Refrigerante de propilenoglicol: características, prós e contras, recursos de aplicação


O que é propilenoglicol

Esta substância está diretamente relacionada à classe dos álcoois diídricos. O reagente é uma substância líquida com cheiro e sabor sutis. Na indústria, é obtido no processo de hidratação do óxido de propileno a uma pressão de 16 megapascais e em regime de temperatura na faixa de 160-200 graus.

A fórmula química do propilenoglicol é C3H6 (OH) 2. É totalmente seguro de usar, pois não contém elementos tóxicos. Para sistemas de aquecimento, são utilizadas soluções aquosas, as quais são baseadas neste reagente.

O propilenoglicol tem uma composição relacionada com etilenoglicol - C2H4 (OH) 2. Mas o último elemento não é usado para aquecimento de edifícios residenciais, pois tem um nível de toxicidade bastante alto. Além disso, a fórmula química de ambas as substâncias tem uma certa semelhança.

Fluidos de transferência de calor etilenoglicol e propilenoglicol: podem ser misturados?

Em relação a tamanha diferença no grau de toxicidade e no preço, muitas perguntas se levantam: é possível misturar dois álcoois para obter um análogo que não seja tão caro quanto o monopropilenoglicol, mas menos tóxico que o etanodiol?

A resposta é categórica: os líquidos não podem ser misturados, pois isso, na melhor das hipóteses, pode levar a uma diminuição nas características de uma composição mais avançada tecnologicamente - o propilenoglicol, e na pior, provocará a formação de um lodo, pois as soluções podem conter aditivos que são incompatíveis entre si. Portanto, você deve escolher apenas um dos anticongelantes de acordo com os requisitos do sistema, e pode comprá-los conosco a preços competitivos.

Características principais

O propilenoglicol é uma substância higroscópica solúvel em água, acetona, etanol, clorofórmio e álcool dietílico. Esse líquido incolor contendo um átomo de carbono tem um baixo grau de volatilidade. É não corrosivo e totalmente seguro de usar.

Entre as características do propilenoglicol estão:

  • densidade - 1037 kg / m³, que é quase 4 por cento a mais que a da água;
  • um ponto de ebulição bastante alto - 188 graus acima de zero;
  • condutividade térmica - 0,218 W / (m * K);
  • o início da cristalização - em -60 graus;
  • valor da capacidade específica - 2.483 J / (kg * K).

Transportador de calor à base de propilenoglicol
Qual a aparência do propilenoglicol
O refrigerante de propilenoglicol é uma solução aquosa que permanece líquida em temperaturas que variam de -40 a 100 graus. A substância acabada, além do componente principal dissolvido em água destilada, inclui corantes, bem como não mais do que 5% de aditivos anticorrosivos, estabilizantes e amaciantes.

A densidade do meio de aquecimento de propilenoglicol depende da concentração do componente principal. Quanto maior for sua porcentagem, maior será seu ponto de ebulição máximo. O índice de densidade também aumenta de acordo. Com base nisso, marcações de porcentagem são indicadas nos refrigerantes produzidos.

Vantagens e desvantagens

O propilenoglicol é um dos transportadores de calor prontos mais exigidos para sistemas de aquecimento. Sua principal função é proteger o equipamento de aquecimento de rupturas, o que ocorre pela capacidade de praticamente não alterar seu volume em baixas temperaturas. Portanto, em geadas severas ao usá-lo, não há necessidade de drenar o sistema.

As vantagens de usar um refrigerante à base de propilenoglicol incluem:

  1. Segurança e respeito pelo meio ambiente. A substância não contém componentes de toxicidade aumentada.O reagente não tem efeito negativo quando em contato com a pele ou mucosas dos olhos. Seus vapores são bastante inofensivos. Quando o material de acabamento do piso atinge a superfície, quaisquer reações químicas são excluídas.
  2. Ausência de atividade corrosiva. Esta propriedade permite a utilização deste refrigerante para sistemas de aquecimento com diversos materiais estruturais.
  3. Alto nível de características termofísicas. O uso de uma solução aquosa de propilenoglicol para circuitos de aquecimento promove um aquecimento rápido e uniforme do ambiente. Neste caso, o calor é retido por muito tempo.
  4. Ausência de calcário. Quando aquecido a altas temperaturas, este anticongelante não forma nenhum depósito duro. Ao mesmo tempo, o propilenoglicol tem propriedades bactericidas e de limpeza. Com sua ajuda, vários depósitos são removidos nas seções internas do equipamento de aquecimento.

A solução pronta de propilenoglicol é totalmente à prova de fogo e seu uso exclui a possibilidade de explosão.

Este refrigerante também tem alguns pontos operacionais negativos:

  1. Alta taxa de fluidez. O propilenoglicol é capaz de penetrar nas menores fendas. Sua fluidez é um pouco maior com a água, portanto, vazamentos às vezes ocorrem em locais onde não deveriam estar. Mas esta propriedade ao mesmo tempo pode ser atribuída aos aspectos positivos, uma vez que permite melhorar a qualidade de montagem da estrutura condutora de calor.
  2. A possibilidade de usar refrigerante de propilenoglicol na presença de peças contendo zinco está excluída. Se você não seguir esta precaução, o anticongelante viscoso irá eventualmente descascar o zinco, o que levará ao bloqueio da tubulação.

Além disso, às vezes o alto custo do anticongelante à base de propilenoglicol é atribuído aos lados negativos. Ao mesmo tempo, deve ser substituído no sistema de aquecimento pelo menos após cinco temporadas.

Rubor

O sistema de aquecimento precisa de uma descarga periódica. Vários líquidos são usados ​​para esses fins. O enxágue doméstico geralmente é feito com água.

Para obter um bom resultado, o sistema precisa ser enchido com uma solução de soda cáustica por cerca de uma hora, que combate perfeitamente a corrosão e incrustações.

Outro ponto importante é saber qual é o ponto de congelamento necessário do anticongelante. Somente quando essa condição for atendida, você pode escolher o fluido mais adequado para sistemas de aquecimento. O propilenoglicol tem várias vantagens em relação à água comum. E o principal é a capacidade de não congelar em baixas temperaturas.

Depois de colocar o anticongelante no sistema de aquecimento, você não precisa se preocupar com o "degelo" dos dispositivos de aquecimento em uma casa de campo. Você não precisa ir lá constantemente para verificar o status do sistema.

Vários aditivos conferem ao líquido anticongelante a melhor qualidade. Como resultado, o sistema de aquecimento durará mais. Os aditivos ajudam a proteger as superfícies metálicas da corrosão, evitando a destruição dos elementos de vedação.

Âmbito de aplicação

O propilenoglicol está em alta demanda na indústria moderna. Os portadores de calor feitos com base nisso são amplamente utilizados não apenas para sistemas de aquecimento, mas também como anticongelante para ventilação e equipamentos de ar condicionado.

A segurança da substância permite que seja usada em edifícios residenciais e públicos. Ao mesmo tempo, o anticongelante pode ser aplicado em estruturas feitas de vários materiais, incluindo borracha, alumínio, aço, cobre ou ferro fundido. Uma exceção é o revestimento galvanizado.

O campo de aplicação na indústria de propilenoglicol é bastante extenso:

  • produtos farmacêuticos;
  • produção de fumo;
  • produção de alimentos;
  • indústria automotiva e de aviação;
  • Indústria de petróleo e gás;
  • cosmetologia, perfumaria;
  • medicamento.

Os usos do propilenoglicol incluem pecuária e agricultura. É usado para melhorar a qualidade da ração, bem como para estender a vida útil das hortaliças. Na indústria química, uma substância viscosa é utilizada na fabricação de poliuretanos, solventes de tintas, plásticos ou polímeros.

Critérios de escolha

O principal ponto que deve ser considerado ao escolher um refrigerante para sistemas de aquecimento ambiente é a recomendação do fabricante para equipamentos de aquecimento. As instruções para a caldeira geralmente indicam os requisitos para o líquido com o qual o circuito de água é preenchido e, às vezes, a marca do anticongelante.

Os principais fatores a serem considerados ao escolher uma solução de propilenoglicol para sistemas de aquecimento são:

  1. Condições climáticas de uso. O ponto máximo de congelamento é indicado em várias marcas do produto. Este indicador depende da concentração da solução, cuja porcentagem também é indicada no nome do refrigerante.
  2. Fabricante. A eficiência do sistema de aquecimento depende da qualidade do anticongelante. Você pode comprar bons produtos de fabricantes confiáveis. Produtos de qualidade não contêm substâncias tóxicas e são totalmente seguros para uso.
  3. Características dos aditivos. Os produtos à base de propilenoglicol em fluidos de transferência de calor prontos para uso podem ter propriedades anticorrosivas, ao mesmo tempo que fornecem proteção contra a degradação do metal. Componentes de amolecimento são freqüentemente adicionados à composição, os quais protegem os elementos de borracha da deformação. Portanto, ao escolher o anticongelante, as características técnicas e de design do equipamento de aquecimento são levadas em consideração.

Transportador de calor à base de propilenoglicol
Ao escolher um fluido de transferência de calor à base de propilenoglicol, leve em consideração as características dos aditivos
O anticongelante com aditivos do tipo carboxilato é especialmente popular. Esse refrigerante pode ser usado para quase qualquer material incluído no projeto de um dispositivo térmico.

O propilenoglicol destinado a sistemas de aquecimento deve atender a todos os requisitos técnicos e atender às características do equipamento de aquecimento utilizado.

Portador de calor à base de glicerina

Benefícios:

  • ambientalmente amigável;
  • não é perigoso por inalação de vapores;
  • não causa envenenamento se ingerido acidentalmente;
  • inertes para peças galvanizadas;
  • mais barato do que o refrigerante à base de propilenoglicol.

Desvantagens:

  • a massa do refrigerante glicerinado confere uma carga adicional ao equipamento;
  • a viscosidade é superior à das soluções de glicol;
  • termicamente instável;
  • espumar fortemente, o risco de arejar o sistema aumenta;
  • quando usado, os requisitos para juntas (vedações) e peças são aumentados.

Características de uso para aquecimento

O refrigerante de propilenoglicol é despejado no sistema de acordo com os parâmetros técnicos. Antes de usar anticongelante, uma série de etapas preparatórias devem ser realizadas:

  • drene o líquido do sistema, lave todos os circuitos com soda cáustica, remova todos os depósitos e ferrugem;
  • vedar todas as conexões, incluindo conexões e dobras;
  • remova e substitua todas as peças que contenham zinco.

O sistema pode então ser preenchido com uma solução de propilenoglicol. Ao mesmo tempo, é recomendável manter a válvula de gatilho aberta no ponto mais baixo. Esta ação permitirá que você veja imediatamente quando os loops de calor estão completamente preenchidos. Após o enchimento, o sistema é verificado quanto a vazamentos e um teste de funcionamento do equipamento de aquecimento é realizado.

Momentos operacionais

A solução pronta de propilenoglicol para dispositivos de aquecimento tem uma condutividade térmica e capacidade de calor mais baixas do que a água. Portanto, ao usar uma substância, muitas vezes é necessário adicionar a quantidade de baterias na sala.A substituição do equipamento de aquecimento também pode ser necessária.

A fim de usar anticongelante à base de polipropileno de forma produtiva para um sistema de aquecimento, algumas recomendações operacionais devem ser levadas em consideração:

  • devido à alta viscosidade desse refrigerante, é necessário instalar uma tubulação com diâmetro de pelo menos 25 milímetros, e também selecionar uma bomba de circulação suficientemente potente;
  • para tubos de metal, deve-se usar anticongelante com aditivos que evitem a corrosão;
  • usar um aerômetro anualmente para verificar a concentração do reagente principal;
  • use um tanque de expansão de pelo menos 10 litros;
  • proporcionar livre acesso a todas as conexões de equipamentos de aquecimento em caso de eliminação de vazamentos;
  • substitua o refrigerante de propilenoglicol a cada cinco temporadas de operação;
  • usar e monitorar regularmente armadilhas de sujeira de aquecimento.
  • ao substituir o anticongelante, lave completamente o equipamento de aquecimento.

Transportador de calor à base de propilenoglicol
O refrigerante à base de propilenoglicol deve ser trocado a cada 5 temporadas
Se for necessário misturar este refrigerante, deve-se ter em mente que a solução combina bem com um líquido à base de glicerina, propilenoglicol ou etilenoglicol. Nesse caso, o tipo de aditivo incluído na composição é levado em consideração, uma vez que uma combinação incorreta de diferentes aditivos pode causar uma diminuição nas características técnicas do anticongelante.

Devido às suas inúmeras vantagens, o propilenoglicol é considerado um dos melhores fluidos de transferência de calor para equipamentos de aquecimento. Mas para garantir um processo de trabalho eficaz do sistema de aquecimento por vários anos consecutivos, todos os requisitos técnicos e operacionais devem ser observados ao usá-lo.

Meio de aquecimento para o sistema de aquecimento

Um refrigerante moderno possui um conjunto complexo de elementos químicos constituintes. Os fluidos não congelantes conhecidos usados ​​em sistemas de aquecimento são baseados em três componentes fundamentais. Assim, cada líquido é dotado de propriedades e características diferentes. A principal diferença nas características técnicas das marcas apresentadas é determinada pelos enchimentos com base nos quais o refrigerante é misturado:

- etilenoglicol; - propileno glicol; - glicerina.

O refrigerante é produzido na forma de um concentrado ou muitas vezes é oferecido um pouco mais caro, pronto para uso, sem enriquecimento adicional com água. Os fabricantes oferecem anticongelante de qualidade. Devido à concentração moderada e às proporções competentes de álcool poliatômico, um bom transportador de calor não “corrói” as juntas de borracha do equipamento de bombeamento. Ausência total de impacto negativo em tubos de polipropileno ou metal-plástico.

O mercado russo oferece líquidos anticongelantes com uma grande variedade de marcas de diversos fabricantes, nacionais e estrangeiros. Em pessoas comuns, "não congelante" é encontrado sob os nomes: "Warm House", "Dixis", "Thermagent Eco", "Thermos Eco", "TeploDom" "Antifrogen N" e muitos outros. Como regra, os anticongelantes têm uma cor diferente, repetindo quase toda a gama da paleta do arco-íris: verde, azul, amarelo, vermelho e até rosa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores