Razões e maneiras de eliminar o aquecimento insuficiente de radiadores e radiadores, bem como de todo o sistema


Por que as baterias do apartamento esquentam mal?

Razão 1: travas de ar


Freqüentemente, as baterias do apartamento estão frias ou não aquecem o suficiente devido ao congestionamento de ar. Via de regra, esse problema é relevante para os moradores dos andares superiores, uma vez que o ar tende para cima através das tubulações. Para eliminar o congestionamento do ar, um guindaste Mayevsky é usado. Ele permite que você libere o ar coletado e garanta a circulação total do refrigerante nas tubulações.

Razão 2: conexão subótima de baterias de aquecimento

O primeiro sinal de conexão inadequada é o aquecimento desigual da bateria. O radiador não aquece com força suficiente se o abastecimento de água for feito pela parte inferior. É melhor, neste caso, alterar o diagrama de conexão da lateral ou inferior para a diagonal.

Razão 3: um grande número de seções do radiador

O aquecimento desigual e fraco do radiador pode ser o resultado de muitas seções. É melhor evitar instalar a bateria em mais de 12 seções.

Razão 4: baixa temperatura do refrigerante

Às vezes, as baterias permanecem frias no inverno devido à baixa temperatura do próprio refrigerante (água). Nesse caso, você deve entrar em contato com a administração da casa.

Por que as baterias de uma casa particular não esquentam bem?

Tal como no caso de um edifício alto, podem existir várias razões para o fraco desempenho das baterias de aquecimento numa casa privada.

Razão 1: problemas na hidráulica do sistema de aquecimento

O motivo mais comum para as baterias permanecerem frias é o sistema hidráulico do sistema de aquecimento. Neste caso, um dos ramais de aquecimento está funcionando bem e o outro está intermitente. Isso é típico de um novo sistema de aquecimento ou ao adicionar radiadores a um existente. Se o sistema hidráulico for calculado incorretamente e, em particular, os diâmetros e comprimentos dos tubos, algumas das baterias podem simplesmente não aquecer. O sistema hidráulico pode ser ajustado por meio de torneiras especiais.

Razão 2: sistema de aquecimento de um tubo

Muitas casas privadas têm sistemas de aquecimento de um tubo. Em tal sistema, as baterias que geralmente estão distantes da caldeira esquentam muito mais do que as próximas a elas. Isso não significa que haja problemas, esta é uma característica da operação de um sistema de um tubo. A única solução aqui pode ser apenas substituir o sistema por um de dois tubos.

Razão 3: mau funcionamento da caldeira

As baterias podem não aquecer devido a avarias no funcionamento de caldeiras com automação incorporada, bombas e sensores, o que é um problema típico dos sistemas de aquecimento autónomos. Nesse caso, é necessário entrar em contato diretamente com um especialista que trabalhe com esses equipamentos.

Causas de problemas com o retorno nas baterias de um prédio particular ou de apartamentos

Existem vários motivos pelos quais a linha de retorno não está quente o suficiente ou completamente fria. Problemas comuns são:

  • pressão de água insuficiente no sistema;
  • pequena seção do tubo por onde passa o refrigerante;
  • instalação inadequada;
  • leveza ou contaminação do sistema.

Se um problema com o fluxo de retorno frio surgiu em um apartamento, a primeira coisa que você deve prestar atenção é a pressão. Isso é especialmente verdadeiro para quartos nos andares superiores.

O fato é que o princípio de funcionamento do fluxo de retorno é fazer com que o fluido passe de forma rápida e contínua pelo sistema. E se a velocidade cair, o refrigerante não terá tempo de retirar a água fria e as baterias não aquecerão.

A bateria de aquecimento está meio fria, o que fazer

Outro motivo para o mau funcionamento do retorno é a contaminação do circuito de aquecimento. Como regra, a limpeza geral dos sistemas em edifícios de vários andares não é realizada com frequência.O sedimento que se acumula com o tempo nas paredes do tubo impede a passagem do líquido.

O principal motivo de interrupções no funcionamento do sistema de aquecimento de uma casa privada é a instalação inadequada. Na maioria das vezes, isso acontece quando a instalação é realizada sem a participação de especialistas. Sendo incompetente neste assunto, é muito fácil confundir os tubos de abastecimento e retorno ou escolher os tubos de tamanho errado.

Tanto em um apartamento quanto em uma casa particular, o problema de um mau funcionamento do sistema de aquecimento pode estar associado a uma taxa de abastecimento de água insuficiente ou leveza. De forma semelhante, a contaminação das tubulações afeta o funcionamento do retorno.

Métodos de solução de problemas. Por que a limpeza é necessária?

Para entender exatamente como resolver o problema, primeiro você precisa estabelecer sua origem. Se as baterias esfriarem devido à circulação insuficiente de água, a instalação de uma bomba especial ajudará neste caso. Ele irá empurrar água regularmente para o circuito sob uma certa pressão, evitando assim que o sistema pare ou diminua a velocidade.

A bateria de aquecimento está meio fria, o que fazer

Foto 2. A marcação da bomba de circulação Grundfos permite-lhe escolher a mais adequada e instalá-la corretamente.

Se o motivo for canos entupidos, eles só precisam ser limpos. Isto pode ser feito de várias maneiras:

  • usando uma mistura pulsante de água;
  • com a ajuda de produtos biológicos;
  • por meio de um impacto pneumohidráulico.

Importante! Essa limpeza é realizada regularmente para evitar o surgimento de novos problemas. Em caso de mau funcionamento devido à instalação inadequada do equipamento, entre em contato com o assistente

Um especialista qualificado certamente descobrirá o problema e resolverá todos os problemas. Além disso, ele dará conselhos práticos e recomendações para a manutenção e operação do sistema.

Em caso de mau funcionamento devido à instalação inadequada do equipamento, entre em contato com o assistente. Um especialista qualificado certamente descobrirá o problema e resolverá todos os problemas. Além disso, ele dará conselhos práticos e recomendações sobre os cuidados e a operação do sistema.

É interessante: Esquema de aquecimento de uma casa térrea com circulação forçada (sistema aberto, fechado) (vídeo)

E se a parte inferior da bateria estiver mais fria do que a parte superior?

Se a bateria estiver quente na parte superior e fria na parte inferior, ela não está funcionando corretamente. Neste caso, o diagnóstico é exigido não só pela própria bateria, mas também por todo o sistema de aquecimento. A causa do problema pode estar em trabalhos recentes no sistema de aquecimento e na troca do radiador. Via de regra, o problema “topo quente - fundo frio” surge devido à ocorrência de bloqueio de ar (99% dos casos), entupimento da válvula do radiador (conseqüência de partida inadequada do sistema).

Este problema é resolvido de duas maneiras. Você pode remover a eclusa de ar usando um guindaste Mayevsky ou um descensor. Em primeiro lugar, desligue o fornecimento de refrigerante para o radiador e deixe o fluxo de retorno aberto. Abra o dreno, espere o ar escapar, feche o dreno e abra o suprimento de refrigerante. Normalmente, isso é o suficiente.

Caso este método não funcione, e estamos a falar de um edifício de apartamentos, convém chamar um especialista. Existe outra opção para casas particulares. Primeiro você precisa desligar o fornecimento de aquecimento, abrir o dreno no ponto mais alto do sistema e espremer todo o ar com contrapressão.

Cada sistema de aquecimento pode ter suas próprias características e, portanto, a probabilidade de problemas atípicos é alta. Isso inclui diâmetros de tubos selecionados incorretamente, distribuição incorreta do refrigerante, capacidade de fluxo insuficiente, falta de pressão, mau funcionamento na bomba de circulação ou tanque de expansão. Em qualquer caso, apenas um especialista pode compreender totalmente todas as nuances, portanto, em caso de dificuldades na resolução de um problema, é melhor procurar ajuda.

Por que a última bateria da caldeira está fria?

Boa tarde, após trocar o fogão para o método de aquecimento a gás (gás principal, caldeira Navien) em uma casa particular, optou-se por substituir o fogão por uma bateria do radiador (alumínio). Devido à sua localização relativamente elevada (30 cm) e ao fato de que historicamente os níveis de localização das baterias no anel da casa criam uma inclinação para o fluxo de água, apenas a parte superior aquece nesta bateria (ventilação pela torneira de Mayevsky ajuda insignificantemente). Como é mais fácil ligar a última bateria (em termos de distância da caldeira)?

E bom dia para você! Infelizmente, para avaliar sua situação e dar uma resposta específica, você não forneceu informações suficientes. Não sabemos que tipo de sistema de aquecimento você tem (um ou dois tubos), nem onde estão localizadas as linhas horizontais (inferior ou superior), nem de qualquer forma a caldeira está conectada. Sem ver o diagrama, só podemos adivinhar os motivos que impedem o aquecimento normal de uma das baterias, podem ser várias. Vamos listar os mais prováveis:

  • Vamos supor que seu sistema de aquecimento esteja instalado em um sistema de um tubo. Como regra, os sistemas de tubo único em loop possuem tubulações de grande diâmetro, o movimento do refrigerante ocorre sob a influência do fator de temperatura gravitacional, pela gravidade. Em um sistema de um tubo devidamente montado, uma bomba não é necessária. Com diâmetros de tubo insuficientes, um estreitamento local da seção, um número excessivo de curvas acentuadas e grandes saltos de altura na rede, a ausência de seções "aceleradas" após a caldeira, as forças gravitacionais podem não ser suficientes. Nesse caso, a bomba de circulação ajuda a "empurrar" o refrigerante. Você indicou que tem uma caldeira Navien instalada. Tanto quanto sabemos, todas as caldeiras domésticas de parede de fabricação coreana estão equipadas com bombas.

Talvez a instalação de uma bomba maior o ajude. Existe a possibilidade de que o equipamento padrão não forneça os parâmetros necessários. Em alguns casos, quando as coisas estão realmente ruins e nada ajuda em nada, é recomendável instalar uma bomba adicional na entrada de um aquecedor separado.

Se a velocidade do refrigerante na linha for suficiente, a redução parcial da seção transversal da linha na área de conexão do dispositivo, entre a entrada e a saída, ajudará a "conduzir" o líquido pela bateria. Você deve usar esse método com cuidado e não desnecessariamente. Você não pode simplesmente inserir um tubo mais estreito. Deve-se abrir uma válvula de corte, o diâmetro é equivalente ao da linha e o resultado deve ser obtido ajustando-a gradativamente.

Deve-se observar que em um sistema de um tubo, o refrigerante deve esfriar passando por uma linha em loop. A bateria mais distante da caldeira fornecida deve, a priori, ser mais fria do que as outras. Se for instalado mais alto que outros aparelhos, tiver mais seções, isso aumentará ainda mais a diferença de temperatura.

  • Agora vamos supor que seu sistema de aquecimento está instalado em um sistema de dois tubos. Existem pelo menos duas dúzias de versões desse sistema, tanto com circulação natural quanto com circulação forçada.

conexão serial

Sistema de gravidade de dois tubos com conexão serial. O ajuste correto do sistema é impossível: quando o fluxo em um dos radiadores diminui, o grau de aquecimento dos subsequentes inevitavelmente diminui. Se o seu sistema for montado de maneira semelhante, você não conseguirá obter um resultado positivo. Instalar uma bomba de circulação mais potente pode ajudar em parte.

Provavelmente, seus dispositivos de aquecimento estão conectados em série. Hoje, mais frequentemente, as linhas têm um diâmetro pequeno e a vazão necessária é fornecida por uma bomba de circulação.

Um sistema de dois tubos corretamente calculado e montado, em contraste com um sistema de um tubo, se presta a um balanceamento bastante preciso.Sem tocar na última bateria fria, as anteriores "pressionam", apertam as válvulas. Os fluxos do refrigerante são equilibrados, alcançando uma transferência de calor confortável de cada dispositivo ao longo do tempo. O ajuste principal é feito fechando parcialmente a válvula de retenção. Cabeças térmicas e válvulas de fluxo garantem um equilíbrio preciso. Tente cobrir todas as baterias anteriores primeiro. Se o calor for para um dispositivo frio, o sistema pode ser configurado.

por que a última bateria está fria
O sistema de dois tubos mais simples com circulação natural. Colocar a ramificação de suprimento por cima evita problemas com uma bateria "fria". A conexão paralela possibilita a regulagem de cada aquecedor individual. Em um grau ou outro, você pode equilibrar o sistema e aumentar a temperatura no dispositivo distante

No caso de um sistema de dois tubos ser dividido em várias ramificações, seu equilíbrio mútuo também pode ser necessário.

Se o ajuste não funcionar, o motivo pode ser potência insuficiente da bomba. Ou uma diferença muito grande na resistência hidráulica de diferentes ramos. Neste caso, você terá que colocar a circulação forçada em cada ramal.

a bateria está fria na parte inferior
Esquema mais moderno de dois tubos com circulação forçada. É fácil garantir a mesma temperatura em todos os dispositivos por meio do ajuste mútuo das baterias. Observe que a bomba está instalada na linha de retorno

Em um sistema de dois tubos com uma conexão em série de dispositivos, também há uma perda de temperatura do refrigerante para o último dispositivo. Se os tubos estiverem embutidos em paredes ou pisos, eles devem ser isolados com isolamento térmico.

  • O motivo também pode ser descuido na instalação. Já mencionamos o estreitamento da seção do tubo. Talvez a válvula termostática esteja instalada "na extremidade errada" (não horizontalmente, mas verticalmente). Ao instalar a bateria, podem ter entrado detritos, a fita de vedação bloqueou parcialmente a conduta. Talvez o fornecimento e a devolução estejam misturados (engraçado, mas acontece). A entrada e a saída estão localizadas na direção do fluxo, a saída fica apenas na parte inferior da bateria. A ventilação de ar deve estar localizada não apenas nos radiadores, mas também na parte superior do sistema. Muitas bombas de circulação também possuem dispositivos de purga de ar. Os gases devem ser removidos regularmente do sistema.
  • Em sistemas com circulação natural, a caldeira deve ser colocada abaixo dos radiadores. O não cumprimento desta regra, linhas longas e diâmetro insuficiente farão com que os últimos dispositivos permaneçam frios. Se você tem uma caldeira sem bomba instalada (existem opções de piso semelhantes, mesmo importadas), você terá que entregar.
  • Quando o sistema é inicialmente preenchido com água comum e o make-up é conectado ao abastecimento de água, um grande volume de gases inicialmente dissolvidos na água pode ser liberado do refrigerante em um mês. Se você terminou recentemente seu trabalho, a composição do líquido ainda não se estabilizou. Talvez seja simplesmente porque você precisa purgar o ar com mais frequência.

Por que a última bateria está fria em uma casa particular. Por que baterias frias

Airlock. Se houver uma válvula, abra e libere as bolhas. Em baterias novas, geralmente são instaladas válvulas.Você pode bater nos canos e sacudi-los para que o ar saia. Ele pode empurrar a bomba. E ele vai aquecer mais rápido na primeira vez que você o ligar.

Se estiver entupido, bata no tubo, principalmente na junção com o tubo principal e forneça e retorne.

no sábado fiz em 3 quartos e uma cozinha .. tudo correu para

400HP, estas são baterias + trabalho

nos apartamentos de esquina, um radiador adicional é sempre colocado na parede final, eu mesmo moro na primeira, mas não no canto quando comprei o apartamento, havia radiadores duplos desde a construção da casa, inicialmente troquei "segundo para minha mente." ou seja, fiz um projeto. Eles vieram até mim e descobriram quais comprar. Bem, eles são tão grossos e longos. calor normalmente))) de modo que de acordo com a lei, tudo é possível, como eu escrevi.

o custo das baterias, peças de reposição (peças de reposição para cerca de 15 lats (se cobre)) + 25 para trabalho + 10 para desligamento e tudo isso para uma bateria, se você quiser 2 multiplicado por 2 tudo demorou 3 horas

Chame seus amigos. A pessoa exala quase 37 graus. O que não é um aquecedor

Você perguntou mesmo assim. Não, o fato de ver agora o que está acontecendo por trás da bateria não vai me deixar mais quente!

a água fria é rigas udens. ligue para eles, eles vão enviar encanadores e dizer-lhes o que fazer

a temperatura de ida é regulada pela automação da sua unidade de aquecimento. total - a curva de aquecimento está configurada incorretamente ou o sensor de temperatura externo não funciona corretamente ou o controlador bidirecional está cheio de erros. entre em contato com o gerente da casa

Ou alguém em casa instalou secretamente baterias de capacidade não designada, com uma grande margem. Por causa do que ele tem Tashkent em casa, e o resto da casa está congelando em 15-18 graus

Causas de problemas de aquecimento

Em primeiro lugar, deve certificar-se de que o aquecimento é realmente fornecido e o portador de calor da temperatura necessária é fornecido ao sistema de aquecimento do apartamento. Na ausência de problemas com a rede central, entre os motivos para radiadores frios estão:

  • a presença de congestionamento de ar no sistema;
  • baterias entupidas;
  • ligação incorreta de elementos da rede de aquecimento.

Em cada situação, uma certa quantidade de trabalho precisará ser feito para aquecer os radiadores frios.

Dicas úteis

Se as baterias estiverem frias e o motivo mais provável para isso for a presença de uma câmara de descompressão, os especialistas não aconselham a drenagem do líquido de arrefecimento do sistema. Ao contrário, sua circulação constante facilitará a retirada do ar pelas válvulas de alívio.

Em propriedades individuais, existe um tanque de expansão no sistema de aquecimento. Para evitar a ocorrência de bloqueios de ar, uma torneira pode ser soldada ao tubo inferior através do qual o sistema deve ser enchido com água.

Também deve-se ter em mente que todos os tipos de telas decorativas para dispositivos de aquecimento são, ao mesmo tempo, um obstáculo no caminho das massas de ar quente. A exceção, talvez, sejam os produtos de metal, já que esse material tem boa condutividade térmica. Fornos de tijolos faça você mesmo para chalés de verão, estude no link.

Congestionamento de ar

A causa mais comum de irregularidades no aquecimento são as travas de ar, que se formam devido a vazamentos, enchimento rápido do sistema ou como resultado do aquecimento da água. Eles aparecem com especial frequência em apartamentos nos andares superiores.

Para que os radiadores frios se tornem quentes, o ar deve ser removido do sistema. Os modelos modernos são equipados com válvulas de ventilação especiais localizadas na parte superior das baterias e operam em modo automático. Além disso, uma válvula Mayevsky ou de drenagem pode ser instalada nos radiadores, com a ajuda da qual o ar é eliminado manualmente.

A válvula Mayevsky é uma haste roscada cônica, quando desparafusada, um orifício de passagem se abre e o meio gasoso é removido do refrigerante.

O que fazer se eles estiverem ausentes? Se deram aquecimento e as baterias permaneceram frias, você deve entrar em contato com a administradora ou com o escritório de habitação e chamar um encanador para remover o ar do sistema. Normalmente, uma verificação preventiva é realizada após o refrigerante ser fornecido ao sistema, a fim de excluir seu aquecimento desigual.

Erros de conexão

Outra razão pela qual podem permanecer frios é a conexão incorreta dos elementos do sistema de aquecimento. O erro mais grosseiro é considerado a conexão de radiadores com tubos, nos quais a água é fornecida por baixo. Nesse caso, as seções aquecem de forma desigual e parte dela permanece fria. Este é o caso mais frequentemente para conexões laterais. O que fazer para garantir que a superfície dos radiadores seja aquecida por igual e o apartamento fique quente? Para fazer isso, você precisa conectá-los corretamente ao sistema.

Muitas seções também podem contribuir para o aquecimento desigual, uma vez que a circulação do refrigerante é difícil. Uma extensão especial conectada a um cano que fornece água quente para a bateria ajudará a melhorá-la.

Conselho! Para o aquecimento uniforme dos radiadores, a melhor opção é uma conexão diagonal, o que garante a máxima eficiência do sistema de aquecimento.

Verificação rápida

Etapa 1: ligue para a empresa de gestão (ou HOA, DEZ, etc.)
Descubra se há cortes de aquecimento. Se eles não estiverem lá, vá direto para a próxima etapa.

Passo 2: pergunte aos vizinhos

Se em um prédio de apartamentos houver um sistema de aquecimento de um tubo (um tubo de aquecimento sai do teto e um tubo vai para o chão) e os vizinhos não têm bypasses (jumpers entre os tubos) nas baterias, então por bloqueio a bateria, eles vão privar os vizinhos do calor do riser. Portanto, verifique se a bateria dos moradores não está bloqueada por cima e por baixo (em algumas casas o refrigerante é fornecido por cima, em outras - por baixo).

Etapa 3: verifique sua bateria

Verifique se sua bateria está sobreposta. Quando a bateria está fechada, a válvula fica perpendicular ao tubo; quando aberta, fica paralela. Dê uma olhada aqui.

Assim, analisamos as razões "banais" pelas quais os radiadores não aquecem. Se os problemas não estiverem neles, é porque existem avarias no sistema de aquecimento. Um encanador ajudará você a identificá-los. A seguir iremos informá-lo sobre os principais problemas de funcionamento devido aos quais os radiadores de frio permanecem no apartamento e em uma casa privada.

Sistema de aquecimento entupido

As baterias costumam estar frias devido a depósitos nas paredes internas do gabinete. A razão de seu aparecimento são várias impurezas na composição do refrigerante e os produtos da interação da água quente e do metal. O que fazer neste caso?

A limpeza dos radiadores de um apartamento é realizada de várias maneiras, cada uma das quais requer determinados equipamentos e condições de desempenho.

Se for na entrada e na saída do refrigerante, isso pode ser feito mesmo com o sistema de aquecimento funcionando. Para isso, o radiador é retirado e as impurezas são lavadas com um jato forte de água. Em caso de falha, o sedimento das paredes da caixa é removido com produtos químicos. Após a secagem, o aquecedor é instalado em seu lugar e as juntas são cuidadosamente seladas.

É possível remover depósitos das paredes das baterias sem removê-los. Isso é feito usando equipamento especial usando os seguintes métodos:

  • Químico. É realizado com soluções de ácidos orgânicos e minerais, álcalis e outros compostos. É produzido com equipamento especial, composto por bomba, recipiente para líquido de limpeza e mangueiras. O método é insubstituível para tubos de aço.
  • Hidropneumático. Usado com equipamentos que podem gerar alta pressão. A água atua como fluido de limpeza, por meio do qual se formam fluxos turbulentos, destruindo depósitos nas paredes de tubulações e radiadores.
  • Hidrodinâmica. É realizado com um jato de água sob alta pressão, o abastecimento de líquido a locais de difícil acesso é feito por diversos bicos. O método de limpeza é eficaz para elementos de aquecimento em ferro fundido e tem um custo elevado.
  • Pneumohydropulse. É utilizado para baterias e tubos cujo diâmetro não seja superior a 150 mm. Os depósitos são removidos com uma pistola pneumática movida a água, que pode atuar como uma ponta.

Como resultado de um estudo cuidadoso das causas do aquecimento desigual e sua eliminação competente, os radiadores frios ficarão quentes e os aposentos terão uma temperatura confortável.

Depois de colocar o sistema de aquecimento central em funcionamento, demora algum tempo a entrar no modo.

Sistema obstruído - como limpar a bateria?

Em primeiro lugar, verifique se a alimentação do circuito específico onde a bateria está obstruída não está bloqueada através do coletor do sistema de aquecimento.Na verdade, o entupimento do sistema de aquecimento é bastante comum e não há nada de surpreendente ou triste nisso. O bloqueio ocorreu devido ao desgaste do sistema ou o refrigerante é fornecido ao sistema sem filtro e a água está simplesmente suja. Porém, na maioria das vezes isso acontece simplesmente pelo fato de que por um longo tempo de operação nos radiadores, ocorrem depósitos no lado interno dos tubos e o sistema fica entupido. Existem opções muito tristes quando apenas substituir o radiador ajudará. Se você não sabe limpar baterias de ferro fundido, então esta é exatamente a opção, é melhor comprar radiadores bimetais ou outros modernos, cuja eficiência será maior, a vista é mais agradável e o trabalho é mais estábulo.

Se a bateria já está entupida de um tipo moderno, basta saber limpar a bateria em casa. Vamos dar uma olhada em alguns pontos que vale a pena conhecer:

O que fazer se o apartamento estiver frio?

Se no início ou no auge da temporada de aquecimento, uma bateria no apartamento ou todo o circuito não funcionar, é necessário entrar em contato com a organização que trata do aquecimento da casa para obter ajuda. Para isso, basta ler atentamente o recibo de liquidação. Ele vem mensalmente. Sem falha indica:

  • o endereço da organização de fornecimento de calor;
  • linha direta ou número de telefone de emergência;
  • se possível - o endereço do site da organização.

Usando esses dados, é fácil entrar em contato com especialistas e pedir ajuda se eles forneceram calor e as baterias estão frias.

Tente deixar o ar sair, talvez o motivo esteja nele.

Em quanto tempo a questão do aquecimento da casa deve ser resolvida?

De acordo com a legislação em vigor, o problema associado ao nível insuficiente de aquecimento doméstico deve ser resolvido nos seguintes termos:

  • dentro de 16 horas, se a temperatura do ar na sala estiver dentro de + 12 ° C;
  • após 4 horas, se o ar no apartamento aquecer até + 10 ° C.

Por cada hora que ultrapassar o limite especificado, o pagamento do calor fornecido deverá ser reduzido em 10-15%, de acordo com a tarifa em vigor. Isso se aplica aos casos em que as baterias do apartamento não estão completamente aquecidas. E se os radiadores permanecerem frios em uma sala separada ou com fiação separada? Se algum deles esquentar, mas pela metade, não haverá redução no pagamento dos serviços prestados. Mas, ao mesmo tempo, o consumidor tem o direito de chamar um especialista da organização do serviço para que ele conserte a avaria.

Antes da chegada do especialista, é necessário verificar se apenas um dos quartos está com bateria fria ou o problema se estende a todo o apartamento, ou talvez a todo o espelho ou escada. As informações coletadas ajudarão o encanador a navegar rapidamente no local e eliminar a quebra o mais rápido possível.

Para que o apartamento esteja sempre aquecido ...

Muitas pessoas comuns se perguntam se. Em primeiro lugar, é necessário avisar a empresa que fornece aquecimento para a casa. São os seus especialistas que têm de reparar o circuito de aquecimento o mais rapidamente possível. Em alguns casos, é realizada uma reversão de contas de serviços públicos.

Os radiadores da casa podem estar frios devido à ventilação do sistema, acúmulo de sujeira no mesmo, baixo consumo de transportador de calor, instalação inadequada do circuito de aquecimento. Somente um especialista pode estabelecer corretamente a natureza da falha e, portanto, eliminá-la corretamente. É proibido realizar qualquer trabalho de ajuste de forma independente. A questão é divulgada com mais detalhes no vídeo:

Um radiador de aquecimento a frio no auge da estação de aquecimento está longe de ser incomum. Esse incômodo acontece não apenas em um apartamento, mas também em sua própria casa.

Todas as baterias são mais quentes na parte superior e mais frias na parte inferior. No entanto, quando a diferença de temperatura é muito grande, isso indica um problema. Afinal, o radiador emite muito menos calor do que o planejado.

Riser de aquecimento entupido

O entupimento do riser do sistema de aquecimento em um prédio de apartamentos é determinado pelo resfriamento dos radiadores de aquecimento em vários apartamentos. Normalmente, esses radiadores podem ser localizados verticalmente um abaixo do outro, dependendo da configuração do sistema de aquecimento particular. Normalmente, com esse colapso, os andares superiores recebem calor suficiente e os inferiores congelam. Isso é especialmente perceptível com um forte sinal de menos na rua.

As razões que levam ao bloqueio do riser são geralmente estabelecidas na fase de instalação. Uma diminuição no diâmetro do tubo ascendente em 0,25 em comparação com o projeto leva ao entupimento com óxidos e detritos após alguns anos.

Limpar esse bloqueio no riser do sistema geralmente requer o trabalho de uma equipe de encanadores qualificada. Freqüentemente, esses reparos também exigem o consentimento de outros residentes, incluindo os apartamentos que não são diretamente afetados pela emergência.

Os problemas dos próprios radiadores

Por que o radiador fica quente em cima e frio em baixo e como consertar?

A parte inferior da bateria está obstruída com sujeira

  1. Primeiro no meu apartamento
    ... Quando eles estiverem quentes, entreviste seus vizinhos.
  2. Quando tudo está em ordem com eles, e com a fiação de aquecimento, assim como com os radiadores, significa que é no seu aparelho que importa.
  3. Na maioria das vezes, o motivo é que ele estava entupido de sujeira.
    - óxidos metálicos (ferrugem) e outras suspensões, que, durante a sedimentação, não permitem a passagem do refrigerante. Portanto, a parte superior do radiador está quente - a parte inferior está fria.
  4. Tente aquecer a bateria na área do problema
    ... A água ferverá ali, será posta em movimento e possivelmente a suspensão irá embora.

Observação! Obviamente, a maneira mais eficiente de limpar a bateria é removê-la e enxágue-la. No entanto, você não pode fazer este trabalho sozinho, porque você terá que desconectar todo o riser de aquecimento da água. Trabalhadores de escritórios de habitação se recusarão a fazer isso no frio do inverno. Portanto, as baterias devem ser lavadas com antecedência, antes do início da estação de aquecimento.

Ar em dispositivos de aquecimento

As baterias muitas vezes não aquecem bem, porque um plug de ar foi criado neles. É formado quando o refrigerante é aquecido e o sistema de aquecimento o enche abruptamente.

Quando o radiador está equipado com uma válvula de escape, não é difícil lidar com o problema com as próprias mãos.

  1. Nos tipos modernos de baterias, este dispositivo é montado na parte superior e funciona de forma autônoma, drenando o excesso de ar periodicamente.
  2. Válvulas manuais também são freqüentemente usadas. Eles devem ser desenroscados e mantidos neste estado até que a água comece a fluir.
  3. Não há torneiras em modelos mais antigos. Mas há um esboço.
  4. Coloque uma bacia sob o radiador para evitar que a água derrame no chão. Desaparafuse a tampa até ouvir um som sibilante. Espere até que todo o ar saia e a água comece a escorrer. Em seguida, aperte o plugue de volta.

Instalação incorreta de elementos do sistema de aquecimento

Agora, os seguintes tipos de conexão de tubos de aquecimento são comuns: diagonal analógica, conexão inferior, montagem lateral.

  1. A instrução considera o tipo de conexão diagonal o mais eficaz agora.
  2. O emparelhamento não está correto quando a linha de alimentação do líquido de arrefecimento está conectada à parte inferior das baterias. Em seguida, a água quente corre pela parte inferior do aquecedor e não o aquece totalmente. A instalação de um cabo de extensão para entrada de água pode corrigir a situação.
  3. A conexão lateral também é ineficaz. Então, nos radiadores, apenas as seções iniciais aquecem o suficiente, no máximo 4/6. Nessa situação, encanadores qualificados podem ajudá-lo.

Observação! Os casos são muito comuns quando os radiadores estão quentes nos últimos andares de prédios de apartamentos, enquanto abaixo deles estão ligeiramente quentes. Aqui, o problema é óbvio - um projeto e instalação analfabetos do sistema de aquecimento. Aqui você não poderá fazer isso sozinho, será necessária a consulta de um engenheiro de aquecimento independente.

Deve-se notar que o número de seções em qualquer tipo de sistema de aquecimento não deve exceder o limite regulamentar.

  1. Ao aquecer por gravidade (gravidade), o radiador não deve ter mais de 12 seções.
  2. Em sistemas de circulação forçada, não vale a pena fazer dispositivos de aquecimento, mais de 24 seções. Caso contrário, os últimos não aquecerão de qualquer maneira.

Arranjo analfabeto de um sistema de aquecimento autônomo

Ao organizar o aquecimento em sua casa, muitas vezes surge a pergunta por que os últimos radiadores em um sistema de dois tubos são frios.

Por que as baterias de uma casa particular são mal aquecidas?

As baterias, neste caso, podem estar frias por baixo, quando o "retorno" e a "alimentação" foram confundidos, ou a taxa de circulação do refrigerante dentro dos dispositivos não é alta o suficiente.

  1. No primeiro caso, tudo é simples. A bateria foi conectada incorretamente aos tubos de alimentação e retorno do sistema de aquecimento. Aqui basta desligar o radiador e ligá-lo corretamente, de acordo com o esquema de aquecimento.
  2. Quando o radiador está quente por cima e frio por baixo no segundo caso, isso é explicado a seguir. Quando o refrigerante flui através do sistema em alta velocidade, seus elementos estarão quentes em todos os lugares. Quando a velocidade é baixa, a água esfria gradualmente e o fundo dos radiadores fica mais frio.

Resultado

A operação ineficiente de um radiador de aquecimento pode ser causada por fatores completamente diferentes. Em primeiro lugar, você deve entender qual é a causa dos problemas e só então tentar eliminá-los. O vídeo neste artigo também é dedicado a este tópico.

Muitas vezes, em fóruns temáticos, discute-se por que a última bateria está fria. Isso se aplica ao circuito de aquecimento de uma casa privada e à distribuição do fornecimento de calor centralizado em edifícios de vários apartamentos. Além disso, pode surgir uma situação em que o elemento de aquecimento não aquece, estando no meio da fiação. É impossível responder inequivocamente a essas perguntas. Afinal, pode haver muitas razões para tal situação. Leia também: "Por que metade do radiador está frio?"

Problemas de circuito de aquecimento global

Kote não gosta de baterias frias.

Os motivos pelos quais uma bateria está quente e outra fria podem ser globais:

  • o bypass está instalado incorretamente;
  • não há equilíbrio;
  • pressão insuficiente.

Bypass conectado incorretamente. O desvio é um tubo na frente do radiador. Ele conecta o fornecimento do refrigerante aquecido e o fluxo de retorno. A última bateria não aquece bem se o bypass estiver instalado muito longe dela. Na verdade, de acordo com as leis da física, será mais fácil para o refrigerante passar pelo desvio do que por todo o elemento de aquecimento.

O bypass corta diretamente na fiação e não através da válvula de duas ou três vias. O refrigerante entra no radiador por meio de torneiras. Como resultado, a seção transversal dos tubos de alimentação diminui. Não há pressão suficiente no sistema para empurrar a água quente pelo circuito. Como resultado, o último radiador de aquecimento não aquece.

Frequentemente, quando o circuito de aquecimento é ligado pela primeira vez, a última bateria da casa não aquece. O que fazer? Os especialistas recomendam não tomar medidas radicais e deixar o sistema se alinhar. O ar que está na água deve sair naturalmente. Depois de um tempo, a fiação de aquecimento funcionará normalmente.

Ignorar erro de dimatr.

Instalação incorreta do radiador. Por que a última bateria não aquece? O último radiador do circuito de aquecimento pode ser muito grande. Ele contém mais de 12 seções. Nesse caso, a pressão no sistema não é suficiente para conduzir o refrigerante por todo o volume do elemento de aquecimento. A situação é agravada pela conexão lateral. A água quente não deve atingir as seções mais externas. Como resultado, o último radiador de aquecimento não aquece bem.

Balanceamento incorreto. Equilibrar o sistema significa uma distribuição uniforme do refrigerante por todo o circuito de aquecimento.É realizado por meio de válvulas de corte e termostatos. Se a última bateria do sistema de aquecimento estiver fria, talvez o problema esteja na distribuição desigual de água quente ao longo da fiação.

Tudo sobre tubos de plástico para aquecimento: características, dimensões, instalação.

Qual deve ser a espessura dos tubos de aço para aquecimento? A resposta está aqui.

Causas locais de inoperabilidade do sistema de aquecimento

A última bateria é muito longa.

Por que uma bateria está quente e a outra fria. Os especialistas apontam os seguintes motivos para essa situação:

  • arejar o sistema;
  • baixa qualidade do refrigerante;
  • má qualidade do elemento de aquecimento.

Na maioria dos casos, os problemas acima são resolvidos de forma independente pelos proprietários. No entanto, a ajuda de um especialista nunca é supérflua.

Hoje, os tubos XLPE são usados ​​com mais frequência para aquecimento.

Sobre se é possível pintar tubos de aquecimento de plástico aqui.

Arejando o sistema. O ar pode se acumular em elementos individuais do sistema de aquecimento. Este fenômeno é chamado de aeração de contorno.

O ar pode entrar na fiação:

  • de um tanque de expansão aberto;
  • se água da torneira comum foi usada como um transportador de calor. Ele contém uma certa porcentagem de ar dissolvido;
  • o meio agressivo do refrigerante oxida as paredes dos radiadores de alumínio. Como resultado, o oxigênio é liberado. Ele se acumula por dentro, formando um tampão.

É fácil determinar se há um bloqueio de ar dentro do equipamento de aquecimento. Para isso, feche as torneiras do tubo de alimentação e volte ao mesmo tempo, abrindo-as em completo silêncio. Se no momento da abertura da torneira houver ruídos estranhos e gorgolejos no interior do aparelho, existe um air lock. É ela a principal razão pela qual uma bateria está fria, o resto está quente.

Como remover congestionamentos de ar, o vídeo vai ajudar:

Detritos e ferrugem no circuito de aquecimento também podem explicar por que o último radiador está frio. Objetos estranhos bloqueiam o fluxo de água quente, reduzindo assim a eficiência de aquecimento da casa.

Conexões incorretas no sistema de aquecimento

O projeto e a instalação corretos de um sistema de aquecimento são a base para a eficiência do aquecimento ambiente e a otimização do consumo de calor. A instalação de bypass incorreta é um erro comum. Ressalta-se que é proibida a instalação de válvula diretamente no bypass. Com tal instalação, é possível interromper a circulação em todo o riser se a torneira da bateria e do bypass for fechada ao mesmo tempo. Isso é especialmente verdadeiro em um prédio de apartamentos e com um esquema de conexão de um tubo.

desvio de torneira

Muito grande, em comparação com o design, o número de seções que compõem o radiador de aquecimento. Se necessário, você pode conectar o radiador "diagonalmente" ou instalar uma "extensão de fluxo" em tal radiador. Essa extensão de fluxo de desvio pode ser feita de forma independente ou adquirida pronta.

Com um sistema multicircuito, durante a instalação, as válvulas de balanceamento devem ser fornecidas no braço mais curto do sistema. Com essas torneiras, você pode equilibrar o equilíbrio da temperatura em diferentes partes do sistema de aquecimento.

Por que as baterias não aquecem?

Você notou que a última bateria do circuito de aquecimento doméstico está fria. O que fazer? Os especialistas aconselham primeiro determinar a natureza da repartição. Pode ser global e local. No primeiro caso, deve-se atentar para a correta instalação do bypass e do próprio aquecedor. A avaria pode ser eliminada apenas refazendo a fiação de aquecimento da casa.

As avarias locais incluem bloqueios de ar e impurezas dentro do elemento de aquecimento. Eles são a principal razão pela qual a bateria do meio ou a última no sistema de aquecimento está fria.Esses problemas podem ser eliminados de forma independente por uma pessoa sem qualificação profissional. Mas a ajuda de especialistas não vai doer aqui.

O refrigerante afeta o aquecimento das baterias

O uso de uma ou outra composição do refrigerante tem algum efeito no processo de aquecimento.

Para transferir energia térmica através da rede de aquecimento, o seguinte é usado:

  • água com boa condutividade térmica, mas contribuindo, sem purificação prévia, para o entupimento do sistema;
  • anticongelante - uma substância anticongelante especial;
  • várias composições (sal, álcool, outros).

Uma grande vantagem do anticongelante é sua capacidade de suportar temperaturas negativas, o que significa que a água, estando no sistema de aquecimento, não congela. Você pode sair de casa com segurança a qualquer momento no inverno, sem medo da integridade dos elementos do sistema de aquecimento.

o radiador de aquecimento não aquece

O etilenoglicol é frequentemente a base para a produção de anticongelante. Os índices de capacidade térmica desta composição são inferiores aos da água, em cerca de 15-20%: tanto o acúmulo quanto a liberação de energia térmica são um pouco piores para eles.

Preços do anticongelante para o sistema de aquecimento

Anticongelante para o sistema de aquecimento

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores