Termostato para caldeiras a gás: por que você precisa e como escolher

Para conseguir uma temperatura confortável na casa, controlamos manualmente o funcionamento da caldeira a gás. Esta regulação é muito relativa, uma vez que definimos a temperatura do meio de aquecimento na caldeira. Assim que as condições meteorológicas mudarem de uma forma ou de outra, à medida que a temperatura das divisões diminua ou suba, é necessário regular novamente o aquecimento do refrigerante da caldeira. Isso se aplica a todas as instalações de aquecimento de água a gás, mesmo as caras com um alto nível de automação. Você pode se livrar da correria diária na sala da caldeira se instalar um termostato remoto para uma caldeira a gás. Alguns fabricantes de equipamentos para caldeiras fornecem seus produtos como opção.

Termostato de caldeira

O que são termostatos para uma caldeira elétrica

Para que servem e como são usados


Termostato mecânico simples.
O controlador de temperatura é um painel de controle com ou sem fio que é montado na parede em qualquer lugar conveniente.

Existem modelos mecânicos simples, cuja funcionalidade é o controle de temperatura suave por graus (especialmente importante para caldeiras elétricas com controle de potência medíocre de 3 ou 6 etapas) e modelos programáveis ​​automáticos com um display de informações, que permitem definir mais de 50 parâmetros do funcionamento da caldeira, programe a mudança para o dia seguinte e até uma semana.

Os termostatos automáticos permitem regular o funcionamento da caldeira uma vez e até uma ou várias temporadas de aquecimento.

Em geral, os termostatos de ambiente para caldeiras elétricas executam funções como:

  • medição, controle e manutenção de uma certa temperatura confortável do ambiente de trabalho;
  • transmissão de sinais para a caldeira elétrica de qualquer local conveniente para o proprietário da casa;
  • proteção contra superaquecimento ou congelamento do sistema de aquecimento;
  • programar o modo de operação para o dia ou semana seguinte;
  • controle remoto do telefone se houver um módulo Wi-Fi ou GSM no termostato;
  • notificação remota (inclusive via smartphone) sobre avarias e emergências no funcionamento do sistema de aquecimento.

Tipos existentes

As configurações feitas no termostato têm prioridade sobre as configurações da própria caldeira. O princípio de operação do dispositivo depende do tipo de sensor de temperatura usado nele:

1. Termostatos mecânicos

Os modelos mais simples, cujo princípio se baseia no funcionamento de sensores de membrana e de temperatura capilar. Eles usam substâncias que se expandem significativamente ao menor aumento de temperatura, colocadas em uma cápsula. A substância em expansão, ao atingir o limite máximo de temperatura, exerce pressão sobre a membrana do relé, a partir da qual os contatos se abrem, o termostato sinaliza uma diminuição parcial ou total da potência da caldeira elétrica.

As principais desvantagens de tais termostatos são a funcionalidade simples, limitada ao girar um botão giratório redondo para definir a temperatura desejada, e um erro alto - até 3-4 ° C.

2. Eletromecânica

Eles têm um design mais complexo, a partir do qual placas metálicas especiais são utilizadas como elemento termossensível, produzindo uma micro-descarga quando aquecido a uma determinada temperatura. A micro-descarga ativa um relé eletromagnético que controla a válvula mecânica. Em geral, os termostatos eletromecânicos têm + - a mesma funcionalidade, mas um erro muito menor, seu custo é 20-40% maior.

3. Eletrônico

Os mais modernos e multifuncionais dispositivos dotados de quadros elétricos (automação), muitas vezes com sensores externos: internos e externos (exteriores). Eles são capazes de manter ou alterar o modo de funcionamento da caldeira elétrica sem intervenção humana. Permita um erro mínimo de até 0,5-0,7 graus. Recomendamos atenção aos termostatos eletrônicos em função de sua funcionalidade e economia.

A automação dos modelos modernos é capaz de manter o modo de funcionamento mais econômico da caldeira elétrica, ajustando constantemente o seu funcionamento de acordo com a temperatura da sala de trabalho, o que evita completamente o consumo desnecessário de energia elétrica. Afinal, reduzir a temperatura em 1 ° C é uma economia de até 5%.

Como escolher um sensor de temperatura externo e organizar o controle da caldeira dependente do clima

Dicas operacionais

O primeiro e, provavelmente, o mais importante conselho - antes de conectar o termostato com fio, você não deve iniciar trabalhos de reparo na sala, caso contrário, a decoração interna pode ser irremediavelmente danificada. O fato é que na maioria das vezes a colocação de fios é realizada na espessura das paredes, para as quais são criadas ranhuras especiais - ranhuras, e com os reparos já concluídos, o estroboscópio pode revelar-se um problema bastante sério e desagradável.

A instalação do termostato deve ser realizada levando-se em consideração que, para o correto funcionamento do aparelho, deve haver espaço livre ao seu redor. Antes de conectar o termostato ambiente, certifique-se de que não haja obstáculos ou obstáculos próximos que impeçam o livre acesso ao mesmo.

... A colocação do dispositivo é recomendada em locais onde não haja móveis ou outros itens volumosos no interior, bem como em várias decorações - tapetes, móveis, utensílios domésticos decorativos.

Termostato para caldeiras a gás: por que você precisa e como escolher
Termostato mecânico fixado na parede
Conectar um termostato ambiente a uma caldeira a gás com fio e instalá-lo em um ambiente não é nada difícil. O mais importante é seguir estritamente as recomendações do fabricante e não se desviar das instruções e diagramas anexados ao dispositivo. A forma de conexão do cabo depende da marca e do tipo de termostato.

O espaço mais frio da casa ou do cômodo em que as famílias costumam se reunir é o mais adequado para instalar o aparelho. Não instale o termostato próximo a eletrodomésticos e aparelhos de aquecimento, bem como em locais onde haja alta probabilidade de exposição à luz solar direta.

A instalação do dispositivo em ambientes onde radiadores de aquecimento com cabeças térmicas são instalados não é recomendada. É melhor substituir essas válvulas por válvulas normais com ajuste manual.

Ao operar o termostato, você deve aderir a algumas regras simples para reduzir os custos de aquecimento:

  • ao sair da sala por um longo período, reduza a temperatura do termostato ao mínimo;
  • à noite, defina a temperatura 3-4 graus mais baixa do que durante o dia e, ao acordar, aumente a temperatura e aqueça o local. É muito mais fácil regular a temperatura ambiente se você comprar um termostato programável;
  • o dispositivo deve ser mantido em constante funcionamento, sem esperar o desligamento, as baterias devem ser trocadas com antecedência.

Como escolher um termostato ambiente para uma caldeira elétrica

Método de montagem e conexão

De acordo com a técnica de fixação e conexão à caldeira elétrica, os dispositivos com fio e sem fio são diferenciados.

Os termostatos com fio ainda podem ser instalados em qualquer ambiente, podem ter qualquer funcionalidade, mas requerem uma conexão com fio diretamente à caldeira elétrica. Seu custo é menor e, na maioria dos casos, o fio para conexão está incluso no kit.

Os controladores de temperatura sem fio consistem em um painel de controle e um receptor de sinal de rádio conectado à caldeira elétrica por um método com fio. As vantagens são óbvias: quando o termostato está localizado em uma sala distante do local de instalação da caldeira elétrica, não há necessidade de instalar um fio elétrico adicional em toda a casa.

De acordo com a prática, um sinal de rádio de 433 ou 868 MHz destinado a eletrodomésticos não afeta outros aparelhos eletrônicos da casa, ele é transmitido sem problemas através de qualquer parede a uma distância de 20 ou mesmo 30 metros. A desvantagem é a necessidade de fonte de alimentação adicional para o painel de controle, geralmente 2 baterias AA padrão.

Funcionalidade

Os modelos simples padrão possuem apenas um botão liga / desliga e um botão giratório (ou botões "+" "-") para definir a temperatura.

Para economias substanciais, é melhor optar por um termostato programável mais caro que terá retorno nos primeiros meses de uso. Pode ser usado para baixar a temperatura ambiente para 15-16 ° C quando todos foram trabalhar ou 18-19 ° C à noite. Basta configurar vários padrões de funcionamento da caldeira elétrica de uma só vez, cuja duração pode ser na faixa de 8 horas a 7 dias.

Além disso, os modelos programáveis, além do sensor de temperatura embutido, muitas vezes são equipados com remotos adicionais, incluindo aqueles para pisos aquecidos.

Disponibilidade de Wi-Fi ou módulo GSM

O módulo GSM integrado permite receber mensagens SMS sobre o funcionamento do sistema de aquecimento ou sobre uma situação de emergência que pode resolver imediatamente. Assim, o refrigerante não congela durante uma longa ausência dos proprietários.

A presença do Wi-Fi permite controlar o funcionamento da caldeira elétrica através de um aplicativo em um smartphone. Além disso, por meio de uma rede Wi-Fi, você pode conectar o termostato ao sistema de casa inteligente ou conectar vários sensores de temperatura adicionais (incluindo piso aquecido). A presença de Wi-Fi e GSM não afeta a eficiência e economia do sistema de aquecimento, mas aumenta o conforto de sua utilização.

Proteção e segurança

No orçamento e até mesmo em alguns modelos de caldeiras elétricas do segmento de preço médio, podem faltar elementos básicos de segurança como proteção contra superaquecimento, modo de prevenção de congelamento ou proteção contra parada da bomba de circulação. No entanto, todos esses elementos estão presentes mesmo em muitos modelos simples de termostatos na faixa de preço de 1.000-1.500 rublos.

Esses sistemas de segurança não devem ser negligenciados, especialmente quando temporariamente morando em uma casa, quando os proprietários estão ausentes por dias ou semanas, mas o sistema de aquecimento mantém uma temperatura positiva.

Seleção de dispositivo

O termostato não é a coisa mais cara, mas também não é a mais barata. Um grande número de marcas destes dispositivos de diversos fabricantes são apresentados no mercado moderno, pelo que pode escolher o dispositivo pretendido, tanto em termos de características e funcionalidade, como em termos de custo.

Se o principal critério para você é o custo, então é melhor optar pela versão eletrônica com fio. Esses dispositivos são tecnologicamente avançados, têm uma boa resposta e sua confiabilidade não depende de terminais oxidantes, o que muitas vezes é o caso de um termostato mecânico de sala.

Se, ao escolher por você, a economia de energia é de importância decisiva, e com eles em um futuro próximo e seus próprios fundos, então você deve adquirir um dispositivo programável

... Esse termostato, que liga e desliga estritamente nas horas definidas pelo proprietário, reduz a temperatura nos quartos quando não há ninguém em casa e pode reduzir significativamente os custos de aquecimento. Dispositivos programáveis, via de regra, possuem vários modos semanais e diários.

Os programadores permitem simplificar e otimizar ao máximo o funcionamento do sistema de aquecimento, por isso é necessário olhar atentamente não só para eles, mas também para as caldeiras de fornecimento de calor não volátil.

Se a casa já foi reformada e não há desejo de esculpir as paredes sob os canais para os fios, a escolha por um termostato sem fio com sensor de temperatura do ar é óbvia.

Termostato para caldeiras a gás: por que você precisa e como escolher
Programador sem fio com sensor de temperatura do ar

Ao comprar, você deve definitivamente consultar um especialista e ler de forma independente as avaliações de determinados modelos de dispositivos.

Muitos fabricantes de caldeiras também recomendam a compra de um termostato de sua própria marca, explicando que a instalação e instalação do dispositivo, neste caso, será muito mais rápida e fácil, e o controle do equipamento de aquecimento será mais confiável.

... Por exemplo, para uma caldeira a gás Baxi, é necessário adquirir um termostato da mesma marca. Na prática, vários dispositivos não entram em conflito entre si de forma alguma e não há problemas com sua interconexão e operação subsequente.

Ao escolher um termostato, é necessário levar em consideração a área da sala em que será instalado, e a faixa de temperaturas desejadas não é menos importante.

Artigo relacionado: Sistemas de aquecimento de água quente: classificação de tipos

Os dispositivos mais simples custam cerca de US $ 40. Apesar de o custo dos aparelhos ser bastante elevado, não se deve esquecer a economia com a diminuição do consumo de gás - o termostato se pagará em breve.

Os fabricantes e modelos mais conhecidos: características e preços

Cewal RQ-10

Um dos termostatos mecânicos mais simples e acessíveis de um fabricante italiano. Apesar do baixo custo, é conhecido pela qualidade de construção e confiabilidade. As instruções para o dispositivo esquematicamente e em detalhes indicam o algoritmo de instalação e conexão. A única desvantagem é a grande histerese - até 1,5-2,5 graus, que é típica para todos os termostatos mecânicos.

Custo: 800-1 150 rublos.

SKAT Teplocom TS-2AA / 8A

Termostato mais avançado com precisão de até 1 ° C. Possui micro display para indicação de temperatura, é alimentado por 2 pilhas AA (suficientes para 10-15 meses). Difere na presença de um modo noturno econômico com redução automática da temperatura de 4 ° C e na presença de proteção contra congelamento.

Custo: RUB 1.450-1.600

Danfoss ECtemp Next Plus

Um dos melhores termostatos para uma caldeira de aquecimento elétrico na relação qualidade-preço. É um termostato eletrônico programável moderno com um design elegante e ampla funcionalidade. Além do embutido, possui um sensor remoto de temperatura com fio para piso radiante, que permite o controle independente da temperatura do ar na sala. A ampla funcionalidade, programação e disponibilidade de modos prontos ("noturno", "ausente", etc.) permitem maximizar a economia de energia.

Também se distingue pela segurança: presença de proteção contra superaquecimento e congelamento, bloqueio infantil, monitoramento da saúde dos sensores de temperatura. De acordo com a prática de instalação e feedback dos proprietários, não houve casos de mau funcionamento. Para evitar mau funcionamento, o conjunto deve se encaixar exatamente nas ranhuras do conector do plugue.

Custo: 3 420-3 900 rublos.

TEPLOLUX MCS-350

Um termostato premium multifuncional moderno com um módulo Wi-Fi integrado e a capacidade de controle usando um aplicativo especial para um smartphone. Possui uma das mais amplas funcionalidades, um ecrã táctil informativo (com bloqueio automático) e um design elegante. O conjunto inclui sensores de temperatura integrados e remotos para controle simultâneo ou separado. Além disso, você pode conectar até 32 sensores de temperatura.

Existem modelos de modos de operação de economia de energia, programação semanal e estatísticas de consumo de energia. A conexão deve ser feita através de um contator modular.

Custo: 5.900-6.200 rublos.

O princípio de operação do termostato

O termostato mais simples é um dispositivo eletromecânico, cujo "coração" é um elemento termossensível preenchido com gás que se expande quando a temperatura do ar aumenta. Quando a temperatura do ar definida pelo usuário na sala onde o dispositivo está instalado, o elemento termossensível abre os contatos que conectam o dispositivo com a caldeira de aquecimento. Esta ação é um sinal para a automação da caldeira ou para a válvula de gás, que desliga o queimador ou o coloca em modo de manutenção. Tudo depende do modelo e configuração do equipamento de aquecimento.

Quando a caldeira para, o refrigerante no circuito esfria. Naturalmente, isso leva a uma diminuição da temperatura ambiente, enquanto o termopar fecha os contatos e o controlador do sistema de aquecimento liga novamente o queimador.

As vantagens de usar um termostato ambiente são as seguintes: o conforto em uma sala aquecida depende das características de temperatura e umidade do ar, e não da temperatura do refrigerante nas baterias. O ar esfria muito mais lentamente do que a água. É por isso que, ao utilizar um termóstato ambiente, mantém-se a temperatura ambiente mais confortável para os habitantes com uma diminuição significativa do número de arranque da caldeira de aquecimento.

Em outras palavras: usando um termostato de ar, você aumenta a vida útil do equipamento e obtém um microclima confortável em casa, livrando-se de ajustes frequentes nos parâmetros de funcionamento da unidade da caldeira, economizando dinheiro na devolução do combustível usado. Inúmeras observações mostram que ao usar um sensor de temperatura ambiente, a economia na manutenção de um sistema de aquecimento autônomo é de até 35% ao ano.

Conexão correta do termostato à caldeira elétrica

Ao escolher um local de instalação, deve-se ter em mente que:

  • a instalação perto de janelas, ventilação ou portas de entrada não é recomendada devido às constantes mudanças de temperatura;
  • as massas de ar aquecidas concentram-se próximo ao teto, próximo ao piso a temperatura é menor, portanto, recomenda-se instalar o termostato a uma altura de 1-1,5 m;
  • Os eletrodomésticos na cozinha podem gerar calor, o que afeta a precisão da medição do clima geral na sala de trabalho.
  • não é recomendado instalar muito perto de uma porta frequentemente fechada;
  • a conexão direta não é recomendada se a carga exceder 10 A (a conexão é feita por meio de um contator modular).

Instruções de conexão usando o exemplo de um Cewal RQ-10 mecânico:

fotoDescrição do processo

Remova o rotador

Desaparafuse os parafusos removendo a tampa frontal do termostato

Fixe o dispositivo à parede usando os orifícios apropriados

Conecte o solo. Conforme o diagrama da foto (clique para ampliar), é necessário conectar os contatos do termostato na placa da caldeira elétrica.

Individualmente... Pode haver um jumper entre os contatos “TA” da placa da caldeira, que deve ser substituído por um cabo isolado de dois núcleos com seção transversal do condutor de 0,5-0,75 mm2.

Os termostatos modernos são alimentados por baterias AA, mas a conexão à rede elétrica também pode ser necessária de acordo com o diagrama abaixo:

Os diagramas de conexão e um algoritmo detalhado são descritos nas instruções de cada um dos termostatos. No entanto, cada caso é diferente e requer certos conhecimentos e habilidades básicas. Portanto, o conselho tradicional - em caso de dificuldades e dificuldades, entre em contato com os especialistas.

Por que uma caldeira de aquecimento precisa de um termostato de ar?

Todos os felizes proprietários de aquecimento autónomo sabem que a caldeira é um dispositivo que, ao queimar combustível, aquece a água que circula no sistema de aquecimento.A caldeira de aquecimento não funciona constantemente, mas ciclicamente: ele aqueceu o refrigerante a uma determinada temperatura - desligou. O refrigerante esfriou alguns graus - a caldeira foi ligada. A temperatura do agente de aquecimento é regulada manualmente pelo proprietário, um termostato, que é parte integrante de qualquer caldeira de aquecimento moderna, independentemente do fabricante e da funcionalidade do equipamento.

Este sistema de termorregulação tem várias desvantagens bastante sérias:

  1. O primeiro inconveniente é que quando o tempo muda, o proprietário do sistema de aquecimento autônomo é obrigado a visitar a sala de combustão todas as vezes e definir novos valores de temperatura na caldeira. Isso nem sempre é conveniente, especialmente se a caldeira for instalada em uma sala de combustão separada.
  2. Para manter a temperatura programada pelo usuário, a caldeira acende e apaga o queimador com freqüência. Isso leva a um aumento no consumo de combustível e na vida útil do equipamento.

Para resolver esses problemas, a maioria dos fabricantes de equipamentos climáticos recomenda o uso de termostatos de ambiente para uma caldeira a gás. Às vezes, na rede você pode encontrar os nomes deste dispositivo como: termostato de ar, programador ou sensores de temperatura ambiente.

Vantagens dos dispositivos automáticos para caldeiras a gás

Claro, a principal vantagem da automação para caldeiras a gás é a eficiência energética. Mesmo os programadores mais simples podem economizar até 15% em custos de aquecimento - e dispositivos mais caros e eficientes aumentarão esse número em uma ordem de magnitude.

Além de melhorar a eficiência, a automação tem as seguintes vantagens:

  1. A operação do equipamento de aquecimento torna-se mais estável à medida que o número de ciclos liga-desliga diminui.
  2. Torna-se possível ajustar o regime de temperatura, levando em consideração os desejos e capacidades individuais.
  3. O termostato é fácil de instalar, configurar e conectar a uma caldeira a gás sem problemas. Antes de conectar o termostato a uma caldeira a gás, basta ler atentamente as instruções e verificar com elas durante o funcionamento.
  4. O funcionamento do sistema de aquecimento em geral e da caldeira em particular é bastante simplificado.
  5. O sistema de aquecimento torna-se muito mais confiável e durável.

Como conectar um termostato ambiente a uma caldeira

Todas essas vantagens são óbvias mesmo em um exame superficial, mas na prática revelam-se ainda mais perceptíveis. Quando surgir a menor oportunidade, você precisa conectar o termostato ambiente à caldeira a gás Proterm para que suas qualidades positivas possam ser totalmente manifestadas.

Procedimento de configuração

Para configurar o sistema e selecionar uma temperatura confortável, siga estas etapas:

  1. Defina a temperatura máxima com o controle remoto.
  2. Arranque a caldeira e coloque-a no modo de funcionamento ideal, no qual a unidade atinge o rendimento máximo.
  3. Quando o ar em todos os cômodos estiver quente e confortável, pegue um termômetro eletrônico e meça a temperatura perto do regulador.
  4. Selecione o valor medido no termostato como o limite de desligamento do aquecedor. Coloque as configurações necessárias no programador.

Um esclarecimento importante. A caldeira a gás funciona com rendimento máximo a uma temperatura de 80/60 ° C (alimentação / retorno).

Vamos explicar o propósito das manipulações listadas. Devido às diferentes áreas e perdas de calor, a temperatura nas salas pode variar de 1-3 graus, por isso é melhor orientar-se pelo grau de aquecimento do ar próximo ao próprio sensor.

Se a temperatura no ponto de instalação do regulador for muito diferente do resto dos cômodos, ao fazer o ajuste, é necessário fazer um ajuste para o valor desta diferença. Alguns modelos, por exemplo, Baxi Magic Plus, fornecem uma função para tal correção (chamada mudança de temperatura).Em seguida, resta apenas inserir o valor necessário na memória do dispositivo, variando de 1 a 5 graus.

Princípios gerais de conexão do termostato

O método e os diagramas de conexão do termostato ao próprio equipamento de aquecimento podem ser encontrados no passaporte técnico da caldeira a gás. Equipamentos modernos, independente do fabricante, requerem pontos de conexão para o termostato. A ligação é feita através dos terminais da caldeira ou do cabo do termóstato incluído na entrega.

Ao usar um termostato sem fio, coloque a unidade de medição apenas em uma área residencial. Esta pode ser a sala mais fria ou a sala onde o maior número de pessoas se reúne com mais frequência, o berçário.

É impraticável instalar um termostato em uma cozinha, hall ou sala de caldeiras, onde o regime de temperatura é instável.

A ligação de vários tipos e modelos de termóstatos pode ter características próprias, a instalação é efectuada de acordo com as instruções do fabricante, que se encontram anexadas ao dispositivo.

As recomendações incluem uma descrição abrangente da operação do regulador, método de conexão e diagramas. A seguir, mostraremos como conectar corretamente o termostato a uma caldeira a gás e sobre as características de instalação dos modelos de reguladores mais típicos.

Conexão de termostato mecânico

O termostato do tipo mecânico se distingue por sua confiabilidade e simplicidade de design, baixo custo e operação de longo prazo.

Ao mesmo tempo, ele suporta apenas um regime de temperatura, que é definido alterando a posição do botão na marca da escala de temperatura. A maioria dos termostatos opera em uma faixa de temperatura de 10 a 30 ° C.

O termostato mecânico tem o princípio de funcionamento mais simples e é acionado abrindo e abrindo o circuito, o que ocorre por meio de uma placa bimetálica. O termostato é conectado à caldeira através da caixa de terminais no painel de controle da caldeira.

Instalação de um termostato eletrônico

O projeto do termostato eletrônico pressupõe a presença de uma placa eletrônica responsável pelo controle do dispositivo.

O potencial serve como um sinal de controle - uma tensão é transmitida para a entrada da caldeira, o que leva ao fechamento ou abertura do contato. O termostato deve ser alimentado com tensão de 220 ou 24 volts.

Um termostato controlado eletronicamente é usado para organizar a operação de sistemas climáticos complexos. Isso ajudará no controle não apenas de uma caldeira a gás atmosférica ou de turbina, mas também de uma bomba, ar condicionado e um servo motor no sistema de aquecimento.

Como conectar um termostato sem fio?

O termostato sem fio é composto por duas unidades, uma das quais está instalada na sala de estar e atua como um transmissor. O segundo bloco é montado próximo à caldeira de aquecimento e conectado à sua válvula ou controlador.

A transmissão de dados de um bloco para outro é realizada por meio de um canal de rádio. Para operar o dispositivo, a unidade de controle está equipada com um display LCD e um pequeno teclado. Para conectar o termostato, defina o endereço do sensor e instale a unidade em um ponto com sinal estável.

A principal desvantagem do termostato sem fio é o fornecimento de energia da unidade externa a partir das baterias, que possuem recursos limitados e, portanto, exigem substituições frequentes. Para garantir um funcionamento sem problemas, o dispositivo está equipado com uma função de alarme que avisa sobre a necessidade de substituir a bateria.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores