Como fazer pisos de água quente para azulejos com suas próprias mãos


Prós e contras

Na hora de escolher, é necessário estudar o desenho do sistema, uma vez que todas as opções existentes possuem características individuais. Se você planeja colocar ladrilhos em um piso aquecido com água, leve em consideração as qualidades positivas de tal combinação:

  1. É possível operar a estrutura como fonte de calor principal e auxiliar.
  2. Aquecimento uniforme de toda a superfície do piso.
  3. Os proprietários podem economizar dinheiro eliminando a necessidade de pagar contas de eletricidade, como ao instalar um sistema de aquecimento elétrico para pisos aquecidos.
  4. Versatilidade.
  5. A água quente utilizada como meio de aquecimento não aquece a superfície dos ladrilhos com tanta intensidade como no caso de sistemas semelhantes. Graças a isso, o material de acabamento do piso fica menos exposto aos efeitos térmicos, o que significa que não perde suas propriedades e não se deforma.
  6. O sistema é caracterizado por alta condutividade térmica.
  7. Existe a possibilidade de equipar os pavimentos de água quente por baixo dos ladrilhos com as próprias mãos, visto que o trabalho mais difícil é considerado a instalação de tubos de plástico. O resto das etapas são realizadas sem esforço.

O sistema de água de chão também tem desvantagens. Isso inclui a necessidade de obter permissão para realizar esse trabalho. Em edifícios de apartamentos, tais ações são consideradas ilegais, uma vez que um aumento e qualquer alteração no circuito de aquecimento acarreta uma diminuição da pressão da água e, ao mesmo tempo, uma diminuição da temperatura do refrigerante e uma perda de sua capacidade de aquecimento são observados .

As desvantagens incluem o aumento da complexidade da instalação e a necessidade de grandes investimentos financeiros.

Os custos operacionais são baixos, no entanto, durante a instalação, você terá que gastar uma quantia significativa em materiais e equipamentos, especialmente se precisar equipar um sistema de aquecimento por piso radiante em uma sala grande.

Você deve levar em consideração os custos adicionais de realizar a instalação nos casos em que não planeja realizá-la sozinho.

As desvantagens incluem o aquecimento lento da superfície do ladrilho. Se um isolamento térmico eficaz for instalado, esta medida aumentará a taxa de aquecimento do piso. Além disso, a complexidade do reparo é considerada uma desvantagem. Se por algum motivo ocorrer uma violação da integridade das comunicações, o vazamento não pode ser removido sem desmontar o revestimento do piso e o contrapiso (mesa). Outra desvantagem é a falta da possibilidade de regulação local da temperatura da água quente. Você só pode reduzir a intensidade de aquecimento do refrigerante em todos os circuitos.

Os principais componentes de um fundo de água

A construção de um aquecimento radiante de água é multicamadas, antes de começarmos a estudar a instalação e o esquema de instalação, iremos considerar cada camada do sistema separadamente.

Impermeabilização

Se existisse um único material para tudo, não haveria necessidade de estudar o mercado de materiais de construção, escolhendo o que é melhor e mais adequado às suas necessidades.

Um pouco mais e a sala ficará agradavelmente quente, mas você não deve fazer um piso aquecido a água sem impermeabilizar

Para a impermeabilização do piso sob as telhas para aquecimento, utilizam-se polietileno ou material de cobertura, se o assentamento for feito no solo.

Na betonilha, é melhor optar por uma camada de membrana isolante de umidade

Aquecedores

Para isolamento, é ideal comprar espuma de poliestireno extrudido, e não lã de basalto. A lã mineral é altamente higroscópica em suas propriedades e, como o sistema de aquecimento por piso radiante é feito de água, qualquer vazamento estragará a camada de isolamento, o que resultará em um reparo sólido.

O isolamento impedirá que o calor saia da sala

Refletores

Um refletor é chamado de camada de folha ou placas de metal.Se a última opção for adquirida, faz sentido comprar imediatamente produtos com canais para tubos.

Um refletor de folha é necessário para que o calor do sistema volte para a sala e não aqueça o teto dos vizinhos abaixo

Tubos

Agora chegamos à camada principal do "bolo" quente - tubos. A água se move ao longo deles, o que aquece o piso sob os ladrilhos. Os tubos podem ser feitos de uma variedade de materiais. Isso afeta seu preço, características técnicas e condições de uso.
Tubos para aquecimento de piso

foto Material

Produtos de polipropileno são capazes de expansão significativa quando expostos a altas temperaturas. Seria melhor adquirir tubos à base de polipropileno com fibra reforçada.

Os modelos de metal-plástico para o sistema de aquecimento são duráveis.

Os tubos de cobre são elásticos e duram muito tempo, embora sejam uma ordem de magnitude superior.

Os modelos de aço são muito duráveis ​​e de excelente qualidade, embora a corrosão possa danificá-los com o tempo.

Base

Por se tratar de ladrilhos, deve-se levar em consideração que a base é maciça. Se você não usar uma mesa, poderá usar drywall, compensado e madeira resistentes à umidade.

O material da base afeta a espessura do piso, que consistirá na espessura da betonilha e isolamento e tubos

Existem três maneiras principais de instalar um piso aquecido a água:

  • sob a mesa;
  • sistema de revestimento;
  • sobre uma base de madeira (toras).

Deitado sob a mesa

A colocação de um piso quente sob uma mesa requer materiais como um tubo de polímero ou plástico, fixadores, uma bomba de circulação, a presença de acessórios e válvulas, bem como um coletor.

Em geral, um bolo tão quente não oferece dificuldades.

Quando o sistema de camadas é colocado, tudo é derramado com argamassa de cimento. É muito importante neste caso que toda a betonilha saia perfeita, não devendo aparecer vazios ou defeitos. Isso irá provocar a deformação de vários elementos do sistema colocado.

Quando a betonilha estiver completamente seca, pode-se iniciar o assentamento dos ladrilhos.

O ladrilho também deve estar isento de defeitos e imperfeições, para que o calor seja distribuído de forma ideal.

Sistema de postura

As placas de poliestireno possuem ranhuras especiais nas quais são montados tubos de aquecimento. Este método é bom pela sua simplicidade de colocação de um pavimento quente e é utilizado em salas com pé-direito baixo ou quando é tecnicamente impossível preencher a betonilha.

O sistema de piso pode ser usado onde houver resistência insuficiente do piso

Nas placas de poliestireno, primeiro coloque fibra de gesso resistente à umidade ou drywall.

Chão quente sobre base de madeira

Nas casas de madeira, tudo se ajusta a este material, por isso, foi desenvolvido um sistema para colocar um piso quente sobre toras.

Durante o processo de instalação, lã mineral ou poliestireno é colocado entre os lags. A colocação é realizada por tipo modular ou por rack

Existem módulos especiais baseados em aglomerado de grande formato com canais prontos para tubos.

Consequentemente, com o método de rack, os tubos são colocados entre os trilhos

A fixação é realizada com placas de alumínio, nas quais são fornecidas ranhuras especiais. Folhas de drywall resistentes à umidade são colocadas no sistema de lay out e só então começam a fazer o lay out dos ladrilhos.

Tipos de equipamento

O principal elemento do sistema são as comunicações. O diâmetro recomendado é de 20 mm. Isso é suficiente para a circulação normal do refrigerante em uma residência particular. Além disso, devido ao pequeno tamanho dos tubos, a espessura total da mesa sobre o sistema de aquecimento por piso radiante será mínima. Recomenda-se o uso de polietileno (material costurado) ou comunicações multicamadas reforçadas.

O segundo elemento importante do sistema de piso quente é o coletor. Trata-se de uma unidade universal que desempenha a função de distribuidor e, adicionalmente com a sua ajuda, é regulado o aquecimento dos circuitos do sistema. O manifold geralmente contém termostatos, bombas e estabilizadores de pressão. Para que este nó funcione de forma eficiente e sem interrupção, é recomendável que você determine um local adequado para sua instalação.

Equipamento

O manifold é frequentemente oferecido montado, todas as unidades são combinadas em um gabinete. Recomenda-se escolher esta opção ao preparar um revestimento de piso quente, se você planeja fazer o trabalho sozinho. É aconselhável instalar a caldeira mais econômica, pois os custos de operação dos circuitos de aquecimento aumentarão.É permitida a utilização de equipamentos a gás, elétrico, combustível sólido e caldeira a diesel.

Equipamento necessário para instalação de piso radiante

Para garantir as condições ideais para o aquecimento de uma sala, é necessário o uso de componentes de alta qualidade para organizar o sistema de aquecimento:

  • tubos feitos de material moderno de alta tecnologia. Podem ser produtos de plástico ou metal-plástico. A sua qualidade deve garantir a estanqueidade total do sistema, fácil dobragem à mão. Para a montagem do sistema de aquecimento, é necessário excluir a união de tubos, nesta concepção devem ser utilizados tubos monobloco com o comprimento necessário. A vida útil de tubos e edifícios deve ser praticamente a mesma.

Os requisitos especiais para tubos destinados à montagem de um sistema de aquecimento do tipo "piso radiante a água" são: a resistência à acumulação de depósitos na sua superfície interna, afetando o estado de todo o sistema, incluindo a unidade de aquecimento. O custo desses produtos modernos corresponde à sua qualidade;

  • O material para isolamento térmico do piso pode ser o poliestireno, um dos tipos de isolamento e suas modificações. Espuma de polietileno especializada, teramplen, com folha colada, com marcações para colocação uniforme de tubos. A camada isolante deve ter espessura superior a 22 cm. A facilidade de trabalho é garantida, mas o alto custo do produto deve ser levado em consideração.

A parede e os elementos de aquecimento devem ser isolados com fita isolante;

Para o correto funcionamento de um piso aquecido a água, o circuito deve estar equipado com os equipamentos necessários:

  • coletor de liga de aço com um conjunto de medidores de fluxo ajustáveis,
  • válvulas de esfera,
  • um circuito eletromecânico, em um único alojamento do qual um motor elétrico, uma caixa de engrenagens, um sensor, uma unidade de controle (ou um servoacionamento) estão localizados,
  • elemento de conexão "Eurocone", representando um sistema de porca de união, ponteira e cone,
  • uma unidade de mistura de bomba, para manter uma temperatura constante na unidade de fornecimento de agente de aquecimento,
  • um armário para colocação de um coletor com um distribuidor de circuito de aquecimento e uma unidade projetada para manter a temperatura desejada em cada ambiente.

instalação de piso aquecido a água

A escolha do isolamento térmico

Considerando que é aconselhável montar tal estrutura em uma casa particular, é necessário protegê-la da umidade, além de ajudar a reduzir a perda de calor pela base áspera. Para isso, o isolamento térmico é utilizado como forma de conter a saída de calor do ambiente. Os tipos de revestimentos mais confiáveis ​​que são menos suscetíveis ao estresse mecânico:

  • Isopor;
  • poliestireno expandido;
  • isolamento de rolo revestido de folha metálica (penofol).

Esta última das opções é recomendada para o caso em que a instalação de pisos aquecidos a água sob os ladrilhos é realizada como fonte de aquecimento auxiliar. Ao mesmo tempo, não é necessário colocar uma camada de isolamento térmico de grande espessura, uma vez que a perda de calor será mínima devido à ligação das comunicações ao sistema de aquecimento. Quando houver um porão ou solo sob o contrapiso, é recomendado escolher argila expandida ou poliestireno expandido como isolamento para um revestimento de piso quente, enquanto a espessura da camada varia entre 50-100 mm.

Os materiais isolantes devem ser de maior rigidez, pois a estrutura é revestida com uma régua de concreto. Se for usado um material macio, a camada de cimento se deforma sob a influência de cargas aumentadas. Além disso, a espessura total do "bolo" do revestimento do piso quente não deve ser muito grande, de modo a não reduzir visualmente a altura dos tetos. O mesmo se aplica à espessura da betonilha para pavimento aquecido a água e às dimensões do isolamento térmico.

Preparação da base

O piso é desmontado com suas próprias mãos até o piso de concreto resistente, após o qual, para a eficiência do sistema de piso de água quente, você precisa:

  • construir uma mesa de nivelamento sobre base de concreto (para evitar a formação de bolsas de ar nas tubulações);
  • realizar a impermeabilização do piso de concreto (inclusive para minimizar as consequências da despressurização emergencial das tubulações de aquecimento);
  • para arranjar o isolamento térmico da base (para reduzir a perda de calor para baixo e para os lados).

Nivelamento do piso de concreto

Se as diferenças de altura do piso de carga excederem 10 mm, uma mesa de nivelamento de 2-3 cm de espessura é feita com as próprias mãos, o que evitará a formação de obstruções de ar nos tubos de calor e uma perturbação na circulação do refrigerante. A betonilha é constituída por uma argamassa de cimento-areia preparada na proporção de 1: 3.

Barreira hídrica e de vapor sob um piso aquecido a água

Um revestimento selado confiável fornecerá bitulina roll com espessura de 5 mm, mas a superfície para seu assentamento deve ser seca, plana e lisa, já que o material é fixado na base com uma camada de fundo aquecida com maçarico. As placas de bitulina devem ser dispostas de ponta a ponta e com sobreposição nas paredes igual à espessura total do revestimento do piso sobre o concreto (10-15 cm), e revestir as costuras com mastique betuminoso.

Você também pode arranjar uma barreira hídrica e de vapor de alta qualidade, colocando duas camadas cruzadas de celofane denso com 5 cm de sobreposição de tiras uma sobre a outra, as sobreposições são revestidas por dentro com mástique de betume. Sobre duas camadas de celofane, é colocada uma espuma de polietileno de 5 mm de espessura (espuma phone), cujas tiras são colocadas de ponta a ponta, as juntas são coladas ao celofane com mastique de betume e revestidas com ele por cima.

Isolamento térmico do sistema de aquecimento de piso

Acima da impermeabilização, é necessário instalar o isolamento térmico da base para minimizar a perda de calor.

Isolamento térmico do sistema de aquecimento de piso
O isolamento térmico para um piso de água quente é igualmente importante

A espuma de poliestireno extrudado possui altas características de isolamento, que também é resistente à água e pode suportar cargas de compressão significativas. Folhas de poliestireno expandido com espessura de 30-50 mm (para o piso do primeiro andar - 50-100 mm) são colocadas ponta a ponta na impermeabilização, as costuras são preenchidas com mastique betuminoso, ao longo das juntas um reforço malha de náilon com 10 cm de largura é colada e revestida com a mesma mástique.

Ao instalar o isolamento térmico com as próprias mãos, você pode usar aquecedores prontos para pisos aquecidos, que possuem canais especiais em sua superfície para a colocação de tubos, mas seu preço é superior ao dos materiais tradicionais.

Reforço de base

Ao longo do perímetro da sala, acima do isolamento térmico, uma tira de espuma de poliestireno extrudido com 5-10 mm de espessura e 10-15 cm de largura é fixada nas paredes com cola PVA de forma pontual, que desempenhará o papel de amortecedor (temperatura) costura quando a camada de concreto se expande com o aquecimento.

Reforço de base
O reforço da mesa de aquecimento do piso é recomendado para evitar deformações e danos ao dispositivo de aquecimento

A tela de reforço deve ser colocada em cima do isolamento térmico para dar resistência ao concreto, que será colocado em tubos de calor. Para a armadura utiliza-se armadura de aço de perfil variável com diâmetro de 8-10 mm, ligada em malha com célula de 10x10 cm, ou armadura de plástico com diâmetro de 6-8 mm com mesmo tamanho de malha. A malha de reforço também pode ser usada para fixar no lugar de dutos - com suas próprias mãos você pode prender canos de calor a ela com braçadeiras de nylon.

Se a instalação de vários circuitos de tubos de calor for planejada na sala, então uma junta amortecedora de poliestireno expandido também deve ser disposta ao longo de todos os limites dos circuitos entre si.

Betonilha de aquecimento por piso radiante

Depois de concluída a instalação do sistema, é realizado um teste de pressão obrigatório - verificando a estanqueidade do equipamento a uma pressão de água de 5 bar. Se não houver vazamentos de água e bolhas nas tubulações em 24 horas, procede-se à construção da mesa principal de concreto.

A betonilha é construída a uma pressão de água nas tubagens de 3 bar a partir de uma argamassa de cimento-areia com adição de um plastificante, preparado nas proporções:

  • cimento M-400 - 100 kg;
  • areia peneirada - 1000 kg;
  • água - 50 l;
  • plastificante - 8 l;
  • fibra - 100 g (em substituição à malha de reforço).

No topo dos tubos de calor, durante o posterior revestimento de pisos quentes com cerâmica, é necessário colocar uma tela de reforço com uma célula de 10x10 cm em fio de aço com um diâmetro de 3-5 mm. A colocação da malha de reforço pode ser substituída pela adição de fibra de polipropileno à solução na fase de mistura a seco.

Betonilha de aquecimento por piso radiante
Para que a mesa para um piso de água quente seja uniforme e forte, você deve seguir estritamente a sequência de ações

A espessura da betonilha é efectuada entre 30-50 mm, a camada de betão no topo dos tubos de aquecimento não deve ultrapassar 2 cm. A betonilha não deve ser exposta a correntes de ar, no segundo dia após a sua colocação é coberta com um filme por uma semana para evitar a evaporação prematura da água. Após 28 dias da instalação da betonilha, pode-se iniciar o assentamento dos ladrilhos cerâmicos.

Colocar ladrilhos

Após 28 dias, você pode prosseguir para a próxima etapa. O princípio de assentamento de ladrilhos sobre pavimento quente e base rugosa sem aquecimento é o mesmo: os produtos cerâmicos são colocados sobre a superfície acabada, partindo do centro (no caso de trabalhar ladrilhos de pequena dimensão) ou no canto da maioria parte visível da sala (colocação de produtos grandes). Quando o adesivo secar, proceda ao rejuntamento.

Esquemas de postura

O layout correto permitirá que a água quente circule pelas tubulações, aquecendo o ambiente por igual.

As opções de esquema podem estar fechadas

A colocação de tubos no fundo da água pode ser realizada de acordo com o esquema "cobra" e "caracol". Mais frequentemente, a preferência é dada à segunda opção. Para implementá-lo, é necessário instalar tubos com circulação de água quente em paralelo com tubos nos quais o refrigerante já tenha esfriado. Isso garantirá uma transferência uniforme de calor em toda a sala.

O esquema "cobra" é usado em cômodos pequenos, mas é possível colocar os dois esquemas dentro do mesmo apartamento, escolhendo o tipo de acordo com a área do cômodo.

Um diagrama simples de uma cobra para um fundo de água, uma instalação fácil do tipo faça você mesmo

Cálculos preliminares

A instalação de um piso aquecido a água é uma obra de construção completa, por isso é melhor começar com os cálculos. A maneira mais fácil é se virar com uma folha de caderno em uma gaiola - você poderá observar a escala nela, o que facilitará muito o design.

É mais difícil traçar um plano de projeto para todo o apartamento, mas toda a escala da obra será imediatamente visível.

Os limites da sala são desenhados em papel, indicando os locais das aberturas de portas e janelas, saliências. Em uma sala grande, você precisa fornecer costuras de descompressão e exibi-las no projeto.

O tubo do sistema de piso radiante a colocar não pode coincidir de forma alguma com o tubo especificado. Ao cruzá-lo, o cano é escondido neste local com um cano corrugado. Ele se encaixa no cano.

Todas as paredes, nichos e saliências também são exibidas, primeiro no projeto, depois colocadas em prática na prática

A planta deve refletir os locais onde há objetos fixos que se ajustam firmemente ao chão. Não há necessidade de colocar aquecimento, além disso, será uma carga adicional e completamente desnecessária no sistema.

A planta de um piso de água aquecida não pode ser jogada fora, pois será muito útil na hora de consertar ou reorganizar móveis!

O projeto também inclui a colocação do gabinete do manifold. Depois disso, você pode escolher o esquema de acordo com o qual o piso aquecido será disposto, indicar sua localização exata de acordo com os requisitos:

  • um circuito conectado ao coletor não deve exceder 110-120 metros corridos;
  • os comprimentos de todos os circuitos que estão conectados a um coletor comum devem praticamente coincidir, uma diferença máxima de 15 m é permitida;
  • o passo entre os tubos é de 140-150 mm. O valor mais baixo é considerado para casas localizadas em regiões agressivas;
  • colocar tubos perto das paredes é inaceitável; é necessário um recuo de 160-300 mm.

O contorno é um tubo de uma só peça e não é permitido amarrar, torcer, soldar ou qualquer outra conexão.

Forneça a localização do coletor

Como calcular o número necessário de tubos? Em primeiro lugar, pode recorrer a profissionais neste assunto: todos os requisitos serão tidos em consideração, bem como as características e qualidade do equipamento de aquecimento.

Outra opção, aliás, bastante prática e precisa, pode ser uma calculadora online desenvolvida para esse fim. Ele já estabeleceu o padrão para um aquecimento de piso de água calculado de maneira ideal. Os indicadores são ajustados usando os fatores de correção e outros parâmetros incluídos. Você precisará de dados sobre o diâmetro e o material do tubo, o passo esperado, o piso preferido e outras informações.

Os cálculos são feitos o mais cuidadosamente possível, nenhum detalhe é esquecido

Ferramenta necessária

Quanto melhor você se preparar para o trabalho, melhor e mais harmonioso será. O que é necessário para instalar um piso quente?

A lista inclui as seguintes ferramentas:

  • tubos e braçadeiras para eles;
  • você não pode viver sem uma bomba e válvulas;
  • malha de reforço, fita amortecedora;
  • materiais para impermeabilização e isolamento.

Acessórios para tubos de aquecimento de piso

No trabalho, você precisará de fita adesiva, fechos, chaves de fenda, fita métrica, chaves de boca e um perfurador. Se uma mesa estiver sendo feita, você precisará usar a regra.

Instalação de aquecimento por piso radiante

Quando o material e as ferramentas estiverem preparados, é hora de começar a assentar o piso aquecido com água.

É hora de dar um passo em direção a um lar acolhedor

Você deve estar preparado para o fato de que este não é o trabalho mais fácil, portanto, o cumprimento estrito das instruções ao colocar um piso de água quente é imperativo.

  1. A base está completamente limpa de todos os detritos.
  2. A impermeabilização será aplicada primeiro, e a espuma ou o tipo de isolamento selecionado precisará ser colocado sobre ela.
  3. Uma fita amortecedora é fixada na borda inferior da parede, deve ser colada ao longo de todas as paredes, cobrindo assim o perímetro da sala.
  4. Agora espalhe espuma de poliestireno, cobrindo todo o chão. Se necessário, eles são cortados com uma faca de escritório.
  5. Agora é necessário limpar novamente a superfície do piso antes da próxima etapa do trabalho: poeira e detritos não são necessários.
  6. O coletor geralmente está localizado em outra sala, portanto, é necessário levar tubos dele para uma sala aquecida. Se o esquema for diferente, esta etapa será ignorada. Se necessário, faça furos na parede com um perfurador.
  7. Os tubos são colocados de acordo com o esquema escolhido.
  8. A ponta do cachimbo é enrolada com fita adesiva e, além disso, com muita firmeza.
  9. O sistema está sendo testado enchendo-o de água. Quando tudo estiver em ordem, você pode começar a verter a betonilha ou continuar o trabalho no piso.
  10. Se for escolhida uma mesa de cimento, um nível a laser ajuda no nivelamento, e o próprio processo de nivelamento torna-se uma regra. A superfície é o mais plana possível. Após o endurecimento, a superfície do piso é espatulada. A mesa seca cerca de quatro semanas.

Você deve fazer uma torta de massa folhada com componentes para o calor

Conectando tubos ao sistema

Conectar o sistema é uma etapa muito importante, que mostrará se tudo está feito corretamente e se o seu piso estará quente.

Existem várias maneiras de conectar

O calor ficará responsável pelo coletor, que distribuirá a água por todo o sistema. Não é difícil estudar o diagrama de ligação: primeiro está conectado o tubo que sai da caldeira, depois já está instalado o tubo que sai do coletor e o tubo de retorno também é conectado ao dispositivo de retorno.

Se o apartamento ou casa tiver vários circuitos de aquecimento, um coletor com várias entradas e saídas é selecionado. Para distribuir a água uniformemente, as bombas estão incluídas no sistema.

O teste deve ser feito imediatamente após a instalação e conexão

Resta prosseguir com o acabamento e começar a desfrutar do calor.

Colocar ladrilhos

A operação de um piso aquecido a água sob os ladrilhos não trará problemas se todos os pontos das instruções forem seguidos.

O ladrilho pode ser qualquer, levamos produtos ao seu gosto e do interior da sala

Primeiro, a superfície do piso deve ser preparada. Em seguida, dilui-se a cola de construção, que será untada com uma espátula de pente. A profundidade do dente deve ser de 1 cm tanto para o piso quanto para os ladrilhos.

Uma ferramenta adequada também é preparada para trabalhar com ladrilhos.

Os ladrilhos devem ser pressionados firmemente contra a superfície do piso. O excesso de cola vai rastejar para fora, e deve ser removido.

O excesso de cola deve necessariamente subir, este é um indicador de que não haverá espaços vazios sob o ladrilho. Qualquer vazio é um ponto fraco em potencial em um piso quente, este ladrilho sairá primeiro.

Espaços iguais entre os ladrilhos são alcançados com a instalação de cruzetas de plástico

A cola é fixada em média por dia, depois as cruzes podem ser retiradas e o rejuntamento iniciado.

Betume

A qualidade estética e operacional do piso de cerâmica depende de qual argamassa é escolhida para um piso aquecido a água sob os ladrilhos. Você pode comprar um rejunte da cor, composição e propriedades desejadas.

Escolhendo uma bela cor de rejunte

É importante em que ambiente os ladrilhos são colocados: se há alta umidade ou carga elevada. Se você precisa de uma argamassa para o chão do banheiro, existem compostos com repelência à água.

Fácil de aplicar argamassa

O rejuntamento é feito com uma pequena espátula de borracha, utilizando uma escova e uma esponja de espuma. Todas as juntas entre os ladrilhos devem estar limpas, é melhor desengordurá-las e cobri-las com um composto antifúngico. As costuras são umedecidas com um pincel com água, isso vai melhorar a aderência.

O rejunte se espalha ao longo da superfície do ladrilho, com movimentos é cravado nas juntas e socado

Os vazios são inaceitáveis. A espátula remove o excesso, enviando-os para as juntas adjacentes. Quando o rejunte secar um pouco, é melhor umedecê-lo com água. Isso evitará rachaduras.

Verificação funcional

Após a instalação dos elementos de aquecimento, é realizado um teste de funcionamento do sistema de piso aquecido. Se você fizer isso nas últimas etapas da obra, quando a estrutura já foi preenchida com uma mesa, será difícil detectar erros na instalação das comunicações, o que significa que o vazamento ficará invisível. Para evitar inundações nas instalações, recomenda-se a realização de um teste de funcionamento. Para isso, o sistema de piso aquecido é ligado e o estado dos tubos é monitorado por várias horas, aumentando gradativamente a temperatura e a pressão de aquecimento.

Montagem de um piso aquecido a água

A instalação de uma estrutura de aquecimento de água começa com a preparação da base sobre a qual o esquema está a ser erguido, colocação de impermeabilização e isolamento térmico, colocação de tubos de aquecimento:

  • a qualidade da estrutura depende das condições da fundação sobre a qual deve ser instalada. Os principais requisitos são a sua resistência, superfície plana e seca;
  • a impermeabilização deve ser feita com uma sobreposição, com uma grande margem de sobreposição. Também é necessário fornecer alguma folga para a tela nas paredes. Toda a estrutura deve ser fixada com fita adesiva.
  • é necessário colocar uma fita amortecedora em todo o perímetro de toda a área de instalação. Este procedimento é necessário para compensar as diferenças de temperatura durante o vazamento e a secagem das misturas de cimento;
  • para uma maior preservação do calor da estrutura de aquecimento, materiais isolantes de calor são colocados. Teraplen tem uma alta eficiência de reflexão de calor para a superfície do piso.

instalação de piso aquecido a água

Outras opções de isoladores térmicos podem ser placas de perfil extrudado com o desenho de ranhuras especiais para a colocação de tubos. A espessura ideal do isolamento térmico é de cerca de 50 cm.O custo das placas é muito inferior ao preço do teraplenie.

  • os tubos são colocados na estrutura preparada. Para um piso de água quente de alta qualidade, produtos de plástico de alta qualidade e metal-plástico são permitidos. Se o esquema envolver um grande número de curvas de tubos, é necessário dar preferência a tubos de plástico de alta resistência.

Os tubos de plástico reforçado têm um alto coeficiente de transferência de calor. O aquecimento do piso com a ajuda de tais produtos é mais rápido.

Regras básicas para a montagem de um piso aquecido a água

Ao começar a montar uma estrutura com suas próprias mãos, você deve seguir as recomendações e conselhos de especialistas. Você pode usar os conselhos de mestres nos sites das empresas de construção. Regras a seguir ao realizar a instalação:

  • o esquema de colocação de tubos nas localizações de paredes externas, portas e outros objetos associados ao acesso de ar frio deve ser feito em versão mais densa do que na parte central da sala. Recomenda-se manter uma distância da parede ao tubo mais externo do circuito de aquecimento de pelo menos 12 cm;
  • o espaçamento entre os tubos deve ser de no mínimo 10 cm e no máximo 30 cm.Uma folga menor que e 10 cm exigirá um aumento no comprimento de bombeamento, o que resultará em má circulação do refrigerante. Uma distância de mais de 30 cm pode perturbar o aquecimento uniforme da superfície do piso. Áreas frias e quentes serão observadas na área coberta pelo piso;
  • é necessário levar a cabo o comprimento do circuito não superior a 100 metros;
  • seções de tubo localizadas sob as juntas das placas de isolamento térmico são colocadas em luvas de metal;
  • o planejamento dos diversos circuitos de aquecimento no sistema de piso de água quente exigirá a localização do gabinete com o coletor de controle em local que não impeça o fácil acesso a todos os seus elementos de regulagem e regulagem;
  • o esquema de instalação pode ser selecionado pelo usuário com base nas características e finalidade da sala, o tipo de tubos usados. Em qualquer caso, a sua fixação obrigatória é realizada. Isso pode ser o uso de grampos, placas de isolamento térmico com ranhuras especialmente equipadas para a fixação da estrutura ou uma combinação de opções de fixação.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores