Torneira de gás angular - qual é a diferença da água?


Marcações do corpo da válvula de esfera

Os fabricantes necessariamente colocam várias designações nos lados externos do corpo da válvula de esfera (ver Fig. 13). Todos os símbolos de marcação devem ser o mais claros possível. Designações vagas e indistintas podem indicar formas gastas ou que uma falsificação barata está na frente do comprador.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
FIG. 13. Marcação no corpo das válvulas de esfera

A válvula de esfera geralmente indica:

O emblema (marca, marca) da empresa fabricante é um atributo obrigatório de um produto de qualidade. DN é o diâmetro nominal, que pode ser especificado em milímetros (15, 20, 25, 32, 40 e 50 mm), ou em polegadas (por exemplo, ½, ¾, 1, 1 ¼, 1 ½ e 2 ”) PN - pressão de trabalho em bar. Dependendo do diâmetro e das características de design de um determinado produto, esse valor pode estar na faixa de 15 a 40 Bar. Material do corpo - classe de latão de acordo com EN. Data de fabricação do produto - 04/11.

Por que precisamos de dispositivos de bloqueio e regulação

Mais recentemente, as baterias foram conectadas ao resto do sistema de aquecimento sem quaisquer elementos adicionais. Hoje, a instalação de quase todos os radiadores envolve automaticamente a instalação de guindastes. O motivo dessas mudanças está relacionado à economia e à possibilidade de situações não planejadas.

Se a estanqueidade do radiador estiver quebrada, ele vazará, ficará entupido, então você pode simplesmente girar a válvula, bloqueando o acesso de água, e retirar a bateria para conserto ou limpeza. Para fazer isso, você nem precisa drenar a água de todo o sistema. Essas torneiras são chamadas de válvulas de fechamento. Eles são instalados em tubos através dos quais o fluido é fornecido e removido. No modo aberto, eles não interferem com o fluxo livre de água, e no modo fechado, bloqueiam completamente o seu fornecimento.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

A torneira é necessária para retirar o ar acumulado no sistema de aquecimento. Normalmente leva o nome de "Mayevsky".

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Algumas torneiras permitem ajustar a temperatura de aquecimento do sistema de aquecimento. Com a ajuda deles, você pode economizar no aquecimento diminuindo a temperatura de aquecimento das baterias ou desligando-as se estiver quente fora da janela. Isso é válido tanto para casas particulares quanto para prédios de apartamentos.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Quais são as válvulas de esfera por material do corpo

3.1. Válvula de esfera de latão.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
Válvulas esféricas de latão
As principais vantagens das torneiras de latão:

- preço baixo; - prazos de entrega curtos; - bom desempenho para água e gás; - resistência ao estresse mecânico.

As principais desvantagens das torneiras de latão são:

- um pequeno número de diâmetros, produzidos principalmente de DN 8 a DN 100 mm; - falta de execução soldada; - operação instável em temperaturas acima de 200 graus C; - impossibilidade de operação estável em produtos petrolíferos.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
Válvulas de esfera de aço
As principais vantagens dos guindastes de aço:

- preço baixo; - uma grande seleção de modelos de vários fabricantes; - prazos de entrega curtos; - bom desempenho para água quente e gás; - resistência ao estresse mecânico; - uma ampla gama de modelos.

As principais desvantagens dos guindastes de aço:

- operação instável em temperaturas inferiores a -40 graus C; - dificuldades durante a operação de longo prazo em sistemas de abastecimento de água fria; - impossibilidade de operação em ambientes ligeiramente agressivos.

3.4. Válvula de esfera em aço inoxidável (inoxidável).

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

As principais vantagens das torneiras de aço inoxidável:

- uma ampla gama de ambientes de trabalho; - a capacidade de operar em temperaturas de até -60C.

As principais desvantagens das torneiras de aço inoxidável:

- Preço Alto; - faixa estreita de modelos, produzidos principalmente de DN 8 a DN 300 mm; - longos prazos de entrega para a maioria dos guindastes.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
Válvulas esféricas de ferro fundido

3,6. Válvula esférica de plástico

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
Válvulas de esfera de plástico
As principais vantagens das torneiras de polipropileno:

- durabilidade comparável ao latão; - preço; - peso leve.

As principais desvantagens das torneiras de polipropileno:

- Possibilidade de montagem apenas em tubos de plástico.

Características

Ao escolher um guindaste, você deve prestar atenção às suas características principais. A escolha correta afetará a duração de sua operação.

Passabilidade

Os principais elementos de uma válvula esférica são uma esfera e um tubo. Neste caso, o diâmetro do furo da esfera deve corresponder ao diâmetro do tubo. Quando aberta, a própria válvula é um cilindro sólido. Se não houver restrição entre o tubo de ramificação e a válvula, essa válvula é chamada de passagem total. Ele possui um número vantagens

:

  • não há perda de pressão da água;
  • longa vida útil;

De acordo com suas características, uma válvula esfera de passagem plena pode ser considerada a melhor. Apesar disso, eles têm desvantagens: custo e peso significativos. Para economizar dinheiro, a passagem da válvula de esfera pode ser mais estreita. É feito de forma simétrica ou com estreitamento de apenas um lado. Se o projeto for assimétrico, o estreitamento é feito na direção do fluxo de água. Como resultado, o consumo de metal é reduzido. Menos esforço está envolvido com o controle de fluxo. Mas sua habilidade cross-country já é menor.

Fio e pressão

As válvulas de esfera são fixadas ao tubo aparafusando na rosca. Pode ter a forma de uma porca (interna) ou de um parafuso (externo). Este último é corretamente chamado de encaixe. A válvula é denominada pelo tipo de rosca: "porca-porca" (ambas as roscas são internas) ou "porca de união" (uma rosca é externa, a segunda é interna).
A pressão operacional dos elementos do sistema de encanamento é medida em atmosferas. Uma atmosfera - 1 bar. A designação correspondente no guindaste é PN. Por exemplo, PN20 significa uma pressão máxima de 20 bar. Como regra, em estruturas domésticas normais, não excede 7 bar em uso normal. Mas sempre possivel sobrecarga

, portanto, o dispositivo de travamento deve ter uma margem de segurança. O valor PN mínimo para guindastes nunca é inferior a 16.

Diâmetro

As seções transversais do tubo e da válvula não coincidem com a precisão milimétrica. Normalmente, os vendedores de loja entendem o que o cliente quer dizer quando diz: "Preciso de uma válvula para um tubo macho de meia polegada". Mas, para não depender do vendedor, é melhor saber por si mesmo exatamente quais tamanhos e diâmetros de tubo são usados ​​em sistemas de encanamento convencionais. Os diâmetros das válvulas de esfera estão de acordo com certas normas.

Os tubos mais comumente usados ​​em casa são de ½, ¾, 1 e 1¼ polegadas. Esses tamanhos correspondem a 15, 20, 25 e 32 mm, respectivamente. Eles são medidos pelo diâmetro externo. Para descobrir o diâmetro do tubo, você pode medi-lo com um paquímetro ou definir

indiretamente ao longo da circunferência. Divida a circunferência por 3,14. Mas deve-se ter em mente: se o tubo é de aço, pode haver várias camadas de tinta, o que leva a um ligeiro espessamento. Portanto, essas medidas devem ser aproximadas ao tamanho.

Nas próprias válvulas, eles geralmente escrevem o diâmetro do tubo a que se destinam. As válvulas full bore têm uma característica especial: suas roscas sempre correspondem ao diâmetro do tubo. Isso garante que não haja estreitamento da passagem e, como resultado, não haja perdas hidráulicas. Para outros guindastes, dependendo da espessura do tubo, o diâmetro pode ser diferente.

Diferenças de projeto entre torneira e válvula

A torneira e a válvula são as peças mais freqüentemente instaladas em sistemas de tubulação. Essa demanda significativa se deve à sua confiabilidade e facilidade de uso.Porém, em termos de finalidade, as peças apresentam diferenças significativas, que se devem ao desenho interno de cada uma.

Os principais nós da válvula de esfera

Os principais elementos estruturais de uma válvula de esfera incluem:

  1. Habitação.
  2. Botão giratório ou caixa de engrenagens.
  3. Anéis de vedação da haste.
  4. Estoque.
  5. Uma esfera com um orifício através do qual o substrato tubular flui.
  6. Selins que acomodam o elemento de fechamento principal.

Principais conjuntos de válvulas

A diferença entre torneira e válvula pode ser vista a olho nu, pois a diferença na estrutura interna tem impacto direto na aparência dos dispositivos. Em vez de um mecanismo de travamento em forma de bola, uma válvula (1) é usada aqui, que é pressionada por uma haste (2) aparafusada no interior do corpo (3). A rotação é fornecida por um volante (4). Para evitar a penetração de substratos do tubo, uma variedade de vedações de haste (6) e gaxetas (7) são usadas entre a tampa (8) e o corpo do produto.

Área de aplicação de válvulas de esfera

O escopo de aplicação das válvulas de esfera é amplo o suficiente:

É formado durante a produção da cerveja durante a fermentação. É por isso que a cerveja não pode ser batida. Pressão: O dióxido de carbono ligado cria uma pressão que evita que o dióxido de carbono natural da cerveja escape, transportando a cerveja do barril para a torneira. A pressão de trabalho é ajustada no regulador de pressão intermediário.

Redutor de pressão: mede uma pressão do cilindro de aproximadamente 60 bar até um máx. a pressão descendente permitida é ajustável. Faz sentido definir a pressão de operação necessária para uma determinada linha ou tipo de cerveja não com um redutor de pressão, mas com um regulador de pressão intermediário.

Quais são as válvulas de esfera por tipo de controle

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
- são guindastes com uma caixa de engrenagens mecânica instalada. O redutor deve ser instalado em todas as válvulas com diâmetros superiores a 300mm, bem como nas válvulas de menor diâmetro, onde é necessário garantir uma abertura suave da válvula esférica.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
- são guindastes com acionamentos elétricos instalados, utilizados para controle remoto de processos tecnológicos, bem como para desligamento de emergência de dutos.
Válvula de esfera com acionamento pneumático

- são guindastes com acionamentos pneumáticos instalados, utilizados para controle remoto de processos tecnológicos, bem como para desligamento de emergência de dutos em áreas classificadas em que a instalação de acionamento elétrico é inadmissível.

O princípio de funcionamento da válvula de esfera

As válvulas de esfera são projetadas para desligar completamente o fluxo de trabalho e não são aplicáveis ​​para regulá-lo

.

A substituição da válvula esférica não demorará muitos anos, se a utilizar para o fim a que se destina e de acordo com as regras definidas nas instruções.

Instalação: Há uma distinção entre conexão plana, cesta e combinação. Conseqüentemente, existem diferentes tipos de dobras. Han: Existem diferentes tipos de torneiras. O uso de uma válvula de expansão é freqüentemente recomendado. Barril: barril de aço inoxidável, suporte de instalação permanente.

Compensador: A válvula compensadora possui um corpo alongado, denominado. Ele forma uma fenda anular no tubo, cujo tamanho pode ser ajustado com uma pequena alavanca. Desta forma, a válvula pode ser adaptada a diferentes taxas de dosagem variando o fluxo volumétrico.

O princípio de funcionamento de uma válvula de esfera baseia-se no bloqueio do fluxo de trabalho por meio de um elemento de bloqueio, que é uma esfera com um orifício cilíndrico passante.

Durante a rotação da esfera em torno de seu eixo, que é perpendicular ao corpo estacionário da válvula, ela fecha ou abre o acesso ao fluxo de trabalho.

Quanto ao formato do orifício, nem sempre é redondo (retangular, oval, trapezoidal). O tamanho (diâmetro) da abertura do elemento de travamento também varia dependendo da área de aplicação da válvula e da rede de dutos.

Resfriamento: O tambor fornecido deve ser pré-resfriado imediatamente e por um tempo suficiente para a temperatura selecionada e mantida constantemente. Linha: as linhas de cerveja devem ser empilhadas para que possam ficar vazias por conta própria. Eles devem ser mantidos o mais curtos possível. O cachimbo de cerveja deve ser resfriado em todo o seu comprimento.

A quantidade depende do comprimento e da seção transversal do tubo. Essa cerveja não deve ser oferecida ao cliente, pois a qualidade não é mais a cerveja no barril. O-ring: Um selo na cabeça de descarga que separa os caminhos da cerveja e do gás um do outro e do mundo externo. Os anéis de vedação danificados devem ser substituídos, caso contrário, o instrumento poderá prender ou prejudicar a liberação de gás para o ambiente.

O elemento de bloqueio da válvula de esfera, dependendo da finalidade e das dimensões das válvulas, pode ser vedado principalmente de duas maneiras.

Nomeadamente:

  1. esfera nos suportes - para guindastes de grande diâmetro;
  2. bola flutuante - para pequenos guindastes.

Válvulas com anéis de vedação adicionais às vezes também estão disponíveis.

Seção transversal: as linhas de cerveja estão disponíveis com diferentes diâmetros internos

Importante: o diâmetro nominal deve ser constante ao longo de todo o comprimento do tubo, caso contrário, ocorrerão falhas nas válvulas e a limpeza mecânica será impossível. Limpeza: As peças que entram em contato alternadamente com a cerveja e o ar devem ser limpas e desinfetadas diariamente a cada troca do tambor.

A linha de cerveja precisa ser limpa quimicamente semanalmente. Mesmo no caso de encomenda de uma empresa especializada externa, o proprietário é responsável pela limpeza.

As válvulas de esfera são fechadas e abertas girando a manopla 90 °.

Características do

Por isso, recentemente, válvulas de esfera especiais têm sido utilizadas em gasodutos. Esses dispositivos são projetados para desligar ou abrir completamente o fluxo de gás. A peculiaridade desses dispositivos reside no mecanismo de travamento, que é feito em forma de bola com um orifício de passagem. Além disso, o diâmetro do furo coincide com o diâmetro da tubulação (ver também o artigo "Onde e como a válvula de alta pressão é usada").

Para interromper o fluxo, a esfera é girada de modo que o orifício seja perpendicular à tubulação, ou seja, ele precisa ser girado 90 graus. O mecanismo de travamento é controlado por uma alavanca. A estanqueidade é garantida por anéis feitos de materiais macios e duráveis.

Válvula de esfera com diâmetro de 3 a 4 polegadas

Diferenças de acessórios de encanamento

Devo dizer que a diferença externa entre uma válvula de gás e uma válvula de água é que a alavanca é amarela, não vermelha.

Existem muito mais diferenças estruturais:

  • Eles têm um corpo mais durável, feito de graus especiais de aço ou latão com maior teor de cobre.
  • Eles têm um fio de conexão mais longo.
  • O mecanismo de bloqueio é feito de cromo extra forte ou material niquelado.
  • A haste é feita de material de polímero durável.
  • Essas torneiras são capazes de suportar mais pressão do que as torneiras de água.
  • Os anéis de vedação são mais duráveis ​​e oferecem melhor vedação.

Dispositivo de válvula de esfera

Observação! Mesmo que o preço das torneiras de gás seja mais alto, elas não podem ser substituídas por acessórios de encanamento, pois a economia pode ser muito cara. Mas não é proibido usar válvulas de gás em vez de válvulas de encanamento.

Em geral, tudo o que difere uma torneira de gás de uma válvula de corte de água é um maior nível de vedação. O resto dos pontos não são tão importantes em gasodutos domésticos. Portanto, em princípio, qualquer válvula que atenda à classe de estanqueidade "A" pode ser utilizada para gasoduto.

Válvula de gás na cozinha

Recursos do aplicativo

Via de regra, válvulas de corte para gasodutos são instaladas na cozinha, ou seja, onde o equipamento de gás é usado. Além disso, uma válvula separada é instalada para cada fonte de consumo.

Por exemplo, em casas e apartamentos onde estão instalados fogões a gás e aquecedores de água ou caldeiras, instalo torneiras de gás separadas para fogões e outros dispositivos. Além disso, geralmente uma válvula comum é instalada na entrada, o que permite que você feche completamente o fornecimento de gás.

Devo dizer que as válvulas de corte são usadas não só para interromper o fluxo, mas também para controlá-lo, por exemplo, uma válvula de três vias de gás permite redirecionar o fluxo de um duto para outro. É verdade que esses dispositivos não são usados ​​na vida cotidiana.

Conselho! Ao implementar o abastecimento de gás de uma casa com gás de botijão, as válvulas de corte geral podem ser omitidas, pois uma válvula está sempre montada no cilindro, o que permite o fechamento do gás.

Torneira de flange

Quais são os tipos de válvulas de esfera

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Estas são válvulas de esfera de duas vias nas quais o design da esfera permite que você regule o fluxo do meio de trabalho.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
São válvulas de esfera bidirecional com haste estendida projetadas para instalação em concessionárias subterrâneas com capacidade de abrir ou fechar a válvula através de um tapete instalado na rua.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
São válvulas de esfera projetadas para mistura de líquido (porta T) ou distribuição de fluxo (porta L). Tais torneiras são amplamente utilizadas para instalação de manômetros e sensores de pressão, bem como em processos tecnológicos complexos.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento
São válvulas de esfera bidirecionais com a capacidade de conectar um sensor de temperatura. Essas válvulas de esfera são amplamente utilizadas na instalação de medidores de calor de apartamentos.

Qual é a melhor válvula de esfera ou válvula de gaveta?

Uma resposta inequívoca à pergunta requer levar em consideração a necessidade tecnológica atual. As válvulas gaveta são simples em seu design e podem ser usadas em várias condições (incluindo as bastante severas). Mas, ao mesmo tempo, uma característica de sua operação é o desgaste bastante intenso, necessidade regular de reparos, liberação lenta do obturador, robustez.

Válvulas esfera são consideradas uma opção mais versátil e moderna, são compactas, altas taxas de estanqueidade, confiabilidade e eficiência de controle.

O uso de válvulas permanece relevante na instalação de linhas principais e sistemas com movimento de fluxo de alta velocidade. Isso é facilitado pelo baixo nível de resistência hidráulica da válvula. A escolha pelas válvulas esfera (com maior frequência) está associada à facilidade de instalação e manutenção, ao alto nível de estanqueidade do produto e à praticidade de seu design.

Válvulas de esfera - que são melhores

As torneiras de água de bola são usadas para regular a temperatura das baterias de aquecimento. Eles podem ser instalados em cada bateria, no espelho da entrada do seu apartamento ou em qualquer outro lugar.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Válvulas de esfera para água de várias finalidades e tamanhos são produzidas pela conhecida empresa italiana Bugatti. Na lista de seus produtos:

  • torneiras de canto para água;
  • torneiras diretas para água fria e / ou quente;
  • guindastes com "American" (porca de união);
  • válvulas de esfera com liberação automática de ar ou pequena quantidade de água - máquinas de drenagem ou torneiras Mayevsky;
  • torneiras de água convencionais;
  • torneiras, complementadas com um dispositivo de filtragem de partículas sólidas, etc.

Os guindastes Bugatti se distinguem dos guindastes da maioria dos concorrentes por sua capacidade de fazer pequenos reparos.

A maioria das válvulas deve ser descartada após o início de um vazamento devido ao desgaste do elemento de vedação da esfera. As válvulas italianas resolvem esse problema girando a porca de vedação. Isso permite que você obtenha o recurso "fechado / aberto" em até 20 mil ciclos.

A empresa italiana VALTEC tem prestado muita atenção aos consumidores de seus produtos na Rússia e na Ucrânia há mais de 10 anos.Os produtos da empresa são projetados para condições de trabalho bastante adversas nas redes de abastecimento de água e aquecimento de nossos países.

As válvulas de esfera da empresa têm uma vida útil aumentada.

Os comandos, reforçados em espessura e folga de trabalho, são complementados com proteção contra queimaduras na forma de um revestimento plástico (PVC - cloreto de polivinila) e permitem girar a grua após a deposição de grande quantidade de substâncias prejudiciais ao seu funcionamento.

Os guindastes foram aprovados na certificação necessária na Ucrânia e na Rússia.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

A conhecida empresa italiana FAR para consumidores russos produz produtos adaptados aos requisitos dos documentos regulatórios russos e às duras condições de trabalho.

Um dos produtos são as válvulas de esfera FAR. Eles são:

  • com termômetro embutido e / ou sensores de medição de temperatura;
  • com rosca em polegadas, cabo vermelho ou azul, onde pode ser instalado um termômetro;
  • com porca de capa americana e prensa PRESSFAR, dotada de pega com possibilidade de colocação de termómetro;
  • furo pleno com rosca métrica e cabo borboleta vermelha, é possível a conexão com extremidades especiais com diferentes tubulações.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Uma das mais antigas empresas italianas, a RMB, produz acessórios e componentes para abastecimento de água e aquecimento há quase 60 anos. A brochura da empresa contém todo o equipamento necessário para o funcionamento económico e confortável dos sistemas de aquecimento:

  • acessórios para radiadores de água quente;
  • Válvulas esféricas com separadores magnéticos de lamas;
  • Torneiras autolimpantes com filtros magnéticos;
  • válvulas de esfera de passagem total de 0,5 "a 2";
  • Válvulas de esfera de furo padrão de diferentes diâmetros com rosca em polegadas;
  • válvulas de retenção para sistemas de tubulação;
  • válvula de esfera com uma válvula de retenção embutida e muitas outras. dr.

Os produtos da conhecida empresa da Alemanha Ocidental Honeywell são produzidos há muitas décadas. Para sistemas de abastecimento de água e aquecimento, a empresa produz, inclusive, válvulas de esfera para trabalhos com sistemas de controle automático.

Esses dispositivos são um mecanismo de desligamento e controle operado eletricamente montado no corpo da válvula de esfera.

A válvula de esfera automatizada Honeywell tem as seguintes características:

  • controle como parte do sistema Hometronic Manager;
  • tamanho nominal - 20, 25, 32 mm;
  • capacidade nominal, metros cúbicos m / h - 41, 63, 123;
  • tensão de operação, V - 230, 50 Hz;
  • tempo de giro "aberto / fechado", sec - 30.

Esperamos que essas informações ajudem você a chegar à conclusão certa sobre quais válvulas de esfera são melhores.

Características das válvulas

As válvulas gaveta se diferenciam pela simplicidade estrutural, projetadas para garantir a abertura ou desligamento do movimento da substância. O obturador, que está localizado dentro da cavidade de trabalho do corpo do dispositivo, move-se perpendicularmente ao eixo de fluxo. O movimento do mecanismo do obturador ocorre devido à rotação no conjunto da porca de deslocamento do fuso. O fuso (haste), passando pela vedação da caixa de espanque, serve como elo de ligação entre a válvula e o acionamento da válvula, que pode ser um volante, uma caixa de engrenagens, um dispositivo automático.

A fixação do produto na tubulação é realizada de várias formas: por meio de flanges, método soldado ou acoplamento. Os principais materiais para a produção de válvulas são aço, incluindo aço inoxidável e ferro fundido.

A especificidade do projeto das válvulas gaveta não permite que sejam utilizadas como válvulas de controle. A veneziana do produto pode estar em duas posições de trabalho: "aberta" e "fechada". A sua instalação numa posição intermédia provoca a quebra do mecanismo de bloqueio, o que faz com que o aperto do encaixe da cunha seja perturbado mesmo quando é movido para a posição extrema.

FIG. 1

As válvulas de gaveta em cunha (o tipo mais popular de válvula) se distinguem por suas dimensões e peso impressionantes.O uso de dispositivos com haste ascendente requer espaço livre adicional, cuja presença nem sempre é fornecida pelo projeto da tubulação.

Variedades

As válvulas de esfera estão gradualmente substituindo outros tipos comuns: corrediça, cônica e cilíndrica. Sua base é uma bola, que é usada como elemento de fechamento. Durante a rotação, o contato do elemento móvel com as vedações de acoplamento permanece inalterado. A água é passada devido ao fato de que um buraco é feito dentro da bola. Essas torneiras são usadas em sistemas de aquecimento doméstico e abastecimento de água.

Existem vários espécies

válvulas de esfera:

  • soldado;
  • polipropileno;
  • acoplamento;
  • manga de furo completo.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

Soldado e flangeado

Soldado válvulas

fixados por soldagem, pelo que é impossível desmontá-los. Tubos flangeados são usados ​​em tubos de grande diâmetro. Ao instalá-los, gaxetas adicionais são colocadas para vedar a junta. Devido à sua alta estanqueidade e suporte para operação em alta pressão, são utilizados em gasodutos e oleodutos. Eles também são amplamente utilizados no sistema de abastecimento de água da cidade.

Polipropileno

As válvulas de polipropileno são feitas de polietileno e polipropileno. Eles são amplamente usados ​​em ambientes agressivos, onde os elementos estruturais de metal se degradam muito rapidamente. Eles estão sujeitos à deformação por água quente, por isso tentam não usá-los em sistemas de aquecimento. No ambiente doméstico, ainda são utilizadas válvulas de polipropileno com elemento metálico de fechamento.
Durante a instalação, eles são soldados imediatamente ao tubo de plástico. Acontece assim híbrido

opção: polipropileno, soldado. Eles já podem ser usados ​​em sistemas de aquecimento. Essas válvulas tornaram-se amplamente conhecidas há relativamente pouco tempo, graças à ampla instalação de sistemas de aquecimento e abastecimento de água feitos de polipropileno.

Acoplamento

Válvulas de acoplamento são usadas para estreito

tubos. Seu diâmetro não excede 2 polegadas. Compactos, eles podem ser encontrados em uma ampla variedade de sistemas de água. A válvula de embreagem é mais comum em estruturas domésticas. Para interromper o fluxo de água, basta girar o botão da válvula. Em plantas industriais, eles são feitos de aço. Para as necessidades domésticas, um material mais econômico é adequado: latão. Qualquer que seja a opção de implementação escolhida, a chave
prós
associados ao uso de um elemento de bola permanecem comuns a eles:

  • alta fiabilidade;
  • fácil de usar;
  • resistência à ferrugem;
  • aperto;
  • facilidade de instalação.

A versão full bore da válvula de acoplamento evita gargalos no fluxo de água. Estruturalmente, é mais largo e o orifício na esfera corresponde ao diâmetro interno do tubo. Custa mais e pesa mais.

Válvulas estruturais consiste

dos seguintes elementos:

A alça é feita de níquel. É executado tanto em forma de borboleta como em forma de alavanca comprida. No segundo caso, uma concha de plástico adicional é colocada na alça. É especialmente importante em torneiras de água quente: atua como isolante térmico. A porca em forma de cunha que fixa o mamilo é feita de aço.

O próprio corpo é feito de latão. Fornece longo

vida útil e é capaz de suportar a pressão dos sistemas domésticos de abastecimento de água. O corpo de latão, infelizmente, nem sempre é feito apenas de sua própria liga. Freqüentemente, há impurezas em amostras baratas e elas podem simplesmente se desintegrar com o tempo. Niquelado por fora. Portanto, os machos de alta qualidade nem sempre têm a cor amarela característica do latão.
Resistente ao calor é usado como selante. teflon
... Nos modelos mais caros, a borracha de butadieno também pode ser usada como material. A própria bola de fechamento é retificada por diamante.A parte interna é perfurada em forma de cilindro. É a grande abertura no cilindro, comparável ao diâmetro interno do tubo, que garante uma boa permeabilidade.

Em uma das posições, a esfera gira de forma que seu cilindro interno fique localizado na direção do fluxo de água, tornando a superfície interna do tubo praticamente plana e sem dobras. Em outra, bloqueia completamente a circulação da água. O isolamento é garantido por uma junta de alta qualidade entre a superfície do solo e o O-ring.

Escolha de válvulas de gás

Se for encontrado um mau funcionamento na válvula de gás, é recomendável substituir o dispositivo o mais rápido possível. A primeira etapa é selecionar uma nova válvula. Ao escolher, os especialistas recomendam levar em consideração:

  • tipo de válvula;
  • parâmetros básicos do dispositivo.

A válvula do tubo de gás pode ser:

  • cortiça. Um elemento cônico é colocado no corpo da válvula de cortiça, que é acionado por um volante. Existe um orifício no elemento cônico (plug) que, quando combinado com o orifício na tubulação, permite que o gás escoe para o equipamento. A sobreposta atua como um material de vedação que veda a conexão da válvula com os tubos;

Válvula de corte cortante

  • esférico. O dispositivo de uma válvula de gás tipo esfera difere de uma válvula de cortiça porque uma esfera feita de metal durável está localizada na base do mecanismo de travamento. A bola possui uma abertura que, ao girar o volante, fica localizada ao longo do gasoduto e, dessa forma, passa o gás ao consumidor.

Válvula de gasoduto com mecanismo de bloqueio de esfera

De acordo com o método de conexão a tubos, uma válvula de esfera doméstica pode ser:

  • com rosca. A válvula é conectada aos tubos do gasoduto por uma conexão roscada;

Válvula roscada

  • flangeado. A ligação às tubagens é efectuada por meio de flanges, que por sua vez são fixados com parafusos;

Válvula de gás fixada com flanges

  • soldado, isto é, instalado por meio de máquina de solda.

Válvula de gás soldada

As torneiras roscadas e flangeadas são reutilizáveis, ou seja, se necessário, pode-se retirar o dispositivo da tubulação de gás, verificar seu desempenho, fazer reparos e reinstalá-lo. A válvula soldada só pode ser instalada uma vez.

Parâmetros básicos de seleção

Ao escolher uma válvula de corte de gás, é recomendável prestar atenção aos seguintes fatores:

  • diâmetro da tubulação. O elemento de corte da válvula deve cobrir completamente a tubulação do apartamento. Se a válvula for maior ou menor, a estanqueidade da válvula não será completa;
  • passo e diâmetro da rosca na tubulação. Para substituir rapidamente o dispositivo, você precisa de uma correspondência completa dos parâmetros especificados. Caso contrário, você precisará adquirir e instalar adaptadores adicionais;
  • material do qual a válvula do gasoduto é feita. É mais conveniente comprar torneiras de latão, pois têm uma vida útil mais longa. Você também pode encontrar à venda torneiras de silumin, zinco e plástico. Você pode distinguir o material usado para a fabricação da válvula por peso. As válvulas de latão são mais pesadas do que outros materiais. Além disso, você pode inspecionar o local onde a linha é cortada. O latão tem uma tonalidade amarela e todos os outros materiais (exceto plástico) são cinza;

Vantagens das válvulas de esfera

As válvulas de esfera são muito compactas e ao mesmo tempo muito práticas, além disso, atraentes do ponto de vista estético. Eles são convenientes de usar, você pode bloquear instantaneamente o acesso ao fluxo de trabalho girando levemente a manivela em 90 °, o que é especialmente importante em caso de pequenos acidentes repentinos, como vazamento de gás ou vazamento no cano de água.

Para válvulas borboleta, o fluxo é controlado por um disco girando em um caminho de fluxo localizado em um eixo central.Tal como acontece com as válvulas de esfera, o tempo de posicionamento é curto, pois leva apenas um quarto de volta para abrir e fechar totalmente a válvula.

As válvulas borboleta têm um design simples, leve e compacto. Suas dimensões de montagem costumam ser muito curtas, portanto, elas apresentam uma perda de pressão significativamente menor em comparação com as válvulas de isolamento. Os materiais usados ​​no disco e na vedação podem limitar seu uso em temperaturas mais altas e alguns fluidos. As válvulas borboleta são comumente usadas para água e ar e em aplicações com grandes seções transversais de tubos.

Entre outras coisas, as válvulas de esfera são altamente resistentes ao desgaste e fabricadas com materiais não corrosivos. Eles toleram bem a interação com ambientes agressivos.

Além disso, eles são bastante acessíveis em comparação com suas contrapartes para essa finalidade. Graças a todas essas vantagens, as válvulas de esfera tornaram-se líderes no mercado de válvulas de corte.

As válvulas de bloqueio são adequadas para uma ampla gama de aplicações e, dependendo do projeto, podem ser usadas para fins de bloqueio ou regulagem. Nesse tipo de válvula, a taxa de fluxo é determinada não apenas pela seção transversal do orifício da sede da válvula, mas principalmente pelo levantamento da válvula. A vantagem das válvulas de retenção sobre outras válvulas de retenção, que mesmo com uma válvula parcialmente aberta, há menos risco de danos à sede da válvula e válvula de retenção. Entre os vários tipos de válvulas de retenção, especialmente as válvulas de agulha são adequadas para o controle de fluxo.

Tipos de válvulas de gás de esfera

Além do fato de que as válvulas de corte em consideração diferem em diâmetro, as diferenças residem no método de instalação. Na maioria das vezes, os seguintes tipos de dispositivos são usados ​​em gasodutos:

Rosqueado (acoplamento)Eles têm um diâmetro pequeno. Via de regra, esses produtos são utilizados em gasodutos domésticos. A conexão com o pipeline, como não é difícil adivinhar pelo nome, é realizada por meio de uma conexão encadeada.
FlangeadoEles são usados ​​em gasodutos externos de grande diâmetro. A ligação é feita de forma flangeada por meio de parafusos. Como encadeados, esses dispositivos são recolhíveis, ou seja, eles podem ser removidos e reinstalados.
SoldadoComo os flangeados, eles são usados ​​para gasodutos externos. Seu diâmetro pode variar de 10 a 70 milímetros. A conexão à tubulação é feita por soldagem. Conseqüentemente, esta opção de instalação é indissociável, as vantagens de tais produtos incluem total estanqueidade e alta confiabilidade. Além disso, as válvulas de corte soldadas são livres de manutenção, ou seja, aperto das conexões de flange.

Conselho! Além das válvulas de esfera, também existem válvulas macho. No entanto, eles têm menos confiabilidade e durabilidade, por isso são raramente usados ​​recentemente.

Na foto - válvulas de corte soldadas

O que mais vale a pena prestar atenção

  • Uma novidade no mercado de válvulas esfera é a válvula esfera americana. Ele permite que você remova o radiador sem equipamentos especiais e chamar o mestre, por exemplo, durante os reparos.
  • As válvulas de esfera para sistemas de aquecimento diferem no tipo de alças. Existem dois tipos: uma alça de joystick e uma alça de borboleta. As alças do joystick devem ser instaladas a uma distância considerável umas das outras, caso contrário, seu uso se tornará um problema devido à enorme alça. As alças borboleta são comumente usadas para válvulas de pequeno diâmetro.
  • Outro material importante são as braçadeiras - fechos para tubos de aquecimento. Hoje são apresentados em diversos tamanhos, dependendo do diâmetro dos tubos. As braçadeiras são feitas de plástico ou metal. As braçadeiras de plástico fornecem mobilidade ao tubo, além disso, são relativamente baratas (a partir de 4 rublos cada).As braçadeiras de metal fornecem uma conexão mais forte, mas custam uma ordem de magnitude a mais (de 15 rublos cada).

Importante

É preciso lembrar que mesmo as menores peças devem ser instaladas por artesãos com formação e conhecimentos especiais na área. Só então sua casa estará sempre aconchegante e aconchegante.

Nossa empresa oferece válvulas de esfera dos principais fabricantes a preços acessíveis. Os especialistas da empresa selecionarão os componentes ideais para o seu sistema de aquecimento.

Disputa sobre o tema "Como falar corretamente: válvula esfera ou válvula esfera?" irá ocorrer mais de uma vez, então vamos esclarecer imediatamente: no singular é correto dizer válvula de esfera, e no plural - válvulas de esfera. No entanto, no momento em que este artigo foi escrito, o Yandex e o preenchimento automático do Google ao digitar "válvula esférica" ​​oferecem a primeira opção "válvula esférica" ​​- uma vez que essa opção é usada com mais frequência por especialistas técnicos em "jargão profissional" - nós, pessoalmente prefira "válvula de esfera". Para simplificar a apresentação, consideraremos essas frases idênticas (do ponto de vista técnico) e deixaremos essa disputa para nossos professores favoritos de literatura e de língua russa. Portanto, neste artigo, tentaremos considerar em detalhes todos os tipos de válvulas de esfera e qual válvula de esfera (esfera) é melhor escolher entre toda a variedade de válvulas de esfera.

Quais válvulas de esfera são mais bem utilizadas para o sistema de aquecimento

1. O que é uma válvula de esfera? 2. Quais são as vantagens e desvantagens das válvulas de esfera? 3. Quais são as válvulas de esfera de acordo com o material do corpo? 4. Quais são as válvulas de esfera por tipo de conexão? 5. Quais são as válvulas esfera de acordo com o tipo de passagem? 6. Quais são os tipos de válvulas de esfera por tipo de corpo? 7. Quais são os tipos de válvulas de esfera para vedação? 8. Que tipos de válvulas de esfera existem? 9. Que tipo de válvulas de esfera existem por tipo de controle? 10. Quais parâmetros são importantes ao escolher uma válvula de esfera? 11. Onde comprar uma válvula de esfera (válvula de esfera)? 12. O que é melhor para colocar uma válvula de esfera, válvula borboleta, válvula ou válvula gaveta?

Lados fracos

Apesar das muitas qualidades positivas, as válvulas de esfera têm suas desvantagens. A água no sistema de abastecimento de água pode conter várias impurezas na forma de incrustações e ferrugem. Se por muito tempo a válvula ficar fixa em uma posição, ela começa a entupir com escória. Até salina
depósitos. Para retirar as camadas da bola, ela deve ser girada pelo menos uma vez por quarto.

A qualidade do guindaste também nem sempre é possível verificar no momento da compra. Alguns espécimes começam a vazar com o tempo. Via de regra, isso se deve a um retentor de óleo de má qualidade. Ela pode ser substituída, mas muitas vezes a porca de travamento gira com a válvula. Além disso, o guindaste só pode ser operado em temperaturas positivas. Se a água da torneira congelar, a própria torneira pode simplesmente estourar.

Características de substituição da válvula de gás

Mais cedo ou mais tarde, qualquer válvula de bloqueio pode falhar, em particular, as torneiras de gás não têm seguro contra quebras. Se esta unidade estiver com defeito, deve ser substituída imediatamente.

É preciso dizer desde já que é proibido fazer esse trabalho com as próprias mãos! No entanto, algumas ações ainda precisam ser executadas por conta própria.

Depois de desligar o gás, você precisa acender o queimador

Portanto, as instruções para substituir esta válvula de corte são as seguintes:

  • Em primeiro lugar, é necessário comunicar o problema a especialistas do serviço de gás ou a uma entidade privada que tenha licença para realizar esse trabalho.
  • Então você precisa comprar um novo guindaste em uma loja especializada. É preciso primeiro medir o diâmetro do duto para não se enganar na escolha do produto.
  • Antes da chegada de especialistas, deve-se preparar um passaporte técnico e um contrato de fornecimento de gás. É necessário um passaporte técnico para fazer uma anotação sobre o trabalho realizado.
  • Depois é preciso acender o gás do fogão e desligar a válvula central.O queimador deve ser deixado até que esteja completamente extinto para que todo o gás seja liberado do gasoduto.
  • Após a chegada de especialistas, é necessário abrir várias janelas para criar uma corrente de ar na sala. Isso é necessário em caso de vazamento de gás.
  • Após a conclusão do trabalho, em conjunto com especialistas, verifique se há vazamentos nas válvulas de corte instaladas.
  • No final do trabalho, é necessário fornecer aos trabalhadores do serviço um passaporte técnico e pedir-lhes que anotem nele.

Conselho! Você pode usar espuma de sabão para detectar vazamentos de gás. Deve ser aplicado nas juntas do dispositivo com a tubulação, bem como na própria válvula. Se uma bola de sabão se formar em algum lugar, significa que as válvulas de fechamento estão permitindo a passagem do gás.

Após a conclusão do trabalho, deixe as janelas abertas por mais 15-30 minutos, o que garantirá a ventilação completa do ambiente.

Quais são as válvulas de esfera por tipo de vedação

PTFE (fluoroplástico, teflon)

- um polímero resistente à temperatura que garante uma operação estável em água quente e fria, óleos industriais, misturas de hidrocarbonetos (produtos de petróleo, gás natural), vapor (até 150C). A faixa de temperatura operacional é de -10C .. + 150C, a temperatura máxima permitida é de -40C .. + 200C.

Metal para metal

É uma vedação na qual o corpo da válvula e a esfera estão em contato um com o outro sem vedações macias. A principal vantagem das vedações de metal é a resistência a altas temperaturas. A principal desvantagem pode ser considerada a dificuldade de garantir estanqueidade classe A.

(sem votos ainda)

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores