexão da bateria, ele começa no último radiador no primeiro andar. Um tubo de retorno descendo do segundo andar também está conectado lá.

Aquecimento por radiação DIY

Um exemplo de um circuito de aquecimento radiante

É possível fazer um desenho profissional de um sistema de aquecimento radial para uma casa de dois andares? Isso é perfeitamente possível se você aplicar uma abordagem integrada para resolver esse problema. Isso exigirá habilidades iniciais de design (criação de desenhos elementares) e conhecimentos básicos de aquecimento. Se você não está confiante em suas próprias habilidades, é recomendável entrar em contato com empresas especializadas em design.

Para quem deseja fazer com as próprias mãos um sistema de aquecimento por radiação para uma residência particular, a obra deve ser dividida em várias etapas:

  1. Guindaste Mayevsky (respiradouro)

    Análise da condição da sala... A principal condição para o assentamento de tubos é a ausência de piso acabado. Só pode ser equipado após o assentamento das rodovias.

  2. Locais de instalação do radiador... A sua instalação é recomendada em paredes externas sob estruturas de janelas, pois são as maiores perdas de calor.
  3. Elaboração de um plano de casa... Primeiro, ele registra os dados iniciais necessários para um sistema de aquecimento radiante de dois tubos - a localização da caldeira e dos radiadores.
  4. O plano indica a colocação de dutos... Para uma casa de dois andares, está prevista a instalação de um coletor de distribuição central, ao qual serão conectados circuitos separados.
  5. Equipamento de desligamento e segurança... O circuito de aquecimento radiante deve ter grupos de segurança e válvulas de corte. Isso inclui torneiras Mayevsky (saídas de ar), manômetros, termômetros, torneiras de sobreposição e manifold. A ordem de instalação está necessariamente indicada no diagrama.

O último ponto é muito importante, pois para a tubulação padrão basta instalar uma saída de ar.Em nosso caso, seu número deve ser igual ao número de circuitos do sistema. Isso é necessário para que o sistema de aquecimento radiante de uma residência particular funcione normalmente, sem a ocorrência de congestionamentos de ar. O guindaste Mayevsky é instalado no ponto mais alto do contorno. Geralmente é o tubo superior do radiador.

Sistema de aquecimento radiante para casa de dois andares é a melhor escolha

No momento, simplesmente não é possível encontrar um sistema de aquecimento de piso mais eficiente e econômico para casas de campo privadas de dois andares do que um esquema de viga de dois tubos. Tendo selecionado corretamente o equipamento, bem como calculado todas as nuances e finalizado a instalação, conforme exigido pelas instruções, pode garantir conforto e aconchego na casa.

É importante ressaltar que os radiadores tradicionais são os principais dispositivos de aquecimento em um sistema de duplo circuito radial. Independentemente do tamanho e do material (e pode ser ferro fundido e alumínio), tais unidades devem ser instaladas corretamente:

Independentemente do tamanho e do material (e pode ser ferro fundido e alumínio), tais unidades devem ser instaladas corretamente:

  1. As baterias de aquecimento devem ser instaladas apenas sob as aberturas das janelas;
  2. Todos os radiadores devem ser instalados na mesma altura;
  3. As estrias da bateria estão localizadas apenas na vertical - caso contrário, a circulação normal do líquido de arrefecimento será impossível;
  4. É imperativo fornecer um sistema de drenagem por meio do qual o refrigerante será substituído.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Sistema de aquecimento de dois tubos para uma casa de dois andares

Uma caldeira também significa muito (veja como escolher uma caldeira de aquecimento a gás)

Para o funcionamento normal de um sistema de dois circuitos, é importante escolher caldeiras modernas e eficientes. Tal técnica (e mesmo equipada com automação) permitirá garantir o aquecimento ideal de cada cômodo de uma casa de dois andares, economizando combustível e dinheiro significativamente e obtendo água quente

O sistema de aquecimento de um edifício de dois andares de um circuito de aquecimento radiante de dois tubos não é apenas bastante eficiente e eficaz, mas também exigente para o primeiro arranque.

Assim, por exemplo, antes de iniciar a operação direta, é importante balancear corretamente o sistema, ajustar a vazão de fluido para cada loop das tubulações de abastecimento e retorno. Esta é a única maneira de conseguir economia de combustível, garantindo o nível de aquecimento mais alto possível

Sistemas de aquecimento modernos

Muito tempo se passou desde o fogão russo, embora seja uma opção ideal para aquecimento radiante em casa. mas, no momento, instalá-lo em um apartamento na cidade é um disparate. Mas as tecnologias também estão se desenvolvendo a cada dia, por isso todos os sistemas de aquecimento, inclusive os radiantes, instalados tanto em casas particulares quanto em apartamentos, são em sua maioria os mais modernos e adaptados às necessidades de cada pessoa.
Os sistemas de aquecimento, em primeiro lugar, são divididos de acordo com a forma como os tubos são fornecidos do coletor aos radiadores. Existem vários tipos de sistemas, como;

  • One-pipe;
  • Dois tubos;
  • Feixe;

O princípio do aquecimento radiante é que a fiação do coletor, o principal distribuidor do refrigerante, é destinada a cada radiador separadamente. Esta é a vantagem mais significativa neste sistema - os radiadores podem ser ligados e desligados, individualmente ou em grupo.

Além disso, a válvula de fornecimento de calor pode ser ajustada. Por exemplo, se a cozinha não requer tanta radiação de calor, devido ao funcionamento dos eletrodomésticos que servem como fonte adicional de calor, então a válvula pode ser aparafusada. Isso pode ser feito para que o calor flua para a cozinha, mas não na mesma quantidade que em outras divisões. O mesmo pode ser feito com as salas que não são usadas para os fins a que se destinam, mas devem ser mantidas aquecidas. Regulando o fornecimento de calor, a economia de combustível também aumenta.e por isso, as leituras do medidor de calor também são agradáveis.

Como um edifício de vários andares é aquecido?

  • O princípio de operação da unidade de elevador
  • Sobre o sistema de aquecimento de um edifício de vários andares

O sistema de aquecimento de um edifício de vários andares é de particular interesse, pode ser considerado no exemplo de um edifício padrão de cinco andares. É necessário descobrir como funcionam o aquecimento e o abastecimento de água quente em tal casa.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Esquema de aquecimento para uma casa de dois andares.

O prédio de cinco andares tem aquecimento central. a casa tem aquecimento principal, existem válvulas de água, pode haver várias unidades de aquecimento.

Na maioria das casas, a unidade de aquecimento é bloqueada para garantir a segurança. Apesar de tudo isso parecer muito complicado, o sistema de aquecimento pode ser descrito em termos simples. A maneira mais fácil é usar um prédio de cinco andares como exemplo.

O esquema de aquecimento da casa é o seguinte. Depois das válvulas de água, há armadilhas de lama (pode haver uma armadilha de lama). Se o sistema de aquecimento estiver aberto, depois dos coletores de lama, as válvulas são localizadas através dos tie-ins, que ficam de processamento e fornecimento. O sistema de aquecimento é realizado de forma a que a água, consoante as circunstâncias, não possa ser retirada da parte de trás da casa ou da rede de abastecimento. Acontece que o aquecimento central de um prédio de apartamentos funciona com água superaquecida, a água é fornecida de uma sala de caldeiras ou de uma termelétrica, sua pressão é de 6 a 10 Kgf, e a temperatura da água chega a 1500 ° C . A água encontra-se no estado líquido mesmo em climas muito frios devido ao aumento da pressão, por isso não ferve na tubulação com a formação de vapor.

Quando a temperatura é tão alta, o abastecimento de água quente é ligado na parte de trás do edifício, onde a temperatura da água não ultrapassa 700 ° C. Se a temperatura do refrigerante for baixa (isso acontece na primavera e no outono), então essa temperatura não pode ser suficiente para o funcionamento normal da AQS, então a água para a AQS vem do abastecimento do edifício.

Agora você pode desmontar o sistema de aquecimento aberto de tal casa (isso é chamado de tomada de água aberta), este esquema é um dos mais comuns.

Tipos de sistema de aquecimento radiante

Um diagrama visual de um sistema de aquecimento em uma casa particular.

Um sistema de aquecimento radiante em uma casa particular pode ser instalado com a circulação forçada e natural do transportador de calor. Actualmente, o sistema de circulação natural raramente é utilizado, visto que é necessária a utilização de canos com um diâmetro muito grande, o que não é muito conveniente para uma casa privada. Além disso, este sistema está equipado com um tanque de expansão, cuja instalação é necessária no ponto mais alto de uma casa de dois andares, o que, novamente, não é muito conveniente. Mas, ao mesmo tempo, um sistema de aquecimento radiante com circulação natural ajudará a economizar na instalação, já que não requer equipamentos adicionais caros (bombas, sensores de temperatura, saídas de ar, etc.).

O sistema de aquecimento por coletor com circulação forçada é o mais utilizado, sua principal vantagem é a circulação artificial de calor através de tubulações. Para isso, uma bomba especial é instalada na linha de alimentação ou retorno. A circulação forçada permite reduzir a diferença de temperatura entre a entrada e a saída da água e também simplifica o próprio sistema de aquecimento, o que o torna mais compacto e evita o desperdício desnecessário de materiais. Este sistema de aquecimento não depende em nada do projeto da casa e da localização dos quartos aquecidos nela. A resistência hidráulica da tubulação e o comprimento dos ramais não desempenham um papel especial. E ao instalar modernos dispositivos automáticos, você pode alterar a temperatura de acordo com as condições climáticas e os desejos individuais dos residentes.Todas essas vantagens tornam este sistema universal.

Seleção de tubos para o sistema de aquecimento

O mais comum para a instalação de sistemas de aquecimento em casas de dois andares são os tubos de metal-plástico. Isso se deve principalmente ao fato de que nenhuma lama é depositada em produtos feitos de materiais poliméricos e eles são resistentes à corrosão. O preço bastante baixo é outra vantagem dos tubos de metal-plástico. Todas as conexões são feitas sem o uso de solda por meio de conexões roscadas ou prensadas, o que simplifica ao máximo a instalação. No entanto, esses tubos têm uma desvantagem - um alto coeficiente de expansão térmica, que, se usado incorretamente, pode levar a vazamentos.

Prós e contras de um sistema de aquecimento radiante

As desvantagens do aquecimento radial na casa incluem:

  • grande quantidade de materiais e, consequentemente, maior custo;
  • a necessidade de um local especial para o bloco manifold.

As vantagens do sistema de feixe são:

facilidade de instalação devido ao pequeno número de elementos de conexão; tubo escondido no chão; estabilidade hidráulica, que é especialmente importante ao usar louças sanitárias importadas; a capacidade de desligar cada radiador separadamente, enquanto todos os outros funcionam normalmente; controle de temperatura em cada ambiente individual; sistema equilibrado, todos os quartos são aquecidos uniformemente.

Ao desenvolver um projeto para um sistema de aquecimento radiante, é necessário detalhá-lo o máximo possível, isso simplificará muito a instalação e ajudará a evitar problemas no futuro. De referir, ainda, que os custos reais serão sempre superiores aos previstos, o que deve ser tido em consideração na elaboração do orçamento. Mas, apesar de tudo, o sistema de aquecimento radiante é altamente eficiente e é capaz de criar o máximo conforto na sala.

Acessórios do sistema coletor

O conjunto de elementos do sistema de aquecimento radiante é semelhante ao conjunto de um sistema T convencional. Em ambos os sistemas, a caldeira de aquecimento é o elemento principal. Para que o sistema de feixe seja eficaz, é necessário ter muito cuidado com a seleção da potência da caldeira de aquecimento. Ao escolher uma caldeira, é necessário construir na área da sala aquecida, mas é importante, além de tudo, levar em consideração a perda de calor.

A fiação do sistema de aquecimento radiante também inclui uma bomba que circula o refrigerante. O sistema de aquecimento radiante não funciona por gravidade. Portanto, a grande maioria dos sistemas de aquecimento radiante tem uma bomba de circulação em seu esquema. A bomba também deve estar localizada no local correto. Vamos passar ao segundo elemento muito importante do sistema de aquecimento radiante - o coletor.

Este elemento nada mais é do que um quadro de distribuição. Com a ajuda do coletor, o refrigerante é fornecido a todos os segmentos do sistema de aquecimento. O Coletor inclui inúmeros elementos de equipamento de corte, que permitem uma regulação diferenciada da temperatura da sala, até radiadores individuais nos quartos. Via de regra, o coletor é montado em um painel separado ou em um gabinete, que se encaixa perfeitamente no interior e não irrita os olhos. Agora vamos falar sobre a circulação separadamente.

Variedades de fiação de feixe

Método 1. Com circulação forçada de água

Anteriormente, um sistema de aquecimento radial equipado com bombas que bombeiam água não era muito popular devido ao alto custo das peças. Mas agora o preço do equipamento caiu significativamente e mais e mais pessoas estão escolhendo.

A principal diferença em relação ao esquema gravitacional é que o líquido (água ou anticongelante) flui da caldeira para as baterias e vice-versa, não pela diferença de temperatura e pressão, mas com o auxílio de bombas.

Isso atinge as seguintes vantagens:

  • não há limite de geometria e número de cômodos na construção de moradias;
  • o aquecimento pode ser instalado em qualquer área das instalações;
  • para conectar radiadores e coletores, podem ser utilizados tubos de qualquer comprimento, dispostos sem inclinação.

Faça você mesmo a fiação de radiação do sistema de aquecimento doméstico

Um dos elementos de um sistema de aquecimento radial com circulação forçada é uma bomba

Conselho! Apesar de a bomba de circulação poder ser instalada em qualquer ponto do sistema, é aconselhável fazê-lo no coletor de retorno antes de abastecer o refrigerante na caldeira. Lá, a temperatura do líquido é a mais baixa, o que tem um efeito positivo na vida útil do equipamento.

Método 2. Com circulação natural de água

Nesse caso, o refrigerante se move por gravidade: a água aquecida torna-se menos densa e mais leve, portanto, é deslocada para o ponto superior do sistema, após o que, à medida que esfria, flui pelos coletores e radiadores e retorna para o aquecedor.

O sistema de aquecimento por feixe gravitacional tem as seguintes características:

  1. A instalação requer um vaso de expansão aberto no ponto mais alto. Compensa a expansão térmica do refrigerante e evita o aumento da pressão interna nas tubulações.
  2. A rede de aquecimento radiante de circulação natural dispensa a instalação de equipamentos elétricos caros, o que reduz significativamente o custo estimado da obra.
  3. O aquecimento por circulação natural é totalmente não volátil. Mesmo com uma queda de energia, que costuma acontecer em chalés de verão ou em áreas rurais, você não ficará sem aquecimento.

O sistema de aquecimento por gravidade não usa bombas

Recursos e elementos de layout de viga

O melhor sistema de aquecimento por radiação é adequado, especialmente para prédios de apartamentos ou casas particulares com mais de um andar e muitos quartos. Isso aumenta significativamente a eficiência de todo o equipamento como um todo, garante um fornecimento de calor de alta qualidade e reduz significativamente a quantidade de indicadores de calor e energia.

O princípio de funcionamento do sistema de aquecimento radiante é bastante simples, mas apresenta algumas peculiaridades. Por exemplo, se o edifício possui vários andares, assume-se a instalação de um coletor em cada andar. Além disso, em muitos casos, não um, mas vários coletores são instalados, e os tubos já são colocados a partir deles, e a organização do fornecimento direto e reverso do refrigerante. Também é importante notar o fato de que o aquecimento radiante de uma casa funciona de forma eficaz apenas se a casa estiver bem isolada. devido ao qual ocorre a menor perda de calor. Se a casa for isolada por dentro. e fora - não haverá problemas com o aquecimento baseado no princípio da radiação infravermelha. Se, ao contrário, todo o calor for para aquecimento de paredes, painéis de janelas, pisos e assim por diante.

Mas, por si só, um sistema de aquecimento radiante é um projeto complexo. combinando elementos básicos e adicionais necessários para um trabalho de alta qualidade. Isso pode incluir;

  • Caldeira. que é quase o elemento principal. É a partir dele que o calor é fornecido aos tubos e, através dos tubos, aos radiadores.
  • Bomba circular. o que cria uma certa pressão nos tubos, com a ajuda da qual o transportador de calor circula, e a temperatura ótima e confortável nas instalações é mantida. Também garante o funcionamento eficiente de todo o sistema de aquecimento;
  • O coletor (ou de outra forma - o pente) é outro elemento mais importante no sistema de aquecimento radial. É, por assim dizer, o centro, e é dele que vem o fornecimento e distribuição uniforme de calor em todos os cômodos da casa;
  • Guarda-louça. onde todos os elementos de aquecimento devem ser ocultados. O gabinete do manifold oculta o próprio manifold de distribuição. tubos e válvulas. É um design bastante simples, mas muito funcional e prático. Eles podem ser localizados na parte externa e embutidos na parede;

Recursos de instalação

Todos esses sistemas são montados e projetados para uma casa específica, levando em consideração as dimensões, área, número de cômodos e andares, o refrigerante planejado, o radiador e alguns outros parâmetros.

No entanto, existem várias regras que devem ser seguidas durante a instalação. O uso do sistema de vigas em um prédio de apartamentos não é permitido. Já o refrigerante circula ao longo de risers verticais que unem todas as salas em uma única rede. Devido à conexão de vários coletores ao sistema, o líquido não circulará para os andares superiores.


Processo de instalação

Em residências particulares, você pode equipar um sistema de raios se seguir estas recomendações:

  1. Todos os coletores que circulam o refrigerante para radiadores devem obrigatoriamente ser dotados de válvulas que impeçam a formação de tampões.
  2. O circuito deve ser dotado de tanque de expansão com volume de 10% da quantidade total de líquido que circula nas tubulações. A melhor opção é usar um tanque de membrana.
  3. O tanque é conectado à tubulação, que conecta o tanque de saída com o elemento de aquecimento.
  4. Se você planeja conectar várias bombas, certifique-se de que estejam na horizontal. Caso contrário, eles irão quebrar, exigindo reparos ou substituição dispendiosos.

Preparando para instalação

Antes de todo trabalho, é necessário fazer um projeto. É especialmente importante referir-se à formação do desenho. Deve ser bastante detalhado, com todos os cálculos e dimensões. Se for impossível fazer você mesmo, você pode atrair especialistas.

Também necessário:

  1. Selecione os locais para as baterias.
  2. Selecione o tipo de radiadores e o número de seções.
  3. Faça uma lista dos materiais e equipamentos necessários.

Instalação de um sistema de aquecimento radiante

Os sistemas de aquecimento por viga coletora são montados sob o piso. Neste caso, é necessário seguir várias recomendações.

Um piso ou base áspera pode ser a fundação de um edifício, no qual um isolador de calor é conectado, após o qual uma tubulação é colocada. Depois disso, o duto dos segmentos previamente adquiridos e cortados é conectado. Para que ao lançar o concreto não suba, é aconselhável fixá-lo de qualquer uma das formas.

Em seguida, ao redor da rede, é necessário colocar um isolante de espuma de até 5 centímetros e pregar com cavilhas. Depois disso, pode ser concretado com concreto, até 50-70mm.

Qual é a diferença entre fiação em T e radial

Esta instalação é bastante complexa, o que aumenta o risco de avarias em caso de erros de instalação ou quedas repentinas de pressão no sistema de aquecimento.

Layout de viga

O sistema de aquecimento radiante envolve a instalação de tubos de cada radiador para um dispositivo de distribuição especial - um coletor ou, como também é chamado, um pente. Naturalmente, a vazão dos tubos aumenta significativamente aqui. Além dos tubos, cada radiador precisará de suas próprias válvulas de corte - válvulas, termostatos, T e outras peças pequenas, e algumas delas devem ser instaladas em ambos os tubos - fornecimento e retorno.

Mas, apesar do alto consumo de componentes, tal sistema permite, em caso de emergência, desligar rapidamente qualquer radiador, grupo, sala separada ou todo o andar. O sistema de aquecimento pode continuar a funcionar e aquecer as instalações durante este período.

Além disso, com o roteamento radial, os tubos geralmente ficam escondidos sob o revestimento do piso, independentemente do seu material.

Isso dá uma chance adicional de aquecer o piso, o que é muito importante em casas onde o porão não é isolado. Tubo inteiriço, sem juntas, feito de polietileno reticulado e colocado sob o piso, elimina o risco de vazamentos, e todos os reparos, se necessários, são feitos diretamente nas conexões do radiador ou no coletor

Vale a pena fazer uma fiação de aquecimento manifold

Vamos começar com as desvantagens.Devem ser tidos em consideração ao decidir sobre a escolha do tipo de distribuição dos tubos de aquecimento. O sistema coletor é considerado caro devido ao consumo de material. Além disso, você precisa encontrar um local para equipar os armários, o que às vezes é difícil. Se os custos e a necessidade de alocar espaço para os coletores não forem intimidantes, o proprietário recebe os seguintes benefícios:

  • Funcionamento estável do sistema de aquecimento. O equipamento não fica exposto a golpes de aríete, o que aumenta a vida útil dos radiadores.
  • Design simplificado. O sistema utiliza tubos do mesmo diâmetro, o que elimina cálculos desnecessários.
  • Renovação conveniente. Se houver danos em qualquer área, este circuito é simplesmente desligado e os problemas são corrigidos. O resto dos “raios” funcionam da mesma maneira, a casa mantém uma temperatura aceitável.
  • Instalação oculta. Os tubos são colocados nos pisos, paredes ou tetos, e o pente e a automação no gabinete do manifold. Os elementos de aquecimento não estragam o interior.

tubulação do coletor
Parece uma tubulação de coletor

Se deve optar por uma fiação de feixe ou preferir o bom e velho tee - é com você. Pese as vantagens e desvantagens, calcule os custos de instalação de diferentes tipos de sistemas e comece a projetar. Calor para sua casa!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores