Aquecedor a querosene "KERONA" WKH-3450 (3,7 kW)

Em que o dispositivo consiste

O mercado moderno pode agradar com uma grande seleção de aparelhos de aquecimento, incluindo aqueles que funcionam com querosene. Todos eles diferem em configuração, funções e design. Mas a base do dispositivo é a mesma:

  1. Tanque de combustível.
  2. Bacia com um pavio.
  3. Uma alça que ajusta o comprimento do pavio.
  4. Queimador.
  5. A concha do queimador, que tem a forma de um hemisfério com orifícios.

Variedades

Aquecedores a querosene são subdivididos em dispositivos com e sem eletrônicos.

Alguns aparelhos requerem uma conexão elétrica. Estes aquecedores estão equipados com sistema de segurança, ligação e desligamento automático do aparelho e ventiladores adicionais. Graças à automação, uma temperatura constante pode ser mantida.

Aquecedores não alimentados podem ser usados ​​mesmo longe da civilização. Mas eles são considerados menos seguros.

Existem dispositivos de aquecimento que funcionam apenas com querosene, e também existem modelos a diesel-querosene.

Aquecedor Toyotomi RCA 37A

O aquecedor a querosene Toyotomi pode ser usado para aquecer pequenas casas de campo, chalés de verão e garagens. Se compararmos este equipamento com o anterior, podemos dizer que é estacionário. A unidade possui ignição automática e um sistema especial de segurança. O equipamento é utilizado para aquecimento de áreas de até 38 m 2, o tanque comporta 4,7 litros de combustível. Seu consumo por hora é de 0,27 litros. Esse equipamento custa muito mais - 8.800 rublos.

O princípio de operação do dispositivo a querosene

Um recipiente especial é preenchido com querosene, que impregna o pavio. Então você precisa escolher o comprimento do pavio e colocá-lo em chamas. Você também deve ajustar o fornecimento de querosene. Durante o funcionamento do aquecedor, o querosene é queimado, resultando no aquecimento do corpo do aquecedor, o calor com o qual aquece o ambiente. Conforme a taxa de fluxo de combustível aumenta, mais calor será gerado.

O aquecedor a querosene funciona até o tanque de combustível ficar sem combustível.

Durante o funcionamento do aparelho e durante a combustão do querosene, não é emitido monóxido de carbono, o que possibilita o uso do aquecedor a querosene em ambientes internos. Você pode sentir o cheiro apenas quando liga e desliga o aquecedor. Este dispositivo está equipado com um sistema automático, através do qual se desliga o aquecedor em caso de queda ou quando o querosene do depósito de combustível acaba. Graças a esse sistema, o dispositivo é totalmente seguro.

Prós e contras

Todos os dispositivos têm prós e contras. O aquecedor a querosene não é exceção.

Os aspectos positivos de um dispositivo de aquecimento incluem:

  1. O dispositivo é independente.
  2. O pavio do dispositivo se distingue por sua durabilidade.
  3. O cheiro de querosene e fumaça é sentido apenas quando o aparelho é ligado e apagado.
  4. Os modelos conectados à eletricidade têm muitas funções.
  5. Aquecedores que não requerem uma conexão elétrica podem ser usados ​​fora de casa.
  6. O design do aquecedor permite cozinhar alimentos, o que é muito conveniente durante o lazer ao ar livre.
  1. Fumaça e cheiro de combustível quando o aquecedor é ligado e desligado.
  2. Preços de combustível comparativamente altos.
  3. Abrir fogo.

Críticas positivas

Se você precisa de um aquecedor a querosene, deve ler os comentários positivos. Como qualquer outro equipamento, os aquecedores descritos apresentam vantagens próprias, entre elas a autonomia do dispositivo.Além disso, segundo os consumidores, o aparelho não emite odor e fumaça durante o funcionamento. Você pode contar com mobilidade, durabilidade do pavio e a capacidade de cozinhar e reaquecer alimentos no eletrodoméstico. Os consumidores escolhem esses dispositivos também porque eles têm um número impressionante de opções, mas isso se aplica aos modelos elétricos.

aquecedor a gás ou querosene

Escolhendo um aquecedor a querosene

Ao fazer a compra de qualquer dispositivo, é muito importante não cometer erros e fazer a escolha certa. Afinal, eu realmente não quero jogar dinheiro no ralo e comprar um modelo que não atenda às suas necessidades. Ao escolher um aquecedor a querosene, você deve se guiar pelas seguintes dicas:

  1. Ao escolher um dispositivo para aquecer uma sala, deve-se levar em consideração o consumo de combustível por metro quadrado. Pare em um aquecedor com consumo mínimo de combustível.
  2. Consulte o vendedor sobre a possibilidade de devolução da mercadoria em caso de defeito durante o trabalho.
  3. Ao adquirir um aquecedor para uso na natureza, deve-se levar em consideração o seu peso e a presença de uma alça para fácil transporte.
  4. Certifique-se de que a unidade atende a todos os padrões de qualidade e segurança.
  5. Disponibilidade de garantia e serviço pós-garantia.

Dispositivo DIY

Sem dúvida, a maneira mais fácil e rápida é comprar um aquecedor a querosene, mas como será agradável usar uma unidade própria! Além disso, esse dispositivo custará várias vezes mais barato.

Então vamos começar! Em primeiro lugar, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessários:

  • Prato de lata.
  • Rebites.
  • Grade de metal.
  • Tesouras para metal.
  • O querosene pode.
  • Filtro.
  • O melhor queimador para comprar na loja.
  1. Recorte um círculo com orelhas de um prato de lata, ao qual anexamos um queimador. Com a ajuda das orelhas, fixamos a peneira na parte superior.
  2. Em seguida, você precisa de mais dois círculos de lata com orelhas, aos quais você precisa anexar um cilindro feito de uma malha de metal fina.
  3. Nós conectamos as partes. Para fazer isso, você precisa fazer furos nos círculos do cilindro e conectar um filtro com queimador a ele.
  4. Anexe toda a estrutura ao tanque de combustível.

O aquecedor caseiro está pronto. Querosene pode ser despejado no tanque de combustível e o queimador pode ser aceso.

Requisitos de segurança

Em primeiro lugar, um aquecedor caseiro deve ser seguro. Depende diretamente da escolha dos materiais e da qualidade do dispositivo feito. Para máxima segurança, você precisa usar um suporte à prova de fogo, isole cuidadosamente todos os contatos.

O dispositivo deve ser fácil de usar e produtivo no trabalho. O processo de ligar e desligar a unidade, bem como manter o dispositivo em funcionamento, deve ser o mais simples possível.

A economia do dispositivo também é importante. Quanto maior a eficiência, mais econômico é o dispositivo.

Precauções

Ao usar dispositivos de aquecimento, em primeiro lugar, você precisa observar as precauções de segurança. No caso de a unidade ser feita por você, os cuidados devem ser observados na ordem mais estrita:

  1. O aquecedor a querosene nunca deve ser usado perto de objetos inflamáveis.
  2. Ao encher o tanque de combustível com querosene, evite respingar e derramar combustível.
  3. Antes de usar o dispositivo de fábrica, você deve seguir estritamente as instruções de uso do fabricante.
  4. Não deixe o dispositivo operacional sem supervisão.

O não cumprimento das regras de uso do dispositivo pode levar a consequências imprevisíveis.

Não importa se você comprou um aquecedor em uma loja ou se fez você mesmo, o principal é que o aparelho seja de alta qualidade e seguro para uso.

Unidades de aquecimento com combustível líquido têm sido usadas por pessoas por mais de cem anos e ao mesmo tempo não perdem sua popularidade.Os requisitos dos consumidores para a qualidade dos equipamentos de aquecimento para a casa estão em constante crescimento, portanto, os fabricantes não só melhoram os designs das unidades produzidas, mas também reabastecem regularmente o mercado com novos tipos de aquecedores a combustível líquido de maior eficiência e funcionalidade.

Características dos aquecedores a querosene

Versão móvel de um aquecedor a querosene.

Aquecedores a querosene provaram ser eficazes em condições extremas. Portanto, aquecedores a querosene para chalés de verão são simplesmente insubstituíveis se não houver eletricidade na casa e nenhum gasoduto for instalado. O equipamento será muito útil na natureza, pois pode ser usado não só para aquecer a barraca, mas também para cozinhar alimentos.

A separação consiste nos seguintes elementos estruturais:

  • recipiente com combustível;
  • pavio;
  • regulador de chama;
  • queimador;
  • casca do queimador;
  • controlador de nível de combustível.

O equipamento é muito fácil de usar. Para começar, o combustível é despejado no tanque. O queimador com o pavio é fixado na parte superior. O regulador de chama está definido para o nível de combustível médio. O pavio está aceso. A grelha de segurança e o invólucro do queimador voltam ao seu lugar. Os primeiros 5 minutos de funcionamento do aquecedor a querosene aquecem a carcaça.

O dispositivo entra no modo de operação no momento em que a casca começa a ficar vermelha e a emitir calor para o ambiente na forma de radiação infravermelha. Além disso, a chama sobe alguns milímetros acima do pavio. Isso indica que não é o querosene em si que é queimado do tanque de combustível, mas seus vapores. Como resultado, a eficiência máxima possível do dispositivo é alcançada - 99%.

Esses aquecedores de combustível líquido são usados ​​para uso doméstico e em outras instalações residenciais, uma vez que nenhuma fumaça é gerada como resultado de seu funcionamento. O cheiro de produtos de combustão está presente apenas durante os primeiros 5 minutos de operação do dispositivo.

Aquecedores a querosene são comprados para chalés de verão, já que o equipamento é totalmente não volátil. A excelente mobilidade permite que você rasgue o dispositivo em caminhadas e pesca. A ausência de produtos de combustão torna o elemento de aquecimento a querosene absolutamente seguro para uso. Porém, seu funcionamento é proibido em ambientes onde existam substâncias inflamáveis. Devido à simplicidade do design, o elemento de aquecimento se distingue por sua durabilidade e serviço barato.

Antes de despejar o líquido no sistema de aquecimento, você precisa calcular quanto volume é necessário em cada caso individual.

Se você usar líquido refrigerante anticongelante para sistemas de aquecimento, não terá que se preocupar com a possibilidade de o sistema descongelar. Mais detalhes aqui.

Aquecedores a querosene

O querosene é um líquido inflamável oleoso transparente, incolor ou com coloração amarelada, produzido a partir do óleo. Sem entrar em detalhes sobre as características físicas, o potencial desta substância pode ser julgado pelo menos por um campo de aplicação como combustível (ou seu componente) para motores de aeronaves de foguete e turbina a gás, bem como fornos para queima de produtos de vidro e porcelana .

Na vida cotidiana, o querosene é o transportador de energia mais comum de todos os tipos de combustível líquido, visto que é usado em unidades de aquecimento operadas em instalações residenciais, de utilidades, utilidades e industriais. Quanto mais alta a classe de purificação desse combustível, menos produtos de combustão são liberados no ar durante o uso do aquecedor.

Várias marcas de aviação (TS-1, T-1, T-2, T-1C) e querosene de iluminação (KO-20, KO-22, KO-25, KO-30) são usadas para reabastecimento em aquecedores domésticos.


As principais marcas de querosene utilizadas para aquecedores domésticos

As características do querosene de aviação são elevadas, mas seu preço não permite atribuir essa composição aos materiais combustíveis amplamente disponíveis ao consumidor, portanto, o querosene para iluminação é utilizado principalmente em aquecedores domésticos.

O princípio de operação e o dispositivo de aquecedores domésticos a querosene

Aquecedores a querosene são geradores de calor que aquecem uma sala usando radiação infravermelha. Os raios infravermelhos não afetam o meio de trânsito - o ar, mas, encontrando obstáculos no caminho de propagação, aumentam a intensidade do movimento das moléculas em suas superfícies, o que provoca um aumento na temperatura das camadas superiores dos objetos. O interior aquecido dessa forma então libera calor para o ar, iniciando correntes convectivas nele.


Como funciona o infravermelho

Convencionalmente, um aquecedor a querosene consiste em um corpo no qual as seguintes unidades estão localizadas:

  • tanque de combustível (removível ou como parte de uma estrutura);
  • dispositivo de ignição elétrica (opcional);
  • pavio com emissor e regulador de intensidade de combustão;
  • grade protetora.

O querosene do tanque de combustível vai para o pavio, onde queima e aquece a malha de metal que irradia. A intensidade da combustão é regulada por um dispositivo que altera o comprimento do pavio em chamas. Para evitar queimaduras em caso de contato acidental, o emissor infravermelho é coberto com uma grade protetora. Na tampa do tanque de combustível há uma válvula para a entrada de ar de reposição, no corpo do aquecedor há um indicador de nível de combustível e um dispositivo para desligar o equipamento. Para facilidade de movimento, os aquecedores são equipados com alças dobráveis ​​ou ranhuras especiais.

Dependendo do design e da classe de desempenho, os aquecedores diferem em funcionalidade e, consequentemente, em preço.

Variedades de aquecedores a querosene

Os aquecedores infravermelhos a querosene são fabricados em caixas retangulares ou cilíndricas, cujas dimensões são diretamente proporcionais à sua potência.


Variedades de aquecedores infravermelhos para querosene

Os dispositivos retangulares, via de regra, são mais potentes que os cilíndricos e são fabricados na forma de um conjunto, em cujo corpo, atrás do emissor, de um lado, está uma tela refletora que concentra a radiação IR no sentido oposto . O ajuste da direção do aquecimento para tais unidades é realizado manualmente - girando o aquecedor na direção desejada.

Os aquecedores a querosene mais potentes com corpos retangulares são produzidos na forma de uma lareira de chão com um tanque de combustível removível e função de ignição elétrica a bateria.


Aquecedores infravermelhos de querosene em forma de lareiras

Os aquecedores cilíndricos são produzidos em dois tipos - aquecimento direcional e circular. Essa linha de aquecedores a querosene é composta por unidades mais compactas devido à geometria do corpo. Além disso, alguns modelos de dispositivos cilíndricos são usados ​​não só para aquecimento, mas também para iluminação, lembrando o efeito dessa função como uma lâmpada a gás.


Aquecedores de combustível líquido infravermelho cilíndrico: à esquerda - com um ventilador embutido, universal (querosene, óleo diesel), à direita - querosene circular

Vamos considerar as características dos aquecedores a querosene usando o exemplo de unidades específicas.

Aquecedor "Kerona" (Kerona WKH-3450)

  • potência - 3,8 kW
  • dimensões - 50,6 × 32,5 × 32,5 cm (altura x largura x profundidade);
  • combustível consumido - querosene de aviação ou de iluminação;
  • consumo de energia - 360 g / hora
  • capacidade do tanque de combustível - 4,8 l
  • área de aquecimento - até 20 m 2
  • ignição elétrica do dispositivo de pavio;
  • dispositivo para desligar o dispositivo ao tombar;
  • peso unitário - 12 kg;
  • fabricante - República da Coreia.


Unidade de aquecimento infravermelho Kerona WKH-3450

O modelo é um dos mais populares, devido à sua versatilidade - a capacidade de uso para aquecimento residencial e armazém, utilidades, salas de serviço.

Para operação em instalações residenciais, é aconselhável acender previamente um aquecedor a querosene fora de casa e deixá-lo trabalhar lá pelos primeiros 5-7 minutos - até que a formação de fuligem pare, e então colocá-lo no ambiente. No entanto, a ignição também é possível no apartamento - seguida por uma ventilação de 5 minutos.

Importante! A combustão do combustível no aquecedor ocorre com o consumo de oxigênio do ar da sala, portanto, a sala aquecida deve ser ventilada periodicamente - independente do grau de cheiro da queima de querosene na casa.

Princípio de operação do aquecedor:

  • o tanque de combustível é equipado com uma válvula push-down na parte inferior, que abre quando o recipiente é instalado em seu lugar original no corpo;
  • o combustível do tanque é fornecido à base do pavio poroso e o impregna pelo método capilar;
  • após acender o pavio, a câmara de combustão se aquece, causando a subsequente evaporação do querosene e a combustão de seus vapores;
  • as paredes de malha da câmara de combustão são aquecidas a alta temperatura e começam a gerar radiação infravermelha.

Importante! Após o aquecimento da câmara de combustão, é realizado o ajuste manual do funcionamento do pavio, do qual dependem o poder calorífico do aquecedor, a intensidade do consumo e a completude da combustão do combustível.

Vantagens dos aquecedores de lareira domésticos a querosene infravermelho:

  • mobilidade;
  • autonomia (baterias);
  • durabilidade, incluindo o pavio;
  • curta duração da formação de fumaça (liga / desliga);
  • estética.
  • custo relativamente alto de aquecedores (de 9 mil rublos);
  • alto custo do combustível;
  • fatores de incêndio aberto (risco de incêndio, consumo de oxigênio do ar ambiente).

Para ter uma visão mais completa deste aquecedor a querosene, assista ao vídeo:

Aquecedor infravermelho com querosene FUJIX M168

Dispositivo portátil e econômico, uma espécie de "queimador" para aquecer e cozinhar, com formato de corpo que lembra uma lamparina de querosene para iluminação externa.

  • tipo de ignição - eletrônico;
  • equipamento automático - termostato ajustável padrão;
  • rollover shutdown system;
  • material do corpo - metal / vidro;
  • combustível / consumo - querosene / ≈ 0,25 l / h;
  • capacidade do tanque - 2,5 l;
  • valor calorífico - 2-2,5 kW;
  • tempo de operação em um posto de gasolina -10 -12 horas;
  • dimensões - 33x33x44 cm; peso - 4,7 kg;
  • País de origem: China.

Equipamento Solyrogaz

A linha inclui pouco mais de meia dúzia de modelos de aquecedores que utilizam óleo diesel e querosene como combustível. O que é vendido em postos de gasolina e lojas de ferragens serve. Independentemente do design e do peso, o consumo dos aquecedores Solyrogaz é de 0,2 litros por hora. A capacidade dos tanques é diferente, em média é suficiente para 10 horas de operação contínua. Com uma capacidade de 1,8 - 2,5 kW, este último parece muito mais atraente do que o gás, onde você tem que pagar 70 rublos para cada três horas de trabalho. Se você contar, a economia é de até três vezes, o que é bastante perceptível com viagens frequentes à natureza.

Lembramos que o aquecedor Solyrogaz se destina ao transporte no porta-malas de um carro. O menor aparelho da linha pesa 4,3 kg, que, junto com o combustível, já se aproxima dos 7 kg. Esse peso em uma mochila simplesmente não pode ser carregado. Adicionando ao acima as dimensões consideráveis ​​do dispositivo, obtemos as especificações de uso. Os aquecedores Solyrogaz estão equipados com um tanque de enchimento, cuja capacidade varia conforme o modelo. A temperatura do combustível no interior não ultrapassa os 35 ºС, mesmo com a potência máxima de combustão. Isso é o suficiente para evitar uma explosão.

Aquecedores são acesos com um fósforo ou papel queimando. Obrigatório:

  • levante a divisória com uma rede;
  • abra o regulador de abastecimento de combustível;
  • traga um fósforo aceso;
  • após o bronzeamento, coloque a divisória com a rede no lugar.

A simplicidade do dispositivo torna a unidade atraente para fins de caminhadas. A fornalha é protegida por uma grade angular forte, o refletor reflete parte do calor para a frente, sobre o queimador você vai aquecer e cozinhar alimentos.A parte inferior da caixa não esquenta durante a operação, no entanto, observe as precauções usuais ao manusear esses dispositivos. Vamos descrever brevemente a linha de aquecedores Solyrogaz.

Aquecedor de Solyrogaz

  • KO - 1.8 Mini fornece uma potência máxima de 1.8 kW no queimador. O consumo de combustível não difere de outros modelos, é de 0,2 litros por hora. Com uma capacidade do tanque de combustível de até 2,5 litros, o combustível é suficiente para 18 horas de trabalho vagaroso. O peso do aquecedor com óleo diesel é de 4,3 kg. A peculiaridade do design reside na fornalha aberta em três lados; você vai se aquecer bem perto do dispositivo. A chama é circundada por um cilindro de cerâmica que protege o fogo do vento e atua como acumulador de calor. Acima está uma grade protetora que irradia no espectro infravermelho. A ênfase está em cozinhar em um círculo fechado de pessoas. Dimensões do dispositivo 0,3x0,3x0,3 m.
  • KO - 1.8 Caprice se distingue por um refletor que cobre a fornalha de três lados. Devido a isso, a maior parte do calor é direcionada para a frente e para cima. O resto do design é semelhante.
  • PO - 2.5 Mini fornece uma potência de queima de 2,5 kW, uma taxa de fluxo de 0,2 litros por hora. A fornalha é aberta em três lados, cercada por um cilindro de aço. Peso e dimensões como nos modelos anteriores.
  • PO - 2.5 Mini + possui uma malha de aço em torno da lareira. Assim, a ênfase está no aquecimento infravermelho do espaço circundante. A fornalha está aberta em três lados; a comida é preparada de cima.
  • PO - 2.5 Savo difere do modelo anterior com um cilindro de aço ao redor da lareira e um refletor em torno da fornalha em três lados. A massa do aparelho é de 5,6 kg, com dimensões de 0,37x0,42, x 0,32 M. Na aparência, um amplo aquecedor a óleo diesel lembra uma espécie de braseiro, nascem associações com o cozimento.

A ação do aquecedor no óleo diesel

  • PO - 2.5 Savo + distingue-se pelo ambiente de grade da lareira, o que indica um intenso aquecimento infravermelho do espaço circundante.
  • PO - 2,5 A lareira é a maior da linha (6,7 kg), feita em forma de lareira retangular. É difícil cozinhar alimentos, o aparelho não se destina a isso. Para aquecer a casa de verão é ideal.

O fabricante dá uma garantia de hardware de três anos. Peça preços aos revendedores. A empresa emitiu um certificado de uso de equipamentos em instalações residenciais. Estamos um tanto céticos quanto ao fato de uma chama de lareira estar acesa dentro de uma sala com reparo de qualidade europeia. O teto ficará rapidamente esfumaçado, com qualquer grau de purificação do combustível diesel. O óleo diesel também contém uma porcentagem de enxofre. Recentemente, foram adotadas diretivas em toda a Europa para reduzir a concentração de um elemento perigoso que afeta negativamente a saúde e, de todas as maneiras possíveis, contribui para a destruição da superfície das estradas.

Diante disso, consideramos indesejável o uso de aquecedor no ambiente. Claro que, para uma arrecadação, onde já está suja, a opção é boa, mas com o tecto de um apartamento branco como a neve, é melhor escolher convectores ou aquecedores elétricos infravermelhos. Além disso, será mais barato para o dinheiro.

Para a natureza, equipamentos movidos a óleo diesel serão úteis. Moradores de verão, observem que é possível cozinhar alimentos com relativa segurança no equipamento. Faça isso na varanda, a comida vai ficar deliciosa. Observe o custo fiel do método e a incrível portabilidade do equipamento, em contraste com o fogão a gás. O preço dos aparelhos começa a partir de 2300 rublos, se você encontrar um carro com motor diesel, recomendamos os aquecedores Solyrogaz.

Canhão diesel - aquecedor para combustível diesel

O uso de óleo diesel para aquecimento é acompanhado por uma maior liberação de produtos da combustão no meio ambiente do que o aquecimento com querosene, portanto, se forem reabastecidos com diesel em carcaças estacionárias, não serão utilizados minifornos deles - haverá um cheiro no ar, e uma camada amarelada aparecerá nas paredes com o tempo.

Tendo em vista a atratividade do preço do óleo diesel, os aquecedores a óleo diesel também são produzidos em outros projetos que prevêem a remoção de subprodutos nocivos para a rua.Um exemplo de tais aquecedores é uma pistola de calor movida a diesel, mas do grupo de unidades não direta, mas indireta.


Pistolas de calor de aquecimento indireto: à esquerda - em um motor a diesel, à direita - projetadas não só para óleo diesel, mas também para querosene

As unidades de aquecimento indireto para a remoção dos produtos da combustão diesel requerem uma ligação a um sistema de ventilação, cujo potencial deve atender integralmente a demanda do aquecedor, para que os resíduos não entrem.


Arranjo esquemático de canhões-geradores de calor de aquecimento direto e indireto

As principais características das pistolas de calor são o poder calorífico, o volume de ar aquecido fornecido e o consumo de transportador de energia.

A potência das unidades, dependendo da finalidade do modelo, está na faixa de 10 a 200 kW. Para a caixa de aquecimento, é usado equipamento de 15-25 kW.

O consumo de querosene ou diesel varia de 1 a 7 l / h. Quanto mais poderoso for o modelo ou quanto maior for o valor do regulador de intensidade de aquecimento, maior será a taxa de fluxo.

O funcionamento destes dispositivos é acompanhado por um pouco de ruído, o que impõe certas restrições à sua utilização para aquecimento de alojamentos. Mas esses geradores de calor não têm igual, quando você precisa aquecer uma sala grande rapidamente, enquanto as pessoas podem ficar por perto sem medo de envenenamento por produtos de combustão. Além disso, o nível de ruído da operação da pistola de calor pode ser reduzido colocando-a em outra sala, equipando-a com um tubo de calor ou simplesmente direcionando um fluxo de ar quente gerado para a porta aberta de uma sala adjacente.


O uso de canhões de combustível líquido - geradores de calor para aquecimento de residências

Ao comparar as pistolas de calor a diesel com unidades de querosene em termos de eficiência de aquecimento de instalações residenciais, deve-se proceder a partir da região de residência e da área de residência. Em caso de emergência, um apartamento de 1-2 quartos na faixa do meio pode ser aquecido com aquecedores de energia suficiente a querosene. Uma casa particular exigirá muito esforço, e aqui uma das soluções para o problema será instalar uma pistola de ar quente em um motor a diesel.

Design de dispositivo

Avaliações de aquecedores portáteis a querosene indicam que não há cheiro de substâncias combustíveis durante sua operação. Isso é conseguido devido às características de design dos modelos. As principais unidades do dispositivo são:

  • tanque de combustível;
  • sensor de quantidade de combustível;
  • uma tigela com um pavio;
  • botão de ajuste do comprimento do pavio;
  • queimador;
  • a casca do queimador tem a forma de uma peneira hemisférica.

Para iniciar o aquecedor a querosene é necessário atear fogo ao pavio e definir o nível de fogo pretendido com o botão de regulação para que a chama seja dissecada ligeiramente pela rede e olhe ligeiramente para fora dela. A casca se aquece e começa a emitir calor na faixa do infravermelho, que aquece os objetos ao redor. Depois de aquecer as paredes da câmara e da concha, o processo de combustão passa do próprio pavio aos vapores de querosene a alguma distância dele. Graças a isso, o tecido não desbota e o combustível é quase totalmente queimado. É muito cómodo utilizar aquecedores a querosene-gasóleo para tenda ou garagem, visto que o seu cheiro só vem no momento da ignição e extinção, quando o processo de combustão não queima todos os vapores.

Os dispositivos de aquecimento podem ser divididos em categorias:

1. Pela presença de controle eletrônico:

  • As unidades sem eletrónica são utilizadas em condições de campo: aquecimento de tenda, pavilhão de caça, automóvel e outros locais onde não existe rede eléctrica. Eles se distinguem pela boa autonomia.
  • Modelos controlados eletronicamente. Eles têm uma série de vantagens: manter a temperatura definida, fornecer combustível, acender e apagar, ligar e desligar por tempo e muito mais. Resumindo, são dispositivos de nova geração.

2. Por tipo de combustível: querosene ou diesel-querosene.

3. A propósito da distribuição de calor:

  • Convecção, baseada no método de movimento natural das massas de ar.
  • Reflexivo com superfícies de espelho semicircular.
  • Ventilador. De acordo com as revisões, um aquecedor a querosene econômico caracteriza esse tipo particular, no qual o ar forçado é usado para movimentar o ar aquecido. O fato é que eles têm sistemas embutidos de ajuste automático elétrico, graças aos quais eles alcançam a economia máxima.

Prós e contras dos aquecedores a querosene

Os benefícios incluem:

  • Ausência quase completa de fumaça e odor.
  • A durabilidade das mechas.
  • Alta mobilidade de equipamentos.
  • Autonomia.
  • Numerosas opções para maior conforto nos modelos elétricos.
  • Adequado para aquecer e cozinhar.
  • Custo de combustível relativamente alto.
  • Usando uma chama.
  • O cheiro e os vapores do querosene, que são especialmente sentidos no momento da ignição e da extinção.

Vamos revisar os aquecedores universais a querosene, porque hoje existem vários modelos diferentes. Para escolher exatamente o que você precisa, vamos examinar mais de perto suas características e recursos adicionais.

1. Kerona WKH-2310.

Um dispositivo simples movido a querosene de um fabricante coreano. A gama WKH foi concebida como aquecedores para garagem, tenda, casinha. A área recomendada das instalações é de 12 m2. Consumo de combustível - 0,25 l / h, volume do tanque - 5,3 l. Não requer alimentação, é utilizado para cozinhar. Em média, você pode comprar um aquecedor doméstico a querosene Keron WKH-2310 por 3.900 rublos.

2. Kerona WKH-3300.

Um modelo aprimorado com tanque duplo de combustível que, mesmo ao tombar, não permite que o querosene derrame. Também apresenta características melhoradas, a saber: área de aquecimento - 15 metros quadrados, volume - 7,2 litros, consumo - 0,31 l / h. O custo médio é de 4.900 rublos.

3. Toyotomi RCA 37A.

Esses produtos de querosene de fabricação japonesa estabeleceram-se como aquecedores para garagens, chalés de verão e pequenas casas de campo. Ao contrário dos produtos Kerona, eles são posicionados como dispositivos domésticos fixos. Eles têm ignição automática e um sistema de segurança triplo. Projetado para áreas de até 38 m². O tanque é de 4,7 l, o consumo de combustível é de 0,27 l / h. Você pode comprar um aquecedor movido a querosene por 8.800 rublos.

4. Toyotomi Omni 230.

Um poderoso modelo movido a querosene projetado para aquecer um grande espaço com uma área máxima de 70 m². Possui tanque de parede dupla, sistema automático de ignição e extinção, regulação e manutenção da temperatura definida. Volume - 7,5 l, consumo de combustível - 0,46 l / h. Preço - 12 900 rublos.

5. Neoclima KO 2.5.

Um dispositivo autônomo chinês que funciona com dois tipos de combustível - querosene e diesel. Aquecer uma cabana de verão com um aquecedor a querosene desse tipo é um de seus propósitos. Lide bem com o aquecimento de até 35 m2. Capacidade - 5,3 l, consumo de combustível - 0,25 l / h. Usado para cozinhar, o custo médio é de 1.800 rublos.

6. Neoclima KO 3.0.

Semelhante ao modelo anterior do aparelho a querosene-diesel. Tem um volume menor do tanque de 4 litros. Com um consumo de 0,27 l / h, um reabastecimento completo será suficiente para 14 horas de aquecimento da sala até 40 metros quadrados. Custa 4.000 rublos.

Os aquecedores a combustível líquido são uma excelente solução para locais onde não há oportunidade de ligação à rede eléctrica, assim como para pesca, caça e viagens curtas. Antes de escolher um aquecedor a querosene para uma residência de verão ou uma casa de campo, recomendamos que você preste atenção aos seguintes pontos:

  • Compare a proporção do tamanho da sala aquecida com a quantidade de combustível consumido por diferentes modelos.
  • Informe-se sobre a possibilidade de substituição do produto em caso de defeito de fabricação. Os usuários reclamam da baixa estanqueidade das costuras, pois o querosene tem densidade muito baixa e vaza.
  • Use apenas os combustíveis recomendados pela empresa.Para a maioria desses aparelhos, deve-se usar querosene de iluminação, pois contém menos substâncias que levam à formação de fuligem. Alguns modelos, por exemplo, o aquecedor autônomo a querosene Neoclima KO-2.5 também podem operar com motor a diesel, você não deve pensar que todos esses dispositivos são capazes disso. O não cumprimento dos conselhos do fabricante leva a consequências inesperadas.

O dispositivo de aquecedores a óleo diesel e querosene

Aquecedores portáteis a querosene consistem em unidades:

  • tanque de combustível;
  • uma tigela com um pavio;
  • botão de ajuste do pavio;
  • um sensor para medir o volume de combustível;
  • casca do queimador;
  • queimador.
  • Durante o funcionamento do aquecedor, a chama do pavio deve ser ligeiramente dissecada pela malha (casca) e olhar para fora. Esta posição de trabalho pode ser alcançada ateando fogo ao pavio e ajustando a altura da chama com um botão especial. A concha aquece gradualmente e começa a irradiar calor para a sala na faixa do infravermelho. Depois que a casca e as paredes da câmara estão completamente aquecidas, o próprio processo de combustão do pavio passa para vapores de querosene a uma certa distância. Este processo de combustão queima quase completamente o combustível, mas não queima o tecido do pavio. Os aquecedores a diesel e a querosene são convenientes para aquecer uma garagem ou tenda.

    O cheiro dos produtos da combustão só sai na primeira vez após a ignição, quando ainda não há processo de combustão completa dos gases, e no momento da extinção.

    Hoje no mercado você pode comprar dispositivos que diferem nos métodos de controle, no tipo de combustível usado e no método de distribuição de calor.

    • Aquecedores sem eletrônica são autônomos e se mostram bem em locais onde não há rede elétrica. Eles costumam ser levados em viagens para aquecer carros e tendas.
    • Dispositivos controlados eletronicamente são diferenciados pela capacidade de manter uma temperatura constante, ignição, fornecimento de combustível, extinção e outras funções úteis.
    • Aquecedores a querosene.
    • Aparelhos a diesel e querosene.
    • Com uma forma conversora de transferência de calor.
    • Com ventilador embutido.
    • Aquecedor de refletor.

    O que é um aquecedor catalítico a gasolina?

    O aquecedor catalítico a gasolina é uma solução revolucionária no campo do aquecimento doméstico, muito procurado na Europa Ocidental. No território do nosso país, este desenvolvimento apareceu há relativamente pouco tempo, mas já foi notado pela atenção dos compradores.

    Este aquecedor a gasolina é mais seguro de usar, pois não queima combustível como tal. A energia para aquecer o ambiente aqui é gerada pela oxidação da gasolina com vapor na placa catalítica. Como resultado da reação, o último aquece até 180 ° C - 500 ° C. O calor resultante é distribuído na sala devido à convecção natural do ar. Nenhuma fumaça é gerada durante o funcionamento do equipamento, uma vez que o portador de energia está totalmente oxidado.

    A essência da oxidação catalítica dos vapores da gasolina.

    O aquecedor catalítico a gasolina tem uma série de vantagens:

    • eficiência;
    • segurança;
    • Amizade ambiental;
    • alta eficiência;
    • multifuncionalidade.

    Devido à oxidação completa do portador de energia, a eficiência do equipamento chega a 95%. Como nenhuma fumaça é gerada durante a operação do equipamento, sua instalação é bastante simplificada. O equipamento pode ser transportado de sala em sala devido ao seu tamanho compacto e baixo peso. Pode ser usado para aquecer lenços em um acampamento; esses aquecedores a gasolina são perfeitos para casas de verão, se a casa não for aquecida. Dentro de alguns minutos, a temperatura do ar na sala será elevada ao nível desejado, porque o elemento de aquecimento catalítico é rápido.

    O dispositivo protege vários indicadores e controladores do superaquecimento da placa, o que o torna absolutamente seguro para uso. O equipamento é caracterizado pelo consumo econômico de energia.Então, para gerar a quantidade máxima de energia térmica, são usados ​​aqui até 200 g de gasolina por hora. Esses aquecedores a gasolina para garagem costumam ser comprados, porque aqui não tem chama, o que é fundamental. Afinal, líquidos inflamáveis ​​costumam estar presentes na garagem.

    Vantagens e desvantagens dos aquecedores a querosene

    Como qualquer outro equipamento, um aquecedor a querosene tem seus lados positivos e negativos.

    Todas as vantagens de usar aquecedores a querosene:

    • autonomia do dispositivo;
    • ausência quase completa de cheiro e fumaça durante a operação;
    • excelente mobilidade;
    • durabilidade de mechas;
    • um grande número de opções de modelos elétricos;
    • o aparelho pode ser usado para aquecer e cozinhar alimentos.

    Contras dos aquecedores a querosene:

    • Vapores e cheiro do combustível utilizado durante o acendimento e a extinção do aparelho;
    • altos preços dos combustíveis;
    • chama.

    Feedback sobre desvantagens

    Se você decidir escolher um aquecedor a querosene, é recomendável ler as críticas a respeito. No entanto, nem sempre são positivos. Alguns consumidores acreditam que o querosene é um combustível bastante caro. E seus vapores e cheiro, que são sentidos especialmente na hora de apagar e acender, não podem ser considerados uma vantagem positiva. Os compradores acreditam que esses aquecedores podem se tornar uma fonte de maior perigo, porque eles não usam uma chama em seu trabalho.

    Visão geral dos aquecedores a querosene de diferentes fabricantes

    Os aquecedores a querosene da marca sul-coreana Kerona estão amplamente representados no mercado russo. Para comparação, consideraremos vários dos modelos mais populares.

    Kerona WKH-2310

    Este pequeno modelo é utilizado para aquecer pequenos espaços, tanto técnicos como residenciais. O design único do aparelho permite utilizá-lo mesmo para aquecer uma tenda sem qualquer risco de incêndio. O que torna um dispositivo tão à prova de fogo?

    • é impossível queimar-se acidentalmente na câmara de trabalho devido à grade de proteção instalada;
    • o combustível não sai do tanque mesmo quando o aquecedor é acidentalmente derrubado devido à proteção instalada nele;
    • nenhum fósforo é necessário para a ignição porque há um sistema elétrico;
    • em caso de capotamento acidental, um sistema de amortecimento automático é acionado.

    A boa queima do pavio é garantida pelo uso de fibra de vidro especial. A parte superior do aparelho pode ser equipada com uma tampa especial para cozinhar. O nível de transferência de calor é regulado diminuindo ou aumentando a chama. Para uma hora de operação do aparelho, são necessários apenas 0,25 litros de querosene. O volume do tanque é de 5,3 litros.

    "Kerona" WKH-3300

    Além de todos os recursos de design do modelo anterior, o aquecedor a querosene Kerona WKH-300 possui recursos adicionais.

    1. Em primeiro lugar, é um tanque de 7,2 litros mais potente.
    2. Em segundo lugar, há um refletor superior especial que permite redirecionar o fluxo de calor. Quando instalado, o calor desce para o chão e, a partir daí, sobe, o que leva a um aquecimento uniforme da divisão.
    3. Terceiro, os elementos de aquecimento são feitos de aço inoxidável.
    4. Em quarto lugar, existe um depósito de combustível duplo, que cria uma protecção garantida contra o fogo ao capotar.

    Além dos produtos sul-coreanos, os aquecedores japoneses a querosene estão amplamente representados no mercado russo.

    Toyotomi RCA 37A

    Utilizado para aquecer pequenas casas de campo, chalés de verão e garagens. Os aquecedores a querosene japoneses diferem dos modelos sul-coreanos com uma instalação estacionária. Os dispositivos são equipados com sistema de segurança triplo e ignição automática. O consumo de combustível por hora de operação é de 0,27 litros de querosene, um tanque com capacidade de 4,7 litros. São utilizados para aquecimento de divisões com uma área não superior a 38 m2.

    Toyotomi Omni 230

    Se você precisa aquecer uma sala até 70 m2, use este modelo específico. Tanque de combustível de parede dupla, ignição automática, extinção, regulação de temperatura e manutenção.Consome 0,46 litros por hora. combustível, o volume do tanque é de 7,5 litros.

    Neoclima KO 2.5 e Neoclima KO 3.0

    Ao contrário dos aquecedores a querosene Toyotomi, os aparelhos chineses Neoclima funcionam com diesel e querosene. Seu consumo de combustível é pequeno - de 0,25 a 0,27 litros. à uma hora. Com um tanque cheio, você pode aquecer a sala por cerca de 14 horas. A instalação de um balão com catalisador minimiza a exaustão dos produtos da combustão. O dispositivo está equipado com uma ignição elétrica a partir de baterias.

    Como escolher um aquecedor pelo fabricante: uma descrição de alguns modelos

    Para determinar a escolha, você precisa se familiarizar com a visão geral dos aquecedores a querosene, pois eles apresentam diferenças significativas. Por exemplo, "Kerona" é um aquecedor a querosene, que é colocado à venda na versão WKH-2310. Este dispositivo é bastante simples e é feito na Coréia.

    Este tipo de aquecedor foi especialmente desenvolvido para aquecer tendas, garagens e pequenas casas. A área de aquecimento recomendada é de 12 m 2, enquanto o consumo de combustível por hora é de 0,25 litros. O tanque tem capacidade para 5,3 litros. O "Kerona" é um aquecedor a querosene que não envolve o uso de eletricidade, mas também pode ser usado para cozinhar. Você pode comprar esse modelo por 3.900 rublos.

    Outro modelo desta empresa é o WKH-3300. É mais perfeito do que o descrito acima, pois possui tanque duplo de combustível que, ao tombar, evita o derramamento do querosene. Este aquecedor será capaz de aquecer uma área mais impressionante de 15 m 2, o volume do tanque é de 7,2 litros, enquanto a vazão é aumentada e é igual a 0,31 l / h. Esse modelo custa um pouco mais - 4.900 rublos.

    Como escolher um aquecedor a querosene?

    Na maioria das vezes, os aquecedores a querosene são usados ​​para caminhadas, caça ou pesca. Se você decidir instalar este tipo de aquecedor no país, você deve considerar o seguinte:

    1. Compare a proporção da área do espaço aquecido com o consumo de combustível de aquecedores de diferentes fabricantes.
    2. Compre aquecedores a querosene apenas nas lojas onde você pode obter uma substituição em caso de defeito. Em muitos modelos, a estanqueidade das costuras é baixa e o vazamento de querosene é freqüentemente observado.
    3. Certifique-se de ler e seguir as instruções de uso do fabricante. A maioria dos modelos de aparelhos funciona com querosene aceso, que contém uma quantidade mínima de substâncias formadoras de fuligem. Existem aparelhos que funcionam igualmente com querosene e diesel. As informações sobre o uso de diferentes combustíveis estão indicadas no passaporte técnico.

    O não cumprimento das regras de utilização do dispositivo pode levar a consequências graves.

    Fonte de calor alternativa - aquecedores de combustível líquido

    Gasolina, querosene, aquecedores a diesel para residências e chalés de verão são uma excelente fonte alternativa de energia térmica. Eles também são usados ​​em edifícios não residenciais e instalações sem aquecimento como o principal elemento de aquecimento. Os dispositivos acima se distinguem por sua eficiência e versatilidade.

    Sua principal vantagem é a mobilidade e alta eficiência. Os elementos de aquecimento a diesel podem ser de ação direta, eles são usados ​​apenas em instalações não residenciais. Os aquecedores indiretos a diesel têm se mostrado indispensáveis ​​em edifícios residenciais e agrícolas. Para a gasolina, os dispositivos catalíticos, a segurança de uso e a não volatilidade completa são características. Um aquecedor doméstico a querosene aumentará rápida e eficientemente a temperatura do ar até o nível desejado. Com este dispositivo, você pode cozinhar alimentos em condições extremas.

    Opiniões do cliente

    Pedimos a opinião e feedback dos compradores sobre os aquecedores a querosene. Isso é o que eles escrevem e dizem.

    Passo muito tempo na garagem e no inverno não posso ficar sem aquecimento. Eu escolhi Carona para mim. Eu acendo na rua.Mesmo sob forte geada, trabalhar na garagem é confortável e você pode tirar a roupa exterior. Ivanov Danil, Uryupinsk.

    Compramos um coreano Kerona 2310 em nossa dacha. O teste foi bem-sucedido, sem vazamentos. O aparelho funcionou o dia todo em uma sala de 20 m2. Metade do querosene permanece no tanque. Uma boa combinação de preço e qualidade. Anastasia Nezhnaya, Ryazan.

    Eu amo pescar no inverno. Com um amigo compramos Neoclima. Pescamos com conforto. Estamos sentados em uma barraca perto do buraco, e ao lado dela há um fogão a querosene em fogo baixo. Você nem pode usar jaquetas. Obrigado aos produtores. Andrey Klima, Tula.

    Agora você sabe como escolher um aquecedor a querosene, o que procurar ao escolher um determinado modelo, já leu as avaliações dos consumidores sobre os melhores modelos. Faça sua escolha e sua dacha ficará quente, mesmo com as geadas mais severas.

    Análise de vídeo do aquecedor a querosene chinês e coreano

    • Autor: Maria Sukhorukikh
    • Impressão

    Avalie o artigo:

    1. 5
    2. 4
    3. 3
    4. 2
    5. 1

    (0 votos, média: 0 de 5)

    Compartilhe com os seus amigos!

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores