Aquecimento autônomo a gás em prédio de apartamentos: o que você precisa saber?


O aumento constante das contas de serviços públicos não agrada a muitos proprietários de residências urbanas. Em algum momento, alguns deles começam a pensar em criar aquecimento individual em um prédio de apartamentos. Este processo possui muitas nuances que você deve aprender antes de iniciar o procedimento.

Pague apenas para você em um prédio de apartamentos

informações gerais

A criação de um sistema de aquecimento individual em um apartamento pressupõe que o proprietário se recuse a usar o fornecimento de calor tradicional. Durante esta obra são desmontados tubos e radiadores, em vez deles são instaladas novas baterias e linhas, ligadas à instalação de aquecimento.

Recentemente, caldeiras elétricas e equipamentos a gás têm sido cada vez mais utilizados em apartamentos. Tais dispositivos funcionam segundo um princípio simples: aumentam a temperatura da água e garantem a sua circulação constante no sistema, pelo que o apartamento da cidade é aquecido. Os modelos a gás podem ser de circuito simples ou duplo. As primeiras são utilizadas exclusivamente para aquecimento de divisões, as segundas fornecem adicionalmente água quente ao apartamento.

Neste vídeo, consideraremos exemplos de aquecimento em um prédio de apartamentos:

Escolhendo uma caldeira a gás

Antes de colocar uma caldeira em um apartamento, é preciso fazer a melhor escolha. As caldeiras de parede e piso podem ser instaladas em um prédio de vários andares. Os modelos de parede são considerados mais estéticos e convenientes em termos de colocação. Suas dimensões são comparáveis ​​às dimensões de armários de parede de cozinha e, portanto, eles se encaixam bem no interior da sala.

Será mais difícil com a instalação de unidades de piso, uma vez que nem sempre podem ser empurradas perto da parede. Esta nuance depende da localização do escapamento de fumaça. Se estiver na parte superior, o dispositivo, se desejado, é movido para a parede.

As caldeiras também vêm em circuito simples e duplo. O primeiro deles funciona apenas para fornecimento de calor, e o segundo - para aquecimento e aquecimento de água. Quando outro equipamento é usado para AQS, um modelo de circuito único será suficiente.

permissão para instalar uma caldeira a gás em um apartamento

Se a água for aquecida por uma caldeira a gás, você terá que escolher um dos dois métodos: uma caldeira de aquecimento indireto ou uma bobina de fluxo. Ambas as opções têm desvantagens. Quando é utilizada uma bobina, o que significa que é efectuado um aquecimento instantâneo, nem todas as unidades conseguem manter a temperatura definida.

Por esta razão, modos de operação especiais devem ser definidos nas caldeiras, eles são chamados de maneiras diferentes em dispositivos diferentes. Por exemplo, nos modelos Navien (leia sobre o mau funcionamento da caldeira Navien), Beretta é “prioridade de água quente” e em Ferrolli é “conforto”.

A desvantagem do aquecimento da caldeira é que o combustível gasoso é consumido para manter uma temperatura estável da água no tanque. Além disso, a reserva de água aquecida é limitada. Após o consumo, é necessário aguardar o aquecimento da nova porção.

A escolha dos métodos acima é uma questão individual, mas é preciso lembrar que, com a versão flow-through, você terá que se concentrar na produtividade do aquecimento de água por minuto e, com uma sala de caldeira, no volume do tanque.

As unidades de gás diferem no tipo de queimador usado, que são:

  • posição única;
  • duas posições;
  • modulado.

Os mais baratos são os de posição única, mas ao mesmo tempo são os mais antieconômicos, uma vez que operam sempre em plena capacidade. Um pouco mais econômicos são os de duas posições, que são capazes de operar com 100% da potência e 50%.Os melhores queimadores são considerados modulantes porque possuem vários modos de operação, o que economiza combustível. Seu desempenho é controlado automaticamente.

é possível colocar uma caldeira a gás no apartamento

O queimador está localizado em uma câmara de combustão, que pode ser aberta ou fechada. O oxigênio para as câmaras abertas vem da sala e os produtos da combustão são removidos por uma chaminé atmosférica.

As câmaras fechadas são equipadas com uma estrutura de chaminé coaxial, e o oxigênio para a combustão entra nelas pela rua. Neste caso, os produtos da combustão são descarregados ao longo do contorno central da chaminé e o ar entra pelo exterior.

As unidades de piso são equipadas com um queimador inflável ou atmosférico. Quando uma caldeira de chão é instalada em um prédio de apartamentos, é permitido usar um queimador atmosférico no apartamento. A maioria destes aparelhos a gás possui câmara de combustão fechada, o que significa que estão equipados com turbina e chaminé coaxial.

Variedades de dispositivos

A variedade de caldeiras para aquecimento hoje é simplesmente incrível. Essas unidades podem ser montadas na parede ou no chão. Os primeiros são os mais procurados. Os especialistas consideram que suas principais vantagens são o tamanho compacto e o preço atraente. Os de chão também não são desprovidos de vantagens, que incluem alta potência e capacidade de operação por muito tempo.

Junto com dispositivos que requerem combustível “azul” para operação, caldeiras elétricas são comuns. Os principais aspectos positivos ao utilizá-los são o preço acessível e o alto nível de segurança. A instalação de tais dispositivos é permitida em absolutamente qualquer divisão do apartamento.

Mas se a casa tiver fiação antiga, a colocação desses equipamentos não será a melhor solução, pois aumenta o risco de constantes travamentos de congestionamentos.

Tendo escolhido uma caldeira a gás como dispositivo para um sistema autônomo, você precisa se preparar para grandes despesas. A instalação de tais dispositivos é cara. No entanto, eles encantam o proprietário com uma longa vida útil e pagam rapidamente. O fato é que o combustível “azul” é mais barato do que a energia elétrica.

Ao procurar o equipamento adequado, é necessário basear-se no tamanho da sala e levar em consideração uma série de outras condições. Seleção da instalação para aquecimento - uma tarefa responsável, portanto, você não deve ser leviano ao comprar tal dispositivo. É importante que o modelo tenha potência suficiente para criar um ambiente acolhedor em casa. Ao calcular este parâmetro, deve-se guiar pela seguinte norma: 1 kW de potência da caldeira de aquecimento cria uma temperatura confortável para 10 m². Para determinar exatamente qual a capacidade de instalação mais adequada, basta dividir a área do apartamento por 10.

Requisitos para a sala onde a caldeira a gás está localizada

Não existem tantos locais adequados para a instalação de uma caldeira a gás num apartamento. Na maioria das vezes, o aparelho está localizado na cozinha, banheiro ou corredor, sendo proibida sua instalação na sala ou no quarto. A sala para a instalação do dispositivo a gás deve atender aos seguintes requisitos:

  • a área da sala da caldeira deve ser de no mínimo 7,5 m²;
  • boa ventilação;
  • a presença de janela que se abre com área mínima de 0,25 m²;
  • pé-direito de 2 m;
  • não deve haver nada a uma distância de 1 m na frente da caldeira;
  • as paredes são de material refratário;
  • a porta da sala não deve ter menos de 0,8 m de largura e, na parte inferior, um vão de 1 a 2 cm.

O medidor de gás é instalado de forma mais conveniente na cozinha.

Unidade na cozinha do apartamento

Importante! Se decidir instalar uma caldeira a gás no banheiro, deve-se atentar para o fato de que a alta umidade pode afetar negativamente as partes metálicas do aparelho.Mas com um bom sistema de ventilação e ventilação, o problema de corrosão não é terrível.

Razões para a transição

Já hoje, pode-se afirmar que o aquecimento individual em edifícios de apartamentos é popular. Existem várias razões ao mesmo tempo que explicam este fato. Os principais são:

  1. Falta de dependência da temperatura do ar externo. O proprietário não precisa esperar até que, de acordo com a administradora, esteja frio o suficiente para ligar o aquecimento.
  2. A capacidade de criar rapidamente um microclima confortável. Se o proprietário, estando no apartamento, sentir desconforto devido à baixa temperatura, basta ligar o sistema de aquecimento para o aquecer.
  3. A capacidade de alterar independentemente o modo de aquecimento nos quartos. Se a fiação das redes da casa for instalada incorretamente, no inverno o proprietário poderá sentir um forte resfriado. Mesmo se você entrar em contato com a empresa de gestão, o problema não pode ser resolvido. Só por causa de uma pessoa, o sistema de aquecimento de toda a casa ou a cablagem da entrada não mudam.

Ao criar um sistema de aquecimento autônomo em um apartamento, uma quantidade significativa de dinheiro é economizada. O dono da moradia citadina paga apenas pelo calor que recebeu.

Estágios de transição para aquecimento individual

A luta constante com os problemas acima o obriga a dar o primeiro passo para instalar um sistema autônomo. Faz sentido pensar com antecedência em como fazer o aquecimento a gás do seu apartamento para poder calcular o custo da compra do equipamento e ter uma ideia da próxima frente de trabalho.

Primeiro, documente a existência de problemas reais. Para fazer isso, você precisa enviar as solicitações adequadas ao seu fornecedor de calor e à estação sanitária e epidemiológica.

Instalação de caldeira a gás na parede
Na maioria dos casos, as organizações de fornecimento de calor se opõem ao aquecimento autônomo. Algumas casas foram cobradas diretamente pelo aquecimento urbano. Desconectar residentes do sistema leva ao desequilíbrio no sistema

Essas etapas preliminares ajudarão a contestar em tribunal uma possível recusa de instalação de aquecimento individual. Perguntas dessa natureza costumam ser resolvidas em tribunal.

Para facilitar o processo e ganhar confiança em sua correção, você precisa se familiarizar com vários documentos regulamentares.

Para residentes da Federação Russa, esta lista inclui:

  • Lei Federal 190-FZ "Sobre Fornecimento de Calor" de 30.07.2010;
  • Decreto do Governo da Federação Russa nº 307, que explica as regras e características da prestação de serviços públicos aos residentes;
  • Artigos 25 e 26 do Código de Habitação da Federação Russa: explicando as características da reconstrução e requalificação das instalações de prédios de apartamentos e os motivos da sua implementação.

A prática judicial mostra que existem muitos precedentes para desafiar com sucesso recusas injustificadas.

Recusa do aquecimento urbano

O texto da Lei Federal nº 190 indica uma lista de fontes de aquecimento individual que podem ser instaladas em prédios de apartamentos, bem como uma lista de aparelhos proibidos por motivos diversos. Assim, a lei não proíbe o uso de caldeiras a gás modernas que atendam aos requisitos.

Luta por um sistema autônomo
Muitos documentos devem ser preparados para serem desconectados do sistema central. Alguns proprietários ficam chocados com o tempo e a quantidade necessária para implementar sua ideia. Embora a luta seja difícil, vale a pena lutar pela autonomia

De acordo com o artigo 26 do Código de Habitação da Federação Russa, é necessário coletar um pacote completo de documentos para a conversão de alojamentos. Isso inclui:

  • Uma declaração devidamente preenchida sobre a necessidade de reorganização do proprietário ou pessoa responsável;
  • Passaporte técnico original do apartamento;
  • Cópias e originais de documentos autenticados que estabelecem o direito de propriedade e disposição de moradia;
  • O original do projecto desenvolvido para a reconstrução de um apartamento residencial;
  • Consentimento por escrito de todos os familiares e demais residentes cadastrados nas instalações;
  • Conclusão das autoridades envolvidas na proteção de monumentos arquitetônicos sobre a admissibilidade da reorganização das instalações.

O fornecedor de aquecimento urbano está analisando o pedido há algum tempo. Ela emite uma carta com permissão para desconectar o apartamento do sistema central. Este documento será necessário ao solicitar especificações técnicas para a instalação de aquecimento individual a gás em um prédio de apartamentos.

O tratamento do pedido de especificações técnicas é submetido à instalação de gás. A resposta geralmente é dada em dez dias. A recusa pode ser obtida nos casos em que não haja gás na região, seja impossível comprá-lo em botijões ou reabastecer regularmente o abastecimento de combustível azul do tanque de gás.

Após o registo da recusa dos serviços públicos na área do aquecimento, os sistemas antigos e ineficazes deverão ser desmantelados. Para fazer isso, você deve ter um projeto para desligar o aquecimento central.

A base para a elaboração do projeto é uma carta da Associação de Proprietários de Casas com permissão para deixar de usar os serviços de uma organização de fornecimento de calor. Certifique-se de obter uma resposta por escrito e guardá-la. Em caso de recusa com esta carta, você pode ir ao tribunal para apelar.

Depois de receber a documentação do projeto em suas mãos, você precisa levá-la à filial regional da Sociedade de Bombeiros Voluntários de toda a Rússia. Depois de todas as verificações, uma lei de segurança contra incêndio do projeto é emitida lá. Se for necessário, também fazem um projeto para a chaminé.

Caldeira a gás de circuito único e caldeira
Às vezes, a administração da cidade atrasa o procedimento de aprovação. Nesse caso, é necessário redigir uma declaração dirigida ao chefe da administração para agilizar o processo. Se depois disso você não tiver feito nenhum progresso, considere ir ao tribunal.

Toda a documentação deve ser aprovada pela prefeitura. A conclusão sobre a aprovação ou recusa nele é aceita no prazo de quarenta e cinco dias corridos a partir da data de sua apresentação.

A recusa de reconstruir um apartamento em um prédio de apartamentos é emitida com base no Artigo 27 do Código de Habitação da Federação Russa, caso o proprietário não tenha fornecido todos os documentos exigidos. Uma recusa injustificada pode ser apelada em tribunal.

Elaboração de documentação e obtenção de aprovação para recusa de aquecimento central. Este é o passo preparatório inicial para a transição legal para um sistema individual de aquecimento a gás.

A lista de documentos necessários varia de acordo com a região e as especificações da lei. Informações completas podem ser obtidas consultando a administração de sua cidade.

Licença de instalação de caldeira a gás

Para o sucesso do arranjo de uma caldeira a gás, uma série de formalidades devem ser observadas. Em primeiro lugar, é necessário apresentar um requerimento para a necessidade de instalação de um sistema de gás individual na economia de gás da cidade.

Ao mesmo tempo, você precisa obter um documento que comprove a integridade da ventilação e da chaminé. Ele é solicitado pelo corpo de bombeiros.

Cada um dos vizinhos deve dar seu consentimento por escrito ao seu desejo de estabelecer um sistema autônomo. Esta medida é necessária pelo facto de quando um ou mais apartamentos são desligados do aquecimento central, são possíveis algumas avarias no funcionamento do sistema de aquecimento em relação ao resto dos residentes da casa.

Assim, alguns apartamentos podem começar a receber mais calor, enquanto outros, ao contrário, menos.

Responsabilidade ao usar aparelhos a gás
A instalação de uma caldeira a gás sem aprovação, condições técnicas e projeto pode causar danos ao equipamento, lesões corporais e processos judiciais. Trate todos os aparelhos a gás em sua casa com responsabilidade

Este problema decorre do fato de que a maioria dos sistemas de aquecimento em edifícios de apartamentos estão desatualizados há muitos anos e precisam de manutenção constante.

Em seguida, você deve descobrir a cabeça de canos e baterias. Se forem administrados por uma família, é necessário obter permissão para desmontar com os vizinhos. Se eles forem subordinados a uma organização estatal, você precisará escrever uma declaração para essa empresa com um pedido para desligar os sistemas.

Depois de receber todos os documentos e licenças, você deve entrar em contato com a rede de aquecimento da cidade e obter uma licença para elaborar e aprovar o esquema de aquecimento autônomo futuro.

Quando toda a lista de documentos for recebida e todas as etapas anteriores tiverem passado, você pode prosseguir diretamente para desmontar as comunicações antigas. Geralmente, leva de três a seis meses para coletar os documentos necessários. Antes de enviar um certificado de registro da caldeira para a organização de gás, você deve escolher um modelo de equipamento adequado para o seu apartamento.

As caldeiras são de circuito único e circuito duplo. As unidades de gás de circuito duplo fornecem aos residentes não apenas aquecimento, mas também um fornecimento ininterrupto de água quente. Isso permite que você economize gás e reduza o custo de pagar pelos serviços. Dispositivos modernos de grandes dimensões têm câmaras de combustão fechadas.

Este projeto permite simplificar a instalação e não conduzir um duto de gás. Um ventilador especial impulsiona o ar da rua e, em seguida, libera os produtos da combustão de volta pelas tubulações instaladas para esse fim.

Caldeira suspensa na parede e medidor de gás
O projeto das caldeiras a gás é leve em peso e tamanho. A caldeira é instalada em faixas de montagem na parede de suporte, desde que cumpridos todos os requisitos da divisão. Normalmente, a caldeira é conectada à rede de gás por meio de tubos de metal.

As vantagens das caldeiras a gás incluem um sistema de segurança de vários níveis, que inclui uma função de desligamento automático do sistema. Vários sensores monitoram a força de impulso, a presença ou ausência de uma chama.

A pressão do líquido no sistema é monitorada por uma válvula de segurança e, caso a norma seja ultrapassada, ela é responsável por escoar o excesso de líquido. O tanque de expansão permite controlar a expansão do líquido quando aquecido. A saída de ar é responsável por liberar o excesso de ar do sistema.

Projeto e instalação de um sistema autônomo

Nesta fase, o proprietário do apartamento, em conjunto com o designer, efetua os cálculos necessários e decide qual o sistema de aquecimento individual que vai estar na divisão. Dependendo disso, uma caldeira a gás adequada para potência e características é selecionada.

Operação de caldeira a gás montada na parede
Depois de instalar uma caldeira a gás montada na parede, conecte o circuito de aquecimento do meio de aquecimento ao sistema de aquecimento instalado. O funcionamento da caldeira é controlado pela automação e pelo termostato conectado a ela, a bomba de circulação embutida na coluna é responsável pela movimentação do refrigerante

De acordo com as regras, a potência necessária é de 100 watts por metro quadrado de área. Este valor é suficiente mesmo para apartamentos de esquina que estão ligados por várias paredes comuns a vizinhos, o que garante nenhuma perda de calor.

A cablagem, ou seja, o esquema segundo o qual estão localizados todos os dispositivos de aquecimento e tubos de ligação, depende do tipo de caldeira seleccionada e do princípio de movimento do refrigerante: natural ou forçado. O layout é escolhido na fase de projeto. Pode ser um tubo ou dois tubos, horizontal ou vertical, superior ou inferior.

Além do diagrama do novo sistema autônomo, o conteúdo do projeto deve incluir uma seção contendo dados sobre a desmontagem do antigo sistema de aquecimento.Ele contém os detalhes de desmontagem e remoção das baterias e conexões. Deve-se ter em mente que os degraus que atravessam o apartamento não podem ser desmontados e devem ser isolados.

Abordagem cuidadosa
Compare os prós e os contras de um sistema individual antes de rejeitar o aquecimento central e a água quente. Só depois de fazer os cálculos, comece a coletar todos os documentos necessários

O esquema de aquecimento individual do seu apartamento deve corresponder à possibilidade de instalação de radiadores com válvulas termostáticas na entrada. As estruturas convencionais de alumínio são adequadas para este propósito.

Se desejar, o proprietário de um apartamento no rés-do-chão tem a oportunidade de conceber um sistema de aquecimento radiante a água em simultâneo com o aquecimento autónomo. Para proprietários de apartamentos localizados acima, esta opção não está disponível, uma vez que os pisos não foram projetados para o peso do sistema com refrigeração e mesa de concreto.

Se for aprovada a construção de um sistema de aquecimento de piso à base de água, mesmo no primeiro andar, estão previstos procedimentos separados para reforçar o piso inferior através da instalação de suportes adicionais na cave.

Radiadores de aquecimento
Depois de projetar, talvez seja necessário instalar novos radiadores. Apesar do alto custo dos radiadores modernos, sua qualidade desempenha um papel importante na transferência de calor para o ambiente. Portanto, é melhor escolher modelos de alta qualidade.

Se houver uma queda de energia periódica em sua casa, você deve pensar em comprar uma fonte de alimentação ininterrupta. Graças ao BBP, a sua caldeira a gás funcionará sem interrupções e fornecerá continuamente aquecimento e água quente ao apartamento.

Requisitos e regulamentos regulatórios

Como parte da transição para um sistema de aquecimento individual em um prédio de apartamentos, a lei exige que uma série de condições sejam atendidas.

A sala em que a caldeira deverá ser instalada deve obedecer aos seguintes parâmetros:

  • A área da sala é superior a 4 metros quadrados com pé direito superior a 2,5 metros;
  • A largura da porta da frente é superior a 80 centímetros;
  • A presença de uma fonte de luz natural (janela);
  • A distância entre a caldeira a gás e os demais aparelhos que funcionam com fogo é de pelo menos 30 centímetros;
  • A caldeira só deve ser pendurada na parede de suporte;
  • A altura do suporte da caldeira em relação ao chão não deve ser superior a 150 centímetros.

Se você mesmo realizar o aquecimento individual, deverá seguir estritamente as regras acima. As empresas que realizam trabalhos de instalação realizam a instalação de acordo com todos os requisitos. A própria caldeira a gás é conectada ao sistema apenas por funcionários da indústria de gás.

Vantagens e desvantagens

Para deixar claro se faz sentido instalar aquecimento autônomo em um apartamento, você precisa descobrir seus principais prós e contras. Após receber essas informações, o proprietário poderá tomar a decisão certa. Entre as principais vantagens do aquecimento individual Pode ser atribuído:

  1. Escolha de radiadores... Para o dispositivo de um sistema individual, o proprietário pode usar absolutamente quaisquer baterias, uma vez que não há probabilidade de um golpe de aríete.
  2. A água quente está disponível mesmo no verão... Na estação quente, as concessionárias costumam fazer reparos e desligá-lo. Se o apartamento tiver aquecimento autônomo, o proprietário do apartamento não sofrerá nenhum inconveniente, mesmo durante a estação quente.

É interessante: quais radiadores de aquecimento são melhores escolher.

Listando as desvantagens de tais sistemas, é necessário destacar a principal delas - o alto custo dos equipamentos.

Junto com isso, a instalação de um novo circuito de aquecimento exige certas despesas do proprietário. Freqüentemente, ao criar um sistema autônomo, é necessário um duto de exaustão.

O dispositivo e o princípio de operação do sistema de aquecimento individual

Um sistema de aquecimento autônomo padrão consiste em uma caldeira a gás, uma chaminé, a quantidade necessária de tubulação, radiadores, válvulas, filtros grossos. O principal dispositivo do sistema de aquecimento autônomo é a caldeira. Pode ser de circuito único e circuito duplo. O primeiro tipo de unidades de caldeira destina-se apenas ao aquecimento do meio de aquecimento. O segundo permite criar, juntamente com o aquecimento autônomo, o sistema de abastecimento de água quente de um apartamento.

Apartamento com aquecimento autônomo

Existem dois esquemas principais de um sistema de aquecimento: um tubo e dois tubos. O primeiro é estruturalmente mais simples e requer menos materiais, o que o torna atraente financeiramente. Mas tal esquema assume um arranjo sequencial de radiadores, o que leva ao fato de que o líquido de arrefecimento já resfriado entra nas últimas baterias, por sua vez. A segunda opção é mais complicada e mais cara, mas graças ao esquema de dois tubos, o refrigerante é distribuído uniformemente entre os radiadores.

O princípio de funcionamento deste sistema é bastante simples: uma mistura de gás-ar é queimada no queimador. O calor liberado durante a combustão aquece as paredes do trocador de calor, que, por sua vez, aquece o refrigerante. Através da tubulação, ele entra nos radiadores, onde resfria ligeiramente. Depois disso, o refrigerante flui de volta para o trocador de calor da caldeira, onde é aquecido e o processo se repete.

A figura mostra um esquema padrão de dois tubos de aquecimento individual e fornecimento de água quente para um apartamento com saída de refrigerante para "pisos quentes".

Procedimento de registro

Antes de iniciar a instalação dos equipamentos, é necessário elaborar um projeto de aquecimento autônomo. Freqüentemente, as unidades de gás são usadas como a principal instalação de aquecimento para tais sistemas. O proprietário precisa entrar em contato com o fornecedor do combustível "azul" para que o esquema de aquecimento seja elaborado corretamente. Os especialistas da organização determinarão a melhor opção de aquecimento autônomo, levando em consideração as condições técnicas específicas.

O ponto mais significativo é o nível de pressão no gasoduto. Se for insuficiente e não permitir o funcionamento normal da instalação, pode esquecer a criação de aquecimento a gás no apartamento. Em seguida, você terá que considerar a opção de um dispositivo de aquecimento com um refrigerante diferente. Alternativamente, você pode dar uma olhada no esquema com uma caldeira elétrica ou fazê-lo mais fácil instalando um "piso aquecido" no apartamento.

É interessante: que tipo de piso quente é melhor escolher.

Antes de ir para a empresa de gás, você precisa coletar uma determinada lista de documentos. O proprietário precisará fornecer:

  1. Passaporte técnico do apartamento. Este documento deve conter a informação de que a habitação está desligada da alimentação centralizada de aquecimento.
  2. Passaporte e TIN.
  3. Cópia do passaporte do equipamento, bem como instruções para sua instalação.
  4. Nota fiscal paga pelos serviços de uma empresa de gás para a preparação de um sistema de aquecimento individual.

Quando a permissão é recebida do fornecedor de gás, você pode prosseguir para a criação de aquecimento individual em sua casa.

A legislação da Federação Russa esclareceu pontos importantes sobre o arranjo do aquecimento autônomo a gás. A caldeira deve ser equipada com uma câmara de combustão fechada e ter meios que funcionem para a remoção do monóxido de carbono. Se esta condição não for cumprida, será proibida a instalação de um dispositivo para aquecimento de um apartamento.

Requisitos para instalar uma caldeira em um apartamento

Como instalar uma caldeira a gás de duplo circuito em um apartamento? A instalação de tais equipamentos é freqüentemente difícil por uma série de razões (ausência de gasoduto central, dificuldades na obtenção de uma licença, falta de condições, etc.). Para se inscrever, é necessário conhecimento das leis e regras básicas. Em caso de instalação não autorizada de caldeira de aquecimento a gás, terá de pagar uma multa elevada e desmontar a caldeira.Você precisa começar com a obtenção de permissão.

As normas estão definidas na Lei Federal nº 83. Antes de iniciar os trabalhos, é aconselhável estudar cuidadosamente o plano de obtenção dos documentos e condições técnicas.

Documentos exigidos

Para montar uma caldeira em um apartamento com aquecimento centralizado existente, é necessário coletar um pacote de documentos e passar por vários corpos em etapas:

  1. Após a apresentação do pedido às autoridades de supervisão estaduais, sujeito às condições de instalação e manutenção do dispositivo de aquecimento, são emitidas as condições técnicas, que são um documento de licenciamento para a instalação do equipamento.
  2. Após receber as condições, um projeto é criado. Pode ser realizado por uma organização licenciada para este tipo de atividade. A melhor escolha seria uma empresa de gás.
  3. Obter permissão para entrar na caldeira. É emitido por inspetores de empresas que verificam a ventilação. Durante a fiscalização, eles vão redigir um ato com as instruções que precisam ser eliminadas.
  4. Após a coleta de todos os documentos, é aprovada a documentação do projeto de instalação da caldeira em apartamento separado. Dentro de 1-3 meses, os funcionários da supervisão estatal devem concluir a aprovação da instalação. Se nenhuma violação for encontrada durante a coleta e preparação de documentos, o consumidor recebe uma licença de instalação final.
  5. Na empresa prestadora de serviço de fornecimento de calor, são apresentados documentos de recusa de serviço.

Você não pode quebrar as regras. Somente o cumprimento de todas as condições permitirá a obtenção da permissão para instalação de equipamentos a gás.

Requisitos da sala da caldeira

A sala em que a caldeira está instalada deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Equipamentos a gás só podem ser instalados em áreas não residenciais com portas bem fechadas. Para instalação, não utilize o quarto, despensas, cozinhas e WC.
  2. É melhor montar um medidor de gás na cozinha. Neste caso, um tubo adicional é introduzido na sala.
  3. Todas as superfícies (paredes e teto) da sala devem ser revestidas com materiais refratários. Aconselha-se a utilização de ladrilhos cerâmicos ou placas de fibra de gesso.
  4. A área da sala de instalação deve ser de pelo menos 4 m2. É necessário fornecer acesso a todas as unidades da caldeira a gás para um serviço de alta qualidade do sistema.

Instalação de chaminé

A instalação de aquecimento a gás em apartamentos só é permitida com ventilação a funcionar normalmente e sistema de desmantelamento de produtos de combustão. Portanto, será ideal usar uma caldeira com câmara de combustão fechada, que está conectada a um tubo horizontal para remover a fumaça. Neste caso, não é necessário instalar vários canos para ventilação e remoção de fumaça.

Em algumas regiões, não há restrições à instalação de chaminés de tubo coaxial. Isso simplifica o processo de instalação do hardware.

Se vários proprietários de uma casa quiserem alternar simultaneamente para o aquecimento individual, as chaminés são combinadas em um único conjunto. Um tubo vertical é fixado pelo lado de fora, ao qual os tubos horizontais vindos dos apartamentos são conectados.

Para o funcionamento normal do sistema, é necessário instalar dispositivos de circulação de ar de alta capacidade na sala da caldeira. Essa ventilação deve ser montada separadamente, sem contato com o geral.

Transição para aquecimento individual: vantagens e desvantagens

Mudar do aquecimento urbano para o aquecimento a gás requer muito dinheiro e trabalho. O processamento das autorizações demora muito, por isso as ações precisam ser planejadas e a coleta da papelada necessária começa muito antes da instalação pretendida.

A maioria dos representantes de agências governamentais evitará a desconexão do sistema de aquecimento urbano. As licenças relutam em emitir.Portanto, os problemas com a papelada são a principal desvantagem na transição para o aquecimento a gás.

Contras da troca:

  1. A incapacidade do apartamento para instalar sistemas de aquecimento individuais. Uma série de etapas são necessárias para obter uma licença. A renovação parcial é cara.
  2. Dispositivos de aquecimento requerem aterramento. É difícil fazer isso em um apartamento, pois de acordo com SNiP, encanamentos de água ou rede elétrica não podem ser usados ​​para isso.

A principal vantagem desse aquecimento é a eficiência e a lucratividade. Os custos de conversão são compensados ​​em alguns anos e o consumidor ganha independência energética.


Construção terminada

Desconexão do aquecimento urbano

Para transferir um apartamento para aquecimento autônomo, primeiro você deve solicitar uma recusa de uso de aquecimento urbano. Quando uma decisão positiva for recebida, você pode prosseguir com a instalação de uma caldeira e outros equipamentos relacionados no apartamento.

Para desligar um apartamento do aquecimento central, é necessário descobrir quem é o responsável pelos tubos e radiadores. Se forem propriedade dos proprietários da casa, deve obter-se permissão dos vizinhos. Se o edifício de apartamentos for servido por serviços especiais, deve ser apresentado um pedido com um pedido de desconexão das redes de fornecimento de calor.

Você precisa entrar em contato com sua empresa de serviços domésticos e obter uma licença. O documento deve conter o esquema aprovado e deve haver permissão para transferir o apartamento para aquecimento individual. Só depois disso você pode prosseguir diretamente para a desmontagem do antigo sistema e instalação de um sistema de aquecimento individual para o apartamento. Leva muito tempo para mudar de um para o outro. A experiência de muitos proprietários de apartamentos sugere que isso leva de 3 a 6 meses.

Como me preparo para a instalação?

A instalação mais cómoda e segura de aquecimento individual num apartamento pode ser efectuada por profissionais de confiança. Neste caso, você pode usar os serviços de funcionários experientes e especializados nesta instalação. Eles podem determinar rapidamente a quantidade necessária de trabalho e os custos futuros em sua casa. E também prevê a possibilidade de instalação de uma caldeira individual.

Na primeira etapa, os trabalhadores considerarão a necessidade de equipar as chaminés externas de sua casa. Eles devem descarregar produtos de combustão acima do nível do telhado, conforme exigido pelos regulamentos de saúde e segurança. Se a casa já tiver tal dispositivo, os mestres simplesmente conectarão seu apartamento a ele. Caso contrário, eles vão lançar um tubo separado para você.

Na segunda fase, os trabalhadores irão calcular as dimensões do seu apartamento e os custos necessários para o seu aquecimento. Depois disso, você já pode dizer quanto custa o aquecimento individual no apartamento de sua casa. Além disso, após analisar a área de habitação e as características climáticas da região, artesãos experientes irão determinar a potência da caldeira necessária. Eles também o ajudarão a decidir sobre a escolha de um modelo comprovado e seguro. Ou (no caso de uma compra já efectuada) podem dizer se esta caldeira é adequada para o seu apartamento. Além da caldeira, os operários também selecionarão tubos e radiadores de alta qualidade e oferecerão o tipo de fiação de aquecimento.

Seleção de equipamento

Para criar um sistema eficiente e sem problemas, é necessário abordar adequadamente o problema da seleção do equipamento. A melhor opção é usar uma instalação de gás. É ideal se tiver um projeto de circuito duplo, mas um modelo de circuito único também pode ser dispensado. A escolha a seu favor deve ser feita apenas se não houver interrupção no fornecimento de água quente ao apartamento.

Usando equipamento a gás como o elemento principal do sistema de aquecimento, você pode reduzir significativamente os custos de aquecimento.

No entanto, isso exigirá a instalação de um contador de duas taxas. Ao mesmo tempo, é desejável que uma nova fiação seja instalada no apartamento. É melhor se for cobre.

Recursos de instalação

Se desejar, você mesmo pode fazer a instalação do sistema de aquecimento. Colocar tubos e instalar radiadores de aquecimento não são atividades supercomplicadas. Será necessária a ajuda de profissionais quando for necessário fazer um ramal de gás, conectar e ligar a caldeira. Após a conclusão da instalação, eles verificarão se o sistema está funcionando corretamente.

É bastante difícil falar sobre o custo médio desse tipo de trabalho, uma vez que existem nuances na criação do aquecimento individual. Muitos fatores formam o valor final. O custo da obra é influenciado pelo tamanho do apartamento, a marca do aparelho e suas funções. Também é importante o material com o qual os tubos são feitos e os preços de especialistas individuais. Mas mesmo com despesas sérias, o proprietário paga o dinheiro gasto na criação de tal sistema em pouco tempo.

O aquecimento individual a gás em um prédio de apartamentos é a escolha certa para muitas pessoas que não querem viver sem água quente por várias semanas no verão.

Com sua ajuda, você pode proporcionar um microclima confortável em sua casa a qualquer momento. Na escolha de uma caldeira, atenção especial deve ser dada à sua capacidade, que depende da área da habitação.

Somente profissionais podem instalar corretamente o dispositivo e realizar o ajuste de seu funcionamento. Isso exigirá uma certa quantia de dinheiro. Mas após a sua conclusão, o proprietário terá à sua disposição um sistema econômico e funcional. Fornecerá aquecimento em uma residência urbana e, durante a operação, não exigirá muita atenção.

Informações importantes sobre um sistema individual de aquecimento a gás

Entre as vantagens, destaca-se a possibilidade de economia futura no pagamento de serviços. Além disso, os proprietários terão independência de interrupções planejadas e não programadas de água quente e aquecimento. Muitos são atraídos pela oportunidade de manter a temperatura interna desejada ao longo do ano.

Se não houver contador de gás instalado e os residentes forem obrigados a abandonar o apartamento por algum tempo, não precisarão recolher uma série de documentos que atestem sua real ausência e apresentá-los às autoridades competentes. Basta desligar a caldeira a gás.

Aquecimento a gás de apartamentos
O mercado oferece várias opções para aquecer um apartamento em um prédio de apartamentos. Dentre eles, destaca-se a oportunidade de uso do gás natural para essas finalidades. Permite atingir as temperaturas certas, o que proporciona aos residentes um nível de conforto adequado.

O proprietário do apartamento decide por si mesmo qual será a temperatura ideal para ele. Ele mesmo calcula o orçamento para pagar o gás com base em suas necessidades e planeja despesas.

Cálculos estatísticos de especialistas sobre o dispositivo de aquecimento independente a gás em edifícios de apartamentos mostram que, ao instalar sistemas autônomos, em média, os custos dos residentes com aquecimento são reduzidos pela metade e os custos com aquecimento de água são reduzidos em três ou mais vezes.

Grandes caldeiras que usam gás principal não oferecem alta eficiência devido às perdas significativas de calor na rede de aquecimento e outros fatores importantes.

Um sistema individual sobredimensionado permite o reparo rápido e eficiente de todos os componentes principais, caracterizados por baixa perda de calor e, portanto, trabalho produtivo e alta eficiência.


A maioria dos novos edifícios está cada vez mais mudando para aquecimento individual a gás. Esses edifícios não são inicialmente equipados com risers. As caldeiras são instaladas imediatamente em cada apartamento separado.

O funcionamento seguro de uma caldeira a gás é garantido pela correta instalação de todos os sistemas, verificando a sua operacionalidade e a ausência de fugas de gás, escapes.É melhor instalar a caldeira a gás em uma sala de caldeira separada para evitar a exposição a gases tóxicos que vazam acidentalmente e que ameaçam os seres humanos.

A correta instalação e condução da chaminé é a chave para a instalação de uma caldeira a gás. Se o monóxido de carbono não for completamente removido do quarto, são possíveis consequências adversas para os residentes do apartamento.

Para instalar uma caldeira a gás em um apartamento, é necessário ter um gasoduto conectado. Se ainda não houver um gasoduto, demorará algum tempo e levará uma quantidade razoável de dinheiro para construí-lo. Além disso, você precisa obter várias licenças. Nesses casos, cada um decide por si mesmo se deve se envolver nesse processo e concluí-lo.

Nem sempre, quando se fala em aquecimento individual a gás em um prédio de apartamentos, eles pensam na instalação de sistemas e caldeiras nos apartamentos. Freqüentemente, uma caldeira potente é instalada em toda a casa ou na entrada, o que fornece calor para todo o sistema sob seu controle.

Graças a essa opção, os moradores não dependem mais da rodovia central. Normalmente, as caldeiras são conectadas em porões.

A dependência do aquecimento urbano impõe que os residentes paguem os custos associados às perdas de calor. Isso é cerca de trinta por cento do custo dos serviços de aquecimento. Mesmo porque a maioria dos sistemas de aquecimento da cidade foi construída há décadas, eles precisam de manutenção regular.

Requisito necessário
Um sistema de aquecimento individual só pode ser instalado com um sistema de ventilação e extração de fumaça devidamente organizado. De acordo com as normas de cada caldeira em funcionamento, deve ser ligada a uma conduta de fumos separada. Na ausência de chaminé, existe uma grande probabilidade de ser rejeitado.

Vários especialistas estão empenhados no serviço, cujo pagamento é confiado aos residentes de edifícios de apartamentos. Ao configurar um sistema individualizado, os inquilinos são eliminados do financiamento de uma infinidade de profissionais desnecessários. Se ocorrer uma falha no sistema instalado, você sempre poderá levantar fundos para reparo em uma parte igual de cada inquilino.

Para o aquecimento de apartamentos, compram-se principalmente caldeiras de parede e modelos potentes de caldeiras de chão para aquecer toda a casa. A instalação de todos os equipamentos é realizada apenas por especialistas com o direito de realizar tais trabalhos.

É importante saber que sem autorizações não pode realizar de forma independente qualquer trabalho de configuração do aquecimento autónomo. A independência neste caso é destrutiva e pode levar a longos litígios e responsabilidades perante a lei.

Mesmo assim, se você decidiu implementar sua ideia, para implementá-la você precisa passar por uma série de etapas, que descreveremos neste artigo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores