Como escolher um aquecedor economizador de energia montado na parede para um apartamento e uma casa


Aquecedores de parede são um tipo de dispositivo de aquecimento que pode ser usado para aquecer uma casa. Muitas vezes, novos tipos e modelos de tais aquecedores são chamados de economizadores de energia, ou seja, presume-se que consumam menos eletricidade para aquecer o mesmo volume da sala, ou, de outra forma, tenham maior eficiência. Na maioria dos casos, os aquecedores residenciais elétricos montados na parede têm grande eficiência, ou seja, convertem a energia elétrica em calor com perdas mínimas. Mas o fato é que quase todos os aparelhos de aquecimento elétrico, mesmo os modelos mais antigos, têm um nível bastante alto - mais de 90%. Portanto, não é inteiramente correto falar de um aumento significativo neste indicador. Mesmo teoricamente, não pode ser aumentado em mais de 10%.

Sua principal vantagem é diferente. O fato de que usando novas tecnologias e materiais neles, os fabricantes os tornaram mais convenientes, práticos e atraentes na aparência. Além disso, devido aos diferentes métodos de aquecimento, podem aquecer a divisão de forma mais rápida ou segura e, graças à capacidade de controlar e regular automaticamente a potência, evita-se o sobreaquecimento das instalações, o que os torna mais económicos.

Tipos de aquecedores de economia de energia montados na parede

Existem vários tipos diferentes de aquecedores de parede para uso doméstico, que os fabricantes chamam de economia de energia. Eles diferem em forma, tamanho, potência, peso, método de aquecimento e opções adicionais.

Pelo método de aquecimento, os seguintes tipos podem ser distinguidos:

  • Aquecimento de salas por radiação térmica;
  • Aquecimento por convecção.

Por design e tipo de elemento de aquecimento, eles podem ser:

  • Sob a forma de lâmpadas com elementos de aquecimento tubulares;
  • Painel;
  • Filme.

Pela capacidade de regular a energia e a temperatura da sala:

  • Com termostato
  • Sem termostato

Para entender toda essa diversidade e escolher uma versão realmente ideal de um aquecedor de parede moderno para sua casa, considere os lados positivos e as desvantagens de seus vários tipos.

3.2. A vantagem do REW em relação aos elementos de aquecimento.

A principal vantagem do REN em comparação com os aquecedores tubulares é a criação de um campo térmico uniforme para o objeto aquecido com uma potência térmica mínima. Devido à ausência de elementos não confiáveis ​​(espirais), ao uso de materiais resistentes a altas temperaturas e modificações, é possível criar aquecedores com uma vida útil teoricamente ilimitada. Além disso, a eficiência e o coeficiente de transferência de calor serão altos devido às perdas mínimas durante a transferência de calor do elemento combustível através do dielétrico para o corpo de metal. No lado positivo, o aquecedor pode ser aplicado diretamente na superfície do aquecedor. Isso permite aprimorar o design dos produtos e a tecnologia de sua fabricação, reduzir significativamente o consumo de materiais dos aparelhos e também reduzir o consumo de eletricidade no dia a dia, materiais e recursos combustíveis na indústria.

Aquecedores infravermelhos de parede

Aquecedores deste tipo aquecem o ambiente principalmente devido à radiação térmica (infravermelha). Nesse caso, estruturas ou objetos são primeiro aquecidos para os quais a radiação é direcionada (piso, paredes, móveis), e já a partir deles o ar do ambiente é aquecido.Este método de aquecimento distingue-se pela capacidade de aquecer rapidamente certas zonas da divisão, ou seja, pela baixa inércia térmica. Mas isso também pode ser a sua desvantagem - quando o aquecedor é desligado, o fluxo de energia térmica para imediatamente. Esses aquecedores são silenciosos e não queimam o oxigênio do ar.

Os aquecedores de parede infravermelhos podem ser:

  • Sob a forma de lâmpadas com elementos de aquecimento tubulares;
  • Sob a forma de telas planas;
  • Filme.

Além disso, eles também podem ter um design, forma, peso, potência e opções adicionais diferentes: sensores e reguladores que controlam seu trabalho.

Aquecedores infravermelhos montados na parede com elementos de aquecimento tubulares

Aquecedor infravermelho montado na parede com elementos de aquecimento tubulares

Esses aquecedores de economia de energia são um alojamento na forma de uma lâmpada plana com um refletor e elementos de aquecimento na forma de tubos de quartzo a vácuo, que contêm um filamento de tungstênio ou fibra de carbono. No primeiro caso, a radiação ocorre não apenas no infravermelho, mas também na faixa do visível e, no segundo caso, praticamente apenas no infravermelho. Portanto, esses aquecedores de parede, com um elemento de aquecimento de carbono (carbono), são mais eficientes no aquecimento da sala. Sob a influência da radiação infravermelha térmica, os objetos não apenas aquecem, mas também se aquecem até uma profundidade de cerca de 2 cm. Por causa dos tubos de quartzo nos quais os elementos de aquecimento estão incluídos, eles são freqüentemente chamados de quartzo.

Esse aquecedor pode ser montado na parede em um determinado ângulo, dependendo da necessidade de aquecer toda a sala ou parte dela. É especialmente conveniente usar esses aquecedores de quartzo que economizam energia montados na parede para uma casa em que alguém more periodicamente ou para uma residência de verão.

Painéis infravermelhos de fibra de carbono montados na parede

Eles são um painel plano, na maioria das vezes de forma retangular, com um elemento de aquecimento de carbono embutido, isto é, feito de fibra de carbono.

Aquecedor de painel montado na parede com elemento de aquecimento de carbono

O aquecimento da sala ocorre principalmente como resultado da radiação infravermelha térmica. A convecção também está presente em certa medida, uma vez que o ar em contato com a superfície quente do painel sobe e circula. Os painéis de parede de carbono são relativamente leves. Quando aquecido, seu elemento de aquecimento - fibra de carbono, gera ânions - partículas carregadas negativamente que equilibram a atmosfera da sala aquecida e depositam sua poeira.

A superfície externa de tal painel aquece até uma temperatura de 80 ° C, o que permite que ele não queime oxigênio e poeira, mas você ainda pode se queimar. Portanto, você precisa ter cuidado e, na presença de crianças pequenas, pendurar esse painel de forma que a criança não possa alcançá-lo ou recusar-se a usá-lo.

A maioria destes painéis de aquecimento com uma potência de 1 kW e superior estão equipados com termostatos integrados, mecânicos ou automáticos, que permitem selecionar corretamente o regime de temperatura e ajudar a economizar energia. Em aquecedores de baixa potência 300-500 W eles geralmente estão ausentes.

Imagens de aquecimento

Aquecedor infravermelho de painel em forma de imagem

As pinturas de aquecimento são essencialmente os mesmos aquecedores residenciais infravermelhos montados na parede, que podem ser um painel de aquecimento de fibra de carbono (foto acima) ou uma tela com um elemento de aquecimento de carbono de filme ultrafino plano, como na foto abaixo.

Aquecedor de filme de carbono na forma de uma imagem

Uma característica distintiva desses aquecedores infravermelhos de carbono é que um desenho ou fotografia é aplicado em sua superfície e, além de aquecer o ambiente, eles desempenham uma determinada função decorativa e, com uma boa seleção de imagens, podem até servir de decoração para um sala. Caso contrário, esses aquecedores não são diferentes dos aquecedores de carbono sem um padrão impresso.

Painéis de parede cerâmicos

Aquecedores de painel de parede de cerâmica

O elemento de aquecimento do painel de cerâmica são placas de cerâmica. O calor se espalha sobre eles uniformemente e a própria superfície do painel esquenta fracamente. Esse aquecedor tem uma inércia térmica maior do que os aquecedores infravermelhos de carbono e quartzo, mas ainda aquece o ambiente muito rapidamente devido à radiação infravermelha e parcialmente devido à convecção. O calor desses painéis é mais suave e permite criar uma atmosfera bastante confortável em uma sala aquecida. As desvantagens incluem o maior peso de tais painéis de parede.

Fita flexível de elementos de aquecimento INGLATERRA-2

ESPECIFICAÇÕES

Características do uso de aquecedores de fita INGLATERRA-2

O consumidor, ao adquirir um elemento de aquecimento INGLATERRA-2, recebe um produto totalmente acabado. Quaisquer alterações de design, como dimensões, potência, etc., são estritamente proibidas. É possível que o cabo de aquecimento seja fabricado por encomenda com os parâmetros adequados ao cliente. Mas mesmo neste caso, a potência específica do aquecedor não deve ser superior a 40 W por metro.

Como regra, o elemento de aquecimento INGLATERRA-2 é usado nos seguintes casos:

• É necessário aquecer a calha e o telhado como um todo ou separadamente. Visto que a ENGL-2 é uma fita de aquecimento flexível, ela pode ser usada para aquecer qualquer estrutura de telhado, calhas, calhas, funis, gotejadores, etc.

• É necessário aquecer áreas abertas. Muitas vezes, os cabos de aquecimento são usados ​​com sucesso para manter uma temperatura aceitável em estacionamentos, calçadas, estacionamentos, calçadas, rampas, degraus externos e muito mais.

• Tanques e tubulações de vários formatos e designs precisam de aquecimento. O elemento de aquecimento, frequentemente, torna-se um elemento indispensável na execução de diversos processos tecnológicos em refinarias de petróleo, cervejarias, construções artesanais, postos de gasolina e diversos outros setores da economia.

Ao contrário de muitos outros tipos de cabos de aquecimento, o elemento de aquecimento PORT-2 é usado com sucesso em várias condições. Assim, por exemplo, a fita de aquecimento INGLATERRA - 400 não pode ser usada em condições de alta umidade. E o INGLATER-2 realiza tarefas com sucesso quando totalmente imerso em água, porque está completamente selado. Da mesma forma, é possível usar o ENGL-2 em baixas temperaturas.

Se a tudo isso somarmos um preço bastante moderado do produto, o que o distingue bem entre toda a gama de aquecedores flexíveis, então podemos dizer com segurança que o elemento de aquecimento INGLATERRA - 2 é um dos melhores do mercado hoje .

INTRODUÇÃO

• A descrição técnica e as instruções de operação para o aquecimento de elementos de fita flexível PORT-2 destinam-se à familiarização com o dispositivo, requisitos de instalação, operação e manutenção.

• Ao estudar o design e as características técnicas, você também deve ser guiado pelo conjunto de documentação TA2.983.639.

OBJETIVO

• Elementos de fita flexível de aquecimento PORT-2 (doravante denominados "aquecedores") são projetados para aquecer e compensar as perdas de calor de vários equipamentos tecnológicos, aparelhos, dutos, válvulas, equipamentos de controle, etc.

• Modificação climática UHL-1 de acordo com GOST 15150-69.

• A operação de aquecedores é permitida em instalações com risco de incêndio (externas e internas) das classes II-I, II-II, II-III de acordo com as "Regras de instalação elétrica" ​​(PUE).

• Um exemplo de escrita de uma designação convencional de um aquecedor com uma potência nominal de 0,2 kW, uma tensão de operação de 220 V e um comprimento de 13,57 m no pedido e na documentação de outro produto: Aquecedor INGLATERRA-2-0.2 / 220- 13.57 TU112-RSFSR- 042-92.

DADOS TÉCNICOS

• Parâmetros básicos, tamanhos e execuções - correspondem aos requisitos da tabela. 1.

• Tensão de alimentação, V - 220

• Dimensões da seção da parte de aquecimento ativa:

• espessura, mm 3,5 ± 0,15

• largura, mm 23 ± 0,25

• Ao operar os aquecedores, se a temperatura na superfície do aquecedor exceder 60 ° C, meios de controle automático de temperatura devem ser fornecidos.

• O design dos aquecedores é à prova d'água.

• O desvio do valor da resistência elétrica do valor nominal (tabela 1) não deve exceder ± 6%.

• Raio de curvatura mínimo, mm - 20

• Vida útil média, anos - 6

• Vida útil média, anos - 3

• Os produtos não podem ser reparados.

• O projeto dos aquecedores atende aos requisitos de GOST 12.2.007.0-75.

• Os aquecedores são mantidos frios por 1 minuto sem quebra e descarga superficial. Teste a tensão senoidal com frequência de 50 Hz em uma instalação com potência de 0,5 kW, igual a 1500 V.

Aquecedores de economia de energia montados na parede de quartzo para uso doméstico

Painel de parede de aquecimento de quartzo

Este é outro tipo de modernos painéis de aquecimento com economia de energia montados na parede. Eles representam uma placa de areia de quartzo, na qual estão localizados os elementos de aquecimento na forma de espirais de metal. Os elementos de aquecimento elétrico primeiro aquecem o conteúdo do painel, que por sua vez acumula esse calor e o libera para o ambiente. Devido a este aquecimento específico, tais painéis de quartzo têm uma inércia térmica bastante grande. Para que esse fogão aqueça totalmente, leva de 15 a 25 minutos. Portanto, não será possível aquecer a sala instantaneamente com esse aquecedor. Por outro lado, um painel aquecido pode reter calor por um longo tempo e aquecer o ambiente mesmo quando desconectado da fonte de alimentação. A temperatura máxima da superfície da laje é de 95 ° C. Se houver crianças em casa, esses aquecedores devem ser protegidos com telas especiais ou suspensos a uma altura que a criança não possa alcançar.

O aquecimento da sala ocorre principalmente como resultado da convecção do ar, mas a radiação infravermelha do painel também está presente, como de qualquer objeto aquecido. Este é essencialmente o mesmo convetor elétrico "seco", mas com a diferença de que o elemento de aquecimento aquece o ar não usando um trocador de calor de alumínio, mas por meio de areia de quartzo. Como resultado, a temperatura de contato da superfície aquecida com o ar diminui e a poeira praticamente não é queimada, e a inércia do dispositivo aumenta. Esses aquecedores de quartzo de economia de energia montados na parede são mais usados ​​para uma casa em que vivam permanentemente e no qual é necessário manter uma temperatura confortável constante.

3.1 Conceitos básicos do REW.

Uma característica dos REWs é que uma fina película condutiva com uma grande superfície de transferência de calor serve como um aquecedor. Isso garante baixa inércia do aquecedor e sua alta eficiência.A camada eletricamente condutora pode ser obtida de várias maneiras, desde a deposição a vácuo até o uso de materiais de folha resistivos especiais. Aquecedores são usados ​​em um substrato de metal plano usando isolamento duplo obtido por métodos de pulverização catódica. Os métodos de aplicação de um dielétrico a um metal (alumínio, titânio, aço inoxidável) e uma camada resistiva a um dielétrico são amplamente utilizados na indústria eletrônica na produção de circuitos integrados e placas de comutação multinível de micromontagens. No entanto, eles não encontraram ampla aplicação para a fabricação de aquecedores elétricos. A prioridade reside no facto de os métodos e soluções tecnológicas conhecidas terem sido utilizados para fabricar uma nova classe de resistências eléctricas distribuídas, que, em princípio, não têm restrições quanto à dimensão da sua área.

Convectores elétricos de parede

Convector elétrico montado na parede

Eles são bastante simples em design e dispositivos de aquecimento elétrico eficazes. Estruturalmente, é composto por um elemento de aquecimento com um trocador de calor e uma câmara de convecção, que é ao mesmo tempo uma caixa decorativa e protetora. Externamente, os convetores se distinguem pela presença de aberturas na caixa de proteção para entrada e saída de ar. Os primeiros estão localizados na parte inferior, e os segundos estão no topo ou, mais frequentemente, na superfície frontal lateral em forma de venezianas direcionando o fluxo de ar quente para baixo. Esse aquecedor aquece a sala quase completamente devido à convecção do ar. A radiação térmica de seu corpo é insignificante, uma vez que o invólucro externo não aquece acima de 50-60⁰С. Portanto, são bastante seguros e podem ser instalados até em quartos de crianças. Mas aquecer a sala instantaneamente com esse aquecedor não funcionará. Levará algum tempo para que o ar da sala atinja a temperatura exigida como resultado da convecção. Não seque ou cubra as roupas para evitar o superaquecimento dos elementos de aquecimento.

Tipos de convetores elétricos

Aquecedores de convetores elétricos podem ter diferentes elementos de aquecimento:

  • Espiral aberta;
  • Bobina fechada (elemento de aquecimento "seco");
  • Monobloco.

Projetos de bobinas abertas são os mais baratos, mas esses elementos de aquecimento queimam oxigênio e poeira do ar. Portanto, é indesejável instalá-los em locais onde as pessoas estão constantemente presentes. Além disso, eles não podem ser usados ​​para aquecer ambientes úmidos.

Os modelos com espirais fechadas (elementos de aquecimento) são mais seguros. Seus elementos de aquecimento tubulares são aquecidos a uma temperatura mais baixa (cerca de 100 ° C) e um trocador de calor de placa de alumínio é fechado para maior eficiência. Praticamente não queimam oxigênio, mas durante sua operação você pode sentir o cheiro de poeira queimada. Especialmente se o trocador de calor não tiver sido limpo de poeira após um longo intervalo de operação. Portanto, antes do início da estação de aquecimento, é necessário remover a tela de proteção e limpar o trocador de calor da poeira com um aspirador.

Mas a melhor opção para um convector elétrico é um modelo com um elemento de aquecimento monobloco. Seu corpo inteiriço, que ao mesmo tempo atua como trocador de calor, é feito de ligas de alumínio, e a espiral, que fica dentro, é circundada por um enchimento especial. Esse elemento de aquecimento é mais confiável e durável.

A maioria dos convetores elétricos montados na parede são equipados com termostatos e alguns têm opções adicionais, por exemplo, um ionizador de ar que precipita a poeira e enriquece o ar com íons saudáveis.

Devemos também mencionar um tipo especial bastante popular de convetores elétricos - os chamados rodapés quentes, que são montados na junção parede-piso e não requerem um espaço separado na parede.Além disso, o ar aquecido sai quase pelo chão, contribuindo para um melhor aquecimento do ambiente.

Convector elétrico - "plinto quente"

Radiadores elétricos modulares

Esses aquecedores na aparência lembram radiadores de um sistema de aquecimento de água, eles também podem ser montados na parede, mas funcionam de forma autônoma.

Radiador modular elétrico montado na parede

Existem vários tipos de radiadores modulares:

  • Líquidos com elemento de aquecimento embutido, que funcionam segundo o princípio de um radiador a óleo familiar a todos, mas podem conter água, não congelante ou líquidos especiais como refrigerante;
  • Vapor-gotícula, na qual uma pequena quantidade de líquido é aquecida até a formação do vapor, que sobe e, dando sua energia ao corpo do radiador, se condensa de volta ao líquido.
  • "Seco", no qual são usados ​​aquecedores do tipo haste de aço. Cada seção tem seu próprio aquecedor de haste de aço de liga.

Quais aquecedores domésticos com economia de energia montados na parede são melhores?

Ao fazer uma escolha e dar preferência a um ou outro tipo ou modelo de aquecedores de parede, os seguintes fatores devem ser levados em consideração ou as seguintes questões devem ser respondidas:

  1. Qual energia térmica deve ter? Quanto mais energia, mais rápido a sala aquece. Mas, por outro lado, quanto mais potente o aparelho, mais caro ele é e requer uma seção adequada da fiação.A potência térmica de qualquer aquecedor elétrico está diretamente relacionada à elétrica. Portanto, se você está prometido que o aquecedor consome 1 kW de eletricidade, e sua energia térmica é 1,5 kW, então isso, para dizer o mínimo, não pode corresponder à realidade, a eficiência não pode ser superior a 100%, a lei da conservação de a energia ainda não foi cancelada. Esta não é uma bomba de calor.
  2. Com que rapidez ele deve aquecer a sala? Por exemplo, se você precisa aquecer muito rapidamente uma sala ou parte de sua área, é melhor escolher um dos aquecedores infravermelhos. Se a taxa de aquecimento não for um grande negócio, outras opções podem ser consideradas.
  3. Deve aquecer toda a sala ou apenas criar uma zona de conforto separada? Para aquecer toda a divisão, é preferível utilizar aquecedores com aquecimento predominantemente por convecção (convectores, radiadores) e infravermelhos para criar uma zona de conforto.
  4. Quão seguro deve ser um dispositivo de aquecimento e qual é a temperatura permitida da caixa? O mais seguro em termos de temperatura corporal são os aquecedores de convecção. Se houver crianças pequenas em casa, é melhor dar preferência a este tipo de aquecedor.
  5. O aquecedor será usado como aquecimento principal ou como fonte de calor adicional (reserva)? Se este é o aquecimento principal, então é necessário escolher aquecedores mais potentes com termostatos, sensores e todo tipo de opções úteis. Se esta for uma fonte adicional de calor, então você pode escolher uma menos potente e, consequentemente, mais barata, sem opções desnecessárias.
  6. Será usado em uma casa onde morem permanentemente ou periodicamente, por exemplo, em uma casa de campo?
  7. Quanto você deseja ou pode alocar para essa compra? A escolha do tipo de aquecedor, fabricante e, portanto, a qualidade e disponibilidade de várias opções úteis nele também depende muito disso.

Depois de encontrar as respostas a essas perguntas, já ficará claro para você qual dos tipos de aquecedores de economia de energia de parede discutidos acima é o mais adequado para sua casa.

O que considerar ao escolher um modelo

Na casa, o número de produtos de aquecimento é definido em função da área de aquecimento. A operação é de grande importância. Isso é levado em consideração ao escolher um aquecedor. Se a sala for grande, vários deles são necessários, em um pequeno vai se aquecer com um produto.Ao comprar um modelo de teto, preste atenção ao estado do teto, ele deve suportar o peso do aquecedor selecionado. É melhor fazer sua escolha em dispositivos leves com corpo ou filme de alumínio. A altura do teto também é importante. Isso é para garantir um fluxo de calor normal. Aquecedores com controle remoto, sensor de superaquecimento e termostato são mais fáceis de usar. Com a manutenção adequada, o consumo de energia será pequeno e o próprio dispositivo funcionará adequadamente por um longo tempo.

Os fabricantes produzem uma grande variedade de aquecedores domésticos infravermelhos. Os compradores têm muito por onde escolher. Muitos modelos permitem que você economize recursos enquanto aquece bem sua casa. Funcionam de tal forma que não há necessidade de ventilar adicionalmente o ambiente, não absorvem oxigênio. Se os padrões de operação forem observados, a radiação infravermelha terá um efeito positivo no corpo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores