Qual aquecedor escolher - infravermelho, óleo ou convecção?

Com a chegada do tempo frio, muitas vezes acontece que o aquecimento centralizado não dá conta do aquecimento do apartamento, a temperatura no local é muito baixa, os moradores sofrem com o frio e corro o risco de pegar um resfriado. Não é de surpreender que muitos vão ao mercado ou compras para comprar um aquecedor de bobina. Este dispositivo é amplamente conhecido desde os tempos soviéticos e provou ser bastante eficaz e conveniente na operação. Mas é relevante no mundo moderno, entre tantos concorrentes?

Mitos do aquecedor elétrico

Aquecedores elétricos secam o ar

As instruções do aquecedor freqüentemente indicam o fato de que o aquecedor não seca o ar. É verdade. Não existem aquecedores, são as mesmas baterias de aquecimento central. Eles supostamente secaram o ar porque durante a operação não absorveram água do ar, mas geraram calor. O ar ainda fica mais seco, mas há uma explicação para isso.

Por que o ar está ficando mais seco?

A condição da pele e do sistema respiratório é afetada pela umidade do ar. Muitos sabem disso. Quando a umidade cai abaixo de 40%, a pele seca, a 60%, pelo contrário, absorve o excesso de umidade, se a umidade for ainda maior fica difícil para a pessoa respirar. A temperatura também afeta a umidade. Vamos fazer um experimento.

Despeje água fervente em um copo e água fria no outro. Um copo contendo água fervente emitirá vapor. Um experimento simples mostra que, à medida que a temperatura sobe, é gerada uma maior produção de vapor. Se você resfriar o ar quente com ar frio, o "excesso" de água se assentará na forma de gotas. Chuva, orvalho, névoa são o mesmo fenômeno. Quando o ar quente úmido atinge a camada fria da atmosfera, ocorre o resfriamento, o excesso de água do ar cai no solo em forma de chuva.

Para entender quanta umidade deve haver em 1m3 de ar em diferentes temperaturas, fiz uma tabela. Essa umidade é chamada de "umidade absoluta".

Tabela do teor máximo de água em função da temperatura
Temperatura do ar t ,? С?30?20?100102030405060708090100
Quantidade de água, g / m30,290,812,14,89,417,330,451,183,0130198293423598

Normalmente, o ar não está completamente saturado com vapor de água. Isso está acontecendo parcialmente. Os dados da tabela são um ponto pivô que ajudará a determinar a umidade real, também é "Relativo". É sobre isso que é relatado na previsão do tempo, seu valor é mostrado por dispositivos especiais - psicrômetros.

Então, o que é umidade relativa? Este é o volume de água que está no ar a uma determinada temperatura, em comparação com a quantidade máxima de água possível. O valor é expresso em porcentagem.

Digamos que a temperatura do ar seja de 10 ° C e a umidade seja de 50%. Nesse caso, a quantidade de vapor em 1 m3 é 9,4 / 100 * 50 = 4,7 g. Quando você liga o aquecedor, a temperatura sobe para 20 ° C. A quantidade de água no ar permaneceu inalterada. Com isso, a umidade do ar será de 27%. Este ar é seco e não é confortável para os humanos. Agora, acho que você entende por que dizem que o aquecedor seca o ar.

Especificações detalhadas e geometria espiral

Liga

Agora é necessário selecionar uma liga para um fio de alta resistência ôhmica. Cada liga possui suas próprias propriedades que devem ser consideradas para as condições operacionais pretendidas. Algumas ligas resistem melhor a altas temperaturas, outras resistem melhor à oxidação em altas temperaturas e algumas não são magnéticas.

Dimensões (editar)

Os projetistas da bobina devem encaixar a bobina no corpo do aquecedor.Para isso, é necessário calcular o comprimento de cada espiral, ou seja, o comprimento da extensão (CP). Via de regra, a espiral que sai da bobinadeira é completamente fechada: todas as voltas da espiral do fio se encaixam perfeitamente. Quando a espiral é esticada, ela se abre para que as voltas não se toquem. A quantidade dessa abertura é chamada de relação de alongamento (SR = comprimento do trecho / comprimento fechado). A relação de estiramento é o passo geométrico de uma volta do fio para a próxima, expressa em unidades do diâmetro do fio. Uma espiral fechada (não esticada) tem uma razão de esticamento de 1,00. A razão de estiramento 2,00 é a distância entre espiras (SBT) igual ao diâmetro de um fio. Uma bobina de tamanho adequado terá um alongamento entre o mínimo e o máximo necessário para um determinado tipo de aquecedor, normalmente 2,5 a 4,0. Isso permite que o ar circule ao redor do fio para uma melhor transferência de calor.

O diâmetro interno das luvas anulares para prender a espiral (por exemplo, em um aquecedor de duto) define o diâmetro externo da espiral. O diâmetro externo depende do fuso adequado para enrolar a espiral.

Bitola do fio

A seleção da bitola do fio é ainda mais desafiadora, como fio mais fino, maior resistência, medida em ohms por pé. O uso de fio fino aumenta a densidade de potência (W / in2) para o diâmetro externo especificado. A relação haste-fio (A / W) será maior para fios mais finos. Se a relação A / W for muito alta, a bobina ficará muito fina e começará a ceder. Se for muito pequena, a bobina será muito forte para esticar e será difícil enrolá-la no corpo do aquecedor.

Aquecedor infravermelho em espiral queima oxigênio

Esta afirmação não é verdadeira. Se a espiral queimasse oxigênio, ela própria teria queimado por oxidação. Em algumas horas, apenas as cinzas sobrariam da espiral. As pessoas se sentem mal por um motivo diferente. O fato é que o ar aquecido tende para cima, permitindo assim que o ar frio se acomode no elemento de aquecimento.

Junto com o ar, partículas de poeira de roupas e objetos se depositam nele. Essas partículas são queimadas e a comida sobe com o ar quente. É por isso que a pessoa se sente mal. É contra-indicado o uso de tais aquecedores em salas onde haja pessoas com pulmões fracos. Eu não recomendo usá-los em quartos com uma área pequena.

Método de montagem

A instalação da unidade depende de suas características de design:

  • Andar. O design mais simples que possui pernas ou rodas para movimento. Esse dispositivo é fácil de transportar e pode ser colocado em qualquer lugar. No entanto, ocupam uma determinada área utilizável, existindo a possibilidade de tombamento ao passar. Além disso, algumas unidades do tipo radiador não têm um design giratório ajustável, portanto, só podem aquecer objetos ao nível do próprio radiador.
  • Muro. Conveniente para instalação em espaços apertados. Porém, para a instalação, você terá que furar as paredes e montar os acessórios (suportes). Alguns modelos de parede podem ser giratórios e podem ser implantados para aquecer diferentes partes da sala.

  • Teto. Para aquecedores infravermelhos, esta é a melhor opção, pois permite cobrir uma área maior. No entanto, a instalação é bastante difícil e exigirá certas habilidades, ferramentas e ajuda externa. Se for necessário aquecer divisões grandes (mais de 20 m 2), recomendamos a utilização de sistemas de forro. Portanto, nesta situação, se surgir a pergunta: um infravermelho ou aquecedor a óleo, o que é melhor, a resposta é inequívoca - um tipo de teto infravermelho.

Aquecedores elétricos infravermelhos

Este tipo de aquecedor era muito popular. Sua construção é bastante simples. Há uma espiral de nicrômio enrolada em uma base de cerâmica ou colocada em um tubo transparente de vidro de quartzo. Um refletor de raios infravermelhos é instalado atrás da espiral. Para proteger uma pessoa, existe uma grelha na caixa do aquecedor.

A peculiaridade de tal aquecedor é que ele aquece não apenas o ar, mas também os objetos localizados próximos a ele. É aconselhável utilizá-lo em divisões com grandes áreas onde seja necessário um aquecimento rápido. Já que, usando aquecedores a óleo ou conversor, o aquecimento levará bastante tempo. Isso aumentará o custo da eletricidade. Esse aquecedor é ruim, pois quando a bobina é aquecida, substâncias tóxicas são liberadas. No entanto, se a divisão for grande e houver corrente de ar, este aquecedor funcionará como nenhum outro.

Recursos de design: módulos externos

Do lado de fora estão os seguintes elementos:

  • Diretamente o corpo. Você não deve ser guiado exclusivamente por dados externos, embora você não deva se esquecer disso. O design do modelo é fácil de avaliar a partir da foto. O aquecedor deve complementar o interior existente da divisão, ter um aspecto orgânico e natural nele. Do ponto de vista do projeto, o requisito mais importante é a presença de uma grade de proteção no corpo, o que exclui o acesso direto à espiral. O tamanho da malha deve ser de cerca de 5 milímetros. Plásticos e metais são usados ​​como materiais para a fabricação de caixas. O plástico deve ser não inflamável, mas é muito difícil verificar isso, alguns fabricantes enganam o comprador, usam plástico padrão, que se deforma muito rapidamente sob o efeito da alta temperatura. Assim, é melhor optar por um análogo de metal, não necessita de quaisquer verificações adicionais.
  • Alternar interruptores e interruptores. Se falamos de modelos de orçamento, então eles têm interruptores de tipo mecânico. Verifique como os botões giram suavemente, com que facilidade os interruptores se movem e com que clareza respondem às suas ações. Se durante a inicialização o dispositivo interferir em eletrodomésticos (TV ou rádio), você não deve comprá-lo, é provável que após um mês de uso você tenha que comprar um novo. Além disso, o travamento indica sérios problemas de projeto que podem provocar um incêndio.
  • Cabo. O parâmetro principal é o comprimento, que deve ser suficiente para conexão livre à tomada. Infelizmente, em muitos modelos, o comprimento é limitado e, portanto, o diagrama de conexão de um aquecedor espiral moderno muitas vezes não é completo sem o uso adicional de um cabo de extensão. No entanto, existe a opinião de que um cabo curto é um sinal de baixa qualidade do produto, por isso é melhor escolher modelos em que o cabo tenha cerca de 180 centímetros de comprimento.

Aquecedores elétricos de convecção

Esses aquecedores surgiram há muito tempo. Eles são uma caixa na qual o elemento de aquecimento está localizado. O princípio de operação é a convecção de ar. O ar quente é mais leve que o ar frio. Um elemento de aquecimento ou uma espiral de nicromo aquece o ar, e ele sobe, o frio desce para um aquecimento posterior. Esses aquecedores são do tipo infravermelho, mas não possuem uma tela que reflete os raios infravermelhos.

O aquecedor localizado na foto é comumente chamado de "Fogão elétrico". Muito provavelmente, os primeiros aquecedores foram destinados ao aquecimento de bondes. Um aquecedor de convecção clássico também queima poeira, o que tem um efeito prejudicial à saúde humana.

Os aquecedores de convecção com um novo design entraram recentemente no mercado.Em vez de elementos de aquecimento ou filamentos de nicromo, um elemento de aquecimento micatermal é instalado neles. Isso permitiu reduzir a temperatura de aquecimento da caixa para 60 ° C, eliminando assim a combustão de poeira e elementos de ar. Além disso, as dimensões gerais diminuíram.

O ligeiro aquecimento do elemento foi obtido aumentando sua área. O tamanho do elemento é ligeiramente menor do que o próprio corpo.

Como resultado, menos calor é gerado por unidade de área do elemento de aquecimento. A temperatura em qualquer ponto é em torno de 60 ° C. Esses aquecedores possuem controle manual de temperatura, o que permite manter a mesma temperatura no ambiente. A caixa está protegida contra quedas, o aquecedor está protegido contra sobreaquecimento.

Graças a isso, pode ficar sem vigilância por muito tempo. Eles são ótimos para aquecer o quarto de uma criança. A caixa não permitirá tocar no elemento de aquecimento ou tombar. É aconselhável usar este aquecedor para o aquecimento a longo prazo da divisão.

Critérios de seleção de dispositivo

Para que o aparelho de aquecimento crie a temperatura mais confortável na divisão, é necessário ter em conta várias regras que o ajudarão a não cometer erros na escolha do modelo.

  1. Inicialmente, você precisa determinar a área máxima da sala para a qual o dispositivo foi adquirido. Já tendo aprendido a área, o comprador poderá entender quanta potência o equipamento deve ter. Existe uma fórmula padrão: há 100 watts de potência por metro quadrado. Se houver janelas na sala, então mais 200 W devem ser adicionados a este valor. Assim, se a sala tiver uma área de 10 metros quadrados e uma janela, é necessário adquirir um equipamento com potência de 1200 watts. Não se esqueça que os apartamentos modernos ainda contam com calefação, o que possibilita a compra de equipamentos com menor potência.
  2. É melhor comprar dispositivos que tenham vários modos de aquecimento. Isso certamente economizará eletricidade. Além disso, um aquecedor poderoso que funcionará em um dos modos inferiores durará muito mais.
  3. Dimensões. Cada modelo difere em tamanho, aqui é necessário determinar o local de uma determinada sala e selecionar o tipo.
  4. Tipo de instalação. Você pode instalar o dispositivo no chão, parede ou teto.
  5. Sistema de controle. Nas versões econômicas, é instalado o controle mecânico, nos modelos mais caros - eletrônicos. Os primeiros são mais suscetíveis ao desgaste, os segundos são mais convenientes e têm mais opções de modos.
  6. Temperatura máxima de aquecimento. Aqui é necessário confiar nas condições em que o aquecedor estará localizado. Se houver crianças pequenas no apartamento, você não deve comprar um aquecedor com temperatura acima de 60 graus.

Aquecedores elétricos a óleo

Aquecedores a óleo também podem ser atribuídos a aquecedores elétricos. Eles têm uma caixa selada cheia de óleo de motor. Ele serve como um transportador de calor do elemento, que é aquecido até a superfície do aquecedor. Na aparência, esses aquecedores lembram uma bateria.

Esses aquecedores começaram a ser produzidos para melhorar a segurança operacional. O óleo atua como um intermediário e transfere calor do elemento que está sendo aquecido para o corpo. Graças ao óleo, a temperatura corporal é reduzida a um nível seguro. Esses aquecedores devem ser usados ​​estritamente na posição vertical.

Segurança operacional

Como qualquer dispositivo que usa eletricidade para funcionar, um aquecedor de halogênio requer precauções de segurança durante a operação. Alguns deles já foram mencionados acima, mas é melhor agrupá-los sob um título na forma de uma lista separada de condições que devem ser atendidas:

  • a caixa do dispositivo de halogênio deve ser aterrada;
  • a distância mínima do dispositivo ao objeto mais próximo deve ser de 1 m;
  • é proibido deixar o aparelho ligado durante a noite, cobrir o aquecedor com qualquer coisa ou colocar objetos sobre ele para secar;

  • evitar a inclusão simultânea de vários dispositivos halógenos potentes para evitar sobrecarregar a fonte de alimentação;
  • a diretividade concentrada da radiação das lâmpadas halógenas em uma pessoa a uma curta distância pode causar queimaduras;
  • ao instalar um aquecedor de halogênio montado na parede, a base deve ser isolada com um material resistente ao calor;
  • as lâmpadas de radiação devem ser mantidas limpas, pois o pó acumulado nelas é perigoso para incêndio quando o aparelho é ligado;
  • A operação do aquecedor de halogênio sem malha frontal de proteção é proibida.

Aquecedores de ventilador

A diferença entre os aquecedores com ventilador e os aquecedores de convecção é que eles possuem um motor elétrico com um impulsor. As lâminas do impulsor sopram com força no elemento de aquecimento. Assim, removendo o calor deles e acelerando-o ao redor da sala na direção designada. Devido ao fluxo de ar intenso, o elemento de aquecimento não superaquece e a poeira não queima.

Graças ao sopro, as pequenas dimensões dos termoventiladores têm uma potência de cerca de 3 kW. O fluxo de ar é direcionado para uma determinada direção, a sala aquece muito rapidamente. Um termoventilador com esta capacidade permite aquecer cerca de 30 m2. Eles são amplamente utilizados em escritórios e lojas.

Entre as desvantagens pode-se notar a propagação de poeira e ruído emitido durante o funcionamento do motor elétrico. A poeira é conhecida por conter pólen, resíduos de insetos. Portanto, o uso em quartos onde pessoas com tendência a alergias estão localizadas é estritamente proibido.

Abordagem competente

Vários dispositivos deste grupo são apresentados nas lojas e no mercado, diferindo em parâmetros técnicos, e no custo e na aparência. Infelizmente, a popularidade da tecnologia explica o grande número de produtos falsificados e de baixa qualidade, cuja operação não é apenas ineficaz, mas também perigosa. Por isso, durante o processo de compra, é imprescindível verificar se existem certificados de qualidade e a autenticidade do produto. Não será supérfluo realizar um teste de funcionamento do aquecedor, aquecedores.

Durante a operação, não deve haver nenhum ruído estranho, crepitação e cheiro. As partes do invólucro e o cabo não devem aquecer, mesmo quando operando na potência máxima; se ocorrer aquecimento, é provável que o problema diga respeito à parte elétrica, e isso representa um risco de incêndio.

Aquecedores elétricos de armazenamento

Os aquecedores de armazenamento foram inventados há cerca de 25 anos. Foi então que surgiram dois tipos de taxas de pagamento: noite e dia. Esses aquecedores são amplamente usados ​​na Europa Ocidental.

Seu princípio de operação é o mesmo dos de convecção. Eles geram muito calor. Isso se deve ao fato de que os elementos de aquecimento são revestidos com magnesita ou tijolos cerâmicos de alta capacidade calorífica. Por fora, são envoltos em material isolante de calor, que ajuda a reter o calor. A eletricidade é mais barata à noite.

O aquecedor está ligado neste momento. Ele acumula energia térmica e depois se desliga. Durante o dia, o ar da sala passa pelas pedras aquecidas com um ventilador, criando calor. Esses aquecedores variam de 3 kW a 9 kW. Os modos de operação do aquecedor são controlados por um microprocessador previamente programado. Isso permite que você mantenha a temperatura definida na sala, enquanto consome uma quantidade mínima de energia elétrica durante o dia. Este método de aquecimento é mais adequado para salas que não possuem aquecimento central ou aquecimento por fogão.

Vantagens e desvantagens dos aquecedores elétricos

Os aquecedores considerados têm vantagens e desvantagens.Para sua comodidade, criei uma tabela especial, que reflete todas as informações sobre os aquecedores considerados. Agora você pode escolher um aquecedor para cada cômodo do seu apartamento ou casa.

Mesa para escolha do tipo de aquecedor elétrico
Tipo de aquecedorDignidadedesvantagensArea de aplicação
Convecção clássicoPreço baixoAlto risco de incêndio, ao aquecer salas pequenas devido à combustão de poeira, afeta negativamente a saúde humanaEm áreas grandes ou ventiladas
InfravermelhoPreço baixo, uso eficiente de eletricidade, já que você pode direcionar a radiação de calor na direção certaAlto risco de incêndio, ao aquecer salas pequenas devido à combustão de poeira, afeta negativamente a saúde humanaEm áreas grandes ou ventiladas
ÓleoAlta segurança operacional, a capacidade de controlar o modo de operação, operação 24 horas por dia, bela aparênciaGrandes dimensõesBem adequado para aquecer pequenos espaços
Convecção micatérmicaSegurança operacional total, capacidade de controlar o modo de operação, operação 24 horas por dia, pequenas dimensões e peso, bela aparênciaPreçoAdequado para aquecer pequenos espaços, incluindo quartos de crianças
TermoventiladorAlta potência, pequenas dimensõesRuído acústico, propagação de poeiraSe for necessário aquecer rapidamente o ar de uma sala maior, crie uma cortina de ar na entrada da sala
Tipo acumulativoSegurança operacional total, capacidade de controlar o modo de operação, trabalho 24 horas por diaDimensões e peso, preçoEconomicamente altamente eficiente para aquecimento ambiente a dois custos de eletricidade tarifários

Tendo olhado para a tabela, você pode entender que é melhor parar a escolha de um micotérmico de convecção e aquecedores com ventilador.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores