Cabo de aquecimento autorregulável - tudo o que você precisa saber!

Tubos domésticos: montagem de tubosTubos domésticos: instalação de tubosTelhado, calhasReservatóriosDutos industriais de até 300 m
Sem trançaTemperatura baixaPoliolefina16-30 W / m
TrançadoTemperatura baixaPoliolefina16-90 W / m
Fluoropolímero16-30 W / m
proteção UV24-40 W / m
Temperatura média24-60 W / m
Temperatura alta
A prova de explosão

O elemento de aquecimento de um cabo autorregulável é uma matriz de material semicondutor, cuja resistência depende da temperatura ambiente e da temperatura do objeto no qual o cabo está instalado.

O surgimento de um cabo de aquecimento capaz de autorregulação da potência linear e da temperatura de aquecimento sem equipamento de controle adicional tornou possível expandir significativamente o escopo de aplicação do aquecimento por cabo em esferas industriais e domésticas.

As principais vantagens do Samreg

  • Não tem medo de superaquecimento em nenhuma área separada, travando, mesmo ao cruzar o cabo;
  • o efeito de autorregulação garante um regime de temperatura seguro do objeto, o que torna o sistema mais confiável e durável;
  • economizando eletricidade alterando a potência linear em cada seção de aquecimento separada;
  • facilidade de instalação, o cabo pode ser cortado em seções de qualquer comprimento no local da instalação;
  • a capacidade de operar sem termostatos e sistemas de automação.

Estrutura do cabo de aquecimento
Estrutura do cabo de aquecimento

Efeito de autorregulação do cabo de aquecimento
Efeito de autorregulação

Vista da seção acabada do cabo de aquecimento
Vista de seção finalizada

Conexão do cabo de aquecimento

Artigos de 26/11/2015

Nos últimos anos, a gama de aplicações para cabos de aquecimento se expandiu significativamente. Inicialmente, eram usados ​​em sistemas de piso radiante, mas agora sua área de aplicação se expandiu significativamente - são sistemas anti-gelo para rampas, tetos, escadas abertas, tubos de aquecimento, calhas, etc. Instalar e conectar um cabo de aquecimento não é difícil, porém, como em qualquer empresa, existem nuances que devem ser levadas em consideração durante a instalação.

Os cabos de aquecimento são de dois tipos:

  • resistivo
  • auto-regulador

Os cabos resistivos são divididos, por sua vez, em cabos single-core e double-core. O elemento de aquecimento de um cabo resistivo é um núcleo de metal, quando uma corrente elétrica passa por ele, ele se aquece. O próprio núcleo de aquecimento é isolado, no qual a blindagem trançada e a bainha externa estão localizadas.

Dispositivo de cabo resistivo de núcleo único Dispositivo de cabo resistivo de núcleo duplo

Ao conectar um cabo resistivo, deve-se lembrar que ele emite uma quantidade constante de calor em todo o seu comprimento, portanto é indicado para locais onde não haja grande diferença de temperatura. Além disso, é proibido cortar um cabo resistivo em partes, pois quando o comprimento do cabo diminui, sua geração de calor específico aumenta, o que pode levar ao superaquecimento do cabo, não é permitido sobrepor dois cabos, o que também pode levar a destruição do isolamento e superaquecimento.

O cabo resistivo é conectado ao termostato conectando as extremidades do cabo com um cabo elétrico convencional (a chamada extremidade fria) por meio de acoplamentos.

Um cabo autorregulável tem várias vantagens em relação a um cabo resistivo. Em primeiro lugar, pode ser cortado em pedaços do comprimento necessário, em segundo lugar, pode ser sobreposto sem medo de superaquecimento do cabo e, em terceiro lugar, pode ser colocado em locais com diferenças de temperatura significativas, uma vez que cada seção deste cabo regula sua temperatura de forma independente, como resultado do qual o superaquecimento é impossível ... Sua única desvantagem em comparação com o cabo resistivo é seu preço mais alto.

O cabo autorregulável não requer o uso de termostato, embora seu uso seja desejável, por exemplo, para desligar o sistema em climas quentes.

Os cabos autorreguláveis ​​consistem em dois condutores paralelos e uma matriz semicondutora autorreguladora. No processo de operação, a temperatura da matriz aumenta, como resultado de sua expansão, o gap aumenta, consequentemente a resistência aumenta e a potência de aquecimento diminui proporcionalmente. Ao contrário, quando a temperatura cai, a resistência diminui e a potência de aquecimento aumenta. Além disso, a autorregulação funciona de forma independente em cada seção do cabo, portanto, se o cabo for colocado em zonas com diferenças de temperatura, o aquecimento do cabo nessas zonas será diferente.

Um termostato e um sensor de temperatura devem ser usados ​​para conectar o cabo de aquecimento.

O termostato é usado para manter a temperatura definida, bem como para ligar e desligar o sistema. Ele lê as leituras do sensor de temperatura e desliga automaticamente a energia se o sistema aquecer até o valor definido. Se o regime de temperatura se desviar do programado, o termostato liga a alimentação e o sistema começa a aquecer.

Existem à venda termostatos eletromecânicos, eletrônicos, programáveis, que, embora sejam diferentes entre si na funcionalidade, são semelhantes para todos, podendo haver apenas pequenas diferenças. Ao comprar um termostato, deve-se atentar para o fato de que a corrente de carga não ultrapassa a corrente máxima para a qual o termostato foi projetado, caso contrário, será necessário utilizar um contator adicional.

No caso de qualquer termostato, deve haver um diagrama de conexão.

O fio de alimentação é conectado aos terminais 1 e 2 (ao terminal 1 - fase ao terminal 2 - zero). Os terminais 3 e 4 são usados ​​para conectar a carga. O sensor de temperatura é conectado aos terminais 6 e 7. Não há necessidade de observar a polaridade do sensor (o diagrama de fiação para outros modelos de termostato pode ser diferente do mostrado).

Os cabos de núcleo único são conectados em ambas as extremidades, portanto, ao assentar, ambas as extremidades devem ser unidas em um ponto. Conectamos o próprio fio aos terminais 3 e 4

Um cabo de dois núcleos é mais conveniente de conectar, pois ele se conecta apenas em uma extremidade.

electric-blogger.ru

Aplicação de cabo de aquecimento Samreg

  • Proteção contra congelamento de dutos domésticos e industriais, iniciando o aquecimento e mantendo a temperatura tecnológica dos processos de produção, incluindo dutos de água, óleo e gás, esgoto, dutos tecnológicos e outros de superfície e subterrâneos;
  • tanques de aquecimento, recipientes para diversos fins, separadores, receptores, bunkers e linhas tecnológicas;
  • protecção anti-geada no sistema de calhas externas e internas, bem como nos sistemas de derretimento de neve em coberturas de edifícios baixos e de vários andares, imóveis comerciais, instalações industriais e armazéns.

Aquecimento do telhado

Aquecimento de tubos e dutos

Aquecimento do tanque

Dependendo da temperatura máxima de operação, Samreg pode ser

  • Temperatura baixa (classe de temperatura T6) - temperatura máxima de exposição 85 ° С, temperatura operacional 65 ° С;
  • Temperatura média (classe de temperatura T5) - temperatura máxima de exposição 135 ° С, temperatura operacional 110 ° С;
  • Temperatura média (classe de temperatura T4) - temperatura máxima de exposição 190-200 ° С, temperatura de operação 120 ° С;
  • Alta temperatura (classe de temperatura T3) - temperatura máxima de exposição 232-250 ° С, temperatura de operação 190 ° С;

Em sistemas de aquecimento por cabo doméstico, bem como em sistemas de aquecimento de telhado, é usado um cabo de aquecimento de baixa temperatura. O cabo de aquecimento de média temperatura é usado em dutos de aquecimento e tanques para manter os processos tecnológicos.O cabo de aquecimento de alta temperatura é usado na indústria de óleo e gás, geralmente em dutos e tanques sujeitos a vaporização em alta temperatura.

Como conectar o produto à rede

Cabo de aquecimento para abastecimento de água

Tendo em vista que agora você está estudando apenas o uso de um cabo de aquecimento, temos que nos familiarizar com outro ponto importante do trabalho - o isolamento da extremidade do produto. Para isso, é utilizado um tubo termorretrátil especial que pode proteger de forma confiável os condutores dos efeitos nocivos da umidade. Além disso, para que o dispositivo funcione, sua parte de aquecimento deve estar conectada à parte "fria", como é chamada. Você aprenderá sobre todas as etapas deste procedimento nos vídeos abaixo.

Para tornar o aquecimento da tubulação o mais seguro e econômico possível, recomenda-se a instalação adicional de um termostato e um RCD. Graças ao primeiro dispositivo, você pode regular a temperatura de aquecimento por meio de um sensor de temperatura e, graças ao segundo, você pode proteger a linha de aquecimento de vazamentos de corrente elétrica. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar, ao conectar o sensor ao termostato, que o correto funcionamento da maioria dos modelos só é possível com um comprimento total da tubulação não superior a cinquenta metros (no momento é recomendado esclarecer na hora da compra).

De acordo com o grau de proteção contra explosão, Samreg é dividido em

Cabo autorregulável à prova de explosão
Saber mais

  • O cabo autorregulável à prova de explosão possui certificado de proteção contra explosão da união aduaneira internacional e a marca Ex (à prova de explosão), que contém informações sobre o grau e tipo de proteção contra explosão do cabo. O cabo à prova de explosão é usado em instalações com maior risco de incêndio e explosão. Mais detalhes
  • Sem proteção contra explosão, é usado em sistemas de aquecimento para aquecimento industrial e doméstico que não requerem proteção aumentada contra explosão ou segurança contra incêndio.

Por design, o cabo pode ser

  • Blindado - sob a capa externa do cabo existe uma trança confeccionada em fios de cobre estanhado, que desempenha a função de proteção contra danos mecânicos, bem como a função de aterramento do cabo. Este tipo de cabo é utilizado em sistemas de aquecimento localizados ao ar livre (telhados, calhas) ou em instalações que requeiram segurança adicional para a operação de equipamentos elétricos (por exemplo, tanques, dutos, linhas de produção).
  • Sem blindagem - sem trança protetora. Este tipo de cabo é utilizado para aquecimento doméstico de dutos e é montado somente sob o material isolante térmico.

Por que usar aquecedores a cabo?

Muitas estruturas estendidas localizadas fora são suscetíveis à formação de gelo com a subsequente ocorrência de uma emergência:

  1. beirais... A geada e os pingentes de gelo estragam o telhado e, se caírem, são perigosos para as pessoas lá embaixo;
  2. sistema de sarjeta... A formação de gelo causa deformação ou quebra das calhas e a remoção de umidade também é prejudicada;
  3. varanda, trilhas para caminhada... Eles se tornam escorregadios, o que causa ferimentos nas pessoas;
  4. abastecimento de água, esgoto, outras tubulações, reservatórios. O tampão de gelo obstrui a tubulação e, em caso de congelamento severo, a estrutura desmorona (a água se expande durante o congelamento).

Existem vários tipos de aquecedores.

Não regulamentado

Muitas vezes também é chamado de resistivo, mas está errado: todos os cabos de aquecimento têm resistividade. Não regulamentado é o tipo mais simples. Os condutores são feitos de uma liga de alta resistência, como nicrômio. Conseqüentemente, o poder de dissipação de calor é sempre constante. A vantagem é o baixo custo.

  • em caso de violação do dissipador de calor (a sobreposição dos núcleos ou a seção do aquecedor está coberta com algo) ou durante o aquecimento, o cabo queima;
  • não pode ser encurtado: isso levará a uma diminuição da resistência e, conseqüentemente, a um aumento da intensidade da corrente acima da calculada;
  • um termostato ou intervenção humana é necessária para ligar e desligar.

Os não regulamentados são divididos em dois tipos:

  1. 1 núcleo... Eles têm sérias desvantagens. Em primeiro lugar, eles são uma fonte de campo eletromagnético e, portanto, não são adequados para "pisos quentes", caminhos, varandas e outros objetos com os quais as pessoas entram em contato. Em segundo lugar, eles são conectados por ambas as extremidades, porque o circuito do pós-aquecedor é conectado por uma extremidade e os campos magnéticos gerados pelas veias são mutuamente destruídos devido às correntes multidirecionais.

Zona não regulamentada

Consiste em 2 condutores com muitos fios de aquecimento entre eles. Ao contrário do anterior, pode ser cortado: como os fios são condutores ligados em paralelo, a resistência aumenta com a diminuição do seu número.

Autoajustável

Também inclui dois núcleos condutores, mas uma matriz semicondutora atua como um elemento resistivo entre eles. Sua característica é uma dependência muito mais pronunciada da resistência com a temperatura do que a dos metais. Quanto mais alta a temperatura da matriz, maior a resistência.


Vantagens:

  1. o superaquecimento é impossível. As áreas aquecidas param de passar a corrente, ou seja, na verdade se desligam;
  2. lucratividade. Quando aquecido, o cabo reduz a geração de calor ou desliga totalmente, mesmo que não haja comando para isso do termostato. Além disso, cada seção trabalha com a transferência de calor necessária em um determinado local;
  3. a capacidade de cortar o aquecedor.

A desvantagem é o alto custo.

Na cornija, o cabo é colocado em zigue-zague e fixado com clipes especiais colados à cobertura. Para aquecer a calha, o aquecedor é colocado dentro e preso com clipes de plástico especiais mantidos em uma das extremidades pela borda da bandeja.

A seção passada no cano de esgoto é fixada em sua parte superior. Se o prédio tiver vários andares, o aquecedor é preso a um fio de aço, caso contrário, ele se romperá com o próprio peso. No caminho, alpendre ou chão da casa, o cabo é disposto em zigue-zague, fixado com grampos com bucha e vazado com contrapiso. Em tubulações, o aquecedor de cabo é colocado fora ou dentro.


Com aquecimento externo, a linha é colocada sobre o tubo de uma das seguintes maneiras:

  • na forma de uma ou mais seções retas sob o tubo;
  • ziguezague sob o tubo;
  • enrolado em espiral ao redor do tubo com passo igual.

O cabo é fixado com braçadeiras de plástico ou autoadesivas de fibra de vidro, em seguida, o tubo é isolado com um isolador de calor na forma de mantas flexíveis ou conchas. Alguns fabricantes indicam o material específico do isolador térmico e se este ponto não for observado, as instruções recusarão o serviço de garantia.

Ao usar isolamento rígido, por exemplo, poliestireno expandido, o local onde o cabo passa pelo isolamento é vedado com buchas especiais. Fita de alumínio é enrolada sobre o isolamento - proteção contra danos mecânicos. Se a superfície do tubo a ser isolado for áspera, é recomendável embrulhar fita de alumínio antes de instalar o aquecedor.


O aquecimento interno é usado em seções de tubo curtas com um diâmetro de mais de 40 mm - na ausência de acesso externo. Um tipo especial de cabo é usado - no isolamento de plástico de qualidade alimentar.

Para entrar no aquecedor, um T é cortado na tubulação. O cabo é passado através do orifício no plugue fornecido com os anéis de vedação. Após a instalação, o tubo também é isolado.

O tipo de revestimento externo do cabo de aquecimento depende da aplicação.

  • A bainha de poliolefina é usada em cabos de aquecimento autorreguláveis ​​para uso doméstico para colocação sob isolamento térmico.
  • A bainha de fluoropolímero é usada em cabos aprovados para uso em ambientes quimicamente agressivos, bem como dentro de dutos e tanques de água potável.
  • O invólucro com proteção contra radiação ultravioleta contém absorvedores de ultravioleta, geralmente partículas de fuligem fina (pelo menos 2%), que protegem a poliolefina da decomposição sob a influência da radiação solar. Mais detalhes

Cabo autorregulável com bainha de poliolefina
Cabo com bainha de poliolefina

Cabo com bainha de fluoropolímero autorregulável
Cabo revestido de fluoropolímero

Cabo autorregulável com proteção UV
Cabo protegido contra raios ultravioleta

Formulário de entrega de cabo autorregulável

Cabo na baía
Cabo de aquecimento em bobinas 180-300 m

Para corte - o cabo é fornecido em pedaços do comprimento necessário, ou em bobinas de 180-300 m.

Conjunto completo de cabo de aquecimento
Conjunto pronto

Kits prontos - seções pré-montadas do cabo de aquecimento com uma vedação de extremidade e um cabo de força para conectar ao sistema de força. As seções recolhidas estão prontas para uso, basta instalá-las de acordo com as instruções.

Dicas e vídeos úteis sobre o assunto

Assista ao vídeo para obter instruções passo a passo sobre como descascar o cabo e conectar com a extremidade livre:

Adesivos no tubo no qual o aquecedor foi instalado para indicar a presença de aquecimento. Se uma seção separada do aquecedor estiver danificada, é necessário desligar o sistema e substituí-lo. Ao planejar a formação de aquecimento, é melhor comprar apenas um elemento de alta qualidade.

Material de vídeo sobre como conectar o sistema de aquecimento ao cabo de alimentação:

Um produto de aquecimento de baixa qualidade pode quebrar rapidamente. Substituí-lo no inverno pode causar a formação de um tampão de gelo e custos adicionais para o aquecimento do sistema.


Para evitar que os canos congelem, eles devem ser aquecidos. Um método muito simples e relativamente barato é usado para isso. Um cabo de aquecimento é colocado ao longo deles. Este método pode ser usado para aquecer:

  • Canos de esgoto.
  • Canalizações com água técnica e potável.

Existem muitos tipos no mercado. No entanto, as propriedades mais ideais são auto-reguláveis. Para seu funcionamento não é necessária a instalação de um termostato adicional. Aquece bem até mesmo seções de tubos muito frias. Uma vez que não é difícil ligar o cabo de aquecimento, não precisa de chamar um especialista, mas faça todo o trabalho sozinho.

Vida útil do cabo de aquecimento

Vida útil do cabo de aquecimento
Saber mais

A vida útil do cabo de aquecimento depende da qualidade do material da matriz semicondutora, da taxa de sua degradação, o chamado “envelhecimento da matriz”. Na verdade, o cabo funciona por 10-15 anos, mas gradualmente a potência do cabo diminui como resultado da perda de suas propriedades condutoras pela matriz.

Para compensar este processo, 30-40% da reserva de energia é colocada na produção do cabo. A taxa de desgaste da matriz depende de vários fatores, o fator determinante é o número de partidas do sistema, “partidas a frio”. O modo de funcionamento ideal do sistema de aquecimento é a manutenção da temperatura, nomeadamente, acendimento no início da estação e funcionamento constante no modo normal de comando autónomo. Mais detalhes

Controle do sistema baseado em cabo autorregulável

Em sistemas de aquecimento elétrico doméstico para aquecimento de tubulação (abastecimento de água, esgoto), dispositivos de controle adicionais não são necessários, no caso de conectar uma linha de aquecimento de até 20 m de comprimento. Os sistemas compostos por várias linhas requerem medidas de segurança adicionais na forma de proteção diferencial automática. Os gabinetes de controle são usados ​​para controlar o aquecimento de dutos e tanques industriais. Mais detalhes

Em sistemas de aquecimento de telhado, vários tipos de gabinetes de controle são usados, desde simples domésticos que combinam controladores e um termostato, até sistemas complexos com proteção de vários níveis, soft starters e assim por diante. Mais detalhes

Armários de controle para aquecimento elétrico do telhado e áreas abertas (ShUEOk, ShUk)

Armários de controle para aquecimento elétrico de dutos e tanques (ShUEOT, ShUT, ShUEOR, ShUR)

Armário de controle de aquecimento aquecido com isolamento

Resistiva: prós e contras

O cabo resistivo tem design mais simples e preço mais baixo. Existem três tipos:

  • único nucleo;
  • dois núcleos;
  • zonal.

Durante a instalação, exige cuidado e precisão, pois a falha de um dos trechos exige a substituição de toda a corrente. Uma característica distintiva de um cabo resistivo é que ele fornece aquecimento estável e uniforme ao longo de todo o percurso.

É produzido na forma de bobinas e seções com um determinado comprimento de fio e potência. Se o produto de fábrica for encurtado, é possível aumentar a resistência do condutor e, assim, aumentar sua temperatura de aquecimento. Isso está repleto de derretimento do isolamento e falha do sistema de aquecimento.

Muitos fabricantes de cabos resistivos acompanham seus produtos com instruções de instalação detalhadas e completam os seguintes materiais:

  • disco com materiais de vídeo;
  • tubo corrugado para instalação de sensor de temperatura;
  • fita de montagem.

Único nucleo

Cabo de aquecimento de núcleo único
Este condutor tem um design simples.
O condutor mais simples em construção. Consiste em vários elementos:

  • fio de metal (núcleo de aquecimento);
  • isolamento em ligas de polímero ou óxido de magnésio;
  • trança de cobre servindo de escudo;
  • isolamento externo.

A temperatura máxima de aquecimento para condutores deste tipo é 60–65 ° С.

Two-core

Cabo de aquecimento de dois núcleos
O cabo de dois núcleos consiste em vários elementos
Um de dois núcleos difere de um de um único núcleo no número de fios condutores e no método de conexão. É um condutor mais poderoso, composto por vários elementos:

  • dois condutores de aquecimento, cada um deles em isolamento fluoroplástico;
  • um núcleo de drenagem sem isolamento (colocado em cima dos dois primeiros);
  • uma folha de proteção cobrindo todos os três núcleos;
  • isolamento externo resistente ao calor.

Cabos resistivos de núcleo único e dois núcleos são chamados de "série", uma vez que os elementos condutores neles são distribuídos uniformemente ao longo do fio. Os produtos mais confiáveis ​​são oferecidos pelas seguintes empresas:

  • NEXANS norueguês;
  • ENSTO finlandês;
  • DEVI (Dinamarca);
  • Espanhol CEILHIT;
  • Ucraniano "EXSON";
  • Russo "SST".

Zonal

Cabo de aquecimento resistivo de zona
As zonas constituem um sistema de elementos de aquecimento
Um cabo resistivo zoneado também é chamado de cabo "paralelo". Ele difere dos dois tipos anteriores de condutores do tipo resistivo em design.

  1. Consiste em dois condutores. Após uma certa distância (100–150 cm), “janelas de contato” são fornecidas no isolamento do núcleo.
  2. Uma espiral feita de uma liga com alta resistividade é colocada no topo dos núcleos.
  3. A espiral em seus pontos de flexão (janelas de contato) fecha alternadamente com cada um dos dois núcleos. Neste caso, são formadas zonas de aquecimento paralelas, cujo comprimento máximo pode ser de 200 cm.

As zonas formam um sistema de elementos de aquecimento - resistores e são seções independentes, independentes de outras, do sistema de aquecimento.

Vantagens do cabo de zona:

  • garante estabilidade de potência, independente da temperatura ambiente;
  • permite projetar sistemas de qualquer comprimento sem perda de potência de aquecimento.

Características da instalação do cabo de aquecimento

A instalação de um cabo de aquecimento autorregulável em sistemas de tubulação doméstica pode ser realizada de forma independente, usando as instruções para instalação de seções de aquecimento.

No caso de corte do cabo de aquecimento, as seções são feitas por meio de acoplamento (vedação da extremidade e das peças de conexão). Para conectar um pedaço de cabo à rede, use um fio de alimentação com o comprimento necessário.

Os conjuntos de cabos prontos são equipados com uma terminação e uma luva de conexão, têm um cabo de alimentação (2-2,5 m) e um plugue europeu para conexão à rede.

A instalação de cabos de aquecimento em telhados e calhas requer conhecimento especializado e experiência com produtos elétricos. As características do dispositivo de aquecimento do telhado, bem como as regras para a seleção de componentes e instalação, são fornecidas em uma seção separada.Mais detalhes

Aquecimento do abastecimento de água com um cabo de aquecimento

Instalação de cabos de aquecimento em telhados e calhas

Cabo de aquecimento na tubulação. Aquecimento dentro da tubulação

Métodos de instalação

O cabo de aquecimento para o abastecimento de água é colocado fora ou dentro da tubulação. Para cada método, existem tipos especiais de fios - alguns para instalação externa apenas, outros para instalação interna. O método de instalação é necessariamente prescrito nas especificações técnicas.

Dentro do cano

Para instalar um elemento de aquecimento dentro de uma tubulação de água, ele deve atender a vários requisitos:

  • a concha não deve emitir substâncias nocivas;
  • o grau de proteção elétrica deve ser pelo menos IP68;
  • acoplamento de extremidade hermeticamente selado.

Para poder dobrar o fio para dentro, é colocado um T na extremidade da tubagem, num dos ramos do qual é inserido um fio através do bucim (incluído no kit).

Observe que a junta - a transição entre o cabo de aquecimento e o cabo elétrico - deve estar fora do tubo e da bucha. Não se destina a ambientes úmidos.

O T para instalação do cabo de aquecimento dentro do tubo pode ter diferentes ângulos de saída - 180 °, 90 °, 120 °. Com este método de instalação, o fio não é fixado de forma alguma. Ele está simplesmente enfiado dentro.

Instalação ao ar livre

É necessário fixar o cabo de aquecimento para o abastecimento de água na superfície externa do tubo de forma que ele se encaixe firmemente em toda a área. Antes da instalação em tubos de metal, eles são limpos de poeira, sujeira, ferrugem, vestígios de soldagem, etc. Não deve haver elementos deixados na superfície que possam danificar o condutor. A razão é colocada em metal puro, fixada a cada 30 cm (mais frequentemente é possível, menos frequentemente não) com a ajuda de fita adesiva metalizada ou pinças de plástico.

Se um ou dois fios se esticarem, eles serão montados por baixo - na zona mais fria, empilhados paralelamente, a alguma distância um do outro

Ao colocar três ou mais fios, eles são colocados de forma que a maioria deles fique na parte inferior, mas a distância entre os cabos de aquecimento é mantida (isto é especialmente importante para modificações resistivas).

Existe um segundo método de instalação - uma espiral. É necessário colocar o fio com cuidado - eles não gostam de curvas acentuadas ou repetidas. Existem duas maneiras. A primeira é desenrolar a luva enrolando gradualmente o cabo liberado no tubo. A segunda é fixar com flacidez (foto de baixo da foto), que a seguir enrola e segura com fita adesiva metalizada.

Se um cano de água de plástico for aquecido, a fita metalizada é primeiro colada sob o fio. Melhora a condutividade térmica, aumentando a eficiência de aquecimento. Outra nuance de instalar um cabo de aquecimento em um sistema de abastecimento de água: tees, válvulas e outros dispositivos semelhantes requerem mais calor. Faça algumas voltas em cada conexão ao colocar. Fique atento ao raio de curvatura mínimo.

Como isolar

É inequivocamente indesejável usar lã mineral de qualquer origem para isolar uma tubulação aquecida. Ela tem medo de se molhar - no estado úmido, perde suas propriedades de isolamento térmico. Depois de congelada, depois que a temperatura sobe, ela simplesmente se transforma em pó. É muito difícil garantir a ausência de umidade ao redor da tubulação, por isso é melhor não levar esse isolamento.

Os materiais de isolamento que encolhem sob a influência da gravidade não são muito bons. Encolhendo, eles também perdem suas propriedades de isolamento térmico. Se sua tubulação for colocada em um sistema de esgoto especialmente construído, nada pode pressioná-la, você também pode usar espuma de borracha. Mas se você apenas enterrar o tubo, precisará de um isolamento rígido. Há outra opção - em cima de um isolamento amassado (por exemplo, polietileno expandido com células fechadas), coloque um tubo rígido, por exemplo, um tubo de esgoto de plástico.

Outro material é o poliestireno expandido, moldado na forma de fragmentos de tubos de diversos diâmetros. Esse tipo de isolamento costuma ser chamado de concha. Possui boas características de isolamento térmico, não tem medo de água e pode suportar algumas cargas (dependendo da densidade).

Que energia é necessária para um cabo de aquecimento para abastecimento de água

A energia necessária depende da região em que você mora, de como a tubulação é colocada, do diâmetro das tubulações, se é isolada ou não, e até mesmo de como você coloca o aquecimento - dentro da tubulação ou em cima dela . Em princípio, cada fabricante possui tabelas que determinam o consumo de cabo por metro de tubo. Essas tabelas são compiladas para cada potência, portanto, não faz sentido apresentar algumas delas aqui.

Pela experiência, podemos dizer que com isolamento médio do duto (casca de poliestireno expandido de 30 mm de espessura) na Rússia Central, uma potência de 10 W / m é suficiente para aquecer um metro de duto de dentro e pelo menos 17 W / m deve ser levado para fora. Quanto mais ao norte você mora, mais energia (ou suporte de isolamento mais espesso) você precisa.

Cálculo do comprimento do cabo para o sistema de aquecimento

Os métodos para calcular a quantidade de samreg para vários sistemas de aquecimento são determinados pelo tipo de objeto (telhado, tubulação, dreno, reservatório), requisitos do sistema, dados iniciais (temperatura mínima) e assim por diante.

A quantidade de cabo para aquecimento da borda do telhado é calculada com base na necessidade de 250-300 W / m2, dependendo da complexidade do local e do material do qual o telhado é feito. Nesse caso, a potência linear do cabo pode variar de 24 a 40 W / m. A potência total é regulada pela inclinação do cabo.

As tubulações, bandejas e bueiros são aquecidos com cabo de 30 W / m (para tubos de plástico) e 40 W / m para tubos de metal. Calhas com menos de 150 mm são aquecidas em 1 fio, mais de 150 mm - em 2 fios. Tempestades e sarjetas com menos de 150 mm - em 2 linhas, mais largas - em 3 linhas. Mais sobre como calcular o sistema de aquecimento do telhado

A capacidade do cabo para um sistema de aquecimento de tubo é calculada com base no diâmetro do tubo, na espessura do material de isolamento e na temperatura ambiente mínima. Existe uma tabela para o cálculo da potência do cabo de aquecimento da tubulação, fornecida na seção correspondente.

O comprimento do cabo de aquecimento para tubos domésticos depende da capacidade do cabo selecionado para garantir a capacidade adequada do sistema. Se, por exemplo, de acordo com a tabela, a potência calculada do cabo for 36 W / m, então 2 cadeias de cabos de aquecimento com uma potência linear de 16 W / m podem ser usadas no sistema. Em seções separadas da tubulação que precisam de aquecimento adicional (na maioria das vezes são válvulas de corte), o cabo é colocado de acordo com as regras especificadas na seção correspondente. Mais detalhes

Para tanques, é utilizado um cabo blindado 15-90 W / m, que é colocado com uma cobra na superfície do tanque, formando voltas. Parte da superfície do tanque é aquecida dependendo da perda de calor. Mais detalhes

Aquecimento do abastecimento de água com um cabo de aquecimento

Cabo de aquecimento para telhados e calhas

Cálculo do sistema de aquecimento de tanques com cabo de aquecimento

Princípio de funcionamento e design

Fitas e cabos autorreguláveis ​​alteram a geração de energia e calor, levando em consideração a temperatura da atmosfera, ou seja, eles detectam constantemente mudanças de temperatura sem quaisquer sensores adicionais. Como resultado, diferentes locais onde o cabo está conectado ao objeto aquecido podem ter temperaturas diferentes, e os dispositivos e mecanismos adjacentes à conexão aumentarão sua temperatura em graus diferentes.

Para fornecer tensão ao longo de todo o comprimento das fitas autorreguláveis, sem cruzar, um par de condutores trançados de cobre é embutido. Eles são alimentados com tensão elétrica constante. Entre os condutores de eletricidade está um elemento-chave do cabo - uma matriz de polímero de carbono semicondutor especialmente feita com a designação PTC (coeficiente de temperatura positivo). O significado do efeito PTC é que o nanomaterial de carbono que compõe a matriz, ao atingir um valor limiar, muda sua resistência e libera menos energia.Cada fabricante de cabos autorreguláveis ​​tem sua própria tecnologia secreta ou receita exclusiva para fazer uma matriz (como a receita de cada padeiro para fazer pão). Além disso, a receita da fuligem, a partir da qual a matriz é feita, difere para diferentes tipos de samreg, diferentes em poder e propósito. Durante o processo de produção, a fuligem passa por um processo de "reticulação" por irradiação com um acelerador de partículas de elétrons. Isso ajuda a matriz a manter o desempenho do PTC e a estabilidade do polímero ao longo de aquecimento e resfriamento repetidos.

Sabe-se também que, além das partículas de grafite, pequenas nanopartículas metálicas são adicionadas à estrutura da matriz para conduzir a corrente dentro de toda a estrutura. A matriz aquecida se expande, as pontes condutoras de metal-grafite se quebram. Como resultado, a resistência da seção aumenta, a corrente diminui e a liberação de calor diminui. Durante o resfriamento, ocorre o processo oposto: a matriz se contrai, o número de canais de comunicação entre as nanopartículas metálicas condutoras aumenta, a resistência da seção de potência diminui, a potência e a liberação de calor aumentam.

O isolamento interno protetor feito de Poliolefina ou Fluoropolímero protege a matriz do desgaste e da umidade, e uma trança metálica adicional desempenha a função de proteção mecânica e aterramento ao mesmo tempo. A bainha externa do cabo também é revestida com poliolefina ou fluoropolímero. Se necessário, elementos resistentes aos raios ultravioleta são adicionados à bainha se o cabo for exposto ao sol.

Quando um cabo elétrico autorregulado é conectado à rede, a matriz começa a brilhar em todo o seu comprimento. Então, dependendo da quantidade de aquecimento, ocorre o equilíbrio, ou seja, diferentes pontos de junção emitirão uma quantidade diferente de energia térmica.

Comprimento máximo da seção do cabo de aquecimento

Comprimento máximo da seção do cabo de aquecimento
Saber mais

Para o projeto de aquecimento de cabos elétricos, é necessário saber o número de segmentos (linhas) unidos pelo sistema de controle. O comprimento máximo da seção é determinado pela potência linear do cabo, ultrapassar esse comprimento leva à falha prematura do sistema, interrupção da automação e, por fim, pode causar uma emergência. Uma tabela de correntes de partida para cabos de várias potências no próximo artigo.

Zonas de aquecimento para sistemas de drenagem

No inverno, devido aos efeitos das baixas temperaturas, várias zonas do telhado encontram-se em condições extremas:

  1. A junta entre a parede e o telhado. Nesta zona, a maior temperatura é observada devido ao aumento do calor das janelas da casa e seu vazamento pelas paredes e teto. A neve está derretendo ativamente aqui, e a umidade resultante pode fluir sob o telhado e acelerar a deterioração do sistema de vigas e da parte superior das paredes.
  2. Saliência do telhado ou cobertura do telhado. O calor não se espalha para a parte suspensa do telhado, mas o frio faz seu trabalho. A água corrente se transforma em gelo. Como resultado, o gelo se forma na borda do telhado e os pingentes de gelo crescem. Andar sob esse teto é simplesmente perigoso para os humanos.
  3. O ralo. A umidade permanece no tubo de descarga. Ao congelar, a água se expande bruscamente, o que leva à deformação do metal e até mesmo à sua ruptura.
  4. Áreas estagnadas de um telhado fora do padrão. A presença de vales, torres e outros elementos complexos criam áreas onde a neve se acumula e gradualmente derrete no sótão.
  5. Janela do telhado. Freqüentemente, ficam expostos à formação de gelo e o problema pode ser eliminado aquecendo os canos de queda próximos e a borda do telhado.

Assim, na parte da cobertura da casa existem zonas características onde no inverno existe um perigo acrescido para a estrutura e as pessoas.

É necessário um sistema de degelo na borda do telhado, calhas do telhado e em zonas mortas de telhados complexos.

Corrente inicial de cabo autorregulável

Corrente inicial de cabo autorregulável
Saber mais

A corrente de pico é a corrente máxima que ocorre quando o cabo é conectado ao sistema. Depende da potência da linha do cabo e da temperatura ambiente no momento em que o sistema é ligado, a chamada "partida a frio". Uma característica das fitas de aquecimento autorreguláveis ​​é o ST significativo, às vezes 4-5 vezes maior do que o valor nominal. O valor da corrente de partida determina a classificação da automação, bem como o consumo de energia do sistema. Quanto mais longa for a seção do cabo de aquecimento, maior será a corrente de partida no momento de ligar. Mais detalhes

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores