Tipos, características e recursos de instalação de GVL para o piso


Tecnologia e nuances de assentamento do GVL no piso sob os ladrilhos

Os materiais de fibra de gesso provaram ser excelentes ao trabalhar em substratos horizontais. Devido às suas características estáveis, a superfície resultante é adequada para revestimento com vários produtos. Na maioria das vezes, a instalação do GVL no piso sob os ladrilhos da casa é complementada pela instalação de piso radiante. Mas para obter um resultado de qualidade, certas regras devem ser levadas em consideração.

Colocação de telhas em fibra de gesso

Para colocar os ladrilhos, você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários com antecedência. A ordem geral de trabalho é a seguinte:

  1. O layout das instalações está sendo realizado. Para isso, as linhas são traçadas de canto a canto e entre o centro das paredes adjacentes. Isso permitirá que você cole os produtos com um ajuste padrão.
  2. O substrato é preparado em duas camadas para garantir uma boa impregnação e pode secar.
  3. O ponto de partida da montagem é determinado e o layout dos elementos é criado. Freqüentemente, é necessário pré-cálculo.
  4. A cola é aplicada na superfície. Você pode misturar sozinho ou comprar uma composição pronta. Espalhar a mistura sobre o suporte com uma talocha dentada.
  5. É necessário colar as peças em uma sequência nítida, para isso o elemento é pressionado e, se necessário, batido com um martelo com ajuste de nível.
  6. As peças são expostas em intervalos, as juntas são formadas usando cruzes de plástico ou um sistema de alinhamento de ladrilhos (TPS).
  7. Os fragmentos externos são aparados levando-se em consideração o vão das paredes.
  8. O revestimento é deixado secar, após o que é necessário limpar as costuras com uma mistura especial da tonalidade desejada. A composição é aplicada nas juntas e espalhada com uma espátula de borracha, o excesso é retirado.


Ao trabalhar com GVLV, os azulejos são colocados sobre um adesivo comum para azulejos

Se você não violar a tecnologia do processo, a superfície vai durar muito tempo.

Características e características do material

Os painéis de fibra de gesso têm muitos parâmetros que os distinguem favoravelmente de outros produtos de folha:

  1. Força. A estrutura homogênea garante alto desempenho. Isso se deve à composição: gesso e fibras de celulose, que conferem efeito reforçador.
  2. Viscosidade. Os elementos podem ser processados ​​de várias maneiras: serragem, fresagem, etc., isso não causará danos à estrutura e deformação das peças. É por isso que se consegue um bom resultado ao instalar um pavimento quente.
  3. Segurança contra incêndios. Os produtos não suportam a propagação do fogo, o que permite que as lajes sejam colocadas em vários sistemas de comunicação.
  4. Baixa condutividade térmica. A superfície de fibra de gesso resultante pode ser usada como isolamento adicional. Mas isso complica muito o processo de instalação de um piso quente, uma vez que o sistema deve ser literalmente embutido nas folhas de placa de fibra de gesso.
  5. Vasta gama de aplicações. As lajes são adequadas para substratos de concreto e madeira, bem como para contrapisos secos. As folhas têm um peso relativamente baixo, portanto não exercem uma carga significativa nas bases.... O material pode ser colocado com suas próprias mãos sem o envolvimento de especialistas.

As vantagens mais importantes deste material são a compatibilidade com o meio ambiente e a resistência ao fogo.

Area de aplicação

O uso de placas de fibra de gesso aumenta significativamente as características de isolamento acústico do piso. Outra vantagem deste material de acabamento é a capacidade de reter o calor, portanto, o GVL para o piso combina as funções de contrapiso e isolamento. Com as lâminas GVL, você executa a betonilha de forma limpa e seca e pode iniciar imediatamente a aplicação do acabamento.

Dimensões das folhas GVL

Há uma versão deste material resistente à umidade - GVLV e folhas GVL comuns. Eles são usados ​​em salas diferentes.

As placas de fibra de gesso resistentes à umidade são utilizadas em ambientes com alta umidade, e as placas comuns são colocadas no chão em instalações residenciais e industriais, onde não há risco de vazamentos nos sistemas de abastecimento de água e alta umidade do ar.

Recursos de instalação

Componentes de uma mesa de fibra de gesso

Antes de proceder à recolha da betonilha seca das telhas GVL, é aplicada uma camada de impermeabilizante sobre uma base de madeira ou de betão armado. Para isso, a argila expandida é a mais utilizada, pois nivela e isola bem o piso. No entanto, a primeira camada que você coloca diretamente na superfície do piso deve ser de polietileno com espessura de 200 mícrons ou mais. Em alguns andares, você pode colocar papel de vidro ou telhado. Esta primeira camada assumirá a função de barreira de vapor.

Argila expandida é derramada sobre a película impermeabilizante

Uma camada de argila expandida com uma espessura de pelo menos 10 cm é derramada sobre a mesa áspera

Vídeo - Que tipo de aterro escolher para uma mesa de piso seco

Como camadas adicionais entre a argila expandida e as folhas GVL, você pode colocar placas de espuma de poliestireno. Esta técnica garante um maior isolamento térmico e acústico e pode ser utilizada, por exemplo, em quartos de crianças. Assim, você pode se livrar das frustrações dos vizinhos sobre os jogos barulhentos de seu filho. Além disso, qualquer comunicação de engenharia pode ser colocada sob as folhas GVL. Entre as lâminas GVL e o acabamento, pode-se montar um aquecimento radiante a água ou elétrico. Este recurso pode ser útil para você ao organizar um quarto, berçário, cozinha, banheiro e corredor, em uma palavra - em qualquer sala onde o aquecimento adicional do piso e do ar da sala possa ser necessário.

As comunicações são colocadas sob a película impermeabilizante

A instalação de um piso de base em placas de gesso-fibra de tamanho médio, aproximadamente 1,5 mx 1 m, com uma espessura de 1 cm a 1,2 cm, é bastante rápida e fácil, uma vez que se baseia no princípio das "operações a seco". A instalação mais rápida do piso é feita com folhas duplas coladas de fábrica com pontas dobradas. Se por algum motivo você não puder comprar placas GVL duplas, simplesmente coloque as placas em duas camadas. O segundo método, é claro, é menos conveniente, mas permite que você saia da situação e obtenha um piso de base perfeitamente plano.

Opções para colocar GVL no chão

Colocar folhas de placa de fibra de gesso no chão

Colocação de elementos de piso GVL

As juntas entre os elementos do piso são de massa

O comprimento padrão da folha GVL é 2,5 m, e a largura é 1,2 m. A espessura mais comum é cerca de 10 mm. Para evitar escamação, cada folha é impregnada com um repelente de água e uma composição especializada que previne esse fenômeno e atua como um primer. Cada placa tem um lado cuidadosamente lixado.

Isolamento sob GVL

Existem três tipos principais de isolamento para GVL:

  1. Aterro a seco com argila expandida ou escória triturada, feito sobre uma base de concreto ou madeira.
  2. Camada de isolamento térmico em poliestireno ou poliestireno expandido. Pode ser colocado sobre uma base de concreto ou como camada adicional de argila expandida.
  3. Lajes de vidro ou lã mineral colocadas sobre uma base de madeira ou concreto entre as vigas.

Sugerimos que você se familiarize com a máquina de lavar que tira água quando desligada

Figura 6. Lã mineral para isolamento do piso de uma casa de madeira.

Outras características importantes das folhas de fibra de gesso convencionais e resistentes à umidade

N / DNome da característica GVLV e GVLValorunidade de medida
1Umidademenos de 1,0%
2Densidadenão mais que 1200kg / m3
3Resistência à flexãomais de 5,5MPa
4Durezamais de 22MPa
5Condutividade térmica0,22−0,35W / m * ºС

Quais são as consequências de erros durante a instalação da placa de gesso

É importante seguir estritamente as regras de instalação. Se você não cortar a borda dobrada das folhas que ficarão próximas às paredes, haverá uma grande probabilidade de o piso afundar neste local. Os faróis de metal deixados na camada de concreto seca podem levar ao fato de que, quando a argila expandida encolher, ocorrerá deformação do piso. Certifique-se de usar apenas argila expandida seca ou seque-a completamente, caso contrário, o piso pode deformar-se e você terá que investir seu tempo e dinheiro em reparos novamente.

Vídeo - Betonilha Knauf para piso seco com isolamento térmico e acústico adicional

Vantagens e desvantagens das placas GVL

Entre as vantagens das placas GVL sobre outros materiais estão os seguintes parâmetros:

  • resistência à umidade - neste parâmetro, GVL é superior a drywall e fibra de vidro;
  • massividade;
  • alta densidade;
  • flexibilidade;
  • Amizade ambiental;
  • isolamento térmico;
  • insonorização;
  • resistência à combustão (confirmada por certificado correspondente);
  • GVL não deforma sob a influência da temperatura;
  • instalação fácil;
  • quantidade mínima de resíduos.

As desvantagens das placas GVL são as seguintes:

  • as placas são pesadas o suficiente;
  • é importante seguir as regras de instalação e armazenamento, em caso de violações é possível um aumento da fragilidade;
  • as lajes são mais caras do que o drywall.

Como você pode ver, este material tem muito mais vantagens do que desvantagens.

Instruções passo a passo para instalar o piso GVL

Passo 1

Antes de iniciar a instalação do piso GVL, deve-se desmontar o piso antigo, placas, chapas de fibra e toras em que estava o piso antigo. Removemos absolutamente todos os materiais antigos, como resultado, o chão deve permanecer limpo. Certifique-se de varrer completamente a superfície, remover todos os detritos de construção e, se possível, poeira.

Passo 2

Livre de materiais antigos e detritos, o piso pode apresentar rachaduras e buracos. Devem ser eliminados vertendo para dentro de uma argamassa de cimento de pega rápida com uma marcação de pelo menos 150 ou cobrindo-a com uma mistura de montagem. O alabastro também é adequado para essa finalidade.

etapa 3

Você precisará de um nível de laser para marcar

É necessário marcar o nível superior do aterro. Para esta etapa do trabalho, você precisará de um laser ou nível de água. A altura de localização das marcas pode variar de 2 a 6 cm, esta amplitude depende dos desníveis dos pisos. Com isso, o piso de base ficará 2 cm mais alto, pois será acrescentada a espessura da lâmina dupla de placa de fibra de gesso.

Passo 4

As lajes estão totalmente prontas para impermeabilização. Toda a superfície deve ser coberta com filme plástico, se o piso for de concreto, podendo-se assentar papel glassine e betuminoso sobre superfície de madeira. As lâminas de impermeabilizante devem se sobrepor, sobrepondo-se entre si em 20-25 cm, sendo as bordas coladas com fita de fixação.

O filme deve ultrapassar as paredes e sua borda deve ficar pelo menos 2 cm acima das marcas aplicadas no nível. Aderir a impermeabilização às paredes com fita de montagem.

Etapa 5

Se o piso do piso GVL for localizado de comunicações, todos os fios devem ser cuidadosamente escondidos em uma corrugação protetora e fixados no piso. É importante levar em consideração que entre a corrugação com arames e as placas GVL deve haver uma camada de argila expandida não mais fina que 2 cm, se necessário corrigir a altura das marcas.

Etapa 6

Para excluir o aparecimento das chamadas pontes de som, existem duas opções de trabalho. Você pode colar o perímetro da sala com uma fita de borracha de espuma de 10 cm de largura e 1 cm de espessura.

Você também pode usar lã mineral ou fita adesiva de espuma de polietileno para isolamento acústico. Estes materiais cumprem perfeitamente a função de proteger o pavimento acabado das deformações que podem ser provocadas pela dilatação térmica.

Após finalizada a instalação da fita isolante, é necessário cortar o excesso, focando no piso superior, incluindo o nível de aterro e a espessura da placa de gesso.

Etapa 7

Começamos a preencher a argila expandida. Polvilhe cuidadosamente a argila expandida com uma fração de não mais que 0,5 cm na camada de barreira de vapor. Certifique-se de colocar um respirador, pois quando a argila expandida é derramada dos sacos, uma grande quantidade de poeira irá inevitavelmente subir no ar.

Etapa 8

A próxima etapa é nivelar a argila expandida usando faróis de guia de perfil de metal. Certifique-se de usar um nível ao realizar esta operação. Se você estiver usando um nível de água, ao calcular a distância entre o perfil, guie-se pelo comprimento do nível. As extremidades da ferramenta devem ser apoiadas em guias adjacentes, que posteriormente servirão de guia e suporte para a régua. Alguns artesãos acham conveniente usar um nível de água em vez de uma regra. Esta técnica fornece controle adicional sobre a espessura da camada de argila expandida. Nivele o medidor de aterramento por metro.

Preste atenção especial ao material de compactação próximo a paredes, portas e cantos de salas. Execute este trabalho apenas em um respirador para evitar que a poeira entre no trato respiratório.

Nivelamento de aterro seco

Após concluir esta etapa do trabalho, certifique-se de remover as guias e preencher os vazios resultantes com argila expandida. Para não deformar a argila expandida nivelada e compactada, usar placas de fibra de gesso como "ilhas" especiais. No entanto, quaisquer materiais semelhantes são adequados para este propósito. Por exemplo, resíduos de papelão ou madeira compensada. O tamanho das ilhas deve ser de no mínimo 50x50 cm.

Etapa 9

Além disso, o piso pode ser isolado e à prova de som, para isso, folhas de drywall e espuma são colocadas sob a placa de fibra de gesso.

Além disso, o piso pode ser isolado e à prova de som, para isso, folhas de drywall e espuma são colocadas sob a placa de fibra de gesso.

A postura começa no canto mais distante da sala

As juntas são coladas durante a instalação

Colocando folhas GVL

A instalação da placa de gesso deve ser iniciada a partir do canto localizado mais distante da porta. Isso eliminará a possibilidade de danos à mesa de argila expandida seca nivelada. A borda da folha, localizada contra a parede, deve encostar na fita de borda. As bordas da emenda das lajes adjacentes devem ser revestidas com cola PVA para obter um forte "travamento". A seguir, a cada 10-15 cm, é necessário aparafusar parafusos auto-roscantes com comprimento mínimo de 2 cm, assim, o perímetro de cada folha será reforçado de duas maneiras.

Ao colocar a segunda fila de placas de fibra de gesso, desloque as juntas de forma a obter o efeito de alvenaria. Use um quebra-cabeças para ajustar as lajes ao tamanho.

Nos casos em que o piso da sala seja muito irregular e a espessura da camada de argila expandida seja de 6 a 10 cm, é necessário colocar a segunda sobre a primeira camada de placa de fibra de gesso. Ao colocar a segunda camada, o trabalho deve ser iniciado a partir do canto oposto à entrada da sala. Certifique-se cuidadosamente de que as costuras entre as lajes da primeira e da segunda camadas não se sobreponham ou se sobreponham.

Trabalho feito. Piso liso e durável

Etapa 10

Quando o assentamento do piso GVL estiver concluído, é necessário betume as costuras entre as telhas e os locais onde os parafusos são aparafusados. Além disso, você pode usar uma fita de reforço. Na aplicação de pavimentos em gesso cartonado na casa de banho e na cozinha, vale a pena utilizar meios especiais para a impermeabilização de juntas com paredes e costuras entre folhas.

Pode-se iniciar o assentamento do piso final um dia após o término do trabalho com placas de gesso, período em que a cola e a massa terão tempo de secar. Em cima, pode-se colocar ladrilhos, laminados, linóleo ou qualquer outro revestimento. Use uma base especializada, se necessário.

O laminado pode ser colocado imediatamente no piso GVL

Vídeo - GVL para andar

Trabalhos adicionais no isolamento

Quando o material isolante de calor e isolante de vapor é fixado nas paredes e no teto da loggia, você pode prosseguir com o revestimento de acabamento. Em primeiro lugar, você precisa instalar o quadro. Para criá-lo, use uma viga de madeira de 20x40 mm, tratada com um anti-séptico. A estrutura é nivelada horizontalmente e verticalmente e montada com parafusos e buchas auto-roscantes.

O acabamento é anexado ao quadro acabado. Para isso, costumam ser usados ​​drywall resistentes à umidade, gesso, forro ou painéis de plástico de fachada (mais sobre a instalação de painéis de MDF). Opções de acabamento para a loggia isolada.

Como resultado, você deve ter a seguinte construção:

Como embainhar uma varanda com espuma e gesso cartonado

Instalação de pisos GVL, recursos tecnológicos

A rapidez do progresso afeta todas as áreas da vida, mas é especialmente perceptível no mercado de construção. Nem mesmo um mês passa aqui sem o surgimento de inovações. As inovações mudaram e simplificaram significativamente os processos tecnológicos em todas as etapas da construção, facilitando a vida de profissionais e iniciantes. Graças ao uso de tecnologias avançadas, os processos de trabalho intensivo na construção, reconstrução e reparo de edifícios, como alvenaria ou piso de concreto, são substituídos por outros novos e mais simples. Uma excelente maneira de fazer um revestimento de piso de alta qualidade e rápido é fazer uma mesa a seco com as placas GVL. A obra é realizada em condições confortáveis, sem sujeira e sem poeira, com custo mínimo de mão de obra.

GVL - conhecendo o material

O drywall usual em grandes canteiros de obras e na realização de reparos locais está cada vez mais substituindo o material em folha de nova geração - GVL (folha de fibra de gesso). É uma laje polida de gesso comum, mas reforçada com reforço. Para tanto, utiliza-se celulose fluff - um produto do processamento de resíduos de papel. No processo de fabricação, as placas com a marcação GVLV são impregnadas com compostos hidrofóbicos. A peculiaridade das chapas de fibra de gesso, que as distingue favoravelmente das drywall, é a ausência de invólucro de papelão, uniformidade da estrutura, o que confere ao material características de alta resistência. A tecnologia, por princípio, é muito semelhante à da mesa seca Knauf.

Fibra de gesso para o chão: prós e contras

Folhas de fibra de gesso são usadas para revestir qualquer superfície em apartamentos, casas particulares, edifícios públicos. Com a ajuda da GVL, paredes e tetos são decorados de forma rápida e prática. Eles são muito mais adequados para piso de base do que drywall ou fibra. As placas de gesso com propriedades de resistência à umidade declaradas pelo fabricante, quando a água atinge sua superfície, rapidamente colapsam e deformam. Além disso, o GCR é bastante frágil, com impactos de pontos fortes, pode se dividir.

As placas de fibra de gesso se comportam de maneira completamente diferente em condições semelhantes. Eles diferem:

  • refratariedade - o gesso não arde, dano máximo que o fogo pode lhe infligir, carbonizando a superfície;
  • durabilidade - o reforço confere ao gesso quebradiço dureza suficiente para o uso de placa de fibra de gesso como revestimento de piso;
  • Resistência à umidade - a água não penetra nos poros das placas GVLV (resistentes à umidade) devido ao tratamento com impregnação hidrorrepelente;
  • baixa condutividade térmica - este indicador faz das telhas GVL um material ideal para assentamento no solo, pois desempenham a função de isolamento;
  • resistência a baixas temperaturas - ao contrário do drywall, que pode suportar apenas quatro ciclos de congelamento e descongelamento, o GVL pode suportar até 15 desses ciclos.

Uma pequena mosca na pomada em um enorme barril de mel - o custo do material é bastante alto se comparado ao drywall, porém, justifica-se pelos seus méritos.

Barreira de vapor

Este é um ponto muito importante. A barreira de vapor cria um “efeito térmico”. É necessário para que a umidade do ar na loggia não penetre entre o isolamento e a parede, por isso ela é fixada apenas por dentro da loggia, e não entre a parede de concreto e a espuma!

A barreira de vapor mais eficaz é com espuma de PE ou película de PE. Fixado com PE ponta a ponta em placas de espuma com fita dupla-face ou com cola de poliuretano. As costuras entre chapas de PE, bem como as juntas entre PE e estruturas, devem ser coladas com fita metálica.

Escolhendo placas de fibra de gesso de alta qualidade para o chão

Como escolher o GVL certo para uma sala em particular? Em primeiro lugar, prestam atenção ao preço e ao fabricante. Empresas conhecidas mantêm suas marcas e não produzem produtos obviamente de baixa qualidade. Baixo custo sinaliza baixa qualidade devido ao uso de componentes de baixa qualidade ou casamento no processo de produção. Ao tentar economizar material, você pode perder muito mais tempo e dinheiro posteriormente, quando as placas defeituosas falharem antes da vida útil declarada.

Ao instalar pisos em ambientes com alta umidade - cozinhas, banheiros, banheiras, saunas, opte-se por placas especiais GVLV resistentes à umidade. Para outras salas, folhas de fibra de gesso comuns são suficientes. Entre placas de fibra de gesso de camada única de tamanhos padrão ou de formato pequeno e folhas compostas por duas camadas, as últimas são mais frequentemente escolhidas para pisos. São constituídos por duas lajes coladas uma à outra por deslocamento e formando um sistema de travamento. Esse material é especialmente fácil de instalar. É a partir dele que costuma ser executada a chamada mesa "seca".

Como escolher um primer para drywall

O primer de superfícies de gesso cartonado, além de aumentar as propriedades de adesão dos materiais, proporciona o endurecimento superficial e um acabamento de qualidade.

De acordo com o método de transmitir certas propriedades à superfície, os primers são divididos em:

  • repelente de água;
  • penetração profunda;
  • adesivo;
  • antisséptico;
  • a prova de fogo.

A escolha da composição depende da finalidade das instalações e das condições para o seu posterior funcionamento.

Na hora de escolher um primer para placa de gesso, é preciso estar atento ao material de acabamento que será utilizado em ambientes internos, a saber:

  • na pintura, são utilizadas formulações com propriedades adesivas médias;
  • para materiais pesados ​​(papel de parede denso, azulejos), são usados ​​primers de penetração profunda;
  • em ambientes com alta umidade, é utilizada uma composição hidrorrepelente;
  • a incerteza nos materiais de acabamento subsequente sugere o uso de uma composição universal para penetração profunda.

Benefícios da mesa seca

Embora o revestimento de concreto seja um dos mais confiáveis, qualquer mestre, uma vez tendo colocado o piso com as folhas de placa de fibra de gesso, provavelmente não vai querer mexer com argamassa de concreto para o monólito da próxima vez. Além disso, a fibra de gesso tem uma elevada dureza e é perfeita para pavimentação. Não cedem nem rangem, são adequados para a colocação de qualquer revestimento para pavimentos.

A instalação de placas de fibra de gesso é um prazer, principalmente para os construtores profissionais. Amadores que começam a trabalhar pela primeira vez também lidam facilmente com esse trabalho nada empoeirado.

O material é fácil de cortar, graças ao seu baixo peso, é fácil de encaixar. Os utilitários são colocados sob os pisos feitos pelo método de seco, são colocadas esteiras de cabos para a instalação do sistema de "piso quente".

Base para betonilha seca

A base para o assentamento das placas GVL é um revestimento de concreto e um piso de madeira. Antes de iniciar a instalação, a preparação padrão da base é necessária:

  • mesa de concreto - a superfície é nivelada, as fissuras são preenchidas com argamassa, se necessário, é realizada retificação grosseira;
  • o concreto magro é uma opção de base mais barata;
  • piso de madeira - as toras quebradas estão sendo consertadas, os vãos entre as tábuas do piso são selados com uma massa especial.

Ao instalar pisos, atenção especial é dada à horizontalidade da superfície. Em todas as etapas da obra, desde o nivelamento da base até o dispositivo do piso acabado, o controle é feito por meio de um nível ou nível de edifício.

Isolamento do chão na loggia com penoplex

As lajes de Penoplex são colocadas nas lajes de piso. O piso isolado na loggia pode ser criado de várias maneiras. Trata-se de um pavimento com base de madeira, despejando uma betonilha de betão e despejando uma betonilha com pavimento radiante eléctrico por cima das placas de espuma colocadas. Ao isolar o piso da loggia com suas próprias mãos, você deve definitivamente observar o seguinte regulamentos:

  • Se você estiver fazendo uma mesa de concreto, antes de despejá-la, certifique-se de instalar uma tira de PE expandido ao redor do perímetro para criar uma lacuna de temperatura. Depois, pode preencher a betonilha com uma espessura de 4 cm.
  • Na instalação de um “piso aquecido”, é necessário colocar as placas de espuma no painel do piso, e realizar uma betonilha com a instalação de um “piso aquecido” elétrico de acordo com as instruções do fabricante.
  • Se for colocar o piso sobre toras de madeira, então elas devem ser instaladas no sentido longitudinal, depois fixadas com espuma de poliuretano e cobertas com uma placa macho e fêmea.

Uma vez que o penoplex desempenha apenas a função de reter calor, e não gerá-lo, para criar calor na loggia, você precisa de uma fonte para gerá-lo. A solução mais eficaz é o aquecimento por piso radiante. Você também pode instalar aquecedores elétricos na loggia - lareiras elétricas, convetores, aquecedores infravermelhos e a óleo.

Instalação GVL: 7 etapas fáceis

Instalação de chapas de GVL

  1. A base acabada é coberta com material impermeabilizante... Para a mesa de concreto, é utilizado um filme de polietileno com espessura de 0,2 mm. Glassine é colocado sobre pisos de madeira. As bordas da impermeabilização são colocadas aproximando-se das paredes, as juntas são seladas com fita adesiva.
  2. A fita de borda é colada ao longo do perímetro das paredes - uma tira de poliestireno com 10 cm de largura e 1 cm de espessura Esta medida ajuda a prevenir o inchaço e a fissuração da placa de fibra de gesso.
  3. Toda a superfície da base é coberta com isolamento amorfo com uma espessura de pelo menos 2 cm - argila expandida, perlita ou areia de rio grossa. Realize o nivelamento com uma regra de construção. Para que seja possível movimentar o isolamento forrado sem medo de danificar a horizontalidade da cama, várias "ilhas" são dispostas.
  4. Na parede oposta à porta, inicie a instalação da primeira camada de placas de fibra de gesso... As dobras são processadas com cola PVA, além disso, o material é fixado com parafusos auto-roscantes em incrementos de 20-30 cm, dependendo do seu tamanho.
  5. Toda a superfície das folhas montadas é tratada com cola, a próxima camada é colocada sobre elas... A segunda camada deve ser colocada na direção oposta à primeira, de modo que o material seja escalonado.
  6. A massa é usada para selar as juntas entre as lajes, bem como o local de instalação dos parafusos. Corte a parte saliente da fita de orla e do material de impermeabilização.
  7. Coloque o piso de acabamento - placas de madeira, parquete, ladrilhos, laminados, linóleo, ladrilhos de PVC. O revestimento está pronto para uso imediatamente após a instalação.

Um exemplo de colocação correta de folhas

Os principais erros ao instalar um piso de placa de fibra de gesso

O GVL é um material de alta qualidade e durabilidade, mas erros durante sua instalação podem levar a desníveis e defeitos no piso. Ao trabalhar com fibra de gesso, certifique-se de:

  • corte as folhas com uma faca de construção em um plano rígido para evitar a obtenção de uma borda de baixa qualidade que precise ser recortada;
  • cortar a orla dobrada das folhas colocadas contra as paredes para evitar que caiam durante o funcionamento;
  • use apenas isolamento amorfo seco - a fibra de gesso irá necessariamente absorver a umidade da argila expandida, o que levará à sua deformação;
  • desmontar o perfil metálico utilizado para o enchimento de argila expandida - o isolamento encolhe durante a operação, a geometria do piso é perturbada;
  • unte as dobras com cola de alta qualidade - placas mal coladas não são monolíticas o suficiente e fazem um som vibrante ao caminhar;
  • aparafuse os parafusos auto-roscantes a uma profundidade de pelo menos 1 mm - um fixador não completamente aparafusado levanta a camada superior, criando saliências no chão.

A utilização de materiais de elevada qualidade, a instalação efectuada de acordo com todas as normas é uma garantia da fiabilidade e durabilidade do revestimento do pavimento.

Análise de vídeo da tecnologia de piso GVL

Instalação Penoplex

Para galerias que não estão fixadas a uma sala, é melhor escolher um penoplex de 20-40 cm de espessura; para um isolamento combinado, a espessura do isolamento deve ser de pelo menos 40-60 cm.

1. Instalação de isolamento diretamente nas superfícies principais:

As principais superfícies isoladas são as paredes laterais e frontais, o teto e o piso, se também for isolada com penoplex. As placas são fixadas às superfícies com cavilhas de disco com núcleos de plástico - "cogumelos" de plástico.

2. O próximo estágio é a formação de espuma completa de todas as juntas das estruturas com espuma de poliuretano.

Importante! A espuma não deve conter tolueno, que dissolve o penoplex, geralmente o tolueno está ausente nas espumas de verão, mas está presente nas espumas universais e de inverno.

3. As juntas entre as placas de isolamento devem ser coladas com fita adesiva.

  • Erros ao isolar a loggia com penoplex

1. Freqüentemente, ao isolar uma loggia com as próprias mãos, o seguinte método de instalação de isolamento é usado: eles instalam uma estrutura feita de ripas de madeira ou guias de metal, entre as quais placas de espuma são colocadas. E muitas vezes essa moldura é então fixada em um acabamento de gesso cartonado, painéis de plástico ou forro. Não faça isso! Isso leva à formação de “pontes frias e ao aparecimento de condensação na moldura. O fabricante de placas de espuma desencoraja fortemente isso.

2. Outro erro comum é a instalação de barreira de vapor no “lado frio do isolamento, entre o isolamento e a parede - isso pode levar à formação de condensação e umidade.

Como fazer pisos de fibra de gesso. Betonilha seca de placa de fibra de gesso.

Uma mesa feita de placas de fibra de gesso (GVL) é uma tecnologia comprovada para criar uma camada de nivelamento para pisos. A base feita de placa de fibra de gesso é durável, confiável, adequada para qualquer revestimento de piso - você pode colocar laminado, linóleo, carpete, cerâmica, etc. A criação de pisos a partir de folhas de fibra de gesso é muito menos trabalhosa do que colocar a mesa com um método úmido.

O que são folhas de fibra de gesso

As folhas de fibra de gesso são feitas de uma mistura de gesso e lã de celulose com vários aditivos. Os filamentos de celulose no interior da folha reforçam o material, conferem-lhe elasticidade, eliminando a fragilidade excessiva do gesso. Com isso, as chapas GVL, em comparação com as caixas de gesso, são muito mais flexíveis e viscosas, o material é fornecido sem casca e não se esfarela. O peso volumétrico é de 1,25 T / m3, que é mais do que o do drywall. Mas isso é 2 vezes menor do que uma mesa de cimento-areia - 2,5 T / m3.

Folhas GVL de vários tamanhos estão disponíveis. Padrão - 1500x1200 mm - igual ao drywall, porém com espessura de 10 mm. Mas pode haver folhas de formato pequeno -1000x1200mm ou outros tamanhos de placas para vários fins. Por exemplo, a Knauf produz o chamado piso pré-fabricado em placa de fibra de gesso - placas de tamanho reduzido, mas muito mais espessas, pesando até 18 kg na expectativa de que um trabalhador possa colocar o material.


As folhas GVL podem ser com borda reta regular ou com costura. As chapas especiais para a confecção de pisos são feitas com um amplo rebaixo de até 10 cm, que permite a sua fixação em uma superfície com cola PVA e parafusos.

Normalmente, betonilhas secas colocadas sobre uma cama contínua ou uma camada elástica de isolamento (lã mineral, poliestireno expandido) são criadas com uma espessura de 2 cm ou mais. Ou seja, duas ou três camadas de placa de fibra de gesso são colocadas com o deslocamento obrigatório de as costuras entre as camadas.

O uso de GVL em uma camada é permitido desde que a cama seja nivelada e compactada com precisão e um material com resistência elástica própria significativa à flexão seja usado como revestimento do piso - laminado, calçadão, parquet, tábua de parquet.

Características distintivas dos pisos GVL

Do ponto de vista do consumidor, a base criada com o auxílio de uma placa de fibra de gesso colocada sobre uma camada de isolamento ou apenas preenchimento de areia não difere muito de uma mesa de concreto. É firme e regular, adequado para a colocação de qualquer tipo de pavimento.


Mas a própria disposição dos pisos é realizada sem processos úmidos - mais barato e mais rápido. Além disso, a possibilidade de colocar GVL de até 30 mm de espessura economiza espaço interno, em comparação com uma mesa de cimento com camada de isolamento. E também o peso de uma mesa de fibra de gesso pode ser várias vezes menor do que uma de cimento e areia, o que é importante para apartamentos na criação de pisos no teto.

Além disso, há vantagens no próprio processo de fabricação na criação do piso inferior.

    A mesa GVL é criada mais rapidamente, com menos custos de mão de obra.

Nenhum tempo de cura é necessário - a mesa está pronta para uso no momento da criação.

Desmontar a estrutura é muito mais fácil em comparação com as opções de concreto.

  • O GVL é um material que consome muito umidade, atua como um estabilizador de umidade em uma casa ou apartamento, o que afeta o conforto para melhor.
  • O revestimento tem medo de água

    Mas é possível usar o GVL somente sob a condição de barreira de vapor mais confiável de uma fonte de umidade. O gesso pode ser facilmente saturado com água, enquanto amolece e aumenta de volume, dobrando. Portanto, uma base úmida pode inchar. Portanto, normalmente o GVL não tem o risco de ser utilizado em chuveiros, piscinas, banheiros - onde a umidade pode penetrar pela lateral da sala, mesmo com a impermeabilização completa.

    O mesmo é verdade sobre o subsolo da casa - com pouca ventilação e uma violação da barreira de vapor, o gesso pode umedecer até o estado de solo úmido sob a casa e os problemas começam. O GVL não é utilizado, como drywall, em porões, caldeiras, em algumas instalações industriais ...

    Mesmo no assentamento em lajes de concreto, para placas de gesso, recomenda-se a introdução de uma camada de barreira ao vapor na estrutura do piso sob o isolamento e a placa de gesso. E nos apartamentos também existe uma camada de impermeabilização no topo da GVL para proteção em caso de alagamento ...

    Sequência de criação de piso e revestimento

    A base de concreto é recoberta por uma camada de barreira de vapor - polietileno com espessura de pelo menos 0,2 mm, enquanto a sobreposição das tiras de filme não deve ser inferior a 200 mm, e também é envolvida nas paredes acima do nível do piso acabado.


    Ao longo das paredes, fica exposta uma fita isolante ou poliestireno expandido com 1 cm de espessura acima do nível do piso acabado. O objetivo é criar uma lacuna de expansão para expansão térmica entre a base flutuante e as paredes, para reduzir o ruído de impacto transmitido às paredes.

    A próxima etapa na criação de um piso de placa de fibra de gesso é uma cama de nivelamento. No futuro, não deve afundar, engrossar, ou seja, nenhum precedente deve ser estabelecido para a flacidez do revestimento de gesso. Recomenda-se o uso de argila expandida de granulação fina com camada de até 100 mm. Se a camada for maior, é necessário aplicar 3 camadas de GVL de 10 mm cada.


    Na cama, longas balizas-guia são instaladas em um plano em todo o quarto. Para isso, uma linha contínua do nível de reaterro é aplicada nas paredes, usando um nível de água ou um construtor de laser. O espalhamento da cama é realizado apenas ao longo das balizas instaladas no mesmo nível. Caso contrário, os pisos serão simplesmente irregulares.

    Normalmente, a roupa de cama é nivelada por todo o cômodo de uma vez, e a colocação do GVL começa no canto mais distante.Portanto, para mover ao redor da sala onde o piso de placa de fibra de gesso está sendo criado, as placas são usadas arbitrariamente colocadas no aterro.

    GVL é colocado em fileiras, enquanto as costuras são enfaixadas nas fileiras. O deslocamento da costura é de pelo menos 20 cm. É fácil fazer isso iniciando cada linha subsequente aparando o GVL da linha anterior. Além do deslocamento das costuras nas fileiras, há uma economia quase total de material.


    O corte do material pode ser feito com uma serra de vaivém com lima especial. E a fixação dos painéis individuais entre si na dobra é feita com cola PVA e parafusos, que são aparafusados ​​a cada 20 - 30 cm ao longo da dobra na linha média.

    Pode haver pequenos espaços entre as folhas. Se o revestimento não for duro (carpete, linóleo), todas as lacunas são betume.

    Se folhas finas de placa de fibra de gesso (10 mm) sem dobras forem usadas para criar pisos, elas serão colocadas em 2 a 3 camadas. Neste caso, cada camada é colada à anterior. A cola PVA é aplicada com uma espátula dentada na camada inferior colocada, e a camada superior é sempre aplicada sobrepondo as costuras com a camada inferior. Aqueles. o meio da folha de cima deve ser onde há uma intersecção das costuras entre as folhas de baixo. Assim, obtém-se uma base sólida conectada, onde a resistência elástica à flexão e à fratura é fornecida por todas as camadas ao mesmo tempo, como uma placa sólida.


    Em substratos elásticos feitos de isolamento (espuma densa, espuma de poliestireno extrudido, lajes de lã mineral para pisos), folhas finas de placa de fibra de gesso devem ser colocadas em pelo menos 3 camadas sob revestimentos de piso flexíveis para obter rigidez suficiente da base.

    Como você pode ver, o trabalho de assentamento de uma régua seca de placa de fibra de gesso pode ser feito no menor tempo possível. Por exemplo, dois trabalhadores podem colocar folhas dobradas especiais para o chão em um dia em uma área de até 70 metros quadrados. completamente em uma pequena casa. Também não é difícil fazer pisos com folhas de fibra de gesso com as próprias mãos.

Como isolar e revestir adequadamente uma varanda com penoplex

Isolamento de varanda faça você mesmo com penoplex

Se de repente surgiu a ideia de melhorar a varanda ou loggia e em vez de uma sala puramente técnica para obter espaço adicional que pudesse ser usado durante todo o ano, é preciso cuidar não só de um belo acabamento, mas também do isolamento térmico.

Existem várias maneiras de isolar as superfícies da varanda. Existem também vários tipos de materiais de isolamento térmico que podem ser usados ​​para esses fins. Recentemente, o penoplex é freqüentemente usado para isolamento térmico de galerias e varandas, um aquecedor muito conveniente de usar. Por isso, é preferível quando se quer economizar na contratação de especialistas contratados e fazer o trabalho com as próprias mãos.

Como embainhar uma varanda com espuma e gesso cartonado

É claro que, neste caso, não se trata de isolamento externo com loggia de penoplex, já que se trata de um trabalho difícil, tanto do ponto de vista do processo em si, quanto levando em consideração o fator de altura. Mas é muito possível fazer o isolamento térmico na loggia ou na varanda com as próprias mãos usando o isolamento mencionado para isso.

O que é penoplex, qual é a sua peculiaridade

Esse material também é chamado de espuma de poliestireno extrudado, e esse nome reflete a essência de sua produção. Por sua natureza química, é uma espuma de plástico familiar, simplesmente produzida de uma maneira ligeiramente diferente. A tecnologia de sua fabricação, neste caso, não é de particular interesse, portanto, não há razão para focar neste aspecto. Muito mais importante é o resultado, ou seja, as características de desempenho do isolador de calor:

  • baixo coeficiente de condutividade térmica;
  • Resistência à umidade;
  • resistência à flexão e compressão;
  • tratada com antitérmicos, portanto não queima;
  • não emite substâncias tóxicas em temperaturas normais e elevadas;
  • durabilidade, vida útil sem perda de propriedades até 50 anos;
  • é cómodo de trabalhar, porque não se desfaz, não se parte, mas, ao mesmo tempo, é fácil de cortar.

Como embainhar uma varanda com espuma e gesso cartonado

Uma propriedade negativa da espuma de poliestireno extrudido é a baixa permeabilidade ao vapor, portanto, não é recomendado usá-la para isolamento externo de paredes feitas de materiais porosos (concreto espumoso, rocha de concha).

Porém, em alguns casos, o penoplex é indispensável, por exemplo, para rodapés isolantes, bases de pisos de concreto, bem como para isolamento térmico de alguns tipos de coberturas.

Como isolar uma varanda ou loggia com penoplex

É possível fazer o isolamento térmico da superfície interna das paredes e teto na varanda com espuma de poliestireno extrudido pelo método a seco (sob o revestimento) e úmido (sob o gesso). Para o isolamento do piso, este material é usado principalmente com o lançamento subsequente de uma mesa de concreto de nivelamento.

Agora sobre os métodos listados de uso do penoplex com mais detalhes.

Isolamento seco.

  1. Para isolar a varanda com penoplex, primeiro é necessário montar a caixa com o correspondente perfil galvanizado ou trilho. É importante levar em consideração que a distância entre a superfície inicial e a borda externa do revestimento é ligeiramente maior que a espessura do isolamento.
  2. Fixe as folhas de espuma de poliestireno extrudido entre os perfis ou a tira. Eles podem ser colados na massa adesiva apropriada ou fixados com buchas especiais (guarda-chuvas). Aqui você pode aplicar um desses métodos de fixação de isolamento.
  3. Agora você pode fazer o isolamento adicional da varanda com penofol, que é uma camada de isolante térmico de espuma com uma folha refletora de calor colada. Penofol é fixado sobre a espuma e a caixa de modo que a tela reflexiva seja direcionada para o ambiente. O Penofol tem uma espessura pequena, pelo que não faz mal quando se trata de embainhar a varanda com as próprias mãos.
  4. Como material de acabamento, pode-se utilizar painéis plásticos, forros ou chapas de drywall (com posterior acabamento).

A vantagem deste método é que existe, de facto, duplo isolamento da varanda com penoplex e penofol, o que proporciona um isolamento térmico de muito boa qualidade.

Revestimento com isopor para gesso.

  1. Limpe as superfícies a serem isoladas e aplique um primer.
  2. Prepare uma massa adesiva apropriada.
  3. Cole a superfície a ser isolada com folhas de espuma de poliestireno extrudido. Para isso, a cola é aplicada em lâminas em 7-9 lugares de uma folha retangular (nos cantos e no centro é obrigatório). Em seguida, um pedaço de isolamento é pressionado contra a superfície. Neste caso, é necessário controlar a verticalidade usando o nível do edifício e a correspondência entre as folhas individuais usando a regra.
  4. O isolante térmico é adicionalmente atraído pelos guarda-chuvas em cinco pontos (nos cantos e no centro);
  5. De cima, o isolamento é nivelado com gesso e reforçado com malha de fibra de vidro. Em seguida, você precisa aplicar outra camada de solução para fechar a malha, após o qual você pode começar o acabamento.

Isolamento do chão da varanda com penoplex.

  1. Faça a impermeabilização da laje. Para isso, pode ser coberto com filme plástico ou tratado com betume.
  2. Coloque a espuma de poliestireno extrudado firmemente. Feche as lacunas existentes com espuma de poliuretano.
  3. Instale balizas, que podem ser usadas como ripas de madeira lisas ou um perfil de guia em forma de U.
  4. Despeje a mesa de concreto.
  5. Depois que o concreto secar, você pode instalar o material de acabamento na base do piso isolado acabado.

Em seguida, as ranhuras são preenchidas com espuma. Depois de endurecido, os nódulos são cortados e lâminas de isolamento térmico reflexivo são colocadas no topo do penoplex - penofol autoadesivo unilateral com espessura de 2 ou 3 mm. As juntas das folhas adjacentes, contíguas à fachada e à madeira do peitoril da janela, são seladas com fita adesiva.

  1. O mais fácil é o primeiro caminho.Mas a grande distância entre as defasagens, ditada pela largura do penoplex, impõe restrições ao revestimento áspero. A espessura da chapa de contraplacado deve ser de pelo menos 15 mm e a espessura do painel de 35 mm.
  2. A segunda forma de assentamento é mais quente devido ao entreferro, mas ocupa o volume utilizável.
  3. O terceiro método é o mais durável e confiável, mas o mais difícil de executar.

Penoplex é fixado ao teto da mesma maneira que às paredes, mas é adicionalmente pregado com buchas de plástico em forma de guarda-chuvas. A sua vantagem é que, estando no corpo da isolação, não criam pontes frias. Uma caixa para drywall é montada em cima do isolamento. Em vez de revestimento, gesso decorativo pode ser usado para terminar a varanda.

É aplicado em duas etapas. A primeira camada de gesso é aplicada com uma camada de 2-3 mm, e a malha de reforço é embutida nela. A segunda camada de nivelamento é aplicada após a secagem da primeira. Assim que as paredes estiverem niveladas e totalmente secas, podem ser pintadas em qualquer cor. Separadamente, vale acrescentar sobre a resistência à água, já que ao isolar uma loggia este momento é extremamente importante.

Principalmente se o trabalho for feito do lado de fora. Você pode fazer um experimento: colocar um pedaço de penoplex em um balde d'água e pressioná-lo com algo para que fique completamente submerso na água, e deixar por 10 dias. Durante todo esse período, não mais do que 0,5% do líquido será absorvido, o que significa que é desprezível.

Para facilitar a seleção das placas corretas, o fabricante lançou uma linha completa de produtos com nomes autoexplicativos. Então, à venda você pode encontrar: Nos fóruns há dúvidas: “É possível fechar o penoplex com drywall? É permitido usar esses dois materiais ao decorar uma loggia? Polyfoam, espuma de poliestireno e drywall são bastante "amigáveis" um com o outro. A instalação de drywall em espuma ou espuma é realizada usando a mesma tecnologia.

Discutiremos questões como a melhor forma de fixar o penoplex nas paredes e drywall no penoplex. Penoplex pode ser fixado com cola ou buchas. Na prática, esses dois métodos são freqüentemente usados ​​simultaneamente com o objetivo de monolitar a camada de isolamento da melhor maneira possível, de modo que nenhum frio passe por ela. Recomenda-se adicionar outra camada ao isolamento de gesso cartonado penoplex para a loggia - penofol, espuma de espuma de polietileno. Isso criará uma tela reflexiva que ajudará a mantê-lo aquecido.

Você pode corrigir o penofol em penoplex com um grampeador de construção. Penoplex no negócio da construção é chamado de espuma de poliestireno. Ele apareceu no mercado não há muito tempo, mas ganhou grande popularidade entre os reparadores e proprietários de apartamentos ou casas. As características do penoplex são as seguintes:

  1. Para fixar as folhas de espuma na parede, a superfície deve primeiro ser nivelada. Isso não é difícil de fazer, basta simplesmente eliminar as imperfeições e engessar o revestimento.
  2. Quando o gesso estiver seco, pode-se prosseguir com a instalação do penoplex. O processo é realizado através da colagem de placas de material sobre uma solução adesiva especial sobre o gesso.

Muitas pessoas enfrentam o congelamento das paredes de apartamentos, casas particulares, varandas ou porões. O problema é resolvido instalando isolamento na parte externa do edifício, mas às vezes é mais conveniente, mais barato e mais confiável fazê-lo por dentro. Uma opção comum para isolamento.

Sem necessidade de estrutura de metal ou madeira. É usado para isolar pequenas superfícies planas: paredes interiores de apartamentos em casas de painéis, caves, garagens; varandas e galerias. O processo de fabricação do penoplex foi inventado há mais de 50 anos por tecnólogos americanos. A estrutura do material consiste em muitos pequenos grânulos (0,2 mm), que formam uma superfície uniforme. Um aditivo de espumação é introduzido nessas células.

Sob alta pressão e quando aquecidos a uma determinada temperatura, esses grânulos são combinados. As varandas dos apartamentos localizados nos andares superiores são isoladas por dentro.Esse trabalho é mais demorado e o custo do material também aumenta bastante, já que é necessário montar o isolamento não só diretamente nas paredes da varanda, mas também no piso e no teto.

  • O material não tolera exposição prolongada ao sol. Portanto, você deve seguir as regras para seu armazenamento.
  • Durante a operação, pode ser danificado por roedores.
  • Muito caro em comparação com outros materiais.

Conselho. Pedaços de isolamento são colocados em um perfil de metal para evitar a transferência de calor através dos racks. Outra opção é enchê-los com espuma.

  • Tipo de envidraçamento.
  • Espessura de isoladores térmicos e camadas de nivelamento usados.
  • Tipos de acabamentos e revestimentos.
  • Coordenação de dimensões-chave. Especialmente importantes são as alturas de instalação das unidades de janela e os níveis “limpos do piso e do teto.

No momento, o isolamento penoplex de uma varanda padrão em um edifício Khrushchev em Vladimir, Nizhny Novgorod ou Rostov-on-Don custará ao proprietário de um apartamento uma média de 13.000 rublos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores