Abastecimento autônomo de água de uma casa particular: dicas de bricolage

O sistema de abastecimento de água já penetrou firmemente nas mentes e nas parcelas dos proprietários de casas de aldeia e chalés. Este é um atributo integral de uma vida confortável: com água corrente, chuveiros, lavar louça, cozinhar tornam-se uma experiência agradável.

Instalar-se é complicado, mas você pode fazer a maior parte do trabalho sozinho.

Desenvolvemos um esquema de abastecimento de água

Na verdade, existem muitos circuitos de abastecimento de água, mas existem dois métodos diferentes para conectar os consumidores:

  • Conexão em T.
  • Coletor ou conexão paralela.

Para residentes de pequenas casas particulares, a conexão em cadeia irá atender às suas necessidades, o plano para tal abastecimento de água é mais simples. Da própria fonte, a água flui em ordem de um consumidor para o outro de uma tubulação com uma saída em T (1 entrada, 2 saídas) para cada consumidor.

Tal esquema de troca distingue-se por uma falta de pressão no último consumidor, durante o lançamento dos anteriores, se vários desses elos estiverem envolvidos na cadeia.

diagrama de encanamento, o que considerar

O plano de conexão do coletor parece fundamentalmente diferente.

Em primeiro lugar, ao fazer essa conexão, você precisará de um coletor... Um sistema de abastecimento de água é instalado diretamente para cada consumidor. Deste modo você pode criar mais ou menos a mesma pressão em qualquer elo da cadeia do oleoduto... Observe que uma conexão serial vai custar mais caro.

Qualquer sistema de abastecimento de água consiste em um poço, uma bomba, um acumulador hidráulico para proteger a bomba... E se desejar, um filtro ou vários filtros antes ou depois do acumulador.

Os encanamentos são de vários tipos, os materiais mais comuns para eles são polipropileno, polietileno (reticulado), aço. Os mais caros são de cobre, pois duram mais.

Se você montá-los, terá que chamar um especialista. A melhor escolha é o polipropileno na relação qualidade-preço... Observe que o plástico como material não é absolutamente adequado, pois libera elementos nocivos na água.

O diâmetro do cano depende do comprimento do duto de uma casa particular: a partir de 30 metros basta material com diâmetro de 25 mm, se for mais de 30 metros, então 32 mm bastarão, e no caso quando o comprimento é inferior a 10 metros, o diâmetro varia dentro de 16-20 mm.

Mais abaixo na lista você vai precisar de uma bomba submersível porque é mais durável e mais eficiente do que uma estação de bombeamento... A altura da bomba é medida junto com a mangueira e então são conectadas por uma conexão roscada. A bomba pode ser posicionada em qualquer posição com cabos de aço inoxidável. Ele está suspenso no topo do poço.

A água da bomba entra no filtro até o acumulador, que é o próximo elemento do circuito. Ele cria uma pressão estável e permite que você ligue e desligue a bomba conforme necessário... O volume depende da quantidade de água consumida.

A água é filtrada novamente e dividida em duas correntes: uma delas vai para a caldeira e esquenta, e a segunda permanece fria no coletor.

É necessário instalar válvulas de corte até o coletor, bem como instalar torneira de drenagem.

O tubo que vai para o aquecedor de água está equipado com um fusível, um tanque de expansão e uma válvula de drenagem instalada. Mesmo a torneira é montada na saída do aquecedor de água e, em seguida, o tubo é conectado ao coletor de água quente e depois se divorciou em todos os pontos da casa.

como fazer um abastecimento de água

As caldeiras podem ser diferentes. A água pode ser aquecida com gás ou eletricidade.Um aquecedor instantâneo de água a gás difere de um elétrico porque a água é constantemente aquecida.

O encanamento merece menção especial... O processo de ligação do vaso sanitário começa com a instalação de um tubo corrugado, que é lubrificado com silicone na junção. Em seguida, a confiabilidade da conexão é verificada, orifícios são perfurados nos quais os pinos são inseridos. O vaso sanitário é preso à corrugação e torcido.

Você sabe como escolher encanamentos para encanamento em uma casa particular? Leia as vantagens e desvantagens das conexões de cobre para tubos aqui.

Os tubos e conexões de PVC modernos não são de forma alguma inferiores a outros materiais, saiba mais em https://klimatlab.com/vodosnabzhenie/vodoprovod/pvx-truby-i-fitingi.html

Separação de acordo com o princípio do abastecimento de água

A instalação do sistema de abastecimento de água fria e AQS pode ser realizada de duas formas:

  • Com fiação "surda". O tubo de abastecimento de água para o último ponto de entrada de água termina em um beco sem saída. Tal esquema é mais lucrativo para economizar espaço e do ponto de vista econômico, mas pode ser inconveniente ao operar um sistema de abastecimento de água. A água fluirá para o último nó com um atraso, e somente depois de atingir o plugue começará a fluir para a torneira.
  • Com cablagem de circulação fechada. Com este método, a água move-se constantemente em círculo, tem a mesma temperatura em todos os pontos do sistema e flui para o usuário imediatamente após a abertura da torneira. A peculiaridade deste método de fiação é aconselhável usar precisamente para um sistema de abastecimento de água quente - é importante evitar picos repentinos de temperatura nele.

Para não complicar desnecessariamente a canalização da casa, é mais racional usar a opção combinada. O sistema de abastecimento de água fria é feito por fiação surda, e quente - por fiação circulante.

Instalação faça você mesmo

O abastecimento de água do poço é dividido em dois tipos: verão e inverno:

  • A visão de verão do sistema é colocada acima do solo - as mangueiras de borracha são conectadas com adaptadores e, assim, o comprimento necessário é garantido.
  • A visão de inverno do abastecimento de água funciona em qualquer estação e é colocado abaixo do ponto de congelamento do solo, ou acima, mas com isolamento.

Antes de tirar a água do poço, é preciso fazer um caixão para ela. Você pode descer nele e protegerá o poço da entrada de água suja.

O caixão é feito de anéis de concreto ou outros materiais... Se o fundo e a tubulação forem mais altos do que o congelamento do solo, não faz sentido usar o caixão em caso de rompimento do tubo.

A conexão com a rodovia central requer um investimento significativo nas primeiras etapas, entretanto, eliminando parcialmente a necessidade de terraplenagem e instalação de fossa séptica. Você pode descobrir informações sobre as rodovias mais próximas em ZhKO.

Para aumentar a pressão da água na tubulação, é necessário cortar a bomba na tubulação geral de abastecimento de água ou instalar uma estação de bombeamento com acumulador hidráulico.

encanamento na casa

Normalmente em apartamentos, é comum montar tubulações na parede.... Os tubos de esgoto são suportados por grampos fixados à parede. A distância que é medida horizontalmente da braçadeira à braçadeira deve ser definida para menos de 10 diâmetros de tubo.

Você pode usar braçadeiras de metal com vedação de borracha (fixação rígida) ou sem vedação para que os tubos se movam livremente (fixação flutuante rígida).

O roteamento interno é um método de roteamento mais avançadopois reduz o ruído e tem uma aparência melhor. É possível colocar tubos em concreto ou em canal, observando as inclinações e vedando os vãos.

A soldagem de tubos de polipropileno é realizada de duas formas: soquete e topo. Deve ser realizado em temperatura ambiente positiva. É importante lembrar que os tubos e conexões têm a mesma composição e estão limpos.... Além disso, não resfrie os tubos após conectá-los com água.

Durante o cozimento em soquete, ambas as partes são aquecidas por um dispositivo de aquecimento especial, depois coletadas e resfriadas.

Conectamos a estação de bombeamento ao abastecimento interno de água

Ao usar um poço, a água é fornecida para a casa por um sistema automático, que consiste em vários elementos importantes:

  • bombear;
  • armazenamento de água - hidroacumulador;
  • regulação da automação.

Se todos os elementos forem montados em um único mecanismo, temos uma estação de bombeamento à nossa frente. Possui acessórios:

  • para obter água de um poço ou poço;
  • para abastecimento de água à rede interna.

Quando a estação é ligada, a bomba bombeia água para o acumulador. Ao atingir uma determinada pressão, o automatismo desliga a bomba.

Quando a água é consumida, a pressão desce gradativamente até um determinado valor, após o qual a automação liga novamente a bomba.

Conselho: “Ao ligar a estação, não se esqueça de colocar válvulas de corte na entrada e na saída dos consumidores. Isso ajudará a cortar o aparelho para trabalhos de reparo. "

Preços de materiais e equipamentos

  • Uma bomba submersível com capacidade de 1,7 litros por hora custa 6.700 rublos;
  • Você pode comprar um hidroacumulador de 50 litros por 4.600 rublos;
  • Tubo de polipropileno com 4 m de comprimento de 1.500 rublos;
  • Um aquecedor elétrico de água é vendido a um preço mínimo de cerca de 1.000 rublos.

Como ligar a caldeira à rede de abastecimento de água, as recomendações dos mestres e instruções passo a passo aqui. Caixas de plástico para poços prós e contras de materiais poliméricos.

Ao organizar um sistema de abastecimento de água, você não pode prescindir de um filtro de drenagem, leia como escolher esse dispositivo aqui.

Instalação de nós do sistema de abastecimento de água

Um sistema de encanamento típico com um poço ou poço pode ser usado para tubulação sequencial.

Consiste nos seguintes nós:

  • Equipamento de bomba. Para um poço profundo com mais de 8 metros ou um poço, apenas uma bomba submersível é adequada. Para fontes rasas, estações de bombeamento em conjuntos ou bombas de superfície podem ser usadas.
  • Reduzindo o mamilo. É necessária a conexão com os seguintes elementos do sistema, que na maioria dos casos possuem um diâmetro diferente da saída da bomba.
  • Válvula de retenção... Impede o escoamento de água do sistema quando a bomba está ociosa ou uma queda na pressão da água.
  • Trompete. São utilizados tubos de polipropileno, aço, metal-plástico ou outros materiais. A escolha depende da fiação (externa ou interna, oculta ou aberta), do preço do material em si e da facilidade de instalação. O encanamento que fornece água para a casa é fornecido com uma camada isolante de calor.
  • Acessórios dobráveis ​​para água. É usado para conectar tubos, desligar o abastecimento de água, instalar a tubulação em um ângulo, etc. Isso inclui: conexões, torneiras, tomadas de água, tês, etc.
  • Grupo de filtros. Projetado para proteger o equipamento da entrada de partículas sólidas e abrasivas, reduzir o teor de ferro na água e amolecê-lo.
  • Tanque acumulador. É necessário para criar e manter uma pressão de água estável, para evitar o funcionamento frequente da bomba.
  • Grupo de segurança. É necessário controlar a pressão no sistema - interruptor de pressão, manômetro e interruptor de funcionamento a seco. Dispositivos de controle automático ajudam a manter uma cabeça estável no sistema e estendem a vida útil do equipamento.

Todos os elementos do sistema são conectados em uma determinada sequência. A ordem pode ser considerada com mais detalhes no diagrama. Além disso, a instalação do sistema é descrita usando o exemplo de fiação do coletor, como mais complexo.

Uma unidade coletora em uma casa particular é instalada em salas especiais - caldeiras ou salas de caldeiras - em salas especialmente designadas de um edifício residencial, em porões e semicões.

Em edifícios de andares, os coletores são instalados em cada andar.Em residências menores, o sistema pode ser colocado atrás de uma cisterna de banheiro ou escondido em um armário especial. Para economizar tubos, o coletor está localizado próximo a um número maior de instalações hidráulicas, aproximadamente na mesma distância delas.

A instalação da unidade coletora, se você seguir a direção da água, é realizada na seguinte ordem:

  1. Na seção onde o coletor é conectado ao tubo principal de abastecimento de água, uma válvula de corte é instalada para desligar todo o sistema se necessário.
  2. Em seguida, é montado um filtro de sedimentos, que retém grandes suspensões mecânicas que podem levar à quebra do equipamento.
  3. Em seguida, é instalado outro filtro, que removerá as inclusões menores da água (dependendo do modelo, partículas de 10 a 150 mícrons).
  4. O próximo no diagrama de instalação é uma válvula de retenção. Ele interrompe o fluxo de retorno da água quando a pressão cai.

Após a instalação do equipamento acima, um coletor é conectado à tubulação de abastecimento de água com um número de terminais que corresponde ao número de pontos de consumo de água da casa. Se nem todos os acessórios de encanamento estiverem conectados na casa, os plugues serão colocados nas saídas não reclamadas do conjunto manifold.

Como funciona e dicas

Para que o sistema funcione na perfeição, é importante saber fazer com as próprias mãos, com as próprias mãos, como executar corretamente a rede de abastecimento de água de uma casa particular. Este conceito pode incluir os princípios básicos regulados por códigos e regulamentos de construção e algumas das nuances e sutilezas conhecidas por artesãos experientes.

  • Idealmente, o gasoduto não deve passar por estruturas de construção, no entanto, na prática, a criação de tal esquema é muitas vezes impossível ou impraticável. Se for necessário realizar comunicações através da parede, o tubo deve ser colocado em um vidro de proteção.
  • Apesar de o dono da casa quase sempre querer obter o máximo de espaço livre e para isso "pressionar" a conduta contra a parede, deve haver um vão de pelo menos 25 mm entre as estruturas do edifício e as comunicações paralelas a eles para um trabalho de reparo fácil. O traçado do canto interno requer uma distância de 40 mm e do canto externo 15 mm.
  • Se houver válvulas de drenagem nas tubulações ou no acumulador, uma ligeira inclinação é feita em sua direção.
  • A maneira mais conveniente de fixar a tubulação nas paredes é com clipes especiais. Você pode escolher dispositivos simples ou duplos, a distância entre eles em qualquer caso deve ser de cerca de 2 metros.

Ao decidir como fazer a distribuição de água em uma casa particular, lembre-se de que um sistema interno de abastecimento de água bem executado tem diferenças características:

  • Mínimo de juntas e adaptadores. Isso melhora a confiabilidade e a economia do sistema.
  • Todas as ligações são feitas em estrita conformidade com a tecnologia de instalação deste tipo particular de tubos.
  • A presença de válvulas ou válvulas de corte em áreas críticas do sistema e nos pontos de conexão.
  • O número mínimo de seções de conexão flexível não muito confiáveis ​​(linhas de mangueira), que são mais vulneráveis ​​a quedas de pressão.

okanalizacii.ru

Distribuição de água em casa particular

Independentemente de onde sua água foi fornecida, seja de um poço ou poço, ou de uma central de abastecimento de água, deve haver uma válvula de corte de emergência na entrada. Em seguida, é instalado um hidrômetro, caso você esteja conectado a um sistema de abastecimento de água centralizado.

Então, a entrada do poço ou poço é conectada, se você tiver uma conexão de água combinada. Segue-se a saída de água fria para irrigação ou para uso doméstico. Em seguida, a unidade de filtro é montada. O que e quantos deles serão determinados dependendo da qualidade da água.

Após a unidade de filtro, um acumulador hidráulico e a ativação automática da bomba do poço são montados. Aqui está um circuito primário, montado imediatamente após entrar na água.Agora é hora de escolher um esquema entre as várias opções para instalar um sistema de abastecimento de água em uma casa particular.

Uma casa privada, ao contrário de um apartamento, tem um leque mais amplo de possibilidades no que diz respeito ao abastecimento de água no seu interior. Aqui você pode usar a conexão serial de consumidores de água. Também é chamado de tee. Ou você pode usar um circuito coletor para conectar consumidores. Vamos dar uma olhada nesses dois esquemas.

Conexão serial

Este esquema inclui uma conexão em série de consumidores. Lavabo, chuveiro, vaso sanitário, assim como tudo na cozinha está conectado em série, um após o outro. A vantagem é que é necessária uma pequena quantidade de tubo. Mas também tem desvantagem deste sistema.

No caso de uso simultâneo de consumidores, a pressão cai em pontos distantes de consumo. Isto é especialmente sentido quando o duche está a funcionar: é muito difícil regular a temperatura da água. É aqui que os inconvenientes deste esquema se manifestam. Esse sistema é mais adequado para uma família com um pequeno número de pessoas.

Conexão de coletor

Esse esquema de conexão dos consumidores exige um maior número de tubulações, o que torna o projeto de abastecimento de água mais caro. A essência desse sistema é que após o circuito primário, coletores de água fria e quente são montados na entrada, e a partir deles já são instalados tubos para cada consumidor individual.

Tal sistema permite o uso simultâneo de água em diferentes locais de consumo: na cozinha, no chuveiro, etc. Disto se segue que tal esquema é melhor para uso confortável e adequado para qualquer família.

Às vezes, para reduzir o custo do projeto, mas ao mesmo tempo, para obter o máximo conforto, esses dois sistemas são combinados. Isso também funciona bem.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores