Radiadores de aquecimento de ferro fundido: qualidade testada pelo tempo


Os radiadores de ferro fundido são os mais procurados há meio século. Hoje em dia, eles também são muito populares, mas, no entanto, sua popularidade entre os concorrentes está crescendo a cada ano:
  • bimetálico;
  • alumínio;
  • radiadores de aço.

Bateria de ferro fundido de aquecimento dos tempos da URSS

Deve-se notar que, durante a União Soviética, esses radiadores "retro" eram usados ​​em todos os lugares e não havia alternativa em particular a eles. Observe que radiadores de aquecimento de ferro fundido são instalados em todos os edifícios dessa época.

Instalação de baterias de aquecimento: dicas, segredos, instruções - só aqui.

prós

  • Confiabilidade e durabilidade. O ferro fundido é despretensioso para o refrigerante, não será danificado mesmo por grandes frações ou impurezas químicas agressivas, muitas vezes contidas na água das usinas térmicas russas. A temperatura máxima permitida do refrigerante atinge 130-150 graus. Com descarga regular, esta bateria pode durar décadas.
  • Alta capacidade de calor e inércia térmica. Essas baterias emitem calor por um longo tempo, que após a desconexão pode permanecer nelas até um terço do volume original. No entanto, a mesma característica do material também é sua desvantagem - mais sobre isso na seção correspondente.

Substituição das baterias de aquecimento em um apartamento com suas próprias mãos ou por meio de um escritório habitacional

Um exemplo de reclamação contra a sociedade gestora para a substituição de radiadores de aquecimento. voltar ao índice Se as baterias vazaram após desligar o aquecimento Se os radiadores de aquecimento estiverem vazando após interromper o fornecimento de calor ao MKD, o mau funcionamento ainda deve ser eliminado, mas não em um modo tão severo. Um vazamento da bateria indica que a água não foi drenada do sistema. O procedimento é o seguinte:

  1. Moradores denunciam o problema ao Código Penal.
  2. Funcionários do Código Penal eliminam o vazamento, se possível, ou trocam a bateria às custas de fundos doados pelos proprietários.

Somente um especialista em manutenção do MKD será capaz de bloquear rapidamente o riser ou cortar toda a entrada do aquecimento.

Você pode aprender como substituir o riser de aquecimento de serviços residenciais e comunitários no vídeo: voltar ao conteúdo Quem é o responsável em uma emergência? Em caso de emergência, toda a responsabilidade recai sobre o serviço técnico do Reino Unido, HOA ou ZhEK.

Minuses

  • Ótimo peso. O ferro fundido é um metal muito pesado, o peso de uma seção de um radiador de ferro fundido pode chegar a vários quilogramas. Em média, isso é 2-3 vezes mais do que o peso de uma seção de bateria bimetálica e 4-6 vezes mais do que o peso de um radiador de alumínio. ...
  • Preço. Uma seção de um radiador de ferro fundido é visivelmente mais cara do que uma seção de uma bateria bimetálica ou de alumínio de tamanho e transferência de calor semelhantes.
  • Impossibilidade de instalação em sistema com regulagem automática. As características do projeto da bateria e as propriedades do metal evitarão que os sensores recebam informações atualizadas sobre a temperatura do líquido refrigerante e da superfície. Ao escolher o melhor para colocar baterias de aquecimento em um apartamento, leve em consideração esta nuance.
  • Baixa eficiencia. Devido à inércia térmica, muito mais energia e refrigerante serão gastos no aquecimento de um metro quadrado de área do que no caso de outros tipos de baterias. Isso pode ser completamente sem importância se o aquecimento for centralizado e você pagar com base no quadrado da casa.Mas se você tiver uma caldeira a gás, terá que gastar mais do seu próprio dinheiro, e eles vão principalmente para aquecer a própria bateria, e não para aumentar a temperatura do ambiente.
  • Aparência inestética. Observe que isso se aplica apenas a baterias antigas, mas se você as tiver - é improvável que elas se encaixem harmoniosamente no ambiente moderno. As baterias de ferro fundido do novo modelo a este respeito não são diferentes dos "irmãos" bimetálicos ou de alumínio - têm um aspecto moderno e elegante, cabem perfeitamente no interior de qualquer apartamento.

O segredo da popularidade

Talvez, entre os cidadãos soviéticos, não haja ninguém que saiba pouco sobre radiadores de aquecimento de ferro fundido. Eles testemunharam duas revoltas revolucionárias, uma guerra mundial. Hoje, esse tipo de equipamento de aquecimento pode ser chamado com segurança de “lendário”. Sua popularidade atingiu o pico no século passado.

Era impossível imaginar um apartamento comunal soviético sem baterias de ferro fundido, que desempenhassem não apenas o papel de aquecer a sala. Com a ajuda deles, descongelavam carne, secavam sapatos molhados, lavavam roupa. Eles serviram por muito tempo, não causaram problemas no funcionamento. Todo o cuidado consistiu no facto de a superfície ser pintada com tinta branca ou castanha para dar frescura.

A popularidade dos dispositivos de aquecimento deve-se às suas características técnicas. As qualidades pelas quais são valorizados:

  • confiabilidade de uso
  • durabilidade de operação
  • resistência à corrosão

As principais vantagens

Eles têm uma série de vantagens que desempenham um papel importante em sua operação:

  • resistência anticorrosiva. A composição química da liga protege o produto da corrosão de forma confiável. O material não é destruído pela umidade e várias precipitações atmosféricas. O processo de corrosão para eles termina com o aparecimento de uma camada de "ferrugem seca" na superfície;
  • temperatura "imunidade". O ferro fundido é capaz de suportar altas temperaturas. Não responde a temperaturas que chegam a 150 graus acima de zero. Essa vantagem é um claro trunfo "nas mãos" dos sistemas de aquecimento a vapor;
  • "Fidelidade" do material à qualidade do portador de calor. Fluido fortemente alcalino, partículas de ferrugem, pequenos grãos e pedras não são capazes de afetar o material no interior do radiador. O ferro fundido é resistente a danos mecânicos. O material não se dissolve nem mesmo nos solventes mais fortes, não pode ser riscado;
  • paredes espessas do produto. Esta característica do projeto é o fator determinante para a longa vida útil do dispositivo;
  • altas taxas de acumulação de capacidade. Esses números são impressionantes. Já depois de uma hora, as baterias desligadas têm uma transferência de calor residual de cerca de 30%. Baterias e aço possuem transferência de calor residual de 15%, o que permite sua utilização em sistemas com aquecimento periódico;
  • a grande dimensão da secção interna, que muito raramente permite limpar as secções, o que só pode agradar aos proprietários;
  • longa vida útil. Os fabricantes definem um valor limite para sua operação confiável, que varia de 10 a 30 anos. Este limite não é um postulado, portanto, é possível encontrar casos em que a vida útil de uma bateria de ferro fundido chega a cinquenta anos. O que também não é um limite.

Observação! A montagem correta e o enchimento de água e líquido de alta qualidade prolongam a vida útil dos radiadores de aquecimento em ferro fundido.

Os principais contras

Uma visão geral das deficiências se resume às limitações operacionais:

  • As baterias de liga de ferro fundido são extremamente pesadas, o que retarda sua instalação em várias superfícies. Este indicador torna esses produtos não competitivos com amostras de alumínio, bimetálicos e aço. Os radiadores de aquecimento em ferro fundido são grandes em tamanho e peso, o que nem sempre coincide com o estilo do interior. A geometria da bateria às vezes é uma barreira para seu uso;

Interessante! Os fabricantes de baterias estão cada vez mais se concentrando no lado estético de seus produtos. Existem modelos no mercado retro ou de alta tecnologia.

  • se a pressão de trabalho no sistema for de 15 atmosferas, os radiadores de ferro fundido são uma excelente escolha. Mas, se a pressão for maior, esse tipo terá que dizer "não" para o aquecimento. Surge a pergunta: "Quais são os melhores em ferro fundido ou bimetálico?" Baterias bimetálicas virão em socorro para resolver o problema da pressão, cuja pressão é de 30 atmosferas ainda não é o limite.

Novas baterias de ferro fundido

Se as vantagens de uma bateria de ferro fundido superam as desvantagens para você, podemos recomendar baterias modernas de ferro fundido de alta qualidade. Na loja de Santechbomba encontrará várias opções práticas - são apresentados os modelos STI Nova 500 e STI Nova 300. Eles diferem entre si no tamanho e nas características de potência - por exemplo, o "antigo" modelo 500 tem um transferidor de calor de 150 W por seção, o peso da seção ao mesmo tempo é de 4,2 kg, volume - 0,52 litros. Para o modelo 300, esses indicadores são, respectivamente, 120 W, 2,9 kg e 0,3 litros, sendo 20 cm mais baixos.Ambos os radiadores diferem em seu design original, um revestimento de polímero resistente ao calor é aplicado na superfície.

Para quem prefere o design familiar, o modelo clássico MC-140 é perfeito. Consistindo em 7 seções de 150 W cada, é quase igual às "mesmas" baterias soviéticas. E, claro, ainda é pesado, pois é feito de ferro fundido real. Porém, você não esqueceu quais são as vantagens desse material?

Variedades e características de design de radiadores de ferro fundido

Cada bateria consiste em várias seções de elenco. Eles são feitos de ferro fundido cinzento. Dentro das seções existem canais pelos quais o refrigerante se move. A seção transversal dos canais é redonda ou elíptica. As seções são interconectadas por mamilos. Para evitar que as juntas vazem, elas são seladas adicionalmente com gaxetas especiais - geralmente paronita ou borracha.

Dependendo do número de canais dentro das seções, vários tipos de baterias são distinguidos:

  • canal único;
  • dois canais;
  • três canais.

Os fabricantes produzem dispositivos de aquecimento de vários tamanhos padrão, com um número diferente de seções. A principal característica técnica - potência - depende dos parâmetros dos radiadores. A altura dos dispositivos varia de 35 a 150 cm, a profundidade é de 50-140 cm.

Quanto à localização e tipo de fixação, os radiadores de ferro fundido são principalmente montados na parede, eles são montados sob os peitoris das janelas em suportes potentes. Mas, nos últimos anos, os fabricantes estão cada vez mais fornecendo ao mercado modelos de piso equipados com pernas. Esta é uma opção conveniente, porque o ferro fundido é muito pesado e não pode ser montado em todos os tipos de paredes.


Projeto de radiador de ferro fundido

Baterias bimetálicas

Devo trocar as baterias de ferro fundido por baterias bimetálicas? Quando a opção de ferro fundido não é adequada, as baterias bimetálicas são uma solução excelente. Normalmente, essa palavra significa um dueto de alumínio e aço (em vez do cobre às vezes é usado). O alumínio desempenha o papel de um material externo, enquanto o núcleo do radiador é feito de aço, pois esse metal é mais resistente a altas temperaturas e outras condições desfavoráveis. Nesse aspecto, possui características semelhantes ao ferro fundido, pois o aço não teme um ambiente químico agressivo e também é resistente à corrosão. E em termos de pressão máxima suportada, o aço supera até mesmo o ferro fundido - o núcleo de aço permite atingir uma pressão de trabalho de até 30-40 atmosferas, e não tem medo de possíveis golpes de aríete.

O alumínio, na maioria dos modelos modernos, quase não tem contato com o refrigerante, ao mesmo tempo que recebe energia do aço, aquece rapidamente e transfere calor para o ambiente.Outra vantagem importante das baterias bimetálicas é o pequeno volume do refrigerante.

Então, baterias bimetálicas:

  • pulmões;
  • gracioso;
  • aquecer rapidamente;
  • servir por muito tempo;
  • não sujeito à corrosão;
  • resistir a tremenda pressão;
  • são caracterizados por alta eficiência;
  • tem um pequeno volume de refrigerante.

Falando em modelos específicos, vamos citar o Alecord 350 - uma das melhores opções em termos de qualidade e relação preço. O peso de uma seção aqui é de apenas 1,1 kg, enquanto sua transferência de calor é de 136 W. Pressão de trabalho - 25 bar (suporta até 35), a capacidade do refrigerante é de 0,17 litros por seção. Por exemplo, o Halsen 350 de fabricação russa tem características semelhantes.

Também pode ser observada uma versão interessante do Royal Thermo BiLiner 500. 171 W de transferência de calor por seção com seu peso de 2,02 kg e um volume de 0,2 litros foi criado com base em soluções inovadoras de alta tecnologia. Literalmente, tudo fala sobre isso - desde o design incomum do radiador até a garantia de 25 anos e uma grande quantidade de cobertura de seguro. País de origem - Itália.

Instalação de radiadores de aquecimento bimetálicos: dicas e truques

Uma das principais condições para um funcionamento ainda mais eficiente do aquecimento, que deve ser tida em consideração se, tendo previamente estimado as vantagens da opção em consideração, adquiriu radiadores de aquecimento bimetálicos: a instalação e teste do sistema requerem o máximo cuidado e atenção.

O trabalho de instalação dos radiadores deve ser realizado somente após um estudo cuidadoso da documentação que o acompanha. As instruções anexas ao sistema de aquecimento devem descrever detalhadamente todo o andamento dos trabalhos realizados. Também deve haver dicas e recomendações básicas, a partir das quais você certamente obterá um resultado de alta qualidade. A instalação "faça você mesmo" de radiadores bimetálicos, neste caso, não apresentará quaisquer dificuldades, especialmente se você tiver alguma experiência na execução desses trabalhos. No entanto, é aconselhável consultar profissionais experientes com as qualificações exigidas.

O trabalho que precisa ser feito antes de iniciar a instalação de radiadores de aquecimento bimetálicos é a montagem dos próprios radiadores. Via de regra, esta operação é realizada pelo fabricante na fábrica ou na loja por especialistas qualificados, e você adquire um sistema montado pronto para instalar.

No entanto, é possível montar radiadores de aquecimento bimetálicos ou reagrupar seções individuais no local de instalação do sistema. Mestres com experiência neste trabalho devem estar envolvidos neste trabalho. É necessária uma chave especial para a operação.

Ao realizar a instalação, atenção especial deve ser dada à localização da válvula necessária para liberar o ar acumulado no interior da bateria (válvula Mayevsky). Isso eliminará a possibilidade de arejar o sistema de aquecimento, o que evita uma diminuição na transferência de calor. Antes das válvulas, filtros devem ser instalados para limpar o líquido refrigerante que entra no sistema de partículas mecânicas. Instale um plugue na parte inferior do lado "cego" do radiador.

A instalação competente de radiadores bimetálicos requer conformidade com os seguintes pontos:

  • É necessário fazer medições e marcar os locais onde ficarão os fixadores principais.
  • Em caso de substituição, as baterias velhas são cortadas, os restos de canos são retirados do riser, no lugar das quais são colocadas as torneiras (mais detalhadamente: "Substituir as baterias de aquecimento com as nossas próprias mãos - faremos tudo sozinhos") .
  • Fixe os fixadores com buchas adequadas e argamassa de cimento.
  • Realizando, de fato, a instalação dos próprios radiadores. Neste caso, deve-se prestar muita atenção à sua instalação estritamente de acordo com o nível. Graças ao seu baixo peso, o radiador é mantido com muita segurança.
  • Em seguida, você precisa conectar a válvula da bateria à parte principal do sistema de aquecimento. Os radiadores são conectados aos tubos por meio de luvas, adaptadores e tubos de cobre especialmente preparados.
  • Após instalar a válvula, verifique o seu funcionamento.

Instalando um radiador bimetálico, vídeo tutorial:

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores