Isolamento de pisos no país: tecnologias e materiais


O piso da casa de campo tem características próprias no que se refere à disposição da cobertura de uma casa particular comum, sem falar no apartamento. Como melhorar o piso de uma casa de campo, como nivelar o revestimento áspero, como trocar o piso antigo e muito mais, você pode descobrir agora mesmo.

O piso no país tem características próprias em relação ao dispositivo de revestimento

O chão para uma casa de verão, assim como em uma casa de madeira sem aquecimento de verão, uma casa de madeira deve ser:

  • durável, resistente o suficiente;
  • fácil de instalar, com a capacidade de substituir rapidamente as áreas danificadas (isso é especialmente importante para um box de chuveiro);
  • à prova d'água;
  • resistente à abrasão e várias cargas sobre ele;
  • ambientalmente amigável;
  • isolamento térmico e acústico;
  • estética.

Considere como colocar corretamente um piso de madeira em uma casa, no primeiro e no segundo andares; que andar organizar em uma casa de verão ou um banheiro em uma cabana de verão.

Atrasos

acabamento de pisos no país
Lags são um suporte para colocar tábuas de chão
Esses requisitos são atendidos por pisos de madeira montados em toras. São utilizados como suporte para o assentamento de tábuas (podem ser colocados diretamente sobre vigas de madeira).

Lags geralmente são feitos de madeira. Eles são fixados com um determinado degrau, que depende da espessura das placas a serem assentadas. As toras podem ser colocadas sobre vigas de madeira, uma base de concreto ou enterradas no solo. Este projeto permite a substituição rápida de placas que apodreceram. Isso é especialmente importante em um prédio de chuveiros.

Piso de tábua simples

belos pisos em chalés de verão
Em casas de verão claro e em anexos (banheiro, galpão, etc.) são feitos decks simples de prancha simples. o pavimento é constituído por uma única camada de tábuas, que é colocada sobre as vigas ou diretamente sobre as vigas. As placas são colocadas sem lacunas. Uma exceção é o piso do banheiro. Você pode até fazer esse piso com paletes de madeira usadas (o material de tais paletes tem resistência suficiente).
Para proteger o piso da deterioração e do mofo, eles usam anti-sépticos, vernizes, esmaltes. Considere os tipos existentes de tais pisos individuais.

Métodos de isolamento de piso

Dependendo do índice de isolamento térmico necessário, é necessário escolher a melhor opção de isolamento. Até recentemente, a escolha não era muito grande - argila expandida ou uma mistura de serragem e argila. Mas com o advento dos materiais poliméricos modernos, tornou-se possível usar diferentes métodos de preservação do calor ao organizar um piso no solo. Mas primeiro, vamos considerar a maneira agora clássica - isolamento de piso com argila e serragem.

Rés-do-chão no primeiro andar de uma casa privada

Sua vantagem está no baixo custo dos componentes.

Na primeira fase, a argila natural deve ser misturada com água e uma solução líquida deve ser preparada. É melhor usar um misturador de concreto para isso. Limpe previamente a argila seca dos detritos. Proporção aproximada de 1: 5 (água / argila). A mistura resultante deve repousar por 2-3 dias. Isso é necessário para a dissolução completa.

Conselho

A mistura resultante deve ser distribuída uniformemente sobre a superfície do contrapiso. A espessura ideal da camada deve ser de cerca de 10 cm, porém, devido à alta umidade, leva cerca de 3 semanas para que o líquido evapore da camada de argila.

No entanto, o uso deste método não é recomendado atualmente, uma vez que o grau de isolamento térmico será extremamente baixo.É melhor isolar o piso no solo usando materiais especiais - poliestireno expandido, lã de basalto ou espuma. Nesse caso, o resultado final corresponderá à economia ideal de calor.

Poliestireno expandido

A estrutura do poliestireno expandido polimérico é em muitos aspectos semelhante à espuma tradicional. Os mesmos componentes iniciais são usados ​​para ele. A diferença está no processamento subsequente. Para atingir uma boa densidade, o material é exposto a calor e pressão externos. Este método é denominado extrusão.

  • Alto grau de isolamento térmico. O coeficiente de condutividade térmica varia de 0,025 a 0,032 W / m * K. Para a instalação sobre uma base de solo preparada, serão necessárias chapas com espessura de 50 a 100 mm, que é muito menor do que uma camada de argila expandida ou serragem;
  • À prova d'água. O principal problema na operação de um piso não pavimentado é o alto nível de umidade. O poliestireno expandido tem um baixo nível de higroscopicidade e quase completamente não permite a passagem de umidade. Isso protegerá a superfície da madeira;
  • Instalação simples. Um mínimo de ferramentas é necessário para estilizar. A estrutura se presta bem ao processamento, ao contrário da espuma, tem boa resistência mecânica.

Durante a instalação, isole cuidadosamente as costuras entre as folhas. Por meio deles, não só as perdas de calor são possíveis, mas também a penetração nas águas subterrâneas.

Na base do piso é colocada uma camada de brita de 30 cm, que é então revestida com uma régua de concreto de 10 cm de espessura, sendo duas opções para a colocação de placas de espuma de poliestireno.

As placas PSB são aplicadas na impermeabilização: se o material for fino - em duas fileiras, observando o curativo das costuras, se grosso, então em uma. A espessura total do isolamento é de 10 cm. Além disso, em cima do poliestireno expandido, uma mesa (cimento), com pelo menos 4 cm de espessura, é disposta. A mesa é reforçada com uma malha de polímero ou aço e um revestimento de piso é colocado no topo disso.

A diferença entre essas opções está na sequência de camadas de isolantes hídricos e térmicos. Ao colocar a impermeabilização sobre as lajes de isolamento, a solução não penetra entre as lajes no lançamento da betonilha e, portanto, exclui a formação de pontes frias. Ao mesmo tempo, é muito importante calcular a espessura total dessas camadas para que os níveis de impermeabilização e de isolamento horizontal das paredes coincidam.

Oferecemos-lhe para se familiarizar com: Opções de acabamento de sótão faça você mesmo: as melhores ideias com uma fotografia

As placas feitas deste material são mais duras, portanto, são capazes de suportar cargas significativas. É colocado no cascalho. A baixa absorção de umidade permite seu uso em locais onde o solo apresenta alto nível de água. O coeficiente de condutividade térmica do isolamento é bastante pequeno, portanto a espessura do isolamento pode começar a partir de 8 cm.

Espuma de poliuretano

Rés do chão no primeiro andar de uma casa privada com isolamento de argila expandida

Nesse caso, de todas as opções de placas de espuma de poliuretano, as mais rígidas são as adequadas - PUR e PIR, um material mais moderno. Este material possui estrutura homogênea com células fechadas. Existem também lajes cobertas em ambos os lados com fibra de vidro ou folha de alumínio. Assim, as propriedades de isolamento térmico das placas de espuma de poliuretano aumentam e sua permeabilidade ao vapor diminui.

As placas de lã mineral devem ser rígidas, que se distinguem pela resistência à deformação e alta densidade. O material é colocado, como o poliestireno expandido, em uma ou duas camadas. Para reduzir a absorção de água, as placas são tratadas com um agente repelente de água. Para uma camada de isolamento de lã mineral, uma espessura de 10 cm é suficiente.

Conselho

A estrutura fibrosa da lã mineral requer isolamento não apenas do solo, mas também camadas colocadas diretamente sobre ele.

Argila expandida

Este material se distingue por uma textura granular leve e porosa. Para a sua fabricação, o barro é triturado e queimado de forma especial. Para isolamento no solo, é escolhida a argila da fração 8-16 mm.Ao preencher uma camada espessa de material, não é necessário instalar impermeabilização adicional.

Argila expandida na estrutura do piso substitui camadas: cascalho, betonilhas e isolamento térmico. Eles o preenchem, engrossando em camadas (15 cm de espessura). Para facilitar o trabalho, após o assentamento, a argila expandida é despejada com uma fina camada de concreto. No dia seguinte, forma-se uma "crosta" na superfície, sobre a qual é aplicada a impermeabilização.

Penoizol

É uma espuma líquida que, após a aplicação, torna-se suficientemente rígida. Para sua instalação, você precisará de equipamentos especiais. Após o vazamento, uma estrutura porosa é formada com boas propriedades de isolamento térmico.

Para a preparação, você precisará de dois componentes - resinas de ureia com aditivos e um agente espumante. Após misturá-los sob pressão, a temperatura do líquido pode subir até 70 ° C. Este processo deve ser controlado.

  • Condutividade térmica - de 0,031 a 0,040 W / m * K;
  • Não reage a solventes orgânicos, fungos ou bolor não se forma na sua estrutura;
  • Baixa resistência à flexão. É necessária a instalação de uma superfície protetora.

Devido ao trabalho árduo de instalação, Penoizol é usado apenas para isolar grandes áreas. No caso de arranjar um piso no solo para uma casa com área média, a sua utilização é inviável.

  • Argila expandida em sacos. Depois de embalar a argila expandida leve em sacos especiais, eles são colocados com o lado plano. Em seguida, a argila expandida é derramada entre eles, que tem a mesma fração - 10–20 mm. Os sacos são cortados após o empilhamento para remover o ar deles. Os sacos podem ser cobertos com uma camada de argila expandida de 100 mm. Acima, dispõem de impermeabilização e mesa reforçada de 6 a 10 cm.
  • Espuma de vidro Este material possui baixa densidade e baixa condutividade térmica. Não absorve umidade, é ecologicamente correto, muito durável, não é afetado pela umidade. Junto com todas as vantagens, não é suficientemente resistente ao estresse mecânico.
  • Perlite. Este método é semelhante ao método de aplicação com argila expandida, mas as características da perlita são uma ordem de grandeza melhores.A escolha de um ou outro tipo de isolante térmico é feita com base no desempenho futuro do piso. É necessário levar em consideração o nível de congelamento do solo, a profundidade do lençol freático e o possível efeito da umidade no isolamento.

Chão de tábuas frias no chão

belos pisos em chalés de verão
É o tipo de piso mais simples do país.
É o tipo de piso mais simples do país. Nesse caso, as toras são cravadas na camada de areia calcinada nivelada com o nível superior da camada.

Materiais para organizar o chão na varanda e loggia

Alternativamente, eles são incorporados em uma camada de argila compactada e escória. Isso protege melhor a madeira da umidade. Essa camada é colocada sobre uma almofada de areia. Sua espessura deve ser 2,5-3 vezes a espessura das toras usadas. A distância entre eles não deve ser superior a 60 cm.

Outra forma de arranjar este tipo de pavimento: a partir de matrizes de madeira revestidas com betume. A base para eles é feita de areia compactada, argila ou concreto. As peças são instaladas próximas umas das outras e, na fase final do piso, todas são interligadas. Esse piso não deve ser feito em um chuveiro.

Nuances a considerar

O desenho do piso é selecionado em função das condições de uso. Existem vários fatores principais:

  1. O nível de cargas operacionais. Se forem superiores a 200 kg, a malha de reforço deve ter um diâmetro de barra de 4 mm, se a carga for inferior ao valor especificado, 3 mm são suficientes.
  2. A distância da superfície da terra em que as águas subterrâneas fluem. Recomenda-se levar em consideração o valor mais alto (durante enchentes ou derretimento de neve sazonal).
  3. Objetivo da estrutura - com transportadores de calor (sistema "piso quente") ou convencional. Um piso com um transportador de calor de água ou cabo implica uma lacuna de 2 cm entre o revestimento de concreto acabado e a parede ao redor do perímetro da sala.As camadas inferiores são adjacentes às paredes.

Polyfoam como isolamento
Polyfoam como isolamento

Resposta da questão

Tabela 2. Perguntas mais populares

PerguntaResponder
Tijolo quebrado e resíduos de construção são adequados para substituir a pedra britada na camada de enchimento?Tijolo lascado não resiste à proteção contra umidade da laje. Também não são adequados como cama de nivelamento devido à diferença nas dimensões dos elementos individuais, que não podem ser compactados de forma adequada e não garantem o funcionamento normal de toda a estrutura do piso.
É possível abandonar a malha para reforço e substituí-la por barras não conectadasO reforço irá “funcionar” corretamente somente quando usar hastes rigidamente fixadas que formam células de malha de 10 x 10 cm.
É possível usar argila expandida na cama em vez de britaA argila expandida não é adequada como material que protege o piso por baixo da ação capilar da umidade, pois absorve a própria umidade e se modifica sob sua influência. Embora este material leve e barato seja adequado como uma camada de nivelamento em solo seco e pode substituir o cascalho.
É possível derramar despejando em vez de um dispositivo de base?Se o objetivo do assentamento de brita e areia é criar uma camada que impeça a passagem de umidade, então o derramamento impedirá que a brita cumpra sua função.
O polietileno sob a mesa rugosa é capaz de substituir a camada impermeabilizanteNão, uma vez que esta camada é uma camada tecnológica que protege o leito da camada de cimento.
É possível abandonar o reforço da mesaNão. Você só pode abandonar este processo ao instalar uma base.
É possível recusar-se a realizar o assentamento e colocar a camada impermeabilizante e isolante diretamente sobre o aterro.Coloque a camada de impermeabilização sobre uma base plana e sólida - isso permite estender sua vida útil. O mesmo se aplica à colocação de isolantes, que devem ser fixados sem movimentos e não provocar a formação de fissuras na superfície do piso.

Convidamos você a se familiarizar com Instalação de tomadas para interruptores e suportes

O papel da camada isolante é o seguinte:

  1. Reduzindo ou eliminando a perda de calor.
  2. Para proteger a estrutura da umidade vinda do solo.
  3. Na insonorização da sala.
  4. Na exclusão do processo de vaporização.
  5. Na criação de indicadores microclimáticos ideais.

Isolamento térmico e reforço de malha
Isolamento térmico e reforço de malha

Ao instalar um piso simples no solo, é possível usar filme de polietileno comum. O processo é como se segue:

  1. Ao assentar o polietileno (150 mícrons) sobre uma base acabada e compactada, as telas de filme são sobrepostas (15-20 cm) e as juntas são cuidadosamente coladas com fita adesiva. As arestas ao redor do perímetro da sala são trazidas até as paredes a uma altura de 10 - 20 cm. Para ter certeza da confiabilidade da camada impermeabilizante, o procedimento de colocação do filme pode ser feito duas vezes, cada vez fixando cuidadosamente o material.
  2. A espessura do isolamento (espuma ou poliestireno expandido) não deve ser inferior a 10 cm, pelo fato de a espuma ter medo de umidade, ela é protegida de ambos os lados da maneira descrita acima.
  3. No topo do isolamento, é colocada uma malha de reforço com células de 10 x 10 cm e um diâmetro de fio de 3 h mm.
  4. A seguir, a betonilha é vazada até uma altura de 5 cm.

Mesa flutuante com espuma
Mesa flutuante com espuma

Essa forma de organizar o chão tem seus prós e contras. Das qualidades positivas, o seguinte pode ser observado:

  1. Adequado para a maioria dos substratos de solo.
  2. O isolamento de alta qualidade da fundação aumenta sua resistência à carga durante a elevação do solo pelo gelo.
  3. O consumo de argamassa é menor do que na instalação de uma fundação de laje.
  4. Este piso é durável.
  5. Não há necessidade de realizar isolamento adicional de tubos e outras comunicações que passam pela estrutura do piso.
  6. Adequado para a colocação de material de acabamento.
  7. Não há necessidade de criar ventilação de alta qualidade do espaço subterrâneo.

As desvantagens incluem o fato de que o custo da obra pode aumentar ao erguer uma base alta.

Reforço de piso
Reforço de piso

A localização do reforço na matriz da mesa depende da presença de transportadores de calor. Se for um pavimento quente, a malha de reforço é colocada acima dos tubos e cerca de 3 cm de camada de betonilha são colocados no topo. Em um piso comum, a tela é colocada aproximadamente no meio da matriz da mesa (3 cm para o topo).

Betonilha de chão
Betonilha de chão

Betonilha de aquecimento por piso radiante

Piso isolado de tábuas simples no solo

o que colocar no chão do país
Ao contrário do piso frio, aqui as camadas de aquecimento são dispostas sob a almofada de areia.
Em contraste com o piso frio, camadas de aquecimento são dispostas aqui sob a almofada de areia. Para isso, após a retirada da camada fértil, o local sob o futuro edifício é abarrotado. Em seguida, a primeira camada de isolamento térmico é colocada. O material para isso pode ser os sacos de embalagem que sobraram da mistura de cimento. Devem ser colocadas em 2 camadas e cobertas com uma camada de brita de 8 a 10 cm de espessura.A pedra britada é compactada e despejada com leite de cal.

Em seguida, as camadas restantes são colocadas: material de cobertura, painéis de fibra e argila expandida (espessura de 8 a 10 cm). Eles são despejados com concreto "magro" (com alto teor de filler (cascalho e brita)).

Opções de camada

O isolamento do piso no solo é realizado de duas maneiras: diferem na versão da camada subjacente. O principal critério para a escolha do número de camadas de isolamento do piso é a composição do solo, o nível do lençol freático. Se houver a possibilidade de elevar esta última à camada termo-isolante, medidas adicionais de impermeabilização devem ser tomadas. Em cada um dos casos, o dispositivo de isolamento do piso deve corresponder a um determinado esquema.

Tal bolo para isolamento de piso pode ser considerado o principal. A construção desta opção de piso inclui as seguintes camadas.

  • Condensado. Freqüentemente, o solo que foi retirado ao cavar a fundação, é claro, exceto o solo preto e a turfa, é despejado de volta. Além disso, é socado a cada 200 mm. Esta é uma das medidas para eliminar ou pelo menos reduzir o risco de fissuras do futuro pavimento.
  • Pisando com pedra triturada. A brita húmida da fracção 20-60 mm é recoberta com uma camada de 70 mm, nivelada e compactada com um compactador. Sua principal tarefa é recompactar o solo.
  • Substrato de concreto. Seria mais correto considerar o concreto magro como uma camada tecnológica, em vez de uma camada construtiva do bolo. Está disposto como base para impermeabilização. A espessura ideal para a camada subjacente é de aproximadamente 60–70 mm. Para a sua fabricação, utiliza-se o concreto M100. O concreto é colocado de maneira uniforme, sem mudanças bruscas, pois disso dependerá a densidade do isolamento e da impermeabilização.

Sugerimos que você se familiarize com: Penoplex em laje de concreto
Em uma nota

Depois de colocar o isolamento, a diferença de altura não deve ser superior a três a cinco milímetros por trilho de 2 metros.

  • Impermeabilização. Como material impermeabilizante, em regra, utiliza-se um material de cobertura fundido, um polímero-betume ou membrana de PVC ou um simples filme de polietileno colocado em duas camadas. Isolamento. O isolamento principal é colocado, como regra, horizontalmente seco. A qualidade e integridade do isolamento determinam a eficácia das juntas entre as folhas ou placas. Pontes frias podem se formar nas laterais das paredes da fundação. Para eliminar este fenômeno, é necessário colocar adicionalmente o isolamento em 40-50 mm e verticalmente. Fixe com buchas. A superfície superior da camada principal de isolamento deve estar localizada a um nível correspondente à impermeabilização horizontal da fundação. Existem várias opções para escolher um aquecedor.
  • Barreira de vapor. A solução ideal em termos de relação qualidade / preço são as membranas de polímero-betume à base de poliéster e fibra de vidro. As membranas de PVC são mais duráveis, não sofrem deterioração, porém, esse material é mais caro. É possível realizar uma barreira ao vapor a partir de um filme de polietileno, necessariamente disposto em duas camadas.

Atenção

No processo de concretagem, o filme de polietileno pode ser facilmente danificado e é quase impossível controlar sua integridade.

  • Filtro de cimento. É feito de uma solução M100 e reforçado com uma malha de arame de ø 4-6 mm, e o tamanho da malha é de 100 por 100 mm.

Em uma nota

Os profissionais recomendam que ao colocar a mesa, vá até a fundação no mínimo 10-15 mm. Isso ajuda a evitar a ocorrência de grandes rachaduras em torno do perímetro das paredes.

Almofada de areia

A diferença entre esses pisos está na ausência de preparação de concreto, que é substituída pelo assentamento de uma almofada de areia de 150 mm. A sequência para fazer o bolo de chão é a mesma. Com esta versão do dispositivo de pisos de solo, é claro que é mais difícil garantir a uniformidade da base em toda a superfície.

Piso único frio com contrapiso.

andar no 2º andar da casa de campo
As toras ou vigas deste revestimento são instaladas em postes de sustentação de tijolos ou blocos de espuma de concreto.
As toras ou vigas deste piso são instaladas nos postes de sustentação de tijolos ou blocos de concreto esponjoso. Você precisa fazer este tipo de piso se as vigas não estiverem embutidas na estrutura da casa. Este tipo de piso também é denominado "flutuante".

Os postes são montados em fundações, vários recheios ou solo compactado. A seção dos postes depende de sua altura. Esses suportes podem ser feitos ao longo de toda a grade do piso ou apenas ao longo do perímetro do edifício.

Em cima deles, você precisa colocar camadas de impermeabilização (material de cobertura ou suas substituições modernas) e juntas de cunha de 2-5 mm. Em seguida, defasagens ou feixes são fixados neles. Para evitar que os pisos de madeira se deteriorem rapidamente, eles devem ser tratados com um anti-séptico, e vernizes para cobrir a superfície.

Dica: É melhor usar um verniz de poliuretano de dois componentes à base de água. Esses vernizes são caros, mas o piso será durável. Requer menos manutenção. Os vernizes acrílicos e epóxi são muito populares.

Pisos flutuantes não são recomendados para casas de verão leves. Devido à falta de aquecimento, no inverno, devido ao congelamento do solo, ocorre um "caminhar" irregular dos pilares e, portanto, do revestimento do piso. Para evitar isso, o fundo do subsolo é isolado com uma camada de argila expandida, brita ou cascalho.

Disposição do piso no campo ou em casa particular

Em seguida, tábuas de piso são fixadas às vigas, ou toras colocadas sobre elas, com a ajuda de pregos. Dica: Insira os pregos nas tábuas do piso corretamente em um ângulo de 45 graus em relação à superfície.

Condições de construção

Laje de concreto monolítico armado, que é um sistema de piso no solo, é feito sobre uma base compactada de pedra britada de areia. O leito de lastro forma a base e o revestimento na altura exigida e transfere a carga da laje para o solo.

O custo das medidas para proteger a laje da umidade depende da profundidade da passagem das águas subterrâneas. A uma profundidade de 3 metros ou mais, não haverá problemas.

Método de eliminação da ponte fria
Método de eliminação da ponte fria

Para proteger a estrutura por baixo dos efeitos da umidade e da perda de calor, uma camada de calor e impermeabilização, colocada sobre uma base de apoio, permite. O solo pode ser protegido do gelo levantando-se cortando a ponte fria, que causa o congelamento da umidade. Para isso, o porão da casa do lado de fora é isolado com folha de espuma.

Que densidade de espuma você deve escolher?
Que densidade de espuma você deve escolher?

Não existem requisitos especiais para a escolha da altura da estrutura do piso em relação à fita de fundação. O único parâmetro que precisa ser considerado é a localização da porta de entrada e o nível do solo em relação a ela. É importante evitar uma diferença grave na altura do nível do alpendre e do piso da divisão interior, tendo-se previsto esta nuance ainda na fase de projecto.

Opções para a localização do sistema de piso em relação à fundação
Opções para a localização do sistema de piso em relação à fundação

Com o correto fabrico do vão da porta na fase de vazamento da fita de suporte, o fabrico do pavimento no solo reduz-se ao facto de o seu topo, tendo em conta a camada de acabamento, coincidir com o nível da soleira.

Recomendações para a localização do piso em relação à porta
Recomendações para a localização do piso em relação à porta

No processo de concretagem da fundação em faixa, já é necessário ter uma ideia da localização da porta e seus parâmetros.

Escolha de materiais

Uma camada áspera de cerca de 8 cm de espessura é colocada sobre uma camada de filme de polietileno, e sobre ela mais duas camadas de polietileno são colocadas sobrepostas para criar impermeabilização. Nesta fase, é necessário garantir a estanqueidade da ligação das folhas de polietileno entre si.

Uma construção multicamadas envolve a colocação sequencial de camadas: areia e sobre pedra britada ou argila expandida. Em seguida, é formada uma sapata, camadas de proteção e uma mesa de acabamento, que servirá de base para o material de acabamento. Se o solo estiver muito úmido, é recomendável evitar o uso de argila expandida devido à capacidade do material de absorver o excesso de umidade e mudar sua forma sob sua influência.

A areia e o cascalho nesta estrutura protegem a sala da entrada de umidade. Neste caso, ambas as camadas são totalmente compactadas e a pedra britada é tratada com mastique de betume.

Impermeabilização do piso com material em rolo
Impermeabilização do piso com material em rolo

Descrição técnica do sistema de isolamento de piso no solo com o uso de isolamento térmico PENOPLEX®Geo

A camada de isolamento térmico é criada usando os seguintes materiais (opcional):

  • espuma de poliestireno extrudida;
  • lã mineral
  • vidro de espuma;
  • Isopor.

Vidro de espuma
Vidro de espuma

Na fase final, é colocada uma mesa de acabamento reforçada. É importante torná-lo o mais uniforme possível, pois a solução é despejada ao longo das balizas, controlando o processo com o auxílio de instrumentos de medição (nível).

A presença da fundação não afeta as propriedades do piso no solo, apenas muda a natureza da sua interação com o elemento estrutural principal do edifício.

Fundação universal
Fundação universal

Dependendo do tipo de fundação - tira ou colunar, o método de junção do sistema de piso depende.

Suporte de fita
Suporte de fita

Os apoios colunares são dispostos de forma a que o piso fique em contacto com a grelha, se esta for baixa ou situada por baixo.

Pilar com grelha baixa
Pilar com grelha baixa

Quando a grelha é alta, o vão formado entre ela e o piso é fechado durante o processo de vazamento com o auxílio de tábuas e deixado no interior da estrutura.

Abutment da estrutura do piso sob a condição de uma grade alta
Abutment da estrutura do piso sob a condição de uma grade alta

Quanto à fundação da laje, trata-se de uma estrutura de piso apoiada em subleito. A arrumação do pavimento no solo, sujeita à existência de uma fundação em banda, é efectuada de forma a que o pavimento fique contíguo à sua parede interior.

Tipos de estruturas

Independentemente do tipo de estrutura do piso no solo, ela consiste em várias camadas básicas.

Tabela 1. Construção do piso

Construção de pisoProcesso de estilização
Passagem de água subterrânea acima de 2 m1. A base do solo é compactada. 2. Despeje uma camada de areia. 3. Despeje uma camada de pedra triturada. 4. Coloque uma camada de polietileno. 5. A fundação é derramada. 6. Coloque uma camada impermeabilizante de material de cobertura. 7. Coloque uma camada de isolamento. 8. Deite a betonilha de acabamento. 9. Coloque o acabamento.
Com baixo fluxo de água subterrânea e roupa de cama1. A base do solo é compactada. 2. Despeje uma camada de areia. 3. Despeje uma camada de pedra triturada. 4. Coloque uma camada de polietileno. 5. A fundação é derramada. 6. Coloque uma camada de isolamento. 7. Preencha a solução. 8. Coloque o material de acabamento.
Baixa passagem de água subterrânea sem fundação e cama1. A base do solo é compactada. 2. Despeje uma camada de areia. 3. Despeje uma camada de pedra triturada. 4. Derrame com uma solução de concreto líquido. 5. Coloque uma camada de isolamento. 6. Despeje a solução. 7. Coloque o material de acabamento.
Passagem baixa de água subterrânea sem cama com fundação1. A base do solo é compactada. 2. Coloque uma camada de polietileno. 3. Efetue o derramamento da base. quatro.Coloque uma camada de isolamento. 5. Despeje uma mesa de acabamento. 6. Coloque o acabamento.
Construção do sistema de aquecimento por piso radiante1. A base do solo é compactada. 2. A camada de areia é derramada e compactada. 3. Despeje e compacte a camada de pedra triturada. 4. A fundação é derramada. 5. Coloque uma camada impermeabilizante de material de cobertura. 6. Colocar uma camada de isolamento 7. Verter uma betonilha de acabamento reforçada (sem folga) com transportadores de calor. 8. Coloque o acabamento.

Piso de tábua dupla com contrapiso

pisos simples no interior
Ela difere das únicas porque a camada inferior de inclinação é fixada na parte inferior das travas ou vigas colocadas, com a ajuda de trilhos
Ele difere dos únicos porque a camada inferior de inclinação é fixada na parte inferior das travas ou vigas, com a ajuda de trilhos. Placas de isolamento e material de barreira de vapor são colocados sobre as placas ásperas. Como tábuas ásperas, tábuas minguadas, tábuas ásperas, partes de paletes de madeira, etc. podem ser usadas.

Para evitar que as tábuas do piso apodreçam, é necessário fazer um espaço de ar entre a camada de acabamento das tábuas e o isolamento para ventilação. Às vezes, uma versão simplificada e orçamentária de tal piso duplo é feita - sem colocar placas de isolamento.

Tecnologia de manufatura

Antes de começar a derramar o piso, é importante preparar cuidadosamente a base, composta por várias camadas. As principais recomendações são usar filler de grão fino na mistura de concreto e colocá-lo ao longo das balizas de uma só vez.

Esta camada é constituída por uma almofada compactada de areia com uma altura e uma camada de pedra britada (fração 30-50 mm) com uma altura de 7 a 10 cm cada. O objetivo desta camada é proteger o fundo da laje da umidade do solo e como base de nivelamento.

As características do solo que devem ser levadas em consideração antes de prosseguir com a instalação do piso incluem o seguinte:

  1. É importante retirar a camada vegetativa do solo ao preparar a base. Caso contrário, devido ao encolhimento, a estrutura de concreto simplesmente entrará em colapso.
  2. A areia é usada quando a água subterrânea é baixa na superfície, pois é capaz de absorver umidade.
  3. Ao usar pedra britada em solo úmido, o aumento capilar de umidade é excluído.

Cama de areia e cascalho
Cama de areia e cascalho

Unidade especial com abastecimento de água para compactação de areia
Unidade especial com abastecimento de água para compactação de areia

Para reduzir o custo da obra e obter um resultado de alta qualidade mesmo na fase de preparação e design, é necessário levar em consideração algumas das nuances:

  1. Após a colocação do material de acabamento, o nível do piso acabado deve coincidir com o nível da soleira da abertura de entrada.
  2. É necessário não permitir que a argamassa do piso assente em fragmentos da cave ou fundação que se projetam das paredes internas.
  3. No processo de compactação da camada de areia, ela é irrigada, ao invés de derramada com água por completo.

O objetivo do material impermeabilizante é evitar que o isolamento e a betonilha fiquem molhados quando expostos à umidade.

As recomendações para impermeabilização são as seguintes:

  1. Quando os materiais do rolo de betume são direcionados, duas camadas são criadas. A sobreposição é de pelo menos 15 cm em uma posição perpendicular.
  2. Ao usar um filme, a direção de colagem das folhas não importa. O principal é sobrepor e colar cuidadosamente as juntas.
  3. A membrana EPDM é colocada em uma camada.

Boa mesa
Boa mesa

Um dispositivo de base com uma altura de 5 a 10 cm permite fazer uma base plana e rígida para uma camada impermeabilizante (colagem de filme, fusão de betume). Caso contrário, ao usar materiais betuminosos laminados ou filme de PVC, sua instalação é significativamente complicada devido à divergência de juntas em solo não protegido.

Impermeabilização betuminosa
Impermeabilização betuminosa

Colocação de isolamento

Tiras de isolamento ou fita com o mesmo nome são usadas como camada amortecedora. A fita é colada diretamente na parte interna da fundação ou pedestal em todo o perímetro da sala.

Sendo, na verdade, uma sobreposição, o piso ao longo do solo não está rigidamente fixado às paredes da sala. Portanto, ele tem as seguintes qualidades na área de isolamento:

  1. Os pontos de contato entre o piso e a base, devido à presença da camada inferior de isolamento, são totalmente protegidos contra perdas de calor.
  2. Com a ajuda de uma camada de amortecimento instalada à volta do perímetro da divisão entre a betonilha e a parede, a divisão pode ser protegida de vibrações e ruídos.
  3. Os trabalhos de vedação e nivelamento necessários para o assentamento das lajes não são necessários neste caso.
  4. A vantagem é a falta de espaço livre (contrapiso) sob a estrutura do piso.

Isolamento de piso com penoplex
Isolamento de piso com penoplex

Pallet floor

revestimento de piso para chalés de verão
Uma das opções de piso mais econômicas para uma pequena casa de verão ou banheiro
Uma das opções mais econômicas para o revestimento de uma pequena casa de veraneio ou banheiro é usar tábuas de madeira para paletes. As tábuas de paletes são ordenadamente, sem danificar a madeira, separadas das paletes, impregnadas com um anti-séptico e empilhadas em toras. Em seguida, podem ser limpos e usados ​​para vernizes enobrecedores, ou podem ser nivelados com compensado e revestidos com linóleo.

Dica: você só pode fazer o piso com as tábuas desses paletes. A origem e os termos de uso dos quais você tem conhecimento.

O revestimento do piso do segundo andar não precisa de isolamento. Essa sobreposição é realizada individualmente. As tábuas do piso são fixadas às vigas do piso e, por baixo (como o teto do primeiro andar), são cobertas com compensado, chapas de fibra ou painéis.

Sistemas de carregamento de forma integrada

Composto de piso autonivelante
Muitos fabricantes usam cargas minerais e aglutinantes de gesso como componentes de uma mistura autonivelante e os modificam com vários aditivos de alta qualidade.

Isso permite maior resistência do piso e uma aparência atraente. Essas superfícies são adequadas para uso sem qualquer acabamento adicional.

A espessura da camada de tal revestimento pode variar de 5 a 100 mm. A despretensão da solução à base de gesso para o material de base merece atenção especial.

Assim, um piso autonivelante autonivelante pode ser derramado em quase qualquer superfície, a base pode ser não apenas concreto e madeira, mas até areia ou solo.

Freqüentemente, vários polímeros são usados ​​como aditivos para misturas de gesso. Eles fortalecem significativamente a base, aumentam sua resistência a cargas intensas e permitem reduzir o período de solidificação completa do piso autonivelante para uma ou duas semanas.

A utilização de misturas à base de gesso como revestimento permite uma economia significativa de recursos, pois não exige custos adicionais para o posterior acabamento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores