Área de 1 seção de um radiador de ferro fundido: Programa de cálculo da área de pintura de um radiador de ferro fundido MS-140M-500-0.9 - Cálculo da área de pintura de um radiador | Engenharia de Varejo


A pintura de alta qualidade pressupõe:
  • limpeza preliminar de poeira, ferrugem e sujeira;
  • remoção de todas as camadas de óleo velho;
  • revestimento com primário para metal, de preferência resistente ao calor;
  • a pintura em 2 camadas oferece a melhor qualidade e superfície uniforme (uma camada pode ser ligeiramente diluída com um solvente para economizar a composição).

Muitas ações são fáceis de realizar com as ferramentas disponíveis, incluindo escovas para limpar e lavar. A tinta velha pode ser removida usando diferentes métodos (você pode fazer isso de uma forma complexa):

  • químico;
  • mecânico (acessórios especiais para a retificadora e uma ferramenta universal);
  • térmico (secador de cabelo para edifícios, maçarico);
  • à mão.

Conselho! Use uma escova de metal para esfregar a superfície antes de aplicar o primer para remover partículas soltas que podem aderir à escova ou rolo.

Os radiadores antigos, após a pintura, duram pelo menos uma década.

Nem todas as tintas são adequadas para a pintura de radiadores de ferro fundido. Apenas esmaltes interiores não tóxicos e resistentes ao calor. Eles são vendidos em diferentes formas - latas, latas, baldes. Se pintar sem primário, pode desengordurar com solvente adequado à sua composição química. Mesmo que o esmalte seja "amigo do ambiente", ao pintar a zona de um radiador de ferro fundido MC-140 (outro modelo), usar:

  • respirador,
  • luvas de trabalho;
  • roupa e calçado de trabalho.

Recomenda-se ventilar a sala em todas as fases do processamento, principalmente depois que a pintura tiver endurecido um pouco Todos os dados de cálculo são ajustados para qualquer modelo moderno ou modelo antigo. A área da superfície aquecida varia ligeiramente para 1K60P-60x500 "Baixo-relevo", Standard-90, RD-90s, 2K60P-300, BZ-140x300, MR-2KP140 "Beckard", etc. Como calcular o número de seções, na "calculadora" ou pelo programa, decida por conta própria. Não haverá grandes discrepâncias.

> Área de pintura de radiadores em ferro fundido

A beleza do dispositivo de aquecimento pode ser facilmente restaurada pintando a superfície da bateria de ferro fundido.

Área de aquecimento de uma seção de um radiador de aquecimento de ferro fundido

7 de maio de 2013 11h57

Igor_01 escreveu: Calcule corretamente, você pode consultar seus vizinhos, ver como eles fizeram e perguntar se é bom, a menina é carinhosa com você, é carinhosa com você vermelho ?!

Consultar os vizinhos é divertido, mas duvidoso do ponto de vista da confiabilidade. Alguém com +18 é normal, enquanto outros com +24 são frios! A temperatura do ar nos aposentos é regulada por padrões sanitários. O documento denomina-se SanPiN 2.1.2.2465-10 "Requisitos Sanitários e Epidemiológicos para as Condições de Habitação em Edifícios e Instalações Residenciais". Efetivo na última edição a partir de 27/03/2011.

Breves explicações sobre como trabalhar com ele serão fornecidas abaixo da calculadora.

Calculadora para calcular tinta para um radiador de aquecimento de ferro fundido

Qual é a base e como é feito o cálculo?

Não será difícil calcular a área de, por exemplo, radiadores de tela plana, pois o painel frontal a ser pintado periodicamente tem formato retangular. Com ferro fundido seccional - é mais difícil, devido à sua configuração complexa, por isso a calculadora foi feita especificamente para eles, pois continuam a ser um dos mais comuns.

Radiadores de ferro fundido MS - "veteranos sem idade"

Quaisquer que sejam as novidades que agrade a variedade de aparelhos de aquecimento modernos, os radiadores de ferro fundido certamente servirão a uma pessoa por muito tempo.Qual o segredo da longevidade destas baterias, quais as suas características técnicas, como calcular o número de secções necessárias para um aquecimento eficiente da sala - leia sobre tudo isto numa publicação especial do nosso portal "Radiadores de ferro fundido MS-140" .

Você gostou do artigo? Salve para não perder!

Potência de 1 seção de um radiador de ferro fundido e área da sala

Substituir o sistema de aquecimento, em particular os radiadores, é uma tarefa muito difícil e responsável. O mercado moderno oferece um número bastante diversificado de modelos de diversos materiais. Há alguns anos, as estruturas de ferro fundido eram inferiores às estruturas de alumínio e aço.

Diagrama de radiadores de aquecimento de ferro fundido

Diagrama de radiadores de aquecimento em ferro fundido.

Mas em todos os lugares que instalam baterias modernas, as pessoas se deparam com o fato de que a confiabilidade e a durabilidade dos novos radiadores não são tão boas quanto as dos modelos de ferro fundido.

Portanto, recentemente tem havido uma tendência de crescimento das vendas de produtos de aquecimento de ferro fundido.

Noções básicas de cálculo da potência necessária

Para calcular corretamente o tamanho requerido do radiador, ou seja, o número de suas seções constituintes, é necessário conhecer a potência, que é suficiente para manter a temperatura dada.

Cálculo da potência necessária de radiadores de aquecimento de ferro fundido.

A sala de estar, que tem uma porta e uma janela, pé direito de cerca de 3 metros, requer 110-120 W para aquecer uma sala de 1 m2. A potência necessária para aquecer a sala pode variar dependendo do lado contrário do vento, das condições dos caixilhos das janelas e do aperto da porta. O valor de potência indicado é uma média, em cada sala é necessário fazer algumas correções. Em média, uma sala de 15 m2 requer 1,5 kW de energia da bateria. É aconselhável completar uma divisão de canto com duas baterias, isso contribuirá para uma distribuição mais uniforme do calor. A potência total dos radiadores deve exceder o calculado em 30%. Ou seja, se para uma sala comum com uma área de 20 metros quadrados, 2,5 kW de energia de aquecimento da bateria são suficientes, então para uma sala de canto, serão necessários cerca de 3 kW de energia alocada por dispositivos de aquecimento. Este facto deve-se ao facto das divisões de esquina do edifício serem frequentemente equipadas com duas ou mais aberturas de janela e possuírem uma grande área de contacto das paredes com o ar frio.

Potência do radiador de ferro fundido

A potência de um radiador de qualquer tipo é geralmente expressa na potência de uma seção, se a bateria for composta por eles, ou como um valor agregado separado, no caso de radiadores de placas. Os radiadores de ferro fundido são montados em seções separadas. Uma seção tem uma potência de cerca de 0,15 kW (150 W). Este valor pode variar ligeiramente dependendo da geometria de fundição da seção. A potência de uma seção individual é diretamente proporcional à sua área de superfície. Para produtos típicos de ferro fundido, o valor da área é o mesmo. Mas atualmente, são apresentados muitos novos modelos de radiadores de ferro fundido, que têm diferentes formas e, consequentemente, área.

Esquema de instalação de radiadores de aquecimento em ferro fundido.

Os produtos clássicos de ferro fundido emitem 150 watts de energia térmica nas seguintes condições. A temperatura ambiente deve ser diferente da temperatura do transportador de calor em 50 graus Celsius. Por exemplo, se a sala estiver a 20 graus, a temperatura do líquido de arrefecimento é de 70 graus. Caso esta diferença de temperatura seja observada, a potência de seção será igual à declarada. Às vezes, a potência declarada é indicada a uma diferença de temperatura de 70 graus. Este não será um valor correto, pois a temperatura do refrigerante nem sempre permite que essa diferença seja atingida. Uma bateria com a mesma potência real pode ter valores diferentes no passaporte devido à diferença condicional de temperatura. Como resultado, você pode cometer um erro ao calcular o número de seções. A dissipação de calor deve ser calculada de acordo com as características da sala.O número de janelas, o número de portas, o arranjo angular têm um impacto direto na quantidade de transferência de calor necessária.

Em média, 1 sala comum, que tem uma área de cerca de 15 metros quadrados, exigirá 10 seções de ferro fundido para completar as baterias. Cada janela adicional exigirá 1 ou 2 seções de bateria adicionais. Especificamente, depende das unidades de vidro usadas na construção da janela. Se a área das instalações for superior a 20 metros quadrados, é melhor instalar duas baterias com a potência total necessária.

Ao calcular os parâmetros de aquecimento, você deve saber que os radiadores de ferro fundido emitem cerca de 80% do calor por convecção e 20% por radiação infravermelha. Portanto, a localização da bateria deve ser escolhida perto ou sob uma janela, como resultado, a transferência de calor será melhorada devido ao aumento da circulação de ar nesses locais.

Esquema de ligações para radiadores de aquecimento em ferro fundido.

Na hora de escolher o tipo de bateria, muitas vezes dão preferência a um ou outro modelo, partindo apenas da potência indicada no setor. Isso nem sempre é correto. A transferência de calor mais fraca, em comparação com produtos de alumínio, é compensada pela longa vida útil e confiabilidade dos radiadores de ferro fundido. A transferência de calor das baterias bimetálicas é quase a mesma, mas são muito mais suscetíveis à corrosão do que as de ferro fundido.

Frequentemente ouvimos dizer que um radiador de ferro fundido tem um volume interno maior em comparação com outros tipos e, como resultado, é necessário consumir mais energia para aquecimento em residências. Isso não é verdade. O volume de 1 radiador de ferro fundido é de cerca de 4 litros. Claro, isso excede o valor do volume para produtos feitos de outros materiais. Mas quanto mais a água for aquecida, mais calor será emitido, ou seja, o sistema de aquecimento, composto por radiadores de ferro fundido, tem um grande volume e vai precisar de mais energia térmica para aquecê-la, mas também vai demorar um muito tempo para liberar calor para o ambiente. 1 bateria aquecida irá liberar um certo número de kW conforme a água esfria. A única desvantagem é que esse sistema é inerte e é muito difícil regular com precisão a temperatura da sala, uma vez que o processo de aquecimento e resfriamento é prolongado. Nos apartamentos com aquecimento centralizado, esta desvantagem está ausente devido à deterioração das salas das caldeiras e dos sistemas de aquecimento, o que, consequentemente, não permite a preparação de um portador de calor à temperatura exigida. A área da sala pode ser aquecida com sucesso com alguma precisão predeterminada usando uma torneira termostática.

A escolha de radiadores de ferro fundido é mais relevante quando se trabalha em um estoque de habitação antigo, que é servido por equipamentos de caldeira obsoletos.
Artigos de blog mais populares da semana

Ações preparatórias

Eles fornecem para limpar a superfície de sujeira e tinta velha. A preparação ocorre da seguinte forma:

Limpe a poeira com um pano úmido. Você precisa limpar muito bem. Não deve haver sujeira nos poços. Para limpar lugares de difícil acesso, o pano é movido entre as costelas e puxado para frente e para trás.

lixa e arquivo

Uma camada de primer é aplicada. É claro que deve resistir a altas temperaturas e corresponder ao tipo de tinta. Será melhor se a marca de ambos for a mesma.

Pode ser realizado com qualquer tipo de composição. mas com uma condição: a solução deve ser resistente a altas temperaturas. Caso contrário, a aparência atualizada não durará muito.

A superfície do radiador é pintada com um pincel regular ou curvo. Claro que, no início, colocam-se luvas nas mãos e ao lado são colocadas gaze, espuma de borracha ou trapos. Eles podem ser usados ​​para limpar a tinta que escorreu pelo cabo do pincel.

O processo de coloração é o seguinte:

  • Use um pincel flexível para atualizar a aparência de locais de difícil acesso (eles estão localizados entre os tubos das seções). Em algumas partes, a escova não toca no ferro fundido. A gaze dobrada em um torniquete pode salvá-lo. Ele é colocado entre as seções, a tinta é aplicada no meio e as pontas são puxadas sucessivamente.Portanto, a tinta cairá de alguma forma na liga.
  • Pinte os locais superiores e facilmente acessíveis.
  • Sempre movendo-se de cima para baixo. É melhor aplicar a tinta em várias camadas do que em uma espessa.

Pintura

Pode ser realizado qualquer tipo de composição, mas com uma condição: a solução deve ser resistente a altas temperaturas.

O processo de coloração é o seguinte:

  1. Use um pincel flexível para atualizar a aparência de locais de difícil acesso (eles estão localizados entre os tubos das seções). Em algumas partes, a escova não toca no ferro fundido. Você pode usar gaze dobrada em um torniquete. Ele é colocado entre as seções, a tinta é aplicada no meio e as pontas são puxadas sucessivamente. Isso colocará a tinta na liga.
  2. Pinte os locais superiores e facilmente acessíveis.
  3. Sempre movendo-se de cima para baixo. É melhor aplicar a tinta em várias camadas.

Por que os cálculos de consumo de tinta para radiadores variam

Nem todo mundo quer se livrar das velhas baterias de ferro fundido depois de modernizar um apartamento. Eles são práticos e confiáveis ​​e, se o sistema de aquecimento for limpo e os tubos enferrujados substituídos, os radiadores antigos após a pintura durarão pelo menos uma década.

Conselho! Não cubra as camadas amareladas, em locais esfareladas e rachadas de tinta com uma nova demão. Isso deve ser feito somente após a remoção das camadas de tinta antigas e abertura do metal com um primer.

Os cálculos para o consumo de tinta são complicados pela variedade de modelos de dispositivos de aquecimento, diferindo em muitos parâmetros:

  • massa (peso);
  • estética (design);
  • formato (dimensões da seção e toda a bateria);
  • potência (produção de calor);
  • o volume do refrigerante (água);
  • método de conexão (lateral, inferior, diagonal), etc.

As baterias de design aprimorado podem exigir mais tinta do que as baterias convencionais

Novos modelos também são produzidos, imitando velhos "acordeões" de ferro fundido. Eles imitam exatamente a estrutura geral do equipamento de aquecimento clássico. Eles têm um design aprimorado com moldagem artística ou solda de designer e pés confortáveis ​​na parte inferior para ficar no chão. Eles exigem um pouco mais de tinta e primer, os materiais devem ser tomados com uma margem.

Cálculo da área de pintura de um radiador de ferro fundido

Os sistemas de aquecimento estão disponíveis em qualquer apartamento. Existem muitos tipos de dispositivos de aquecimento. Eles se distinguem por peso, design, dimensões, liberação de calor e outras propriedades.

Os radiadores de ferro fundido são confiáveis ​​e convenientes. As casas comissionadas durante a era soviética eram fornecidas com baterias, que são perfeitamente controladas com suas próprias funções e aquecem o espaço dos apartamentos durante a estação fria. Os sistemas de aquecimento atuais destacam-se do ferro fundido por serem mais leves e interessantes do lado de fora. Mas a maioria das pessoas não quer trocar seus velhos radiadores de ferro fundido pelos bons e atraentes dispositivos de aquecimento de hoje.

Métodos para calcular a área de tinta de revestimento

Você pode encontrar as informações de que precisa sobre a área coberta com tinta na descrição técnica do modelo. Normalmente, para equipamentos domésticos, é indicada como "área de aquecimento" ou não, se for um radiador importado.

O tipo mais popular de dispositivo de aquecimento é o MC-140. Este é um clássico para a maioria dos apartamentos de construção antiga. O comprimento de uma seção é de 9,3 cm, a altura de 58,8 cm e a área de 0,24 m². Com base nisso, você pode descobrir a área total da bateria. A área da seção é multiplicada por seu número. Como resultado, obtém-se um número igual à área da superfície pintada do radiador de ferro fundido. É melhor sempre arredondar o resultado e levar em consideração o consumo de tinta com uma pequena margem para torneiras, acoplamentos, adaptadores, etc.

Um modelo mais moderno ou modificado de um dispositivo de aquecimento tem uma área pintada de radiadores de ferro fundido de cerca de 0,208 m 2. Consequentemente, menos material de tingimento é necessário.

Muitos sites da Internet agora têm calculadoras online dedicadas. Com a ajuda deles, você pode calcular de forma independente o indicador necessário. Para fazer isso, você só precisa inserir os seguintes parâmetros nas linhas correspondentes:

  • marcação do radiador conforme documentação técnica;
  • número de seções, seu comprimento e altura.

Depois disso, o programa fará os cálculos necessários da área a ser pintada e dará o resultado desejado.

Como você pode ver, não é nada difícil calcular a área das baterias de aquecimento para pintura. Depois disso, você pode prosseguir com a reconstrução de um dos principais elementos internos.

Calculadora para calcular tinta para um radiador de aquecimento de ferro fundido

Os radiadores de aquecimento modernos - aço, alumínio, bimetálico e outros, são colocados à venda com um revestimento protetor e decorativo de alta qualidade, multicamadas. Com um manuseio cuidadoso, podem servir por muitos anos sem a necessidade de pintura adicional - basta limpar com água regularmente. Os bons e velhos "acordeões" de ferro fundido são uma questão diferente: eles devem ser pintados durante a instalação inicial e em intervalos regulares durante a operação.

Calculadora para calcular tinta para um radiador de aquecimento de ferro fundido

O processo de pintura pode ser executado por qualquer proprietário de casa ou apartamento - o principal é escolher para o efeito uma tinta de elevada qualidade adequada aos seus parâmetros de funcionamento para dispositivos de aquecimento. Com o consumo de tinta, à primeira vista, tudo também é simples, já que os fabricantes indicam esse parâmetro nos rótulos das embalagens de fábrica do material. Mas aqui está o truque! - o consumo é indicado por unidade de área e, olhando para a configuração complexa de um radiador de ferro fundido, é problemático estimar sua área. Determinar a quantidade de tinta a olho? Não, não vale a pena, é melhor usar a calculadora para calcular a tinta de um radiador de aquecimento em ferro fundido, postada nesta publicação.

Breves explicações sobre como trabalhar com ele serão fornecidas abaixo da calculadora.

Qual é a base e como é feito o cálculo?

Não será difícil calcular a área de, por exemplo, radiadores de tela plana, pois o painel frontal a ser pintado periodicamente tem formato retangular. Com ferro fundido seccional - é mais difícil, devido à sua configuração complexa, por isso a calculadora foi feita especificamente para eles, pois continuam a ser um dos mais comuns.

Se você "vasculhar" as características técnicas das baterias de ferro fundido, poderá, se desejar, encontrar o valor de sua área superficial. Para não enviar o leitor a buscas independentes, esses parâmetros são coletados no banco de dados da calculadora para os radiadores de ferro fundido mais usados ​​da série MC, bem como para os mais modernos - a série FM.

Observe que alguns radiadores têm modificações - aletas internas, que aumentam a área de troca de calor. Naturalmente, o consumo de tinta para essas seções será maior. Obviamente, a área total de pintura depende do número de seções montadas na bateria. A calculadora oferece a capacidade de calcular imediatamente a tinta para revestir os tubos de alimentação e retorno conectados ao radiador

Radiadores de ferro fundido MS - "veteranos sem idade"

Quaisquer que sejam as novidades que agrade a variedade de aparelhos de aquecimento modernos, os radiadores de ferro fundido certamente servirão a uma pessoa por muito tempo. Qual é o segredo da longevidade destas baterias, quais as suas características técnicas, como calcular o número de secções necessárias para um aquecimento eficiente da divisão - leia sobre tudo isto numa publicação especial do nosso portal “Radiadores de ferro fundido MC-140 "

Radiadores de aquecimento de ferro fundido: características, características, parâmetros básicos

O conteúdo do artigo:

As baterias de ferro fundido são um dispositivo de aquecimento padrão adaptado às condições de funcionamento do aquecimento central. As características dos radiadores de aquecimento em ferro fundido correspondem aos requisitos do sistema. São resistentes à corrosão e não exigem muito da limpeza do refrigerante, são insensíveis a quedas de pressão e duráveis.

Características de design de radiadores de ferro fundido

Os radiadores de ferro fundido são os mais duráveis

As baterias parecem as mais tradicionais.O projeto inclui várias seções, interligadas por mamilos. Borracha resistente ao calor ou paronita é usada para selar as juntas. Os canais para o refrigerante interno têm uma seção transversal circular ou elíptica. Seções de um, dois e três canais são produzidas.

As baterias são fundidas em ferro fundido cinzento. O material é resistente ao desgaste - os radiadores funcionam por mais de 50 anos. Os sais não se acumulam nas paredes, os detritos finos ou a areia não danificam. Mesmo depois de 30–40 anos, o diâmetro dos canais de trabalho permanece quase inalterado.

O tamanho da bateria de ferro fundido depende do número de seções. O tamanho é selecionado com base no tamanho da sala aquecida. Mas se a largura do produto é determinada pelo número de elementos, a altura e a profundidade dependem do dispositivo das próprias seções.

A aparência do produto não é atraente. Os modelos mais modernos vêm com um painel frontal plano. Decorado com peças forjadas.

Vantagens e desvantagens

Soluções de design moderno

Os méritos do produto são mais devido ao material do que ao design. Principais vantagens:

  • O ferro fundido conduz bem o calor e o acumula. O radiador aquece por mais tempo do que o de aço ou bimetálico, mas emite calor após um longo tempo de desligamento da caldeira. Uma hora após parar o aquecimento, a transferência de calor residual para modelos de ferro fundido é de 30%, enquanto para modelos de aço é de apenas 15%.
  • A água utilizada para o aquecimento central não é limpa. Sais, impurezas mecânicas e areia destroem o material do oleoduto. Os detritos são depositados nas paredes: o diâmetro de trabalho diminui com o tempo, a eficiência de transferência de calor diminui. O ferro fundido não tem medo de sais, partículas abrasivas. Após 30 anos, as baterias funcionam tão eficientemente quanto no primeiro dia após o lançamento.
  • Baterias de ferro fundido não suportam alta pressão de água constante, entretanto, o martelo de água não tem medo disso. Esta opção é usada ao organizar o aquecimento com circulação natural.
  • Os radiadores duram pelo menos 50 anos. Se você trocar as juntas com o tempo, ainda mais. Normalmente eles são substituídos não por vazamentos ou baixa eficiência, mas para tornar o interior mais moderno.
  • O preço é o mais baixo entre os aquecedores.

Contras de radiadores:

  • A principal desvantagem é seu tamanho considerável e peso pesado. O modelo de 8 seções pesa mais de 60 kg. Eles são difíceis de transportar, levantar para o andar superior ou montar.
  • Se, quando o aquecimento é desligado, a alta inércia térmica é uma vantagem, ao ser ligado ela se torna uma desvantagem. A sala é aquecida por pelo menos 12 horas.
  • Para fazer a manutenção das baterias, é necessário um grande volume de líquido de arrefecimento e uma caldeira mais potente. Para aquecimento central, isso não é um obstáculo, uma vez que o sistema foi originalmente projetado para transferir uma grande quantidade de refrigerante. Esta é uma desvantagem significativa para um autônomo.
  • Não há necessidade de falar sobre design. Radiadores ásperos e pesados ​​dificilmente cabem no interior.

As vantagens de uma bateria de ferro fundido são bem evidentes em sistemas de aquecimento central. As desvantagens são visíveis ao equipar o aquecimento autônomo.

Especificações

A escolha de baterias de ferro fundido é pequena. A maioria dos modelos mais antigos foi abandonada. Nos novos, estão tentando reduzir o volume do refrigerante, melhorando a transferência de calor devido ao maior número de canais e criando uma superfície plana.

As especificações dos modelos mais populares são mostradas abaixo.

MarcaPressão de trabalho, atmpotência, kWtÁrea de aquecimento para 1 seção, sq. mVolume de água em 1 segmento, lPeso de 1 segmento, kg
MS-14090,12–0,160,244Até 1,455,7–7,1
Copa do mundo 190,075–0,11Até 0,165Até 0,93,3–4,8
Copa do mundo 290,1–1,14Até 0,207Até 0,954,5–6,3
Copa do mundo 390,1–0,15Até 0,246Até 1,384,8–7

Os modelos são selecionados principalmente em termos de potência. Comparar as características das seções permite calcular rapidamente as dimensões necessárias do aquecedor.

Altura

Um parâmetro que afeta não tanto a eficiência do aquecimento, mas sim a estética. A altura da bateria standard em ferro fundido é de 59 cm. Estão disponíveis modelos com alturas de 33 a 95 cm. A superfície de trabalho de cada troço varia em função da altura.Isso é levado em consideração ao calcular o número necessário.

Os dissipadores de calor baixos parecem mais atraentes, mesmo com uma configuração padrão.

O tamanho

As dimensões do produto variam muito:

  • altura - de 33 a 95 cm;
  • profundidade - de 8,5 a 20 cm;
  • largura - de 4,4 a 10,8 cm;
  • a distância ao centro varia de 22 a 90 cm.

Consulte a etiqueta para obter informações sobre o tamanho. Se o modelo não for linear, nenhuma profundidade será especificada.

O parâmetro mais importante - o comprimento da bateria em si - depende da potência. Quanto mais seções, mais área o radiador pode aquecer. Porém, também existe uma limitação: se o comprimento da bateria for 4 vezes maior que a altura, ela deve ser conectada dos dois lados, o que nem sempre é possível e conveniente.

Poder

O indicador é calculado de acordo com os seguintes parâmetros:

  • o volume da sala;
  • qualidade de isolamento;
  • temperatura da água;
  • a potência de uma seção de um radiador de ferro fundido - este indicador é indicado no passaporte do produto.

Em média, em um nível normal de perda de calor para aquecer 3 metros cúbicos de ar em uma sala, é necessário 1 kW.

O cálculo é realizado da seguinte forma: a área da sala é multiplicada por 100 e dividida pela capacidade das seções do modelo selecionado. Por exemplo, com uma área de 10 sq. m. e uma potência de segmento de 150 W recebem 10 * 100/150 = 6,67. Arredonde o resultado - para aquecer o ambiente, você precisa de um radiador com 7 seções.

Aconselha-se aumentar o valor calculado em pelo menos 15%. Para aquecer um quarto de 10 m². m. recomendo comprar baterias para 9-10 células.

Considere a altura da sala. Com a mesma área, mas com pé-direito não de 3,5, mas de 4 m, serão necessárias pelo menos 12 seções para aquecimento com radiador de mesma potência.

Outros fatores também são levados em consideração. Se houver 2 janelas na sala, é melhor instalar 2 baterias de 5 seções para distribuir uniformemente o calor e neutralizar o ar frio.

Regras de seleção

Os radiadores de superfície plana são mais eficientes

As recomendações são simples:

  • O mais importante é o cálculo correto. A potência da seção é estimada e a eficiência de todo o aquecedor é calculada. Se as seções não forem suficientes, um aumento na temperatura do refrigerante não vai resolver o problema, vai estar frio na sala.
  • Você precisa encontrar a altura. Se o produto for montado sob uma janela, pelo menos 20-15 cm devem permanecer entre a bateria e o peitoril da janela, e pelo menos 5 cm entre o chão e a borda inferior do produto. Para janelas grandes, os radiadores baixos são escolhidos e compensar a baixa altura com um grande número de seções. Radiadores altos são montados perto de paredes vazias
  • Baterias com superfície plana têm maior eficiência e aparência mais atraente. Modelos com fundição artística, com revestimento decorativo se encaixam perfeitamente no interior em estilo retrô, clássico, rústico.
  • Os radiadores são fixados na parede com suportes especiais. No entanto, existem modelos para exteriores. Estes últimos são usados ​​se as paredes não puderem suportar uma carga tão pesada.

A aparência das baterias pode ser radicalmente alterada cobrindo-as com uma grade ou tela decorativa.

Fabricantes de radiadores de ferro fundido

Esses produtos são produzidos não apenas por fábricas russas e empresas dos países da CEI. Existem muitos fabricantes estrangeiros que oferecem radiadores de ferro fundido no estilo retro ou techno. Os modelos das empresas nacionais são mais baratos.

Planta de Minsk de equipamentos de aquecimento

Um dos fabricantes mais famosos. Produz baterias de ferro fundido de dois e três canais em uma variedade de designs. Existem radiadores clássicos e modelos com superfície plana - são mais eficientes, pois emitem melhor o calor, além de opções com padrão na superfície. O número de seções é determinado pelo cliente.

Santekhlit (Rússia)

A fábrica oferece modelos clássicos. As profundidades das seções e as alturas variam amplamente. Existem modelos com uma profundidade de apenas 11 cm, fáceis de colocar debaixo de um estreito e moderno peitoril de janela. O comprimento da bateria é determinado pelo número de seções.

Viadrus (República Tcheca)

A empresa oferece produtos mais adequados para aquecimento autônomo.Os radiadores podem suportar facilmente uma pressão constante de 12 bar e são muito duráveis. Eles atendem aos critérios de qualidade europeus.

O design dos radiadores é atraente. A fábrica produz 8 linhas em diferentes designs e em 27 tamanhos padrão. Existem modelos com superfície plana, com um padrão requintado nas seções, com seções de uma forma irregular incomum.

Fatores que afetam o consumo de materiais para pintar um radiador

A quantidade de material para pintura dos radiadores de aquecimento é calculada com base na área da superfície a ser revestida. Para fazer isso, você precisa saber a área de uma seção de um radiador de ferro fundido e seu número total. Freqüentemente, o fabricante prescreve esses parâmetros nas instruções dos dispositivos. Além disso, é necessário levar em consideração algumas das nuances do próprio corante. Esses incluem:

Tudo isso é levado em consideração na hora de escolher uma tinta. Além disso, eles são guiados pelo tipo de bateria e pelas recomendações do fabricante.

O procedimento para calcular a área

Um problema como a aparência pobre de aparelhos antigos de ferro fundido é fácil de resolver, para o qual você precisa pintar a superfície. Em primeiro lugar, você precisa descobrir quanto primer e tinta comprar.

Isso pode ser verificado determinando a área de pintura dos radiadores de ferro fundido. Em seguida, eles estudam as recomendações que estão disponíveis na lata com a composição do corante. Eles sempre contêm informações sobre o consumo de tinta por metro quadrado.

É impossível descobrir de forma independente a área de uma seção de um radiador de ferro fundido para pintura. Isso não é obrigatório, uma vez que os fabricantes de equipamentos de aquecimento fornecem essas informações nas instruções anexas aos produtos. Em vez disso, a documentação indica o tamanho da área de aquecimento e, como cada centímetro aquece, esse valor é o tamanho de toda a sua superfície.

Sabe-se que a área da nervura do produto MS-140-500 é de 0,244 sq. me a seção modificada deste dispositivo, que tem uma distância centro a centro de 300 milímetros, tem uma área de 0,208 sq. m.

Para calcular toda a superfície de um radiador de ferro fundido, você deve:

  • descubra o nome do modelo e, se possível, do seu fabricante, uma vez que as mesmas modificações de dispositivos feitas em empresas diferentes têm parâmetros diferentes - largura e profundidade;
  • determinar a área de aquecimento da costela;
  • multiplique este valor pelo número de seções.

Por exemplo, no radiador MS-140-500 existem 10 aletas, então a área da superfície será de 2,44 metros quadrados. m. Depois disso, eles determinam quanto e quais materiais de construção serão necessários. No cálculo do consumo de tinta para aquecimento de radiadores, é necessário levar em consideração que ela deve ser adquirida com uma margem, pois cada camada do corante terá uma espessura diferente.

Cálculo da área do radiador

Pintando um radiador de ferro fundido

No início, você precisa descobrir quanto primer e tinta você precisa usar para pintar a bateria. Isso pode ser descoberto calculando a área do radiador de aquecimento. Em seguida, eles olham para as recomendações indicadas na lata de tinta. Eles sempre indicam quanta tinta pode ir para 1 sq. m... Os fabricantes indicam a área de superfície de aquecimento da seção.

Para determinar a área de superfície total de uma bateria de ferro fundido, você deve:

  1. Descubra o nome do modelo da bateria instalada e o fabricante (porque as seções produzidas pelos fabricantes dos mesmos modelos têm profundidades e larguras diferentes).
  2. Defina a área de aquecimento para 1 costela.
  3. Multiplique o número de seções pela área. Se o radiador MS-140-500 tiver 10 aletas, a área de superfície é 2,44 sq. m.

Feito o cálculo, determine a quantidade de composição e primer. A tinta deve ser tirada com uma margem.

Atividades preparatórias

Eles envolvem a limpeza da superfície da bateria de tinta velha e sujeira:

  • Limpe a poeira cuidadosamente com um pano úmido para que nenhuma sujeira permaneça nas ranhuras. Para limpar lugares de difícil acesso, coloque um pano entre as costelas e mova-o para frente e para trás.

  • Remova a camada de tinta antiga.Quando o método químico é usado, os fundos Dufa, SP-6, B52, ACE são usados, mas eles não são capazes de lidar com as formulações de óleo que foram produzidas em meados do século XX. O método físico requer o uso de uma broca na qual uma escova de metal é fixada. Você também pode usar uma lima e uma lixa.
  • Uma camada de primer é aplicada. Não devem apenas suportar temperaturas elevadas, mas também corresponder ao tipo de tinta, é bom que sejam da mesma marca.

Como calcular de forma independente a área de cobertura e o consumo de tinta

Existem várias formas de calcular a área de pintura dos radiadores em ferro fundido, mas é inútil "reinventar a roda".

Atenção! Os fabricantes de equipamentos de aquecimento refletem essas informações na descrição técnica do modelo. Este valor geralmente é indicado como "área de aquecimento", outras opções e traduções são possíveis se estes forem modelos importados.

Calculando a área de cor de um radiador de ferro fundido MC-140 como uma amostra clássica, levamos em consideração a área de uma seção ou "estrias sanfonadas". É aproximadamente igual a 0,244 m 2. Uma seção mais moderna ou modificada com uma distância ao centro ligeiramente maior (300 mm) tem uma área de pintura da ordem de 0,208 m 2.

O radiador pode ser pintado em qualquer cor que se adapte ao interior geral

Os modelos de baterias de ferro fundido podem variar muito, portanto, para os cálculos, tomamos a área de aquecimento de uma seção da documentação (passaporte do produto). Em seguida, multiplicamos pela área total de todas as costelas com uma pequena margem (adaptadores, torneiras, acoplamentos, pernas). Por exemplo, em um MS-140-500 padrão, há 10 costelas, multiplicamos por 10 a área da seção de 0,244 sq. M. Temos 2,44 m 2. Arredondamos até 3 m 2 - para todas as partes adjacentes. Em seguida, decidimos quantas camadas a pintura terá.

Métodos inovadores para determinar a área de pintura de radiadores de ferro fundido - programas especiais de computador e calculadoras. Eles inserem os seguintes parâmetros:

  • marcação do radiador (conforme documentação técnica).
  • número de seções, seu comprimento e altura.

Somente com a pré-limpeza adequada da bateria a pintura ficará perfeitamente uniforme

Sobre o assunto temos a área real da pintura. Depois de receber as informações, um "reset" é inserido para limpar a janela e inserir novos dados.

Quantos kW em uma seção de um radiador de ferro fundido

A produção de calor de um radiador de ferro fundido depende do volume de água, espessura da parede, presença de aletas, altura e largura da seção. Existem vários modelos padrão de baterias de ferro fundido, a transferência de calor declarada de uma seção da qual é:

  • MS-140 - 175 W;
  • MS 140-500 - 195 W;
  • MS 140-300 - 120 W;
  • MS 110-500 - 150 W;
  • MS 100-500 - 135 W;
  • MS 90-500 - 140 W.

Como esconder uma bateria em uma sala - 11 soluções

Na classificação, o primeiro número denota a largura do duto vertical de ferro fundido, o segundo - a sua altura.

Radiador de ferro fundido de 6 seções padrão MS-140-500

As baterias modernas de ferro fundido diferem dos produtos MS padrão. Podem ter outros tamanhos e designs, existem modelos com corte de ar. Os fabricantes declaram o desempenho de uma seção na faixa de 150 a 220 watts.

Se os indicadores de produção de calor forem fornecidos para uma diferença de temperatura ΔТ de 60-70 graus, eles diferem dos reais.

Para baterias com temperatura da água de 55-60 ° C, o desempenho real será de 75-85%, para baterias com temperatura da água de 65-70 ° C - cerca de 85-90% da especificação do fabricante.

Área de pintura de radiadores de ferro fundido: como calcular o consumo de tinta

Os radiadores de aquecimento que serviram por um longo período precisam de revisão. Se foram feitos reparos, então é bem possível que a aparência da estrutura precise ser ligeiramente renovada, ou seja, pintada. Para fazer isso, você precisa conhecer a área de pintura de radiadores de ferro fundido. Tintas resistentes ao calor de alta qualidade não são baratas, portanto, calculado seu consumo, é mais fácil economizar em reparos.

O radiador de aquecimento de ferro fundido restaurado e recém-pintado parece tão bom quanto o novo

Quantas seções de um radiador de ferro fundido você precisa: como calcular?

Ao instalar radiadores de ferro fundido em sua casa ou apartamento, as pessoas muitas vezes não pensam sobre quantos elementos são necessários para um determinado cômodo, a fim de criar o regime de temperatura necessário nele. Para determinar com precisão o número de seções, existem alguns cálculos, cuja implementação é bastante simples.

Diagrama seccional do radiador.

Diagrama seccional do radiador.

Métodos de liquidação padrão

De acordo com todas as normas e regras modernas que se aplicam aos sistemas de aquecimento projetados para água, por sq. m da sala requer aproximadamente 0,1 kW de potência. Este valor é típico apenas para instalações residenciais; para instalações não residenciais, 0,05 kW, ou até menos, será suficiente. Tudo depende do propósito específico da sala.

Se levarmos isso em consideração, os cálculos mais simples podem ser realizados de acordo com a fórmula:

P = (S / P1) * 100, onde P é a potência necessária, ou seja, o número de seções; S é a área da sala; P1 é a capacidade de uma seção.

Nesta equação simples, um único termo é desconhecido, a saber, a capacidade de aquecimento de uma seção do radiador. É geralmente aceito que é igual a 150 watts, portanto, em todas as fórmulas, deve ser considerado igual a este mesmo valor.

Voltar para o índice

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores