Opções de aquecimento autônomo em uma casa particular, seus prós e contras


Se um projeto de construção está em fase de desenvolvimento, é mais fácil escolher uma opção adequada para aquecer uma casa. Claro, você precisa levar em consideração a região, a disponibilidade do combustível mais acessível, o número de andares da casa, o grau de isolamento e alguns outros fatores que são especificados após os cálculos térmicos. Mas escolher as opções de aquecimento para uma casa particular de uma já existente é um pouco mais difícil. Neste caso, frequentemente falamos em substituir o aquecimento desactualizado ou não rentável por outro tipo de aquecimento. Neste caso, os seguintes tipos de sistemas de aquecimento para uma casa particular e suas opções populares são possíveis:
  • aquecimento de água utilizando caldeiras com diversos combustíveis;
  • convectores a gás ou elétricos;
  • aquecimento do ar;
  • aquecimento de tubos sem radiadores.

O aquecimento do ar utilizado para aquecimento é projetado e instalado durante a construção de uma casa. A opção é muito cara e é difícil montá-la nas instalações existentes. Não iremos nos aprofundar na consideração de sistemas exóticos caros e considerar os tipos de aquecimento disponíveis e populares para residências privadas.

Esquemas de aquecimento populares

Na presença de uma tubulação de gás, o esquema de aquecimento a gás de uma casa particular é o mais ideal. Nesse esquema, uma caldeira a gás é instalada como gerador de calor, que aquece o refrigerante. A movimentação do refrigerante ocorre tanto por ação da gravidade (sistemas de gravidade) quanto com o auxílio de uma bomba de circulação. Para pequenas casas privadas, os esquemas de aquecimento para uma casa privada com uma caldeira montada na parede são usados ​​com sucesso, se não houver sala separada para uma sala da caldeira e as dimensões da cozinha forem limitadas.

Os próprios layouts de tubulação são padrão:

  1. um tubo;
  2. dois tubos.

Esquema de um tubo

Um sistema de um tubo com uma conexão em série de radiadores é usado apenas em pequenas casas ou chalés de verão. Este diagrama de fiação tem uma desvantagem significativa - aquecimento desigual das baterias, que é especialmente sentido se um circuito de aquecimento de uma casa privada sem bomba for montado, o que é chamado de "gravidade". Se o comprimento do circuito for pequeno, a bomba de circulação compensa quase completamente esta desvantagem. Com um grande número de baterias e uma extensão significativa do circuito, um sistema de um tubo atualizado - "Leningradka" é usado. Foi inventado em Leningrado - atual São Petersburgo.

Esquema de dois tubos

O esquema de dois tubos para conectar uma caldeira a gás em uma casa particular é o mais ideal em termos de uniformidade de aquecimento, mesmo quando se usa um "sistema de gravidade", mas mais intensivo em materiais. Neste esquema, o refrigerante entra nas baterias pelo tubo de alimentação e retorna por outro, denominado “retorno”. Todos os aquecedores são conectados a esses dois tubos em paralelo, o que facilita o reparo e o ajuste da temperatura em quartos diferentes.

Instalação de aquecimento doméstico

Aquecer uma casa com um radiador pode ser feito com as próprias mãos, mas é um processo bastante complicado e demorado para concluí-lo sozinho.

  • Para instalar um aquecimento doméstico ou instalar um sistema, você precisa comprar chaves de torque do tamanho certo. Como o fluido do sistema está sob pressão, a vedação inadequada das conexões pode levar ao aparecimento de jatos nas tubulações e até mesmo no próprio radiador.
  • Antes de substituir a bateria, é imperativo fechar a torneira do sistema.
  • Com a ajuda de uma bomba, você precisa bombear o máximo de água possível e, em seguida, fechar a torneira também na bateria que está sendo substituída.
  • Primeiro, você precisa preparar um diagrama de fiação e selecionar todas as peças necessárias para a instalação. Seu número e tipo são determinados pelo circuito, bem como pelo modelo específico da bateria utilizada.

No sistema one-pipe deve ser previsto um bypass, ou seja, um bypass para o fluxo do refrigerante, caso contrário, ao fechar a válvula, o aquecimento ficará completamente paralisado.

Instalação de elementos de aquecimento

O radiador é instalado em uma ligeira inclinação. Se a bateria for instalada estritamente horizontalmente, o ar se acumulará nela com o tempo e definitivamente terá que ser soprada manualmente de vez em quando. Os tubos para o sistema de aquecimento são usados ​​em metal, metal-plástico ou polipropileno.


Após a instalação, é necessário realizar um teste de pressão. Para fazer isso, você precisa chamar especialistas, você também pode comprar seu próprio operador de pressão e fazer você mesmo. Até que a crimpagem seja concluída, não remova o filme de embalagem do radiador.

  1. Antes de instalar os radiadores, é imperativo desparafusar, apertar os bicos e depois remontá-los.
  2. É melhor torcer os mamilos superior e inferior com um parceiro para evitar distorções.
  3. Depois, da mesma forma, é necessário desparafusar todas as seções e iniciar o agrupamento.
  4. Para realizar o agrupamento das duas seções corretamente, é necessário agarrar 2-3 fios de linha em ambos os lados com os bicos e, em seguida, apertar os dois bicos.
  5. É melhor usar suportes para fixação, mas se as paredes são de madeira, então eles fazem suportes no chão, apenas os fechos de suporte são feitos na parede.

Sistema de aquecimento sem radiador

Existe, ainda raramente utilizado devido ao preço elevado, aquecimento por canalização sem radiadores numa moradia privada utilizada na reconstrução ou construção de uma moradia. Os tubos dos contornos do piso radiante são colocados no chão e preenchidos com uma betonilha.

Para criar um sistema sem radiador, um coletor integrado é instalado, que é parte integrante da unidade de mistura.

Em tal sistema, a temperatura é regulada automaticamente e existe a possibilidade de controle remoto. Pode haver vários coletores de distribuição para cada sala. Para salas pequenas - banheiro, banheiro, etc., uma unidade de bombeamento compacta é usada, por exemplo, Thermotech MINI350 com um aquecedor embutido de 350 W. Com a ajuda deste dispositivo, pisos quentes são realizados em pequenas salas. Esse aquecimento individual a gás em uma casa particular é extremamente confortável, mas requer custos financeiros significativos.

Quais tubos são melhores

Escolheu-se um esquema, comprou-se uma caldeira e, inevitavelmente, deve-se decidir - quais tubos escolher para aquecer uma casa particular, plástico ou metal. Os tubos podem ser feitos de qualquer material, mas para aquecimento, os tubos reforçados com metal ou polipropileno são os mais usados. Os tubos de metal e plástico têm vantagens e desvantagens.

Tubos de metal

Com a ajuda de tubos de metal, todos os equipamentos para aquecimento a gás de uma casa particular são combinados - uma caldeira, radiadores, um tanque de expansão, etc. Os tubos de aço são duráveis, mas a soldagem é necessária para a instalação. Às vezes, os proprietários usam conexões encadeadas, mas esse é um método que consome muito tempo. Os tubos de metal são suscetíveis à corrosão e um sedimento se acumula gradualmente em seu interior, consistindo de ferrugem e vários contaminantes.

Mas eles também têm vantagens inegáveis:

  • alta rigidez, que permite a instalação de qualquer declive com o mínimo de fixadores;
  • ligeira expansão linear;
  • resistência a altas temperaturas, pressão e golpe de aríete;

Tubos de plástico reforçado

Os tubos de plástico reforçado são feitos de polietileno. Eles consistem em três camadas. A camada do meio é feita de alumínio e todas as três camadas estão firmemente coladas. O alumínio aumenta a rigidez e reduz a expansão linear do tubo. A desvantagem é o alto custo.Para evitar vazamentos durante a operação, você precisa usar acessórios de metal de alta qualidade.

Tubos de polipropileno

Recomenda-se usar apenas tubos de polipropileno reforçado para aquecimento. Para a instalação, você precisa de uma máquina de solda e acessórios especiais.

Qual radiador é melhor?

Antes de começar a aquecer a sua casa, deve pensar seriamente na escolha do material com que será feita a bateria. Hoje existem radiadores de quatro tipos de materiais - ferro fundido, aço, alumínio e bimetal. Cada material tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher uma caldeira e comprá-la.

Ferro fundido

Ferro fundido. O uso de ferro fundido é familiar para nós desde os anos soviéticos. Foi o ferro fundido que foi usado pela primeira vez em radiadores, que são usados ​​em sistemas de aquecimento de água.


Por muitos anos esse material foi o único material com o qual as baterias foram feitas, e é ele quem é considerado o ancestral de todos os outros modelos. Mas hoje, os meios de aquecimento de ferro fundido estão associados a algum tipo de baterias grandes e volumosas, embora na verdade os modelos modernos de ferro fundido não sejam absolutamente semelhantes aos que estamos acostumados a ver desde os tempos soviéticos. Eles são feitos em designs bastante originais.

Alumínio ou aço

Ao comprar radiadores, muitas pessoas preferem o alumínio ou aço modernos, excluindo o ferro fundido de sua escolha. Mas o ferro fundido tem muitas vantagens sobre eles. Em primeiro lugar, as baterias de ferro fundido são muito confiáveis ​​e duráveis. Hoje, o radiador mais antigo está em operação há mais de 100 anos. Vejamos que tipo de meio de aquecimento ainda é mais adequado para uma casa particular. Claro, isso não significa que todas as baterias durarão tanto, mas os fabricantes prometem 50 anos.

  • Devido às espessas paredes dos elementos de aquecimento, a divisão será aquecida não só pelo método de convecção, mas também pela radiação térmica.
  • O carbono no ferro fundido impede que o ferro oxide tanto quanto oxida a seção de aço, o que leva à ferrugem. É isso que contribui para a durabilidade das baterias de ferro fundido.
  • E a última vantagem deve ser observada a completa imunidade do ferro fundido a qualquer contaminação.

Em nosso país, a água utilizada para o aquecimento não é totalmente limpa, e areia, brita, ferrugem e outros pequenos detritos se movem constantemente ao longo do sistema junto com a água, o que prejudica significativamente o funcionamento geral do sistema de aquecimento. Água contaminada encurta significativamente a vida útil das baterias de alumínio e aço por um fator de dois ou mais, apesar da vida útil de dez anos. E um radiador de ferro fundido nessas condições pode funcionar por mais de 40 anos. Essas baterias podem operar mesmo nas condições mais desfavoráveis ​​- em níveis muito elevados de pressão interna. As baterias de aço, por exemplo, só podem trabalhar em níveis de pressão baixos ou médios, e o ferro fundido pode facilmente lidar com uma pressão de 6 a 9 atmosferas e uma pressão de pressão, cujo nível pode chegar até a 16 atmosferas. Ao mesmo tempo, não afeta a transferência de calor de forma alguma. Além disso, o ferro fundido é totalmente resistente à drenagem de água, e isso os torna exclusivos para uso em condições onde o transportador de calor é altamente poluído.

desvantagens

Mesmo assim, apesar de todas as suas vantagens, eles têm três desvantagens importantes.

  1. Primeiro, o nível de eficiência não é o melhor. Baterias de alumínio ou aço podem ser aquecidas a temperaturas bastante altas, quando baterias de ferro fundido não podem ser salvas em geadas altas.
  2. Em segundo lugar, o indicador de eficiência diminui com o tempo, ou seja, para 20, 30 e 40 anos de serviço, ele dá uma temperatura completamente diferente.
  3. E em terceiro lugar, eles não têm uma aparência muito bonita.Embora os modelos modernos tenham uma aparência muito boa, eles podem não ser adequados para todos os interiores.

Aço

Esses modelos têm pouca inércia e também são simples no design. Estas baterias são uma opção mais atrativa para escritórios ou armazéns, bem como centros comerciais e de entretenimento, onde o aquecimento é efectuado por permutador de calor. O processo de aquecimento com tais radiadores tem alguma vantagem - a temperatura sobe o mais rápido possível, como resultado, o refrigerante não é muito consumido. Em outras palavras, a bateria se aquece e esfria com rapidez suficiente para fornecer economia de energia significativa.

Os radiadores de aço geralmente são feitos de duas placas com 1,25 milímetros de espessura. Nessas placas, os recessos são estampados, que formam coletores especiais e canais de conexão. Essas placas são conectadas entre si por meio de soldagem convencional. Uma grande área de tais painéis de aço é capaz de fornecer um nível suficientemente significativo de radiação de calor. E a presença de uma pequena nervura no espaço interpainel torna possível aumentar significativamente a transferência de calor por convecção e também contribui para um aumento no conforto geral do aquecimento.

As principais vantagens dos radiadores de aço:

  • eles são um dispositivo não inercial;
  • o menor custo por quilowatt de calor;
  • eles são caracterizados por uma transferência de calor bastante alta.

Desvantagens do aço

As desvantagens incluem o fato de a vida útil não ser longa, em comparação com o ferro fundido ou bimetálico. Ele compõe linhas de até dez anos. Além disso, não se recomenda a instalação destes radiadores nas habitações em que o sistema de aquecimento seja central, pois não será possível controlar a qualidade do refrigerante.

Radiadores de alumínio

São modelos bastante leves e elegantes que possuem o mais alto nível de transferência de calor. Por isso, são muito procurados no mercado de nosso país. As baterias de alumínio emitem metade do calor apenas por radiação e o restante por convecção. Esse recurso os torna as melhores fontes de calor na sala. O uso de uma superfície, que se desenvolve na forma de nervuras adicionais especiais, que estão localizadas diretamente no interior de cada seção, permite aumentar a área utilizável de remoção de calor até quase 0,5 sq. m. Isso aumenta tanto a transferência de calor que é melhor manter sua mão longe dele enquanto o radiador estiver em funcionamento.


Como não é coletada uma grande quantidade de água nas seções, elas podem ser facilmente ajustadas usando cabeças térmicas especiais localizadas na parte externa.

A inércia térmica não é muito grande e, portanto, as mudanças de temperatura após ligar são perceptíveis literalmente após 10 minutos. Isso permite que você obtenha economias de recursos de até 20 e até 30 por cento.

As vantagens do alumínio

A principal vantagem das baterias de alumínio é a máxima transferência de calor, que é alcançada devido ao alto nível de condutividade térmica do próprio material. Isso, aliado ao baixo custo, permitiu ganhar forte competitividade no mercado de materiais de construção. Além disso, as vantagens desses radiadores são:

  • o preço ideal para suas seções;
  • entre outras baterias, estas têm a maior transferência de calor;
  • tem uma área de fluxo muito grande;
  • os radiadores de alumínio têm um design bastante atraente;
  • cada seção é leve o suficiente;
  • suportar alta pressão (até 18 atmosferas).

Minuses

Mas apesar de todas as vantagens, deve-se notar as desvantagens dessas baterias.

Em primeiro lugar, são várias reações químicas que podem ocorrer no interior, com refrigerantes ácidos ou alcalinos diferentes de sistemas de aquecimento central.Em última análise, tudo isso dá origem aos efeitos da corrosão e da destruição. Esta desvantagem é ampliada pelo fato de o alumínio ser um metal ativo, o que o torna ainda mais instável à corrosão. Portanto, para evitar isso, é necessário adquirir imediatamente radiadores de alumínio com tratamento anticorrosivo.

Assim, as desvantagens serão:

  • quando usado em um sistema de aquecimento central, existe um alto risco de enferrujar as baterias, uma vez que o refrigerante pode ser de qualidade bastante baixa;
  • vida útil bastante curta (em média até 10 anos);
  • a necessidade de remover regularmente o ar do coletor superior usando uma válvula especial.

Bimetálico

Estes modelos de radiadores combinam as principais vantagens de todos os outros, por serem os mais modernos. A principal vantagem é uma resistência bastante elevada aos processos de corrosão. Além disso, eles podem suportar uma pressão operacional bastante alta.


A resistência à corrosão das baterias é alcançada devido ao fato de que se utiliza aço em sua produção e, por isso, é ela quem está em contato com o refrigerante, e não o alumínio. Além disso, o uso de aço também aumenta a pressão de trabalho. Mas deve ser lembrado que a pressão real no radiador quase sempre não passa de 12-15 atmosferas, mas, no entanto, as baterias bimetais são protegidas de quaisquer choques hidráulicos, e esse recurso as torna ainda mais confiáveis. O pequeno diâmetro dos canais permite reduzir o volume do refrigerante em quase duas, às vezes até três vezes. Portanto, esses radiadores reagem muito mais rápido ao termostato. E para selar as juntas dessas baterias, são usadas juntas especiais de paronita.

Suas vantagens

Vale destacar as seguintes vantagens dos radiadores bimetálicos:

  • transferência de calor muito alta;
  • pressão de trabalho acima de 20 atmosferas;
  • design muito bom;
  • alta resistência à contaminação química do refrigerante;
  • volume de refrigerante usado bastante baixo;
  • longa vida útil, não inferior a 20 anos.

Suas desvantagens

As desvantagens são:

  • um preço muito alto (quase 15-20 por cento mais do que os de alumínio);
  • pequena área de fluxo em comparação com radiadores de alumínio.

Caldeiras para aquecimento individual

Qualquer sistema de aquecimento a gás de uma casa particular envolve a instalação de uma caldeira, que usa gás para aquecer o refrigerante. Se não houver gás natural, o circuito de aquecimento fornecerá uma caldeira a gás propano com um refrigerante quente, que é bombeado em cilindros na forma liquefeita. Surgiram no mercado os produtos do maior fabricante mundial de equipamentos de gás, a empresa japonesa "Rinnai".

As exclusivas caldeiras a gás Rinnai são criadas com as mais modernas tecnologias. Essas caldeiras de circuito duplo turboalimentadas montadas na parede com uma eficiência de 96% operam em baixa pressão de gás e o próprio processo de combustão é controlado eletronicamente de acordo com um algoritmo especial.

Fabricante de caldeiras Arderia Daesung Inductry co. LTD na Coreia do Sul produz uma caldeira a gás Arderia, seu preço em rublos depende da taxa de câmbio do dólar e é de aproximadamente 570 - 580 USD. A caldeira é de circuito duplo, turboalimentada, eficiência - 91,1%. A empresa produz caldeiras a gás de circuito simples e duplo, cuja diferença é que uma caldeira de circuito duplo fornecerá água quente ao consumidor.

Problemas com as próprias baterias

As baterias em uma residência particular não aquecem, o que devo fazer? Se não há problemas com a caldeira e ela está funcionando corretamente, então o motivo pelo qual as baterias estão frias deve ser pesquisado no próprio circuito.

Conserto de aquecimento

Solicite uma ligação

Ligue 24 horas por dia, trabalhamos sem feriados e fins de semana.

Página de contato

O serviço de emergência funciona 24 horas por dia em Moscou e na região de Moscou. Na área mais próxima a saída é planejada de acordo com o horário.

8 (495) 744 -67 -74

Conserto de aquecimento

Opções possíveis:

  • arejamento;
  • poluição;
  • pressão insuficiente;
  • roteamento incorreto do tubo;
  • conexão incorreta de trocadores de calor.

Se as baterias estiverem frias, será necessário verificar todos os fatores acima. Já escrevemos com mais detalhes sobre o que fazer se as baterias não aquecerem. A especificidade de uma casa privada é que todas as características podem ser controladas de forma independente.

Conserto de aquecimento

Você precisa verificar o circuito para bloqueios de ar. Existem torneiras e saídas de ar especiais para isso.

Em seguida, certifique-se de que não haja sujeira nos tubos e trocadores de calor. Como fazer isso? Teremos que drenar água de baterias frias em uma casa particular. O que fazer se você souber, você precisa desparafusar uma extremidade (parte inferior) da bateria e substituí-la por um recipiente maior. Se água negra escorrer, então não há nada em que pensar - isso é poluição. É necessário lavar o circuito com água limpa. Às vezes, uma lama espessa flui dos radiadores junto com a água. Esta é uma sujeira que se acumulou em quantidades abundantes.

Aquecedor
Aquecedor

Que outras razões poderiam haver para baterias frias em uma casa particular? Se o problema não for ar ou poluição, a circulação será prejudicada. Isso pode ser devido à baixa pressão. Em geral, em um circuito autônomo, a pressão do refrigerante não ultrapassa duas atmosferas. Se você tiver baterias novas, verifique o passaporte. Nos trocadores de calor modernos, os requisitos de pressão de trabalho são maiores do que nos modelos soviéticos. Preste atenção nisso.

Caldeiras elétricas para aquecimento

A caldeira de qualquer sistema é um gerador de calor; ela aquece o refrigerante e o fornece ao circuito. Em princípio, qualquer esquema de aquecimento pode funcionar com qualquer tipo de caldeira.

As caldeiras elétricas para aquecimento doméstico são consideradas muito convenientes, mas requerem uma fonte de alimentação suficiente.

A alimentação da rede à caldeira é normalmente efectuada em separado, com um cabo com secção transversal de fios garantindo fiabilidade e segurança. A conhecida empresa alemã VAILLANT produz não apenas caldeiras a gás de alta qualidade, mas também caldeiras elétricas de mesmo nome e de várias capacidades. Por exemplo, montagem na parede, circuito único de 560 cu. seu preço a caldeira Vilant é produzida com várias capacidades.

Vantagens da instalação de caldeiras elétricas para residências privadas:

  1. Instalação simples de caldeiras de aquecimento, muito mais fácil do que caldeiras a gás. A instalação não requer uma sala separada.
  2. Nenhuma chaminé ou sala separada necessária. A caldeira elétrica pode ser instalada em qualquer divisão.
  3. Pequenos em tamanho e peso, portanto, são fáceis de consertar.
  4. Segurança ambiental, sem emissão de gases nocivos.
  5. Alta eficiência - 95-98%.

Hood em uma casa particular

Para caldeiras a gás montadas na parede e equipadas com uma câmara de combustão aberta, o ar entra na câmara vindo do ambiente. Portanto, tais dispositivos requerem o equipamento de um sistema de ventilação eficaz. Por segurança, a cozinha de uma casa privada com caldeira a gás deve ser equipada com exaustor. A circulação de ar no exaustor pode ser natural ou forçada. Para extração forçada, um ventilador especial é instalado.

O capô instalado para uma caldeira a gás em uma casa particular cria uma boa troca de ar e remoção oportuna de gases prejudiciais.

Se a caldeira for montada na parede, o exaustor tem um local de montagem na parede e, para as caldeiras no chão, está localizado perto do chão. O diâmetro do tubo de escape deve corresponder ao tamanho do tubo de saída da caldeira. A conexão entre o cano fumeiro e o exaustor deve ser justa e confiável. A borda superior da chaminé deve estar acima da cumeeira do telhado. Um duto de ventilação corre paralelo à chaminé.

Aquecimento de baterias em uma casa particular

Todos os tipos conhecidos de baterias são usados ​​para aquecimento autônomo. O uso de um ou outro tipo de radiador é determinado pelos requisitos para o projeto da sala e depende muito das capacidades financeiras.

As baterias, se você organizá-las em ordem crescente de preço, serão dispostas assim:

  • baterias de ferro fundido;
  • baterias de aço;
  • baterias de alumínio;
  • baterias bimetálicas.

Para chalés de verão e casas de campo, se ninguém mora constantemente neles, é imprescindível drenar o refrigerante para evitar o degelo do sistema. Esta circunstância limita o uso de baterias de aço, que se corroem ativamente na ausência de água.

Cada proprietário deve saber quais baterias de aquecimento são melhores para uma casa de campo ou casa de verão. Você pode instalar qualquer um, mas levando em consideração as deficiências das baterias de aço. Se o proprietário vive constantemente em uma casa de campo, ele pode instalar radiadores que se adaptem a ele em preço e design.

Aquecimento de combustível sólido

Por muitos anos, o aquecimento com combustível sólido foi um dos mais baratos: carvão, madeira ou biomassa... Seus preços são diferentes e dependem principalmente da quantidade de calor gerado durante a combustão. Conseqüentemente, quanto mais você conseguir, menor será o custo de compra do combustível.

O carvão selecionado, que não agride o meio ambiente, continua muito popular. Normalmente, é necessário pagar um pouco mais por ele do que o normal, mas para muitos é a forma mais conveniente de aquecimento. Para a combustão do carvão, são fornecidas caldeiras com tanques de armazenamento que fornecem combustível automaticamente. Sua manutenção é menos trabalhosa, ao contrário das caldeiras, cujo combustível deve ser preparado manualmente. Depois de carregado, o carvão precisa ser reabastecido a cada poucos dias.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores