Classificação e características de tintas refratárias para metal e tijolo

Um fogão russo de tijolos, dobrado de acordo com todas as regras, fornece metade do calor emitido para a sala. No entanto, essa quantidade depende diretamente do material que cobre sua superfície. Além disso, uma superfície rugosa emite mais calor do que uma superfície lisa. Desde os tempos antigos, os fogões são pintados com cal nas aldeias. Os donos das casas ricas decoravam os fogões com azulejos, transformando-os em verdadeiras obras de arte.

Atualmente, o melhor desenho de um forno de tijolos é também a sua pintura. Mas qual é a melhor maneira de pintar um fogão de tijolos?

Forno de tijolos
A quantidade de calor que um fogão de tijolos emite para uma casa também depende do material com que o fogão é pintado.

Pintando com giz ou cal

Um forno de tijolos ou uma lareira de tijolos podem ser pintados com cal. Sua consistência deve ser semelhante a creme de leite líquido. Antes de pintar o fogão, é necessário realizar um trabalho preparatório: limpar a superfície do fogão de pó, sujeira e argila. Isso pode ser feito com um raspador ou espátula de ferro. Os resíduos devem ser escovados. Para 100 g de limão, você deve tomar 35-40 g de sal dissolvido em água. A tinta resultante é altamente durável. Se for pintado na superfície, não deixa marcas.

Você pode pintar um fogão de tijolos com giz, que primeiro deve ser peneirado em uma peneira, diluído com leite desnatado e bem mexido. Se a solução resultante tiver uma tonalidade amarela, você pode adicionar um pouco de azul a ela.

Antes de pintar a superfície do fogão, deve-se umedecê-la com água. Esta solução é aplicada em uma camada muito fina 2-3 vezes. Além disso, a próxima camada é aplicada sobre a anterior bem seca.

Pintura em forno de metal

Deve-se entender que existem vários motivos pelos quais você pode recorrer à pintura de um fogão de tijolos. Então você pode abordar essa questão do lado estético, do prático e por uma questão de segurança. Quanto à estética, o fogão numa casa é necessário não só para aquecer a casa e ficar confortável nela, mas também para manter o interior e criar um aconchego especial. Do lado prático, após a pintura do recuperador, a potência de aquecimento aumenta e a superfície do recuperador é nivelada.

Observação! Do ponto de vista da segurança, graças à coloração, é possível evitar o aparecimento de microfissuras no tijolo e, com isso, evitar o incêndio da casa.

Existem várias opções para pintar uma estrutura. Você consegue fazer isso:

  • esmalte;
  • Pintura a óleo;
  • óleo de secagem;
  • verniz resistente ao calor.

Já o esmalte é forte, resistente à umidade, interage bem com outros materiais e tem maior durabilidade. Os especialistas citam os seguintes números: cerca de 200 mudanças repentinas de temperatura podem ser suportadas pelo esmalte. Deve-se destacar que a escolha da cor é muito escassa.

Tinta a óleo resistente ao calor para fornos é a melhor solução, pois há uma grande variedade de cores, a tinta pode suportar temperaturas de 600 graus Celsius, tem garantia de proteger o tijolo da oxidação, tem maior resistência e durabilidade. Além disso, é fácil de aplicar e não precisa de nenhum preparo adicional na parte externa. No entanto, existem desvantagens na forma de odor desagradável, toxicidade e longos tempos de secagem.

O óleo secante é um material que não altera a cor do tijolo, apenas escurece ligeiramente. Quanto às qualidades positivas, este revestimento é confiável e seguro. As únicas desvantagens são o preço.

O verniz resistente ao calor é um revestimento que pode melhorar as características técnicas de uma superfície de tijolo.

Observação! A peculiaridade de seu uso é que pode ser diluído com guache para adquirir a cor desejada com um matiz.

Os fornos metálicos são altamente suscetíveis à degradação por oxidação devido à sua composição molecular. Os oligoelementos metálicos reagem com o ar e, como resultado, levam à oxidação. Devido às altas temperaturas, este processo é significativamente acelerado. Como resultado, a vida útil do equipamento do forno é reduzida.

O ferro fundido é um metal suficientemente forte, capaz de resistir a uma exposição prolongada a altas temperaturas. Segundo algumas fontes, é possível não recorrer à pintura do metal, mas é melhor fazê-lo. Uma excelente opção para um fogão de ferro fundido é a utilização de tinta acrílica à base de água ou de poliuretano, que já se provou excelente. Além disso, a liga de ferro fundido será capaz de suportar mais favoravelmente até mesmo distúrbios durante a pintura.

O processo de pintura em si é assim. Primeiro, a superfície é pré-limpa com uma escova de metal. A seguir, as oxidações são lixadas com ácido sulfúrico e a mistura é lavada com uma solução de sabão. Em seguida, o metal é desengraxado com solvente e coberto com tinta. Esta é toda a tecnologia de tingimento. Nesse caso, a pintura do forno metálico deve ser uniforme. Todos os cantos costurados devem ser retrabalhados tanto quanto possível.

Observação! Se você não quiser pingar nos elementos ao redor do forno, você deve usar celofane com fita adesiva.

Fogões de tijolo

Você pode pintar um fogão de tijolos usando esmalte, tinta a óleo, óleo secante e verniz resistente ao calor.

No primeiro caso, a estrutura ficará protegida da umidade, terá boa resistência e durabilidade. No segundo caso, a superfície rebocada e pintada será capaz de suportar altas temperaturas e, neste último caso, poderá conferir resistência ao tijolo.

Tintas para fornos de tijolos e como usá-las

O principal critério na escolha de uma tinta para forno de tijolos é sua resistência ao calor.

Um método de acabamento, como pintar um fogão de tijolos com tintas a óleo ou esmalte, permitirá que irradie muito calor. Quanto mais escura for a cor da tinta, mais calor pode emitir a superfície do forno de tijolos. Além disso, sabe-se que as superfícies lisas brilhantes apresentam a pior transferência de calor. Ao escolher como pintar um forno de tijolos, você não deve pintá-lo com tintas de alumínio e similares. Se a espessura das paredes da soleira do forno atender a certos padrões, seu lado externo pode atingir uma temperatura de 80 ° C. Esse aquecimento é capaz de resistir a compostos sintéticos, como tintas nitro, tintas pentaftálicas e muitos outros. As tintas a óleo feitas à base de óleo secante, se pintadas com elas na superfície do fogão, podem escurecer a esta temperatura.

Hoje, as lojas de construção vendem tintas para forno de tijolos ou lareira, que apresentam altas taxas de resistência ao calor. No entanto, sua gama de cores é bastante escassa. Se a tonalidade desejada ainda não foi encontrada, o forno de tijolos pode ser tratado com um primer especial e pintado com tinta látex.

Antes de comprar a tinta necessária para um forno de tijolos, certifique-se de que é resistente ao calor. Para tanto, a melhor opção é usar um esmalte orgânico de silicone. Afinal, é capaz de manter seu desempenho em temperaturas de até 600 ° C. Tanto a aguarrás quanto o solvente 646 são usados ​​como solvente para este tipo de esmalte.Para obter um bom resultado, um forno de tijolos deve ser pintado com uma camada fina sem pingos em 2-3 aproximações.

Variedades de tintas

Embalagem de esmaltes.

  • Para que a alvenaria retenha sua atratividade o máximo possível e seja menos destruída por quedas e sob a influência de altas temperaturas, deve ser recoberta com um composto protetor. Só porque sua lareira parece respeitável não significa que não deva ser pintada. Para encantar ainda mais com sua beleza, a estrutura deve ser revestida com um verniz incolor resistente ao calor.
  • Os esmaltes e vernizes à base de silício orgânico são agora amplamente utilizados e são geralmente rotulados com a abreviatura "KO". Eles protegem a superfície de forma confiável não apenas de rachaduras e poeira, mas também da exposição a um ambiente úmido, o que é importante para churrasqueiras ou fornos localizados no exterior.
  • Algumas formulações podem conter silicone para dar à superfície um brilho brilhante. Normalmente, a maioria das formulações estão disponíveis em suspensão e são embaladas em latas ou latas de aerossol. Uma vez na superfície, eles penetram nos poros do tijolo e formam uma película forte e resistente ao calor.
  • Qualquer estrutura de pedra com este propósito sempre possui elementos estruturais de metal, que também devem ter uma aparência decente. Para evitar que as válvulas, portas ou ferro fundido enferrujem, são utilizados vernizes e esmaltes especiais resistentes ao calor. O melhor de tudo é que as formulações embaladas em latas de aerossol são adequadas para esses fins.
  • Seu preço é um pouco mais alto, mas essa tinta é distribuída uniformemente e tem um brilho bonito e brilhante. Além disso, existem relativamente poucos elementos de metal na estrutura e 1 lata de spray será suficiente para você por um longo tempo. As latas também são convenientes quanto à velocidade de pintura, basta colar sobre o perímetro do metal com fita adesiva e a composição pode ser aplicada. O tempo de secagem não excede 3 - 4 horas.

Verniz transparente para tijolos.

Importante: ao comprar tinta resistente ao calor para metal em latas de aerossol, preste atenção não só às características de temperatura, mas também a qual metal ela se destina.

Lata de aerossol com esmalte resistente ao calor.

  • A maioria das tintas para fornos de tijolos são projetadas para temperaturas de até 500 ° C, o que normalmente é suficiente, mas existem algumas tintas que podem suportar até 700 ° C, elas são mais usadas para braseiros de metal ou superfícies diretamente próximas ao fogo .
  • Tendo em conta que a temperatura de queima do carvão é cerca de 850 ° C, o interior da alvenaria aquece até um máximo de 600 - 700 ° C, logo o revestimento exterior não aquece acima de 300 - 400 ° C. Valores de temperatura Pois o carvão é um pouco menor.
  • O esmalte da marca KO-8101 pode ser chamado de quase universal, ele protege perfeitamente não só as superfícies de pedra, mas também se comporta bem no metal. A gama de temperaturas para a qual está desenhada é de -50 a + 650º C. Pode ser utilizada para pintar estruturas de interiores, grelhadores de exterior, churrasqueiras, fogões de sauna, chaminés e ferragens metálicas.

Esmalte resistente ao calor KO-8101.

  • Pode cobrir não apenas tijolos e metais, mas também placas de concreto ou cimento-amianto. Outra vantagem desta composição é a mais ampla gama de cores entre as tintas resistentes ao calor. Quase todas as cores primárias do arco-íris estão representadas aqui, do preto ou vermelho ao amarelo e azul.
  • O esmalte KO-8101 é bom, mas seu preço é bastante alto. Se você estiver interessado em tintas para um forno de tijolos em uma categoria de preço mais acessível, podemos recomendar marcas como KO-811, KO-168, KO-174, KO-835A, KO-1112, KO-85. A maioria deles também resiste bem ao ambiente externo e são adequados para uso externo, mas são classificados para temperaturas de até + 450 ° C. Além disso, eles estão disponíveis apenas em preto, vermelho e verde.

Verniz KO-85.

  • Um lugar especial é ocupado pelo esmalte KO-813. Esta tinta está disponível apenas na cor prata e contém pó de alumínio. Ele é projetado para superfícies de tijolo e metal.Mas é preciso usá-lo com cuidado, pois a presença excessiva de ouro e prata no interior parece rude.

Importante: na forma pura, com exceção das latas de aerossol, todas essas composições praticamente não são utilizadas devido à sua consistência espessa. Dilua-os com o solvente nº 646 ou aguarrás.

O vídeo neste artigo mostra um dos tipos de tinta resistente ao calor.

Forno de tijolos em interior moderno


Um forno de tijolos pode caber facilmente no design de interiores mais moderno e até mesmo se tornar seu "destaque".

Hoje, entre os proprietários, os interiores feitos no estilo de chalé, country e shabby chic são muito populares. Seu diferencial é a naturalização de vários detalhes e elementos decorativos. Da melhor forma possível, um fogão russo de tijolo ou lareira se encaixará em tais interiores, como uma adição elegante e luminosa. Esses itens podem ser um verdadeiro destaque. Para fazer isso, eles podem simplesmente ser pintados com tinta transparente. Porém, antes de pintar a superfície, ela deve ser devidamente preparada. Se houver algum defeito visível, ele deve ser eliminado enchendo-o com massa. Este último é preparado pela mistura de tinta látex e farinha de tijolo.

Como fazer pintura de tijolo faça você mesmo

Você mesmo pode obter uma bela tonalidade de forno de tijolos fazendo sua própria tinta. Primeiro, esfrega-se farinha de tijolo vermelho. Misturam-se claras de ovo batidas e leite até obter uma consistência espessa. A mistura é bem misturada. Você precisa pintar o fogão com um pincel novo, aplicando tinta na superfície do fogão pré-aquecido a um estado quente. Neste caso, a superfície do tijolo adquire uma cor vermelha uniforme. Este revestimento é resistente ao calor e tem maior resistência à abrasão. No final, o fogão deve ser pintado com óleo de linhaça, que fará com que a superfície vermelho-escura fique fosca. Se desejar, você pode obter brilho aplicando um verniz sintético especial.

Este tipo de pintura em forno de tijolos é aprovado por especialistas. Afinal, a densa superfície rugosa resultante contribui para o maior retorno de calor ao ambiente e, por ter excelente elasticidade, evita a formação de fissuras e defeitos diversos.

Ao se deparar com a escolha de como pintar um forno de tijolos, você pode aplicar outro método de preparação de tinta para um forno de tijolos. Tudo o que é necessário para isso é terebintina e verniz PF-283. Ambos os componentes são misturados em proporções iguais. O resultado é uma mistura transparente e ligeiramente fosca. Para dar a tonalidade desejada, pode-se proceder da seguinte forma: o guache de uma determinada cor é bem seco e moído até formar um pó fino, que é adicionado à mistura preparada. A tinta está pronta para uso.

O que é usado hoje

As tintas resistentes ao calor ajudam a prevenir a deterioração de vários materiais. Eles são usados ​​para pintar aparelhos de aquecimento doméstico e na indústria. Esmaltes e tintas resistentes ao calor são pintados:

  • fogões e lareiras de qualquer material;
  • baterias de aquecimento;
  • chaminés;
  • Amortecedores e portas para fornos;
  • braseiros;
  • pinças de freio;
  • motores elétricos;
  • condutas de vapor;
  • transformadores;
  • aquecimento de peças de máquinas-ferramentas industriais.

Ao escolher a tinta, preste atenção aos seguintes parâmetros importantes:

  • Temperatura máxima. A tinta padrão pode suportar até 450 ° C. Observe que é impossível fazer com uma tinta para o fogão, para as partes metálicas do fogão é melhor escolher esmaltes que podem suportar 600 ° C e acima.
  • Anti-corrosão. Para pintar fogões e caldeiras em banhos e saunas (condições de alta umidade), são necessárias tintas anticorrosivas, que protegem a superfície pintada da ferrugem. Essa tinta também é adequada para churrascos ao ar livre.
  • A Fundação. Escolha tintas à base de água ou não tóxicas à base de solvente para evitar ser envenenado pelas toxinas emitidas.Os componentes não combustíveis refratários na composição reterão as propriedades do revestimento sob forte aquecimento.
  • Preenchimentos. As tintas resistentes ao calor que podem suportar temperaturas acima de 500 ° C devem incluir pó de zinco ou alumínio.

Também se encontra à venda uma tinta térmica universal para todos os tipos de superfícies. Quando aplicado, forma uma película fina, sob a qual a umidade e o ar não penetram. Para não se enganar na hora de escolher uma tinta, estude a descrição, informações sobre a finalidade e avaliações nos fóruns, bem como consulte o vendedor, especifique para que condições de temperatura e para quais superfícies ela se destina - calor seco , fogo, vapor - metal, tijolo ou concreto. A marcação pode dizer muito.

Sugerimos que se familiarize com: Isolamento térmico das paredes do forno

As tintas e vernizes modernos, expostos a efeitos térmicos, podem suportar um aquecimento de até 350… 400 ºС. A temperatura da chama na fornalha, onde a lenha está queimando, chega a 450 ºС. Quando o carvão é usado como combustível, ele sobe para 1000 ° C.

A superfície externa do fogão não aquece da mesma forma que a fornalha. No entanto, para cobri-lo, deve-se escolher uma tinta ou verniz resistente ao calor que resista a um aquecimento de até 400 ... 550 ºС. As tintas e vernizes resistentes ao calor são feitos para diferentes fins e diferentes superfícies. Os fabricantes indicam na embalagem a resistência à temperatura do revestimento, bem como o tipo de superfície a que se destina: tijolo ou metal.

A gama de compostos refratários inclui revestimentos em vários tons. Os vernizes incolores mantêm o aspecto natural da pedra ou do tijolo por muito tempo.

Óleo de secagem natural

O revestimento com óleo de linhaça natural não altera a tonalidade natural do tijolo, mas o torna mais escuro. A peculiaridade do óleo secante é que um dispositivo de aquecimento coberto com esta composição pode ser aquecido apenas por um período limitado. Portanto, não é adequado para fogões em instalações residenciais e é usado para cobrir aquecedores instalados em uma banheira.

As resinas orgânicas formam a base para a produção de revestimentos de silicone para fogões ou lareiras. Essas tintas e vernizes têm boa adesão a superfícies de várias texturas. Eles formam um revestimento resistente à umidade durável que pode suportar até 250 ciclos de aquecimento-resfriamento. A desvantagem das composições de organossilício é a pobreza das soluções de cor, que se deve às propriedades químicas desses revestimentos.

Óleo de secagem natural
Óleo de secagem natural para fornos.

Tintas e vernizes alquídicos podem ser usados ​​para superfícies de tijolo que não aquecem acima de 100 ° C. Os fabricantes de formulações introduzem pó de mármore ou granito, componentes com propriedades antifúngicas e de combate a incêndio. A desvantagem dos compostos alquídicos é sua baixa elasticidade.

Tinta resistente ao calor

A pintura de fogões de tijolo ou de gesso, chaminés e lareiras é efectuada com tinta resistente ao calor, capaz de resistir a temperaturas de 200 ... 400 ºС. Os vernizes resistentes a altas temperaturas também devem ser incluídos nesta categoria. Sua temperatura de trabalho é 250… 450 ºС.

Os compostos resistentes ao calor não apenas resistem à exposição prolongada a altas temperaturas - eles são seguros para os seres humanos, uma vez que não emitem substâncias perigosas quando aquecidos. Os revestimentos resistentes ao calor não afetam a troca de calor entre o aquecedor e o ar ambiente, são resistentes aos detergentes e são elásticos. Para fornecer à superfície do forno um revestimento uniforme e uniforme, 2-3 camadas de tinta devem ser aplicadas.

Forno antes e depois da pintura com tinta resistente ao calor
Fornalha antes e depois da pintura.

Vantagens e desvantagens da tinta resistente ao calor

A tinta resistente ao calor usada para pintar um forno de tijolos tem uma série de vantagens. A superfície tratada com ele adquire certas propriedades: resistência ao desgaste, resistência ao calor, isolamento elétrico. Protege a alvenaria da oxidação, contribui para a sua resistência e durabilidade. É muito fácil pintar na estufa, dispensando a pré-aplicação de primer.A tinta mantém seu desempenho por dez anos.

As desvantagens das tintas resistentes ao calor incluem composição química agressiva e odor desagradável. Eles têm um longo tempo de secagem. Ao trabalhar com tais tintas, deve-se tomar precauções devido à presença de substâncias tóxicas em sua composição.

Resumidamente sobre o principal

As tintas resistentes ao calor para metal para fornos ou para tijolos são composições que não apenas resistem a altas temperaturas, mas também apresentam alta resistência mecânica e resistência à umidade.

A classificação das tintas deste tipo divide-as em três tipos: refratária, resistente ao calor e resistente ao calor. Tudo depende da temperatura que eles podem suportar.

Além das tintas, os fabricantes oferecem um verniz incolor resistente ao calor para a pintura de tijolos.

O método de aplicação é exatamente igual ao das tintas e vernizes convencionais.

Avaliações 0

Leia mais tarde

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores