Como fazer um forno de tijolos para o banho com as próprias mãos: diagramas e desenhos

Forno de tijolos faça-você-mesmo para um banho

Mesmo uma variedade sólida de fogões de sauna prontos feitos de metal não poderia diminuir a popularidade aquecedores tradicionaisconstruído de tijolos.

Amantes de procedimentos de banho, com experiência no uso de fogões de tijolos e de metais, afirmam unanimemente que é um tijolo que pode criar em uma sala de vapor atmosfera confortável.

O vapor é intenso, mas não escaldante, respirando facilmente, e em todo o espaço do banho existe um calor agradável e suave. Os proprietários de um recuperador de calor em tijolo são atraídos pela oportunidade, escolhendo um design ao seu gosto, de criar com a sua ajuda um interior único. No entanto, para um aquecedor de tijolos, não apenas sua aparência magnífica é importante.

A primeira prioridade desta instalação está aquecendo a sala e a água e obtendo vapor de alta qualidade. Para isso, o recuperador de calor deve ser construído de acordo com todas as normas, utilizando os materiais mais adequados e de alta qualidade. Só neste caso, suas características atenderão aos requisitos de um forno de tijolos para banho.

Preparando a base para um fogão de banho de tijolos

Um forno de tijolos feito em uma casa de banhos com as próprias mãos pesa várias toneladas. Ocupando uma pequena área, exerce uma grande pressão específica na base com o seu peso. Portanto, fogões de sauna de pedra são instalados em suas próprias fundações.

Para selecionar a localização da fundação, baixamos o fio de prumo estritamente no meio do buraco no telhado para a chaminé. O fio de prumo indicará no solo o local de projeção do centro do canal de fumaça. A partir deste ponto, com uma tolerância de 10 cm em cada direção, marcamos a planta da cava para a fundação.

A profundidade do buraco deve estar abaixo do ponto de congelamento do solo. A fundação de um fogão em uma banheira de tijolos não deve ser associada à fundação da própria construção. A areia é despejada no fundo do poço e em cima dele - pequenas pedras, cascalho e lascas de concreto. Tudo isso é compactado cuidadosamente. Em seguida, a estrutura soldada da fundação é colocada e a argamassa de cimento é derramada.

Preparação da fundação do forno para banho de tijolos, foto
Preparação da fundação do forno para banho de tijolos, foto

O corte superior da base para um fogão de banho de tijolos deve ser perfeitamente horizontal. Qualquer desvio do horizonte está repleto de desvios do recuperador para o lado, tanto durante a construção como durante a sua utilização.

O topo da fundação deve estar alguns centímetros abaixo do chão. Em seguida, para a impermeabilização, são colocadas duas camadas de material de cobertura, sobre as quais é colocada uma camada de tijolo e, por cima, uma folha de metal que serve para proteger o piso de madeira do fogo.

Como dobrar o portal da sauna

Portal faça você mesmo para um fogão sauna de tijolos: instruções sobre como fazer

Como acontece com qualquer estrutura de grande escala, um plano de construção preliminar é necessário aqui.

Para uma correspondência exata entre o resultado esperado e o resultado resultante, é necessário medir todos os lados e observar as dimensões planejadas no assentamento das paredes.

Preparação da solução

Proporções para a preparação de uma argamassa à base de areia e argila.

  • Argila - 2 peças.
  • Areia - 1 parte.
  • Água - 0,5 partes.

Procedimento de operação

Ao realizar o trabalho, a seguinte seqüência deve ser observada.

Design de fogão de sauna

Para construir fogões de sauna com tijolos - a experiência de um pedreiro sozinha não é suficiente! O aquecimento local significativo da câmara de combustão e a expansão térmica associada da pedra podem destruir facilmente a alvenaria após vários bons aquecimentos. Portanto, para a autoconstrução, é melhor focar no design com uma "fornalha flutuante". Neste caso, a câmara de combustão é feita de tijolos refratários, que são colocados sobre uma solução especial de forno.

Tijolo refratário de argila refratária para a câmara de combustão do forno para um banho
Tijolo refratário de argila refratária para a câmara de combustão do forno para um banho

Em torno dele, já de tijolos cerâmicos comuns, são erguidas as paredes externas da fornalha. A câmara de combustão e as paredes externas não estão rigidamente conectadas entre si. Portanto, a expansão linear da câmara de combustão não causará a destruição da alvenaria externa.

Além disso, sob a influência da alta temperatura de combustão do combustível, atingindo 1100-1400 graus, os tijolos fireclay são sinterizados em um único monólito com argamassa de argila e a fumaça não penetra para fora, mesmo que a costura entre os tijolos da alvenaria externa desintegra-se com o tempo.

Forno de tijolos para banho com as próprias mãos, desenhos
Forno de tijolos para banho com as próprias mãos, desenhos

A figura mostra uma planta da estrutura do forno. Números marcados:

  1. cantos de aço - grades de ferro fundido da fornalha são sobrepostas a eles;
  2. cantos para grades nas quais se colocam paralelepípedos para acumular calor;
  3. folga para compensar a expansão térmica;
  4. porta da câmara de combustão;
  5. saída de vapor para aumentar a umidade do ar no banho;
  6. revestimento de metal do suporte de prateleira;
  7. tela de aço refletora de calor;
  8. intervalo de temperatura superior (30-50 mm);
  9. chaminé;
  10. sobrepondo a fornalha;
  11. cantos de aço para colocar o arco da fornalha.

Como encher a câmara?

Neste caso, deve-se lembrar que existem pedras de banho especiais. Eles são especialmente tratados. Você também precisa tomar precauções para evitar o envenenamento por monóxido de carbono. É necessário separar o aterro da chaminé e da câmara de combustão. É melhor escolher pedras pesadas, densas e inteiras. Além disso, as opções naturais devem ser preferidas. Nesse caso, a única exceção é o arenito. Esta pedra pode obstruir as passagens de vapor. Além disso, torna-se inutilizável muito rapidamente. O diâmetro recomendado das pedras não é inferior a 10 cm. Após a primeira fornalha ter sido realizada, elas devem ser verificadas. Eles não devem expandir ou rachar quando expostos à temperatura. É melhor que as pedras selecionadas tenham uma forma redonda e uma superfície lisa. Não é recomendável dar preferência a opções picantes. Quando a água atinge eles, eles podem começar a "atirar". Recomenda-se escolher seixos, pedregulhos ou granito.

forno de tijolos para um banho com suas próprias mãos esquema

Antes de colocar as pedras no forno, elas devem ser bem enxaguadas. Assim, a sujeira que se acumulou em sua superfície não irá para a sala de vapor. A camada inferior deve ser composta de pedras maiores. Conseqüentemente, os pequenos permanecem no topo. As pedras mais fortes devem ser colocadas nas laterais. Em alguns casos, é necessário aumentar a taxa de aquecimento. Para isso, os lingotes de ferro fundido devem ser empilhados verticalmente. O diâmetro recomendado para as pedras colocadas na linha inferior é de pelo menos 15 cm e devem ser colocadas diretamente na grelha. No caso de um recuperador de calor, a alvenaria deve cobrir ao mínimo os furos deste último. Todos os itens rachados dentro de um ano de uso devem ser substituídos por novos.

Forno faça você mesmo em alvenaria de tijolos para um banho

Se, durante a construção de uma casa, as juntas entre os tijolos podem chegar a 10 mm, então para um forno a espessura de mais de 4 mm já é um desastre. Com o aquecimento periódico, essas costuras se desintegram muito rapidamente e a fumaça e o monóxido de carbono começam a fluir para o ambiente. Portanto, fornos de tijolos para um banho devem ser erguidos do mesmo tijolo de tamanho único, com uma cama e paredes laterais uniformes.

Fornos de tijolos para banho - desenhos com pedidos
Fornos de tijolos para banho - desenhos com pedidos

Pedidos de fogão de sauna

Os artesãos experientes não perdem tempo para a montagem preliminar da parte inferior do forno a seco - sem argamassa. Isso permite selecionar os tijolos necessários, numerá-los, avaliar possíveis problemas, fazer cortes e preparar peças no tamanho e forma desejados. Em seguida, a “alvenaria seca” é desmontada e repetida com a argamassa.

Fogão de tijolos para banho - foto de alvenaria
Fogão de tijolos para banho - foto de alvenaria

A primeira linha deve ser disposta com muito cuidado.Deve ser perfeitamente horizontal e as dimensões das diagonais do retângulo resultante devem ser iguais entre si.

Encomendar um fogão de tijolo para sauna
Encomendar um fogão de tijolo para sauna

Nos tijolos da primeira linha, usando um fio de prumo, a vertical das paredes do forno é verificada posteriormente. A horizontal é marcada com um nível longo (o comprimento do nível deve ser maior que as diagonais), e a mesmice das diagonais - com uma renda. Além disso, os ângulos retos e uma linha reta das paredes laterais desta linha são verificados. Posteriormente, cada linha também é controlada por nível e verificada quanto à vertical.

Colocando a parede do fogão para o banho com as próprias mãos de tijolos
Colocando a parede do fogão para o banho com as próprias mãos de tijolos

Para prender a porta do soprador na 3ª fileira, use fio de aço galvanizado ou uma tira de aço macio. Para que os fechos das portas não interfiram na alvenaria, são escolhidas ranhuras no tijolo com esmeril, onde o arame é rebaixado.

Fechando a porta do forno para um banho com suas próprias mãos de tijolo
Fechando a porta do forno para um banho com suas próprias mãos de tijolo

Sob os cantos de aço da 5ª linha, as plataformas também são selecionadas com um amolador para que o metal fique nivelado com o plano do tijolo. As grelhas são colocadas livremente nos cantos e, se queimarem, também podem ser trocadas livremente por outras novas. Além disso, por sua expansão, as grades não destroem a alvenaria.

Grelhas para uma sauna de tijolo
Grelhas para uma sauna de tijolo

Em seguida, deve-se iniciar a construção da câmara de combustão e, após, continuar a elevar as paredes externas. Desta forma, é muito mais conveniente manter as dimensões exigidas do forno de alta temperatura e ajustar as dimensões das lacunas térmicas entre ele e a parede externa.

Colocamos para fora a fornalha do fogão da sauna

A alvenaria do forno é feita de tijolos de forno de argila refratária. É impraticável fazer todo o forno com tijolos refratários, pois ele tem baixa capacidade de aquecimento e esfria rapidamente. Por outro lado, o uso de tijolos vermelhos comuns na fornalha, até mesmo de cerâmica, leva à sua rápida destruição devido à alta temperatura, e o fogão em um banho de tijolos com suas próprias mãos simplesmente falha.

Assentamento de tijolos da câmara da fornalha para um banho de tijolos
Assentamento de tijolos da câmara da fornalha para um banho de tijolos

As portas da fornalha, assim como as portas da câmara do aquecedor, são fixadas com arame ou tiras de metal, conforme mencionado acima. O perímetro das molduras das portas deve ser envolvido por um cordão de basalto de forno, que compensa as flutuações térmicas de tamanho. Compensação semelhante é feita nas estruturas de guia das válvulas da chaminé.

Selecionamos grades e pedras para o banho

Uma atenção especial também deve ser dada à seleção de grelhas. Eles operam em condições de temperatura muito agressivas e, portanto, podem queimar rapidamente. Portanto, as grelhas são geralmente feitas de ferro fundido espesso e resistente ao calor, mas em nenhum caso de reforço, fio-máquina de construção, não importa sua espessura. Lindos fogões de sauna de tijolos feitos por você mesmo são obtidos a partir de trilhos de sucata ou revestimentos de trilhos. A vida útil de tais grelhas excede a vida útil do próprio forno de pedra.

Barras caseiras para banho de tijolos
Barras caseiras para banho de tijolos

As pedras para a estufa devem ser redondas e dimensionadas para que possam ser carregadas e descarregadas pela porta da câmara sem dificuldade. O papel de pedras pode ser desempenhado por pedaços de isoladores quebrados de linhas de alta tensão de tamanho médio. Eles são feitos de vidro resistente ao calor e são resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Mas a capacidade de calor do vidro é pior do que a da pedra, essa fornalha esfriará mais rápido.

Instalando o fogão em uma banheira com uma fornalha remota

Uma moderna salamandra está equipada com sistemas para soprar a porta de uma fornalha de vidro, pelo que o aquecimento do vestiário não será intenso. Para um bom aquecimento, as portas da fornalha deverão ser ligeiramente abertas, o que é levado em consideração na escolha do local de colocação do recuperador. A porta ligeiramente aberta não deve interferir com a caminhada no camarim e não deve criar um risco - se a área da sala for pequena, então é melhor levar a fornalha para a próxima sala ou para o rua.Se for possível instalar uma fornalha no camarim, isso deve ser feito, principalmente quando o camarim for conjugado com uma sala de relaxamento e chá. Os fogões modernos têm vidro panorâmico resistente ao calor nas portas do forno, e o espetáculo de uma chama viva sob o vidro adicionará um sabor especial ao banheiro. Soprar vidro realiza a tarefa de resfriar e limpar as superfícies internas das portas da fornalha, de forma que os vidros fiquem transparentes e o acúmulo de fuligem seja impossível. Estética e calor, um ótimo complemento para o interior - uma fornalha remota pode servir como lareira para banheiros. Canais de combustível remotos perto de fogões podem ser retangulares e estreitos para as portas corta-fogo, e uma lareira improvisada pode ter uma aparência diferente - isso é levado em consideração ao escolher um fogão e planos para sua colocação.

Na rua, existem canais de combustível para fogões de banho, geralmente quando é impossível colocar uma fornalha em um camarim ou banheiro:

  • Se as áreas das instalações das salas de vapor e camarins forem muito pequenas e não permitir a colocação de fornalha;
  • Se o carvão é planejado como combustível, ao queimá-lo não se pode fugir da poluição e dos produtos tóxicos da combustão;
  • Em banhos comerciais, onde o foguista não deve estar presente durante os procedimentos de banho.

O funcionamento de uma sauna com fornalha na rua torna-se difícil, e no inverno torna-se um processo complicado ou requer a nomeação de um "foguista de plantão", pois nem sempre é agradável saltar da sala de vapor para colocar lenha para o fogão.

A única vantagem real de instalar uma fornalha de fogão na parede externa do balneário com acesso à rua é a limpeza do balneário, pois não haverá lenha ou carvão dentro do edifício do balneário.

A segurança contra incêndio durante a instalação e operação de fogões de sauna deve ser garantida adequadamente. Uma das tarefas principais é equipar uma base confiável para o fogão da sauna, adjacente à parede ou divisória. A borda da fundação é isolada com materiais resistentes ao calor e uma folha de metal é colocada no topo. A placa de amianto como isolamento resistente ao calor não tem desvantagens, mas do ponto de vista ecológico, os materiais de amianto são questionáveis. O mercado moderno oferece lã mineral prensada, espuma de vidro, materiais plásticos de mica - seguros para a saúde humana e resistentes a altas temperaturas.

  • Na frente das portas corta-fogo, é fornecida uma cobertura metálica com um tamanho de pelo menos 0,4 x 0,8 m.Uma folha de metal no chão vai facilitar a limpeza do fogão e se tornar uma barreira contra faíscas e fogo. Os pisos dos vestiários costumam ser de madeira, menos ladrilhados, e essa medida é necessária.
  • Os nós da passagem do canal de combustível nas divisórias e paredes da sala de vapor e sanitários, bem como na parede externa quando a fornalha é retirada do lado de fora, são estritamente padronizados. Os materiais à base de madeira são separados do canal por revestimentos de tijolo ou pedra. A distância mínima da parede do forno até uma parede ou revestimento de madeira é de 0,45 m.
  • A distância mínima do teto da banheira à superfície do recuperador é de 1,20 m.
  • A distância mínima das bordas das portas do forno às portas é de 1,25 m.

A unidade de passagem do canal remoto de combustível, via de regra, é equipada com isolante térmico - folha de fibra de cimento, lã de basalto mineral. O isolamento é instalado ao longo de toda a estrutura final da passagem. Com uma espessura de isolamento térmico de até 5 cm, é permitido reduzir o tamanho da parede externa da estufa ao revestimento da parede de madeira para 25 cm. Aumentando a espessura do isolamento térmico, a distância de segurança pode ser maior reduzido - até 12,5 cm. Freqüentemente, a abertura é assentada com tijolos.

A instalação de um recuperador de calor de fábrica é mais fácil, visto que o seu desenho, em regra, apresenta uma caixa dupla com uma camada de isolamento térmico ou com canais de convecção. Os fogões caseiros são mais simples, geralmente feitos de chapa de aço. Forrar o fogão com um tijolo, neste caso, não é apenas uma medida de segurança contra incêndio, mas também uma proteção para aqueles que tomam banho contra ferimentos.

A instalação e o isolamento dos fogões metálicos em banheiras de madeira devem ser efectuados de acordo com o cálculo, sem simplificações e de acordo com as normas, pois disso depende a segurança das pessoas.

A sequência de trabalhos no revestimento da fornalha

A estrutura de tijolo deve ter uma fundação sólida sob ela, portanto, o processo de revestimento do forno começa com a disposição de uma fundação sólida ou colunar. Tendo o piso de madeira na banheira, você também deve cuidar da segurança contra incêndio. Para isso, na área da porta da fornalha, é colocada uma folha de metal, cobrindo-a por cima com material de amianto. O trabalho posterior é realizado na seguinte ordem:

  • executar uma base, que é uma ou duas carreiras de alvenaria;
  • uma fornalha é montada na base;
  • colocar a primeira fila de tijolos, ao longo da qual toda a estrutura está sendo instalada;
  • coloque gradualmente as seguintes linhas da tela, deixando orifícios especiais para a circulação de ar abaixo e acima, elementos adicionais são montados ao longo do caminho;
  • faça uma chaminé de tijolos ou instale um cano de metal.

Ao realizar o trabalho, não se deve esquecer tais nuances:

  • para forrar o forno, use um tijolo que tenha sido pré-embebido por 30 a 40 minutos em água;
  • as juntas entre tijolos não devem exceder 5 mm.

Caso contrário, tudo é igual à alvenaria normal: verifique os cantos com um fio de prumo e a regularidade de cada linha com um nível. A adesão estrita à tecnologia é uma garantia da qualidade do design futuro.

Algumas palavras finais

Os custos da mão de obra e o dinheiro gasto no revestimento do fogão da sauna se justificam com juros. O invólucro de tijolo aumenta a segurança do funcionamento do fogão metálico, o calor é distribuído uniformemente, pois a pedra artificial primeiro acumula calor e depois o exala. E o calor permanece por muito mais tempo, você pode cozinhar confortavelmente na casa de banho por várias horas seguidas. Os benefícios são evidentes.

stroikadialog.ru

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores