Tubos de aquecimento com um cabo de aquecimento: características de instalação e tipos de cabos

Como o cabo de aquecimento está organizado?

O cabo de aquecimento evita que a tubulação congele devido à passagem de corrente elétrica por ela. Consiste em uma bainha geral de proteção e um núcleo interno:

  • Uma camada contínua de material de alumínio ou cobre protege o núcleo interno do cabo;
  • A parte principal do fio de aquecimento é o núcleo interno, que cria uma excelente resistência elétrica. É feito de uma liga especial;
  • A bainha superior protege todo o fio com alta qualidade, feito de policloreto de vinila.


Cabo de aquecimento autorregulável

Tipos de cabos de aquecimento

Os cabos de encanamento são divididos em autorreguláveis ​​e resistivos. É necessário isolar o duto antes de colocá-lo, pois em geadas severas será necessário gastar muita energia elétrica, o que ameaça grandes custos monetários.

Os cabos resistivos mantêm a mesma geração de calor o tempo todo, independentemente da temperatura externa. Um condutor de metal em um cabo aquece quando uma corrente elétrica flui por ele. Para reduzir o custo da energia elétrica durante o aquecimento, reguladores e sensores de temperatura são instalados no sistema. Ao colocar este tipo de fios, é necessário garantir que eles não fiquem presos uns aos outros, pois isso pode causar superaquecimento e quebra. O cabo resistivo é dividido em núcleo único e núcleo duplo:

  • Os fios de núcleo único nem sempre são convenientes porque são conectados à rede elétrica por meio de duas extremidades;
  • O fio de dois núcleos é bom porque, por um lado, está instalado um plugue para rede 220 V e, por outro, um plugue.

Cabo autorregulável

É utilizado para proteger o sistema de abastecimento de água do congelamento e para manter a temperatura no sistema de água quente. Também pode ser usado para descongelar neve ou gelo em calhas durante a construção de um esgoto pluvial.

Como funciona

Existem dois condutores de cobre no cabo, entre os quais existe um resistor de polímero de pó de carbono.

Quando uma tensão de 220 volts é conectada, a corrente que passa por esse resistor o aquece até uma determinada temperatura.

Quando aquecido, o pó de carvão se expande e sua resistência aumenta. Como resultado, a corrente de carga diminui e a potência de aquecimento diminui.

O ciclo de aquecimento-resfriamento que se repete constantemente cria um efeito de autorregulação.

A carga total varia ao longo de todo o seu comprimento, dependendo da temperatura ambiente de cada trecho do cabo. Ou seja, se a temperatura do meio aumenta, a potência liberada diminui e vice-versa.

Assim, a autorregulação evita o superaquecimento das áreas mais quentes. Ele pode ser alongado ou encurtado em qualquer lugar ao longo da rota, uma vez que a tensão é aplicada a ele em paralelo. Esse recurso simplifica o projeto e a instalação do cabo no local.

Durante a instalação, não exceda a potência máxima para diferentes temperaturas durante a operação do cabo. Pode ser dobrado com um raio de pelo menos 25 mm e apenas no lado plano.

É necessário o uso de um cabo de aquecimento para qualquer abastecimento de água que desça pela rua. Mas há muitos problemas associados a isso, um dos quais é a fragilidade. Portanto, muitas vezes, ao colocar tubos no solo superficialmente, eles usam uma gaxeta dentro dos tubos.

Muitas vezes, um cabo deste tipo executa suas funções em uma faixa muito estreita e, portanto, você deve ligá-lo / desligá-lo manualmente.

Se você não conectar sensores de temperatura, então você pode fazer com a ligação e desligamento manual do sistema de aquecimento.E a economia de energia com este método de controle de aquecimento ainda será tangível.

O único problema é saber quando conectar o cabo. Para fazer isso, existe a maneira mais fácil - você precisa medir a temperatura do cano e da água no sistema de abastecimento de água ou no poço durante o início do tempo frio. Se os dois indicadores forem aproximadamente iguais, o tubo não precisa ser aquecido.

Depende de você quando ligar o aquecimento, mas é aconselhável fazê-lo se houver uma grande diferença nos resultados da medição, com base na temperatura externa.

Como conectar o cabo?

  • Um cabo é enroscado no termopar, após o qual 5 cm da camada superior e 1 cm de alumínio são removidos de um lado dele. Os fios emergentes são limpos da camada isolante e separados.
  • Os tubos são retirados um pouco menores e colocados em cada fio. Suas extremidades são aquecidas e limpas a 6 mm, combinadas e então fixadas em um tubo de ferro.
  • A bainha superior de até 8 cm é removida do cabo de alimentação e desenrolada em partes. Um fio é deixado longo para o aterramento, todo o resto é cortado em 3 cm. Todos os fios são descascados em 6 mm.
  • Os fios de alimentação e aquecimento são inseridos em uma luva de ferro instalada em um termotubo, após o qual são aquecidos e fortemente fixados.
  • As juntas são isoladas com fita resistente ao calor.
  • Em seguida, use um tubo, de tamanho maior, com o qual a conexão é fechada.

Visualizações

Se a questão de como escolher um cabo para aquecer as comunicações está sendo decidida, todas as variedades existentes são consideradas:

  • resistivo;
  • auto-regulável.

A primeira das opções tem um design simples. O aquecimento é realizado por meio de um cabo de um ou dois núcleos. Eles são cobertos com isolamento: blindagem principal, adicional. Além disso, a proteção é fornecida na parte externa na forma de uma concha resistente. A instalação de um cabo monopolar é feita de acordo com o princípio do anel: primeiro, ele é conectado a uma fonte de energia, depois é passado pelo tubo e retorna ao início.

O design de núcleo único é adequado para instalação externa: na parte externa do tubo. Quando esse cabo é utilizado para instalação interna (através da cavidade de comunicação), o risco de superaquecimento aumenta, o que é possível ao cruzar as curvas.

Se o produto contém 2 núcleos, o design se torna mais complicado. Esta opção contém aterramento (condutor adicional). Ele é conectado de acordo com um esquema diferente. Neste caso, a fonte de alimentação é conectada a um lado. A outra extremidade do cabo passa ao longo do tubo. Cada uma das veias desempenha sua função: uma contribui para o aquecimento, a segunda é responsável pelo fornecimento de energia. A versão de dois núcleos do produto pode ser usada para estabelecer comunicações internas.

O design resistivo é barato. O material só pode ser comprado em um determinado comprimento. Nesse caso, a resistência será a mesma em todo o comprimento do segmento. Para determinar a temperatura, um sensor térmico é instalado adicionalmente. No entanto, este elemento não realiza uma correção de aquecimento por si só. Para isso, um termostato é conectado. Quando a temperatura muda para um limite predeterminado (superior ou inferior), o sistema desliga. O produto resistivo tem desvantagens:

  • comprimento limitado, você não pode cortar o material;
  • não há como consertar um trecho queimado por excesso de aquecimento, será necessário substituí-lo em toda a extensão;
  • o poder não é regulado;
  • alto risco de superaquecimento; quando as seções do sistema de aquecimento se cruzam, a probabilidade disso aumenta ao instalar o material de núcleo único.

O cabo autorregulável tem um design mais complexo. Ele contém 2 núcleos conectados por uma matriz semicondutora, graças à qual a temperatura é monitorada e regulada. Para aumentar a eficiência, uma blindagem é incorporada à estrutura, assim como um isolamento multicamadas com excelentes características de resistência.Esse material pode ser usado para diferentes fins, distingue-se por um campo de aplicação mais amplo em comparação com o resistivo.

A vantagem de um projeto de autorregulação é a capacidade de controlar e também alterar a temperatura de aquecimento sem a participação externa. A principal função da matriz semicondutora é alterar a resistência do sistema de cabos. Como resultado, a intensidade da corrente aumenta / diminui e, ao mesmo tempo, a potência aumenta ou diminui. Outra característica desse projeto é a capacidade de alterar a temperatura zonalmente: em áreas que sofreram aquecimento intenso ou, ao contrário, resfriaram.

Como isolar um duto?

Se o tubo precisar ser enterrado no solo, será necessário um bom isolamento. Você pode isolá-lo com poliestireno expandido. Tem propriedades de isolamento térmico ideais, de alta densidade, que pode suportar cargas pesadas, não tem medo de umidade. Criado na forma de tubos de várias larguras em forma de concha. Além disso, um tubo de esgoto de plástico rígido é adequado para isso; ele é usado no topo de um isolamento de polietileno espumado. Você pode usar espuma de borracha se o tubo estiver localizado no esgoto.

Não pode usar!

  • A lã mineral tem medo da umidade, ao se molhar perde suas propriedades e é muito difícil remover a umidade ao redor do tubo. Após o congelamento, ele se desfaz em pequenas partículas.
  • Mas também é impossível usar aquecedores que perdem suas qualidades de isolamento térmico sob a influência das cargas.

Aquecimento de tubo autorregulável: métodos de instalação

Aquecimento da tubulação com cabo externo produzido da seguinte forma: o cabo é fixado no fundo do tubo ou enrolado em espiral. Para fixar o cabo, use fita de alumínio e enrole-a ao redor de toda a seção do tubo aquecido.

Para aumentar a eficiência do cabo de aquecimento, ele deve ser usado em combinação com isolamento à prova d'água (por exemplo, feito de espuma de polietileno).

A segunda maneira é isolamento de dentro - adequado nos casos em que o acesso ao abastecimento de água é difícil. Uma sela deve ser instalada antes de inserir o elemento de aquecimento no tubo. Após a instalação, aparafusamos o inserto do tubo e através dele introduzimos o cabo na tubulação conforme requerido pelas instruções.

Limitação importante: o isolamento do interior só pode ser usado se o diâmetro do tubo for superior a 20 mm. Para tubos mais finos, consulte o método de isolamento externo.

Instalando um termostato

Para ganhar menos dinheiro com o aquecimento do abastecimento de água, você pode instalar um termostato. Ao definir a temperatura para +5 graus, ele desligará automaticamente após atingir essa linha, reduzindo várias vezes o custo de aquecimento do abastecimento de água. Como o cabo de aquecimento tem uma determinada vida útil, que é medida em horas de trabalho, ele durará muito mais.

O termostato é conectado ao quadro elétrico da casa por meio de um disjuntor. O cabo de aquecimento e o sensor de temperatura são conectados aos conectores na caixa do termostato. Existem marcas no corpo que mostram o que está conectado a quê. Se não houver marcação no termostato adquirido, é melhor substituí-lo por outro.

Métodos de instalação

Existem várias maneiras de conectar o cabo de aquecimento: interno e externo. Na última versão, o fio é fixado ao longo do tubo, na primeira é enrolado internamente. Ambos os métodos são usados ​​ativamente na construção privada.

Método ao ar livre

A versão linear de colocar o fio ao longo do tubo é bastante fácil. O cabo é preso de um lado com fita adesiva de fibra de vidro resistente ao calor ou fitas de plástico. Os suportes são fixados com uma distância de 40 cm, é proibido o uso de fechos metálicos.Calcular o comprimento do fio é muito simples - é igual ao tamanho do tubo que precisa ser aquecido.

Para tubos enterrados no solo, o fio não é colocado claramente por baixo ou por cima, mas ligeiramente deslocado em cerca de 4 ou 8 horas.

Além da instalação linear, a instalação em espiral é freqüentemente usada - o fio é enrolado ao longo do comprimento de tubo necessário com a mesma distância. A vantagem dessa instalação é o máximo contato com a tubulação, a desvantagem é o alto consumo do cabo.

A distância entre as curvas pode ser alterada levando em consideração as condições. Por exemplo, para zonas expostas a um congelamento significativo, a etapa é reduzida, de modo que toda a superfície se aquece o máximo possível.

A versão enrolada é mais adequada para tubos de seção transversal grande - drenagem, esgoto, mas também é usada para aquecer o sistema de abastecimento de água.

Opção interna

A opção de instalação interna não é usada para todos os tubos, mas apenas para produtos com diâmetro superior a 45 mm. Em tubos com seção transversal menor, o fio pode bloquear parcialmente o fluxo de água.

É bastante difícil equipar um tubo grande com aquecimento interno, mas para zonas de 2-3 metros esta é a melhor opção. A maneira mais fácil é passar o fio em seções verticais. O processo é realizado por meio de uma camiseta e uma manga de lacre para evitar que a renda escorregue.

Em certas situações, a instalação interna é mais conveniente do que externa, por exemplo, para substituir ou reparar seções individuais. É muito fácil inserir e conectar o sistema acabado, é muito mais difícil de montá-lo.

Fabricação de cabos faça você mesmo

Usando alguns materiais, você pode fazer seu próprio cabo de aquecimento. Para isso, é adequado um fio telefônico com o número P274-M. É bastante resistente, resistente, tem um diâmetro adequado e, graças ao seu bom isolamento, pode ser utilizado em ambientes húmidos. Faltará autorregulação, mas se for colocado fora do gasoduto e raramente conectado, por exemplo, no país, isso será suficiente.

O cabo do telefone é dividido em vários fios separados, um dos quais é dobrado ao meio e depois torcido para trás. Com a ajuda de uma junta de vedação da mangueira de abastecimento de água, uma entrada vedada é criada na extremidade aberta do fio. Ele é fixado com um tubo de conexão com fios que passam por dentro.

Encha o bico de conexão com cola epóxi, amasse um pouco. Em seguida, aperte com uma porca de capa, para que a conexão fique muito mais firme.

Cabo externo

Ao colocar o cabo de aquecimento no topo do tubo, ele não é disperso em fios separados. Basta conectar a parte aquecida da tubulação pelo verso com fios, não esquecendo de isolar bem todas as conexões. Neste caso, o cabo é cuidadosamente fixado na superfície. Este método de aquecimento externo também é adequado para canos de esgoto.

  1. Primeiro, o tubo com o fio de aquecimento é enrolado em papel alumínio;
  2. Para pressionar firmemente o fio à superfície do tubo, enrole-o com fita adesiva de cima;
  3. Em seguida, eles são enrolados com lã mineral.


Proteção contra geada de tubos

As nuances de conectar o cabo dentro do tubo

Ao aquecer redes de abastecimento de água, a instalação interna é frequentemente escolhida. Para isso, é utilizado um condutor, envolto em um invólucro alimentar adicional que não emite toxinas e é totalmente seguro para o homem.


O sistema de aquecimento é introduzido na tubulação, geralmente no abastecimento de água. Um tee é instalado no ponto de sua entrada, para o qual o abastecimento de água é temporariamente interrompido

A seguir, consideraremos como conectar e conectar corretamente um cabo de aquecimento projetado para aquecer a tubulação por dentro. O próprio processo em muitos estágios é quase idêntico ao discutido acima.

O trabalho inclui as seguintes etapas:

  1. Isolando a extremidade livre.
  2. Fixação do condutor e vedação do ponto de entrada.
  3. Instalação de isolamento térmico externo e caixa de proteção.
  4. Conexão elétrica.
  5. Instalação de dispositivos adicionais - termostatos (se necessário) e dispositivos automáticos.

A segunda etapa é diferente - vamos examiná-la mais de perto. É necessário colocar o cabo preparado dentro do tubo usando o kit lead-in.

Mas é aconselhável executar a etapa número 4 antes que o condutor seja colocado em seu local permanente. Para o que é necessário ligar o fio de alimentação ao de aquecimento.


Para inserir o cabo, você precisará de um kit de passagem, que vem com instruções detalhadas para seu uso. Colocar a sobreposta é fácil, o principal é fazê-lo antes da terminação final e apertar o fixador com firmeza para garantir o aperto

O artigo a seguir irá familiarizá-lo com as regras e características de instalação do cabo de aquecimento dentro da tubulação, que recomendamos fortemente a leitura.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores