Briquetes de combustível de casca de girassol para aquecimento. Prós e contras


Vantagens do material apresentado

Briquete de combustível faça você mesmo
Portanto, as principais vantagens desses elementos são as seguintes.
1. Fazer um briquete de combustível com suas próprias mãos é bastante simples, então você pode fazer você mesmo, usando dispositivos simples - prensas. Além disso, você pode até começar seu próprio negócio.

2. Longa duração de queima. O briquete pode queimar de 1 a 4 horas. Ao mesmo tempo, ele emite calor constantemente.

3. A quantidade mínima de fumaça, faíscas.

4. Respeito ao meio ambiente, pois os briquetes de combustível são feitos à mão de plantas e outros materiais naturais.

5. Rentabilidade. O custo de uma tonelada desse combustível é significativamente menor do que a mesma quantidade de carvão ou lenha. Ao mesmo tempo, a eficiência energética é muito melhor.

6. Praticidade. A cinza que se forma após a queima dos briquetes pode ser usada como fertilizante.

7. Facilidade de armazenamento. O material apresentado não ocupa muito espaço, podendo estar em sacos plásticos. Além disso, pode ser armazenado por muito tempo em condições de alta umidade.

8. Aplicação em todos os tipos de equipamentos de combustível: lareiras, caldeiras, fogões.

9. Simplicidade no armazenamento.

Lareira falsa decorativa faça você mesmo

Construir uma lareira falsa é um processo demorado que requer algumas habilidades e experiência em construção. Para construir uma estrutura bonita e confiável que vai servir sem deformações por muito tempo, você deve fazer um desenho correto, calcular a quantidade de materiais consumíveis e estudar cuidadosamente o guia passo a passo.

Como fazer um desenho e escolher os parâmetros corretos

Ao criar o desenho de uma estrutura de lareira, é necessário levar em consideração o tamanho da sala e o futuro elemento de decoração. O forno clássico do chão à parede tem os seguintes parâmetros: a largura da parte inferior é 1500 mm, a profundidade é 345 mm e a largura da parte superior é 1490 mm.

Quais materiais serão necessários

Dependendo do tipo de lareira, você precisará preparar uma série de materiais e ferramentas para seu processamento. Quando se trata de produtos de drywall, você precisa comprar chapas de drywall. Ao escolher um material, você deve se orientar pelas características da camada de revestimento. Ao finalizar com uma laje, é necessário considerar a opção de uma modificação resistente à umidade. Então você precisa comprar perfis de suporte, com base nos quais a estrutura da lareira será montada.

Para conectar os elementos da estrutura, você deve adquirir parafusos autoatarraxantes. O comprimento ideal dos fixadores é 1,4-1,6 cm. Você também deve preparar parafusos de cabeça escareada - com a ajuda deles, as folhas serão fixadas. Você também precisará de pregos de cavilha para fixar os perfis.

A quantidade de consumíveis é determinada pelo tamanho da estrutura decorativa.

Lareira de poliuretano

A opção de erguer uma lareira artificial de poliuretano é uma das mais econômicas e rápidas. Para o próximo trabalho, você precisará comprar um portal de poliuretano, calcular as dimensões e concluir a instalação.

Se você estiver usando um dispositivo elétrico com uma imagem de fogo na tela, meça de todos os lados e crie um wireframe com base nos dados.

Também é importante fornecer meios de conexão à rede elétrica e a confiabilidade do sistema de ventilação.

Qual é a melhor lenha para acender uma lareira?

Construção de madeira compensada

Os portais de compensado são especialmente procurados para ocultar qualquer defeito em uma sala, incluindo uma bateria de aquecimento velha. Para criar uma moldura, você deve usar blocos de madeira e, em seguida, embainhar com madeira compensada.

A aparência da lareira é determinada pela preferência pessoal e pelo estilo do interior.

Imitação de uma lareira de gesso cartonado

É mais difícil construir uma lareira decorativa baseada em drywall do que usar outros materiais. Mas em condições de espaço limitado, uma opção de gesso cartonado de canto pode ser a mais adequada. Para criar uma moldura, um fino perfil de metal é usado, no qual são feitos orifícios para buchas ou parafusos auto-roscantes. Em seguida, o drywall é preso à base, dando-lhe a forma desejada.

Nova vida de móveis antigos

Uma opção acessível para criar uma lareira decorativa é transformar móveis antigos. Se a casa tiver um armário ou aparador desnecessário, você não deve jogá-lo no lixo. Com o mínimo de imaginação, você pode fazer uma boa imitação de um recuperador de calor com este pedaço de madeira.

Etapas de trabalho

Para simplificar o processo de montagem de uma lareira falsa, é necessário estudar a sequência de ações e começar a trabalhar. Você precisará preparar desenhos e cálculos, coletar os materiais e ferramentas necessários e começar a criar um quadro

Além disso, é importante fornecer um diagrama de conexão de comunicação e executar a parte decorativa do trabalho

Áreas de aplicação do material


Antes de fazer um briquete de combustível com suas próprias mãos, você precisa descobrir onde ele pode ser usado. Na maioria das vezes, o material é usado para aquecimento de edifícios residenciais, instituições educacionais e estabelecimentos de alimentação.
Além disso, os briquetes de combustível podem ser usados ​​em armazéns onde os materiais de madeira são secos e armazenados. As empresas industriais também costumam usar o tipo de combustível apresentado em combinação com outros materiais. Em qualquer caso, o material apresentado é o mais eficiente e econômico, principalmente em comparação com outros tipos de combustível.

Quais são as matérias-primas utilizadas na produção?

Antes de fazer um briquete de combustível com suas próprias mãos, você precisa selecionar o material e o equipamento de origem necessários. Primeiro, vamos descobrir do que o produto pode ser feito. Portanto, na maioria das vezes, resíduos de madeira e plantas são usados ​​na produção.

fazendo briquetes de combustível em casa

Por exemplo, você pode fazer um briquete em casa com cascas de vegetais, serragem e palha. Além disso, também é permitido o uso para a produção de materiais como folhas caídas, aparas, caules secos de plantas, lascas, cascas de sementes.

Naturalmente, para a produção, também é necessária água, argila e outras substâncias que possam colar as matérias-primas. Em alguns casos, o amido pode ser adicionado. Em geral, você pode usar qualquer resíduo combustível que esteja inutilmente no seu território para fazer briquetes.

Equipamento aplicado

Para fazer um briquete de combustível com suas próprias mãos, você precisa escolher a prensa ou picadora certa. Ao escolher uma prensa, é necessário decidir que formato e área os elementos terão. Na maioria das vezes, são feitos briquetes redondos e retangulares.

Produção DIY de briquetes de combustível

Dentre os equipamentos profissionais, pode-se destacar uma prensa de parafuso, de impacto mecânico e hidráulica. O primeiro dispositivo é capaz de fornecer elementos octogonais com um pequeno orifício no centro. Eles se distinguem por sua densidade máxima, portanto, eles fornecem o tempo de queima mais longo. A prensa hidráulica produz elementos retangulares de menor densidade, o que garante alto consumo de material. Fazer briquetes de combustível em casa usando um dispositivo mecânico de choque dá a você a oportunidade de fazer material de qualquer formato. Além disso, os elementos possuem uma densidade média.

Você pode fazer uma máquina para fazer briquetes em casa. Para fazer isso, você precisa de uma simples prensa e molde (cano de esgoto com furos). Observe que durante a fabricação do produto apresentado, você precisará levar em consideração o comprimento da fornalha.

Pelotas: o que é e como é feito

O moderno tipo de combustível que se utiliza para combustão em caldeiras a pellets Os Pellets são uma excelente alternativa ao gás e outros combustíveis, mas muitos não sabem o que é. O aquecimento com pellets é 3-4 vezes mais barato que o gás, mas até agora a tecnologia de fabricação desse material não permite a substituição completa do gás por ele. Mas muitas pessoas consideram os pellets uma alternativa. Conteúdo O que são pellets? História de aparecimento Fator ambiental Classificação dos pellets Processo de produção Vantagens do combustível Como escolher pellets de alta qualidade?

Os pellets são considerados um combustível amigo do ambiente

Madeira picada usada para fazer pellets

Uma das características das pelotas combustíveis é a quantidade de energia térmica liberada, que afeta o custo da matéria-prima.

Pellets de madeira em um recipiente perto da caldeira criam uma espécie de decoração em um interior moderno

Pelotas: o que é?

Externamente, os pellets de combustível parecem grânulos cilíndricos. Resíduos de madeira e produção agrícola são pressionados para dentro deles. Seus tamanhos são padrão: Diâmetro - 6-8 mm. Comprimento - de 5 a 70 mm. Umidade - 7-10%.

Os grânulos "soltos" são convenientes ao usar dispositivos de alimentação em caldeiras. Devido a este indicador, eles são usados ​​com sucesso em caldeiras de pirólise. Se compararmos com a lenha, então a eficiência das caldeiras com esse combustível é 1,5 vezes maior. Mas o tamanho de um pellet depende do material usado para a produção, do tipo de matéria-prima e do escopo de uso. Observação!

No exterior, esse tipo de combustível é utilizado ativamente, principalmente em caldeirarias automatizadas. Os pellets encontraram a sua distribuição tanto para uso doméstico como industrial. Em termos de condutividade térmica, os pellets são comparados ao carvão. Além disso, este combustível é amigo do ambiente.

Pellets bem secos funcionam com mais eficiência

História da aparência

As caldeiras a pellets foram utilizadas pela primeira vez nos EUA e foi aí que se iniciou a produção deste material. Embora inicialmente a ideia da peletização fosse um pouco diferente, pois desta forma foi planejada para economizar espaço no transporte de resíduos. Mas rapidamente, os pellets começaram a ser usados ​​como combustível. Na Europa, a primeira palestra sobre combustíveis alternativos foi na Suíça na década de 1980. Os pellets começam a ser feitos a partir de resíduos de madeira. Na década de 90, ocorreu um verdadeiro boom na produção de combustíveis em escala industrial na Suíça. Outros desenvolvimentos ocorreram no Canadá, Dinamarca, Finlândia, Inglaterra, Itália. No momento, as fábricas de produção de pellets estão localizadas diretamente ao lado das empresas madeireiras e de processamento de madeira. Isso permite que a produção de combustível continue, e essas fábricas geralmente operam 24 horas por dia.

Fator ambiental

Comprar pellets significa manter uma base ecológica estável. Eles são o resultado do processamento de resíduos, o que significa que não irão prejudicar a atmosfera e os seres humanos. Acredita-se que os pellets façam parte do ciclo do CO no meio ambiente, ou seja, eles o liberam exatamente tanto quanto a árvore é absorvida durante o crescimento.

No processo de queima de pellets, é emitida a mesma quantidade de dióxido de carbono formada durante a decomposição natural da madeira. Observação!

Os resíduos são aproveitados na produção, o que significa que cada tonelada desse combustível mantém as árvores da floresta sãs e salvas. E o meio ambiente não é poluído por resíduos de processamento de madeira. O que é muito importante, as emissões para a atmosfera da combustão desse combustível não são tão prejudiciais como se o carvão e o óleo diesel fossem queimados.

As características químicas dos pellets dependem da matéria-prima com que são feitos.

Classificação da pelota

O preço das pelotas depende muito das matérias-primas utilizadas no processo de fabricação. Essa classificação existe:

Uma variedade de pellets com base em matérias-primas Pellets brancos - esse tipo também é chamado de “premium”. Eles são feitos de resíduos de madeira sem casca. O valor calorífico de tais pelotas atinge 17,2 MJ / kg. O teor de cinzas é praticamente zero. Essas pelotas representam cerca de 95% de todas as que estão no mercado hoje. Eles são adequados para todos os tipos de caldeiras.

A vantagem dos pellets brancos é o baixo teor de cinzas. A limpeza da caldeira após essas matérias-primas não é necessária mais do que uma vez por mês Industrial - elas contêm madeira de qualidade inferior. Além dos resíduos de madeira, eles podem conter casca e partículas não combustíveis. Em termos de valor calorífico, dificilmente diferem do primeiro tipo, mas o teor de cinzas é ligeiramente superior. Ao utilizá-los, a caldeira terá que ser limpa com mais frequência.

Elementos adicionais na composição dos pellets industriais tornam sua cor um pouco mais escura. Agropellets - são produzidos a partir de resíduos agrícolas. Seu valor calorífico é inferior - até 15 MJ / kg, o teor de cinzas é superior a 4%. Ou seja, a caldeira terá que ser limpa com frequência. Entre as vantagens desse combustível está o preço acessível. Eles são usados ​​principalmente para gerar calor em grandes usinas termelétricas. Eles também são convenientes se as caldeiras permitirem a remoção automática de cinzas. Eles não podem ser usados ​​em todas as caldeiras, mas apenas naquelas que são projetadas para esse tipo de combustível.

Opção econômica de combustível de qualidade padrão que só pode ser usado em caldeiras especiais

Processo de manufatura

A produção de pelotas é um processo de várias etapas que requer custos de material e tempo. Mas, antes de tudo, as matérias-primas são entregues na fábrica. As matérias-primas podem ser: Casca, serragem, aparas de madeira, outros resíduos da extração madeireira. Resíduos agrícolas: milho, palha, casca de girassol e outros.

Pellets para aquecimento de caldeiras de casca de girassol O processo tecnológico de produção consiste nas seguintes etapas: Britagem grosseira. Secagem. Esmagamento fino. Mistura e tratamento de água. Pressionando. Resfriamento, secagem. Embalagem.

Lascas de madeira são usadas para fazer pellets de madeira

Britagem primária

Também é chamado de esmagamento grosso. No processo, a moagem ocorre em um tamanho de 25 x 25 x 2 mm. Este processo fornece secagem rápida de matérias-primas para o teor de umidade necessário. Como esse material é armazenado sobre um piso de concreto para evitar a mistura com areia e pedras, a alimentação no moinho é feita por meio de um raspador.

Trituração de resíduos de madeira - a primeira etapa na produção de pellets

Secagem

Já a matéria-prima tem um teor de umidade de 15%, o que não é adequado para as próximas etapas, pois não será bem prensada. E os pellets que contêm tanta umidade não são adequados para caldeiras. O garfo de umidade ideal é de 8% a 12%, mas os pellets corretos são de 10%. Para secar as matérias-primas primárias trituradas, são usados ​​secadores de correia de tambor. A escolha de um determinado método de secagem depende do tipo de matéria-prima, sua qualidade e outros fatores.

As matérias-primas para a fabricação de pellets com umidade inadequada requerem umedecimento ou secagem adicional Observação!

Este processo consome muita energia, pois para secar 1 tonelada de matéria-prima, nesta fase é necessário queimar 1 m³ de lenha. Para reduzir o custo desse processo, a casca ou a serragem são queimadas no forno do secador.

Britagem secundária (fina)

Para que a prensa funcione, o tamanho das partículas não deve ser superior a 4 mm, portanto, é aplicada a retificação. Para isso, utilizam-se moinhos de martelo, excelentes para a trituração de aparas fibrosas, serragem.

Serragem preparada para re-britagem

Ajuste de água, pressionando

Como nas etapas anteriores a matéria-prima estava seca e no momento só tem 8% de umidade, será difícil colar. Para isso, o material é umedecido com água ou vapor.Este último é necessário ao prensar resíduos de madeira sólida. Se a matéria-prima for fibra longa, umidade adicional é suficiente. Quanto à prensagem, o equipamento para pellets possui diferentes formas de matriz - plana e cilíndrica. O diâmetro da própria matriz é de cerca de 1 metro, enquanto a potência é medida em 500 kW.

As prensas de alguns fabricantes não requerem vapor adicional devido às suas características de design.

Refrigeração, embalagem

Para obter pellets de qualidade é necessário resfriá-los bem. Este processo ajuda a drenar os grânulos. Após a prensagem, eles têm uma temperatura de + 70-90 ⁰С. Após completar este processo, eles são peneirados e embalados. Como os pellets são matérias-primas soltas, muitas vezes são armazenados a granel, mas isso pode afetar negativamente a qualidade do material, pois ele absorve umidade. Portanto, os fabricantes embalam e recomendam armazenar o combustível em grandes sacos. Os pellets de melhor qualidade que você pode comprar são pré-embalados de fábrica em sacos de 20 kg.

A embalagem dos grânulos depende do sistema de armazenamento existente no consumidor: a granel, em big bags ou em pequenas embalagens

Vantagens de combustível

Os pellets têm uma série de vantagens significativas: É uma matéria-prima amiga do ambiente que não produz aumento das emissões de CO2 para a atmosfera. Baixo risco de combustão espontânea pelo fato de não conterem esporos, poeira. Os pellets são mais densos que a madeira e seu teor de umidade é menor, o que fornece mais calor da combustão do mesmo volume que a madeira. Devido às dimensões e fluidez padrão, é possível automatizar completamente o processo de aquecimento. Os tipos de pellets mais comuns apresentam poucos resíduos, o que significa que não é necessário limpar a caldeira todos os dias. De acordo com as avaliações de quem usa esse combustível, a limpeza não é necessária mais do que 1 vez por mês. Só à primeira vista, este combustível não parece ser o mais acessível. Na verdade, se recalcularmos a quantidade de energia térmica, os pellets serão o combustível mais eficiente nesse aspecto. Facilidade de armazenamento de matérias-primas - espaço mínimo e sem odores. Simplicidade e limpeza de transporte. Alta eficiência da caldeira dentro de 96%. Um exemplo da operação de uma caldeira a pellet na seção Observação!

Se falamos das deficiências do material, então essa é a necessidade de manter o estoque constantemente no depósito. Além disso, como desvantagem, o perigo de queima de pellets é observado se as matérias-primas de que foram feitas são retiradas de áreas contaminadas com radiação. Na verdade, existe esse risco, mas os fabricantes que estão no mercado há muito tempo não arriscarão sua imagem e venderão material francamente perigoso. Portanto, é necessário escolher com cuidado o fabricante dos pellets.

Os pellets de madeira praticamente não são suscetíveis à combustão espontânea, pois não contêm poeira e esporos. Além disso, eles não causam uma reação alérgica.

Como escolher pelotas de qualidade?

A importância de escolher pellets de alta qualidade é que apenas esses pellets podem fornecer a quantidade de calor declarada. O parâmetro de seu teor de cinzas também estará dentro dos limites apresentados. O uso de combustível de baixa qualidade leva ao desgaste acelerado da caldeira.

Os pellets apresentam um alto valor calorífico em comparação com as aparas de madeira ou madeira. Ao escolher, deve-se prestar atenção a: Tamanho. Além disso, não apenas as dimensões dos próprios pellets, mas também a presença de partidos e desintegrados. Não deve haver pó na embalagem e, se for encontrado em quantidades significativas, não vale a pena comprar esse combustível. A superfície do pellet deve ser lisa e brilhante. Se o material for de baixa qualidade, a rugosidade será claramente perceptível. Os pellets devem estar firmes e secos, apenas estes devem ser usados. É difícil quebrar um pellet de alta qualidade; em nenhum caso, ele deve se desintegrar em suas mãos. Outra forma de verificar a qualidade é jogar combustível na água, e se o pellet afundar, isso é bom, mas se flutuar, é melhor procurar outro combustível.

A forma correta dos pellets permite um fácil transporte e manuseio, bem como o escoamento através de mangas especiais.O uso de pellets é uma solução cómoda e amiga do ambiente. Não é surpreendente que quase toda a Europa já tenha mudado para esse tipo de combustível.

Briquete de combustível refere-se a tipos alternativos de combustível que são usados ​​para acelerar o acendimento do fogão ou substituir a lenha na lareira. Além disso, os briquetes são amplamente utilizados para aquecimento de estufas, garagens para chalés de verão ou casas de jardim para residência temporária.

As tecnologias modernas permitem obter briquetes de materiais e resíduos desnecessários.

As principais vantagens dos briquetes de combustível incluem:

  1. A capacidade de fazer briquetes de combustível com suas próprias mãos
    , e na presença de adaptações simples, a sua produção pode ser organizada como forma de gerir o seu próprio negócio.
  2. Em comparação com a madeira
    - Maior tempo de queima, com mínima formação de faíscas e fumaça.
  3. Limpeza ecológica
    , uma vez que na produção de combustível briquetado, são utilizados principalmente resíduos vegetais.
  4. Briquetes econômicos
    em comparação com o carvão ou a madeira, explica-se pelo aproveitamento dos resíduos e pelo aproveitamento da sua força muscular e dos artifícios mais simples;
  5. Uso livre de resíduos
    - as cinzas formadas após a combustão podem ser utilizadas como fertilizante.
  6. Praticidade, despretensão e economia durante o armazenamento
    - os briquetes empilhados ocupam menos espaço do que a lenha ou o carvão soltos.
  7. Pode ser usado em qualquer sistema de aquecimento
    e dispositivos, que vão desde um incêndio em uma casa de verão e terminando com uma caldeira para um sistema de aquecimento individual movido a combustível sólido.

Tecnologia de fabricação de materiais

A produção de briquetes de combustível consiste em várias etapas:

1. Primeiro você precisa moer os resíduos que serão usados ​​para a produção dos elementos.

2. Adicione argila seca ao mesmo recipiente, que servirá como um elo de ligação.

3. Agora adicione água a esta mistura. Além disso, o mingau não deve ficar muito líquido ou espesso. Em qualquer caso, a massa deve ser bem moldada. Além disso, a densidade do briquete depende da quantidade de água.

4. A mistura resultante deve ser despejada em um molde e aplainada com uma prensa. Certifique-se de que o máximo de água possível saia do mingau. Depois disso, os produtos resultantes devem ser completamente secos ao sol. Para que sejam duráveis, cada elemento deve ser coberto com papel ou trapos. Depois de completamente secos, todos os briquetes podem ser dobrados juntos.

como fazer um briquete de combustível com suas próprias mãos

Ao pressionar a matéria-prima com uma prensa, você terá que fazer um grande esforço para extrair o máximo de água possível da mistura.

Dispositivo de briquetagem de resíduos

Imprensa caseira
Caso se pretenda utilizar briquetes de aquecimento para o aquecimento de inverno de uma casa de campo ou como combustível alternativo numa casa individual, é bastante trabalhoso fazê-los manualmente.

Neste caso, é aconselhável fazer a máquina mais simples que irá agilizar e facilitar o trabalho. Hoje, várias modificações das máquinas-ferramentas estão disponíveis no mercado. Eles diferem na funcionalidade, no número de células nas formas, no tipo de acionamento - manual ou mecânico.

Todos os modelos têm uma coisa em comum - permitem mecanizar o processo mais trabalhoso - a compactação da massa úmida nas células do molde.

A máquina mais simples é uma estrutura de metal soldada a partir de um canto, sobre a qual é fixada uma mesa de madeira pintada com tinta resistente à umidade. Um suporte em forma de "P" é soldado ao quadro, entre os postes dos quais uma alavanca oscilante é fixada - um braço oscilante, cujo comprimento depende da força de compressão.

Um punção é articulado na alavanca, cujas dimensões são ligeiramente menores do que as dimensões das células. O molde, preenchido com a massa do briquete, é colocado no tampo da mesa e prensado com um punção até que os briquetes tenham a densidade desejada.Movendo o molde sobre a bancada, a operação de crimpagem é repetida para cada célula.

Para que a prensa funcione por tempo suficiente, após cada operação de prensagem deve-se limpar a massa aderente.

Se o jardineiro tiver a oportunidade de obter ou fazer uma placa vibratória, a prensa não é necessária. A compactação da massa de serragem-argila é realizada por vibração.

Dicas úteis

A produção de briquetes de combustível do tipo "faça você mesmo" é bastante simples, embora trabalhosa. Observe que o teor de umidade de cada produto não deve exceder 13%. Para que o elemento queime melhor, durante a fabricação, você pode adicionar papel, que precisa ser rasgado em pequenos pedaços. E para que todas as partes constituintes fiquem melhor juntas, você pode adicionar um pouco de amido à mistura.

Observe que você precisará de diferentes briquetes para diferentes tipos de dispositivos de aquecimento. Por exemplo, elementos de turfa e bétula são adequados para lareiras. Para banhos, saunas e churrasqueiras, é melhor usar briquetes eurowood ou de madeira. Eles podem queimar e arder lentamente. Além disso, praticamente não emitem substâncias cancerígenas ou outras substâncias nocivas.

Agora você sabe fazer um briquete de combustível com as próprias mãos. Boa sorte!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores