Sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos com enchimento superior


O coração do sistema de fornecimento de calor é a unidade de elevador

Hoje temos que descobrir como é feito o abastecimento de água e o aquecimento de um edifício residencial. O objeto do estudo será o mais popular nas casas de construção soviética, que representam mais de 90% do estoque habitacional de nosso imenso e ilimitado circuito aberto de fornecimento de calor com retirada de água quente para residências diretamente da rede de aquecimento.

Como funciona

Primeiro, algumas informações gerais.

O abastecimento de água quente e aquecimento de um prédio de apartamentos começa com a introdução do aquecimento principal na casa. Através da fundação, duas linhas são iniciadas a partir da câmara de calor mais próxima - abastecimento (por onde a água industrial, também portadora de calor, entra no edifício) e retorno (a água, respectivamente, retorna para a CHP ou casa da caldeira, liberando calor )

Na câmara termal à entrada da casa (opcionalmente - na entrada do grupo de várias casas localizadas próximas umas das outras) existem válvulas de corte ou torneiras.


Câmara térmica em fase de instalação

O ponto de aquecimento, também conhecido como unidade de elevador, combina várias funções:

  • Proporciona uma diferença mínima de temperatura entre a alimentação e o retorno do sistema de aquecimento;

Referência: o pico superior da temperatura de alimentação é de 150 graus, enquanto, de acordo com a programação de temperatura, o fluxo de retorno deve retornar para a planta de CHP resfriado a 70 ° С. No entanto, tal diferença significaria aquecimento extremamente desigual dos dispositivos de aquecimento, portanto, a água do elevador entra no circuito de aquecimento com uma temperatura mais modesta - até 95 graus.


Gráfico de temperatura das linhas de alimentação e retorno da rede de aquecimento em função da temperatura externa

  • Organiza o abastecimento de água quente ao sistema de abastecimento de água quente e o seu encerramento à escala da casa em caso de sinistros e reparações correntes;
  • Permite parar e reiniciar o sistema de aquecimento;
  • Permite fazer medições de controle de temperatura e pressão;
  • Fornece limpeza do refrigerante e água para as necessidades de abastecimento de água quente de grandes contaminantes.

O sistema de aquecimento pode ser organizado:

  1. Com enchimento de topo: o enchimento do abastecimento ocorre no sótão ou piso técnico sob a cobertura da casa, e o enchimento de retorno ocorre na cave ou subsolo. Cada riser de aquecimento é desconectado independentemente dos outros por duas torneiras na parte superior e inferior da casa;


Enchimento superior: o fornecimento de aquecimento é distribuído no sótão

Curioso: há também um esquema reverso - com alimentação no porão e vazamento de retorno no sótão. No entanto, é muito menos popular e, pelo que o autor sabe, é usado principalmente em pequenas construções com suas próprias caldeiras.

  1. Com enchimento de fundo: o fornecimento e o retorno são gerados no porão; os risers de aquecimento são conectados ao enchimento um a um e são conectados aos pares por jumpers no último andar ou sótão. Cada jumper é fornecido com um respiradouro (válvula Mayevsky ou uma válvula convencional) para purgar o bloqueio de ar.

O sistema de água quente sanitária em edifícios construídos na década de 70 e em casas mais antigas é geralmente um beco sem saída - completamente idêntico ao sistema de abastecimento de água fria. Do ponto de vista prático, isso significa que a água quente deve ser drenada por um longo tempo durante o rebaixamento antes de ser aquecida, e os toalheiros aquecidos instalados nos tubos de abastecimento de água quente são aquecidos apenas durante o rebaixamento.


Sistema AQS sem saída: a água precisa ser drenada por um longo tempo antes de aquecer

Em edifícios mais novos, o abastecimento de água quente e o aquecimento de um edifício residencial funcionam de acordo com o princípio geral - a água circula continuamente pelos circuitos, garantindo uma temperatura constante dos toalheiros aquecidos e aquecimento instantâneo da água durante a análise.

Para saber mais sobre como é organizado o sistema de aquecimento e abastecimento de água de edifícios residenciais, o vídeo deste artigo o ajudará.

Estrutura do sistema de aquecimento central

Os principais elementos estruturais de um sistema de aquecimento central são:

    Uma fonte de energia térmica, que pode ser grandes caldeiras ou usinas de calor e energia (CHP); eles aquecem o refrigerante através do uso de algum tipo de fonte de energia. Ao mesmo tempo, a água é utilizada nas caldeiras para transferir energia térmica aos consumidores, enquanto nas usinas de cogeração ela é primeiramente aquecida até o estado de vapor, que tem maior desempenho energético e é enviada para turbinas a vapor para gerar eletricidade. E o vapor já gasto é usado para aquecer a água que entra no sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos.

Uma usina combinada de calor e energia é capaz de substituir várias casas de caldeiras, como resultado do que não apenas os custos de construção são reduzidos e áreas significativas são liberadas, mas a situação ambiental geral é significativamente melhorada.

Deve-se notar que grandes esquemas de fornecimento de calor centralizado têm, como regra, várias fontes de calor conectadas por linhas de backup e garantindo a confiabilidade e manobrabilidade de seu funcionamento.

Figura 1 - Esquema geral do aquecimento central

Os elementos

Agora, vamos passar a um conhecimento detalhado dos nós de sistemas que fornecem abastecimento de água e aquecimento em apartamentos.

Unidade de elevador

Seu coração é um elevador de jato de água, em cuja câmara de mistura a água mais quente e de alta pressão do suprimento é injetada através de um bico na água relativamente fria do retorno. Ao mesmo tempo, envolve uma parte do refrigerante da tubulação de retorno que entra pela sucção (ponte entre a alimentação e o retorno) para a recirculação.


Direção da circulação da água através da unidade do elevador

Ao mesmo tempo, a pressão em diferentes pontos da unidade de elevador é distribuída assim:

  • Alimentação para o elevador - 6-7 kgf / cm2;
  • Fluxo de retorno - 3-4 kgf / cm2;
  • A mistura (na linha de abastecimento após o elevador) é 0,2 kgf / cm2 maior do que na linha de retorno.

Ressalte-se novamente: todo o refrigerante no circuito de aquecimento aciona uma diferença de apenas 1/5 da atmosfera, correspondendo a uma pressão (leia-se - altura da coluna d'água) de 2 metros. Isso explica a circulação relativamente lenta do refrigerante, a ausência de ruído hidráulico nos radiadores e a diferença de temperatura relativamente grande (15-25 graus) entre os radiadores da casa.


A pressão da mistura é quase igual à pressão de retorno

Pode haver vários nós de elevador na casa; entretanto, normalmente apenas um deles está equipado com conexões de água quente. Os tubos do sistema sem saída estão localizados na alimentação e retornam ao elevador e sucção e são conectados ao enchimento geral. Ao mesmo tempo, apenas um dos tie-ins está aberto: caso contrário, o bypass por eles criado entre o abastecimento e o retorno apagará a diferença necessária ao funcionamento do elevador.


O elevador mais simples com um sistema AQS sem saída

AQS com recirculação requer a cablagem de duas dispensas pela casa.

Na unidade de elevador, eles podem ser conectados de três maneiras:

  • Do fornecimento ao retorno. O escoamento da água pelo sistema de água quente é limitado por uma arruela (panqueca de aço com furo de diâmetro fixo), instalada em um dos flanges do tirante da linha de retorno;
  • De servir para servir. Duas conexões são montadas na linha de abastecimento do elevador. Entre eles, uma arruela de retenção é colocada no flange com um orifício de diâmetro 1 mm maior que o diâmetro do bico elevador;

Nota: a lavadora cria uma queda de pressão mínima entre as tomadas, com pouco ou nenhum efeito no funcionamento do elevador de jato d'água.

  • De retorno para retorno. O dispositivo de amarração e as arruelas são os mesmos do caso anterior, mas no pipeline de retorno.

Observação: A água quente muda para o tubo de retorno quando a temperatura de fluxo atinge 80 graus Celsius. A temperatura SNiP atual da água quente fornecida por um sistema de aquecimento aberto é limitada a 75 ° C.

Além do elevador e das conexões de água quente, a unidade do elevador inclui:

  1. Purgadores de lama (sempre na entrada de abastecimento, opcionalmente no retorno) com dumpers de descarga;


Absorva a alimentação da unidade do elevador

  1. Válvulas de controle para medição de pressão. Eles podem ser equipados com medidores de pressão, mas se a unidade do elevador estiver localizada no porão de uma finalidade econômica, os medidores de pressão são freqüentemente removidos para evitar roubo;


Medidores de pressão instalados permanentemente

  1. Bolsões de óleo para medição de temperatura;
  2. Descargas do sistema de aquecimento. Abrem para o chão da subestação ou, o que é muito mais razoável, para o esgoto. As descargas permitem drenar completamente os sistemas de aquecimento e abastecimento de água de edifícios de apartamentos. Além disso, eles são usados ​​para lavagem anual de aquecimento hidropneumático;


Uma vez por ano, o sistema de aquecimento é lavado com um compressor

  1. Válvulas de gaveta ou válvulas de esfera na entrada da unidade do elevador, para aquecimento após o elevador e em todas as conexões de água quente. Opcionalmente, podem estar presentes válvulas intermediárias na subestação, permitindo, por exemplo, drenar o elevador para desmontar a bica sem desligar o abastecimento de água quente.

Derramamentos de aquecimento

Se o esquema de aquecimento e abastecimento de água de um edifício de apartamentos for implementado com bicas de aquecimento na cave, estas são montadas na horizontal, sem declives. Os diâmetros de enchimento típicos são 32 - 50 mm. Risers são conectados por soldagem, menos frequentemente por conexões roscadas, em tês.


Saída de aquecimento inferior: dois tubos são colocados ao longo do perímetro da casa no porão

É curioso: nas casas da construção stalinista, a galvanização era usada maciçamente para aquecimento. A soldagem é contra-indicada para aço galvanizado, pois o revestimento anticorrosivo inevitavelmente queima na área da emenda. Portanto, todos os elementos do sistema de aquecimento foram montados apenas nas roscas.


Aquecimento em stalinka: todas as conexões são rosqueadas

No caso de enchimento de topo, o abastecimento do sótão da casa é feito com declive constante. Um tanque de expansão com uma válvula de alívio é montado no ponto de enchimento superior do suprimento.

Qual é a diferença na instalação? Com a ordem de partida dos sistemas de aquecimento.

No primeiro caso, quando o circuito descartado é iniciado, ele é destilado para um lixão a fim de expelir o máximo de ar dos risers; em seguida, os bloqueios de ar dos risers frios restantes são ventilados através das torneiras Mayevsky em cada anteparo. É longo, inconveniente e muitas vezes associado à procura de inquilinos ausentes dos pisos superiores.


Para iniciar o aquecimento, o ar deve ser ventilado em cada apartamento no último andar.

Mas as instruções para o lançamento de uma casa de enchimento superior são muito mais simples do que um exemplo:

  1. Encha o circuito de aquecimento abrindo lentamente as válvulas da casa (aquecimento) no retorno e na alimentação;
  2. Suba até o sótão e purgue o ar pelo respiradouro do tanque de expansão. Devido à inclinação do enchimento do abastecimento, ela será deslocada pela água exatamente ali.


O tanque de expansão e a ventilação de ar estão localizados no ponto de enchimento superior do abastecimento

Risers de aquecimento

O diâmetro típico dos tubos de aquecimento é de 20-25 mm.


Tubos de aquecimento de aço. Tamanho - DN 20

Vamos esclarecer: os tubos de aço, que são usados ​​para montar o aquecimento e o abastecimento de água quente de prédios de apartamentos, são designados por uma passagem condicional (DU ou DN). Indica a possibilidade de conectar a tubulação a uma rosca de tubo do tamanho correspondente e corresponde aproximadamente ao seu diâmetro interno.

Os risers vão para as conexões com o dispositivo de aquecimento; entre as conexões, um jumper de bypass é geralmente montado da mesma forma que o riser, ou um degrau menor.O bypass permite a circulação no riser com válvulas de fechamento e controle total ou parcialmente fechadas nas conexões (estranguladores, cabeçotes térmicos, válvulas de esfera ou macho de três vias).


Válvula de três vias para ajustar a transferência de calor da bateria de ferro fundido

No enchimento inferior, um jumper é colocado entre os risers emparelhados:

  • Ao nível do coletor superior de radiadores de aquecimento;


Loopback de tubos de aquecimento emparelhados no andar superior

  • Sob o teto do apartamento do último andar;
  • No sótão.

Enchimento de água quente

O diâmetro das bicas de abastecimento de água quente varia de 25 a 100 mm. Os aterros com secção transversal igual ou superior a 50 mm podem ser encontrados principalmente em habitações construídas antes da década de 80 do século passado: foram concebidos tendo em conta o crescimento excessivo de canalizações de aço para água com ferrugem e depósitos de calcário.

Em edifícios posteriores, os diâmetros foram selecionados sem reserva, levando em consideração a vida útil estimada do aço preto com abastecimento de água de 15 anos.


Enchendo água quente e toalheiros aquecidos no porão do Khrushchev

O enchimento dos sistemas de abastecimento de água é feito apenas na cave ou sub-base.

A funcionalidade de dois enchimentos de água quente em um sistema de recirculação pode ser:

  1. Idênticos (risers de água quente com pontos de escoamento e toalheiros aquecidos são fixados em ambos os engarrafamentos);


Ambos os pontos de extração e toalheiros aquecidos são conectados aos risers emparelhados

  1. Separado (o arquivamento do abastecimento é conectado aos degraus nos quais são montados os pontos de tomada d'água, e os degraus com toalheiros aquecidos são conectados ao vazamento do retorno). Com menos frequência, um grupo de risers com misturadores e secadores de toalhas é combinado com um único riser de retorno ocioso (sem dispositivos conectados).

Curioso: até 7 risers de água quente podem ser combinados em grupos. Na prática do autor, os degraus eram geralmente combinados em grupos comuns para um apartamento separado ou para uma entrada.

Risers de água quente

Os diâmetros típicos (DU) de risers de água quente são 20-32 mm.

Eles podem ser instalados em apartamentos:

FotoLocalização de risers de água quente


Clássicos soviéticos: risers no nicho atrás do banheiro

No nicho do banheiro (aberto ou fechado).


Os suportes de abastecimento de água são montados na entrada do banheiro

Na entrada do banheiro ou do banheiro.


Nicho fechado com risers na cozinha

No nicho da cozinha (risers de água quente da cozinha com ligação em apartamento de risers no circuito de circulação).

A ligação de modernos toalheiros aquecidos nos circuitos de circulação de abastecimento de água quente é efectuada no break do riser e garante o seu aquecimento constante.

Útil: ao instalar um toalheiro aquecido com as próprias mãos, é preferível ligá-lo não ao rebaixo do espelho, mas paralelo a ele. Válvulas de corte são instaladas na entrada e na saída do secador. Esse esquema o ajudará a desligar o aquecimento no calor do verão.


Conectando um toalheiro aquecido com torneiras de fechamento e desvio

Vantagens e desvantagens de um sistema de aquecimento central

O sistema de aquecimento central tem as seguintes vantagens:

  • a possibilidade de usar combustíveis baratos;
  • confiabilidade assegurada por monitoramento regular de desempenho e condição técnica por serviços especiais;
  • o uso de equipamentos ecologicamente corretos;
  • fácil de usar.

Entre as desvantagens de tal esquema de aquecimento para um prédio de apartamentos, deve-se notar:

  • o sistema opera de acordo com uma programação sazonal estrita;
  • impossibilidade de regulação individual da temperatura dos dispositivos de aquecimento;
  • freqüentes quedas de pressão no sistema;
  • perda significativa de calor durante o transporte e aquecimento em um prédio de apartamentos;
  • alto custo do equipamento e sua instalação.

Como é feito o aquecimento de um edifício residencial? O aumento das tarifas provoca a transição para o aquecimento autónomo do apartamento; mas a rejeição do aquecimento central em um prédio de apartamentos, além da massa de obstáculos burocráticos, também significa uma série de problemas técnicos.Para entender as maneiras de resolvê-los, você precisa imaginar o layout do refrigerante.

Pagamento

Por fim, responderemos a algumas perguntas, de uma forma ou de outra, relacionadas às crescentes tarifas de aquecimento e água quente a cada ano.

Como é calculado o pagamento do aquecimento e da água quente?

O parâmetro-chave no cálculo do pagamento do aquecimento é a quantidade de calor usada para manter uma temperatura confortável em um apartamento ou para aquecer água. O custo da energia térmica para 2017 é de 1.000 a 1.800 rublos por gigacalorie, dependendo da região.


Taxas de serviços públicos para 2020 para a cidade de Berdsk

No entanto, os medidores de calor estão longe de estar em todos os apartamentos, então as receitas geralmente incluem:

  • Pagamento fixo de aquecimento por metro quadrado (é calculado como o produto do padrão de consumo de calor para uma determinada região e o preço de uma unidade de energia térmica);


Esquema simplificado: o custo do aquecimento é calculado pela metragem da área aquecida

  • O custo de um metro cúbico de água quente, levando em conta o metro (90-170 rublos por metro cúbico).

Como você pode economizar no aquecimento?

Para reduzir custos, você deve:

  1. Instale dispositivos de medição de calor em cada radiador;
  2. Monte estranguladores ou cabeçotes térmicos nas conexões para limitar a taxa de fluxo do refrigerante através do aquecedor.


Na foto - um radiador seccional com um medidor de calor e uma cabeça termostática regulando a linha de abastecimento

Pode-se usar água quente para aquecer um apartamento?

Tecnicamente, sim. Para isso, basta formar um circuito fechado de aquecimento (por exemplo, o mais simples de um tubo Leningrado) e conectá-lo à fenda no riser de água quente. Como não há dispositivos de medição no riser, o calor obtido desta forma será totalmente gratuito para você.


O sistema de aquecimento mais simples - Leningrado

Mas:

  • Qualquer alteração na configuração dos serviços públicos requer a aprovação da organização habitacional e, no caso do abastecimento de água quente e aquecimento, das empresas prestadoras de serviço. Claro, nenhuma das organizações dará permissão para tal mudança no esquema de fornecimento de calor;
  • O replanejamento descoordenado das comunicações é uma infração administrativa e é punível com uma multa com uma ordem para restaurar a configuração original às suas próprias custas;


O Código de Habitação considera o redesenvolvimento descoordenado de comunicações como uma infração administrativa

  • Por último, o principal: só se pode desligar o sistema DH por uma entrada ou uma casa, com a disponibilização de um plano de aquecimento alternativo e acordo com fornecedores de electricidade ou gás (fontes alternativas de calor). Sem a rescisão oficial do fornecimento do serviço de aquecimento, continuará a receber faturas das quais pretende livrar-se.


Para deixar de pagar pelos serviços de aquecimento central, é necessário desligar os dispositivos de aquecimento das tubagens de aquecimento e emitir um certificado de encerramento com os representantes dos moradores

Classificação dos sistemas de aquecimento urbano

A variedade de esquemas de organização do aquecimento central hoje existentes permite classificá-los de acordo com alguns critérios de classificação.

De acordo com o modo de consumo de energia térmica

  • sazonal, o fornecimento de calor é necessário apenas na estação fria;
  • durante todo o ano, exigindo fornecimento de calor constante.

Pelo tipo de refrigerante usado

  • água - esta é a opção de aquecimento mais comum usada para aquecer um prédio de apartamentos; Tais sistemas são fáceis de operar, permitem transportar o refrigerante por longas distâncias sem deteriorar os indicadores de qualidade e regulam a temperatura em um nível centralizado, e também são caracterizados por boas qualidades sanitárias e higiênicas.
  • ar - estes sistemas permitem não só o aquecimento, mas também a ventilação dos edifícios; no entanto, devido ao alto custo, tal esquema não é amplamente utilizado;

Figura 2 - Esquema de aquecimento e ventilação de ar dos edifícios

  • vapor - são considerados os mais econômicos, pois tubos de pequeno diâmetro são usados ​​para aquecer a casa e a pressão hidrostática no sistema é pequena, o que facilita a operação. Mas tal esquema de fornecimento de calor é recomendado para aqueles objetos que, além de calor, também requerem vapor de água (principalmente empresas industriais).

Pelo método de conectar o sistema de aquecimento ao fornecimento de calor

  • independente, em que o portador de calor que circula pelos sistemas de aquecimento (água ou vapor) aquece o portador de calor fornecido ao sistema de aquecimento (água) no trocador de calor;

Figura 3 - Sistema de aquecimento urbano independente

  • dependente, em que o transportador de calor aquecido no gerador de calor é fornecido diretamente aos consumidores de calor por meio das redes (ver Figura 1).

Pelo método de conexão ao sistema de abastecimento de água quente

  • aberta, a água quente é retirada diretamente da rede de aquecimento;

Figura 4 - Sistema de aquecimento aberto

  • fechado, nesses sistemas, a água é retirada da rede de abastecimento comum e o seu aquecimento é efectuado no permutador de calor da rede da unidade central.

Figura 5 - Sistema de aquecimento central fechado

Tipos de respiradouros e locais de instalação

As saídas de ar são manuais e automáticas. As saídas de ar manuais ou torneiras Mayevsky são pequenas. Eles geralmente são instalados na extremidade do radiador de aquecimento. Eles regulam o guindaste Mayevsky com uma chave, uma chave de fenda ou mesmo manualmente. Como a torneira é pequena, seu desempenho também é baixo, portanto, é utilizada apenas para eliminação local de travas de ar no sistema de aquecimento.

As saídas de ar para o sistema de aquecimento são de dois tipos: manuais (válvula de Mayevsky) e automáticas (funcionam sem intervenção humana).

O segundo tipo de ventilação - automática - funciona sem intervenção humana. Eles são instalados vertical e horizontalmente. Apresentam alto desempenho, mas são bastante sensíveis aos contaminantes da água, por isso são montados em conjunto com filtros tanto nas tubulações de abastecimento quanto nas de retorno.

Ventiladores de ar automáticos são instalados em sistemas de aquecimento de tipo fechado ao longo dos dutos em diferentes pontos. Em seguida, a descarga de ar de cada grupo de dispositivos é realizada separadamente. O sistema de desaeração de vários estágios é considerado o mais eficaz. Com o assentamento adequado e a instalação adequada dos tubos (na inclinação desejada), será simples e descomplicado remover o ar pelas aberturas de ventilação. A remoção do ar dos tubos de aquecimento está associada a um aumento da vazão do refrigerante, bem como a um aumento da pressão nos mesmos. Uma queda na pressão da água indica uma violação da estanqueidade do sistema e quedas de temperatura indicam a presença de ar nos radiadores de aquecimento.

Determinação do local de formação do tampão e sua remoção

Como você pode saber se há ar no radiador? Normalmente, a presença de ar é indicada por sons estranhos, como gorgolejo, fluxo de água. Para garantir a circulação total do refrigerante, é imperativo remover esse ar. Com uma aeração completa do sistema, deve-se primeiro determinar os locais de formação dos bujões batendo com um martelo nos dispositivos de aquecimento. Onde houver uma eclusa de ar, o som será mais ressonante e forte. O ar é coletado, via de regra, em radiadores instalados nos andares superiores.

Percebendo que há ar no aquecedor, você deve pegar uma chave de fenda ou chave inglesa e preparar um recipiente para água. Tendo aberto o termostato ao nível máximo, você precisa abrir a válvula da torneira Mayevsky e substituir o recipiente. Um leve chiado indicará que o ar está saindo.A válvula é mantida aberta até que a água saia e só então é fechada.

Eliminação da eclusa de ar da bateria de aquecimento com a ajuda da grua Mayevsky nela instalada: a válvula é aberta com uma chave especial ou manualmente e mantida aberta até que apareça água

Acontece que após realizar este procedimento, a bateria não aquece por muito tempo ou não está suficientemente bem. Em seguida, ele precisa ser soprado e lavado, pois o acúmulo de detritos e ferrugem também pode causar o aparecimento de ar.

Se depois de sangrar o ar a bateria ainda não aquecer bem, tente drenar cerca de 200 g do líquido de arrefecimento para se certificar de que o bloqueio de ar foi totalmente removido. Se não ajudar, mas você precisa soprar e enxaguar o radiador da sujeira possivelmente acumulada

Se ainda não houver melhora, verifique o nível de enchimento do sistema de aquecimento. Bolsas de ar também podem se formar em curvas de tubos. Portanto, é importante durante o processo de instalação observar a direção e a magnitude das inclinações dos dutos de distribuição. Em locais onde a inclinação por qualquer motivo difere do projeto, válvulas de ventilação de ar são instaladas adicionalmente.

Em radiadores de alumínio, as travas de ar são formadas de forma mais intensa devido à má qualidade do material. Como resultado da reação do alumínio com o refrigerante, os gases são formados, portanto, eles devem ser regularmente removidos do sistema. Em tais situações, recomenda-se substituir os radiadores de alumínio por dispositivos de melhores materiais com revestimento anticorrosivo e instalar respiros de ar. Para que as divisões sejam aquecidas normalmente, antes de encher o sistema de aquecimento com água, é necessário ter o cuidado de retirar o ar do mesmo, o que impede o movimento normal do refrigerante, e então no inverno a sua casa estará quente e confortável.

  • Autor: Oksana

Avalie o artigo:

(14 votos, média: 4,6 de 5)

Mesmo as tecnologias modernas de construção e arranjo interior das instalações, colocação de utilitários não garantem o fornecimento de calor ininterrupto. Podem surgir problemas até pelos motivos mais simples. Em seguida, surge o problema de como expulsar a eclusa de ar do sistema de aquecimento, retornando a rede ao funcionamento normal. Para resolver esses problemas, existem métodos confiáveis ​​e comprovados.

Razões para arejar o sistema de aquecimento

A principal causa dos problemas é o vazamento de água. Mesmo a menor perda de fluido resulta em bolhas nos tubos e radiadores. Antes de descobrir como remover o ar do sistema de aquecimento, você precisa entender quais fatores causaram a situação pré-emergência.

A formação de espaços aéreos pode ser facilitada por:

  1. Superaquecimento do sistema para um estado próximo à ebulição. Isso geralmente acontece ao ligá-lo após um período de inatividade de verão ou ao tentar sair de uma situação de degelo.
  2. Instalação incorreta. Mesmo que sejam utilizados elementos de qualidade, não se deve esquecer a inclinação dos tubos. A geometria suave não é de forma alguma um assistente aqui.
  3. Geração excessiva de vapor. Isso se deve ao uso de água de baixa qualidade e às constantes mudanças graves nas temperaturas interna e externa.
  4. Erros durante os trabalhos de reparação, manutenção, quando entra muito ar.
  5. Atitude descuidada ao encher o sistema com líquido. Uso de água doce.
  6. Queda séria na pressão da linha.
  7. Despressurização parcial.

Ar no sistema de aquecimento. Como remover uma eclusa de ar sem drenar a água.

Mesmo em comunicações individuais fechadas, não é realista evitar completamente a transmissão. É inicialmente impossível eliminar todos os fatores negativos. Mas, observando a tecnologia de manutenção de rede, é possível minimizar riscos, reduzir as consequências de situações de emergência.

Sinais visíveis de engarrafamentos

É necessário expelir o ar do sistema de aquecimento quando os radiadores não conseguem aquecer a divisão, os seus elementos e tubos permanecem frios, enquanto o abastecimento do meio é correto. Mas seria justo não adiar a adoção de medidas até as manifestações óbvias de um fracasso, mas fazer a manutenção preventiva da economia às vésperas de cada outono-inverno. Isso se aplica a edifícios de apartamentos e edifícios individuais.

Se a falha ocorreu durante o período de aquecimento, é possível reconhecer que o arejamento é o culpado pelos seguintes sinais:

  1. A bateria aquece de forma irregular em algumas partes. Na maioria das vezes, a parte superior do radiador fica mais fria, embora haja exceções.
  2. Os canos de abastecimento ficam quentes em alguns lugares e frios em outros.
  3. O sistema começa a fazer barulho, a ferver. Esta é uma manifestação clara da presença de bolhas de ar no seu interior, que criam obstáculos à passagem do transportador de calor. Geralmente ocorre silenciosamente.
  4. Elementos estruturais vibram, chacoalham. Neste caso, o problema já está ultrapassado, medidas para eliminá-lo devem ser aplicadas imediatamente.
  5. Quando aproveitados, alguns elementos da rede dão uma resposta mais sonora inerente ao vazio.
  6. Vazamentos aparecem no metal, pequenos orifícios são formados.

Além de não fornecer aquecimento aos espaços residenciais, comerciais e de varejo, arejar a rede também leva à sua rápida deterioração. Ocorre o chamado atrito seco, no qual os elementos do sistema são danificados. Este é outro argumento para o fato de que as comunicações devem ser constantemente mantidas em boas condições.

Uma eclusa de ar é um problema para o sistema de aquecimento

Maneiras de eliminar lacunas de ar

A mistura de ar e água é perigosa para a rede. Promove processos de oxidação e formação de calcário. Mesmo uma caldeira a gás não pode suportar o impacto de um ambiente agressivo, portanto, a remoção oportuna de ar do sistema de aquecimento de uma casa particular é um assunto importante.

Para se livrar das bolhas nas comunicações, você pode sangrar o ar. Algumas características devem ser levadas em consideração:

  1. Primeiro você precisa tentar aquecer bem o sistema. Quando isso não funcionar, o ar terá que ser ventilado.
  2. Mesmo se guindastes Mayevsky ou outras válvulas de drenagem estiverem instalados na rede, você precisa agir com cuidado. O parafuso deve ser afrouxado gradualmente, certifique-se de substituir um frasco ou balde sob o dreno.
  3. O sangramento é acompanhado primeiro por chiados e respingos, depois o portador começa a fluir mais livremente. Assim que isso acontecer, o processo deve ser interrompido.
  4. Se uma bolha for encontrada longe da válvula, você precisa abrir a válvula que está mais perto da área do problema. A camada deve ser empurrada em direção ao escorredor, adicionando água à rede.
  5. Quando vários locais são problemáticos, mas há mais de um ou dois guindastes, os desviadores são abertos estritamente por sua vez, movendo-se da entrada da rede para a sala.
  6. Com o aquecimento por caldeira, é necessário primeiro libertar o ar das resistências mais próximas da caldeira e, por fim, deixar o mais distante e alto em relação a ela.
  7. Se não houver desviadores Mayevsky, nem mesmo válvulas, as tampas do radiador terão que ser desparafusadas. Isso precisa ser feito com ainda mais cuidado, porque a pressão pode simplesmente derrubá-los. Então, em vez de um problema, outro surgirá - o apartamento pode estar inundado. O reset deve ser feito antes que o assobio pare. Em seguida, o parafuso deve ser apertado imediatamente até que pare.
  8. Se o processo for executado com sucesso, os tubos aquecerão por no máximo meia hora. Quando isso não acontece, o trabalho deve ser repetido e não apenas sangrar o ar, mas também deixar sair mais água.

Quando for impossível a retirada do bujão, ou sua eliminação não levar a uma melhora no funcionamento do aquecimento, o sistema deve ser limpo.

Como retirar o ar do sistema de aquecimento!

Regras de arranjo da rede de aquecimento

A melhor prevenção é a instalação adequada da rede.Remover o plugue do sistema de aquecimento é mais difícil do que investir imediatamente na confiabilidade e segurança das comunicações. Se possível, é necessário instalar reguladores automáticos que irão remover a maioria dos problemas. Isso é especialmente verdadeiro em uma casa particular.

Mas mesmo sem automação, você pode fazer muito:

  1. Monte corretamente os tubos, observando as regras de declive (cada metro - 5 ml).
  2. Instale os radiadores ligeiramente inclinados em relação às paredes.
  3. Equipe cada elemento da rede com um guindaste Mayevsky ou um escorredor mais simples.
  4. É melhor colocar um tanque de expansão aberto ou receptor de ar no pólo superior da rede. O tanque está cerca de 2/3 cheio.
  5. Faça a entrada do refrigerante com uma ligeira elevação, e a linha de retorno - com uma diminuição.
  6. A caldeira deve ser equipada com dreno. Isso protegerá o equipamento da ocorrência do efeito de fricção a seco, que pode desabilitar rapidamente o dispositivo, além de ameaçar aumentar a taxa de acidentes.

Removendo um bloqueio de ar do sistema de aquecimento

As torneiras também estão entupidas. Seu trabalho é afetado por saltos de pressão, mudanças bruscas de temperatura, golpe de aríete. Não devemos esquecer que esses dispositivos também precisam de atenção e limpeza.

Removendo o plugue do sistema de aquecimento

É importante observar o próprio modo de aquecimento... Para simplificar o monitoramento, a rede pode ser equipada com termômetro e manômetro. Se o sistema estiver fechado, é uma boa ideia fornecer um reabastecimento automático de água. O cumprimento dessas e de algumas outras regras determina em grande parte a qualidade do aquecimento e protege contra problemas com o suprimento de ar.

Layout do oleoduto em um prédio de vários andares

Como regra, em edifícios de vários andares, um diagrama de fiação de um tubo com um enchimento superior ou inferior é usado. A localização do tubo reto e de retorno pode variar dependendo de muitos fatores, incluindo até mesmo a região onde o edifício está localizado. Por exemplo, um esquema de aquecimento em um prédio de cinco andares será estruturalmente diferente do aquecimento em um prédio de três andares.

Ao projetar um sistema de aquecimento, todos esses fatores são levados em consideração e o esquema mais bem-sucedido é criado, o que permite trazer todos os parâmetros ao máximo. O projeto pode envolver várias opções de enchimento do refrigerante: de baixo para cima ou vice-versa. Em casas individuais, risers universais são instalados, que fornecem movimento alternado do refrigerante.

De onde vem o ar

Aqui estão as principais razões para a formação de uma câmara de descompressão:

  • Substituição de aparelhos de aquecimento em apartamentos. É realizado principalmente no verão, fora da estação de aquecimento. Após o teste de pressão, o riser é simplesmente preenchido com água e a liberação de ar é deixada com segurança para a queda;

descarga de ar do sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos

Substituindo o convetor por um radiador bimetálico.

  • Revisão de válvulas em risers. Está associada à necessidade de esvaziar completamente o circuito de aquecimento;
  • Revisão de válvulas na unidade do elevador. Novamente, o circuito de aquecimento é totalmente reiniciado;
  • Vazamentos de água através de conexões roscadas com estanqueidade prejudicada, conexões interseccionais de radiadores, glândulas de válvula, fístulas em tubos, etc. Com válvulas fechadas e utilizáveis ​​no elevador, eles levam a uma queda gradual da pressão no circuito. É necessário abrir levemente a lavadora ou torneira Mayevsky em um dos andares superiores - e o vácuo que surgiu na parte superior do circuito sugará o ar.

descarga de ar do sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos

A torneira de Mayevsky no radiador de aquecimento.

Métodos de remoção de bloqueio de ar

Uma vez que um ou mais dos fatores listados podem estar presentes em muitas casas, surge necessariamente a questão da remoção do ar no sistema de aquecimento. Esta operação pode ser realizada de várias maneiras. Tudo depende do tipo de circulação de refrigerante com a qual estamos lidando - natural ou forçada.

Em um sistema de aquecimento por circulação natural (ou seja, a tubulação superior), o bloqueio de ar formado pode ser removido através do tanque de expansão - está no ponto mais alto em relação a todo o sistema.A linha de fluxo deve ser colocada no tanque de expansão. Com a tubulação inferior, o ar é removido da mesma forma que nos sistemas de aquecimento equipados com bomba de circulação.

Você pode sangrar o ar do sistema de aquecimento com circulação natural usando um tanque de expansão

Em sistemas de aquecimento com circulação forçada do refrigerante, um coletor de ar é instalado no ponto mais alto, especialmente projetado para a liberação de ar. Neste caso, a tubulação de abastecimento é colocada com uma subida ao longo do curso de movimento do refrigerante, e as bolhas de ar subindo pelo riser são removidas através das torneiras de ar (elas são instaladas nos pontos mais altos). Em todos os casos, a linha de retorno deve ser colocada com uma inclinação na direção do dreno de água para um escoamento mais rápido se houver necessidade de reparos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores