Substituição e instalação (instalação, fixação) de radiadores e baterias de aquecimento em apartamento e casa privada - entendemos os pontos


O que é um radiador e para que serve?

Um radiador é uma parte de um carro que é instalada no compartimento do motor. Ele fornece resfriamento constante do motor.

Como funciona, para que serve, que tipos de radiadores existem, por que falha, como cuidar e como escolher a melhor modificação? Vamos lidar com todas as nuances com mais detalhes.

Conceitos gerais, propósito

Durante o funcionamento do carro, todos os seus componentes mecânicos aquecem. Em alguns compartimentos, esse valor chega a mais de cem graus. E a unidade principal, que irá falhar rapidamente devido à alta temperatura, é o motor.

As partes móveis do motor devem ser resfriadas para evitar deterioração. Para isso, os engenheiros de cada montadora desenvolvem e instalam um sistema de refrigeração.

_

O radiador de resfriamento é um trocador de calor de metal preenchido com anticongelante (ou anticongelante) em seu interior. Tubos de borracha são conectados a ele, os quais são fixados aos gargalos do motor correspondentes.

O resfriamento do motor funciona de acordo com o seguinte princípio. O motor de combustão interna ligado gira o impulsor da bomba de água. Graças a isso, o anticongelante começa a circular no sistema (em um pequeno círculo). Quando a temperatura do líquido atinge 80-90 graus, o termostato é acionado e um grande círculo de circulação se abre. Isso permite que o motor aqueça mais rapidamente até a temperatura desejada.

A seguinte animação 3D demonstra claramente como o sistema funciona:

Sistema de refrigeração do motor do carro. Dispositivo geral. Animação 3D.

Desvantagens dos radiadores de ferro fundido

Apesar de todas as vantagens acima, os radiadores de ferro fundido também apresentam algumas desvantagens, entre as quais é especialmente importante mencionar o seguinte:

  • durante a operação de longo prazo, a ferrugem se acumula dentro das unidades;
  • a superfície de transferência de calor do equipamento é pequena e a condutividade térmica do ferro fundido é muito baixa, portanto, para aquecer uma sala de estar com alta qualidade, as baterias de aquecimento de ferro fundido devem consistir de pelo menos dez seções;
  • tendo em vista que a massa do refrigerante e das próprias baterias de ferro fundido no sistema de aquecimento centralizado de um prédio de apartamentos é muito grande, será necessário instalar um sistema de tubulação volumétrica que não pode ser escondido na parede;
  • devido ao fato de que o volume do refrigerante é muito grande, vai demorar muito para aquecer o ambiente. E o aumento da inércia dos equipamentos de ferro fundido não permitirá equipar o radiador com mecanismo de regulação do calor gerado;
  • é bastante difícil instalar tais dispositivos em sistemas de aquecimento prontos equipados com dispositivos automáticos, o que não permite controlar o consumo de combustível;
  • a taxa de transferência de calor para a bateria de ferro fundido é muito baixa.

Para que é isso no carro

O motor do carro funciona queimando combustível nos cilindros. Como resultado, todas as peças ficam muito quentes. Quando a temperatura dos elementos metálicos aumenta, eles se expandem. Se eles não forem resfriados, isso levará a vários problemas na unidade de potência, por exemplo, rachaduras na cabeça do cilindro, na camisa de resfriamento, deformação da cabeça do cilindro, expansão térmica excessiva dos pistões e assim por diante. Ignorar esses problemas levará a reparos de ICE caros.

Para estabilizar a temperatura, todos os motores de combustão interna em seu projeto possuem uma camisa de resfriamento por onde circula o fluido com o auxílio de uma bomba.O anticongelante aquecido é alimentado pela rodovia até o radiador do carro. Nele, o líquido é resfriado e então flui de volta para o motor. Este processo permite manter a temperatura de operação do motor de combustão interna.

Se não houvesse radiador no projeto do sistema de resfriamento, o líquido nele ferveria rapidamente. No carro, essa parte é instalada na frente do compartimento do motor. Isso é necessário para que mais ar frio entre em seu plano.

A eficiência dos trocadores de calor depende dos seguintes fatores:

  • o número de tubos - quanto mais houver, melhor o anticongelante esfriará;
  • seção transversal dos tubos - formato oval aumenta a área de contato com o ar, o que aumenta a transferência de calor;
  • fluxo de ar forçado - especialmente útil no modo de direção urbana;
  • limpeza - quanto mais detritos houver entre as aletas do trocador de calor, mais difícil será para o ar fresco entrar nos tubos quentes.

Radiadores do tipo convetor

O dispositivo se parece externamente com um refrigerador de óleo, mas seu corpo é menos convexo e está equipado com duas grades - inferior e superior. O ar frio entra pela primeira, e a segunda, ocupando de 15 a 20% da superfície, é equipada com cortinas-guia e é projetada para liberar calor.

Os elementos de aquecimento localizados dentro do radiador são circundados por placas de metal que aumentam a área útil dos elementos de aquecimento. Elementos de aquecimento elétrico são feitos de aço inoxidável. Seus tubos com magnesita dentro são selados hermeticamente.

O aquecimento com o uso de convetores elétricos ocorre por troca convectiva de acordo com o esquema: propagação de calor convectivo-gasoso e convectivo-radiante, quando é transferido tanto por uma fonte de radiação quanto por convecção.

O design e dispositivo do radiador de aquecimento

Circuito de radiador convector

As vantagens deste tipo de bateria elétrica são significativas:

  • Alta fiabilidade. Não há peças móveis e refrigerante no projeto, o que aumenta muito a reserva de recursos;
  • Disponibilidade de opções alternativas de montagem - permanentemente na parede ou instalação no chão, se houver pernas ou rodízios;
  • Operação segura e conveniente devido à presença de um termostato e proteção contra incêndio, superaquecimento. Mesmo quando o elemento de aquecimento é aquecido a 1000 graus, a superfície externa não aquece mais do que 65 graus;
  • Não há necessidade de fortalecer o fornecimento de energia da casa e do dispositivo de aterramento;
  • Ao contrário de outros tipos de aquecimento elétrico, eles não queimam oxigênio;
  • A linha inclui modelos para operação em condições de alta umidade;
  • Autonomia;
  • Eficiência 95%;
  • Alta taxa de aquecimento dos elementos de aquecimento - em média 30 seg.

Baterias elétricas do tipo convetor também têm desvantagens:

  • Alto consumo de energia, o que torna irracional usá-los para aquecimento de grandes áreas;
  • Redução anual da eficiência.

Projeto do radiador

O material com o qual são feitos os radiadores de automóveis é o metal (alumínio ou cobre). As paredes do trocador de calor são muito finas, por isso o anticongelante libera rapidamente sua temperatura e esfria.

O projeto do radiador consiste em tubos finos soldados entre si na forma de um retângulo. Este elemento é montado em dois tanques (um na entrada e outro na saída). Além disso, as placas são enfiadas nos tubos, o que aumenta a área de transferência de calor. O ar passa entre as costelas e resfria rapidamente a superfície da peça.

Todos os trocadores de calor possuem duas aberturas: entrada e saída. Os tubos do sistema são conectados a eles. Para drenar o líquido da cavidade, o trocador de calor é equipado com um tampão instalado na parte inferior da estrutura.

Se o carro estiver rodando em uma rodovia, há fluxo de ar suficiente para resfriar o anticongelante naturalmente (soprando nas costelas). No caso do trânsito na cidade, o fluxo de ar não é tão intenso. Para isso, um grande ventilador é instalado no sistema de refrigeração atrás do radiador.Em modelos de carros mais antigos, ele era acionado diretamente por um motor. As máquinas modernas são equipadas com um sistema de controle de temperatura anticongelante e, se necessário, inclui fluxo de ar forçado.

Como os radiadores são feitos - veja o seguinte vídeo:

Como os radiadores de carro são feitos

O princípio de operação e o dispositivo do radiador de aquecimento

Não há dificuldade no funcionamento dos radiadores de aquecimento. A água aquecida à temperatura desejada entra na sala através do sistema de tubulação e, em seguida, entra nos dispositivos de aquecimento, a partir dos quais, por sua vez, o ar da residência é aquecido.
Caso o método de transferência de calor seja a convecção, ou seja, acelerada, o dispositivo de aquecimento será denominado convector. E se a transferência de calor se baseia no princípio da radiação, o que significa aquecimento ambiente devido a uma superfície aquecida a uma determinada temperatura, esse mecanismo será chamado de radiador.

Não é incomum para os fabricantes fabricarem baterias de aquecimento de um tipo combinado, que são radiadores-convetores do tipo painel.

Apesar das leituras de temperatura nos dispositivos de aquecimento, essas unidades produzirão cerca de 60% do calor por meio de radiação de energia, e os 40% restantes serão produzidos por convecção. Isso permite minimizar a convecção do ar aquecido e possibilita um aquecimento de alta qualidade dos objetos na sala. Esse dispositivo, em certa medida, assemelha-se à construção de um piso quente.

Tipos de radiadores

Existem vários tipos de trocadores de calor. Cada um deles é projetado para uma finalidade própria, mas funcionam de acordo com o mesmo princípio - o fluido circula dentro deles para garantir a troca de calor. Trocadores de calor são usados ​​nos seguintes sistemas de veículos:

  • resfriamento;
  • aquecimento;
  • climático.

Existem duas categorias de radiadores mais comumente usados ​​na indústria automotiva.

  1. Lamelar tubular. Esta é a modificação mais comum encontrada em carros mais antigos. O trocador de calor neles consiste em tubos dispostos horizontalmente (seção circular), sobre os quais placas finas são enfiadas. Na maioria das vezes, eles são feitos de uma liga de alumínio. Essas modificações foram instaladas em veículos mais antigos. A principal desvantagem é a baixa transferência de calor devido à pequena área de contato com o fluxo de ar.
  2. Fita tubular. Eles usam tubos longos (seção oval), dobrados em forma de bobina. O material usado para sua fabricação é uma liga de cobre e latão ou alumínio. Essas modificações são instaladas em muitos carros modernos. Os modelos de cobre têm excelente condutividade térmica, mas são muito caros. Portanto, mais frequentemente o sistema de refrigeração é equipado com contrapartes de alumínio.

Entre a primeira categoria, existem mais dois tipos de radiadores. Estes são modelos de passagem única e várias passagens. Eles diferem uns dos outros no princípio da circulação.

  • Mão única. O refrigerante entra na cavidade do trocador de calor por um lado e é distribuído uniformemente por todos os tubos. Eles têm uma desvantagem significativa: o anticongelante na cavidade é distribuído de forma irregular, devido ao qual a eficiência da troca de calor é perdida.
  • Multi-passagem. Os elementos de resfriamento são divididos em várias seções. Este projeto aumenta o comprimento total da linha, o que melhora o processo de transferência de calor.

Fabricantes de radiadores bimetálicos.

Baterias pseudo-bimetálicas muito boas são oferecidas pela empresa russa Rifar. Seus produtos, tendo conquistado o mercado russo, foram exportados. Produz sete tipos de radiadores. Os modelos populares são Rifar Flex, Monolith. Os radiadores são brancos. O número de seções da bateria é de 4 a 14 peças. A Rifar dá garantia para produtos de 10 a 25 anos.

A empresa alemã TENRAD oferece um design totalmente bimetálico em seus produtos.

Soluções inovadoras de engenheiros alemães são protegidas por patentes, inclusive na Federação Russa. Os radiadores TENRAD BM são fabricados com espaçamento de tubos de conexão de 500 e 350 mm.

Baterias confiáveis ​​são oferecidas pela empresa italiana Global Style. As características técnicas de seus produtos podem ser chamadas de benchmark no setor. Esses modelos incluem os radiadores Global Style Extra e Global Style Plus. Mas o elitismo tem um preço: as baterias Global Style não são baratas. Os radiadores são produzidos com uma distância central de 350 e 500 mm, com o número de seções de 6 a 14 pcs. O fabricante oferece garantia de 10 a 20 anos.

A empresa britânica BiLUX oferece radiadores bimetálicos de alta eficiência. Disponível nos modelos de 200, 350 e 500 mm centro a centro. O design das baterias é altamente confiável, com garantia do fabricante de 10 anos.

Danos aos radiadores: causas, prevenção

Como qualquer peça, o radiador do carro também pode falhar. Aqui estão cinco razões principais.

  1. Dano mecânico. Uma vez que esta peça é instalada na frente do veículo, objetos estranhos freqüentemente caem sobre ela. Por exemplo, podem ser pedras de um carro na frente. Mesmo uma pequena colisão de um carro pode danificar o radiador, o que comprometerá a estanqueidade do sistema de refrigeração.
  2. Oxidação de metal. Embora todos os elementos do trocador de calor sejam feitos de materiais inoxidáveis, os radiadores não são protegidos contra o acúmulo de incrustações dentro de suas cavidades. Devido ao uso de refrigerante de baixa qualidade, as partes metálicas do motor podem oxidar, o que entope a linha e impede a livre circulação do anticongelante.
  3. Desgaste natural. O aquecimento e o resfriamento constantes levam à "fadiga" do metal, o que reduz sua resistência. As vibrações no compartimento do motor destroem as costuras de conexão, o que pode causar vazamento.
  4. Pressão de linha excessiva. Se um bujão de baixa qualidade for instalado no tanque de expansão, com o tempo, a válvula de alívio de pressão para de funcionar. Devido ao aquecimento do anticongelante a uma temperatura acima de 100 graus, o volume do sistema aumenta. Na maioria das vezes, as costuras em elementos plásticos divergem. Mas as paredes do antigo trocador de calor tornam-se mais finas com o tempo, o que leva à despressurização e vazamentos.
  5. Congelamento do refrigerante. Isso pode acontecer no caso de usar o anticongelante errado ou água pura. No frio, a água se cristaliza e se expande. A partir disso, aparecem rachaduras nas paredes dos tubos.

A maioria desses problemas pode ser evitada com a aplicação de métodos preventivos. Para prolongar o serviço do radiador, o proprietário do carro pode tomar as seguintes medidas.

  • Não encha o sistema com água normal. Em caso de emergência, você pode usar destilado, mas em um futuro próximo, você precisará alterá-lo para anticongelante. Este líquido ferve em temperaturas acima de 115 graus. Além disso, contém lubrificante, que tem um efeito benéfico no impulsor da bomba e em outras partes metálicas do sistema.
  • Troque o anticongelante em tempo hábil e, quando o nível diminuir, adicione-o. A substituição deve ser feita pelo menos 50-70.000 km. quilometragem (para anticongelante, esse intervalo é de 150 mil). Mas se o refrigerante mudou de cor e ficou preto, este é um sinal claro para a manutenção do sistema.
  • Instale um radiador feito para o modelo de carro fornecido.
  • Execute a manutenção de rotina em todo o sistema de resfriamento.
  • Mantenha as aletas do trocador de calor limpas.
  • Durante a substituição do anticongelante, lave periodicamente as paredes internas da bobina.

Dispositivo, classificação e características dos principais tipos

Hoje eles produzem uma variedade de radiadores para aquecimento:

  • tubular e lamelar;
  • aço e alumínio;
  • ferro fundido, fundido e seccional;
  • soldado;
  • liso e colorido;
  • largo e estreito etc.

Existem aparelhos italianos, finlandeses e chineses, alemães e também produtos de fabricação russa.

Dispositivo

Você também deve falar sobre o dispositivo de radiador de aquecimento. É um dispositivo de aquecimento por convecção-radiação que recebe calor do refrigerante que circula no sistema. Este portador de calor é geralmente a água.

A água que passa pelo radiador aquece as paredes dos canais, que, por sua vez, transferem calor para as paredes externas do aparelho. Obviamente, a eficiência do aquecimento depende da intensidade da transferência de calor da água para o ar ambiente pelo material do radiador.

Essa intensidade depende de vários parâmetros:

  • condutividade térmica e capacidade de calor do material do qual o dispositivo é feito;
  • área de superfície em contato com a água;
  • área de superfície em contato com o ar;
  • cor da superfície externa.

O aquecimento do radiador é realizado por convecção e radiação de calor. A eficiência da convecção depende da área da superfície de aquecimento, e a eficiência da radiação depende da área e da cor (quanto mais escuro, mais intenso).

Diante desses pontos, pode-se compreender a lógica que norteia a produção desses dispositivos. Em primeiro lugar, visa aumentar a área de contato da superfície externa com o ar. Para isso, uma divisão em seções, todos os tipos de revestimentos, grades lamelares e lâminas são usados.

Além disso, eles usam materiais com alta condutividade térmica, usam paredes finas para melhor transferência de calor, aumentam a área da seção transversal dos tubos, devido ao qual é possível criar um radiador de aquecimento plano que não tem menos transferência de calor que um análogo de ferro fundido volumétrico, mas ao mesmo tempo se encaixa perfeitamente no interior.

Como você pode ver, a condutividade térmica é um dos principais critérios de desempenho. Este indicador depende apenas do material do qual o emissor é feito. Vamos dar uma olhada nos principais casos de uso para diferentes materiais.

Ferro fundido

Um radiador de ferro fundido é talvez o dispositivo de aquecimento mais conhecido e difundido. É utilizado para funcionar em sistemas de aquecimento central, tanto em edifícios residenciais como em escritórios e instalações industriais. Ótimo para edifícios de vários andares.

Essa popularidade e prevalência são explicadas por uma série de vantagens que este material tem:

  1. Potência térmica significativa por unidade de comprimento do dispositivo;
  2. Compacidade (embora a comparação com dispositivos modernos seja desvantajosa);
  3. Resistência à corrosão e despretensão à qualidade do refrigerante, o que é importante nas centrais de abastecimento de água quente, principalmente em nosso país;
  4. Inércia térmica devido à significativa capacidade térmica do ferro fundido e à solidez do dispositivo feito a partir dele;
  5. Resistência do material suficientemente elevada para resistir a choques hidráulicos durante os testes e arranques do sistema de aquecimento após as férias de verão;
  6. Durabilidade, permitindo a utilização de dispositivos em ferro fundido por mais de 40 anos.

No entanto, hoje, os aparelhos de ferro fundido estão gradualmente sendo substituídos por outros materiais.

Isso se deve a uma série de desvantagens inerentes aos modelos de ferro fundido:

  1. Alto peso dos produtos de ferro fundido, o que dificulta o transporte e a instalação dos dispositivos. Também é muito difícil mudar o dispositivo;
  2. Baixa condutividade térmica devido à estrutura porosa e maciez do ferro fundido. Para aquecer a superfície da bateria, é necessário um refrigerante com alta temperatura, até 70 - 80 C, caso contrário, a bateria fica pouco quente;
  3. Espaçadores entre seções tendem a se degradar;
  4. Os bicos do radiador são destruídos durante a operação de longo prazo (mais de 40 anos);
  5. As paredes internas são porosas e bastante rugosas, o que leva a uma queda na transferência de calor devido à placa, além de impedir a movimentação da água;
  6. Requer pintura periódica;
  7. Eles são volumosos o suficiente e não combinam bem com estilos de design de interiores modernos;
  8. Ocupa muito espaço.

Conselho! Para melhorar a aparência da bateria de ferro fundido, você pode usar um guarda-corpo ou várias tampas e painéis que escondem o radiador e adaptam-no a estilos de design moderno.

Os principais fabricantes de radiadores de ferro fundido são KONNER (China), MS-140 (Rússia), Tokio (China).

Alumínio

O alumínio é um metal com alta condutividade térmica. Portanto, os dispositivos feitos deste material são altamente eficientes. Também é possível equipar o dispositivo com um sistema ramificado de saliências, nervuras e placas, que aumentam a área da superfície aquecida.

Os radiadores de alumínio têm as seguintes vantagens:

  • Alumínio de baixa densidade, devido ao qual os produtos são leves, o que facilita o seu transporte e instalação. A troca de tais dispositivos e seu reparo também são facilitados;
  • Compactação das baterias, devido à sua eficiência e alto poder térmico;
  • Alta pressão de trabalho - mais de 12 atm. A pressão de crimpagem dos produtos de alumínio é superior a 18 atm .;
  • Elevado nível de transferência de calor, superior ao do ferro fundido, aço e aço inoxidável;
  • Grande área da seção transversal de tubos intercoletores usados ​​em dispositivos de alumínio, o que aumenta a transferência de calor da água para o metal e contribui para uma melhor circulação do refrigerante.

No entanto, também existem várias desvantagens. O mais significativo deles é a alta reatividade do alumínio, devido ao qual há um aumento do estado de corrosão do material em contato com o oxigênio e a água.

O aumento da corrosão também é observado quando o alumínio entra em contato com outros metais, especialmente se correntes parasitas estiverem presentes no sistema de aquecimento. Portanto, para produtos de alumínio, são utilizadas válvulas especiais de fechamento que levam em consideração esse recurso.

O alumínio é salvo da rápida deterioração como resultado da interação com a água e o ar com uma película de óxido que cobre quase que instantaneamente o metal ao interagir com o ar.

Porém, se a integridade desse filme for violada em decorrência da interação com a água, há liberação de hidrogênio, que, se acumulando, aumenta a pressão no radiador e pode levar à sua ruptura.

Para evitar esse efeito, esmalte de polímero é usado para radiadores de aquecimento de alumínio.

Importante! Ao comprar um dispositivo de alumínio, preste atenção à presença de um revestimento de polímero nas superfícies em contato com a água. Este revestimento permite que a bateria seja usada para fluidos de transferência de calor com um fator de pH de 5 a 10, típico de nossos sistemas, e também reduz a resistência hidrodinâmica e evita acúmulos e bloqueios.

Existem três tipos principais de baterias de alumínio:

  1. com seções sólidas;
  2. com um conjunto de seções conectadas mecanicamente e;
  3. misturado.

O primeiro tipo se distingue pela alta resistência das juntas soldadas, ductilidade e resistência a choques externos e golpes de aríete na lateral do sistema.

Os radiadores seccionais permitem a substituição de uma seção danificada, que é conectada por meio de bicos roscados. Você também pode acumular a bateria com suas próprias mãos durante a operação. O preço dessas vantagens é a perda de confiabilidade e a rugosidade das superfícies internas das seções.

O que é melhor: reparar ou alterar

Todos os motoristas podem ser divididos em duas categorias. Os primeiros acreditam que uma peça com defeito precisa ser substituída por uma nova. Estes últimos têm certeza de que tudo pode ser consertado. E consertar radiadores é um tópico frequente de controvérsia.

A Internet está repleta de todos os tipos de conselhos sobre como consertar o vazamento por conta própria. Alguns usam compostos especiais. Outros preenchem o sistema com agentes de ponte de fissuras. Às vezes, alguns métodos ajudam a prolongar a vida útil da peça por um tempo. Mas, na maioria dos casos, essas técnicas apenas obstruem o sistema de resfriamento.

Faz sentido consertar modelos de cobre, porque são fáceis de soldar. No caso dos análogos de alumínio, a situação é diferente. Eles podem ser soldados, mas isso envolverá uma soldagem cara. Portanto, o custo de consertar um radiador com vazamento será quase idêntico ao preço de uma peça nova. Faz sentido concordar com este procedimento apenas no caso de um modelo caro de trocador de calor.

Na maioria dos casos, os reparos são apenas uma medida temporária, porque a alta pressão se acumula constantemente no sistema de resfriamento, o que levará à despressurização repetida da linha. Se você realizar a manutenção e limpeza do sistema em tempo hábil, geralmente não precisará trocar o radiador. Portanto, quando uma peça quebra e o precioso líquido refrigerante é derramado no solo, é melhor substituir esta unidade do que jogar dinheiro fora constantemente para comprar outro recipiente.

O que é isso

Uma bateria elétrica se refere a dois designs diferentes.

Bateria eletrica liquida

Das descrições detalhadas nos sites dos fabricantes, você ainda pode extrair pedaços de informações úteis e, em geral, entender como esse dispositivo funciona.

  • O circuito é baseado em um elemento de aquecimento convencional, um aquecedor tubular. Como a solução é posicionada como economizadora de energia, geralmente tem um baixo consumo de energia - até um quilowatt. Os modelos com consumo de pico de 300-500 watts dominam.
  • O refrigerante é água ou óleo. Existem também estruturas seladas com um refrigerante insubstituível e outras abertas, nas quais qualquer líquido pode ser despejado através do bujão.
  • O corpo de alumínio, graças às nervuras, proporciona uma sólida área de troca de calor e, devido à condutividade térmica deste metal, a mesma temperatura em toda esta área.
  • A bateria de aquecimento elétrico funciona em plena capacidade apenas até que a temperatura alvo seja atingida. Ao ser atingido, o aquecimento é desligado, assim que a temperatura cair, o elemento de aquecimento liga novamente.
  • O controle por microprocessador de uma caldeira elétrica em miniatura fornece o modo de operação mais racional, devido ao qual grandes economias são obtidas.

O design e dispositivo do radiador de aquecimento

Existe um termostato digital no circuito.

A facilidade de ligação torna mais fácil montar o sistema de aquecimento com as suas próprias mãos.

Caro leitor: espere, ria. Até agora, estamos apenas citando as garantias de publicidade dos fabricantes.

Bateria elétrica sem líquido

Os fabricantes do segundo tipo de dispositivos milagrosos explicam que a probabilidade de vazamento de água ou óleo sempre permanece com você, desde que use um aquecedor de líquido. A verdade é que um sem líquido, onde um elemento de aquecimento de baixa temperatura em uma caixa de alumínio irá aquecê-lo de forma ainda mais econômica e segura.

Ao mesmo tempo, o controle do microprocessador continua a salvar, salvar e salvar novamente.

O autor ousará citar mais alguns fragmentos das descrições técnicas.

  • Os invólucros das baterias são feitos de alumínio para aeronaves, o que permite o uso de pressão de até 80 kgf / cm2 e mantém uma película de óxido que protege o alumínio da corrosão (veja o artigo Radiadores de alumínio - um componente confiável do sistema de fornecimento de calor)
  • As baterias são montadas em roscas, em contraste com os designs de solda e fundição de baixa qualidade.
  • Os modelos mais antigos são radiadores bimetálicos - obviamente com seções centrais de aço.

O preço dos modelos mais jovens é de cerca de 6.000 rublos. Idosos - 10.000.

Se desejar, você pode montar um kit de um radiador e elemento de aquecimento separados comprados.

Tentaremos aderir à objetividade máxima até o fim e não comentaremos nenhum dos quatro pontos. O autor dirá educadamente: nenhum dos pontos nesta seção do artigo está associado a nada que se assemelhe, mesmo remotamente, ao bom senso.

Como operar corretamente?

Uma das condições mais importantes para o correto funcionamento de um radiador é mantê-lo limpo e evitar pressão excessiva no sistema. O segundo fator depende da tampa do tanque de expansão.

O primeiro procedimento pode estender a vida útil desse componente. No entanto, isso deve ser feito corretamente.

  • O fabricante proíbe categoricamente a reutilização do refrigerante usado. Mesmo se você limpá-lo, ele já perdeu suas propriedades e, portanto, já será inútil.
  • Se o anticongelante estiver muito sujo, antes de colocar um novo no sistema, ele deve ser enxaguado com água destilada (em nenhum caso use água comum). Não contém sais e impurezas que podem se acumular dentro da bobina e reduzir a eficiência do resfriamento.
  • Ao limpar a parte externa, é importante levar em consideração que as aletas do trocador de calor são muito finas e, portanto, mesmo pequenas forças podem dobrá-las. Posteriormente, isso irá interferir no sopro natural dos tubos do radiador. Se o procedimento for realizado com uma mini-lavadora, será necessário ajustar um cabeçote pequeno. O jato deve ser direcionado perpendicularmente às aletas para evitar que a sujeira acumulada entre no trocador de calor. Então, não pode ser purificado de forma alguma.

Visão geral dos fabricantes de baterias de alumínio

Muitos modelos de radiadores de alumínio de diferentes fabricantes são vendidos hoje no mercado. Portanto, você pode selecionar facilmente os radiadores de aquecimento de alumínio que são mais adequados em termos de parâmetros técnicos, desempenho externo e recursos financeiros.

Você pode adquirir o modelo desejado no mercado, em loja especializada. Além disso, a venda de radiadores de aquecimento de alumínio é realizada através da Internet. A vantagem dessa compra é que ela economiza tempo. Se tiver alguma dúvida sobre os parâmetros do equipamento, pode perguntar ao consultor online ou ligar para o número de telefone indicado no site e falar com o gerente.

De referir que os preços dos radiadores de aquecimento são modelos em alumínio, aço ou ferro fundido, na loja online, em regra, abaixo da média do mercado. Portanto, muitas pessoas preferem encomendar dispositivos de aquecimento pela Internet.

Estão à venda produtos importados e nacionais. Naturalmente, os preços dos radiadores de aquecimento de alumínio produzidos internamente são mais baixos do que os de seus homólogos estrangeiros. Mas isso não afeta a qualidade dos produtos. Uma vez que muitas baterias domésticas modernas são fabricadas com tecnologia italiana. Entre os produtores nacionais, destacam-se as empresas Rifar e Thermal. Eles produzem aquecedores de alumínio duráveis ​​a um custo acessível.

Como os radiadores de aquecimento de alumínio italianos sempre foram famosos pela mais alta qualidade, eles são muito procurados no mercado, apesar de seu alto custo. Aqui devem ser destacados os produtos das empresas Fondital, Sira e Global. Essas empresas também produzem radiadores de aquecimento bimetálicos. Dispositivos de aquecimento feitos na Hungria também são populares. É verdade que eles são inferiores em qualidade aos modelos italianos. Baterias de alumínio de excelente qualidade são produzidas pela empresa húngara NAMI.

Qual radiador é melhor?

Na maioria dos casos, a resposta a esta pergunta depende das capacidades materiais do motorista. Modelos de cobre-latão se prestam a reparos baratos. Em comparação com análogos de alumínio, eles têm melhores propriedades de transferência de calor (o coeficiente de transferência de calor do cobre é 401 W / (m * K) e do alumínio - 202-236). Porém, o custo de uma peça nova é muito alto devido ao preço do cobre. E mais uma desvantagem - muito peso (cerca de 15 kg).

Os radiadores de alumínio são mais baratos, são mais leves em comparação com as versões de cobre (cerca de 5 kg), e sua vida útil é mais longa.Mas eles não podem ser reparados adequadamente.

Existe outra opção - comprar um modelo chinês. Eles são muito mais baratos do que a peça original de um carro específico. O principal problema da maioria deles é a curta vida útil. Se um radiador de alumínio aguenta suas funções por 10-12 anos, o análogo chinês é três vezes menor (4-5 anos).

Para obter detalhes sobre avarias e manutenção de radiadores, consulte o seguinte vídeo:

Radiador de refrigeração do motor. Mau funcionamento. Limpeza.

Avaliar publicação

Conectando radiadores

Em qualquer sistema de aquecimento, o plano e o projeto são importantes. O mesmo aspecto incluirá o diagrama de conexão para radiadores de aquecimento. Um desenho do radiador de aquecimento pode estar em várias versões. Pode ser um diagrama individual ou um diagrama feito com base no método de tubulação no campo e na eficiência do indicador de transferência de calor.

A conexão unilateral é comum. Assim, a designação dos radiadores de aquecimento nos desenhos mostrará que todos os tubos estão conectados às baterias apenas em um lado. Este esquema é o mais conveniente, especialmente em edifícios altos.

Outra opção - a marcação dos radiadores de aquecimento mostra que a conexão é feita na diagonal, ou seja, transversalmente. A peculiaridade desse princípio é que o tubo que fornece calor é conectado ao radiador pela parte superior de um lado, e o tubo de saída é conectado à parte inferior pelo lado oposto. É importante aqui como o radiador de aquecimento está organizado: tal esquema é adequado se as baterias são longas, têm muitas seções. O transportador de calor será distribuído uniformemente por toda a área do radiador, portanto, a transferência de calor será excelente.

Também existe uma conexão inferior. Assim, os tubos de entrada e saída são conectados aos tubos inferiores, que estão localizados em lados opostos do radiador. Esse tipo de esquema perderá para os dois anteriores. Afinal, ele fornece eficiência de transferência de calor em cerca de 10-15 por cento. No entanto, tal esquema seria uma solução ideal quando o sistema de aquecimento está escondido no chão.

Não é segredo que dispositivos de aquecimento, como baterias de ferro fundido, são usados ​​há muito tempo em quase todos os edifícios residenciais. São comuns hoje em dia, mas o desenvolvimento da tecnologia contribui para que essas unidades estejam sendo substituídas por radiadores mais modernos e funcionais.

  • bimetálico;
  • aço;
  • baterias de alumínio (mais detalhadamente: "Baterias de aquecimento de alumínio - características técnicas, instalação").

Para se saber como deve ser realizada a instalação de baterias de aquecimento em ferro fundido, é necessário estudar quais são as características técnicas desses dispositivos, e também considerar em que princípio deve ser feito o cálculo das baterias de aquecimento em ferro fundido.

Como desmontar uma bateria de alumínio?

Às vezes, há situações em que você precisa desmontar a bateria. Por exemplo, é necessário adicionar seções adicionais ao radiador ou substituir uma das seções que vazou. Em qualquer caso, você precisa saber como desmontar um radiador de alumínio corretamente.

Algoritmo de análise da bateria:

  1. desmonte o radiador. Para fazer isso, você deve primeiro interromper o fluxo do refrigerante para o sistema. A conexão rosqueada é destorcida com uma chave inglesa;
  2. retire o radiador e coloque-o no chão de cabeça para baixo;
  3. desmonte o dispositivo em seções separadas. As seções podem ser desconectadas usando uma chave de radiador. Insira-o nas ranhuras da porca do bico do orifício superior e gire algumas vezes no sentido anti-horário. Faça o mesmo com o orifício inferior. A seção está desconectada.

Radiadores de convecção [editar | editar código]

Muitos radiadores, além de dissiparem parte do calor por radiação, removem outra parte do calor por convecção natural ou forçada (ventilador) e são uma combinação de um radiador e um convetor. Os aquecedores de convecção são radiadores de aquecimento com nervuras nos tubos. Aquecedores de convecção aquecem rapidamente a sala. Esses aquecedores são frequentemente instalados em instalações industriais: em garagens, oficinas, armazéns. Os aquecedores de convecção modernos são feitos de cobre e alumínio. O refrigerante entra em contato apenas com cobre, e as placas condutoras de calor e uma caixa são feitas de alumínio.

Os aquecedores de convecção criam o efeito de um ventilador de aquecimento do ar e misturam bem as camadas de ar da sala, mas isso também pode ser um fator negativo, uma vez que as correntes de ar são criadas na sala, a poeira não assenta, estando constantemente no ar.

Radiador automotivo - projeto do sistema de transferência de calor

Quanto ao seu design, são divididos nos seguintes tipos: tubular e soldado. As versões de tubo redondo são um conjunto de painel com tubos redondos de alumínio rosqueados neles. Sua principal vantagem é uma política de preços aceitável devido ao seu baixo custo. As desvantagens incluem baixa resistência, pequena superfície de transferência de calor e a necessidade de juntas de alta qualidade, que nem sempre estão disponíveis.

Os radiadores de tubo oval na faixa intermediária são ligeiramente melhores em serviço. Isso é possível devido ao corte oval, que aumenta a área que emite calor. Desvantagens: baixa resistência, necessidade de juntas de alta qualidade. Os radiadores soldados, que se distinguem pela maior resistência e transferência de calor, também têm um custo que nem todos podem pagar. Assim, não é tão importante qual radiador de carro, alumínio ou cobre, você escolhe, o principal é uma combinação competente do dispositivo e do material do radiador.

O radiador é um dos elementos-chave e mais importantes de um sistema de refrigeração a líquido. A principal tarefa é dissipar na atmosfera o calor que foi retirado do motor pelo refrigerante. O radiador do sistema de refrigeração do motor pode ser considerado a parte mais importante da própria unidade de potência.

Dispositivos semelhantes a um radiador moderno foram instalados nas primeiras versões de carros com motores de combustão interna, já que sem o elemento de resfriamento especificado, a operação da usina se torna simplesmente impossível. Este dispositivo é diretamente responsável por manter a temperatura normal de operação do motor dentro de limites estritamente especificados. Essa proteção protege o motor do superaquecimento, que inevitavelmente desativará quase todos os motores de combustão interna.

Leia neste artigo

Como montar um radiador?

A montagem dos radiadores de aquecimento de alumínio é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:

  • coloque a bateria em uma superfície plana;
  • inspecione cada conexão roscada para ver se há lascas, rachaduras e limpe completamente com uma lixa. Desengordure as pontas com gasolina. As juntas podem ser lavadas em água com sabão;
  • conectar seções. Para isso, é necessário colocar as vedações na porca-bico e fixá-las em ambos os lados da seção do dispositivo. Faça algumas voltas com uma chave inglesa nos orifícios superior e inferior. Quando a chave parar de girar, você pode puxá-la usando a alavanca;
  • o orifício não utilizado deve ser coberto com um tampão. E, por outro lado, conecte a torneira Mayevsky para remover o excesso de ar do sistema. Agora o radiador pode ser conectado ao sistema de acordo com o esquema selecionado.

A história da criação do radiador

O sistema de refrigeração a água apareceu no início da construção do motor. O conceito de radiador foi usado pela primeira vez no primeiro carro de produção, o Benz Velo, que começou a ser vendido em 1886.Esta ideia do dispositivo continuou a ser desenvolvida por Wilhelm Maybach, que projetou um produto com favos de mel. O desenvolvimento encontrou aplicação no design do modelo Mercedes 35HP. Nas décadas seguintes até os dias atuais, o dispositivo radiador não sofreu alterações globais, tendo permanecido quase na mesma forma que nos dias de Maybach.

Graças a este efeito, o refrigerante entrou no radiador. O efeito termossifão é baseado no fato de que a densidade da água diminui quando aquecida. Devido a essa propriedade, a água aquecida corre para cima. Como resultado, o líquido aquecido acabava no dispositivo, penetrando ali passando pelo tubo do ramal superior.

A água foi resfriada dentro do radiador e a densidade do líquido aumentou novamente. Isso levou ao fato de que a água caiu na parte inferior do radiador e, de lá, voltou a penetrar na camisa do motor através do tubo de derivação inferior. A principal desvantagem dos sistemas com efeito termossifão era que eles não podiam fornecer resfriamento adequado no contexto da potência constantemente crescente do motor de combustão interna. Esses sistemas suplantaram rapidamente as soluções baseadas no uso de uma bomba de água centrífuga (bomba).

Serviço de radiador

Considerando o que é um radiador, deve-se dizer sobre os princípios de sua manutenção. Em alguns modelos de automóveis, a limpeza do radiador é fácil. Em algumas marcas de carros, esse processo será caro. Portanto, é mais fácil comprar um novo radiador imediatamente.

radiadores de fundo

No verão, o sistema de refrigeração do veículo requer atenção especial. É nesse período de tempo que é alta a probabilidade de sua contaminação com poeira, cotão, etc. Além de fatores externos, o radiador pode acumular uma película de óleo. É isso que leva à diminuição da circulação de ar, bem como à diminuição da capacidade de refrigeração do sistema.

Conhecendo as características do radiador do seu carro, você pode tomar a decisão certa no processo de sua manutenção. Com o tempo, qualquer sistema de resfriamento exigirá reparo. Para evitar que isso aconteça o máximo possível, é necessário ajustar adequadamente o sistema de refrigeração no verão, para protegê-lo de contaminações.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores