Equipamentos para uma eco-casa com eficiência energética e autonomia

Aqui você descobrirá:

  • Tipos de aquecimento
  • Aquecimento alternativo para uma casa de campo ou casa particular
  • Prós e contras de diferentes tipos de refrigerantes
  • Qual aquecimento em uma cabana é mais lucrativo
  • Comparação de custos de diferentes sistemas de aquecimento
  • Sistemas de aquecimento de um e dois tubos
  • Os principais elementos de um sistema de aquecimento de água
  • Quais radiadores de aquecimento escolher
  • Instalação de sistema de aquecimento doméstico

Independentemente de se um sistema antigo está sendo modernizado ou se está sendo projetado do zero em uma casa recém-construída, a primeira coisa para começar é a familiarização com a documentação regulamentar. Ele descreve em detalhes como o equipamento é colocado em operação e descreve as sutilezas e características de seu uso posterior.

Depois de passar algum tempo nisso, você pode ter certeza de que o sistema de aquecimento durará muito mais do que um ano. Os requisitos são ajustados e atualizados ano a ano. Mas existem alguns princípios que todo dono de casa de campo deve conhecer. A primeira coisa a garantir ao instalar um sistema de aquecimento é a segurança contra explosão e incêndio.

Para uma operação segura durante a instalação, você precisa ter o cuidado de ter acesso gratuito ao equipamento para limpeza e verificações regulares.

A lista de regras que ajudarão a tornar uma casa privada não apenas aconchegante, mas também segura para se viver deve incluir os seguintes aspectos:

  1. A temperatura dos elementos abertos do sistema de aquecimento não deve ser superior à temperatura recomendada pelo fabricante.
  2. O equipamento e todos os aparelhos devem ser devidamente isolados. Isso evitará queimaduras, eliminará o acúmulo de umidade e reduzirá a perda de calor. Além disso, os elementos quentes podem inflamar poeira, gás ou aerossóis na sala.
  3. Ao usar um refrigerante, a temperatura deste deve ser 20 graus Celsius abaixo da temperatura de sua evaporação ou autoignição. Por exemplo, se a água for usada no sistema, deve-se evitar que ela ferva. Aumentar a pressão é uma ótima solução.

Além disso, os requisitos operacionais são impostos ao sistema de aquecimento. Afinal, qualquer equipamento deve ser forte, durável, fácil de operar, silencioso e fácil de consertar.


É melhor solicitar equipamentos de fabricantes confiáveis. Essas empresas produzem produtos de altíssima qualidade, pois são responsáveis ​​por isso com o seu próprio nome.

Ao escolher uma caldeira, radiadores e tubos que melhor atendam aos critérios listados, você pode evitar muitos problemas.

Tipos de aquecimento

Existem dois tipos de aquecimento para casas de campo: aquecimento autônomo e aquecimento centralizado. Eles são divididos em várias subespécies que operam em diferentes fontes de energia:

  • Gás natural.
  • Combustível líquido - gasolina, diesel, óleo diesel.
  • Combustível sólido - madeira, pellets, carvão.
  • Eletricidade.
  • Fontes naturais de energia.

Cada um deles tem seu próprio conjunto de benefícios que podem ser usados ​​com benefícios sob certas condições.

Equipamento de aquecimento de casa de campo

Instalação e operação de aquecimento

A instalação de aquecimento será dividida em duas etapas principais: trabalhos de aquecimento do circuito de água e trabalhos de instalação de aquecimento elétrico.

As principais características são ditadas aqui painel de moldura construção da casa. Existem três tipos de montagem de circuito:

  • colocação de tubos através das prateleiras da estrutura;
  • colocação de canos entre a parede da casa e a face de gesso cartonado, no ponto de fixação das ripas e perfis;
  • colocar tubos em cima de todos os materiais internos.

Em termos de operação, os dois últimos tipos são mais convenientes: não há necessidade de enfraquecer a moldura fazendo furos para tubos e fixadores; o cano pode ser danificado ao passar pela moldura da casa com seus leves movimentos, o que não acontecerá ao passar pela parede; em caso de vazamento de água o isolamento térmico não vai molhar, o tubo em si é mais fácil de consertar. O último método de tubulação pode prejudicar um pouco a aparência das instalações, por isso é melhor usar o segundo método. Ao instalar, é melhor colocar os tubos em caixa especial, canal.

Aquecimento alternativo para uma casa de campo ou casa particular

As bombas de calor ou coletores solares são mais frequentemente usados ​​como fontes alternativas de energia térmica. Este último também pode ser uma fonte de eletricidade. O custo de tal equipamento no momento é astronômico e apenas os proprietários de grandes edifícios residenciais muito grandes podem pagá-los, onde tais investimentos terão retorno em um futuro previsível. Nos países desenvolvidos, os governos subsidiam ativamente o uso de tais equipamentos. Pois bem, no espaço da ex-URSS, o uso de bombas de calor e coletores solares é muito mais caro do que gás, carvão e até eletricidade.

O aquecimento geotérmico é o mais eficiente

De acordo com a Energy Star, este tipo de aquecimento é a forma mais segura e eficiente de aquecer a sua casa. É verdade que requer a instalação de um sistema bastante caro.

Do nome segue-se que este método envolve o uso do calor da terra para aquecer as instalações. Normalmente, o princípio de funcionamento de tal sistema é baseado na circulação do ar: é retirado do ambiente, aquecido à temperatura desejada com equipamentos especiais e, em seguida, entra em casa.

Os aquecedores são instalados no subsolo, onde a temperatura é mais alta do que no exterior. Isso significa que menos energia é necessária para manter a temperatura correta em sua casa.

A única desvantagem é o alto custo do próprio equipamento. No entanto, instalá-lo é um investimento inteligente para o futuro e geralmente se paga em oito anos. Além disso, uma casa conectada a um sistema de aquecimento geotérmico pode ser vendida por mais.

Prós e contras de diferentes tipos de refrigerantes

Dependendo do transportador de calor, o aquecimento pode ser água, ar ou elétrico. Algumas casas são aquecidas com chamas, como lareiras ou fogões. Cada tipo de refrigerante tem suas próprias vantagens e desvantagens:

Os sistemas de água consistem em uma caldeira, tubos e radiadores. O refrigerante frio é aquecido na caldeira e, em seguida, flui através dos tubos para os radiadores, onde emite calor para o ar circundante. A água resfriada é fornecida à caldeira e o ciclo é repetido novamente.

Se o sistema for combinado com um piso quente, a partir dos radiadores o refrigerante entra no segundo circuito e só então retorna ao dispositivo de aquecimento. A própria caldeira pode funcionar com gás, eletricidade, combustíveis sólidos ou líquidos.


Aquecimento de água com radiadores

O princípio de funcionamento do sistema de ar é simples: o ar frio entra no gerador de calor, de onde é conduzido através dos dutos de ar para os quartos da casa de campo. Os fluxos quentes deslocam os frios, que também entram no gerador de calor, e o ciclo se repete.

O modo de circulação do ar pode ser natural ou forçado. No primeiro caso, o aquecimento do chalé é interrompido se as janelas ou portas estiverem abertas. E no segundo, você tem que usar ventiladores elétricos.

Para aquecer a casa pode-se usar convetores, aquecedores ou qualquer tipo de piso radiante elétrico (cabo, fibra de carbono, etc.). Esses sistemas são os mais fáceis de manter porque geralmente são totalmente automatizados.


Esquema de aquecimento de ar com forno a gás

O aquecimento elétrico de uma casa vai custar muito mais do que outros tipos de aquecimento. Outra desvantagem: em caso de acidente, a casa pode ficar sem luz e sem aquecimento ao mesmo tempo.

Um fogão ou lareira pode ser uma boa opção para um espaço pequeno, mas é improvável que funcione em uma casa com vários cômodos. Além disso, você terá que desistir da ideia de organizar um conveniente sistema de AQS.


Aquecimento autônomo de uma casa particular

Fogão de aquecimento

Um método comprovadamente antiquado é aquecer uma casa de campo ou dacha com um fogão. Agora, esta opção é uma exceção. Enquanto isso, o aquecimento do fogão é uma coisa insubstituível, porque:

  • confiável e independente de gás ou eletricidade;
  • barato;
  • ambientalmente amigável.

Existem um pouco mais de desvantagens:

  • baixa eficiência (porém, se colocar o fogão no centro da casa e desenhar a chaminé no centro, poderá aquecer toda a casa);
  • aquecimento longo;
  • fuligem, fuligem;
  • é necessário para jogar combustível, cuidado com as brasas;
  • precisa de um recanto para armazenar lenha.

Se não ficar satisfeito com o fogão, pode substituí-lo por uma caldeira a combustível sólido. Não apenas lenha é jogada nessas caldeiras, mas também carvão, turfa e serragem. As vantagens das caldeiras de combustível sólido são consonantes com as vantagens do aquecimento em fogão. As desvantagens, respectivamente, são as mesmas.

Os proprietários experientes de casas de campo notam que a melhor opção para aquecer uma casa de campo consiste frequentemente numa combinação de vários métodos. Um aquecimento de fogão ou uma caldeira de combustível sólido combinam perfeitamente com o aquecimento elétrico. O recuperador é utilizado durante o dia e à noite ocorre a transição para o aquecimento elétrico a preço reduzido. Vai custar um pouco mais, mas uma opção garante a outra, e vários casos de força maior não são terríveis.

Outra ótima opção é uma caldeira combinada. As combinações são diferentes, por exemplo, gás + lenha, eletricidade + lenha. A vantagem é que o primeiro tipo de aquecimento é facilmente substituído pelo segundo. A automação embutida controla de forma independente as transições de combustível.

Qual aquecimento em uma cabana é mais lucrativo

Se for possível conectar à rede de gás, isso é ideal. O aquecimento de água em uma cabana a partir de uma caldeira a gás foi e continua sendo o mais lucrativo. É melhor usar radiadores como dispositivos de aquecimento.


Chão quente em uma casa de campo

Uma alternativa às baterias tradicionais é um piso aquecido a água. No entanto, em regiões com climas adversos, o aquecimento do piso por si só não será suficiente. Você pode escolher uma opção combinada: radiadores e piso radiante.

Na ausência de gás, você deve escolher qual fonte de energia é mais barata. Pode ser eletricidade, combustíveis sólidos ou líquidos. Ao calcular, eles são guiados pela área, número de andares do chalé. O tipo de materiais de construção, características de isolamento térmico também são importantes.

Para uma estadia confortável, você precisa cuidar do abastecimento de água quente. Muitas vezes, faz sentido conectar uma caldeira de circuito duplo, que fornecerá simultaneamente aquecimento e a quantidade necessária de água quente.


Aquecimento combinado e circuito de água quente

Aquecimento de uma casa particular pelo tipo água-água por meio de uma bomba de calor

Para que tal projeto seja implementado, é necessário um poço através do qual a água será coletada e um dreno posterior através do qual as águas residuais retornarão ao solo.

aquecimento eficiente de uma casa de campo
Aquecimento com bomba de calor

Para uma casa pequena, você precisará de 2 a 3 poços para coletar água e 1 a 2 para drenar as águas residuais. O poço deve ser perfurado a uma profundidade de cerca de 50 metros. Para fazer isso, você precisará de permissão da inspeção estadual.

Comparação de custos de diferentes sistemas de aquecimento

Muitas vezes, a escolha de um sistema de aquecimento específico é baseada no custo inicial do equipamento e sua posterior instalação. Com base neste indicador, obtemos os seguintes dados:

  • Eletricidade.Investimentos iniciais de até 20.000 rublos.
  • Combustível sólido. A compra do equipamento exigirá de 15 a 25 mil rublos.
  • Caldeiras a óleo. A instalação custará 40-50 mil.
  • Aquecimento a gás com arrecadação própria. O preço é de 100-120 mil rublos.
  • Gas principal centralizado. Devido ao alto custo de comunicação e conexão, o custo ultrapassa 300.000 rublos.

Aquecimento elétrico

A primeira opção que vem à mente quando o aquecimento a gás é impossível é o aquecimento elétrico.

Com ele, as coisas são muito mais simples: como não há risco de explosão, o número de licenças para instalação é reduzido. Existem 3 métodos de aquecimento elétrico:

  • feixe (painéis de aquecimento, aquecedores de carbono);
  • convectiva (radiadores de óleo, convetores);
  • ventiladores térmicos.

As vantagens do aquecimento elétrico incluem:

  • instalação descomplicada;
  • não há necessidade de inspeção regular, a inspeção conforme necessário é suficiente;
  • baixos custos para aquisição de equipamentos;
  • alta fiabilidade;
  • não há descarga prejudicial.

As desvantagens são as seguintes:

  • em média, a operação dura não mais do que 8 anos;
  • um alto nível de consumo de eletricidade;
  • instabilidade em termos de curto-circuito.

Se quedas de energia são comuns em sua área, é melhor evitar o aquecimento elétrico. A desvantagem de grandes custos em dinheiro é compensada por diárias especiais.

Outro ponto importante em relação ao aquecimento elétrico: para que o calor não escoe pelas paredes, telhado e janelas, a casa de campo deve ser bem isolada. Então, o consumo de energia aproximado é de 1 kW por 10 m².

Sistemas de aquecimento de um e dois tubos

No sistema de aquecimento de água de uma casa de campo, a circulação do refrigerante da caldeira e vice-versa é realizada ao longo de uma linha, que desempenha simultaneamente o papel de abastecimento e "retorno". Como resultado, todo o esquema é fechado em um grande anel que circunda o edifício. E para este anel ao longo de todo o comprimento do tubo, começa a instalação de radiadores de aquecimento, com a ajuda dos quais o refrigerante transfere energia para os alojamentos.

O diagrama mais simples que ilustra o princípio de operação de uma distribuição de um tubo de um sistema de aquecimento

Como qualquer outro sistema complexo, a distribuição de aquecimento por um tubo tem suas próprias vantagens e desvantagens. O que é um programa para calcular a potência de uma caldeira de aquecimento, você pode ler em nosso artigo.

Suas vantagens incluem o seguinte.

  1. Economia de material - com um esquema de aquecimento semelhante para habitação, um terço a menos de tubos são necessários. Consequentemente, o custo de organizar o sistema de aquecimento será menor.
  2. Devido à linha, que desempenha simultaneamente a função de abastecimento e a função de devolução, reduzem-se os custos de tempo e esforço para a instalação de todo o sistema como um todo.
  3. Compacidade - com cablagem de um tubo, as comunicações do sistema de aquecimento ocupam menos espaço. Eles são muito mais fáceis de esconder na parede ou atrás de uma caixa decorativa.
  4. Simplicidade - é muito mais fácil equipar de forma independente esse sistema de aquecimento para sua casa.

Aquecimento de tubo único com fiação inferior

Mas por um preço baixo e simplicidade, é preciso aturar um, mas uma desvantagem muito significativa de tal esquema - a impossibilidade de conseguir uma distribuição uniforme de calor por todos os radiadores. No início do tubo de aquecimento, as baterias estarão excessivamente quentes e, no final, ao contrário, pouco quentes.

Conselho! Se por algum motivo você deseja equipar um sistema de aquecimento de um tubo, então você pode resolver o problema com a distribuição desigual do calor da seguinte forma: da caldeira ao ponto mais distante da linha, aumente gradualmente o número de seções no radiador. Com isso, a transferência de calor do sistema será mais uniforme.O outro lado dessa abordagem é o aumento dos custos dos radiadores, que questiona a principal vantagem da fiação de um tubo - o baixo custo.

A fiação vertical de tubo único é adequada para prédios de apartamentos ou com circulação natural do refrigerante. Para uma casa de campo, faz sentido dar preferência ao sistema horizontal. Freqüentemente, ao mesmo tempo, a rodovia principal fica "escondida" na parede ou sob o piso.

Leningradka é o sistema de aquecimento de um tubo mais avançado. Cada radiador é conectado por meio de tês e derivações e está equipado com válvulas de corte. Com a ajuda dele, o proprietário de uma casa com sistema de um tubo pode desconectar uma bateria separada da rede elétrica sem desligar todo o circuito como um todo.

Um esquema mais moderno e perfeito para organizar um sistema de aquecimento é uma fiação de dois tubos. Aqui, em vez de uma linha, são usadas duas - a primeira para fornecer o refrigerante aos radiadores, a segunda para escoá-lo de volta para a caldeira. Esses tubos são chamados respectivamente de - "fornecimento" e "retorno".

Imagem ilustrando o princípio de operação de um sistema de aquecimento de dois tubos

De muitas maneiras, as vantagens e desvantagens dos sistemas de aquecimento de um ou dois tubos são mutuamente opostas. Portanto, as vantagens do esquema com "alimentação" e "retorno" incluem o seguinte.

  1. Distribuição mais uniforme da energia térmica nos radiadores. Com uma abordagem competente para regular a linha de abastecimento, todos os radiadores da casa terão aproximadamente a mesma temperatura. A situação em que há água fervendo no primeiro radiador e mal quente no segundo não ocorre aqui.
  2. Diâmetros de tubo menores necessários para colocar tal sistema de aquecimento.
  3. A capacidade de regular a temperatura em cada cômodo individual usando um termostato e uma torneira na linha de alimentação da bateria.

Um sistema de aquecimento de dois tubos tem suas desvantagens, existem duas delas - aumento dos custos de material e a necessidade de gastar mais tempo e esforço no assentamento de aquecimento. Além disso, o primeiro inconveniente é considerado polêmico por muitos proprietários de casas de campo - sim, são necessários mais tubos para aquecimento com "abastecimento" e "retorno", mas ao mesmo tempo seu diâmetro é menor. Você também precisará de conexões, conectores e válvulas mais compactos (e, portanto, mais baratos).

Um exemplo de esquemas de aquecimento vertical e horizontal

Com a ajuda deste diagrama, você pode compreender facilmente a diferença entre a distribuição de um e dois tubos de tubos de aquecimento de água.

Interessante! A melhor distribuição de energia térmica entre os radiadores pode ser alcançada usando distribuição radial - quando da caldeira para cada radiador individual existem linhas de "alimentação" e "retorno" colocadas sob a superfície do piso. Esse esquema requer muito tempo e dinheiro para se instalar, mas o resultado será uma alta eficiência de aquecimento.

Um exemplo de uma distribuição radial de dois tubos de um sistema de aquecimento de um coletor de distribuição

Fornecimento de calor do coletor da casa de campo

Aquecimento de coletor de uma cabana

Como fazer adequadamente o aquecimento de um chalé se a sua área for igual ou superior a 200 m². Mesmo a instalação de um sistema de dois tubos neste caso será impraticável. Para resolver esse problema, é melhor aplicar a tubulação do coletor.

Atualmente, esta é uma das formas mais difíceis de organizar o aquecimento de uma casa de campo com as próprias mãos. Para uma distribuição uniforme do refrigerante em uma grande área do edifício, um esquema de tubulação de vigas múltiplas é usado. Imediatamente após a caldeira, são instalados os coletores principal e de retorno, aos quais são conectadas várias rodovias independentes. Ao contrário de um sistema de aquecimento de dois tubos de uma casa, um coletor prevê a possibilidade de regular o funcionamento do fornecimento de calor para cada circuito individual. Para isso, são instalados dispositivos de controle - termostatos e medidores de vazão.

As características do aquecimento do coletor de uma cabana, feito à mão, incluem:

  • Distribuição uniforme de calor ao longo de todos os circuitos, independentemente da distância;
  • Possibilidade de utilização de tubos de pequeno diâmetro - até 20 mm. Isso se deve ao pequeno comprimento de cada nó do sistema;
  • Maior consumo de tubos. Para fazer corretamente o aquecimento do coletor em uma casa, é necessário traçar um diagrama da instalação dos dutos com antecedência. Eles podem ser montados na parede ou no chão;
  • Instalação de bomba obrigatória para cada circuito. Isso se deve à alta resistência hidráulica do manifold. Isso pode impedir a circulação do refrigerante.

Ao escolher um projeto pronto para aquecer uma casa ou ao elaborá-lo você mesmo, deve-se levar em conta as perdas de calor do edifício. A capacidade de design de todo o sistema dependerá deles.

Para chalés de dois e três andares com uma grande área, um diagrama do sistema de fornecimento de calor com vários coletores de distribuição é o mais adequado.

Projeto e instalação de aquecimento de uma casa de campo


Antes de adquirir o equipamento, é feito o cálculo do sistema de aquecimento

São necessários conhecimentos e habilidades especiais para projetar um sistema de aquecimento. São tidas em consideração as características e características operacionais necessárias do edifício: número de pisos, material utilizado na construção, presença de uma camada de isolamento. Cálculos adicionais são necessários para conectar outros objetos: uma garagem, edifícios técnicos. O design consiste nas seguintes etapas:

  1. Determinação da quantidade de energia térmica recebida.
  2. A escolha de gerador de calor e radiadores.
  3. Recolha e ligação de um gasoduto com baterias.
  4. Determinação do tipo de refrigerante.
  5. Escolha de um esquema de fiação.

A instalação é realizada de acordo com um esquema previamente traçado. Depois de conectar todas as peças, a funcionalidade da estrutura é verificada.

Os principais elementos de um sistema de aquecimento de água

Os principais elementos de um sistema de aquecimento de água quente incluem:

  • caldeira;
  • um dispositivo que fornece ar para a câmara de combustão;
  • equipamentos responsáveis ​​pela remoção dos produtos da combustão;
  • unidades de bombeamento que circulam o refrigerante ao longo do circuito de aquecimento;
  • tubulações e acessórios (acessórios, válvulas de corte, etc.);
  • radiadores (ferro fundido, aço, alumínio, etc.).

Seleção da caldeira pelo número de circuitos

Para aquecer a casa, pode escolher uma caldeira de circuito único ou duplo. Qual é a diferença entre esses modelos de equipamentos de caldeira? Uma caldeira de circuito único destina-se apenas ao aquecimento do líquido refrigerante destinado à circulação no sistema de aquecimento. As caldeiras de aquecimento indireto são conectadas a modelos de circuito único, que abastecem a instalação com água quente para fins técnicos. Em modelos de circuito duplo, a unidade pode ser operada em duas direções que não se cruzam. Um circuito é responsável apenas pelo aquecimento, o outro pelo abastecimento de água quente.

Seleção de caldeira por tipo de combustível

O tipo de combustível mais econômico e conveniente para as caldeiras modernas sempre foi e continua sendo o gás principal. A eficiência das caldeiras a gás não é contestada, já que sua eficiência é de 95%, e em alguns modelos esse indicador sai da escala para 100%. Estamos falando de unidades de condensação capazes de "puxar" o calor dos produtos de combustão que voam em outros modelos simplesmente "para a chaminé".

Aquecer uma casa de campo com uma caldeira a gás de parede é uma das formas mais populares de aquecer espaços residenciais em regiões gaseificadas.

No entanto, nem todos os territórios são gaseificados, então equipamentos de caldeiras que operam com combustíveis sólidos e líquidos, bem como com eletricidade, são muito populares. É ainda mais cómodo e seguro utilizar caldeiras elétricas para aquecimento de uma casa de campo do que a gás, desde que a região tenha um funcionamento estável da rede elétrica.Muitos proprietários são impedidos pelo custo da eletricidade, bem como pela limitação da tarifa de seu fornecimento para um objeto. A exigência de conectar a caldeira elétrica a uma rede trifásica com tensão de 380 V também não é do agrado de todos e tem um custo acessível. O aquecimento elétrico das casas pode ser mais econômico usando fontes alternativas de eletricidade (turbinas eólicas, painéis solares, etc.).

As caldeiras de combustível líquido são instaladas em chalés construídos em regiões remotas, sem eletricidade e gás. O óleo diesel (óleo diesel) ou óleo residual é utilizado como combustível nessas unidades, desde que haja fonte de seu reabastecimento constante. Unidades de combustível sólido operando com carvão, madeira, briquetes de turfa, pellets, etc. são muito comuns.

Aquecimento de um chalé com caldeira a combustível sólido a pellets - pellets de madeira granular de forma cilíndrica e de determinado tamanho

Seleção de caldeira por força

Tendo decidido o tipo de equipamento da caldeira de acordo com o critério de combustível, eles começam a selecionar uma caldeira com a potência necessária. Quanto maior este indicador, mais caro é o modelo, portanto, não se deve errar no cálculo ao determinar a potência da unidade adquirida para uma determinada casa de campo. Você não pode seguir o caminho: quanto menos, melhor. Pois neste caso o equipamento não consegue dar conta da tarefa de aquecer toda a área de uma casa de campo a uma temperatura confortável.

A unidade ficará especialmente fraca em dias frios, quando o termômetro mostrará temperaturas anormalmente baixas fora da janela. Portanto, é recomendável comprar caldeiras com uma potência um pouco maior do que os cálculos mostram, mas não muito maior. Por que pagar a mais e então forçar o equipamento a funcionar "ocioso"?

Organização de aquecimento econômico

Não há necessidade de conduzir longas disputas sobre qual das opções listadas é a melhor combinação de economia, eficiência e segurança. Será muito mais prático usar uma ou outra opção nas condições mais adequadas. A seguir estão os princípios básicos a serem seguidos para criar aquecimento econômico com eletricidade em casa:

  1. A primeira regra é comum para sistemas movidos a gás e para sistemas elétricos - mantenha a perda de calor ao mínimo isolando as paredes, teto e piso. Isso permite reduzir a produção de calor necessária para manter a temperatura. Claro, custos adicionais são necessários, mas eles são pagos com a economia de eletricidade. A temperatura dentro da garagem isolada no inverno sobe acima de zero em meia hora se o carro estiver funcionando dentro de casa. Em uma casa isolada, você só precisará manter o calor, e não bombear constantemente, forçando o equipamento a trabalhar com potência aumentada.
  2. Projete o sistema de aquecimento elétrico ideal. Por exemplo, uma caldeira elétrica pode ser bastante eficaz para aquecer um pequeno apartamento de um cômodo (se a perda de calor for muito pequena). Mas para uma casa com muitos quartos, esta não é a melhor opção. Aqui é mais conveniente instalar um sistema de convecção com termostatos que controlam a climatização de cada divisão. Os painéis infravermelhos são ótimos para uma garagem, closet ou despensa que não precisa ser mantida em temperatura constante.
  3. Em cômodos e casas que não são usados ​​durante todo o dia, é ideal combinar equipamentos de aquecimento elétrico. Tomemos uma cozinha com um convetor principal e um painel infravermelho auxiliar como exemplo. O convetor permite manter uma temperatura mínima ao longo do dia, e o painel ligado antes de uma refeição noturna aquece rapidamente a sala para um jantar confortável. Da mesma forma, você pode providenciar aquecimento para um banheiro, anexos ou garagem aquecida.
  4. A automação termostática permite ajustar com precisão o regime de temperatura. Dependendo de modelos e dispositivos específicos, você pode definir períodos "quentes" e "frios", usar fotossensores para tornar o ambiente mais quente na presença de pessoas e aplicar outras configurações. Todas essas pequenas coisas aparentemente insignificantes podem ajudar muito a manter os custos baixos.
  5. Grande parte do consumo do sistema de aquecimento cai à noite, quando todos os moradores estão em casa. É possível reduzir significativamente as contas neste período, mudando para a medição de eletricidade com duas tarifas. A tarifa noturna é normalmente 3-4 vezes mais baixa que a principal. Entre em contato com a concessionária local para substituição do medidor e novas regras de medição.

Revisão dos melhores sistemas de aquecimento de economia de energia para uma casa privada

Como podemos ver, o aquecimento econômico de uma casa privada sem gás é bastante viável. O principal é planejar cuidadosamente a transição para a eletricidade, pensar sobre quais dispositivos usar para as instalações principais e quais para a periferia (garagem, balneário, outros edifícios). Claro, comprar tudo que você precisa pode custar um bom dinheiro, mas esses custos são compensados ​​pela quantia que você economizará nos próximos anos.

Para compartilhar com amigos:

Quais radiadores de aquecimento escolher

Apesar das variedades do sistema de aquecimento, em qualquer caso, é necessário um equipamento especial com o qual o calor entre na casa: radiadores de aquecimento, baterias. Todos os equipamentos de aquecimento podem ser divididos em 4 tipos:

1) Radiadores de ferro fundido são um excelente transportador de calor. Mas não estão isentos do risco de golpes de aríete, que podem danificá-los durante a estação de aquecimento. Como a superfície interna do radiador é rugosa, ela é capaz de acumular calcário, o que bloqueia o fluxo de calor para o ambiente. Ao escolher um radiador de ferro fundido para uma casa de campo, deve-se levar em consideração que um sistema de aquecimento local está instalado.

2) Radiadores de aço mais resistentes ao golpe de aríete e não têm as desvantagens das baterias de ferro fundido, transferem melhor o calor. Mas eles não são resistentes à corrosão, ferrugem pode se formar na parede interna, o que requer uma manutenção cuidadosa das baterias, ou a substituição muito frequente é necessária.

3) Radiadores de alumínio construção leve, excelente condução de calor, resistente à corrosão, mas não é capaz de suportar o golpe de aríete. Se a casa de campo usa um sistema de aquecimento local, esse radiador pode ser uma solução excelente.

4) Radiadores bimetálicos mais efetivo. São resistentes à corrosão, ao golpe de aríete, não formam incrustações na superfície interna e liberam mais calor. Entre as deficiências, apenas o alto preço foi revelado.

O número de seções do radiador: como calcular corretamente

Número de seções da bateria: seleção correta

O cálculo do sistema de aquecimento é realizado com a seleção obrigatória do número de seções do radiador. Uma fórmula bastante simples também pode ser usada aqui - a área da sala, que deve ser aquecida, deve ser multiplicada por 100 e dividida pela capacidade da seção da bateria.

  • Área do quarto. Como regra, todos os radiadores são projetados para aquecer apenas um cômodo e, portanto, a área total da casa não é necessária. A única exceção é se houver uma sala que não está equipada com sistema de aquecimento ao lado da sala que está sendo aquecida;
  • O número 100, que aparece na fórmula de cálculo do número de seções do radiador para um sistema de aquecimento, não é retirado do teto. De acordo com os requisitos do SNiP, cerca de 100 W de potência são usados ​​por metro quadrado de espaço vital. Isso é suficiente para manter uma temperatura confortável;
  • Quanto à potência da secção do radiador de aquecimento, é individual e depende, em primeiro lugar, do material das baterias.Se for impossível determinar com precisão o parâmetro, então 180-200 W podem ser considerados para os cálculos - isso corresponde à potência média da seção dos radiadores modernos.

Depois de receber todos os dados, você pode começar a calcular as baterias de aquecimento. Se tomarmos como base o tamanho da sala é de 20 m2, e a potência das seções é de 180 W, então o número de elementos dos radiadores de aquecimento pode ser calculado da seguinte forma:

n = 20 * 100 | 180 = 11

Conselho. Como no caso da energia da caldeira, a quantidade de seções da bateria deve ser considerada "com uma margem", isso permitirá que você não se preocupe com geadas severas.

Note-se que para os quartos localizados no final ou na esquina de um edifício, o resultado obtido deve ser multiplicado por 1,2. Assim, será possível obter os valores mais óptimos, determinar um número suficiente de secções do radiador para aquecer uma casa de campo.

Planejamento e papelada

Antes de iniciar o trabalho de instalação, você deve pensar cuidadosamente sobre tudo - como, onde eles estarão localizados elementos do sistema de aquecimento, como redigir e redigir todos os documentos necessários. Esses trabalhos preparatórios estão intimamente interligados.

Certifique-se de fazer cálculos do sistema- que volume de água e sua pressão é necessária, qual é a potência da caldeira, a necessidade de instalar uma bomba de circulação. Para aquecer uma casa com uma área 130 sq. metros você vai precisar de uma caldeira com capacidade 12-20 kW. É bom se tiver uma bomba embutida. Caso contrário, monte um separado. Em qualquer caso, a bomba não vai interferir, você pode fazer um caminho de desvio do circuito (desvio) próximo a ela através das válvulas e ligar a bomba conforme necessário. É bom se a caldeira a gás for não volátil, então o aquecimento a gás e elétrico podem funcionar completamente separados um do outro.

É melhor escolher os radiadores mais eficientes -
bimetálico ou aço (de preferência tubular) ou, se disponível, aço inoxidável. Os radiadores de ferro fundido são bons para todos, mas muito pesado, portanto, haverá dificuldades com sua instalação em uma casa de madeira. Claro, os radiadores selecionados devem ser adequados para a pressão do refrigerante e seu tipo, bem como fácil de conectar (esses problemas não deveriam ser - existem muitos adaptadores, flanges e conexões no mercado).
O número de seções do radiador deve ser calculado e indicado no projeto. Lembre-se de que, em média, uma seção dos radiadores modernos é projetada para aquecimento 1,8 sq. metros área a uma altura de teto padrão.

Além dos radiadores de aquecimento convencionais, é possível projetar um piso aquecido a água em quartos pequenos (corredor, cozinha, banheiro). Esta técnica aumentará significativamente o conforto doméstico. Afinal, como é bom depois do banho pisar num ladrilho quente, ou sentar-se com os pés descalços a tomar uma chávena de chá. Além disso, no banheiro, forneça saída para toalheiro aquecido - já se tornou uma coisa familiar e comum em muitos lares.

Após cada radiador e em todos os lugares importantes, dispositivos para desabafar e drenar a água. Os primeiros são colocados nos pontos superiores do sistema, os segundos - nos inferiores.

Para o gás, será necessário um projeto de aquecimento, que indicará com precisão todos os detalhes:

  • tipo de sistema e fonte de aquecimento, sua localização;
  • material e características de design da estrutura (casa);
  • parâmetros do gás (tipo, pressão).

Para a parte elétrica do aquecimento, podem ser necessárias condições técnicas especiais (TU), permissão da organização de fornecimento de energia, bem como fiação elétrica bem avaliada. Se a energia elétrica consumida for inferior a 5-6 kW, talvez não sejam necessárias especificações técnicas e permissão de eletricistas (dependendo das regiões do país).
A conexão de gás mais longa e cara será (não há como escapar disso), mas compensa com a sua própria baixo custo para aquecimento durante o funcionamento.

Nesta fase, será determinado o tipo de equipamento.Para aquecimento a gás - modelo e marca da caldeira de aquecimento. Normalmente, eles usam os montados na parede - eles ocupam menos espaço e são mais fáceis de organizar a partir deles remoção de produtos de combustão.

Naturalmente, se precisar de água para a cozinha, a caldeira deve ter circuito duplo. A marca e o modelo da caldeira não importam muito. Como regra, todos eles têm as mesmas funções.

Instalação de sistema de aquecimento doméstico

Após equipar a sala da caldeira, de acordo com o esquema de aquecimento da casa de campo, os radiadores são montados. Os principais parâmetros pelos quais os consumidores escolhem os radiadores: dimensões, potência e material de que são feitos.

Fiação interna

Ao instalar um sistema de aquecimento residencial, deve-se prestar atenção especial ao material da tubulação. Hoje existem vários tipos de tubos que são tradicionalmente usados ​​em sistemas de aquecimento. Vamos examinar mais de perto esses tipos.

  1. Tubos de aço. Robusto, resistente a quedas de pressão, mas difícil de instalar e corrosivo. Com o passar dos anos, uma camada de ferrugem se acumula nas paredes internas, o que pode impedir o fluxo de água.
  2. Tubos de plástico reforçado. Durável, flexível e fácil de instalar. É conveniente usar com geometria complexa do sistema de aquecimento. Mas eles também têm uma série de pontos fracos: são destruídos por estresse mecânico e radiação ultravioleta, além de serem combustíveis.
  3. Tubos de propileno. O material mais popular, o que sem dúvida está relacionado com o preço de tais tubos. Eles são os mais econômicos em comparação com seus outros materiais de tubos. Eles têm apenas uma desvantagem - boa inflamabilidade. Caso contrário, é um material ideal para tubos de aquecimento. Eles não enferrujam, não racham, são facilmente soldados com "ferros" especiais e são duráveis ​​no uso.
  4. Tubos de aço inoxidável. Eles são geralmente usados ​​em instalações não residenciais: porões, lavanderias, salas de bilhar. Eles têm boa dissipação de calor e tão alta que podem aquecer o ambiente sem a instalação de radiadores. Variedade - tubos corrugados de aço inoxidável. Além do acima exposto, eles têm mais uma vantagem: eles facilmente "contornam" cantos e curvas sem juntas adicionais.

Crimpagem

Antes de iniciar o sistema de aquecimento, é necessário verificar todos os nós e conexões. Para isso, o sistema é pressurizado. Ou seja, o ar ou a água são bombeados sob uma pressão de 2 a 2,5 vezes maior do que a pressão de trabalho e deixados por um dia. Durante esse tempo, vazamentos são detectados e eliminados nas juntas das peças do sistema. Recomenda-se aquecer a caldeira pela primeira vez a não mais de 40 C. Depois de encher todo o sistema com água, cada radiador é verificado quanto ao aquecimento e todo o sistema de aquecimento como um todo. Após a verificação, a potência de aquecimento da caldeira pode ser aumentada.

Ventiladores aquecedores em aquecimento

Diagrama de instalação do aquecedor: 1 - Pedestal, 2 - Ventilador, 3 - Parafuso, 4 - Arruela Grover.

Além das pistolas de aquecimento, os componentes do aquecimento do ar incluem aquecedores com ventilador. Eles têm dimensões muito menores do que as armas de calor, mas o efeito de seu trabalho é praticamente o mesmo. Esta diferença torna-se muito vantajosa para a utilização do termoventilador em ambientes pequenos, nos quais não é necessário manter uma temperatura constante.

Assim, numa casa privada, esta unidade é indispensável quando o sistema de aquecimento principal não consegue dar conta das suas responsabilidades diretas. E se você acordar repentinamente de manhã com o ar muito frio, então ligando o aquecedor com ventoinha, você pode fornecer condições confortáveis ​​em um curto período de tempo. Outra vantagem do termoventilador é que ele não serve apenas como aquecedor, mas é perfeitamente possível operá-lo durante todo o ano. Para que possa ter uma vida confortável no calor, bastará desligar o componente térmico e desfrutar dos fluxos de ar fresco de uma casa privada.

Essas unidades podem ser fixas e portáteis. Por isso, não se preocupe com o facto de ele não conseguir dar-lhe as devidas condições em todas as divisões da casa. Os aquecedores de ventoinha diferem e o combustível no qual eles funcionam. Os tipos mais comuns de aquecedores com ventilador são unidades elétricas. Além deles, aquecedores com ventilador operando a gás (inclusive liquefeito), óleo combustível e querosene também são usados ​​aqui. As duas últimas opções são normalmente usadas em empresas industriais, bem como em tipos estacionários de aquecedores com ventilador.

Os tipos elétricos são preferidos porque, durante seu uso, você não precisa se preocupar com o funcionamento incorreto ou com um coeficiente de aquecimento muito alto. Durante o processo de funcionamento das unidades de óleo, elas ficam constantemente desligadas, o que é necessário para evitar o superaquecimento e possível ignição.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores