Isolamento térmico do piso da banheira com poliestireno: prós e contras, características de instalação


Sala de vapor, lavanderia ou camarim

Isolamento de sala de vapor

A sala de vapor é a sala com a temperatura mais elevada. No banho russo, 60-90 graus são ideais, no finlandês - 70-110. Além disso, os banhos são freqüentemente queimados. Isso significa que os materiais usados ​​na construção devem:

  • resistir a essa temperatura (e umidade);
  • não emita substâncias tóxicas quando aquecido;
  • não sustentam a combustão.

As limitações são significativas. Os tipos de isolamento serão discutidos a seguir, mas já está claro que a escolha é extremamente limitada.

Se um isolamento ecológico ganha bastante umidade (enquanto perde suas propriedades), você também deve cuidar de seu isolamento de alta qualidade entre as camadas da barreira hídrica e de vapor. E para evitar o apodrecimento da árvore, mais utilizada para finalizar a sala de vapor, é necessário deixar brechas de ventilação entre a barreira de vapor e a mesma ripa ou imitação de barra.

Pelo que foi dito, já é claro que a sala de vapor é isolada por dentro. A parte do teto requer atenção especial, pois o vapor leve tende para cima, em direção ao teto, onde a principal perda de calor ocorre na ausência ou isolamento inadequado. A barreira de vapor é colocada em duas camadas.

A folha de alumínio é freqüentemente usada na sala de vapor, porque é capaz de refletir a radiação infravermelha e devolvê-la ao ambiente (como em uma garrafa térmica). Além disso, é uma excelente barreira de vapor porque não permite a passagem de água.

Outro local problemático é a saída da chaminé do fogão. Deve ser devidamente isolado e o teto deve ser protegido de superaquecimento. Uma soleira alta para a sala de vapor e uma porta baixa, mas larga, ajudam a mantê-lo aquecido.

Isolamento da roupa

Isolamento de paredes em uma sala de lavagem em um banho. A sala de lavagem difere da sala de vapor porque as temperaturas são mais baixas e a umidade é mais alta. No entanto, o problema de economizar calor também é relevante para o sabão. Os métodos de isolamento não são diferentes de uma sala de vapor, exceto que não há necessidade de uma barreira dupla de vapor.

Mas é necessária uma boa ventilação. Pisos de pia geralmente são feitos de ladrilhos. Se desejado, ele é isolado com um sistema de "piso aquecido". Menos vapor se acumula sob o teto do que na sala de vapor, mas não há necessidade de deixar espaço para perda de calor aqui, então o teto da sala de lavagem também é cuidadosamente isolado.

O camarim, embora não seja diretamente exposto ao vapor e à água, ainda se refere a ambientes com alta umidade - a proximidade da sala de vapor e da lavanderia afeta. Portanto, todas as recomendações sobre a escolha de aquecedores e a necessidade de isolamento se aplicam a eles.

O camarim também precisa de isolamento para que não se transforme na geladeira que absorverá o calor de outros cômodos. O esquema de uma torta comum pode não ser necessário se você usar espuma de poliuretano como isolamento no camarim - ela não precisa ser fixada na parede e isolada da umidade e do vapor.

Isolamento de piso de sala de vapor do tipo faça você mesmo

Considere duas opções de isolamento térmico do piso da sala de vapor - usando poliestireno e perlite. Perlita é areia produzida (expandida) em uma empresa usando uma tecnologia especial.

Isolamento térmico do piso da sala de vapor com betonilha

O poliestireno expandido atende aos requisitos de isolamento térmico da sala de vapor. Este é um isolamento amigo do ambiente, dá uma carga mínima na fundação, não absorve humidade, não tem medo de insectos e roedores, praticamente não há desperdícios durante o trabalho, mas o isolamento só pode ser colocado sobre uma base pré-nivelada.

Tecnologia de isolamento de poliestireno:

a primeira camada é impermeabilizante; a segunda camada - placas de espuma de poliestireno; a terceira camada é uma malha de reforço; a quarta camada é uma mesa de concreto.

Tecnologia de isolamento de piso Perlite:

1. misturar perlita com água na proporção de 2 para 1; 2. adicionar cimento à mistura resultante e misturar; 3. Adicionar ainda meio litro de água e um balde de perlite; 4. mexa a mistura até que apareça água; 5. Despeje o concreto com a primeira camada, com a segunda camada uma fina camada de nossa mistura; 6. Após uma semana, a betonilha de concreto pode ser aplicada (terceira camada).

No primeiro e no segundo caso, o pavimento pode ser em tijoleira, grés porcelânico, pode ser colocado um pavimento de madeira tradicional, que será mais agradável e quente para os pés na sala de vapor. Veja mais instruções em vídeo sobre como isolar uma sala de vapor em um banho do fabricante do isolamento térmico.

Quais são as vantagens da estrutura do frame

Disposição da parte interna da parede da moldura do banho.

  1. A estrutura da estrutura custará cerca da metade do preço em comparação com uma sauna construída com toras. A economia surge não apenas devido ao uso de materiais baratos, mas também na escolha de um tipo de fundação mais simples. Há uma economia significativa de tempo e trabalho. Por exemplo, para construir uma banheira com armação com as próprias mãos na estação quente, serão necessárias várias semanas e um ou dois assistentes para tornar mais conveniente a condução do processo de trabalho.
  2. A construção não encolherá, portanto, o banho é acabado imediatamente após a conclusão do processo de construção, portanto você não terá que adiar o uso do banho para o fim a que se destina por um ano, ou até mais.
  3. O isolamento de uma casa de banhos tipo moldura permite que você termine com uma sala que lembra uma garrafa térmica, que pode reter o calor por muito tempo, já que não há uma única brecha por onde o vento passaria.
  4. Os materiais modernos usados ​​para isolar o banho são altamente resistentes ao fogo (não pegam fogo), portanto, a probabilidade de ocorrência é significativamente reduzida.
  5. O excelente isolamento térmico pode reduzir significativamente o tempo de aquecimento do banho. Leva apenas duas a três horas para que o banho aqueça completamente. É muito pouco, porque vai demorar pelo menos o dobro do tempo para aquecer uma banheira de madeira. Assim, podemos concluir que também há economia de lenha para lenha, ao longo do ano será obtida uma grande porcentagem de lenha economizada.
  6. A estrutura da moldura permite a utilização de revestimento exterior, o que permite dar ao banho um aspecto único, distingui-lo entre os edifícios, ou, pelo contrário, enquadrar-se no estilo de outros edifícios adjacentes.

Isolamento térmico da cobertura da banheira com espuma

Você pode usar espuma como isolamento sobre a sala de vapor apenas na segunda camada: se uma camada de argila for aplicada ao teto, argila expandida for derramada ou lã mineral for colocada, a espuma de plástico pode se tornar a próxima camada do bolo. Porém, nesta situação, é necessário tornar a proteção contra vapor do teto de altíssima qualidade, caso contrário o vapor ficará "preso" na camada inferior do isolamento térmico.

Oferecemos-lhe para se familiarizar com: Terminar um forno de tijolos

Para demonstrar claramente a eficácia da espuma em comparação com outros materiais, encontramos os seguintes dados: substitui a espuma com uma espessura de 6 cm em termos de propriedades de isolamento térmico:

  • lã mineral com 11cm de espessura;
  • árvore - 19,5cm;
  • concreto de espuma seca - 50cm;
  • parede de tijolo 85cm;
  • concreto 213,2cm.

Impressionante. É assim? Mas, para o isolamento térmico de um banho, a espuma plástica deve ser usada para isolamento externo de paredes e fachadas ou para isolamento de instalações sem altas temperaturas. Observe que sob o teto do compartimento de lavagem, a temperatura geralmente chega a 90 ° C, o que é quase crítico para a espuma.

Que tipo de banho, isolamento de parede por dentro ou por fora?

Uma pergunta que atormenta muitos donos de banhos quando pensam em isolá-los. Na verdade, nem tudo é tão complicado quanto parece. Se você já está familiarizado com o conceito de "ponto de orvalho", para um banho ele não é muito relevante - este é um cômodo que é usado de vez em quando e, quando usado, a temperatura e a umidade aumentam bruscamente. Por causa disso, o ponto de orvalho desliza para frente e para trás quando você aquece o banho, espirra água no fogão quando ele esfria e ventila.

Portanto, a principal tarefa do proprietário é criar ventilação adequada no banho e secagem completa das instalações após o procedimento de banho. E também vale a pena colocar um isolamento que não se deteriore com a humidade e que seque facilmente.

Pelo menos em primeiro lugar, o isolamento é instalado por dentro, pois isolando deste lado, você não vai gastar energia todas as vezes no aquecimento de toda a espessura das paredes, que esfriaram até a temperatura externa no inverno desde o último Visita.

E quando eles são isolados do lado de fora, eles acabam dentro da "torta". E não importa de que tipo de parede estamos falando - todas elas esfriam no frio. Se o isolamento interno não for suficiente, pode-se assumir o externo, com uma condição: é preciso deixar um espaço entre a impermeabilização e o revestimento para obter uma fachada ventilada.

IMPORTANTE! Para o revestimento externo, é melhor usar uma membrana como impermeabilizante que libere vapores do isolamento, mas evite a penetração da umidade da rua.

Além disso, há uma especificidade no material das paredes: os banhos de blocos, devido à higroscopicidade dos blocos, precisam de revestimento externo, quase sempre são combinados com isolamento externo. Mas os banhos de madeira não são isolados do exterior, por medo da deterioração das paredes.

Quanto mais quente for a própria casa de banhos, menos lenha será consumida para aquecê-la e mais tempo ela reterá o calor. Em geral, o isolamento do banho é um processo complexo. E a sala de descanso, a sala de vapor e o camarim podem ser isolados de formas completamente diferentes: devido ao seu microclima constante. Então, como isolar adequadamente o banho? Vamos descobrir.

Então, como isolar um banho por dentro, dependendo do material de onde foi construído.

Isolamos as paredes, o teto e o piso da sala de vapor por dentro

Como isolar uma sala de vapor em um banho?

Independentemente do material das paredes, do tecto com o chão da sala de vapor (tijolo, madeira ou betão), o principal elemento isolante é a decoração interior com isolamento (lã mineral + forro de 1 cm). Isso não significa que uma parede de madeira não possa ser isolada. Levará mais tempo e aquecimento para aquecer uma sala de vapor de uma barra ou tijolo até a temperatura necessária, pois você terá que aquecer uma árvore ou um tijolo ao mesmo tempo. Uma sala de vapor com as dimensões ideais de uma barra de 15 cm exigirá 120 kWh. aqueça para aquecer até 100 graus no teto. Com uma camada adicional de isolamento de 4 cm e forro de 1 cm, a demanda de calor será de 15 kW. hora. O conforto climático no banho de vapor depende quase inteiramente do vapor do banho turco.

Como isolar uma sala de vapor (sala de vapor, sala de lavagem) em uma banheira por dentro
O principal material isolante de calor para a sala de vapor será um material com parâmetros de condutividade térmica de até 0,5 x 10 (-4) kW / m x graus.

É necessário elevar o piso limpo para + 0,150 e as soleiras da porta de entrada para + 0,350.

Aquecendo o chão na sala de vapor

Para garantir a taxa necessária de condutividade térmica das estruturas de fechamento do banho, é necessário reduzir a perda de calor através do piso da sala de vapor. A sala de vapor é a parte mais aquecida do edifício, portanto, é necessário isolar o piso da sala de vapor. Considerando que no inverno o solo congela até a profundidade de 1 m, portanto, quanto melhor isolarmos o solo, menores serão as perdas. Por baixo de toda a sala de vapor, pingamos um orifício de até 60 cm de profundidade a partir do nível do chão limpo. Depois de nivelado o solo na cava, realizamos o preparo da areia da base com 5 cm de espessura, Na base acabada arrumamos a camada principal do isolamento de espuma com 20 cm de espessura Tratar as juntas entre as folhas com espuma de montagem ou cola de espuma. Realizamos duas camadas de 5 cm cada de argamassa de cimento misturada com lascas de espuma de plástico e vermiculita (50:50).

Após o endurecimento da solução de base, despeje concreto, reforçado com malha de 10 x 10 cm, grau M 200, 25 cm de espessura, com ferro (no segundo dia de endurecimento, a superfície é borrifada com uma camada uniforme muito fina de cimento seco M500) da superfície superior com um declive em direção ao riser de esgoto.

Como isolar uma sala de vapor (sala de vapor, sala de lavagem) em uma banheira por dentro
Depois que a solução endurecer, preencha a base com concreto

Depois de concluir todo o trabalho de construção (mas não antes de duas semanas depois), colocamos os pisos de tábua corrida. Para pisos sem vazamentos, use uma placa de piso com um quarto de inclinação total em direção ao ralo.Pisos com vazamento são feitos de uma placa de piso com ranhuras. Deve-se considerar a remoção das tábuas do piso para secar ao sol.

Nos banhos existentes, os pisos podem ter designs diferentes. Os mais comuns na sala de vapor são pisos com goteiras no solo ou em funil de concreto ventilado (escada). É necessário decidir como e com que material você pode isolar o piso com goteiras na sala de vapor. A opção de isolamento faça você mesmo é fazer um piso de concreto de concreto M200 de 25 cm de espessura com isolamento de espuma de 20 cm de espessura. Ou um piso de concreto de argila com uma malha de reforço de alvenaria de 100 x 100 mm. A areia velha deve ser substituída, pois não é capaz de suportar o piso. Após a conclusão do trabalho de concreto, coloque um piso de tábua sem vazamentos com drenagem de água para o esgoto (conforme mostrado na foto).

Como isolar uma sala de vapor (sala de vapor, sala de lavagem) em uma banheira por dentro
Piso de prancha com descarga de água no esgoto

Para um piso com vazamentos, passe a ferro a superfície de concreto com um dispositivo de inclinação para o esgoto.

Isolamento térmico de tetos na sala de vapor

A construção de modernas saunas e banhos é realizada com lajes de concreto armado. A condutividade térmica das placas não é baixa o suficiente para uma sala de vapor. Portanto, é necessário isolamento térmico adicional para criar uma temperatura confortável. As barras de 10 x 10 cm são fixadas à laje ao longo de todo o comprimento com um degrau de 50 cm uma da outra em buchas. As barras devem pressionar a tela de vidro ou filme de barreira de vapor contra a superfície inferior da laje, o que evita o acúmulo de condensação nas juntas do isolamento térmico das paredes com o teto na sala de vapor. As barras extremas ao redor do perímetro da sala de vapor devem pressionar a fibra de vidro contra as paredes.

Entre as barras é colocada lã basalto ou caulim de 10 cm de espessura e o forro de 1 cm de espessura com pregos com cabeças achatadas pressiona a camada principal de barreira ao vapor da folha. No sótão, é colocado um filme de barreira de vapor + isolamento térmico de argila expandida com 15 cm de espessura.

Como isolar uma sala de vapor (sala de vapor, sala de lavagem) em uma banheira por dentro
A foto mostra a ordem das camadas de isolamento térmico do teto no banho

Isolamento das paredes da sala de vapor

As paredes da sala de vapor são isoladas da mesma forma que as lajes. Quando isoladas, as paredes de madeira (casa de toras) requerem o uso de elementos estruturais especiais. Antes de isolar adequadamente as paredes do banho na sala de vapor do interior, é necessário saber que tipo de deformação ocorre na madeira quando a temperatura e a umidade mudam durante dois anos de operação. Para compensar as expansões lineares, é necessário fornecer suportes de fixação deslizantes entre o material da parede e o material da estrutura de isolamento. Quanto melhor esses suportes funcionarem, menos lacunas haverá na parede de madeira. Se todas as paredes da banheira forem feitas de madeira, então é necessário prever uma contração de 20 cm ao instalar o isolamento e inserir as aberturas das portas e janelas não só na sala de vapor, mas também na lavanderia com vestiário .

Como isolar uma sala de vapor (sala de vapor, sala de lavagem) em uma banheira por dentro
Opção de torneamento

Em barras verticais de 6 x 6 cm de torneamento para forro após 50 cm, são feitos sulcos verticais de 20 cm de comprimento para pregos. Barras torneadas de rolamento com ranhuras são feitas verticalmente a cada 50 cm. Pregos através das fendas nas barras são pregados na parede da barra, pressionando o filme de barreira de vapor, o que evita o acúmulo de condensado nas juntas do isolamento da parede com o teto na sala de vapor. Os pregos são localizados com base no possível encolhimento ou inchaço da barra no meio da ranhura ao isolar a sala de vapor. E para o resto das paredes acima do meio da ranhura. Eu preciso complicar tanto

projeto de isolamento? Sim, preciso. Isso permite evitar que a tora fique pendurada nos pregos da bainha depois de movê-la nas ranhuras da bainha, o que aumenta a perda de calor.

As unhas se movem quando encolhem e voltam depois de inchar com a umidade. O comprimento máximo de viagem (20 cm) é sob o teto. O isolamento é cortado no tamanho certo. Deve caber confortavelmente contra as ripas da bainha. Não é recomendado o uso de espuma de poliuretano na sala de vapor. As folhas de barreira ao vapor (penofol) são fixadas com um grampeador de móveis nas barras de torneamento.A superfície coberta com papel alumínio deve ser direcionada para o interior da sala. Feche as juntas com fita de alumínio. Para criar um espaço de ar entre a barreira de vapor e o forro, uma contra-rede de barras de 2 cm de espessura é usada.

Bolo de parede de banho de moldura

Dispositivo de revestimento de piso.

Muitas vezes, quando falamos de uma parede, uma imagem de alvenaria aparece em nossa cabeça, mas hoje em dia uma parede não é apenas tijolos empilhados ou concreto, mas uma estrutura muito complexa e multicamadas.

A parede pode ser feita em várias camadas, cada uma das quais será constituída por um determinado material de construção, combinando isolamento, tijolos e outros materiais necessários à obra.

Um exemplo de bolo feito corretamente seria a seguinte combinação de camadas:

  1. Uma barra com espessura mínima de 150x50 para a moldura.
  2. Isolamento mineral, que ficará localizado entre os postes do quadro (pode-se usar rolos ou mantas de lã mineral).
  3. Placa OSB com espessura mínima de 15 mm.
  4. O torneamento é horizontal.
  5. É necessário isolamento para torneamento horizontal.
  6. Barreira de vapor (ou barreira de vento), é permitida a utilização de membrana multifuncional.
  7. O torneamento é do tipo vertical.
  8. Acabamento externo.
  9. Material de barreira de vapor.
  10. Forro (ou drywall) para decoração de interiores.

Etapas de aquecimento do banho externo.

A cobertura externa deve ser colocada na caixa para criar uma folga de ventilação (a condensação irá evaporar e não se acumular). É inadmissível colocar o acabamento externo diretamente na membrana para evitar que o isolamento grude no acabamento e seu aluimento.

Depois de montada a moldura, é necessário realizar a decoração do interior com placas com uma espessura de cerca de 2-3 centímetros. É melhor usar madeira que não apodreça em alta umidade, como tília, álamo, lariço. As folhas selecionadas são pregadas nas vigas verticais. Para a decoração de uma própria peça, utiliza-se um forro de madeira, que também ajuda a fortalecer toda a estrutura, além de conferir um aspecto agradável.

Como material de barreira de vapor, é permitido o uso de um filme ou pergaminho especial. O filme é colocado com papel alumínio na lateral da sala para que aqueça mais rápido. Este material é simplesmente necessário para um banho do tipo moldura, a fim de evitar a entrada de umidade ou condensação nas paredes internas.

O isolamento é aplicado à barreira de vapor para garantir o nível necessário de isolamento térmico. A impermeabilização é fixada diretamente nas vigas. Em seguida, as paredes externas são revestidas com folhas de DSP ou OSB, fixando-as às vigas. As paredes externas do banheiro são revestidas com forro, paredes laterais, casa de bloco, tábuas para dar uma aparência adequada à estrutura.

Um exemplo de um dispositivo de piso em uma banheira: ecowool + sistema de aquecimento de piso a cabo

O piso da banheira deve ser quente, não sujeito a decomposição e não deve absorver água. Esse piso não é difícil de fazer em uma casa de toras. E o que fazer se você tiver uma banheira de armação? Após muitos dias de deliberação, foi decidido que no meu quadro (6x4,5 m) o piso será multicamadas, com um rolo OSB e um sistema elétrico de aquecimento de piso introduzido. Isso deixará a superfície confortável, acelerando sua secagem entre os tratamentos. No local onde o recuperador é instalado no piso, para uma distribuição uniforme da carga, é necessária a instalação de uma laje de suporte de concreto.

Descreverei todo o processo de instalação desse piso. No início da construção havia: uma fundação colunar e uma grade de madeira sobre ela.

  • 3 Disposição de uma laje de concreto sob o forno
  • 4 Instalação de sistema de aquecimento por piso radiante
  • 5 Revestimento com ladrilhos

Instalação da tora de chão

Em primeiro lugar, uma moldura com pontes-lags internas foi martelada a partir de placas 150x50. O espaçamento das vigas, ao longo do lado comprido da moldura, era de 400 mm. Vigas adicionais são instaladas ao longo do perímetro da futura laje.

O dispositivo do log do piso do banho de quadro

O dispositivo do log do piso do banho de quadro

Dispositivo de laje de piso

Esquema de torta de chão (de baixo para cima):

  • rolo de contrapiso - OSB-3 (espessura de 6 mm);
  • Impermeabilização e proteção contra o vento - "Izospan A"
  • isolamento - ecowool
  • Blindagem OSB-3 (18 mm de espessura);
  • isolação - EPS, 5 cm;
  • barreira de vapor - "Izospan D";
  • malha de reforço;
  • cabos de aquecimento de piso;
  • mesa;
  • adesivo para azulejos;
  • telha.

Agora mais sobre cada camada.

Etapa # 1 - enrole o contrapiso

Folhas OSB-3 com uma espessura de 6 mm foram pregadas na parte inferior da tora. Furos de drenagem são feitos para ventilação. Faça também um orifício para a saída do dreno.

Instalação do contrapiso

Instalação de um contrapiso de placas OSB-3

Etapa 2 - impermeabilizar o chão

Filme impermeabilizante e à prova de vento "Izospan A" foi colocado no rolo. Todas as juntas foram coladas com fita adesiva.

Impermeabilização do rolo de base

Impermeabilização do rolo de base com filme Izospan A

De acordo com o plano, o orifício de ventilação de entrada do banho passará por baixo do fogão. Para organizá-lo, uma caixa metálica do capô foi instalada entre as travas. Um T de drenagem também está instalado.

Caixa de entrada de ar

Instalação da caixa de entrada de ar

Etapa # 3 - isolamento com ecowool

A primeira camada de isolamento é ecowool. Mas como os nichos foram formados no teto entre as travas e o acabamento inferior das paredes (onde é difícil entregar ecowool), eles foram preenchidos com isolamento de lã de rocha.

Isolamento de lã de rocha em nichos sob o acabamento da parede

O isolamento "Rockwool" é colocado em nichos sob o acabamento da parede

Eu venci o ecowool com uma furadeira elétrica. No processo, o material aumentou aproximadamente 2,5-3 vezes em relação ao volume inicial. O isolamento felpudo foi colocado manualmente entre as toras, na impermeabilização. A superfície foi compactada e nivelada com a régua nivelada com as defasagens. Nesta fase, a organização do dreno é concluída.

Ecowool entre vigas de piso

Colocando ecowool entre vigas de piso

Etapa # 4 - revestimento OSB-3

Em seguida, a ecowool foi coberta com outra camada de OSB-3. As folhas foram cortadas em pedaços para que suas bordas ficassem localizadas nas toras. Hipotecas de madeira também são fixadas entre as travas e o remate inferior da moldura da parede, que servem de suporte para o OSB-3.

Incorporado para suporte OSB-3

Madeira embutida para suporte OSB-3

Levando em consideração a possível expansão (inchaço), OSB-3 foi colocado com uma pequena lacuna de 2-3 mm. Eles foram fixados - com parafusos auto-roscantes nas travas.

Folhas de retardo de revestimento OSB-3

Folhas de retardo de revestimento OSB-3

Etapa 5 - isolamento com placas EPS

A próxima etapa é o isolamento adicional do piso com uma camada de EPS (espuma de poliestireno extrudado). As lajes foram colocadas separadamente. Para isso, foi necessário cortar lajes inteiras com faca de construção (quem tiver um quebra-cabeça é melhor usá-lo).

Isolamento de piso com folhas EPS

Isolamento de piso com folhas EPS

O ralo foi impermeabilizado. Ao redor do ralo é colada a fita dupla-face "Izospan D", as juntas entre o tubo e o filme são preenchidas com selante.

Impermeabilização de drenagem

Impermeabilização de drenagem com filme Izospan e selante

Restou espaço para a instalação de uma laje de concreto sob o forno

Lugar para o fogão em uma estrutura de banho

No local onde está prevista a aplicação de laje de concreto sob o forno, o EPS não cabe

Barreira de vapor

A importância da barreira de vapor é evitar que o vapor de água molhe o isolamento, que, portanto, perde suas propriedades de isolamento térmico.

No caso da folha, a tarefa se torna mais complicada: ela não só não permite a passagem do vapor, mas também deve refletir a maior parte da radiação infravermelha. Mais informações sobre o foil podem ser obtidas no link fornecido acima, onde consideramos o isolamento térmico da sala de vapor.

As propriedades físicas do material usado como barreira de vapor não devem ser alteradas com forte aquecimento.

Também inclui os requisitos de respeito ao meio ambiente para isolamento.

Construção de parede de banho com barreira de vapor.

Construtores experientes aconselham o uso de um rolo Ursa de 50 mm de espessura para isolamento de paredes. É colocado entre os montantes, posicionados verticalmente, com pregos alternados nos trilhos. Em alguns locais, é permitido pregar diretamente nas placas externas, mas isso só pode ser feito com a ajuda de pregos especiais, que possuem uma arruela de borracha sob a cabeça.

O negativo para um banho de moldura é a formação de umidade no inverno, quando está quente no banho. É para esses momentos que uma barreira de vapor é necessária. No momento, a melhor opção é um filme plástico, que deve ser colocado sob o forro interno.

É importante observar que um forro de barreira de vapor de alta qualidade é necessário para a sala de vapor. Um bom exemplo desse tipo de barreira de vapor é folha de alumínio, filme de barreira de vapor, glassine e outros materiais. Para esta sala, é indesejável o uso de material de telhado ou feltro devido ao cheiro específico que será liberado quando aquecido.

Assim, um bolo de parede é obtido, consistindo nas seguintes camadas:

  • camada de revestimento externo;
  • camada de vidro;
  • camada de isolamento;
  • uma camada de filme plástico;
  • camada de revestimento interno.

É muito importante que se forme um pequeno vão de 5 cm no interior da parede.

Isolamento de teto

O trabalho começa com o nivelamento do teto, selagem de costuras, irregularidades e lascas com massa e aplicação de primer na superfície de trabalho.

Em seguida, as placas de isolamento são fixadas para cima com a ajuda de suspensões de metal, ou uma caixa é feita de um perfil de metal, ao qual o penoplex já está preso ao longo das costuras de montagem. Todas as costuras e juntas (em ambas as versões) são sopradas com espuma de poliuretano.

Quando o isolamento estiver pronto, é necessário reforçar a superfície com tela de fibra de vidro e, por fim, realizar o acabamento.

Isolamento térmico das paredes da banheira e sua decoração

O esquema "torta" é semelhante tanto dentro quanto fora: se um isolamento não pulverizado for usado, então

  1. a primeira camada da parede é a caixa;
  2. seguido por uma camada de isolamento;
  3. em seguida, uma camada de barreira de vapor;
  4. intervalo de ventilação (por exemplo, usando torneamento);
  5. decoração de parede externa ou interna

Já que estamos falando de banhos, a maioria, é claro, prefere a lenha. Se não no banho inteiro, pelo menos na sala de vapor. Isto pode ser:

  • resina;
  • imitação de uma barra;
  • casa de bloco.

É ideal usar lariço ou álamo tremedor na sala de vapor, mas é melhor deixar coníferas para a sala de lavagem - na sala de vapor elas podem causar queimaduras, e na resina de lavagem protegerá a árvore da decomposição se a umidade entrar muito. No entanto, nas casas de banho, os ladrilhos são frequentemente utilizados para a decoração de interiores - cerâmica, pedra natural ou artificial, grés porcelânico. Também existe uma opção barata com painéis de plástico, mas não quero recomendar - por causa do cheiro.

Não importa que uma sauna de armação seja uma opção barata para o banho, ela pode ter um visual muito caro e exclusivo, e não é necessário fazer com a simples pintura das paredes. Graças ao grande número de materiais de construção modernos, você pode dar às paredes da banheira uma aparência decente. As paredes externas podem ser acabadas com painéis térmicos, tijolos de frente, revestimentos de vinil, casas de blocos.

Aqui, a imaginação do mestre é importante, que pode fazer um cômodo bonito e funcional a partir da versão em moldura do banho.

Por que uma casa de banho precisa ser isolada?

O balneário precisa de isolamento como nenhum outro cômodo. Quanto maior for a diferença entre as temperaturas dentro e fora do edifício, maior será a perda de energia térmica (com mais frequência você corre atrás da lenha e solta vapor).
Para efeito de comparação: a diferença de temperatura em Moscou entre um apartamento e uma rua é de apenas 50 graus no inverno.

Para isolamento do banho, é preferível escolher o material penoplex. Leia mais sobre como escolher penoplex neste artigo.

Penoplex é um material de construção moderno usado para isolar quase todas as partes (exceto para altas temperaturas) de uma construção, começando com a fundação e o porão, continuando com as paredes internas e a fachada e terminando com o sótão e o telhado.

Penoplex é um parente próximo do poliestireno, mas é feito com uma tecnologia diferente e suas qualidades físicas, mecânicas e químicas são muito superiores às mesmas do poliestireno.

Em termos de resistência, o penoplex supera o poliestireno, que é especialmente importante para isolar a fachada e o piso. Também em termos de condutividade térmica - quanto mais baixa for a condutividade térmica, melhor será a temperatura, e esta qualidade no nosso caso é simplesmente fundamental. Em termos de temperatura são iguais, mas penoplex perde em termos de absorção de água, mas não precisa se preocupar com a cifra de 0,4% ao dia, pois em 28 dias esse indicador sobe para apenas 0,5%!

Atenção: para salas úmidas, o fabricante recomenda escolher "Penoplex-Comfort" - esta é uma marca universal que não é suscetível a infecções fúngicas. Ele difere de outras marcas deste isolamento apenas por uma resistência ligeiramente inferior e absorção de água reduzida.

Regras e procedimento de construção de paredes

Uma parede com estrutura em um balneário tem muitas vantagens. Então, por exemplo, isso inclui sua leveza, facilidade de instalação e um preço relativamente baixo. Mas uma desvantagem bastante séria dos edifícios erguidos a partir dessas paredes é o fato de que eles não mantêm bem o calor. É possível corrigir esse defeito realizando um isolamento adicional dessas paredes.

O bolo de parede em um banho de quadro consiste em racks verticais fixados com vários fechos, bem como vários materiais de acabamento e isoladores de calor. Ao mesmo tempo, o diagrama da estrutura de tal parede deve, em qualquer caso, permanecer inalterado. Portanto, em particular, uma barreira de vapor deve ser instalada dentro de tal parede. Somente após a sua instalação é que o isolamento para a moldura do banho é montado nas paredes, a qual é fechada, por sua vez, com um material de acabamento.

A principal tarefa da barreira de vapor em tal estrutura é proteger os elementos de madeira do edifício dos efeitos do excesso de umidade.

A barreira de vapor instalada para este fim permite proteger o banho da podridão e distribuir o efeito da umidade sobre ele, criando por igual um microclima especial sob o isolamento.

Se você está apenas construindo uma banheira com estrutura, o isolamento de paredes deve se tornar uma das operações mais importantes em sua construção. O fato é que apenas um "sanduíche" devidamente montado permitirá que a parede do quadro proteja com segurança as instalações do vento e da perda de calor. Se você cometer um erro no processo de isolar sua banheira, ela permanecerá fria, mesmo se você aquecê-la bem.

Quanto ao dispositivo da parede descrita, o banho de moldura possui uma espécie de bolo de parede, que inclui:

  • revestimento interno;
  • barreira de vapor;
  • caixa;
  • isolamento;
  • camada de membrana especializada;
  • revestimento externo.

Neste caso, a espessura das paredes do banho da moldura neste bolo é um parâmetro determinante. Devido ao fato de que recentemente foram criados materiais de isolamento que funcionam de forma muito mais eficiente, este parâmetro tende a ser reduzido, mas antes o construtor tentou fazer tal parede o mais espessa possível para que ela pudesse manter melhor o calor no interior de o edifício.

Para uma construção como uma banheira com estrutura, a espessura da parede deve ser de pelo menos 18-20 cm.

Neste caso, o valor específico deste parâmetro pode variar dependendo do material de isolamento utilizado no processo de construção. Ao mesmo tempo, ao contrário de uma parede de tijolo, a moldura da parede praticamente não altera o seu peso quando se utiliza um isolamento mais espesso, o que permite a utilização de uma fundação tipo faixa leve durante a construção.

Ao erguer as paredes de uma banheira com suas próprias mãos, você deve pensar seriamente em como exatamente irá isolá-la. O fato é que cada uma das camadas descritas acima desempenha um papel especial no processo de preservação do calor, portanto existem nuances na instalação de cada uma delas, que devem ser levadas em consideração na produção de acabamentos e na construção civil.

O dispositivo da parede externa do banho de armação

Assim, por exemplo, as paredes do quadro, bem como o isolamento e a barreira de vapor de um banho podem ser realizados de duas maneiras diferentes: interna e externamente. A melhor opção é a combinação destes dois métodos, pois neste caso a parede estará protegida tanto por dentro como por fora.No mesmo caso, quando você mora em uma área relativamente quente, será mais completo isolar seu prédio por dentro.

Do ponto de vista técnico, a instalação do isolamento não apresenta dificuldades particulares, uma vez que quase todos os tipos de isoladores térmicos modernos são produzidos pré-fabricados, bastando instalá-los seguindo as instruções fornecidas com o kit de isolamento. Se você usa métodos antigos de isolamento, por exemplo, com a ajuda de aparas ou escória, você terá que esclarecer separadamente como isolar as paredes em um banho de moldura com a ajuda deles.

Além disso, vale a pena aprender separadamente como construir o piso e as paredes de uma banheira com estrutura. O fato é que o melhor é isolar o mesmo piso durante a construção do edifício, e não abri-lo para trabalhos adicionais de instalação de isolamento térmico. Normalmente, o piso é isolado com os mesmos materiais de toda a estrutura, por exemplo, lã mineral, mas para isso também pode ser utilizada argila expandida, despejando-a sob as tábuas do piso no espaço entre as toras.

Separadamente, vale a pena mencionar este tipo de isolamento de banho, como um piso quente. Realiza-se com a instalação de resistências movidas a eletricidade, ou aproveitando a energia emitida pela água quente. Neste caso, terá de equipar o pavimento da sua banheira com uma tecnologia separada, mas como resultado poderá regular o nível de aquecimento do seu pavimento e também dotar o edifício de opções de aquecimento adicionais.

Antes de instalar o isolamento no banho da estrutura, construtores experientes recomendam fazer a fiação elétrica e organizar outras utilidades.

O fato é que não é recomendável abrir várias vezes as paredes do caixilho, pois isso prejudica sua durabilidade. Será ideal quando você executa todas as operações necessárias apenas uma vez, enquanto esconde todos os fios e tubulações em uma caixa incombustível e à prova de umidade.

A eficácia do isolamento de estruturas de pórticos depende diretamente da escolha do tipo de material de isolamento. Ao mesmo tempo, qualquer isolante de calor em um banho deve ser capaz de suportar altas temperaturas com um nível significativo de umidade. Também é necessário atentar para o fato de que o material utilizado como isolamento não emite substâncias tóxicas quando aquecido.

Os aquecedores modernos são naturais e artificiais. Os artificiais são os mais comuns devido às suas altas características técnicas e baixo custo. Os naturais ecologicamente corretos podem ser usados ​​no processo de aquecimento de um banho tradicional russo ou de uma sauna finlandesa.

Quanto aos tipos específicos de isolamento, são apresentados os seguintes no mercado da construção:

  1. Lajes de lã mineral. São feitos de fibras finas formadas a partir de rochas fundidas ou da indústria metalúrgica. Os vazios de ar formados no processo de tecelagem das fibras durante a formação desse material retêm perfeitamente o calor, o que confere a essas placas excelentes propriedades de isolamento térmico. Além disso, não queimam e não emitem substâncias tóxicas quando aquecidos, e não têm medo de alta umidade.
  2. Lajes de junco. Este tipo de isolamento é absolutamente amigo do ambiente e também possui excelentes qualidades de isolamento térmico. A sua espessura é de 15 cm, o que é perfeito para a construção de paredes em caixilharia. É montado de forma semelhante à instalação de um isolamento de lã mineral, para que possa isolar você mesmo o seu banho. No entanto, este material queima, por isso é necessário prestar atenção especial à sua impregnação anti-perneal.
  3. Mistura de gesso e serragem. Este tipo de isolamento é bom porque você mesmo pode fazer muito facilmente, para isso basta misturar 10 partes de serragem bem seca com 1 parte de cimento ou gesso.Como resultado, no final você terá um bom material de isolamento térmico a um preço muito baixo.
  4. Materiais à base de polímero. Estes são espuma de poliestireno, espuma de poliuretano e semelhantes. Apresentam as seguintes vantagens: baixo custo, facilidade de instalação e processamento, baixo peso, excelentes propriedades de isolamento térmico e resistência absoluta à umidade. No entanto, queimam bem, têm medo de altas temperaturas e podem exalar odores desagradáveis ​​quando aquecidos. Neste sentido, recomenda-se a sua utilização apenas nos locais onde não existam altas temperaturas, nomeadamente no vestiário, lavatório, sanita.

A escolha de um tipo específico de material de isolamento depende diretamente de vários fatores, sendo o principal deles o clima da área onde se vai construir uma banheira de armação. Além disso, o tipo de aquecimento que você pretende usar também vale a pena considerar. Assim, por exemplo, o aquecimento a gás permite regular o nível de aquecimento do ar na banheira de uma forma bastante sutil; a este respeito, o isolamento sintético pode ser usado para isolar a maioria das divisões da casa de banho.

No mesmo caso, quando você não puder escolher um aquecedor para o seu banho por conta própria, consulte um especialista experiente sobre o assunto. Ele o ajudará a escolher o material necessário e também lhe contará algumas das complexidades de sua instalação em uma parede de moldura.

Bolo de parede de quadro com isolamento adicional.

Antes de iniciar a construção de uma estrutura de banho, deve-se ter certeza de que a madeira utilizada na obra está totalmente pronta. Definitivamente, deve estar bem seco. A espécie de madeira pode ser qualquer, neste caso pode confiar nas suas próprias preferências. O principal é não usar bétula no trabalho, que apodrece muito rapidamente, e todos os outros tipos de árvores são adequados para o trabalho. Na maioria das vezes, a escolha recai sobre a tília, o larício ou o álamo, que se distinguem pela baixa condutividade térmica e pela duração da retenção da forma.

Para revestimento externo, é melhor usar pinho ou larício, e para revestimento interno, todas as espécies de árvores servem, mas na maioria dos casos, o choupo é usado.

Após a finalização de todo o trabalho, as placas externas devem ser recobertas com anti-séptico, e o forro interno, se possível, lixado e envernizado para móveis, preferencialmente em duas camadas. Também será aconselhável uma impregnação especial, necessária para todos os ambientes, exceto para as paredes da pia e da sala de vapor.

O arnês inferior será mais resistente se for feito de uma viga forte, uma viga com uma seção de 10x10 cm. Deve ser conectada nos cantos e fixada com pregos. A cintagem inferior resultante deve ser bem fixada, para isso os postes de canto devem ser instalados sobre pinos de aço, de modo que não se movam.

Como isolar uma moldura de banho: dicas na hora de escolher um material

Isolamento térmico do banho, e mais ainda da moldura deve ser feito corretamente. O material para isolar a estrutura do quadro deve ser escolhido de forma ecológica e não combustível, embora com altas propriedades de economia de calor. Você pode descobrir como isolar um banho de quadro corretamente e escolher o material ideal lendo o artigo até o final.

Um banho de armação sem isolamento de parede adicional será frio e será impossível usá-lo.

Tipos de aquecedores para banho

O isolamento para uma estrutura de banho é melhor usado na forma de esteiras.
Se você escolher o isolamento incorreto ou colocá-lo em uma camada insuficiente, a funcionalidade da sala de vapor será perdida. Os materiais para aquecer uma banheira de armação são naturais e artificiais. O balneário e o isolamento sintético são incompatíveis, é claro, o projeto será barato, mas alguns, quando aquecidos, podem emitir vapores prejudiciais. Natural incluem:

  1. Fibroso lenhoso.
  2. Basáltico.
  3. Linho.

Para artificial:

  1. Fibra de vidro.
  2. Poliestireno expandido.

De acordo com sua forma, os tipos são escolhidos para um banho de quadro: ladrilhado ou fosco.Um rolo também é bom, mas será mais difícil encaixá-lo em um bolo de moldura. Qualquer iniciante pode cortar e colocar o isolamento em forma de placas ou esteiras, basta entender a tecnologia e terminar a leitura deste artigo.

Isolamento de fibra de madeira

O isolamento de fibra de madeira é feito de resíduos de madeira serrada.
A base do material são fibras de madeira, que são ligadas com várias fibras sintéticas. É antialérgico e não irrita a pele quando estilizado. O material é feito a partir da reciclagem de madeira serrada. É um equívoco pensar que esse aquecedor é feito de papel usado. Devido à capacidade de absorver a umidade e também de doá-la rapidamente, a banheira com moldura irá respirar como uma banheira de madeira completa. Um dos representantes mais brilhantes do isolamento de fibra de madeira é ecowool, cujo preço é de 120 rublos. / kg.

A principal desvantagem é precisamente a capacidade de absorver umidade. Se a coifa no banho for realizada com erros, então a umidade pode permanecer por muito tempo na estrutura das paredes e elas começarão a apodrecer.

Isolamento de basalto

A lã de basalto é feita de fibras minerais unindo-as com um adesivo. As principais vantagens são:

  1. Propriedades de alta economia de calor.
  2. Não queima, pode suportar temperaturas de até 900 ° C.
  3. Não perde as suas características de qualidade com o passar dos anos, pois a vida útil é superior a 20 anos.
  4. Aumenta o isolamento acústico.
  5. Não absorve umidade e não a retém na estrutura do quadro.

A principal desvantagem do material foi descoberta no final de 2014. Anteriormente, era considerado um dos materiais mais ecológicos. Descobriu-se que o adesivo usado para colar fibras de basalto pode emitir vapores insignificantes de formaldeído. Independentemente de a reação se intensificar ou não durante o aquecimento da sala de vapor, nenhum estudo foi realizado.

Isolamento de fibra de linho

Esteiras de linho começaram a ser usadas não há muito tempo. O material é feito de fibras de linho prensadas. Não há aditivos na composição, por exemplo, formalina. o material é totalmente ecológico e é capaz de absorver - liberar umidade. E devido à prensagem densa, as placas têm uma alta capacidade de economizar calor.

A principal desvantagem das lajes é o teste insuficiente de tempo e roedores. Os ratos adoram fazer ninhos em fibra de linho e fazer buracos nas paredes. Com o tempo, o banho perderá suas propriedades de isolamento térmico.

Isolamento de fibra de vidro

A lã de vidro emite partículas finas de fibra de vidro durante a operação. que são perigosos para a saúde humana.
A lã de vidro é feita de fibras de vidro coladas com cola sintética. É difícil trabalhar o material com as próprias mãos, pois quando as fibras vão para o ar, elas se fixam na pele e entram no trato respiratório. Eles podem causar irritação na pele e reações alérgicas.

A lã de vidro não tem menos vantagens:

  1. Não queima.
  2. O preço é baixo.
  3. Fácil de montar.
  4. Possui alto isolamento térmico.
  5. Cria pouco isolamento acústico.

Se a escolha recaiu sobre lã de vidro, todos os trabalhos de isolamento da estrutura do banho devem ser realizados com roupas de proteção e um respirador.

Poliestireno expandido para isolamento

Polyfoam pode ser usado para isolar as paredes de uma estrutura de banho.
O poliestireno expandido é feito por espuma de poliestireno. Além disso, quanto mais e menos bolhas de ar no material, maiores serão suas propriedades de isolamento térmico. Um dos mais brilhantes representantes do poliestireno. É possível isolar as paredes de um banho de moldura com espuma de poliestireno, mas não é recomendado. Além disso, isole o teto e o espaço ao redor das chaminés. O poliestireno expandido apresenta alto risco de incêndio. Ele se acende a partir de qualquer faísca. Se a estrutura for isolada com espuma, o bolo deve ter proteção. O material tem uma série de vantagens:

  1. Preço baixo. (A opção mais barata para isolamento).
  2. À prova d'água.

Qualquer um dos materiais listados é usado para isolar uma estrutura de banho. O principal é concluir a instalação, respeitando todas as regras.

Instalação do isolamento "faça você mesmo"

Existem duas maneiras de isolar um banho de quadro:

  1. Torta clássica.Quando o isolamento é colocado entre as placas externas e o acabamento interno.
  2. Adicional. Normalmente executado a partir da fachada.

Isolamento clássico

O clássico bolo para aquecer uma moldura de banho é feito a partir do interior do edifício.
O isolamento clássico consiste em uma torta: barreira de vapor, isolamento, barreira de vapor, decoração de interiores.

Vapor - a impermeabilização é feita por dentro do banho após a fixação de tábuas ou painéis de serragem na parte externa. A barreira de vapor é colocada diretamente sobre eles e sobre a viga da estrutura. É necessário montar o material com uma sobreposição de 10-15 cm As juntas são coladas com fita adesiva. Você pode anexar o material diretamente à árvore com um grampeador de construção.

O isolamento é colocado nas células formadas. A espessura padrão do isolamento é de 50 mm e 100 mm. Se a banheira for usada durante todo o ano, pegue 100 mm e encaixe em duas camadas. Esta camada será suficiente para manter a sala de vapor aquecida em temperaturas de inverno até -35 ° C. Para as regiões do sul, uma camada de 100 mm é suficiente.

O balneário, usado apenas no verão, não requer isolamento completo, por isso é suficiente colocar 1-2 camadas de 50 mm.

Na instalação, as juntas devem ser as menores possíveis e, em locais onde o isolamento não encaixe, é necessário protegê-lo com espuma de poliuretano. A segunda camada de lajes é colocada sobre a primeira de modo que as juntas da superior não coincidam com as inferiores. Você pode consertar o isolamento com parafusos especiais para fungos. Eles têm uma cabeça larga que fixará com segurança o material na parede. Se o poliestireno for escolhido como isolante, ele pode ser colado na parede com cola comum para ladrilhos.

A próxima camada é novamente a barreira de vapor. Muitos pulam essa camada, mas ela é necessária quando se usa um material que absorve água, como o ecowool.

O material da membrana folheada é usado como impermeabilizante. É colocado com folha para a sala de vapor, as juntas são seladas com fita adesiva. A impermeabilização com esse material não só terá uma função protetora contra a umidade, mas também ajudará a manter o calor na sala de vapor, refletindo-o.

Isolamento externo da estrutura do quadro

Polyfoam é fixado à fachada do banho usando uma composição adesiva.
O isolamento externo é opcional. Para um banho de moldura, é melhor fazer uma fachada ventilada, para que a condensação não se acumule sob o revestimento da fachada e as paredes durem mais. Normalmente, a fachada do banho é isolada com espuma.

Inicialmente é feita uma caixa nas paredes com perfis metálicos ou madeira de 40x40 mm. Antes da instalação, a madeira é coberta com um vidro anti-séptico ou líquido, que penetra profundamente na árvore e a protege de vários efeitos nocivos.

O passo do torneamento depende da largura da folha de isolamento. Se a espuma tiver 60 cm de largura, o degrau deve corresponder a ela. Você pode fixar a espuma nas paredes com parafusos especiais ou cola. O material é leve e pode ser colado sozinho.

Se o isolamento da fachada for adicional, não é necessário usar um isolamento muito espesso. Não é necessário montar a barreira de vapor na espuma, ela repelirá a água e o ar não penetrará no material. Uma contra-ripa é fixada na caixa e o acabamento é montado, como painéis laterais ou de imitação de madeira.

Antes do isolamento, a pele externa da moldura e a própria estrutura são cobertas com anti-sépticos. Se isso não for feito, qualquer entrada de umidade será crítica para o banho.

O design do isolamento se assemelha a um bolo multicamadas, do qual você não deve excluir as fases de camadas das quais. Não é difícil isolar uma estrutura de banho com as próprias mãos, mas é trabalhoso. Nem todo mundo consegue fazer o acabamento de toda a estrutura com as próprias mãos, então você pode entrar em contato com os especialistas. Em média, o isolamento de uma banheira com moldura na Rússia custa a partir de 200 rublos / m². Em termos de tamanho das paredes, o serviço não é barato. É mais barato fazer tudo sozinho, mas você pode trabalhar gradualmente.

banyabest.ru>

Como escolher um aquecedor?

Tipo de isolamentoOnde se inscrever
lajes de juncoIsolamento do banheiro e vestiário.Eles são totalmente inadequados para isolar salas de vapor e salas de lavagem - eles são inflamáveis.
placas de turfa
placas de aglomerado
isoporUm bom isolamento para o teto de um balneário que tenha um segundo andar (em todos os lugares exceto na sala de vapor), mas no interior em salas quentes é altamente desencorajado por causa das emissões de fenol.
espuma de poliestireno extrudadoPara o piso, geralmente a segunda camada após a argila expandida, é adequado para o isolamento do telhado.
vidro de espumaPara o banho, uma excelente opção, pois o material aproveitou da espuma e da lã mineral.
lã mineralPara o isolamento interno de paredes e tetos, somente a lã basáltica e a lã mineral para banhos e saunas da Rockwool são adequadas - atendem às normas de teor de substâncias fenólicas, geralmente impregnadas com lã mineral. Mais informações no artigo sobre qual isolamento é melhor.
lã de vidroPior do que a lã mineral tolera altas temperaturas, pode ser usada para isolar tudo, exceto a sala de vapor.
argila expandidaPara pisos e tetos, a camada deve ter mais de 20 cm, as frações devem ser misturadas para preencher os vazios.
folha e isolamento de folhaEles têm duas qualidades: barreira de vapor e reflexão infravermelha. Eles são usados ​​com mais freqüência em uma sala de vapor, mas podem ser usados ​​onde houver necessidade de criar uma "garrafa térmica".
isolamento mezhventsovy clássicomusgo vermelhoMateriais tradicionais para isolamento de cabines de toras e banhos de um bar. Roedores e pássaros os levam para seus ninhos. Durante o trabalho de isolamento, o material vegetal seca, o que complica o já longo e trabalhoso trabalho. Eles precisam de calafetagem periodicamente.
linho cuco
esfagno
feltro de lã
cânhamo cânhamo
estopa de linhaça
juta
isolamento mezhventsovy modernolinhoMateriais híbridos modernos preferidos para calafetar banheiras de madeira. Eles preenchem as lacunas entre as coroas bem e rapidamente. Basta fazer o trabalho uma vez e a calafetagem repetida pode não ser necessária. Saiba mais: Colocamos uma casa de toras ou um bar? Aquecedor Mezhventsovy para banho: qual escolher, qual é melhor, natural ou moderno?
feltro de linho-juta
feltro de juta
abeto ou madeira de pinho felpuda

Como você pode ver, há mais de uma opção correta, então você sempre tem uma escolha. Por fim, um conselho: ao adquirir um aquecedor, tenha em atenção as suas características técnicas e a disponibilidade de certificados que comprovem a sua segurança para o ser humano em condições de alta temperatura.

Fazemos o isolamento do banho por dentro com as nossas próprias mãos: o quê e como, banhos diferentes e precisamos isolar de maneiras diferentes

Todas as partes da banheira estão sujeitas a isolamento: piso, teto e paredes. Para cada etapa, seus próprios materiais e métodos são usados. A seguir, vamos dar uma olhada em cada um deles. Leia sobre a escolha de aquecedores nesta seção.

Como recomendação geral, recomendamos fazer uma base de concreto no balneário. É amplamente capaz de aumentar a vida operacional do banho, embora requeira isolamento sem falhas.

Se você fizer isolamento externo, as construções da estrutura (paredes, piso, teto) irão primeiro aquecer e, depois de aquecidas, o ar dentro da sala começará a aquecer. Neste caso, o aquecimento do banho demorará muito, o que por sua vez acarreta um maior consumo de lenha. Leia mais sobre como isolar uma banheira por dentro.

Se você acha que o isolamento interno não será suficiente, ou se deseja apenas maximizar a vida útil do banho, você também pode fazer o isolamento externo. O isolamento externo aumentará o tempo de retenção da alta temperatura dentro do banho e reduzirá o custo de manutenção isto.

Devido ao fato de que os materiais de acabamento (acabamento) serão necessários durante a instalação do isolamento térmico externo, você protegerá adicionalmente o seu edifício dos efeitos dos fenômenos naturais: neblina, chuva e neve. Isso protege o banho da umidade excessiva e prolonga sua vida útil.

O material com o qual o balneário é construído afeta a escolha do isolamento e a natureza do trabalho que está por vir.

Banhos, erguidos a partir de um tronco (calibrado ou normal), requerem um processamento meticuloso (calafetagem) de todas as fissuras e fissuras. Para fazer isso, você pode usar: esfagno, juta ou estopa, linho como materiais naturais e ecológicos, ou você pode usar um selante de madeira especial.

Banheiras de tijolos ou banheiras feitas de espuma ou blocos de concreto, espuma de concreto, etc., devem ser isoladas sem falhas. Todos esses materiais possuem alta condutividade térmica, o que pode causar grandes perdas de calor em climas frios.

De acordo com os requisitos de isolamento, é semelhante aos banhos de barra, mas a espessura final da parede deve ser de pelo menos 80 cm. Placas de poliestireno, poliestireno ou espuma de vidro também podem ser utilizadas como isolamento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores