Como fazer a ventilação no porão de uma casa particular com as próprias mãos?


Hoje em dia, um cômodo no porão de uma casa particular está longe de ser incomum. Muitas vezes, as instalações de armazenamento são colocadas lá para coisas desnecessárias e armazenamento de torções. Ou, seguindo uma tendência mais recente e da moda, vão equipar um local para academias e piscinas. Mas o propósito de tal sala não é tão importante. Para que esse cômodo se ajuste pelo menos a alguma coisa e se torne verdadeiramente conveniente, você deve primeiro pensar sobre o sistema de funcionamento correto do porão da casa com o resumo de todas as comunicações. E um dos mais importantes é a ventilação.

Características de ventilação do porão

A presença do piso do subsolo no layout da casa torna-a virtualmente a fundação. Portanto, é bastante óbvio que uma pressão colossal é exercida nas paredes e no teto de todos os lados. Para a correta disposição e funcionamento racional de tal sala, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  • Cálculo de cargas nas paredes e sua transmissão uniforme;
  • Isolamento térmico de toda a divisão;
  • Ventilação ótima
  • Qualidade do ar, que depende diretamente da composição de um determinado solo;
  • Isolamento de hidro e gás.
  • Regime de temperatura e nível de umidade;
  • Fornecimento de eletricidade.

Como afirmado acima, a qualidade do ar na sala do porão depende diretamente do solo onde a casa está localizada. Muitas vezes, no curso de reações orgânicas irreversíveis, gases nocivos, incluindo o radônio, se acumulam no porão.

As impurezas nocivas não podem ser determinadas pelo cheiro ou outros indicadores, mas após uma longa estadia em tais quartos, um mal-estar bastante sério do corpo aparece. E com a exposição prolongada e o desenvolvimento das piores opções, podem se formar doenças graves.

Portanto, é necessário pensar sobre o sistema de ventilação do porão da casa. A altura de teto ideal no piso do porão é de 2,1 m. É importante levar em consideração que a sala deve ser apenas parcialmente subterrânea. Para poder instalar o Windows. Mas não para a luz natural, mas para o sistema de ventilação mais primitivo - ventilação.

Ventilação do porão

No entanto, tal sistema não pode ser percebido como uma opção completa. Muitas vezes, é considerado um axioma que mesmo nos dias mais quentes do verão é bastante fresco nos porões. Claro, isso é muito conveniente, especialmente quando a sala era destinada ao armazenamento de suprimentos. Infelizmente, esta é uma das provas de um sistema de ventilação insuficiente. Além disso, se você não abordar o assunto de maneira adequada, poderá formar-se umidade no ambiente e, em seguida, bactérias, fungos e mofo.

Em uma casa particular

Com base no exposto, fica claro que a ventilação em qualquer porão é uma obrigação. A este respeito, vale a pena considerar cuidadosamente a questão de que tipo de sistema de ventilação será usado lá:

  • Natural. O arranjo dessa ventilação deve ser pensado com antecedência, mesmo na fase de criação de um projeto de casa. É um tubo comum que sai para a rua e o ar circula devido à diferença de pressão entre a rua e a sala. A eficiência de tal sistema é bastante relativa e depende de muitos fatores, incluindo a força do vento e as condições meteorológicas. Para porões pequenos, será uma opção muito boa;
  • Forçado. Neste caso, o nome fala por si. A movimentação do ar ocorre devido a ventiladores especiais, que no decorrer de seu trabalho bombeiam o ar da rua e removem o ar estagnado do porão. Ideal para qualquer divisão;

Claro, agora a tecnologia avançou há muito tempo.Portanto, o sistema de aquecimento pode até ser responsável pela temperatura ambiente e umidade do ar. Mas essas instalações são muito caras e difíceis de manter, porque têm um sistema de filtragem de vários estágios.

Enquanto um sistema natural ou forçado com a ajuda de um ventilador, você pode se instalar e se manter. No entanto, outro fator importante é que você precisa cercar cuidadosamente os orifícios de ventilação com grades especiais. Eles não impedem a entrada de ar, mas protegem contra roedores e detritos da rua.

Em um prédio de apartamentos

A ventilação em um prédio de apartamentos também é dividida em ventilação forçada e natural. Ele está localizado em cada riser, vai para a cozinha e banheiro. Ou seja, aqueles lugares em apartamentos onde a maior concentração de odores desagradáveis.

Coberturas especiais são instaladas em tais sistemas e apenas especialistas qualificados podem fazer a manutenção. Em novas casas, existem sistemas de divisão complexos que são responsáveis ​​pelas condições de temperatura. Prédios mais antigos geralmente têm ventiladores convencionais para circular o ar.

A ventilação natural em um prédio de apartamentos é apresentada na forma de um canal especial que leva ao banheiro e à cozinha de cada apartamento. Além disso, os buracos saem da cave, o número dos quais depende diretamente da área da divisão da cave.

O que fazer se durante a construção da casa as saídas de ar do porão não estivessem equipadas

Quando a construção de uma casa é realizada sem cumprimento das regras ou por pessoas que não são versadas em alguns assuntos, pode surgir uma situação em que as saídas de ar são simplesmente esquecidas na hora de organizar a fundação. Mas a tecnologia de construção envolve colocá-los junto com a construção da fundação. Existem várias opções para corrigir erros de construção.


O ar deve estar a pelo menos 15 cm do nível do solo.

É possível furar (ou cortar) as saídas de ar após a conclusão da obra somente por uma equipe de construtores profissionais que possuem todo o equipamento necessário para o procedimento. Esses especialistas farão um furo de aproximadamente 150-250 mm de diâmetro. O custo da obra executada dependerá do material utilizado na construção da fundação. A largura da parede a ser perfurada e o número de furos necessários também serão adicionados ao custo da obra. Desde que a parte da fundação que se projeta acima do solo seja feita de tijolos, é possível realizar o fluxo de ar por conta própria. Mas deve-se ter em mente que este processo é bastante trabalhoso e um conjunto mínimo de ferramentas é necessário: um perfurador, uma marreta, um cinzel.

Em muitos países europeus, os pisos do primeiro andar são revestidos diretamente no solo, enquanto os trabalhos de disposição do subsolo não são realizados. Este método elimina alguns dos problemas que podem surgir durante a disposição do piso, feita de acordo com o princípio da "sobreposição". Os pisos assentes no solo não sofrem com a supersaturação da humidade e sobre eles não se acumula condensação, impedindo a formação de bolor. Ao mesmo tempo, esta tecnologia de assentamento permite reduzir o custo dos materiais de construção, diminuindo a altura do edifício.

Possíveis problemas na ausência de fornecimento e ventilação de exaustão

Conforme mencionado anteriormente, a falta de ventilação no porão de um edifício residencial pode causar muitos problemas. Claro, o pior cenário são os problemas de saúde devido à exposição constante ao gás radônio. Em grandes quantidades, é uma substância altamente radioativa que tem graves efeitos para a saúde.

Mas, além disso, vale pensar em problemas de menor escala. Se o piso do porão foi concebido como um depósito para coisas desnecessárias ou um depósito para suprimentos, então, na ausência de suprimento natural e ventilação de exaustão, não será capaz de servir a tais propósitos.Em primeiro lugar, umidade e alta temperatura. Ela o destruirá completamente do estoque de uma boa colheita em alguns dias. As torções também não podem ser armazenadas por muito tempo nessas condições. Claro, todas as coisas apodrecerão e se tornarão inutilizáveis ​​com o tempo.

É altamente provável que o fungo, o bolor e os insetos nocivos comecem. E, é claro, tais condições podem causar sérios danos à fundação e ao piso.

Como fazer a ventilação do porão usando saídas de ar

Se foi decidido fazer um porão ainda na fase de desenvolvimento de um projeto de casa, então o sistema de ventilação deve ser desenvolvido com antecedência. Naturalmente, as chamadas "saídas de ar" são a opção mais econômica e será muito simples fazer a ventilação do porão, mesmo por conta própria. No planejamento, basta calcular corretamente o número e o diâmetro dos furos, e a principal força motriz desse mecanismo será a força de tração.

aberturas

Fatores a serem considerados ao planejar a ventilação do porão:

  • Considere a profundidade da fundação;
  • Proximidade de águas residuais;
  • A quantidade de precipitação que pastou em diferentes épocas do ano;
  • Mudanças na temperatura, pressão;
  • O diâmetro do respiradouro em si deve ser calculado a partir de uma proporção de 1/400 da área do porão;
  • O diâmetro deve ser de 12,5 cm ou mais;

Como mostra a prática, para uma sala pequena, dois orifícios em lados diferentes são suficientes. Para os grandes - duas saídas de ar a cada quatro metros. Se desejado, tal sistema de ventilação pode ser controlado pela instalação de amortecedores especiais. No verão, quase sempre ficam abertos; no inverno, ficam cobertos. Em geadas severas, pequenas rachaduras são deixadas.

É importante levar em consideração que, no entanto, tal sistema de ventilação não é adequado para grandes áreas e salas onde se planeja armazenar suprimentos. Como o suprimento de ar fresco é limitado no inverno, os alimentos começam a estragar.

Porão ventilado em uma casa de madeira

Layout de dutos de ventilação.

Como em edifícios de vários apartamentos, as aberturas de ventilação (saídas de ar) são necessárias em edifícios residenciais de madeira. Eles geralmente são realizados em toras embutidas ou madeira. Eles são cortados entre a primeira coroa e a segunda. Se a construção de uma estrutura de moldura estiver em andamento, uma janela de ventilação é colocada entre a base da casa e o primeiro tronco (como regra, essa casa tem apenas algumas copas). Outra razão para tal dispositivo de ventilação é que o pedestal fica atrás do solo por uma altura de cerca de 400 mm.

Em uma casa de madeira, as saídas de ar são dispostas da seguinte maneira. Em primeiro lugar, marcam a futura janela de ventilação, após o que, com uma serra comum ou motosserra, fazem um corte nas toras embutidas. Após o trabalho feito, o furo feito pode ser feito com tábuas comuns, a partir das quais é feita uma caixa de acordo com a forma e o tamanho do furo. Isso é feito para ocultar as fatias.

Se a construção de uma casa é feita de tijolos, então para o equipamento da abertura de ventilação é necessário deixar uma área igual em altura a ½ tijolo, e em comprimento - o tamanho do próprio bloco de tijolo. Você pode equipar orifícios de ventilação diretamente durante a colocação da fundação. Para realizar este procedimento, é necessário levar um tubo de plástico, cujo comprimento será igual à largura da fôrma da fundação.

As dimensões aproximadas das aberturas na cave da casa.

Da mesma forma, se você não tiver canos de tamanho adequado, pode cortar um mais comprido, ou vice-versa, definir um cano de tamanho menor. Só neste caso será necessário fazer as ligações dos tubos de forma muito justa para que a argamassa de cimento não penetre nele. Tubos de tamanho adequado são instalados na cofragem da fundação, mas ao mesmo tempo certifique-se de que eles ficam atrás das partes extremas da fundação em pelo menos 100 mm. A areia é despejada nos próprios tubos, de modo que eles não quebrem durante o despejo do concreto.

E quando a fôrma é removida da fundação, a areia é facilmente limpa. Usando este método, os orifícios de ventilação feitos parecerão mais esteticamente agradáveis ​​na fachada e não prejudicarão a aparência do edifício. Não é recomendado o uso de fôrmas de madeira ao invés de tubos para ventilação, pois as peças de madeira, enquanto a fundação está secando (cerca de 1 mês), aderem firmemente à solução de concreto sob pressão, e será muito difícil removê-las posteriormente sem danificar a base da fundação.

Outros métodos de ventilação

Pode ser que na presença de um porão não seja possível desenvolver um sistema natural. Ou ele não cumpre sua tarefa ou foi cometido um erro no projeto. Em qualquer caso, a troca de ar forçada é indispensável.

Para instalar um sistema de ventilação forçada no porão de uma casa particular, você deve:

  • Instale ventiladores de abastecimento na parede;
  • Conecte os ventiladores aos dutos de exaustão;
  • Ou, como alternativa, use o ventilador mais comum que você precisa colocar próximo ao duto.

É importante levar em consideração que os tubos em tal sistema devem ter um diâmetro menor, porque o ar se move através deles muito mais rápido do que com a troca de ar natural.

Para uma instalação eficiente, considere o seguinte:

  • A chaminé deve ser mais longa e mais alta do que o cume;
  • O diâmetro da saída de ar pode ser ajustado à intensidade, quanto maior o diâmetro - mais ativamente funciona;
  • Se a sala estiver úmida, a cal viva ajudará nisso. Coloque em um recipiente grande por alguns dias dentro de casa para que absorva o excesso de umidade;
  • É melhor arejar o porão com tempo ruim e ventoso.

Se todo o sistema estiver instalado corretamente, o porão funcionará normalmente. A temperatura ideal será de 16-21 graus e a umidade será de 50-60 por cento.

Ferramentas para criar ventilação no pedestal

A ventilação do porão é um ponto bastante importante, porque a ventilação presente não é suficiente para fornecer ar limpo no ambiente. Mas muitas vezes os proprietários de casas particulares não têm recursos financeiros ou o desejo de confiar a criação da ventilação a profissionais, neste caso, você pode criar um sistema de ventilação com as próprias mãos.

Nesse caso, você deve começar preparando as ferramentas necessárias, que incluem:

Para criar ventilação no pedestal, você precisa preparar um martelo perfurador e muitas outras ferramentas

  • perfurador;
  • tubos através dos quais as massas de ar se moverão;
  • amortecedores tipo portão, bem como tela de PVC;
  • um pedaço de giz;
  • defletores;
  • venezianas;
  • elementos especiais para controle de fluxo de ar;
  • concreto, bem como areia;
  • o recipiente onde a solução de concreto será agitada;
  • espátula e espátula.

Com essas ferramentas, você pode criar duas aberturas:

  • escape;
  • abastecimento e exaustão.

Conselho de profissional

A ventilação da faixa de fundação é um aspecto extremamente importante que deve ser levado em consideração na construção de uma casa particular. Para evitar a corrosão dos materiais da fundação e do próprio embasamento, é preferível não bloquear o ar dos dutos, mesmo em baixas temperaturas. O próprio solo não permite que o ambiente congele e, como opção auxiliar, um bom isolamento pode ajudar. Se o porão foi planejado como depósito, a questão de uma temperatura confortável é secundária. O principal é organizar o sistema de ventilação de forma que não apareça umidade. É muito difícil livrar-se dele mais tarde, mas é muito fácil criar bactérias do molde na sala.

Portanto, mesmo que exista algum tipo de sistema caseiro de amortecedores nos dutos de ar, vale a pena certificar-se de que, antes de mais nada, o ambiente seja bem ventilado no inverno.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores