Pente para aquecimento de piso - um elemento importante do sistema de aquecimento

Para que serve um pente?

O que constitui a funcionalidade e eficiência de um sistema de aquecimento? Deve proporcionar uma temperatura confortável em todas as áreas da casa e o necessário aquecimento de água. Além disso, deve ser seguro durante a operação e tão fácil de manter quanto possível.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Uma das funções do pente é a capacidade de desligar o fornecimento de refrigerante para um circuito separado do sistema de aquecimento. Isso permite que você execute trabalhos de reparo sem desligar o aquecimento como um todo.

Todas essas condições de operação normal são auxiliadas por um elemento funcional do diagrama de fiação de aquecimento do coletor (feixe), que é chamado de coletor ou pente. Por exemplo, na casa de repente, como muitas vezes acontece, um radiador ou juntas de tubos vazaram. Se houver um pente, esse problema local pode ser resolvido sem desligar todo o aquecimento. Basta, simplesmente fechando a válvula desejada, desligar apenas a área que precisa de reparos.

Além disso, um coletor, que está instalado em todo o sistema de aquecimento da casa, terá a função de controlar o aquecimento. Ele também poderá ajustar a temperatura em todos os cômodos da casa. A utilização deste dispositivo permite controlar o sistema de aquecimento de forma bastante eficiente e simples. Nesse caso, os custos de mão de obra e recursos são minimizados.

Como ajustar o pente?

Para que o piso radiante de água proporcione uma temperatura confortável em todas as divisões, a unidade de distribuição deve ser pré-configurada. O sistema é regulado por 2 parâmetros do refrigerante:

O primeiro parâmetro é definido na válvula de mistura de 3 vias. Isso pode ser feito manualmente, definindo a temperatura da água necessária girando a roda de ajuste. Porém, mais frequentemente, uma cabeça termostática com um sensor remoto e um tubo capilar está envolvida no circuito, de modo que a temperatura da água deve ser ajustada nela. O sensor está firmemente preso ao manifold.

O ajuste quantitativo do pente pode ser realizado tanto manual como automaticamente. Girando a tampa na válvula de cada circuito e observando as leituras do medidor de vazão, você deve alcançar a vazão de água projetada, se souber. Caso contrário, será uma sensação de ajuste dentro de alguns dias.

Como configurar um pente de aquecimento

O ajuste automático envolve a instalação no lugar das tampas de servo drives especiais, interagindo remotamente com termostatos em todos os quartos. Em seguida, o pente com a bomba fornecerá tanto refrigerante aos circuitos de aquecimento quanto for necessário no momento. Servos em todas as torneiras controlarão os fluxos ao comando dos termostatos.

Tanto a distribuidora quanto o regulador

Em seu núcleo, um manifold é uma unidade centralizada que permite que o refrigerante seja distribuído ao seu destino. No sistema de aquecimento, ele desempenha uma função não menos importante do que uma bomba de circulação ou a mesma caldeira. Distribui a água aquecida pela rede e regula a temperatura.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Este diagrama mostra o princípio geral de funcionamento de um bloco coletor, constituído por dois pentes: através de um, o refrigerante é fornecido ao sistema, e através do segundo é devolvido

Esta unidade pode ser chamada de armazenamento temporário de refrigerante. Pode ser comparado a um barril cheio de água, do qual o líquido flui não por um orifício, mas por vários. Neste caso, a pressão da água que sai por todos os orifícios é a mesma.Esta capacidade de fornecer uma distribuição uniforme do líquido aquecido ao mesmo tempo é o princípio principal do dispositivo.

Externamente, o coletor se parece com um conjunto de dois pentes, feito, na maioria das vezes, de aço inoxidável ou metal ferroso. As saídas disponíveis nele são projetadas para conectar dispositivos de aquecimento com ele. O número de tais terminais deve corresponder ao número de dispositivos de aquecimento atendidos. Se o número desses dispositivos aumentar, o nó pode ser aumentado, então o dispositivo pode ser considerado adimensional.

Além dos terminais, cada pente é equipado com mecanismos de travamento. Podem ser de dois tipos, instalados na tomada:

  • Cortar. Essas torneiras permitem interromper completamente o fornecimento de refrigerante do sistema geral para seus circuitos individuais.
  • Ajustando. Com o auxílio dessas torneiras, o volume de água fornecido aos circuitos pode ser reduzido ou aumentado.

O coletor inclui válvulas de drenagem de água e de liberação de ar. Aqui é mais conveniente organizar o equipamento de medição na forma de medidores de controle de calor. Neste caso, tudo o que for necessário para o funcionamento eficaz deste nó estará em um só lugar.

Por que o bloco de manifold inclui dois manifolds? Um serve para fornecer o refrigerante aos circuitos, e o segundo é responsável por coletar a água já resfriada (retorno) dos mesmos circuitos. Todos os elementos necessários para um funcionamento eficaz devem estar em cada um dos favos.

Como montar um pente para aquecimento de piso

Devo dizer que montar o pente com as próprias mãos é uma tarefa muito real. Se você instalou o sistema de aquecimento em sua casa, então tem habilidades suficientes para montar esta unidade. Além disso, os pentes feitos de fábrica são fornecidos em conjunto e são acompanhados de instruções de instalação com diagramas e explicações. Um exemplo de tal esquema é apresentado abaixo:

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

No momento, as unidades de distribuição são feitas dos seguintes materiais:

  • latão;
  • aço inoxidável;
  • plástico (poliamida).

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Pente de fábrica feito de plástico é realmente uma dádiva de Deus, seu custo é muito menor do que o de "irmãos" de metal. Além disso, na prática, não funciona pior, em qualquer caso, existem muito poucas críticas negativas sobre ele. A montagem de um distribuidor de qualquer material consiste em conectar as seções do pente entre si, aparafusar uma unidade misturadora de uma bomba com válvula às mesmas, instalar termômetros, torneiras e saídas de ar. O coletor acabado pode ser instalado no lugar e os tubos podem ser conectados a ele.

Para quem não deseja ou não pode adquirir um coletor de plástico, existe outra opção - soldar o pente de tubos e conexões de polipropileno por conta própria. Para fazer isso, você precisa estocar o número necessário de tês e seções de tubos PPR do mesmo diâmetro. Uma vez que os tês não podem ser conectados diretamente uns aos outros, os tubos em bruto devem ser cortados, que servirão como bicos de conexão.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Se você conseguiu soldar o número de tees de que precisa, resta prendê-los com segurança à parede e, em seguida, bater o resto da tubulação ao redor deles: bomba, válvula, torneiras e outras peças. Devemos tentar garantir que as peças maciças sejam fixadas na parede por conta própria, e não sobrecarreguem o distribuidor com seu peso. É verdade que um pente feito à mão não terá medidores de fluxo e válvulas de controle, mas se necessário, eles podem ser adquiridos e instalados adicionalmente.

Como instalar corretamente

A instalação do coletor é realizada em função da localização das tubulações principais da caldeira, bem como da configuração das tubulações de cada cômodo individual. Via de regra, o ponto de instalação é escolhido um ponto equidistante de cada ramal final da tubulação aos mais longos.

Se for para aquecer um número suficientemente grande de salas adjacentes, então é mais conveniente prever com antecedência a presença e a localização de várias unidades para separar o refrigerante. O cumprimento desta condição fornecerá um modo hidráulico ideal para o funcionamento de todo o sistema como um todo.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Armário manifold

Na maioria das vezes, são usados ​​coletores com duas saídas, mas em alguns casos é necessário instalar unidades de mistura para quatro ou mais, até doze unidades. Neste caso, toda a estrutura é suficientemente grande, por isso muitas vezes fica "escondida" num armário coletor, que é especialmente equipado para isso com as próprias mãos. É uma caixa metálica na qual estão colocados o próprio coletor e todos os seus componentes (bomba, unidades misturadoras, saídas tipo loop, etc.)

Pode ser fechado ou aberto. Também embutido e articulado. Os primeiros têm uma parte frontal decorada para combinar com o interior geral. E as últimas, na maioria dos casos, possuem uma pintura a pó estampada.

As dimensões do gabinete dependem diretamente do tamanho do coletor, levando em consideração todos os elementos adicionais. A altura ideal de montagem é cerca de meio metro do chão. Não é inteiramente racional consertar o armário abaixo, pois mais tarde não será muito conveniente inserir os tubos no próprio coletor.

Além das vantagens funcionais, tal instalação adicionará estética ao interior da sala e, subsequentemente, protegerá uma instalação bastante cara de danos mecânicos acidentais e indesejados.

Porão

Quando se planeja usar o coletor simultaneamente em dois andares de uma casa em que haja um porão, então na maioria das vezes é ele quem é determinado pela localização do favo.

Dispositivo e princípio de operação

No processo de disposição das tubagens dos circuitos de aquecimento, as suas extremidades de todas as divisões convergem para um só local, onde o pente de pavimento radiante lhes é ligado. É uma unidade de distribuição e mistura, cuja função é:

  • reduzir a temperatura do meio de aquecimento proveniente da caldeira. Para abastecer o sistema de piso, é necessária água com uma temperatura de no máximo 45 ° C, e o gerador de calor raramente aquece o refrigerante a um limite tão baixo. Normalmente, na entrada do favo, o mínimo é de 55 ° С;
  • fornecer a quantidade necessária de calor para cada quarto. Aqui, o pente distribuidor funciona como um regulador da liberação de energia térmica, controlando a vazão do portador de calor em cada circuito.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

O distribuidor de piso radiante se assemelha visualmente a grandes pentes de aquecimento instalados em pontos de aquecimento. Possui ainda 2 coletores horizontais - alimentação e retorno, aos quais estão ligados os consumidores, no nosso caso - circuitos de aquecimento. Das extremidades, o refrigerante é fornecido aos tubos coletores da linha principal - da sala da caldeira. Um diagrama de conexão de pente típico é mostrado na figura:

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Para regular a quantidade de água que sai de cada um dos circuitos, são instaladas válvulas com haste de pressão em um dos coletores. O ajuste pode ser feito manualmente e usando várias ferramentas de automação, por exemplo, servo drives. Para controlar a quantidade de refrigerante, as saídas do segundo coletor são equipadas com frascos de medidor de fluxo. O dispositivo de pente é mostrado em detalhes no diagrama:

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Pode-se observar aqui que, além dos elementos listados acima, a bomba de circulação é uma parte importante do manifold. Sem ele, nenhum circuito poderá funcionar, pois é a bomba instalada entre os dois coletores a responsável pela circulação do refrigerante pelas tubulações

O próprio princípio de funcionamento do pente é o seguinte. A água quente da caldeira entra em todos os circuitos na quantidade necessária, solicitada a circular pela bomba.Além disso, o refrigerante se move em um círculo até que sua temperatura caia abaixo da definida. Como a temperatura da água é controlada pelo sensor da válvula de três vias, após sua diminuição, a válvula começará a abrir o caminho para a água da linha da caldeira, misturando-a ao refrigerante resfriado.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Quando a temperatura no manifold atinge o limite definido, a válvula de três vias fecha a linha novamente. A bomba do pente de piso de água quente funciona ininterruptamente, proporcionando circulação dentro do sistema, independente das demais redes de aquecimento da casa. Para esvaziar o conjunto, o desenho do pente prevê a instalação de válvulas de drenagem. Para liberar o ar desse sistema separado, o circuito pode ser complementado com saídas de ar automáticas.

Lançando um piso aquecido a água

O comissionamento de um aquecimento radiante de água consiste em várias fases. O primeiro passo é iniciar a circulação da água pelos circuitos e expelir o ar. Para isso, você precisa:

  1. Se o sistema estiver cheio de água, verifique se todas as torneiras estão abertas para que a circulação seja possível não só no interior do circuito do pavimento radiante, mas também no exterior do sistema, pois a válvula misturadora tentará retirar água quente do sistema.
  2. Ajuste o botão ou a cabeça termostática da válvula de mistura para a posição de temperatura mínima.
  3. Inicie a bomba de circulação do aquecimento por piso radiante. Nesse caso, é melhor que a caldeira seja desligada, pois a bomba da caldeira interfere no funcionamento.
  4. Se ventilações de ar manuais forem instaladas nos elementos finais do manifold, purgue o ar acumulado de vez em quando.
  5. Verifique nos medidores de vazão se a circulação passa por todos os circuitos. Muitas vezes, a partir do primeiro andar, uma filial vai para o segundo andar para o banheiro. Se não houver ventilação automática na parte superior, será difícil expelir o ar dela. Para fazer isso, você precisa fechar o resto dos circuitos e colocar a bomba na velocidade máxima para permitir que toda a pressão suba. Se isso não funcionar, você precisa parar a bomba e acionar o circuito com pressão da torneira. Para isso, feche a válvula de alimentação do coletor, todos os circuitos do coletor são fechados, exceto o superior, e abra bruscamente a válvula de drenagem do coletor de retorno. A água que sai sob pressão irá deslocar o ar, pode ser necessário abrir o sistema de make-up do abastecimento de água.
  6. Purgue o ar de todo o sistema de aquecimento. Parte do ar dos circuitos de aquecimento de piso entrará nele.

As Figuras 1 e 2 mostram, respectivamente, manifolds sem medidores de vazão e com medidores de vazão. Neles, os elementos correspondentes são indicados por números:

1 - bomba de circulação; 2 - coletor de suprimento; 3 - coletor de retorno; 4 - válvula misturadora; 5 - medidores de vazão; 6 - ventilação de ar; 7 - válvula de drenagem; 8, 9 - dutos de abastecimento e retorno da caldeira, respectivamente.

Regras de colocação de coletor

Se estamos falando de uma casa privada composta por vários andares, os coletores são colocados em cada um deles. Eles serão responsáveis ​​pelo aquecimento dos quartos no andar em que estiverem instalados. Isso ajuda a economizar custos de combustível. Esses dispositivos tornam o circuito de cada andar autônomo. Se houver quartos em um dos andares que não são usados ​​durante o dia, sua temperatura pode ser temporariamente reduzida.

No entanto, o regime de temperatura pode ser ajustado não apenas no chão como um todo. Às vezes, basta desligar apenas um cômodo ou apenas um radiador. Este procedimento não afetará a operação de todos os outros dispositivos de aquecimento de forma alguma. Além disso, o aquecimento de cada um dos radiadores ocorre de maneira uniforme, já que recebe o refrigerante por meio de um tubo separado que se encaixa exatamente nele.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Se o esquema de aquecimento for elaborado em um prédio de vários andares, você deve colocar seu coletor em cada andar, então ele será responsável pelo funcionamento dos dispositivos de aquecimento neste andar específico.

Tal sistema de fornecimento de calor pode parecer uma estrutura bastante cara, mas no processo de operação, os benefícios de seu uso tornam-se óbvios. Ele se paga e os custos incorridos na fase de instalação não parecerão mais excessivos para você.

Se houver necessidade de reparo urgente de qualquer um dos circuitos ou de qualquer dispositivo de aquecimento específico, os benefícios de usar um coletor tornam-se óbvios. O reparador simplesmente desconectará a área ou dispositivo danificado do fluxo do refrigerante, desligando a válvula na saída do quadro.

Claro, o uso deste sistema de aquecimento não tem apenas vantagens, mas também desvantagens.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Claro, o prazer de viver em um lugar quente e poder economizar combustível e possíveis reparos não é barato. Mas, com o tempo, todos os seus custos iniciais serão compensados.

Por exemplo:

  • Custos significativos na fase de instalação. Tubos planos são mais baratos do que produtos de aço de alta resistência, que são necessários para fazer o manifold. Isso deve ser levado em consideração e, em seguida, adicionar o custo dos mecanismos de travamento usados ​​no circuito. Com o aumento do número de circuitos, os custos também aumentam na proporção direta.
  • A necessidade de uma bomba circular. Essa bomba é simplesmente necessária para o funcionamento do sistema de feixe, e isso acarreta um aumento nos custos de energia.
  • Despesas adicionais. Se uma ramificação separada for adequada para cada um dos dispositivos de aquecimento, você terá que gastar dinheiro em tubos adicionais e pagar pela instalação.

O aumento do volume de trabalho levará ao fato de que podem ser atrasados ​​por muito tempo. Mas durante a operação, este sistema será mais confiável e mais eficiente.

Regras de instalação do pente

O local de colocação do bloco coletor deve ser determinado na fase de projeto da casa. Conforme mencionado acima, se for uma casa de vários andares, esses nós devem ser fornecidos em cada um dos andares. É melhor preparar nichos especiais para eles, que estão localizados acima do nível do chão.

No entanto, se não foi possível encontrar um local para o nodo com antecedência, pode-se instalar esta unidade em qualquer cômodo em que não interfira com ninguém: no almoxarifado, no corredor ou na sala da caldeira. Se ao menos não houvesse excesso de umidade neste lugar.

Para manter o aparelho fora da vista, você pode colocá-lo em um gabinete especial, que os fabricantes de mecanismos de travamento oferecem aos seus clientes. O corpo desse gabinete é feito de metal. Está equipado com uma porta, e nas paredes laterais existem orifícios para tubos de aquecimento. Às vezes, o grupo coletor é simplesmente colocado em um nicho ou parede, prendendo os pentes com pinças especiais.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Este pente é colocado em um local especialmente equipado para isso. Como você pode ver, é esteticamente agradável e, o mais importante, o acesso a esse nó não será difícil.

Os tubos que se estendem a partir deste quadro estão localizados nas paredes ou no chão e, em seguida, conectados aos radiadores. Se os tubos estiverem na betonilha, os aquecedores devem ser equipados com respiradouro ou torneira de ar.

Elementos de controle

A configuração do coletor de piso radiante é impossível sem dispositivos especiais. Com a ajuda deles, o modo de aquecimento ideal do sistema é estabelecido, o fluxo de água nas tubulações é regulado. Cada um deles tem uma função específica.

  1. Sensor de temperatura da água

Instalado nas tubulações de entrada e saída do dispositivo. Esses dispositivos não afetam o funcionamento do sistema, mas indicam o valor de aquecimento atual. A diferença de valores pode ser útil no cálculo da eficiência do trabalho. Eles também servem como um indicador de violação do modo de aquecimento.

  1. Termostato central com servo mecanismo e sensor.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

É montado na entrada do coletor de admissão e conectado ao tubo de retorno com transportador de calor resfriado.O sensor de temperatura está alojado no corpo do pente. Há um botão giratório no corpo do termostato, com o qual o nível de temperatura necessário é definido. Do sensor, o dispositivo recebe leituras sobre o grau de aquecimento da água. Dependendo disso, os fluxos de portador de calor frio e quente são regulados.

  1. Servos nos bicos do coletor de entrada

Pelo princípio de funcionamento, são completamente semelhantes ao termostato, mas com pequenas adições. Com a ajuda deles, o volume do fluxo de água é regulado para cada circuito do fundo d'água. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente, dependendo do modelo. Para o último, são usados ​​servo drives com sensores de temperatura embutidos, que podem ser conectados a um termostato remoto comum.

  1. Medidores de vazão

Dispositivos desnecessários para a instalação, que, no entanto, podem se tornar elementos eficazes para o controle manual do funcionamento de um piso aquecido a água. São instalados nos tubos coletores de retorno e são mecanismos de fechamento com lâmpada de vidro.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Quando a cabeça é voltada para o corpo, a haste do dispositivo muda de posição. Isso afeta o volume de fluido que passa por ele. Para maior clareza, uma escala de medição é aplicada na superfície do medidor de vazão, indicando a taxa de fluxo de água l / min.

Objetivo do dispositivo

Finalidade e variedades do substrato de aquecimento por piso radiante

A principal função deste dispositivo é a distribuição eficiente do refrigerante ao longo da tubulação de aquecimento devido à operação coordenada dos acessórios termostáticos e reguladores embutidos

A presença de controladores de fluxo é muito importante, uma vez que os loops de tubos são de comprimentos diferentes. De acordo com as leis da física, se um volume igual de refrigerante entrar em um tubo de maior e menor comprimento, então, no final de um longo ramal, o líquido que aquece o chão ficará mais frio do que aquele que estará na saída de o ramo encurtado

Em primeiro lugar, isto reflecte-se na qualidade do trabalho - um pavimento com isolamento térmico a água sem pente, independentemente do esquema de ligação, adquire "estrias". Outro ponto negativo pode ser uma situação em que o refrigerante não entra no circuito alongado. Isto deve-se ao facto de possuir uma resistência hidráulica acrescida, pelo que a água escoará através de um tubo encurtado (com resistência reduzida). Os controladores de fluxo ajudam a equilibrar o nível do líquido refrigerante que entra no sistema de forma que a separação do contorno do líquido refrigerante se torne proporcional ao comprimento dos elementos.

Critérios de seleção de pente

O primeiro passo é prestar atenção ao material de que é feita essa estrutura. Os coletores mais populares são feitos de latão, que são produzidos por fundição

Nesse caso, obtém-se uma peça forte e durável, mas ao mesmo tempo muito cara.

Produtos soldados de aço inoxidável são mais baratos. O pente acabou sendo bastante forte, mas esse material pode ser suscetível à corrosão eletroquímica.

Produtos feitos de material plástico de alta qualidade são considerados uma opção econômica. Em termos de suas qualidades, eles não são inferiores às peças de metal.

O próximo critério para escolher um coletor é o número de ramos de produção. O melhor é escolher um produto com torneiras igual ao número de circuitos aquecidos para que não tenha que afogar buracos desnecessários.

Além disso, o equipamento técnico do coletor é levado em consideração para automatizar e regular a temperatura do refrigerante. Se você precisa de um pente que lhe será útil por muito tempo, então o latão é sua opção.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante
Se você precisa de um pente que lhe será útil por muito tempo, então o latão é sua opção.

Hoje, existem pentes que podem ser conectados a termostatos e controladores programáveis. Com a ajuda deles, é muito mais fácil realizar ajustes, bem como controlar a quantidade e a qualidade do refrigerante nos circuitos.

Como construir um colecionador sozinho

Você pode comprar um uze pronto, escolhendo um que atenda aproximadamente às necessidades de sua casa. Mas obter uma correspondência exata é difícil. Portanto, é melhor fazer um pente de aquecimento com as próprias mãos. Vamos descobrir o que é necessário para isso.

Fase de planejamento

Existem vários parâmetros do sistema de aquecimento de uma casa que você deve saber ao construir um bloco.

  • O número de circuitos pelos quais a água aquecida passará.
  • O número e as características técnicas do equipamento de aquecimento incluído no esquema.
  • Equipamentos adicionais envolvidos na instalação. Isso se refere a medidores de pressão, termômetros, torneiras, tanques de armazenamento, válvulas, bombas, etc.

Também é necessário prever a possibilidade de aumentar a carga, se ao longo do tempo for necessário incorporar elementos que não foram levados em consideração antecipadamente. Isso pode ser, por exemplo, painéis solares ou uma bomba de calor.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

É necessário prever com antecedência não só o número de circuitos que operam no sistema de aquecimento, mas também os equipamentos adicionais que serão incluídos no esquema geral

Determinando a construção do bloco

O projeto do nodo futuro depende do ponto de conexão de cada um dos circuitos. Afinal, existem algumas nuances de conexão que não podem ser ignoradas.

  • As caldeiras (elétricas e a gás) devem ser conectadas na parte superior ou inferior do pente.
  • A bomba de circulação deve ser conectada no final da estrutura.
  • Unidades de combustível sólido e caldeiras de aquecimento indireto também precisam ser cortadas na extremidade.
  • Os circuitos de alimentação do sistema de aquecimento são conectados por baixo ou por cima.

Para maior clareza, é necessário fazer um desenho da futura unidade compacta e organizada. Isso ajudará a determinar a quantidade e os tipos de materiais de que precisamos. Todas as dimensões necessárias, conexões roscadas com passo de rosca são aplicadas ao desenho. Todos os contornos devem ser marcados para serem guiados pelo desenho ao conectar.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Este desenho mostra um coletor de quatro vias. Você pode pular o desenho e se limitar a um esboço, mas não se esqueça de colocar todas as dimensões necessárias para trabalhar nele.

A distância entre os bicos de ambos os pentes deve ser entre 10 e 20 cm. Estes são os parâmetros ideais para o serviço. A distância entre os próprios favos de alimentação e de retorno deve estar dentro dos mesmos limites.

Seqüência de trabalho

Para a fabricação de ambas as matrizes, não apenas tubos redondos, mas também quadrados podem ser usados. A sequência do trabalho realizado é a seguinte:

  • Em plena conformidade com os parâmetros indicados no desenho, adquirimos todos os materiais necessários.
  • De acordo com o desenho, fazemos uma ligação por soldagem de tubos, tendo em conta as suas funções subsequentes. Os pontos de soldagem devem ser limpos com uma escova de aço e desengraxados.
  • Testar um nó caseiro é uma etapa necessária do trabalho. Para isso, todos os tubos são fechados hermeticamente, exceto aquele através do qual a água quente é despejada no sistema. Vamos dar uma boa olhada em todas as juntas: elas não devem vazar.
  • O coletor agora pode ser pintado e totalmente seco.
  • Em seguida, tubos, mecanismos de travamento e equipamentos de controle devem ser conectados a ele.

Depois disso, o dispositivo está pronto para uso.

Este vai diferir favoravelmente dos produtos adquiridos porque foi construído levando em consideração as necessidades de uma casa particular, e isso é muito importante para o seu funcionamento posterior. É claro que um dispositivo funcional e de alta qualidade só pode ser obtido se o mestre souber manusear a máquina de solda e as ferramentas do chaveiro.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Para que um bloco de manifold caseiro funcione com mais eficiência do que um comprado, o artesão precisa ser capaz de manusear equipamentos de soldagem e ferramentas de chaveiro.

Você pode aprender a fazer um coletor de polipropileno assistindo a este vídeo:

O aquecimento de locais por meio de pisos aquecidos por água é considerado um dos caminhos mais eficazes em termos de economia de recursos energéticos e até distribuição de calor. Como sabem, o aquecimento é efectuado por meio de tubos com um portador de calor colocado na betonilha. Cada sala é um circuito fechado separado, ou mesmo vários. Seu trabalho é controlado por uma unidade comum - um pente para um piso aquecido. Informações sobre como esta unidade funciona, as nuances de sua montagem e regulamentação são fornecidas à sua atenção neste artigo.

Trabalhando com medidores de fluxo coletor

O equilíbrio hidráulico das malhas de piso radiante consiste na regulação do fluxo em cada bobina. Dependendo do comprimento, uma quantidade diferente de transportador de calor de entrada pode ser necessária para que ele resfrie exatamente ao valor calculado ao passar pelo circuito. Quantitativamente, o fluxo necessário é determinado como a razão da carga de calor no circuito para o produto da capacidade de calor da água ou outro transportador de calor pela diferença de temperatura no fornecimento e retorno: G = Q / s * (t1 - t2 )

Muitas vezes você pode encontrar recomendações para determinar a vazão do refrigerante de acordo com o desempenho da bomba de circulação, ou seja, para dividir seu suprimento em proporção à razão dos comprimentos dos loops. Tal conselho deve ser evitado: além do fato de o comprimento de cada bobina ser difícil de calcular, uma das regras mais importantes é violada - escolher os parâmetros do equipamento com base nas necessidades do sistema, e não vice-versa. As tentativas de distribuir o fluxo da maneira descrita quase sempre levam ao fato de que o fluxo nas alças difere significativamente dos valores calculados, o que torna impossível ajustes posteriores do sistema.

O mesmo ajuste do fluxo com medidores de fluxo é bastante simples. Em alguns modelos, o rendimento é alterado girando o corpo, em outros - girando a haste com uma chave especial. A escala no corpo do medidor de vazão indica a vazão em litros por minuto, basta definir a posição adequada do flutuador.

Quase sempre, quando a vazão de um medidor de vazão muda, a vazão nas demais alças muda, portanto, o ajuste é realizado várias vezes, calibrando cada ramal sequencialmente. Se tais mudanças forem especialmente pronunciadas, isso indica uma falta de vazão das válvulas de controle através das quais o coletor está conectado, ou um desempenho muito baixo da bomba de circulação.

Dicas práticas para configurar sistemas de aquecimento por piso radiante

  • Suporte técnico
  • Artigos
  • Dicas práticas para configurar sistemas de aquecimento por piso radiante

# piso quente # aquecimento embutido # projeto # instalação # comissionamento

Balanceamento de loop

A instalação do sistema de piso radiante é, sem dúvida, uma operação responsável, no entanto, o quão confortável será usar o sistema de aquecimento acabado depende na maioria das vezes de um comissionamento competente. Configurar um sistema de aquecimento por piso radiante não é tão difícil como pode parecer à primeira vista.

De um modo geral, a instalação de um sistema de aquecimento consiste em três etapas. Isto consiste em equilibrar os circuitos de aquecimento de piso, definir a bomba e a unidade de mistura e definir o controlador, se disponível.

Este artigo irá discutir os métodos usados ​​para equilibrar os circuitos de aquecimento por piso radiante. Em primeiro lugar, é importante notar os principais equívocos que ocorrem com esse equilíbrio.

  • Às vezes você pode ouvir que é possível equilibrar corretamente o sistema apenas por cálculo, ou seja, tendo contado a resistência de todos os loops, calculando a posição de sintonia das válvulas de controle, instale-o no manifold. Claro, um projeto com um cálculo hidráulico competente acelera o processo de configuração e protege contra erros de instalação. Mas, no entanto, o sistema de piso radiante pode ser instalado sem cálculos teóricos, embora isso leve mais tempo.
  • Também é considerado um delírio que a taxa de fluxo em todos os loops deva ser a mesma. Na verdade, a taxa de fluxo depende principalmente da energia térmica que cada circuito específico transfere para a sala.
  • Pode-se ouvir muitas vezes que o sistema de aquecimento por piso radiante não precisa ser equilibrado e o consumo de água se estabiliza por si só devido ao funcionamento dos termostatos, controladores e outros elementos de automação. Esta afirmação também não é verdadeira. O fato é que mais cedo ou mais tarde chegará o momento em que todas as voltas do piso aquecido se abrirão ao máximo, e a distribuição do refrigerante deve ser tal que toda a água não vá em uma volta, mas seja uniformemente distribuída por todo o circuito aquecido.

Então, o sistema de aquecimento é abastecido e testado, a caldeira está funcionando, uma chave hexagonal nas mãos, soltando um peso agradável, virando uma coceira de impaciência. Por onde você começa?

Em primeiro lugar, vale a pena decidir sobre as metas e objetivos do balanceamento.

A tarefa de balanceamento não é definir a taxa de fluxo necessária para cada loop, mas definir a razão das taxas de fluxo por loops ou o equilíbrio das taxas de fluxo. Finalmente, os custos são definidos durante o ajuste da unidade de bombeamento e mistura. Ao mesmo tempo, alterando a taxa de fluxo total através do coletor, a proporção das taxas de fluxo através dos loops é mantida.

O balanceamento também difere dependendo se o bloco do manifold tem medidores de fluxo. Manifold blocks VTc.596 (FIG. 1

), VTc.589 (
FIG. 2
), VTc.586 (
FIG. 3
) estão equipados com medidores de vazão que aceleram significativamente o balanceamento e permitem que seja realizado sem ligar a caldeira, pois mostram em tempo real a vazão da água em cada direção.

A distribuição dos custos deve ser efectuada de forma a que coincidam o rácio dos custos dos circuitos e o rácio das capacidades de aquecimento necessárias. Para isso, é desejável conhecer as cargas térmicas exigidas nas dobradiças. Mas mesmo que as cargas necessárias não sejam conhecidas, os custos podem ser ajustados em proporção aos comprimentos dos loops. Como regra, essa abordagem não dá um grande erro, uma vez que loops com comprimentos longos também têm altas potências.

O balanceamento começa escolhendo o loop mais longo (ou o loop com a maior potência, se conhecido). A válvula de controle neste loop abre na posição máxima e as taxas de fluxo de todos os outros loops serão definidas em relação a ela.

Tome um manifold com quatro loops como exemplo. Suponhamos que os comprimentos dos loops sejam os seguintes: 100, 75, 75 e 50 m.

Nesse caso, a afinação começa com o primeiro loop, que tem 100 m de extensão, e se abre ao máximo. Suponha que com a válvula totalmente aberta, o fluxo neste circuito seja ajustado para 4 l / min.

O consumo de água para o segundo e terceiro ciclo deve ser: (75/100) 4 = 3 l / min.

O fluxo de água no quarto ciclo deve ser: (50/100) 4 = 2 l / min (FIG. quatro

).

Pode acontecer que, ao ajustar o terceiro loop, a vazão, mesmo com a válvula totalmente aberta, seja ajustada em 2,5 l / min e não atinja o nível prescrito de 3 l / min. Isso significa que o loop tem uma resistência hidráulica maior do que o segundo loop do mesmo comprimento (mais curvas, rolos, seções de entrada). Neste caso, o balanceamento só pode ser feito com a caldeira ligada e, pelo menos, com uma potência mínima de calor na divisão. O primeiro loop está em (100/75) 2,5 = 3,3 L / min, o segundo loop está em 2,5 L / min e o quarto loop está em - (50/75) 2,5 = 1,6 L / min (FIG. cinco

).

Depois de definir todos os custos, o balanceamento dos loops pode ser considerado completo e você pode prosseguir com a configuração da unidade de bombeamento e mistura.

Se você configurar blocos múltiplos sem medidores de fluxo, como VTc.588 (FIG. 6

) ou VTc.594 (
FIG. 7
), então os custos nos loops podem ser julgados apenas por sinais indiretos.

Neste caso, o balanceamento só pode ser feito com a caldeira ligada e, pelo menos, com uma potência mínima de calor na divisão. É desejável que a temperatura externa seja inferior a +5 ºС. As instalações não devem ter janelas abertas e qualquer liberação de calor significativa (uma lareira em funcionamento, etc.). O ajuste, como no caso anterior, começa com a definição do loop mais longo.

Em seguida, o sistema deve ser deixado aquecendo por várias horas até que a temperatura nas alças se estabilize, após o que é necessário avaliar a exatidão do ajuste feito.

    A exatidão da configuração é determinada de uma das seguintes maneiras:
  • pela temperatura da água na tubulação de retorno;
  • pela temperatura média do piso.

Determinação da configuração correta com base na temperatura da água no tubo de retorno

Fluxo do meio de aquecimento, diferença de potência e temperatura entre as tubulações de fornecimento e retorno estão inter-relacionados. Se você reduzir a taxa de fluxo do refrigerante no circuito, a diferença de temperatura inevitavelmente aumentará. É por essa dependência que você pode determinar a exatidão da configuração.

Se todos os loops tiverem a mesma diferença de temperatura entre as tubulações de fornecimento e retorno, isso significará que a vazão de água em todos os loops corresponde à potência atual. E como a temperatura no coletor de suprimento é a mesma para todos os loops, as temperaturas podem ser equalizadas apenas na frente do coletor de retorno.

A maneira mais conveniente de estimar a temperatura é com um termômetro especial, como o VT.4615 (FIG. oito

) Esse termômetro é inserido entre o tubo e o coletor de retorno através de uma conexão Eurocone (
FIG. nove
).

A temperatura de referência no loop mais longo é determinada, então todas as outras válvulas são ajustadas dependendo dos desvios desta temperatura. Se a temperatura no circuito for inferior à da referência, isso significa que a vazão neste circuito também é baixa e a válvula deve ser ligeiramente aberta. Se o fluxo, por outro lado, for maior, a válvula deve ser fechada. Então, depois de meia hora, esta operação deve ser repetida até que as temperaturas da água na frente do coletor de retorno sejam iguais para todos os loops.

Determinar a configuração correta com base na temperatura média do piso

O método anterior é bastante simples, mas não leva em consideração o acabamento do piso. Se as divisões tiverem revestimentos de pavimento diferentes, para que a temperatura da superfície do pavimento nessas divisões seja sentida como a mesma, é necessário que os custos das dobradiças tenham este factor em consideração.

É possível levar em consideração a demão de acabamento medindo a temperatura da superfície do piso em diferentes salas e equalizando o fluxo de água em diferentes direções de modo que a temperatura média da superfície do piso em diferentes salas seja a mesma. Você pode medir a temperatura do chão de diferentes maneiras: com termômetros de contato e pirômetros (FIG. 10

).

As válvulas são ajustadas da mesma forma que no caso anterior. A válvula que atende o loop, cujo piso acima tem uma temperatura mais elevada do que em outras salas, é fechada e vice-versa - na temperatura baixa do piso, a válvula se abre.

É importante notar que você precisa medir a temperatura do piso em pelo menos seis pontos: acima dos tubos, entre eles, no início do loop, no meio e no final do loop, e tirar o valor médio.

Quando a temperatura da superfície do piso em todas as salas atinge valores próximos, a configuração pode ser considerada concluída.

Para proteger os ajustes das válvulas de interferências não autorizadas, os manifolds VTc.594, VTc.588 possuem um mecanismo de fixação da posição ajustada. Para corrigir a configuração, é necessário apertar o parafuso de fixação até o limite (FIG. 11, 12

) O parafuso está dentro do hexágono. Este parafuso limita a abertura da válvula ao nível atual e impede que ela se abra ainda mais. No entanto, permite que a válvula seja completamente fechada. Assim, após o ajuste, todos os parafusos de fixação podem ser apertados até o batente, enquanto na operação posterior, as dobradiças individuais podem ser fechadas com a mesma válvula. Além disso, para reajustar este circuito, você só precisa abrir a válvula totalmente.

Como você pode ver, configurar loops é uma operação bastante simples, especialmente se você usar um equipamento conveniente para isso. Configurar uma unidade de mistura com bomba (FNU) também não levanta dúvidas para a maioria dos instaladores.Alguns dos recursos de configuração do NSO serão discutidos em um artigo separado.

Autor: Zhigalov D.V.

Imprimir artigo: Dicas práticas para configurar sistemas de aquecimento por piso radiante

"Whirl

© Copyright titular LLC "Vesta Regions", 2010 Todos os direitos autorais reservados. Ao copiar um artigo, é necessário um link para o detentor dos direitos autorais e / ou para o site www.valtec.ru.

Instalação de um pente no sistema de aquecimento e seu cálculo

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante
Pente no sistema de aquecimento por piso radiante
O local de instalação do coletor de distribuição no sistema de aquecimento depende da sua finalidade. Na maioria das vezes, é usado para organizar o fornecimento de calor com vários circuitos. Porém, além disso, é um elemento indispensável de um piso aquecido a água.

Antes de prosseguir com a instalação, você deve calcular o coletor de aquecimento. A principal tarefa deste processo é distribuir uniformemente a pressão pelos circuitos de aquecimento. Se o sistema for um circuito complexo de rodovias, recomenda-se fazer um cálculo por meio de programas especiais. Para um sistema simples com até 5 contornos, o princípio de seções iguais pode ser aplicado.

N0 = N1 + N2 + N3 + N4

Onde N0 é o diâmetro do coletor, N1, N2, N3, N4 são as seções transversais de seus tubos de saída.

O mesmo esquema de cálculo é usado ao fazer um pente de aquecimento faça você mesmo.

É importante que as dimensões dos coletores de entrada e saída correspondam. Vale ressaltar que o dispositivo padrão do pente de aquecimento não tem requisitos para sua forma.

Aqueles. pode ser redondo ou quadrado. Os princípios básicos para a instalação do aquecimento do coletor são os seguintes:

  • Para melhorar a circulação, é recomendável instalar bombas para cada circuito. Ao mesmo tempo, o coletor de distribuição do sistema de aquecimento não deve fornecer sincronização das bombas;
  • Se a unidade estiver localizada em uma sala de caldeira, a instalação de uma caixa de proteção é opcional. A exceção é a instalação de um pente de aquecimento de polipropileno no sistema de piso radiante;
  • Para ajustar o volume do refrigerante, é necessário instalar válvulas de controle em cada tubulação de entrada e saída - válvulas de entrada e medidores de vazão de balanceamento;
  • Ao planejar a instalação de um coletor de aquecimento, é necessário prever a presença de um grupo de segurança na unidade de distribuição.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante
Um exemplo de um diagrama de instalação do coletor de aquecimento
Deve ser lembrado que estas são apenas recomendações gerais que podem ser alteradas e complementadas dependendo dos parâmetros específicos do sistema de aquecimento.

Além dessas regras, os especialistas aconselham levar em consideração a diferença de comprimento dos circuitos no cálculo do pente de aquecimento. Recomenda-se traçar um esquema para que seu comprimento seja aproximadamente igual.

Para reduzir o consumo de energia, uma unidade de mistura pode ser instalada no dispositivo pente de aquecimento, o que, por sua vez, reduzirá os custos de aquecimento.

Nomeação do coletor de aquecimento

Os pentes coletores para aquecimento são instalados com tubulação radial. Eles são necessários para distribuir os fluxos de refrigerante por diferentes anéis de circulação. Por exemplo, a casa fornece aquecimento convencional por meio de baterias e piso radiante. Ao mesmo tempo, é necessário manter a sua própria temperatura em cada divisão. E também acontece que em alguns quartos é necessário desligar completamente o aquecimento. No verão, por exemplo, você não precisa aquecer a casa, mas um toalheiro aquecido e piso radiante devem funcionar no banheiro.

Quando a casa já está construída, a impermeabilização do porão é feita pelo interior, o que impõe algumas restrições.

Tudo se resume a uma simples instalação de isolamento térmico em uma barreira de vapor.

Para interromper a circulação, é necessário girar o medidor de fluxo no fluxo de retorno do pente do sistema de aquecimento ou desligar completamente a válvula termostática. Durante a estação de aquecimento, para manter a temperatura ao nível necessário, é necessário instalar termostatos nas divisões pretendidas.O termostato é conectado ao atuador e o comanda para fechar ou abrir a válvula termostática. Existem termostatos que são conectados ao servoconversor por meio de ondas de rádio por meio de um conversor especial.

Recursos de instalação do produto

Ao instalar este design, é necessário levar em consideração uma série de regras e recursos. Normalmente, o coletor é instalado em uma parede, no meio ou próximo ao chão. Para isso, é aconselhável utilizar um gabinete manifold especial, que confere um aspecto mais estético à unidade estrutural.

Devem ser feitos furos nele para tubulação adequada. O pente é fixado de forma que seja possível purgar o ar dos circuitos de aquecimento. Isso permitirá que você execute reparos facilmente em caso de acidente.

O comprimento dos contornos deve ser aproximadamente o mesmo para facilitar o ajuste. Isso é feito de acordo com dois indicadores: a vazão do refrigerante e sua temperatura. Para isso, um medidor de fluxo e sensores de temperatura são integrados ao circuito.

Uma condição importante ao instalar o piso radiante é que o comprimento total de cada circuito não deve exceder 60 m. Do contrário, será difícil para o refrigerante superar a resistência hidráulica nas tubulações

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Ao criar um piso quente, um ramal de aquecimento separado é colocado em cada quarto.

Isso se deve ao fato de haver restrições quanto ao comprimento de uma ramificação, além da facilidade de instalação.

A distribuição do refrigerante de um único fluxo de caldeira para cada ramal ocorre em uma unidade especial chamada coletor ou pente para piso aquecido.

Com as suas próprias mãos, você pode fazer um análogo de um colecionador de fábrica, que desempenhará suas funções não pior, mas por menos dinheiro. O que você precisa comprar, como montar corretamente e montar na prática.

Projeto de válvula bidirecional

No esquema de instalação do piso radiante, a válvula é instalada diretamente na frente do pente. Ele é conectado a um sensor de temperatura, localizado no coletor de retorno do refrigerante. Além disso, o diagrama da unidade de distribuição inclui:

  • Bomba de circulação;
  • válvula de equilíbrio;
  • válvula de retenção.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante
A válvula de retenção faz parte do manifold
No início do processo de aquecimento, o dispositivo está em um estado aberto e o transportador de calor entra no coletor. A válvula permanece aberta até que a temperatura da água atinja o valor operacional. Assim que isso acontecer, o tandem "sensor + cabeça térmica" irá fechá-lo, e o refrigerante irá parar de fluir da caldeira de aquecimento.

Durante este período, a bomba combinada do piso radiante fará circular de forma independente a água quente pelos circuitos de aquecimento. Nesse caso, o refrigerante irá esfriar gradualmente e, quando sua temperatura cair abaixo da temperatura de operação, a válvula abrirá novamente.

A mistura correta de água quente e fria ocorre devido a uma válvula de equilíbrio que regula o volume do transportador de calor residual.

Dicas de Seleção

Ao comprar um pente de fábrica, preste atenção ao seu conjunto completo. Além dos elementos acima, um grupo de segurança deve estar presente - um bypass, uma válvula de segurança e um respiradouro. O coletor padrão para piso radiante ICMA não está equipado com tais elementos. Portanto, você deve comprá-los separadamente. No caso de um aumento inesperado na temperatura ou pressão, esses componentes estabilizam os parâmetros do sistema para valores ideais.

Você também deve prestar atenção ao custo do produto. Um pente barato para aquecimento de piso pode ser feito de uma liga de cobre que não seja mecanicamente forte. É melhor comprar dispositivos de aço inoxidável.

O seguinte vídeo curso irá ajudá-lo a montar o coletor de forma completamente correta. Clique no banner e conheça.

© 2020 prestigpol.ru

Como funciona o colecionador

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Pisos de água são colocados de várias maneiras, por exemplo, concreto ou piso, mas independentemente da tecnologia escolhida, é necessário adquirir e instalar um gabinete manifold.

Nota Recomenda-se que a caixa coletora seja instalada na parede o mais próximo possível do meio e, mais frequentemente, no próprio chão.

No futuro, dois tubos serão colocados nele:

  • abastecimento, que sai da caldeira e fornece refrigerante quente ao sistema;
  • retornável, que desempenha uma função absolutamente oposta: serve para coletar a água que já se esgotou e teve tempo de resfriar. É devolvido à caldeira e o processo é repetido novamente.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

A ciclicidade do processo é fornecida por outro componente embutido do sistema - uma bomba de circulação. De uma forma ou de outra, durante a operação de um piso quente, digamos, durante um trabalho de reparo, o sistema deve ser desligado. Para isso, cada um dos tubos está equipado com válvulas de corte. Um tubo de plástico e uma válvula de corte de metal são conectados um ao outro por meio de um encaixe de compressão. Em seguida, um pente é conectado à válvula, montando uma saída de ar em uma extremidade e uma válvula de drenagem na outra. Após a montagem do gabinete, prossiga diretamente para a instalação. E só com o pente instalado na parede é que os tubos do contorno podem ser cortados ao longo do comprimento.

Nota Para garantir o aperto da conexão, os tubos são cortados estritamente em ângulos retos.

Nós mesmos fazemos o pente

Você pode fazer seu próprio distribuidor subterrâneo. Você precisará das seguintes peças para o pente:

  1. T de latão de 1/2 polegada - 4 unid.
  2. Válvula de esfera com rosca de 1/2 polegada - 5 unid.
  3. Selante de silicone.
  4. Plugue de 1/2 ''.

As camisetas são adquiridas em uma configuração tal que a rosca seja interna em um lado e externa no lado oposto.

A montagem é realizada na seguinte seqüência:

  1. As camisetas são montadas em uma linha. Para fazer isso, cada tee subsequente é conectado ao anterior simplesmente aparafusando o lado do tee com uma rosca externa no tee do lado da rosca interna. Assim, obtém-se um tubo reto com curvas laterais. Para a vedação adequada, é necessário tratar a junta das conexões roscadas com selante de silicone. O selante é aplicado apenas no tee que possui uma rosca externa. Depois de apertar as duas partes, o excesso de selante é removido com um pano.
  2. Uma das torneiras deve ser instalada na entrada do tubo resultante. A instalação também é realizada com selante de silicone.
  3. No lado oposto da base um pente caseiro é instalado com um plug.
  4. Para cada ramo lateral a torneira está ferida.

Descobriu-se um pente caseiro para 4 contornos de um piso quente. Você pode fazer um distribuidor caseiro com qualquer número de torneiras.

Pente conectado
Para a vedação adequada, é necessário tratar a junção das conexões roscadas com selante de silicone.

Você pode fazer um pente com cachimbos de plástico

Para a fabricação do distribuidor, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  1. Ferro de soldar para tubos de plástico.
  2. Tesouras para cortar tubos de plástico.
  3. Chave de boca ajustável.
  4. Tubo de plástico para aquecimento.
  5. T-shirt de plástico.
  6. Adaptadores de metal.
  7. Manga de plástico - 4 unid.
  8. Válvulas de esfera - 5 unid.
  9. Canto de plástico.
  10. Selante de silicone.

O tubo de plástico é cortado em 4 peças, o comprimento de cada peça não deve ultrapassar 10 cm. Em seguida, usando um ferro de solda para tubos de plástico, os tês são soldados juntos usando um pedaço de tubo de plástico.

Um ângulo é instalado no tee extremo de modo que sua direção seja oposta à direção dos ramos principais do favo. Adaptadores de metal são instalados nas hastes laterais, nas quais as torneiras devem ser aparafusadas com selante de silicone.

No canto, que foi soldado ao tubo principal do distribuidor, um adaptador de metal e uma válvula Mayevsky são instalados para purgar o ar.

O distribuidor deve ser instalado de forma que as torneiras fiquem voltadas para baixo e o canto com a válvula de sangria voltada para cima. Esta disposição permite-lhe remover facilmente o bloqueio de ar que se pode formar durante o funcionamento do aquecimento de piso.

Conjunto manifold
Usando um ferro de solda para tubos de plástico, os T são soldados juntos usando um pedaço de tubo de plástico

Como construir um colecionador sozinho

Você pode comprar um uze pronto, escolhendo um que atenda aproximadamente às necessidades de sua casa. Mas obter uma correspondência exata é difícil. Portanto, é melhor fazer um pente de aquecimento com as próprias mãos. Vamos descobrir o que é necessário para isso.

Fase de planejamento

Existem vários parâmetros do sistema de aquecimento de uma casa que você deve saber ao construir um bloco.

  • O número de circuitos pelos quais a água aquecida passará.
  • O número e as características técnicas do equipamento de aquecimento incluído no esquema.
  • Equipamentos adicionais envolvidos na instalação. Isso se refere a medidores de pressão, termômetros, torneiras, tanques de armazenamento, válvulas, bombas, etc.

Também é necessário prever a possibilidade de aumentar a carga, se ao longo do tempo for necessário incorporar elementos que não foram levados em consideração antecipadamente. Isso pode ser, por exemplo, painéis solares ou uma bomba de calor.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

É necessário prever com antecedência não só o número de circuitos que operam no sistema de aquecimento, mas também os equipamentos adicionais que serão incluídos no esquema geral

Determinando a construção do bloco

O projeto do nodo futuro depende do ponto de conexão de cada um dos circuitos. Afinal, existem algumas nuances de conexão que não podem ser ignoradas.

  • As caldeiras (elétricas e a gás) devem ser conectadas na parte superior ou inferior do pente.
  • A bomba de circulação deve ser conectada no final da estrutura.
  • Unidades de combustível sólido e caldeiras de aquecimento indireto também precisam ser cortadas na extremidade.
  • Os circuitos de alimentação do sistema de aquecimento são conectados por baixo ou por cima.

Para maior clareza, é necessário fazer um desenho da futura unidade compacta e organizada. Isso ajudará a determinar a quantidade e os tipos de materiais de que precisamos. Todas as dimensões necessárias, conexões roscadas com passo de rosca são aplicadas ao desenho. Todos os contornos devem ser marcados para serem guiados pelo desenho ao conectar.

Os principais pontos de instalação e ajuste de medidores de vazão para o sistema de piso radiante

Este desenho mostra um coletor de quatro vias. Você pode pular o desenho e se limitar a um esboço, mas não se esqueça de colocar todas as dimensões necessárias para trabalhar nele.

A distância entre os bicos de ambos os pentes deve ser entre 10 e 20 cm. Estes são os parâmetros ideais para o serviço. A distância entre os próprios favos de alimentação e de retorno deve estar dentro dos mesmos limites.

Definindo um desenho de bloco

O projeto do coletor envolve encontrar a localização ideal dos ramos e a distância entre eles. Em primeiro lugar, os seguintes requisitos devem ser considerados:

  1. É melhor conectar uma caldeira a gás ou elétrica no ponto mais alto ou mais baixo do coletor. O gerador de calor de combustível sólido deve ser conectado ao tubo de ramificação na extremidade do distribuidor.
  2. A tubulação que leva à bomba de circulação também é conectada pelo lado da extremidade.
  3. Uma caldeira de aquecimento indireto deve ser conectada no mesmo lado.
  4. As linhas de suprimento de refrigerante são conectadas pela parte superior ou inferior.
  5. As curvas devem estar localizadas a uma distância de 100 - 200 mm uma da outra (entre os eixos). A mesma distância deve ser mantida entre os favos de alimentação e retorno.

Além disso, na fase de projeto, você precisa se lembrar que deve ser fornecido um acesso fácil aos acessórios e dispositivos.

Após a tomada de decisões importantes, o colecionador deve ser desenhado em escala.O desenho ajudará a identificar deficiências e determinar quais espaços em branco e em que quantidade serão necessários.

Para eliminar a possibilidade de erro, o croqui deve ser dimensionado, marcar o tipo e o diâmetro da rosca nos bicos e, se necessário, indicar o material de todos os componentes.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores