Como limpar um aquecedor de água Ariston em casa?


Quais as tarefas que os elementos de aquecimento executam?


Aquecedores de água com elementos de aquecimento "secos" e "úmidos"

O elemento de aquecimento para o aquecedor de água Ariston pode ser "seco" ou "úmido" e eles diferem entre si no princípio de sua localização. Há demanda por produtos "secos", pois são acondicionados em uma caixa protetora, sem o contato com a água.

Esses elementos de aquecimento têm suas próprias características:

  • vida útil mais longa;
  • aquecimento de água mais longo;
  • custo mais alto.

Como os elementos de aquecimento "secos" estão em estágio de desenvolvimento, há diversas variações deles.

  • A opção mais simples e comum é quando o elemento de aquecimento é colocado em um frasco. Esse produto tem um custo mínimo e não causa dificuldades na substituição.
  • Existe um mecanismo cujo frasco é preenchido com areia de quartzo. Esta opção é mais fácil de substituir.
  • Existem também produtos em que o frasco e o elemento de aquecimento possuem uma camada de óleo entre si. Como o óleo tem uma condutividade térmica mais alta do que o ar, este produto atinge o máximo de economia de energia.

Utilizando um elemento de aquecimento a seco para a caldeira Ariston, o aparecimento de potencial elétrico na água é minimizado, o que torna o funcionamento do aquecedor prático e seguro.

Há também um elemento de aquecimento para aristones do tipo "úmido".

O elemento aberto está em contato com o líquido no tanque de armazenamento. Há areia de quartzo ou óxido de magnésio dentro dos tubos do mecanismo de aquecimento. Essas substâncias conduzem o calor com eficiência.

Os elementos de aquecimento de tipo aberto são classificados de acordo com as seguintes características técnicas:

  • Existe uma tomada de ânodo. Um elemento de aquecimento com uma porca não pode ser equipado com um fixador de ânodo ou tê-lo como um adicional - um retentor no flange.
  • Qual é o método de montagem. A fixação do elemento pode ser flangeada e porca. Os aquecedores flangeados são fabricados com tecnologia de fundição ou estampagem.
  • A forma do elemento de aquecimento depende do tipo de tanque de armazenamento. Pode ser reto ou curvado para os lados.

O aço inoxidável e o cobre são comumente usados ​​para fazer eletrodomésticos úmidos.

O elemento de aquecimento do aquecedor de água Ariston é produzido por uma empresa italiana. Para a fabricação, uma liga de cobre e cromo-níquel é usada. Graças ao flange de latão, o dispositivo tem uma alta dissipação de calor. A potência depende do modelo, mas varia de 1 a 4,5 kW.

Verificando o elemento de aquecimento com um multímetro.

Aqui está o próprio dez ariston (elemento de aquecimento).

Removemos os terminais de alimentação e verificamos o elemento de aquecimento com um multímetro (testador). Medimos a resistência em ohms, a resistência de trabalho deve ser de cerca de 30 ohms.

O testador não apresenta resistência, isso significa que o elemento de aquecimento está “quebrado”, ou seja, está com defeito. A substituição de dez Ariston é necessária. Com tal defeito, a máquina funcionará totalmente no modo, mas a lavagem será feita com água fria. É por isso que as coisas não vão bem.

Num caso particular, também acontece que o aquecedor "não quebra", mas começa a fechar-se ao corpo. Nesse caso, a máquina de lavar Ariston não funcionará totalmente no modo de lavagem. Ele irá parar e exibir um erro F08 (os códigos de erro podem ser encontrados aqui) antes do enxágue. Ao verificar o elemento de aquecimento com um multímetro, a resistência nas extremidades também será normal (aproximadamente 25-30 Ohms), mas ao medir a resistência entre as extremidades e o corpo (massa) em Mega Ohms, o testador mostrará a resistência de 1 MΩ a 200 MΩ. Nesse caso, você também precisará substituir o aquecedor.

Como escolher o mecanismo certo


Elemento de aquecimento para caldeira Ariston

Como a designação de elementos de aquecimento é lida, por exemplo, elementos de aquecimento - 32 A 13 / 1,5 J 220 onde:

  • DEZ - aquecedor elétrico tubular.
  • 32 - o comprimento desdobrado do elemento de aquecimento ao longo da carcaça.
  • A - designação da terminação da haste de contato.
  • 13 - o diâmetro do invólucro do elemento de aquecimento.
  • 1,5 - potência nominal em kW.
  • J - designação do meio para aquecimento e do material do elemento de aquecimento
  • 220 - tensão nominal em V.

Se você navegar na marcação, poderá encontrar o modelo desejado de forma rápida e sem nervos desnecessários. E para isso você não precisa andar nem um centímetro nem carregar um produto quebrado com você. Será suficiente comparar os dados do seu elemento de aquecimento e aquele que você vai comprar.

Ao escolher um elemento de aquecimento para a caldeira Ariston, deve-se prestar atenção não só ao preço, mas também às diferenças estruturais. As características de desempenho dos aquecedores elétricos também devem ser consideradas.

Tendo uma tensão estável e condições de operação adequadas, um elemento de aquecimento "úmido" dura em média 5 anos, e um "seco" - 15.

A empresa recomenda a compra de equipamentos para reposição em termoacumuladores de fábrica e de acordo com o modelo de unidade disponível.

TENs com capacidade de 1,5 kW são mais comuns para caldeiras Ariston. Eles são freqüentemente usados ​​em equipamentos de 20 e 100 litros.

Os engenheiros desaconselham fortemente a substituição de um elemento de aquecimento de baixa potência por outro mais eficiente, pois a água do equipamento esquenta até 85 graus e a caldeira é desligada. E a alta potência atrapalha o funcionamento do aparelho e aumenta o custo de cada aquecimento de água.

Ao escolher um elemento de aquecimento, você também deve prestar atenção ao flange. Rosqueado - graças à rosca existente, o aquecedor é fixado à caldeira aparafusando-o. O diâmetro da rosca é de 1 1/4 polegada. Braçadeiras - existem esses diâmetros: 62 mm, 72 e 82 mm.

Para elementos de aquecimento a seco - eles são feitos de metal esmaltado, quase sempre emparelhados, eles têm contatos próximos divorciados com uma montagem tipo "pétala".

Prevenção como forma de evitar problemas

Não são apenas os proprietários de casas que fornecem água quente autônoma. Cada vez mais residentes de prédios de apartamentos preferem instalar aquecedores de água ou de armazenamento. Existem 2 razões para esta popularidade incondicional - interrupções no fornecimento de água quente, especialmente na baixa temporada, e o alto custo do fornecimento de água quente.

Há vários anos, as caldeiras italianas Ariston são populares. Eles são de alta qualidade, confiabilidade e longa vida útil, se usados ​​corretamente. Nada eterno ainda foi inventado e, portanto, às vezes os reparos precisam ser feitos por conta própria.

E embora um aquecedor de água seja um dispositivo bastante complexo, sua limpeza e manutenção regulares podem ser feitas de forma independente em apenas algumas horas. O principal é, antes de iniciar o trabalho propriamente dito, entender não só como funciona o equipamento, mas também como desmontá-lo corretamente.

O mais importante é escoar totalmente a água da caldeira. Na parte inferior existem 2 bicos, um deles entra na caldeira e o outro é drenado.

Mesmo depois de a água ter sido completamente drenada, parte dela permanece no fundo do tanque, então coloque uma tigela para o resto antes de abrir a tampa.

Uma vez que um dreno de alta qualidade é a chave para um resultado bem-sucedido de toda a operação, vamos nos concentrar nisso com mais detalhes.

O procedimento depende das características de um determinado modelo - com um gatilho, T ou por meio de uma válvula de retenção.

  • o modelo mais extravagante é considerado aquele em que um encaixe em T é construído entre o tubo e a válvula. Ele terá que desparafusá-lo com uma chave ajustável e drenar toda a água.
  • nos modelos em que não há tee, mas há um gatilho - um jumper na válvula de retorno. Você pode dobrar, consertar e esperar que toda a água escorra. Esse processo geralmente leva de 1,5 a 2 horas.
  • a maneira mais simples e, portanto, mais eficaz é desparafusar a válvula de retenção no sentido anti-horário. Antes disso, conecte a mangueira na saída de água e drene.

Se durante alguma manipulação não sair água do retorno, abra a torneira da água quente para criar o fluxo de ar necessário e não feche até que a caldeira esteja vazia.

Atenção! Todo o trabalho é executado somente depois que o aquecedor de água é desconectado da fonte de alimentação!

Como desmontar corretamente a caldeira?

Para quem não tem tempo para ler, preparamos um vídeo com instruções sobre como desmontar um aquecedor de água a ariston. Aqui você aprenderá sobre os recursos de instalação, conexão de tubos, limpeza, etc.

Ferramentas necessárias

  • Chave de fenda;
  • alicate;
  • faca;
  • uma mangueira de drenagem de água que corresponda ao diâmetro do tubo de retorno;
  • ânodo de substituição;
  • um agente especial para a limpeza de elementos de aquecimento, você também pode usar uma solução concentrada de ácido cítrico.

Repetimos mais uma vez, todo o trabalho de desmontagem do termoacumulador só é efectuado quando este está totalmente desenergizado.

Procedimento

  1. Remova a tampa do fundo da caldeira, desapertando os parafusos ao redor do perímetro.
  2. Escoe a água conforme indicado anteriormente (é mais fácil e rápido escoar pelo cano).
  3. Existem vários parafusos na caixa interna, eles devem ser desenroscados (não se esqueça de substituir a tigela, cerca de 15-20 litros de água ainda permanecem no sistema).
  4. Com o tempo, os parafusos "cozinham" e é muito difícil desparafusá-los. Se isso aconteceu agora, é melhor retirar a caldeira da parede, colocá-la na horizontal e depois desparafusar. A propósito, o aperto da torção indica uma montagem de alta qualidade.
  5. Retire a unidade elétrica com muito cuidado. Mas para que a junta de borracha permaneça intacta - é muito fácil rasgar ou deformar. Nesta fase, é aconselhável fotografar tudo o que você está fazendo. Então você terá que coletar na ordem inversa e então suas fotos serão muito úteis.
  6. Se necessário, substitua o ânodo por um novo e mergulhe o elemento de aquecimento em uma solução de ácido cítrico. O tempo mínimo é um dia. Após 24 horas, pegue qualquer objeto não pontiagudo com uma extremidade estreita e remova cuidadosamente a escala do elemento de aquecimento. Tudo isso deve ser feito apenas se a causa da avaria for um elemento de aquecimento queimado ou a necessidade de substituir o ânodo de magnésio. Como saber exatamente o que isso impede o funcionamento da unidade - a seguir.
  7. O bloco elétrico da caldeira é tratado com uma composição de limpeza. A placa pode ser removida com uma esponja dura e seca.

Como determinar se o elemento de aquecimento e / ou ânodo falhou

  1. O aparelho não aquece a água - se você está convencido de que a tomada está funcionando e que há eletricidade, o defeito está no elemento de aquecimento.
  2. A água aquece muito lentamente - o ânodo de magnésio deve ser substituído.
  3. Durante a operação, ouve-se um chiado distinto, mas abafado - incrustações excessivas e depósitos no elemento de aquecimento.

Como limpar adequadamente o elemento de aquecimento da escala - especialista em vídeo:

Como desmontar Ariston?

Uma característica dos aquecedores de água Ariston é a presença de um flange oval.

  • desligar a caldeira da rede;
  • drenar a água pelo tubo de retorno;
  • remova a tampa da parte inferior da unidade;
  • puxe o termostato com cuidado para não danificar a junta;
  • um flange oval é acessado.

Antes de começar a retirar a flange, é necessário desapertar as porcas da barra, retirá-la, puxar a resistência com um movimento de rolagem e só depois retirar a flange. Caso contrário, não funcionará.

Para substituir e instalar corretamente o flange, tire uma fotografia de sua posição no gargalo do aquecedor de água com antecedência. Caso contrário, a água vazará constantemente.

Certifique-se de trocar a gaxeta! Deve ser de alta qualidade, de preferência um produto de marca, projetado para 2 anos de operação contínua.

Após a substituição do flange e das gaxetas, o bloco elétrico, os componentes internos e os elementos de aquecimento são limpos com uma esponja e o ânodo de magnésio é substituído, se necessário.

A montagem é realizada na ordem sequencial inversa de forma a não perturbar a estrutura e evitar o seu colapso.

Desmontagem da caldeira de classe média

A gama de produtos inclui aquecedores de água de classe média com características funcionais aprimoradas. A principal característica do projeto é que aqui o flange é aparafusado em 4 a 6 peças.

  • desconecte o dispositivo da rede;
  • drenar a água;
  • remova a tampa da parte inferior do gabinete;
  • desconecte os fios do elemento de aquecimento e desparafuse todas as porcas;
  • pressionando levemente o elemento de aquecimento para dentro com uma leve rolagem, puxe-o para fora - limpe ou troque;
  • desaparafuse as porcas da barra e retire a flange;
  • mude-o e a junta.

Métodos de instalação e conexão


Elemento de aquecimento "seco"

Teng é um dispositivo que requer manutenção regular. Depois de um tempo, ele precisa ser limpo ou substituído, dependendo da eficiência e da integridade do trabalho.

Para limpar o elemento de aquecimento sozinho, você precisa seguir as instruções:

  1. Desligue o aquecedor elétrico de água.
  2. Desconecte o aquecedor elétrico da fonte de alimentação.
  3. Abra a tampa desapertando os parafusos.
  4. Desconecte os cabos sob o painel onde o termostato e os fios coloridos estão localizados.
  5. Desligue o abastecimento de água para o abastecimento de água e caldeira.
  6. Retire o termostato junto com o elemento de aquecimento, removendo o flange se necessário. Nesse caso, substitua por um recipiente na abertura caso haja água no tanque. Desaparafuse o elemento de aquecimento com uma chave ajustável.
  7. Dissolva dois pacotes de ácido cítrico em dois litros de água.
  8. Mergulhe o elemento de aquecimento na solução resultante e deixe por pelo menos 12 horas. Depois de um tempo, o elemento de aquecimento está pronto para instalação.
  9. Instale na ordem inversa.

Para verificar a instalação correta do elemento de aquecimento, você precisará abrir a água. Se houver vazamento de fluido do tanque, o dispositivo não está conectado corretamente.

Vários aquecedores podem ser instalados na caldeira, dependendo da potência da unidade. A potência, por sua vez, pode depender não só do elemento de aquecimento, mas também da forma como ele está inserido no sistema.

Existem três maneiras principais de conectar o elemento de aquecimento para o aquecedor de água Ariston. Sequencial - a potência do aquecedor depende da potência total de cada elemento. A desvantagem é que se um elemento de aquecimento quebrar, o desempenho de todo o sistema de aquecimento é perdido.

Paralelo - permite manter o desempenho da unidade em caso de falha de um dos elementos de aquecimento. Combinado - normalmente usado se não houver elementos de aquecimento com a potência necessária.

Como funciona o aquecedor de água

O projeto de um aquecedor elétrico de água (caldeira) não é muito complicado. Consiste nos seguintes elementos:

  • uma caixa de vários tamanhos e formas dependendo do modelo;
  • armazenamento de água - um tanque com diferentes capacidades;
  • uma camada de isolamento térmico, que fica entre o corpo e o tanque e retém o calor por muito tempo;
  • um aquecedor elétrico tubular que aquece a água até uma determinada temperatura;
  • ânodo de magnésio, que protege o elemento de aquecimento e o tanque contra incrustações e corrosão;
  • tubos para tirar água quente;
  • canos para fornecimento de água fria;
  • sensores (termostatos, termostatos, interruptores de temperatura);
  • painéis de controle (indicadores de energia, interruptor de modo, regulador de termostato).

Abrir a torneira de água fria encherá o tanque. Após aguardar o momento em que o ar é retirado pelo tubo de entrada de água quente, ligue o aquecedor. O sinal do sensor de temperatura em baixa temperatura da água no tanque fecha o circuito elétrico e inclui um elemento de aquecimento Termeks.

A água do tanque é aquecida, dependendo da posição do termostato, até a temperatura configurada no painel de controle do termex. No momento em que a temperatura do termostato e do termostato coincidem, o elemento de aquecimento desliga. A caldeira será localizada em modo de manutenção de temperatura... Quando a água aquecida é retirada, todo o processo se repete.

Os principais tipos de avarias


Elemento de aquecimento "úmido"

Ao operar aquecedores elétricos de água do tipo armazenamento, muitas vezes surgem questões técnicas sobre o desempenho de uma peça específica. Mas os problemas mais comuns são quebras do elemento de aquecimento, que, sob a influência de fatores externos e internos, tende a falhar.

Sinais de mau funcionamento do elemento de aquecimento:

  • derruba o interruptor de segurança da rede elétrica;
  • o fusível de corte do aquecedor desarma;
  • a água da torneira corre turva e tem um odor desagradável;
  • a unidade funciona alto: assobios, estalos, etc.;
  • a água de saída está fria;
  • o dispositivo está constantemente ligado e desligado.

Cada um desses sinais indica que o aquecedor não está funcionando corretamente. Neste caso, deve ser substituído o mais rápido possível. Via de regra, isso restaura o funcionamento da unidade.

Se a substituição da resistência não corrigiu a situação, neste caso, deverá contactar os especialistas para obter o cartão de garantia. Se o prazo tiver expirado, você precisará encontrar um centro de serviço comprovado, onde poderá estabelecer a causa da pane e eliminá-la o mais rápido possível.

Dicas para desmontar a estrutura e limpar o elemento de aquecimento úmido

Antes de iniciar a limpeza da caldeira, o dispositivo deve ser desmontado puxando o elemento de aquecimento. Para isso, remova primeiro a placa decorativa que cobre os contatos e o local de fixação do elemento. Pode ser aparafusado ou travado. Tendo atingido os elementos internos, recomenda-se fotografá-los para que não haja problemas com a posterior recuperação do sistema.

Desligamos todos os contatos, depois retiramos o elemento de aquecimento. Se o dispositivo não foi descalcificado por muito tempo, proceda com muito cuidado. A sujeira acumulada pode impedir que o elemento de aquecimento seja facilmente removido. Você não precisa puxar, é melhor tentar limpar cuidadosamente os depósitos.

Dica: Tendo atingido o interior da estrutura, recomenda-se avaliar o estado do ânodo de magnésio. Se estiver muito diluído, deve ser substituído sem esperar que o elemento falhe.

Na maioria dos casos, as camadas de escama são coletadas na parte tubular e não há muito dentro do tanque. Basta ligar a água para lavar tudo o que não for necessário da própria caldeira. Se não conseguir limpar a caldeira desta forma, terá de trabalhar com as mãos. O principal é não tentar facilitar o processo usando abrasivos agressivos. Você precisa usar apenas meios seguros comprovados.

Para limpar o próprio elemento de aquecimento da camada de incrustação, é necessário realizar as seguintes manipulações:

  1. Limpamos a parte principal da sujeira mecanicamente com uma faca ou algo semelhante.
  2. Em seguida, dilua o ácido cítrico em um copo alto feito de uma garrafa de plástico (apenas corte o gargalo). Para 2 saquetas padrão de pó, cerca de 2 litros de água morna.
  3. Colocamos o elemento de aquecimento nesta estrutura por pelo menos um dia. Este tempo será suficiente para que toda a sujeira saia e o elemento de aquecimento volte à sua forma original.

Recomendado: 7 maneiras de esconder canos no banheiro

Depois de realizar essas manipulações, você pode montar a caldeira, testá-la e submetê-la a novo funcionamento.

Avaliações de Clientes

Sergey, Moscou: “Compramos uma caldeira Ariston SG-100 em 2020. De acordo com sua política de preços e funcionalidade mínima, é muito bom. Lida perfeitamente com o aquecimento de água. A temperatura é ajustada por meio de um termostato localizado sob a tampa protetora. Inicialmente, pareceu-nos que este método não é muito conveniente, pois para retirar a tampa é necessário desapertar dois parafusos. Mas, no decorrer da operação, descobriu-se que isso não era um problema. Além disso, a temperatura da água é regulada duas vezes por ano: na primavera e no outono. Acho que uma pequena característica é a ausência de um plugue para conexão.Esta unidade está conectada à rede por meio de uma máquina automática 16A. "

Vladimir, Moscou: “Instalei um aquecedor de água Ariston há 7 anos. Funcionou muito bem. Três anos depois, a sogra instalou o mesmo. Eu também estou feliz. Mas após 6 anos de serviço, o elemento de aquecimento queimou. Eu decidi mudar sozinho. Acontece que não há nada de complicado nisso. O aquecedor em si comprou um de marca, já que li comentários negativos sobre fabricantes desconhecidos. A resistência está funcionando normalmente há 1,5 anos, espero que continue assim por pelo menos 4 anos ”.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores