Fita mais úmida - o que é, o dispositivo, para que é usado, os principais tipos


O que é uma fita amortecedora de betonilha de piso

Fita mais úmida

Antes de considerar as características do uso de uma fita amortecedora para a mesa de piso, você precisa esclarecer o que é. Para começar, a expansão de uma mesa de cimento é um fenômeno generalizado que pode causar danos reais quando o revestimento foi instalado, violando as tecnologias existentes. Os processos que ocorrem no seu interior podem provocar o aparecimento de fissuras na superfície, podendo provocar a violação de outras estruturas.

Durante a confecção da camada de amarração, é utilizada uma fita, que tem o aspecto de uma tira de comprimento suficiente, enrolada em forma de rolo, feita de um tipo de espuma de polietileno. Este material é macio e plástico, pode ser facilmente comprimido sob pressão externa e, portanto, anula a expansão resultante da mesa.

Importante! A tela amortecedora é capaz de atuar como uma camada intermediária entre as paredes e o concreto, evitando que se destruam mutuamente sob a pressão formada como resultado desse contato próximo.

Além de sua função principal, a tela é capaz de cumprir uma série de outras finalidades: fornecer isolamento acústico e conservação de calor, dividir uma grande sala em compartimentos durante o derramamento.

Material de fabricação, por que é usado

Fita mais úmida

O amortecedor, conforme descrito acima, é uma tira criada com espuma de poliuretano moderna, materiais de poliestireno expandido, complementada com uma camada de cola. As qualidades físicas das matérias-primas permitem que o produto acabado adquira uma textura densa, base espumada, que permite suportar adequadamente cargas flutuantes dinâmicas ou estáticas.

As matérias-primas de alta qualidade se distinguem pela completa independência química das condições ambientais externas. Não emite odores estranhos durante o contato com outros materiais, nem alterações nos indicadores de temperatura do ambiente.

A tela tem higroscopicidade zero, não tem poro único, portanto não pode se acumular umidade aqui, assim como mofo, vários tipos de fungos e outros organismos vivos se formam.

A flexibilidade decente da espuma de poliuretano permite que você atribua à tela qualidades de absorção de som. Em contato com espuma de polietileno, as vibrações sonoras são amortecidas. Além disso, o filme tolera facilmente apertar e abrir repetidos. Isso permite que a mesa de concreto "respire", o que aumenta sua vida útil várias vezes.

Vantagens da fita de buffer

Uma fita amortecedora com ou sem saia distingue-se por inúmeras vantagens indiscutíveis devido à presença das características técnicas da matéria-prima na tela.

Vantagens significativas:

  • nível mínimo de condução de calor;
  • absorção de sons estranhos;
  • impermeabilidade completa da água;
  • resistência a mudanças no nível de temperatura;
  • durabilidade alcançada sujeita às regras básicas para o trabalho de instalação;
  • segurança ambiental, que é mantida durante todo o período operacional.

Todas essas vantagens explicam o uso ativo da aresta de construção, tanto para separação de paredes e estruturas de piso, quanto para fechamento de juntas e juntas.

Especificações

A fita de deformação é poliestireno expandido ou polietileno. Os parâmetros do material variam dependendo da aplicação. Ele difere em espessura, largura e comprimento. Freqüentemente, uma camada autoadesiva é aplicada em um lado desse material.

A fita de deformação tem dois outros nomes - borda ou borda.

O produto é vendido na forma de uma lona estreita, enrolada em um rolo, cujo comprimento pode chegar a 100 metros. Os mais comuns e exigidos são rolos de 20 metros. A largura pode ser de 5 a 15 cm e a espessura de até 1 centímetro.

Ao longo de todo o comprimento da faixa, a cada meio metro existem pequenos entalhes para facilitar o arrancamento durante a instalação. A orla é um produto de qualidade, pois é confeccionada em um material que possui as seguintes características técnicas:

  • não absorve água, o que exclui o aparecimento de bolor, podridão e bolor. Isso é especialmente importante se a fita for usada em prédios de madeira;
  • se a fita adesiva for colocada corretamente, não se deformará mesmo sob a influência de um ambiente agressivo;
  • retorna facilmente à sua forma original após cargas prolongadas e compressão;
  • a instalação não requer conhecimentos e experiência especiais.

Tipos de fitas amortecedoras

Tipos de fitas amortecedoras

O pano de proteção está disponível em vários tipos:

  • padrão;
  • ter uma espécie de “saia”;
  • equipado com uma camada autoadesiva.

A seleção correta da variedade de matérias-primas permite compensar facilmente os indicadores de pressão decorrentes, devido à expansão natural da camada da mesa. Além disso, permite reduzir a perda de calor por meio de estruturas de parede, minimizando a penetração de ruídos e vibrações na sala e aumentando o nível de isolamento acústico.

Padrão

Fita de amortecimento padrão

O tipo de borda padrão não possui uma camada especial sobre a qual o adesivo é aplicado. A fixação deste tampão às superfícies da parede ocorre usando gado de dupla face. Outra opção de instalação pode ser o uso de um adesivo separado.

Uma característica dessa fita de compensação é a necessidade de preparação preliminar das superfícies para colagem. É importante remover os menores entulhos, que podem estar muito no canteiro de obras. Caso contrário, não se pode esperar uma adesão forte e confiável da tela às paredes e ao chão.

Com saia

Com fita amortecedora de saia

A bainha, dotada de "saia", tem uma característica importante, a presença de uma tira especial confeccionada em material durável sobre base de oleado. Esta parte está sujeita a espalhamento sobre a superfície do piso, o que permite a máxima vedação possível de todas as costuras aqui disponíveis.

Uma característica distintiva de tal modelo é uma trança com uma adição inferior medindo 3-10 cm. Ela é colocada na base do revestimento, o que aumenta significativamente o nível de estanqueidade.

Autoadesivo

Fita adesiva autoadesiva

Um amortecedor desse tipo tem a característica distintiva de ter uma fita adesiva na parte de trás com um verso protetor. Este último não permite que a teia adira à superfície até o momento em que é necessária durante os trabalhos de instalação. Esta camada protetora é removida diretamente durante a fixação da borda.

Aqui, assim como no primeiro tipo de matéria-prima, é necessária uma limpeza completa da superfície usada das menores partículas de entulho. Isso é necessário para garantir o ajuste mais preciso e justo do material à superfície selecionada.

Os especialistas acreditam que são as opções autoadesivas que se diferenciam pela economia de gastos, bem como pela máxima comodidade possível no trabalho de instalação. Portanto, esses modelos são mais frequentemente adquiridos para construção independente.

Como colocar o material

A largura da fita é escolhida de forma que, no futuro, ela se projete acima da superfície da mesa em 1-2 cm. Na verdade, a tecnologia de colocação deste material é a seguinte:

  • remova a película protetora da borda da fita;
  • pressione o material firmemente contra a parede no canto;
  • comece a desenrolar o rolo, removendo gradativamente a camada protetora.

Usando esta tecnologia simples, a parte inferior das paredes é colada com fita adesiva em todo o perímetro, sem juntas.Se o comprimento da tira não for suficiente para toda a sala, é feita uma sobreposição de vários centímetros nas juntas.

As fitas sem uma camada adesiva são geralmente fixadas na parede com parafusos auto-roscantes. Neste caso, são utilizadas juntas plásticas, adquiridas ou cortadas, por exemplo, de garrafas. O uso de juntas neste caso é obrigatório. Sem eles, o material será muito fácil de danificar com parafusos auto-roscantes. Os fixadores das próprias faixas de expansão devem ser usados ​​apenas com roscas grossas.

Depois que o concreto endurece, a borda externa saliente da fita amortecedora é cortada com uma faca de construção afiada. Obviamente, este procedimento só deve ser executado após o vazamento da betonilha já acabada.

Como escolher uma fita amortecedora

fita amortecedora

A compra de uma fita amortecedora para a mesa de piso é um evento importante. Quando esse processo ocorre por si só, sem o envolvimento de especialistas experientes, você precisa prestar atenção a uma série de parâmetros.

  1. A integridade do material e absoluta.
  2. Nenhum elemento de deformação visível.
  3. Revestimento liso e limpo.
  4. O forro protetor (sujeito à inspeção do amortecedor autocolante) não deve se afastar de sua base.
  5. A aparência do rolo deve ser atrativa, densa, não deve apresentar delaminação, rachaduras.

Versões danificadas, mesmo aquelas vendidas com um desconto significativo, devem ser descartadas imediatamente. Eles não serão capazes de fazer face às responsabilidades que lhes são atribuídas, portanto, tornar-se-ão um desperdício de recursos financeiros.

É importante lembrar que matérias-primas de alta qualidade não podem ter baixo custo, portanto tais descontos só podem indicar uma coisa: o material tem um defeito, possivelmente invisível à primeira vista para um leigo.

Ao escolher um revestimento adequado, você precisa estar atento para que haja um gráfico com linhas especiais nele. Isso ajudará a facilitar o trabalho de corte de excedentes que ultrapassem o nível da mesa.

A principal fita de compensação de alta qualidade serão as matérias-primas que atendam aos seguintes requisitos:

  • espuma de polietileno, espuma de poliuretano na composição;
  • incombustibilidade;
  • limpeza ecológica;
  • neutralidade química;
  • estrutura celular fechada.

Somente um material que atenda a esses requisitos será capaz de fazer frente às funções que lhe são atribuídas de proporcionar isolamento acústico, calor, umidade e alta resistência à luz solar direta.

Importante! Para que as matérias-primas não percam suas propriedades, o amortecedor deve ser armazenado à temperatura ambiente em ambiente seco.

Tamanho e comprimento do rolo

fita amortecedora

A espessura da fita amortecedora, bem como seu comprimento e largura, são parâmetros que devem ser considerados com cuidado ainda na fase de compra de matéria-prima.

Os fabricantes oferecem uma variedade de grades dimensionais, que diferem entre empresas da Rússia e marcas estrangeiras.

Os produtos são considerados ótimos se a largura for 150 mm, a espessura estiver na faixa de 4 a 10 mm. Um amortecedor semelhante está disponível para rolos com um comprimento de até 50 m.

Tabela: principais dimensões típicas da fita de expansão

ComprimentoEspessuraLargura
2510100
1110150
1110100
2510100
5010150
20880
258100

Todos os indicadores da tabela são mostrados em milímetros.

A largura da faixa da borda é selecionada com base nos indicadores da espessura da camada de concreto da mesa. Quando é feito um enchimento grosseiro da betonilha, pode-se parar em um produto com largura de 100 mm. A versão mais espessa da mesa é equipada com listras um pouco mais largas, cerca de 150 mm.

Na hora de fazer uma junta de parede é imprescindível levar em consideração a área de cobertura que será preenchida com argamassa de cimento, bem como as possíveis quedas de temperatura típicas de uma determinada sala.

Na hora de escolher um modelo adequado, é necessário levar em consideração as condições que ele terá durante toda a sua vida útil. Por exemplo, se você planeja instalar um sistema de "piso quente", o amortecedor deve ser resistente ao calor, porque o aquecimento pode ser realizado até 65 graus.

Companhias de manutafuramento

fita amortecedora

Hoje, especialistas experientes dão preferência aos modelos que são admitidos por empresas comprovadas que trabalham com produtos de construção há vários anos. Eles garantem o nível adequado de qualidade, alto desempenho e um longo período de uso.

Na maioria das vezes, as seguintes marcas podem ser encontradas no mercado:

  • Tilit-Super;
  • Knauf;
  • Teploflex;
  • Uponor;
  • Soundguard Band Rubber;
  • Banda Wolf Bavaria Viles;
  • Valtec;
  • Energoflex Super;
  • Uponor Minitec.

Tabela: juntas de expansão de borda tradicionais e fitas de amortecimento de marcas especializadas recomendadas

FabricanteBenefícios importantesdesvantagens
Uponor minitec
  1. Use como base de polietileno poroso.
  2. Conformidade com o padrão DIN 18560.
  3. A presença de uma camada adesiva nas costas.
  4. Aumento no desempenho de impermeabilização, aperto de fixação devido a um avental de polietileno
Alto custo de tela
Tilit-Super
  1. A base é espuma de polietileno.
  2. Um dos lados contém um avental de proteção.
  3. Possibilidade de colocação ao longo das paredes, uso para proteção contra perda de calor, penetração de ruído através das paredes
Ausente
Energoflex
  1. Possibilidade de utilização para compensar dilatações em betonilhas, sob as quais está montado o sistema "piso quente".
  2. A presença de uma "saia", que impede o espalhamento da solução sob a fita
Não é muito conveniente realizar a instalação com uma mesa cuja área seja superior a 10 metros quadrados
Knauff
  1. Consiste em espuma de polietileno.
  2. Há uma "saia" feita de um pano de filme.
  3. Proporciona alta qualidade do trabalho executado, inclusive na disposição do piso autonivelante
Alto custo de material
Valtec
  1. Fabricado na Itália, garantindo a alta qualidade do produto.
  2. O uso de espuma de polietileno.
  3. Resistente à temperatura, umidade, sol
Ausente
Soundground Band Rubber
  1. Cobertura universal.
  2. A presença de uma faixa autoadesiva.
  3. Excelente isolamento de vibração para todos os tipos de piso
Ocasionalmente, arruelas de isolamento de vibração adicionais são necessárias

Finalidade do material moderno

O principal objetivo da fita amortecedora é proteger o piso da deformação que pode ocorrer devido à expansão térmica durante uma mesa de concreto. As oscilações de temperatura que ocorrem durante a instalação de um piso aquecido podem levar à deformação do concreto, podendo danificar a base, assim como o aparecimento de rachaduras na cerâmica ou no parquet.

O objetivo do produto é, antes de tudo, a proteção, mas também é excelente:

  • cria calor adicional e impermeabilização;
  • absorve vibrações de várias origens;
  • preenche falhas formadas na superfície;
  • forma juntas de dilatação;
  • desempenha o papel de uma barreira ao despejar a mistura da betonilha.

Assim, as matérias-primas de polietileno são um elemento importante na arte da construção.

  • para superfícies de tijolo, buchas de plástico e parafusos auto-roscantes ou pregos de bucha são perfeitos;
  • adesivos são excelentes para placas pós-cumeeira;
  • os suportes longos são ideais para concreto aerado e paredes de concreto aerado.

Alternativamente, pregos líquidos podem ser usados.

Este produto é feito à base de espuma de polietileno, que tem a propriedade de comprimir, o que permite compensar a dilatação significativa do concreto.

Sem fita, uma mesa que se expande sob a influência das mudanças de temperatura encosta nas paredes, o que pode causar danos às estruturas do edifício.

Além disso, a fita amortecedora tem outras qualidades igualmente importantes, como:

  • baixa condutividade térmica;
  • boa absorção de som;
  • aumento do nível de impermeabilização;
  • resistência a mudanças bruscas de temperatura;
  • durabilidade e segurança ambiental.

Todas essas propriedades possibilitam o uso de fita de polietileno para vedar as lacunas existentes durante os diversos tipos de obras.No entanto, é usado principalmente como uma camada de separação entre pisos e paredes.

Existem dois tipos de tal produto - fita normal e autoadesivo. O primeiro é simplesmente colocado ao longo do perímetro da sala, ao longo das paredes. O segundo possui uma tira autoadesiva adicional. É protegido por um forro que vai sendo removido gradativamente conforme o material é colado nas paredes. Ambos os produtos podem ser com uma "saia" em oleado fino, cuja largura é de 3-10 cm. Na posição desdobrada, este elemento serve para selar as juntas entre o chão e a parede.

Fita mais úmida para o que é usado

Às vezes, eles encontram um substituto para a fita amortecedora na forma de um isolon, ou usam ripas de madeira, que são embrulhadas em polietileno. No entanto, os profissionais não aconselham o uso dessas opções alternativas, uma vez que o Izolon não possui propriedades de isolamento térmico e acústico, e a árvore tem vida curta, pois pode se decompor.

Instruções passo a passo para instalar uma fita amortecedora

A fita mais úmida com uma saia ou com uma camada auto-adesiva é fixada de maneira especial. Quando o produto não possui base adesiva, é necessário o uso de compostos adicionais para sua forte fixação.

Métodos alternativos de fixação:

  • fita adesiva: adequada para uso temporário, por exemplo, ao verter uma betonilha;
  • grampeador de construção: adequado para trabalhos de instalação em interiores, utilizado para fixação em paredes de madeira, concreto aerado ou espuma;
  • unhas líquidas: o melhor método mesmo para as superfícies mais irregulares.

Prender as medidas de fixação com parafusos auto-roscantes ou buchas é adequado apenas quando houver paredes de tijolos na sala. São casos excepcionais, pois o metal pode destruir a integridade da fita, o que reduzirá sua elasticidade e resiliência.

O processo de colocar um amortecedor em uma mesa de concreto inclui os seguintes pontos importantes:

  • preparar a superfície de trabalho, remover o máximo possível de toda sujeira, mesmo a menor;
  • comece a trabalhar antes que a betonilha seja derramada;
  • o assentamento começa a partir do canto, desenrolando gradualmente a quantidade necessária de matéria-prima. Quando for utilizada a versão com presença de fita autoadesiva, a camada protetora é removida sucessivamente durante a instalação. A versão padrão é fixada com cola ou outros métodos de fixação;
  • realizar o processo sem interrupção, criar uma sobreposição dos pontos de ligação dos diferentes rolos;
  • colocar o amortecedor um pouco além do nível da mesa de acabamento, o excesso pode ser removido com faca de construção;
  • preste a devida atenção às peças de canto, onde a folha de compensação requer uma fixação especialmente cuidadosa;
  • para aumentar os indicadores de aderência, a superfície da mesa pode ser pré-desengraxada e depois seca;
  • a instalação termina no mesmo local onde foi iniciada. A fita é cortada com uma faca, deixando uma ligeira sobreposição.

Importante! A borda deve estar em todos os elementos salientes, incluindo soleiras e colunas.

A versão acabada está sujeita a fixação completa, caso este parâmetro não seja cumprido, existe a possibilidade de a borda não cumprir as funções que lhe são atribuídas.

Quando o trabalho principal é concluído, um rolo é passado ao longo da borda para selar sua conexão com as superfícies.

Todo o trabalho é melhor feito não sozinho, mas com o envolvimento de um parceiro. Um desenrolará o rolo, removerá a fita protetora, se houver, o outro pressionará a teia.

Como pode ser aplicado

Ao colocar um piso de concreto em apartamentos da cidade e casas particulares, as fitas de amortecimento são geralmente colocadas em torno do perímetro das instalações. De fato, neste caso, devido à pequena área, o concreto se expande uniformemente.

Ao despejar pisos de concreto em salas muito grandes, por exemplo, oficinas de empresas ou armazéns, este material de borda é colocado de forma um pouco diferente. Nesse caso, a fita também é necessariamente colocada em torno do perímetro, ao longo das paredes.Mas, ao mesmo tempo, várias faixas divisórias são feitas a partir dele para a própria superfície de concreto. Afinal, uma mesa com uma área grande pode se expandir muito desigualmente em algumas áreas.

Em salas não muito grandes, a fita isolante também é usada algumas vezes para equipar pontes de compensação. Mas é usado neste caso apenas quando é impossível preencher um ciclo. Devido ao conteúdo desigual de água, as camadas de concreto derramadas em momentos diferentes também podem pressionar umas sobre as outras e desabar.

Em edifícios com layouts complexos, a fita amortecedora pode ser colocada não apenas ao longo do perímetro das paredes, mas também ao redor de colunas, todos os tipos de suportes, solas de escadas de concreto, etc. Além disso, sem falha, esse material de borda é montado ao despejar contrapisos em torno das fundações de fogões, lareiras e caldeiras.

O que pode ser substituído

fita amortecedora para betonilha de piso

Uma fita isolante com saia, ou sua versão padrão, é bastante cara. Portanto, às vezes surge a ideia de substituí-lo por outros materiais, possivelmente com um custo menor.

Substratos, espumas de espuma são criados a partir de polietileno espumado, o mesmo a partir do qual o revestimento de compensação é criado. No entanto, tais materiais terão que ser cortados, medindo a largura, organizando com competência as juntas.

Polyfoam facilmente perde sua forma original, logo forma fissuras. A madeira não é assim por causa de sua fragilidade, exposição à umidade e o rápido desenvolvimento de processos de decomposição. Qualquer um desses materiais requer custos adicionais para a compra de elementos de fixação especiais.

Ainda não há substituição completa do amortecedor, principalmente quando se planeja equipar a estrutura de "piso quente". Portanto, antes mesmo de despejar a mesa, é importante prever a necessidade de aquisição de uma quantidade suficiente de matéria-prima de alta qualidade.

Recursos de instalação

Fita com saia. Não se trata de acessórios femininos, mas de uma espécie de material de construção. É chamada de fita amortecedora. É ela quem acontece com saia, às vezes sem. Como assim? Vamos descobrir. Vamos começar com uma descrição do material, um conhecimento de sua finalidade.

Externamente, a fita amortecedora é uma fita de polímero de espuma. Isso é polietileno. A fita feita com ela é macia, flexível, ligeiramente elástica devido às bolhas no interior. As cápsulas de ar permitem que o material encolha e expanda e também bloqueiam as ondas de calor.

Os gases atmosféricos são maus condutores de temperatura. Isso permite que a fita adesiva para piso seja usada. A fita isolante se encaixa entre ele e as paredes.

Cortando o excesso de fita amortecedora

Aqui, o interlayer compensa a expansão térmica da laje de concreto. Eles são expressos com um sistema de piso quente.

É aquecido por meio de uma rede de fios elétricos ou tubos com água quente, despejados em uma laje de concreto.

À medida que a betonilha aquece durante a estação de aquecimento, a betonilha expande ligeiramente, comprimindo o amortecedor contra as paredes. Após desligar o aquecimento, o concreto assume seus contornos originais, como a fita de polietileno.

Isso evita a formação de vãos entre a mesa e as paredes, pressão excessiva da laje nas paredes laterais da sala. Além disso, o polímero em espuma evita a transferência de calor do piso para as paredes. Consequentemente, aquece mais rápido e é mais agradável aos pés.

É produzida uma fita de amortecimento para betonilha em rolos. Um tem de 10 a 100 metros de trança. Sua largura é de 5 a 20 centímetros.

A espessura da fita de amortecimento de polímero de espuma varia de 5 milímetros a um centímetro. No verso existe uma camada adesiva.

Ele fixa a fita isolante do piso às paredes.

A camada de cola da heroína do artigo é sólida ou listrada. No último caso, a composição de ligação é aplicada apenas a uma parte da superfície posterior da trança.

Para uma adesão confiável, 40% da união com a superfície da parede é suficiente. Antes do uso, a cola é coberta com um filme destacável, como na fita dupla-face.

A parte frontal do amortecedor é coberta com silicone. Não há poros nele. Com isso, o revestimento evita que a fita adira à laje de concreto.Na forma líquida, a argamassa pode penetrar nos poros da fita de espuma.

Devido ao silicone, a fita da borda do amortecedor é facilmente removida de sua ranhura. No entanto, a necessidade de desmontagem é rara.

A fita de poliestireno não se apodrece, é resistente a reagentes químicos, não deslumbra com o frio. Além disso, o material da heroína do artigo é amigo do ambiente.

Como se livrar do excesso que sai de debaixo do chão depois de despejar. Normalmente, os entalhes estão localizados a cada centímetro. Portanto, é preferível levar uma fita mais larga do que o vazamento planejado, por assim dizer, para rede de segurança. Você sempre pode remover o excesso.

Antes da invenção do amortecedor, a argamassa do piso era isolada das paredes com tiras de madeira envoltas em polietileno, espuma de borracha e isolon. Cada um tem suas desvantagens. A madeira, por exemplo, apodrece e é afetada por fungos, e isolon não absorve bem a água.

Convidamos você a se familiarizar com Como vedar um tubo em um telhado feito de papelão ondulado

No final do capítulo, notamos que "amortecedor" é uma palavra alemã. Traduzido, o conceito significa "silenciador".

Portanto, o nome da fita reflete sua capacidade de absorver calor e ondas sonoras, vibrações.

Retirando-os do concreto, a fita autoadesiva amortecedora umedece-os, compensando os processos negativos na amarração, alongando suas pálpebras e reparos em geral.

Colocação correta da fita amortecedora

Por não estar sujeito à decomposição, o amortecedor também não interessa aos roedores. Se os raios do sol incidem sobre o material, não importa. Ao contrário de muitos polímeros, a heroína do artigo não endurece com a radiação ultravioleta e não muda de cor.

No. 1 Regular é uma trança reta sem uma camada adesiva. Essa fita é simplesmente substituída contra as paredes, o que é inconveniente.

Portanto, os construtores fixam o amortecedor usual com pedaços de fita dupla-face ou adesivos separados em lápis e tubos. No entanto, eles nem sempre são úteis. A fita é fixada com segurança apenas em paredes limpas.

Se pequenos restos de construção permanecerem sobre eles, é melhor apenas colocar a trança.

# 2 Fita isolante autoadesiva ideal para paredes limpas e uniformes. A ausência de distâncias reduz o consumo da fita e exclui a sua colocação em ondas no lançamento da betonilha.

# 3 A fita com saia, anunciada na introdução do artigo, é uma fita auto-adesiva com enchimento de 3-10 cm no fundo. O aditivo é feito de polietileno comum e é colocado na placa de base. Esta é uma vedação adicional do piso e das paredes.

A trança em forma de L nº 4 substitui as fitas por uma saia, tendo uma estrutura diferente. Em vez de uma camada de polietileno colada por baixo, há uma incisão. Nele, o amortecedor se curva facilmente em ângulos retos. A parte inferior da fita fica na base do piso e a superior fica ao lado das paredes.

Fita de amortecimento de borda regular

O quinto tipo da heroína do artigo não pode ser comprado nas lojas. O design da fita pressupõe autoprodução. É sobre o amortecedor em forma de T. Necessário para a organização de "costuras" adicionais de deformação em grandes áreas.

Essas salas são consideradas como tendo mais de 40 quadrados ou com um comprimento lateral de mais de 8 metros.

A recomendação também se aplica ao enchimento simultâneo da betonilha em várias divisões.

Mesmo que sejam do mesmo lote, as condições de temperatura podem variar. Conseqüentemente, diferentes áreas do vazamento terão um coeficiente de expansão térmica diferente. O amortecedor é projetado para compensar as discrepâncias.

Um amortecedor em forma de T é composto por duas tiras de regular e autoadesivas. Eles são presos um ao outro com fita dupla-face. A fita adere ao chão com uma camada adesiva de fábrica

-penofol

Fita adesiva autoadesiva

-teplon

-isolona

Todos os 3 materiais são feitos de espuma de polietileno. Na verdade, esse é o amortecedor, mas sem camadas adicionais de cola e silicone, sem entalhes para rasgar a fita. Como regra, a espessura dos materiais alternativos também difere.

Usando um tapete de chão como amortecedor, por exemplo, terá que ser colocado em várias camadas.

Além disso, é necessário cortar tiras retas do polietileno laminado.Recomenda-se escolher o polímero mais denso possível.

Em geral, é mais conveniente trabalhar com uma fita especializada. Iremos lhe dizer como fazer isso no próximo capítulo.

A colocação da fita amortecedora é necessária não apenas para pisos de concreto, mas também para pisos de polímero. Os últimos são geralmente chamados de bulk.

O nome está associado à plasticidade dos polímeros. Eles se espalham mais facilmente na superfície do que o concreto.

Além disso, os pisos autonivelantes são menos porosos e mais estéticos, são coloridos, com efeito 3d.

Como o concreto, as mesas de polímero se expandem em temperaturas elevadas. Portanto, em pisos aquecidos com autonivelamento, um amortecedor é necessário não menos do que na areia de cimento. Você pode fazer sem fita adesiva apenas em contrapisos de madeira. Lá, a espuma de poliuretano sobe entre o chão e as paredes.

Antes de instalar o amortecedor, você precisa calcular a espessura da mesa. Geralmente consiste em um substrato de espuma impermeabilizante, um sistema de piso radiante, ou seja, tubos ou fios, e uma mistura de construção.

Às vezes, uma camada inferior de isolamento é adicionada a eles. Você precisa calcular a espessura total do novo piso. O amortecedor deve corresponder a ele e até ser 2-2,5 centímetros mais alto.

As etapas preparatórias para a instalação da fita incluem também o preenchimento de fissuras no fundo das paredes, nas suas juntas. Sele as lacunas com selante de silicone. Se as rachaduras forem largas, preencha com espuma de poliuretano.

A terceira etapa da preparação é o forro da sala com um substrato impermeabilizante.

Isso fechará o circuito com um amortecedor, excluindo a penetração de umidade de baixo para os cabos elétricos do piso aquecido.

Se o sistema for de água, o substrato excluirá a inundação de vizinhos se os tubos forem danificados.

- a fita é desenrolada e fixada em todo o perímetro da sala

- um amortecedor é adicionado ao redor das colunas e pilares, se eles estiverem na sala

- instalar barreiras em forma de T, se necessário

- isole as juntas das fitas com fita à prova d'água

Nenhuma ferramenta é necessária para editar a heroína do artigo. A instalação está ao alcance de qualquer pessoa. O principal é lembrar as leis básicas de assentamento de amortecedores.

De quais números estamos falando e se vale a pena o "jogo da vela", descobriremos no capítulo final.

Fita de afiação mais úmida com saia

O custo de um rolo de fita de 10 metros varia entre 80-700 rublos. A propagação está associada à produção da trança, seu tipo, largura e espessura, além de parâmetros de qualidade.

A principal delas é a densidade. Verificado no local. Aperte a fita e observe a velocidade de endireitamento. A fita de qualidade retorna ao seu contorno original em segundos.

Se a fita for boa, mas barata, é mais provável que seja de produção nacional. Os preços máximos são definidos para amostras importadas. Então, por um metro de fita autoadesiva alemã com uma saia Uponor de 15 centímetros de largura e 10 milímetros de espessura, eles pedem 60-75 rublos.

O análogo russo "Teplopol" já custa 30-40 rublos por metro quadrado. Se você tomar o amortecedor doméstico usual "Fregat", dê 6-10 rublos por 100 centímetros.

Há um mínimo de avaliações sobre a heroína do artigo. Isso se deve às dificuldades de verificação da qualidade da trança após sua instalação e enchimento do piso. A área onde o amortecedor está voltado para a superfície é coberta por um pedestal ou pedra decorativa ao longo da parede.

Em geral, depois de colocar a fita, eles esquecem.

Fitas amortecedoras em forma de L

Também é difícil determinar a qualidade da trança pelo estado atual do piso e, o mais importante, provar que os problemas com ela estão relacionados ao amortecedor.

A maioria dos consumidores que encomendam trabalhos de equipes terceirizadas nem mesmo sabe da existência da heroína do artigo em sua casa.

É mais fácil se concentrar nas recomendações de especialistas. Portanto, no fórum "Pergunta aos construtores: você precisa de uma fita isolante para a mesa de piso", disse Konstantin: - "Um absorvedor é obrigatório no sistema de pisos flutuantes com refrigerantes.

Além disso, a fita é necessária em salas grandes.

Se não houver filme

Se as vibrações, que são percebidas como ruídos estranhos, forem de pequena amplitude, então durante a dilatação térmica da mesa com a ausência de folgas da parede à base de concreto, existe a possibilidade de fortes tensões, de que rachaduras e todos os tipos de chips aparecem inevitavelmente. Além disso, esses fenômenos desagradáveis ​​podem ocorrer tanto na mesa quanto na parede. Consequentemente, a fita de afiação amortecedora é necessária não apenas como um fornecendo isolamento acústico (no entanto, esta tarefa também é muito significativa), mas também para proteger o piso aquecido da destruição prematura.

Voltar ao conteúdo

Tecnologia de assentamento

A fita isolante é colocada em todo o perímetro da sala, entre a mesa e a parede.

Primeiro, a superfície é preparada. Então, quando secar, cole o amortecedor em sua largura na base da parede.

Se a fita da borda for autoadesiva, ela é simplesmente colada na parede, removendo o suporte. A tira com a saia é dobrada até o chão para que a solução não entre nas rachaduras. Se a fita de bordar não tiver adesivo, cole-a em pregos líquidos, aparafuse com parafusos auto-roscantes. Às vezes, a fita isolante é fixada na parede com pequenos pregos, um grampeador de construção, cola, fita dupla-face. Você pode pressioná-lo com uma solução. A faixa deve ser montada acima do nível da mesa do piso.

Quando o piso está pronto, ele não é removido, apenas o excesso é cortado. Se forem instalados rodapés, não é necessário cortar o excesso. Ao instalar um aquecimento de piso elétrico ou a água, a fita isolante deve ser colocada entre o elemento de aquecimento e a camada de barreira de vapor. Às vezes, a tira pode ser colocada sob a barreira de vapor. Também é necessário instalar um amortecedor no sistema de piso aquecido em todo o perímetro e só então prosseguir para as portas.

Uma tira longa deve ser usada em vez de economizar dobrando o amortecedor com várias tiras de corte sobrepostas. Esse desempenho ruim pode levar a problemas durante a operação do sistema. Após a instalação, a fita deve ser alisada, pressionando-a com cuidado para eliminar pequenos defeitos. Isso não deve ser feito com as mãos, mas com um rolo de construção, observando as regras de instalação para que os solventes não entrem na fita e não piorem suas características técnicas.

É uma tira simples de espuma de polietileno para compensar a expansão do concreto. Não há composição de cola nele;

Há uma fita adesiva no lado sujo. É menor, coberto por um forro. O forro é removido e a fita é aplicada na parede com o lado adesivo. Isso é muito conveniente, porque ao lançar uma mesa de concreto, ela se encaixa perfeitamente contra a parede e não se move. A composição adesiva sob a película protetora tem alta adesão. A tira adere rápida e firmemente a qualquer material de construção: madeira, gesso, concreto;

  • Fita de afiação com saia.

A saia é um pedaço de material oleado durável que se afasta da parte de polietileno. Quando a fita amortecedora é fixada na parede, ela fecha o canto entre o chão e a parede, vedando-a. A largura da saia é de 3 a 10cm. Essas fitas amortecedoras são encontradas tanto comuns quanto autoadesivas;

  • As fitas amortecedoras em forma de L consistem em 2 partes - largas e estreitas. Com sua parte larga, eles são fixados à parede, estreitos até o chão. Essas tiras são dobradas em ângulos retos. Para colocar melhor essa fita, existem cortes na dobra. Uma saia pode ser anexada à faixa de borda em forma de L. Esse amortecedor é comum, sem cola, e uma composição adesiva pode ser localizada em cada uma das partes. Essa fita de borda fecha melhor a parede da mesa e evita que a argamassa entre nas fissuras entre a fundação e a parede;
  • Existem fitas em forma de T.

São utilizados para pavimento radiante, para paredes compridas (se a parede for superior a 80m), bem como para betonilhas de grande dimensão (mais de 40 metros quadrados) como junta de dilatação.

Sugerimos que você se familiarize com Como fazer uma mesa de concreto

A fita amortecedora é vendida em rolos de 10 a 100m com larguras de 50 a 150mm.

A espessura também é diferente. Varia de 0,1 mm a 1 cm. A melhor espessura é 5 mm. Ao mesmo tempo, argumenta-se que quanto mais espessa a mesa, mais espessa deve ser a fita da borda.

Para retirar de forma rápida e cómoda o excesso de fita no assentamento da tira, são feitos entalhes longitudinais a cada 4-6 mm. Ao puxar pela borda, pode-se arrancar uma parte da fita em todo o seu comprimento.

Para comprar uma fita com uma certa largura, você precisa calculá-la. Para fazer isso, encontre a soma da espessura do preenchimento áspero e a camada de acabamento do revestimento do piso.A esta quantidade você precisa adicionar alguns cm1-1,5 para o estoque.

O comprimento é determinado em torno do perímetro da sala. Os aumentos são feitos para colunas, partições e uma pequena margem apenas no caso. A espessura depende da altura da mesa.

  • A tira do amortecedor deve ser inspecionada. Se apresentar avaria mecânica, pode ser de má qualidade, não exercerá o seu efeito compensatório sobre a betonilha, o que levará à sua destruição e, posteriormente, danificará o revestimento do piso.
  • A fita deve ser bem torcida, caso contrário, o adesivo pode se mover para longe da parede durante a instalação. Uma fita mal colada destruirá a mesa.
  • É necessário estar atento ao aspecto da fita, excluindo todos os sinais de um produto de má qualidade: manchas, defeitos.
  • O melhor é escolher um amortecedor com régua de corte para retirar rapidamente o excesso após o trabalho.
  • A fita autoadesiva economizará tempo e protegerá o material com mais segurança. Mas essa fita é mais cara.

Às vezes, querendo economizar dinheiro na fita isoladora de fábrica, opções alternativas são usadas. Algumas pessoas tentam fazer uma tira por conta própria usando materiais como poliestireno, isolon, folha-insol. Mas todos esses materiais não possuem todas as propriedades da espuma de polietileno. A fita de amortecimento de baixa qualidade pode causar microfissuras na mesa e reduzir a vida útil do revestimento do piso.

Ao instalar pisos autonivelantes, ferramentas e materiais adicionais são usados. Um desses dispositivos é uma fita amortecedora. Protege a superfície do piso de fissuras, evita a sua destruição.

O objetivo da fita ao instalar um piso autonivelante é isolá-lo das paredes ou dos diferentes cômodos de um apartamento onde não há soleiras. É fácil de instalar. Desenrolando o rolo, cole a fita ao redor do perímetro da sala. Em seguida, passamos a derramar o piso autonivelante. Às vezes, os construtores não instalam a fita, como resultado de processos de deformação do edifício, mudanças de temperatura, podem ocorrer pressão da mesa nas paredes.

Às vezes, ao instalar um piso autonivelante em salas diferentes que não são separadas por uma soleira, são usadas fitas amortecedoras. Uma junta de amortecimento é feita a partir da fita no espaço de passagem, que compensa a dilatação da mesa de concreto. Após a secagem do piso autonivelante, aparecem pequenas fissuras acima das juntas do amortecedor, que devem ser cobertas com um selante se o piso for de polímero, ou com argamassa se for utilizada uma mistura de concreto autonivelante. Neste caso, a costura mais úmida salva os pisos autonivelantes da destruição.

Para que todos os trabalhos de assentamento da fita amortecedora e de instalação da mesa sejam da mais alta qualidade, vale a pena seguir algumas regras.

  1. Antes de iniciar o trabalho de colocação da fita, o chão e as paredes devem ser bem limpos de poeira. Se estiver prevista a colocação de uma capa impermeabilizante, a fita será instalada após essas obras.

    Preparação do piso para a mesa
    Preparação do piso para a mesa

  2. Para melhor aderência da fita à parede, é aconselhável desengordurar e secar a superfície desta.
  3. É importante trabalhar à temperatura ambiente.
  4. A instalação da fita é feita 1,5-2 cm acima do nível estimado da mesa.
    Esquema de colocar um piso quente usando uma fita isolante
  5. O excesso de material é removido, mas se você planeja instalar um pedestal, pode deixá-lo - ele (pedestal) esconderá a fita.
  6. Ao colocar a fita com a saia e verter a betonilha, é importante garantir que a saia está totalmente recoberta com a argamassa.
    Fita isolante com saia para aquecimento de piso
  7. Se você planeja instalar um piso radiante elétrico ou a água, a fita deve ser colocada entre os elementos de aquecimento e a camada de barreira de vapor ou sob a barreira de vapor.
  8. Não deve haver áreas vazias enquanto a fita está sendo colocada. Também é indesejável juntar segmentos de fita com muita freqüência.

Colocar fita adesiva no chão
Colocar fita adesiva no chão

O processo de instalação da fita amortecedora é bastante simples.O trabalho é realizado de acordo com as seguintes etapas:

  • É necessário instalar a fita antes mesmo da instalação da base de concreto. Se houver diferentes elementos arquitetônicos, a fita deve envolvê-los. A junta de dilatação deve ser colocada continuamente. Nesse caso, as pausas não devem ser permitidas.
  • Antes do trabalho, você deve limpar o quarto. A poeira deve ser removida para ajudar a fixar a fita na superfície.

Às vezes, a fita não é completamente adjacente. Isso geralmente é devido a um defeito de fábrica no material. A base na qual a fita é montada. Deve ser cuidadosamente nivelado, seco e desengordurado.

Existem vários recursos da fita amortecedora:

  • Depois de colocar, você deve caminhar ao longo da fita com um rolo. Isso garantirá uma conexão confiável. Nesse caso, pequenos defeitos serão corrigidos e a própria tira será pressionada com mais força contra a parede.
  • A fita é feita em rolos. Esta forma de venda é bastante conveniente.
  • A largura da junta de dilatação deve corresponder à altura da mesa. A fita é colocada ligeiramente acima do nível de vazamento do concreto. Quando a mistura endurece, o excesso de material é eliminado.
  • A fita não deve ser totalmente puxada. Se o piso for de ladrilho cerâmico, a fita só é removida após esfregar as costuras. Isso resultará em um resultado de alta qualidade.

Se, após a aplicação do revestimento decorativo, for decidido instalar um rodapé, a parte saliente da fita não é cortada. Usando essas dicas ao instalar a fita amortecedora, você pode instalá-la corretamente. Também vale a pena entender as características dos diferentes tipos de fita.

Para preencher corretamente a mesa, você deve pensar sobre os meandros de preencher a lacuna entre as paredes e a base. Isso garantirá uma longa vida útil para o edifício como um todo.

Introdução

Então, Para que serve uma fita amortecedora? As principais funções desta fita são totalmente reveladas pela tradução de seu nome, - silencioso, amortecedor... Este é um filme de bandas de borda projetado para reduzir as vibraçõesdecorrentes da construção do revestimento de aquecimento. Deve-se observar que os produtos mais úmidos, além de absorção de efeitos de vibração compensar e, ao mesmo tempo, retardar processos mais sérios que podem ter consequências muito desagradáveis ​​para um revestimento quente. Em particular, isso diz respeito expansão da mesasurgindo pelos seguintes motivos:

  • Durante o aquecimento, a base de cimento, como outras estruturas sólidas, tendem a expandir, e quando esfriar, ao contrário, encolher. Claro, contra este pano de fundo as bordas da base também se movem;
  • A base monolítica é tradutor eficaz de sonsque vêm de canos de aquecimento;
  • Além disso, a mesa percebe vibrações de qualquer movimento no chão.

Voltar ao conteúdo

Vantagens e desvantagens

O amortecedor praticamente não tem concorrentes em suas propriedades.

Suas vantagens incluem:

  • Alto desempenho de isolamento acústico e térmico, bem como resistência absoluta à umidade.
  • Este material absorve as tensões da camada de concreto;
  • A alta ductilidade é inerente à camada de amortecimento. Ele se comprime e se expande muitas vezes sem quebrar.

  • Capacidade de absorver vibrações.
  • Esta camada é caracterizada pela ausência de deformação com quedas de temperatura, pela invariabilidade dos indicadores com as suas variações bruscas (ao ligar e desligar o aquecimento por piso radiante).
  • Ecologicamente correto e seguro: o amortecedor não apodrece. Roedores e insetos não gostam, e não forma compostos tóxicos durante a operação, e também não tem cheiro.
  • O amortecedor é caracterizado por uma forma conveniente, flexibilidade, facilidade de transporte e instalação, capacidade de fabricação e durabilidade.

A única desvantagem da vedação de borda é o custo relativamente alto, mas o uso desse material paga significativamente por todos os custos incorridos.

Por que a fita isolante não tem concorrentes

Para mostrar o quão conveniente e tecnologicamente atraente é uma fita especial, considere os materiais que podem ser usados ​​para substituí-la.

  1. Polietileno espumado. Terá de ser cortado em tiras e sobreposto. É inconveniente fixar segmentos individuais, é difícil manter a uniformidade da altura da camada amortecedora.
  2. O Penofol também deverá ser cortado em tiras, observando as desvantagens de instalação inerentes ao polietileno. Além disso, o material é significativamente mais caro.
  3. Polyfoam tende a se desintegrar em grânulos, é caracterizado por uma vida útil mais curta e, o mais importante, não recupera sua forma após compressão de longo prazo. Com o início do inverno, podem ocorrer rachaduras ao longo do perímetro da mesa, onde a umidade entrará e os detritos ficarão obstruídos. Isso afetará negativamente a vida geral do revestimento.
  4. A madeira não pode umedecer bem - o material é bastante duro. Além disso, a decomposição deve ocorrer ao longo do tempo.
  5. Pano e enchimentos semelhantes não duram muito, tornam-se um terreno fértil para bactérias, acumulam poeira e podem formar suspensões de fibras no ar, o que afeta negativamente o sistema respiratório.

A fita amortecedora é um produto especialmente formulado com base na análise de outros materiais que oferece um desempenho ideal. O produto garantirá a durabilidade da mesa, não afetará a saúde, agilizará o reparo e não exigirá custos significativos. Portanto, o uso de fita adesiva é recomendado por muitos mestres e parece racional.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores