Como fazer aquecimento por piso radiante elétrico sob linóleo - opções e regras para o assentamento

Chão quente sobre madeira compensada como fazer e o que procurar

O dispositivo de piso aquecido em instalações residenciais há muito deixou de ser uma novidade e é usado regularmente durante os trabalhos de reparo. Essa popularidade se deve à capacidade de montar independentemente um piso quente em compensado, sua versatilidade (pode ser colocado em superfícies de concreto e madeira e até mesmo em compensado) e conforto que melhora as condições de vida.

Características da colocação de piso aquecido

Em contraste com a instalação padrão do piso radiante, o piso radiante é colocado sobre o contraplacado sem fixá-lo à base do pavimento, ou seja, ao contraplacado. Ao mesmo tempo, as folhas de madeira compensada são conectadas por meio de suportes de metal, e não fixadas com buchas. Esta abordagem evita o aparecimento de fissuras e permite regular a expansão da madeira com as mudanças nas condições de humidade e temperatura.

Instalação de madeira compensada sob um piso quente

Existem várias maneiras de montar madeira compensada:

  • sobre mesa de concreto - utiliza-se compensado de 12 mm de espessura;
  • sobre piso de madeira - compensado de qualquer espessura é adequado, fixado com parafusos auto-roscantes;
  • em toras de madeira - usa-se uma folha de compensado de 20 mm de espessura ou duas camadas de compensado de 9 mm de espessura.

Como instalar um piso quente sob linóleo ou carpete?

Ao instalar um piso radiante elétrico sob o contraplacado e, em seguida, linóleo ou carpete, também é necessário levar em conta todas as sutilezas. Recomenda-se usar todos os acessórios do mesmo fabricante, isso ajudará a evitar problemas no futuro ao usar um piso quente.

Filme térmico (piso de filme quente)

Sob o piso, use um piso de filme com isolamento térmico em madeira compensada. Sua montagem se assemelha a um "sanduíche":

Esquema de instalação de aquecimento por piso radiante

  • É colocado no piso principal
  • Em seguida, uma camada de filme térmico é colocada.
  • Um filme plástico é colocado no termofilme.
  • De cima, usando madeira compensada ou aglomerado, eles constroem um piso duro e ao mesmo tempo garantem o nivelamento do piso.

Importante! Não é recomendado o uso de placas de fibra ou OSB, uma vez que eles não fornecem uma superfície plana e a placa de fibra tende a dobrar sob a pressão da gravidade. ... As folhas de madeira compensada são fixadas ao piso principal por meio de parafusos auto-roscantes ou buchas

É necessário "inundar" suas tampas para que a superfície do piso fique livre de irregularidades. Todas as juntas entre as placas são betumadas e após 48 horas pode-se assentar linóleo ou carpete.

  • As folhas de madeira compensada são fixadas ao piso principal por meio de parafusos auto-roscantes ou buchas. É necessário "inundar" suas tampas para que a superfície do piso fique livre de irregularidades. Todas as juntas entre as placas são betumadas e após 48 horas pode-se assentar linóleo ou carpete.

Colocar o piso aquecido sob os ladrilhos

Muitas vezes, na cozinha, devido ao uso de ladrilhos, os pisos são frios, mas o piso aquecido colocado sobre o contraplacado ajuda a contornar esta desvantagem. É necessário colocar um piso quente sob os ladrilhos de acordo com todas as instruções, isso ajudará a evitar consequências adversas no futuro. Antes de colocar os ladrilhos, o compensado deve ser devidamente processado - limpo de pequenos defeitos, poeira e lixado. O aquecimento por piso radiante permite-lhe não se preocupar com a saúde do agregado familiar e cria um ambiente acolhedor na casa.

O esquema de colocar um piso quente sob os ladrilhos

Isolamento sob compensado em piso de madeira

Quando realizam reparos em pisos de madeira, os proprietários de apartamentos e casas de campo costumam cobrir a base antiga com placas de madeira compensada.

Esses reparos são bastante econômicos, simples e não requerem habilidades especiais.

Vamos dar uma olhada mais de perto nas opções para reparar um piso de madeira, que tipo de folha escolher para isso e como colocar madeira compensada em um piso de madeira.

Propriedades do material

Contraplacado espesso pode durar muitos anos

A madeira compensada é um material bastante versátil.

Graças à facilidade de manuseio, serragem e colocação, um revestimento de piso bastante durável pode ser colocado em um curto espaço de tempo com a ajuda de folhas.

Com tudo isso, o material é econômico, prático e tem outras vantagens:

  • atóxico, não emite odores desagradáveis;
  • tem baixo peso, mas alta resistência;
  • não quebra quando dobrado, elástico;
  • fácil de transportar;
  • tem uma bela superfície frontal;
  • o tamanho da folha torna o trabalho no piso do novo revestimento econômico em tempo;
  • despesas;
  • uma grande seleção de materiais em qualquer loja de ferragens.

Na hora de escolher o compensado como futuro revestimento para pisos, é importante adquirir o material correto e adequado, para não se enganar em suas propriedades físicas. Esse tipo de material também tem suas desvantagens.

Como qualquer revestimento à base de madeira, o compensado não gosta de alta umidade, requer uma adaptação às condições de operação antes da instalação e é caprichoso no armazenamento.

A madeira compensada não racha quando seca

A folha é feita através da colagem de várias camadas de madeira sob pressão. Dependendo do número de camadas intermediárias, bem como da substância da cola e da impregnação, as propriedades do material resultante variam.

O compensado de qualquer grau terá em comum uma anisotropia aumentada ou propriedades de distribuição uniforme da carga física em todo o volume da placa. Ao mesmo tempo, o material não racha ao secar e não está sujeito à deformação.

São essas qualidades que tornam o compensado um material indispensável para a reparação de pisos. Todo o material fabricado é dividido de acordo com as classes, a qualidade da superfície e a resistência à umidade.

Marcando valores nas folhas

Característica de Designação de Marcação

VariedadeE, I, II, III, IVIndica a estrutura de colagem da folha, a qualidade das camadas frontal e traseira
Resistência à umidadeFSFTem um maior nível de resistência à água, força e resistência ao desgaste. Não é usado em áreas residenciais, emite toxinas.
FCNão é altamente resistente à umidade, mas permanecerá intacto quando exposto à água por 24 horas.
FKMMaior resistência à água
FBAAdequado para quartos de crianças, salas de estar, quartos. Produto 100% amigo do ambiente. Não suportará umidade elevada prolongada.
Qualidade da superfícieNSh, Sh1, Sh2não polido; lixado de um lado; polido em ambos os lados.
Ecologicamente correto (nível de formaldeído)E1, E2, E3E1 - não mais do que 10 mg, E2 - de 10 a 30 mg

Quaisquer outros números e designações indicam que o produto foi rejeitado e não está em conformidade com GOST.

Material adequado

O tipo de madeira compensada a ser colocada no chão depende de muitos fatores:

  • coloque folhas sobre o revestimento antigo;
  • colocado em atrasos;
  • utilizado como acabamento ou base de nivelamento para material decorativo.

Oferecemos a você que se familiarize com o isolamento térmico de um piso de concreto sob uma mesa com suas próprias mãos

Para o piso, escolha folhas de bétula que sejam mais resistentes do que as outras espécies.

É importante entender qual compensado é melhor para usar nos diferentes tipos de trabalho. Para o piso em toras, assim como para a base para material em rolo, é melhor escolher as folhas de bétula, pois são mais duras.

Para economizar dinheiro, é apropriado usar material não polido de 3 ou 4 graus como base de nivelamento.

Para um revestimento decorativo duro: laminado, parquet, você pode usar madeira compensada de coníferas. Para o rejuntamento, uma massa é selecionada para combinar com a cor do material selecionado: bétula ou agulhas de pinheiro.

Para nivelar a base, use placas com espessura de 1 a 1,5 cm.

Recomenda-se colocar até 2 cm de espessura em uma ou várias camadas, tanto quanto possível. Não é mais prático aumentar a escala e as propriedades do revestimento não melhoram.

Isolamento sob compensado em piso de madeira

Antes de comprar, desenhe um diagrama do piso e do corte do compensado para selecionar o tamanho das folhas da melhor forma e reduzir a quantidade de resíduos.

Antes de colocar o compensado no chão, o material deve ser deixado em repouso na sala em temperatura ambiente e umidade não superior a 55% por vários dias.

As folhas são sempre colocadas em execução: ou seja, com um deslocamento das costuras, pelo menos 1/3 da lateral.

Deve ficar um vão de 10 mm entre a parede e a camada de contraplacado: o contraplacado é um material vivo, portanto, para não estragar o revestimento decorativo, deve permitir-se que respire.

Em placas de piso antigas, o material pode ser colado

Se for tomada a decisão de colocar as lajes nas placas do revestimento antigo, elas devem ser cuidadosamente fixadas. É necessário aparafusar as tábuas às vigas para evitar rangidos e desvios.

A instalação começa na parede oposta à porta da frente. Durante todo o processo, certifique-se de que as folhas não formem ondas. As costuras devem ser seladas com enchimento à base de acrílico.

Se a madeira compensada for processada como revestimento decorativo, é melhor colocar um material polido de alta qualidade, esfregando as costuras com uma massa da cor de madeira, que deve ser lixada após a secagem.

Ao colocar em toras, você também pode isolar e impermeabilizar o chão ao mesmo tempo

Se for possível retirar a cobertura de madeira velha, é melhor fazê-lo e colocar as telhas sobre as toras. Ao mesmo tempo, você pode verificar a resistência da estrutura do revestimento e, se necessário, reforçá-la.

Freqüentemente, durante o reparo, desmontar o revestimento de madeira antigo é impraticável, mas é necessário nivelar a superfície para trabalho posterior. Neste caso, os especialistas aconselham simplesmente colocar as placas de contraplacado, criando assim a "plataforma" necessária.

Colocando madeira compensada em piso de madeira

Folhas prensadas são excelentes materiais para desbaste e trabalho inicial. Eles são baratos, fáceis de transportar, fáceis de instalar e bons para eliminar pequenas diferenças no nível do piso. Muitas vezes é sobre compensado que preferem assentar linóleo, parquete ou laminado, pois apresenta as seguintes vantagens:

  • a colocação de placas reduz significativamente o tempo de trabalho preparatório antes de instalar o revestimento de piso de acabamento final;
  • evita a deterioração da parte inferior dos revestimentos de piso, devido à boa ventilação entre o material e a mesa de concreto;
  • piso revestido de madeira compensada evita desgaste prematuro ou deformação do linóleo ou carpete, prolongando a vida útil do revestimento decorativo;
  • fornece uma base uniforme;
  • as folhas de compensado são leves, duras, duráveis, resistentes ao estresse e à abrasão;
  • o compensado é flexível o suficiente e não quebra durante a instalação;
  • não tem um odor pungente;
  • tem boas propriedades de isolamento acústico e térmico;
  • devido ao grande tamanho das folhas, o número de juntas é mínimo;
  • A retificação de fábrica bem executada evita o escorregamento da folha e dos materiais colocados nela.

As chapas produzidas pela indústria são classificadas de acordo com diversos critérios:

  • madeira usada;
  • disponibilidade e método de impregnação;
  • avaliar;
  • número de camadas;
  • tratamento da superfície;
  • Resistência à umidade.

Grau de resistência à umidade da marca

FSF, FSF-TVaumentou
FSB, BFS, BFV-1Alto
BP-A, BP-V, BS-1acima da média
FBA, FCpequeno

Para trabalhos de reforma, quando a parte da estrutura de compensado ficar oculta, recomenda-se o uso de compensado resistente à umidade de grau II ou III. A folha deve ter pelo menos 10 mm de espessura, mas o valor recomendado é 14-22 mm. O mais fino não agüenta a carga, e muito grosso é inconveniente para trabalhar.

Espessura e folha de madeira compensada

O número de camadas não é crítico.Se possível, você deve comprar folhas lixadas em ambos os lados.

    Se possível, a madeira compensada deve ser seca por 2 a 3 semanas antes de iniciar o trabalho. As folhas são secas verticalmente, a uma temperatura ligeiramente superior à temperatura ambiente.

Trazemos madeira compensada para a sala

Você pode aumentar a resistência da madeira compensada com várias camadas de verniz acrílico.

48 horas antes do início dos trabalhos, o material deve ser trazido para a sala onde será instalado e colocado horizontalmente. Existem duas maneiras de instalar madeira compensada.

Ao colocar madeira compensada em um piso de madeira, existem muitas opções para fixar as folhas:

  • em parafusos auto-roscantes;
  • na cola;
  • em unhas líquidas.

Entre os adesivos, estão a cola à base de água, a composição bicomponente, a cola de montagem e o bustilato. No entanto, parafusos auto-roscantes são preferíveis.

Para a instalação bem-sucedida de chapas de madeira compensada, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • folhas de contraplacado;
  • quebra-cabeças;
  • nível;
  • roleta;
  • marcador;
  • parafusos auto-roscantes;
  • Chave de fenda;
  • substrato;
  • aspirador de pó ou vassoura de construção.

Convidamos você a se familiarizar com as Bombas para regar o jardim - escolha a melhor || Bomba country para irrigação

Você também pode precisar de uma lixadeira, rolo e primer, cola e selante.

A instalação do contraplacado em pisos de madeira só é efectuada se a diferença de altura na verificação com um nível não for superior a 1 cm. Neste caso, também será necessário um substrato compensador de irregularidades e fita, que deverá colar as juntas de as tiras de material.

Inspecione o estado dos pisos. Reforce as tábuas de chão soltas e que rangem, substitua as tábuas de chão podres e úmidas. Não tente restaurar placas com vestígios de mofo, estragado, atacado por roedores. Eles devem ser removidos, a sala deve ser ventilada.

Removemos os rodapés, inspecionamos o estado do piso

Varra a poeira e a sujeira do chão com uma vassoura. Se desejar, passe duas vezes pelo primer para madeira para melhor aderência do material. E seque a base por pelo menos 16 horas.

Marcação e corte

Isolamento sob compensado em piso de madeira

Serrou a madeira compensada apenas em uma superfície dura

As folhas de contraplacado são serradas de forma a que o número de juntas seja mínimo, tendo em conta as juntas de amortecimento de 3-4 mm entre as folhas e 8-10 mm entre o contraplacado e a parede. Isso ajudará a evitar o inchaço das chapas, pois durante a operação, sob a influência do microclima e flutuações nas condições de temperatura, a área da peça aumentará vários milímetros.

Um bom isolamento para linóleo estenderá seu período operacional e aumentará as características de sobreposição. A seguir, analisaremos os principais tipos deste grupo de materiais e como utilizá-los corretamente.

Antes de colocar o linóleo, é necessário isolar o piso. Vários materiais são usados ​​para isso. Abaixo estão algumas das opções mais notáveis.

Antes do advento das contrapartes modernas, o compensado era a opção mais popular para colocar no chão. Ela tem poucas vantagens:

  • Custo acessível.
  • Facilidade de instalação.
  • A capacidade de achatar a superfície original. No entanto, essa propriedade é típica para quase todos os isoladores modernos.

Preço da madeira compensada

Dispositivo de piso de concreto

Bem, faça você mesmo as instruções de construção de visão geral detalhada

É possível resolver imediatamente os problemas associados à instalação do sistema de piso quente sobre uma base de concreto, e você pode escolher o tipo de linóleo adequado quando o contrapiso já existe. Se em vez dela houver apenas uma base de madeira apodrecida ou apenas solo, você precisará começar a construir o próprio piso de concreto.

O processo consiste em várias etapas:

  • desmontar o piso antigo, se houver;
  • alinhamento da base;
  • dispositivos de travesseiro;
  • arranjo de uma camada isolante;
  • preparação e vazamento da solução de concreto.

O nivelamento do solo é feito com uma pá. Em seguida, eles começam a criar um travesseiro. Para isso, brita ou pequenos pedaços de tijolo, ardósia quebrada são derramados a uma altura de cerca de 50 mm.Tudo isso está ligeiramente abalado.

O perímetro da sala é coberto com uma folha de espuma de plástico com uma espessura de 20-50 mm. Ele servirá como fôrma e ao mesmo tempo equilibrará a dilatação térmica da base de concreto. Areia limpa é derramada sobre esta camada - 10 centímetros.

Em seguida, é colocado o segundo tipo de isolamento. Mais adequado para isso, de preferência a marca Penoplex, que é produzida na forma de placas rígidas com espessura de pelo menos 50 mm.


Poliestireno expandido ou penoplex é resistente a temperaturas extremas, ecologicamente correto, tolera bem cargas de compressão, resistente à umidade, durável

Nas chapas, o fabricante providenciou uma conexão de travamento, de forma que quando forem colocadas não sobrem lacunas. Durante a instalação, você precisa monitorar a posição horizontal usando um nível. Impermeabilização não é necessária aqui, porque o material é extremamente resistente à umidade.

A próxima etapa é preparar a solução. A proporção ideal de componentes é 1 parte de cimento, duas vezes mais areia e três vezes mais resíduo. Como resultado, a solução não deve ser fluida, mas também não muito espessa.

Para não sobrecarregar o piso, cargas leves e agentes de nivelamento são introduzidos na solução de concreto. Antes de derramar a solução, balizas são colocadas perto das paredes, uma corda é puxada entre elas. Guiado por essas marcas, coloque marcadores intermediários.


Uma base de cimento de composição tradicional com uma altura de 10 mm pesa cerca de 20 kg, pelo que só pode ser utilizada quando existe um pavimento quente no primeiro andar de uma casa ou quando existe um pavimento muito forte por baixo.

A superfície é umedecida e a solução é espalhada entre as balizas e nivelada com a régua. Conforme a configuração avança, a superfície é nivelada. No final, um nível de construção é aplicado para verificar a horizontalidade. Depois que as marcas são removidas, os vazios resultantes são despejados com uma solução e tudo é deixado para secar completamente.

Conselho de profissional

É necessário ter uma atitude responsável na reparação do antigo pavimento de madeira, sem descurar este importante acontecimento. A durabilidade e resistência do piso de madeira compensada dependem da condição da base áspera. O comprimento dos parafusos, parafusos e pregos depende da espessura do painel. Via de regra, eles tomam o comprimento do parafuso auto-roscante, que é três vezes o material original.

O principal conselho dos profissionais, a partir do qual você pode colocar o piso de alta qualidade e atingir uma qualidade aceitável:

  • Se a casa prevê a colocação de um sistema de aquecimento de piso, então não pode ser colocado sob o compensado, mas apenas em cima, uma vez que o calor não passará pelo compensado.
  • Não coloque pisos de madeira compensada em uma sala sem aquecimento.
  • A umidade operacional não deve ser superior a 65%, a temperatura deve ser de 18-25 graus.
  • Contraplacado fino não é colocado em placas irregulares, ou a instalação é realizada em duas camadas com um deslocamento das juntas.
  • As estruturas de engenharia de comunicação podem ser colocadas entre as defasagens, bem como camadas adicionais de material isolante de calor e de absorção de som.
  • Na fase preparatória, ao colocar um contraplacado sobre uma base de madeira, deve-se retirar com cuidado os detritos, pois a sua presença acarretará em desníveis e má ancoragem à base.
  • Após o assentamento e reforço do piso de madeira compensada, as superfícies são lixadas, o que eliminará diferenças mínimas de altura entre as várias partes.

Em vez de compensado, você pode colocar folhas de OSB ou DSP. Painéis de partículas de cimento se distinguem por suas propriedades de resistência ao fogo e umidade, bem como boa capacidade de cobertura. As placas DSP são difíceis de instalar e transportar, pois são pesadas. Se você seguir a tecnologia de piso, poderá fazer pisos limpos de alta qualidade no apartamento com suas próprias mãos.

Para obter mais informações sobre como colocar madeira compensada em um piso de madeira, veja o vídeo a seguir.

Preparando a base para piso de madeira compensada

Chão quente sob análises de linóleo

Fixação de contraplacado em vigas de 30 mm de espessura.Com este valor da espessura da base, é fornecida a rigidez necessária, na qual os ladrilhos montados não podem rachar ou vibrar.

Para eliminar o estresse de uma folha sólida de compensado, ela é dividida em várias partes. Em seguida, eles são fixados em um piso de tábuas ou sistema de toras em um padrão quadriculado. Se for necessário colocar o substrato nas toras, as folgas entre elas devem ser de 30-40 cm.

Na colocação de pisos de compensado, não há necessidade de limitar o número de parafusos autorroscantes, pois seu passo mais frequente minimiza a flacidez do compensado e reduz sua vibração. Os parafusos auto-roscantes devem ser aparafusados ​​de forma que suas cabeças fiquem embutidas no compensado. Isso deve ser feito para preparar a base para pisos e azulejos.

Durante a instalação de uma base de compensado, é necessário verificar regularmente sua horizontalidade por meio de um nível de construção.

Muitas vezes surgem situações em que é necessário usar compensado mais fino. O que fazer neste caso? Você pode usar material fino, mas em várias camadas. Neste caso, é necessário dispor os quadrados de forma que as costuras da camada inferior não coincidam com as superiores. Para obter a dureza necessária da base de contraplacado, as placas são fixadas umas às outras e fixadas com parafusos auto-roscantes.

Seleção de material

Ao colocar madeira compensada em toras, você precisa esclarecer que tipo de material é necessário.

É escolhido com base nos seguintes fatores:

  • Tipo de piso. Devido à alta condutividade térmica do piso de concreto, é necessário reduzir a perda de calor, pois a espessura do compensado para o piso ao longo das toras é muito importante. Deve ter pelo menos 15 mm. Se você só precisa cobrir o contrapiso, precisará de compensado para as toras, cuja espessura é de 12 mm ou mais.
  • Tipo de sala. Se for necessário cobrir o chão do cômodo onde as pessoas vão morar, é aconselhável comprar compensados ​​do tipo FC, pois são isentos de aditivos nocivos.

As nuances acima devem permitir determinar a escolha do compensado correto.


Folhas de contraplacado

espessura de madeira compensada em toras

Nem todos os compensados ​​podem ser usados ​​como substratos. A espessura das placas não pode ser inferior a um centímetro e, então, essas folhas podem ser utilizadas ao colocar um piso laminado em uma mesa de concreto.


Resistência à flexão de madeira compensada (bétula, conífera e combinada)


Variedades de madeira compensada

Se forem utilizadas toras para nivelar o piso, a espessura deve aumentar para 1,6 cm. Nesses casos, é mais conveniente assentar o compensado em duas camadas de um centímetro de espessura.


Espessura da madeira compensada para piso


Tamanhos de diferentes tipos de madeira compensada

Isso não é apenas muito mais fácil fisicamente (folhas grossas são pesadas), mas também melhora a qualidade final do trabalho. As espessuras específicas da base dependem da carga máxima total do piso e da distância entre as vigas.

Com relação à resistência à umidade, quanto mais alto este indicador, melhor. Os fabricantes produzem vários tipos de compensado resistente à umidade, cada um dos quais difere em suas características físicas.


Contraplacado resistente à humidade

A construção do piso começa com a escolha certa dos materiais. É preciso atentar para o tipo de compensado, sua composição, resistência à água, mas o principal é a espessura das chapas. A aparência do material não importa muito, pois haverá um acabamento por cima (por exemplo, laminado). Recomenda-se o uso de compensado marcado com FK (compensado resistente à umidade com base em resina de ureia) ou FSF (compensado em que as camadas de folheado são unidas com cola de fenol-formaldeído).

As folhas FC são as mais adequadas para instalações residenciais.

Dimensões e espessura do compensado FC
A espessura do compensado desempenha um papel importante, pois determina o quanto a base se dobrará sob a influência da carga. Para nivelar a superfície, a espessura das chapas deve ser de no mínimo 10 mm, independente do número de camadas.Na maioria das vezes, as folhas de compensado são colocadas em incrementos de 60 cm, enquanto sua espessura é de 15 a 18 mm.

  • De madeira
  • Ou de um perfil de metal.

Obviamente, este último é mais durável, mas o índice de deformação térmica dos materiais é de grande importância. Para compensado e material de revestimento, deve ser aproximadamente o mesmo. É por esta razão que a construção de pisos de contraplacado é realizada em toras de madeira. A prioridade é dada às coníferas, das quais a melhor é o lariço.

Pisos de compensado DIY em toras

Piso aquecido sob tipos de ladrilhos e características de instalação

Piso aquecido faça você mesmo sob o laminado em um piso de concreto

Qualquer um dos tipos de pisos quentes que existem hoje pode ser colocado sob os ladrilhos, mas cada um deles tem suas próprias características. Por exemplo, no banheiro, o aquecimento da água é considerado mais aceitável: ele não se deteriorará se os vizinhos o inundarem ou se a água fluir abundantemente de você. E para aquecimento elétrico, você terá que cuidar de um bom grau de impermeabilização e certifique-se de conectar a fonte de alimentação através de um RCD. Se a água penetrar sob o ladrilho em grandes quantidades, o dispositivo automático (RCD) irá simplesmente desligar a energia - e você não se machucará, e o piso ficará intacto. Muitos comentários escreveram que o piso do banheiro sob os ladrilhos começa a rachar, embora aqueça. Aqui, ao contrário, o fato é que, devido ao fato de que foi usada cola para ladrilhos comuns, os ladrilhos descascaram. Embora os casos sejam diferentes ...

A maneira mais fácil é colocar um tapete de cabos sob as placas.

Em todos os outros quartos, a preferência é dada a uma das variedades de aquecimento de piso elétrico. Na opção de instalação mais simples, os ladrilhos são colocados diretamente sobre os elementos de aquecimento - estes são esteiras de cabos ou um piso de infravermelho em haste. Essas variedades possuem um “bolo” com um número mínimo de camadas.

No caso de esteiras de haste, é necessário pesar tudo cuidadosamente: embora o aquecimento infravermelho pareça atraente, as avaliações indicam a baixa confiabilidade desse tipo de piso aquecido. Para muitos, após a primeira temporada, o piso começou a esquentar em pedaços e depois parou de dar sinais de vida. Além disso, todos que tentaram identificar os motivos, dizem que queimaram as juntas das hastes com os fios condutores. Aparentemente, a tecnologia ainda está incompleta (os aquecedores de haste surgiram há vários anos). Desde que custem muito (pelo menos tanto quanto os filmes infravermelhos), é impossível recomendá-los para instalação, e ainda mais sob os ladrilhos, porque para o conserto terá que derrubar tudo por completo ...

Cabos resistivos ou autorreguláveis ​​também funcionam bem sob telhas, mas demoram mais para serem instalados.

Mas outro tipo de esteiras - cabo, mostra-se muito bem. Os cabos e esteiras de aquecimento feitos deles são produzidos e operados há décadas na Europa e na América, tecnologias são desenvolvidas e testadas há muito tempo. Portanto, se você deseja alta confiabilidade, instale um piso radiante sob os ladrilhos. É igualmente fiável no caso da utilização de um cabo e no caso de um tapete acabado, e custa várias vezes mais barato do que os pavimentos infravermelhos. O método de colocar tapetes sob os ladrilhos é semelhante ao de colocar um tapete de carbono: espalhe sobre uma superfície plana, enrole cabos frios no termostato e você pode colocar os ladrilhos na cola. Mas com uma condição: a espessura da cola e dos ladrilhos deve ser de pelo menos 2 cm.

Utilizando um pavimento radiante por cabo resistivo ou autorregulável, terá de fazer uma betonilha por baixo dos ladrilhos e, em seguida, colocar o ladrilho com cola. Essas opções exigem uma margem de tempo significativa: você terá que esperar pelo menos 28 dias para que a mesa seque.

- outro piso radiante de carbono sob os ladrilhos (o primeiro é um tapete de haste). Também emite calor na faixa do infravermelho, mas não cabe sob a mesa. O filme é muito liso e por isso a solução não adere bem nele, embora existam filmes especiais com perfuração direta.Não são produzidos por tantas empresas, mas é possível encontrá-los.

Filmes infravermelhos perfurados contínuos podem ser instalados em mesas e sob as telhas

O piso quente de filme usual sob o ladrilho é colocado sem argamassa de forma "seca": o material da folha é colocado sobre o filme: compensado, aglomerado, placa de fibra de gesso, etc. E já nesta base, os azulejos são colocados sobre a cola. Isso ocorre porque o polímero, em cuja camada a pasta de carbono é selada, é destruído na mesa. Mas acontece que o piso quente sob os ladrilhos não é a melhor saída: há muitas camadas nas quais muito calor será perdido. Além disso, o preço por quadrado do filme é alto: uma média de US $ 70-80. Portanto, as opções padrão e uma mesa "seca" raramente são usadas, mas sobre a opção perfurada, pode-se pensar: a eficiência de aquecimento é bastante elevada.

Que tipo de isolamento existe e que tipo de madeira compensada usar?

Portanto, dependendo de qual piso você precisa isolar, a tecnologia será especial. Em geral, apenas duas opções precisam ser consideradas:

Como isolar pisos com compensado?

Classes de madeira compensada de acordo com GOST.

  • isolamento de piso de madeira;
  • isolamento do piso de concreto;

Deve ser dito desde já que nem todos os tipos de contraplacado são adequados para este tipo de trabalho.

Hoje existem várias marcas de compensados:

  • FC;
  • FOF;
  • FSF.

Todos eles diferem uns dos outros em apenas um parâmetro - o nível de resistência à umidade. Mas este nível é determinado pelos seguintes indicadores:

  • o tipo de cola usada;
  • o tipo de revestimento aplicado na camada superior de cada folha.

A madeira compensada FSF tem o mais alto nível de resistência à umidade. No entanto, é usado principalmente em ambientes muito úmidos, por exemplo, em banheiros, em depósitos sem aquecimento, e assim por diante. Não é recomendável usá-lo em casa, pois suas camadas individuais são coladas com adesivos bastante tóxicos.

Como isolar pisos com compensado?

A madeira compensada pode ser das marcas FK, FOF, FSF, OSB e placa de fibra.

A marca FC é o meio-termo. Na sua fabricação é utilizada uma cola atóxica. A composição dessa cola é baseada em resinas carbamidas, totalmente inofensivas à saúde humana.

Devo dizer que há um outro sinal que afeta a capacidade de uso de madeira compensada em um lugar ou outro, este é o material de fabricação. Com base nisso, o compensado se distingue:

  • de coníferas;
  • de madeira dura.

O primeiro tipo só pode ser usado em obras de cobertura, pois as coníferas emitem resinas diversas. Mas para decoração de interiores, um material feito de madeira é usado.

Portanto, com base em tudo o que foi exposto, podemos concluir que o compensado ideal para aquecer um piso de madeira ou concreto será aquele feito de bétula e com a marcação FC.

Artigo relacionado: Arranjo de uma loggia e uma varanda em uma casa particular

Aquecimento por piso radiante em madeira compensada para telhas ou dicas de instalação de laminado

Se está frio na casa, e as contas de aquecimento "por favor" com um aumento estável nos números, então a solução ideal para aquecer uma sala de qualquer tamanho e ajudar a reduzir o pagamento mensal de utilidades será a instalação de piso radiante sobre compensado .

Sua popularidade se deve ao fato de ser esse método que pode ser montado de forma independente, sem envolver as equipes de construção para isso. Além disso, o piso radiante sob o contraplacado é colocado sob o grés porcelânico e os azulejos, o que é importante para uma casa de banho, cozinha ou corredor.

Benefícios de usar

Se você planeja usar madeira ou parquet para o revestimento, que será fixado com parafusos auto-roscantes e cola, o compensado deve ser colocado entre o sistema de engenharia e o acabamento sem falhas.

Também é aconselhável colocar um piso quente sobre madeira compensada sob o laminado, neste caso a camada adicionalmente atua como isolamento acústico e térmico.

Entre as vantagens indiscutíveis, cabe destacar:

  • Longa vida útil e respeito ao meio ambiente.
  • Custo acessível de consumíveis e trabalho de instalação.

É possível instalar piso radiante em contraplacado? Essa questão freqüentemente preocupa os recém-chegados que desejam fazer reparos por conta própria. A resposta dos especialistas é inequívoca - sim. A única coisa a considerar ao escolher uma matéria-prima é o seu grau. Em geral, todas as variedades no mercado são adequadas para piso radiante, mas é melhor dar preferência a compensados ​​de grau 1 e 2.

Dicas úteis

Os métodos de assentamento de piso radiante em madeira compensada sob ladrilhos e piso laminado variam, dependendo da escolha das matérias-primas. Por exemplo, a instalação de sistema de aquecimento em ambientes com alta umidade sobre compensado não tolera o uso de buchas. O material áspero pode se expandir, por isso deve ser preso com suportes de montagem. Isso garantirá que a madeira compensada não inche e danifique o sistema de aquecimento.

Existem várias opções recomendadas para a instalação de madeira compensada como uma cobertura áspera:

  • Se o compensado for colocado em uma mesa de cimento-areia, use placas com espessura não inferior a 12 mm.
  • Atrasos são colocados no caso quando é planejado colocar redes de serviços públicos e linhas de comunicação ao longo do perímetro do piso. Isso é feito de duas maneiras - um piso de camada única não mais fino do que 2 cm ou uma camada dupla de folhas finas.
  • Ao instalar um piso quente sob compensado em um piso de madeira, a espessura das folhas pode ser qualquer. O principal é que não se dobra com o peso das camadas superiores.

As seguintes diretrizes se aplicam à cola. É melhor usar bases adesivas especiais marcadas "para TP", por exemplo, Litokol K80. Tipos de álcool ou conteúdo de dois componentes são adequados.

Para evitar tensões e deformações nas chapas, é aconselhável cortá-las em 4 partes iguais antes de assentá-las. Não os empilhe lado a lado pelos mesmos motivos. A distância deve ser de 4 mm entre as juntas e cerca de 8 mm entre a parede e o chão.

Antes de iniciar a instalação do acabamento, a base do contrapiso deve ser cuidadosamente preparada - limpa e nivelada. Erros de altura maiores que 0,5 cm causarão cavacos prematuros e rachaduras no material de revestimento. Além disso, as diferenças de altura criarão tensões desnecessárias no compensado e ele perderá suas propriedades originais mais rapidamente.

Apesar da aparente simplicidade, colocar um piso quente sobre compensado é uma ocupação que requer conhecimento do "comportamento" dos consumíveis. Para evitar possíveis erros que levem à falha prematura da estrutura, a melhor solução seria entrar em contato com especialistas com experiência prática na execução dos trabalhos desse plano.

pol-hot.ru

Trabalho preparatório

Antes de iniciar a instalação do compensado em um piso de madeira, é realizado o trabalho preparatório principal. Primeiro, a base inicial de madeira áspera é avaliada. Avalie visualmente o estado das tábuas do assoalho, a presença de tábuas mal ajustadas e que rangem.

Em seguida, os rodapés são desmontados. Todas as placas soltas devem ser fixadas adicionalmente com pregos ou parafusos auto-roscantes na viga inferior. As tábuas do piso afetadas pelo fungo são substituídas ou limpas saturando-as com um composto antifúngico. As placas deformadas e danificadas precisam ser substituídas. As saliências da superfície são cortadas com uma lixa e lixadas. Lacunas e rachaduras são preenchidas com selante ou cola.

Isolamento sob compensado em piso de madeira

Após o conserto, eles limpam o lixo, a serragem e a poeira com vassoura ou aspirador de pó. Um piso de tábuas não tratado é tratado com um anti-séptico. O material em rolo pode ser colocado sob o piso de madeira compensada como isolamento acústico e isolamento.

A madeira compensada é fixada após a secagem para evitar deformação. Para isso, o material é trazido para a sala e deixado por 2 a 4 dias. A solução ideal para proteção contra umidade e fogo é tratar ambos os lados do painel com um primer ou verniz acrílico. A tecnologia de colocação de folhas de madeira requer um recuo da parede no valor de 1-1,5 cm entre as folhas até 0,5 cm.

Oferecemos a você que se familiarize com a Fachada da Casa: as melhores opções de acabamento e características de criação de estilos de design outdoor (185 fotos e vídeos)

Para aliviar a tensão do material durante a operação e facilidade de assentamento, a folha é cortada em 4 partes usando uma serra vertical. Pré-posicione e ajuste todas as peças, desenhe um diagrama de arranjo e numere as peças de trabalho. É necessário colocar as folhas com offset para reduzir o número de juntas e evitar sobreposições.

Se você seguir todas as regras ao colocar madeira compensada, ela servirá como uma base durável de alta qualidade para qualquer revestimento de piso. O material decorativo de acabamento pode ser recoberto, mas a base de compensado permanece a mesma.

Instalação competente de dispositivos elétricos para STP

A preparação completa de todos os materiais necessários para a construção é um ponto importante. Ao montar uma estrutura de aquecimento de piso, é necessário adquirir um elemento de filme de alta qualidade. O produto é colocado a uma distância de 50 cm das paredes.


Deve-se lembrar que objetos pesados, como móveis grandes e eletrodomésticos, não devem ser colocados sobre o filme. Aquecedor infravermelho não regula a temperatura

Se objetos grandes na parte superior não permitirem a passagem do calor, ele retornará gradualmente à fonte. Como resultado, o condutor pode queimar ou ficar parcialmente deformado. A determinação da quantidade exata de filme é realizada com base na tecnologia e nas características do empilhamento.

Para o funcionamento contínuo dos aquecedores, são necessários clipes que fixam os contatos (2 unidades por tira separada). Mas primeiro você precisa colocar um material isolante de calor com um alto coeficiente de reflexão, bem como instalar termostatos, preparar fios de cobre.

Instalação de isolamento térmico

Colocar a camada de isolamento térmico não leva muito tempo, mas é uma etapa muito importante. O evento é obrigatório, pois o calor sobe e desce sem barreira de proteção. Como resultado, uma grande quantidade de energia é desperdiçada.


A execução da obra, via de regra, é realizada através de um isolador de rolo. O produto é enrolado em uma base de madeira, enquanto sua superfície reflexiva deve ficar voltada para cima

Cada tira é fixada na base com um grampeador e fita dupla-face. Neste caso, as tiras são unidas sem folgas. As juntas são cuidadosamente coladas com fita adesiva.

Regras para a formação de um piso de filme

O processo de laminação do filme infravermelho é realizado sobre o isolador a uma distância de 50 cm da parede. Neste caso, a colocação da tira de cobre deve ser claramente na parte inferior. Se necessário, corte o material em tiras iguais, com base na marcação das seções do filme.


A característica do corte de filme infravermelho é a precisão. O produto é formado em tiras com as dimensões exigidas ao longo das linhas de seção. Desta forma, você evita danos aos elementos de aquecimento.

Aquecedores à base de carbono não devem ser danificados. Se você encontrar riscos ou rasgos no produto, esses locais devem ser tratados com mastique à base de betume. Esta opção também é excelente para isolar eletrodos de cobre. As juntas dos materiais são fixadas de forma segura com grampos especiais.

O diagrama de conexão paralela tem a seguinte sequência:

  • a colocação do primeiro contato na superfície do eletrodo é realizada dentro de um filme especial. Um segundo contato é aplicado suavemente de cima;
  • uma conexão forte e segura é conseguida pressionando firmemente o eletrodo da braçadeira com um alicate.

Após a colocação detalhada de todas as tiras de filme infravermelho, a formação de uma teia comum é realizada por colagem com fita adesiva.


As pontas desencapadas dos fios elétricos são isoladas com um alicate.Os contatos do filme térmico também devem ser isolados, pois são feitos de prata nas bordas e são capazes de conduzir corrente

A colagem de alta qualidade do tecido em todo o perímetro evita o escorregamento.

Como instalar o termostato corretamente?

A instalação em cada divisão permite utilizar o sistema de aquecimento de piso da forma mais eficiente possível. Sensores térmicos separados são colados às tiras de filme infravermelho usando mástique. Além disso, cada dispositivo deve ser fixado com segurança ao elemento térmico de carbono.

Os fios do sensor são direcionados para a parede mais próxima. Para evitar irregularidades, uma ranhura para o cabo é cortada no isolador de calor.


O regulador é fixado na parede de acordo com as regras para conexão de fios elétricos com base nas instruções do fabricante

Para aumentar a eficiência da proteção elétrica, todos os dispositivos com potência superior a 2 kW são conectados a um disjuntor separado. Após ajustar a temperatura do piso para 30 ° C, aguarde o aquecimento do filme.

Desta forma, o estado e o funcionamento do sistema podem ser examinados. Se forem encontradas deficiências graves, elas serão eliminadas.

A última etapa inclui a instalação de isolamento - uma película do tipo polietileno que fecha de forma confiável o sistema de aquecimento por piso radiante. O produto é cuidadosamente desenrolado sobre os elementos de aquecimento e fixado com pequenos parafusos na base de madeira. Execute este procedimento com cuidado para não prender os eletrodos.

Sistemas de transferência de calor líquido

goza de uma popularidade merecida com base em muitos fatores. Entre outros, durabilidade, que por sua vez afeta a formação de um baixo custo total de aquecimento em geral. Considerando o desempenho do sistema e a disponibilidade de materiais, a possibilidade de utilizá-lo em galpões não aquecidos, essa opção tornou-se generalizada.

Comprado

Se o sistema de aquecimento adicional planejado for instalado por especialistas que representam os interesses da empresa de manufatura, então o interesse do cliente é óbvio em termos de tempo e custo.

Com o que os tubos serão conectados, ou que tipo de refrigerante está envolvido em um caso particular, não é absolutamente importante. ... Os interesses dos fabricantes normais não incluem o trabalho para restaurar o desempenho perdido do sistema de aquecimento.

Garantia vitalícia, com manutenção periódica e esclarecimento obrigatório das regras de funcionamento - é com isso que o cliente deve contar.

Os interesses dos fabricantes normais não incluem o trabalho para restaurar o desempenho perdido do sistema de aquecimento. Garantia vitalícia, com manutenção periódica e esclarecimento obrigatório das regras de funcionamento - é com isso que o cliente deve contar.

Caseiro

Ao projetar um piso aquecido a água por conta própria, deve-se lembrar que as duas opções de instalação "caracol" e "cobra" possuem características técnicas diferentes. Por exemplo, nas mesmas condições, a primeira opção é caracterizada por uma metragem menor de tubos do que a segunda.

"Snail" fornece aquecimento uniforme; tubos colocados em uma "cobra" perdem um pouco sua temperatura, à medida que se afastam do circuito principal. O desenho do “caracol” tem menor resistência, o que explica a diferença de temperatura. A propósito, este recurso também explica as diferentes mudanças de pressão no circuito de aquecimento geral.

Com base no fato de que a manutenção periódica de um piso aquecido sob um ladrilho é impossível, inicialmente você deve se concentrar em materiais duráveis. No caso de instalação de um sistema caseiro, a melhor escolha seria tubos corrugados de metal-plástico e aço inoxidável

Tubos de polietileno e cobre são usados ​​com menos frequência, pois complicações indesejadas são possíveis devido ao contato com a mistura de cimento.

Dado o cálculo correto, para um sistema com sua própria caldeira, você pode evitar problemas graves durante a operação. E montando o circuito de água "a olho", nas condições de um prédio de apartamentos, é perfeitamente possível enfrentar uma série de problemas.

Claro que o bypass (um jumper entre a alimentação e o retorno) servirá como uma espécie de proteção contra problemas com os vizinhos na entrada, mas de qualquer forma, levantar pisos e refazer o circuito é um prazer abaixo da média.

Os tipos mais populares de materiais de piso

Para compensado, 2 componentes principais são frequentemente usados, os quais servem como um isolamento confiável, a saber:

  • Madeira - aqui está combinado perfeitamente;
  • concreto - tal estrutura é caracterizada por excelentes indicadores de resistência, o que garante uma longa vida útil do piso.

É aconselhável usar madeira e concreto como elemento de acabamento por vários motivos. Isso é principalmente praticidade, além de garantir uma base mais uniforme.

Vale a pena considerar que só é possível colocar um piso de madeira compensada quando uma superfície perfeitamente plana estiver preparada para isso.

E se ainda assim fornecer um bom nível de proteção contra a penetração do frio, isso também atrai a atenção de um cliente potencial para ele.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores