Graus 1, 2 e 3 da fita FUM. Propriedades. Dimensões. Aplicativo. (Fita de vedação PTFE)


Fita adesiva: o que é ↑

Fita de encanamento: produção e tipos ↑

O material de vedação de PTFE, ou simplesmente fita adesiva, é um filme de PTFE usado para vedar juntas de tubos. É feito enrolando uma corda de fluoroplástico até a espessura necessária. O selante é produzido na forma de uma fita de determinado tamanho, enrolada em uma bobina (por analogia com fita isolante). São utilizados para a instalação de sistemas sob pressão: abastecimento de água, abastecimento de gás, aquecimento central. O material desempenha a função de enchimento deformável e, ao mesmo tempo, composto de rosca, o que melhora a vedação das juntas.

Tipos de fitas adesivas:

  • fum-1 - projetado para vedação de dutos operando com meios agressivos. Contém lubrificante - vaselina refinada;
  • fum-2 - utilizado em sistemas em contato com oxidantes fortes, portanto não é impregnado com graxa;
  • fum-3 - usado em sistemas que trabalham com ambientes limpos. Não contém graxa.

A fita de encanamento Fum também difere em tamanho: a espessura varia de 0,075 a 0,25 mm; largura começa em 10 mm; comprimento de 1000 mm.

Eles produzem uma fita especial amarela de vapor de gás com uma espessura de 0,15-0,25 mm. Para tubos de gás operando em baixa pressão, fita de encanamento comum pode ser usada.

Fita adesiva de gás
A fita adesiva especial de gás é mais densa do que a fita de encanamento comum

Características técnicas e propriedades da fita adesiva ↑

Principais propriedades do PTFE:

  1. Baixo coeficiente de atrito. Os polímeros plásticos fluorados (PTFE) têm um coeficiente de fricção muito baixo - são escorregadios, o que facilita a conexão dos acessórios. Eles atuam como uma espécie de gaxeta da rosca do tubo, melhorando o encaixe e a vedação.
  2. Resistência ao calor. O PTFE tem um ponto de fusão extremamente alto para o plástico - 327 graus. Eles são projetados para uso em temperaturas de até 260 graus (quando aquecidos acima, eles liberam compostos de flúor tóxicos). PTFE são excelentes dielétricos (isoladores elétricos), o que é uma vantagem adicional.
  3. Plasticidade e resistência. Resistente ao estresse mecânico. Trabalham com pressão constante de até 10 MPa, suportam quedas de até 41 MPa. A vida útil média é de 13 anos. A exposição prolongada à luz prejudicará ligeiramente as propriedades.
  4. Inércia química e biológica. Eles são altamente resistentes a ácidos e álcalis. Ainda não há solvente para PTFE. Os polímeros são, por assim dizer, uniformemente revestidos com átomos de flúor, o que torna o material inerte em relação a quase todos os produtos químicos. A decomposição só é possível em condições extremas criadas em laboratórios especiais. Não sujeito à deterioração.

Trabalhando com fita adesiva
A ductilidade do PTFE permite que a fita do encanamento se estique e se encaixe perfeitamente ao redor da rosca

Especificações

A fita adesiva, cujas características técnicas atendem aos requisitos de qualidade de trabalho em uma determinada instalação, terá um uso perfeito por pelo menos 10 anos. Para selecionar com precisão o produto mais adequado, é recomendável que você se familiarize com as características dos filmes de 1ª e 2ª séries.

CaracterísticasFUM-1FUM-2
Espessura do filme (mm)0,1-0,140,035-0,2
Largura do filme (mm)10-605-60
Alongamento na ruptura (%)100-200100
Disponibilidade de lubrificação (%)200,3
Tensão máxima de tração (kg / cm2)4060

É difícil para um iniciante no trabalho de encanamento entender pela primeira vez todas as complexidades da escolha das películas de vedação.Portanto, você pode se concentrar nas recomendações de artesãos experientes e usar os mesmos materiais em seu trabalho.

Freqüentemente, surgem dúvidas sobre quais filmes usar ao instalar canos de água domésticos. Estas são as obras de canalização mais exigidas, durante as quais os erros cometidos serão notados imediatamente após o abastecimento de água ou serão descobertos num futuro próximo.

Fita adesiva de encanamento

O fumlent mais adequado para água é o seguinte:

  • para conexões roscadas pequenas - largura 12 mm, fina (0,075-0,1 mm);
  • para roscas grandes - largura 19 mm, espessura 0,12-0,2 mm.

Oaklya: o que é e como trabalhar ↑

Antes do surgimento das fitas adesivas no mercado, a toalha sanitária, que era a fibra de linho, era usada para vedar juntas roscadas de tubos. Os melhores resultados foram obtidos espalhando-se uma camada de estopa, enrolada nos fios, com uma pequena quantidade de tinta a óleo. Essa conexão era difícil de fazer depois de alguns anos.

Hoje em dia, o linho sanitário na forma de fios longos e sedosos é usado junto com novos materiais de vedação. Só agora uma camada de pasta de vedação é aplicada sobre o enrolamento, o que garante uma conexão confiável e durável. A pasta protege o linho do apodrecimento e facilita o seu desmantelamento, se necessário.

Tow hanks
As fibras de linho são longas, finas, fortes, encaixam-se firmemente nas ranhuras do fio e não se deformam quando enroladas

O que você precisa lembrar?

A superfície do material é bastante escorregadia, o que dificulta o reparo da quebra.

Depois que a conexão estiver firme, você não deve desenrolar a fita de volta. Caso tenha sido aplicado incorretamente, é necessário descascar completamente o produto e rebobinar.

Se deu certo muita tensão na correia, deve ser removido do fio e enrolado em uma nova camada.

A fita adesiva é um excelente material que pode ser usado para selar várias juntas. Para que o produto tenha um excelente resultado, é necessário escolher a variedade certa, bem como aprender a enrolar a fita de acordo com todos os requisitos.

Como enrolar o reboque em um fio ↑

Para evitar que o linho escorregue ao longo da linha, são fornecidos entalhes.

Atenção: na ausência de entalhes de fábrica, devem ser aplicados de forma independente, caso contrário, ao aparafusar a conexão, o linho escorrerá da rosca.

Reboque sinuoso
Impregnação do linho com pasta especial, aliada ao enrolamento correto - garantia de longa durabilidade da ligação

Para enrolamento, um pequeno fio de linho é separado. O comprimento e a espessura do "cordão" são determinados visualmente, dependendo do diâmetro do tubo. O enrolamento é feito da forma mais apertada possível, os fios são guiados ao longo do fio, a extremidade livre do cabo é fixada com um dedo e, após algumas voltas, é trazido para o fio guia. O aperto da conexão é garantido pela espessura ideal da camada. É bastante difícil calcular a densidade: você precisa de experiência, de um certo olho "canalizador".

Como usar?

Além disso, apesar de o trabalho de instalação do produto ser bastante simples, no processo de sua implementação é necessário observar uma determinada tecnologia de enrolamento da fita, caso contrário não será possível evitar a despressurização da ligação realizada. O trabalho deve ser feito seguindo o seguinte esquema na estrita seqüência das etapas descritas.

Para organizar as condições mais confortáveis ​​no processo de trabalho com fita adesiva, vale lembrar suas características físicas, que se referem principalmente ao fato de o produto ser bastante escorregadio e pode ser inconveniente para o trabalho.

www.stroy-podskazka.ru

FUM tape. Propriedades. Dimensões. Aplicativo. (Fita de vedação PTFE)

referência: Material de vedação fluoroplástico (FUM)

São produtos perfilados feitos de fluoroplasto-4D (modificação finamente dispersa de politetrafluoroetileno), produzidos em seções redondas, quadradas e retangulares.

Existem três marcas de FUM:

FUM-V - para vários ambientes agressivos de tipo industrial geral;

FUM-F - para oxidantes fortes;

FUM-O - para ambientes extremamente limpos e oxidantes fortes.

É usado como um material de enchimento e amortecimento autolubrificante quimicamente resistente, operando a uma pressão média de até 6,3 MPa (64 kgf / cm2) na faixa de temperatura de -60 a + 150 ° C (marcas FUM-V e FUM -F) e até + 200 ° С (marca FUM-O).

Indicadores de propriedades físicas e mecânicas do material FUM

Fita FUM

Fita FUM - um filme não sinterizado feito de fluoroplástico-4D, uma modificação finamente dispersa de politetrafluoroetileno. A fita é projetada para vedar conexões de tubos roscados feitos de todos os materiais e pressão média de até 9,8 MPa (100 kgf / cm2) em qualquer ambiente corrosivo.

A faixa de temperatura declarada é de -60 a + 200 ° C, mas nossa experiência mostra que para compostos operando constantemente em temperaturas acima de 100 ° C, é desejável encontrar outra solução. Suporta flutuações de temperatura (até 200-250 ° C), fornece fácil conexão e fácil desmontagem. Isso permite o uso de acoplamentos em tubos feitos de qualquer metal, incluindo aço inoxidável, alumínio, etc. Requer fios de qualidade relativamente boa.

A fita FUM é usada em dutos para fins sanitários e alimentares.

Impede a nova vedação, afrouxamento e aperto. É utilizado da seguinte forma: é enrolado contra a rosca com sobreposição (dá espessura), a partir da ponta do tubo a conexão é apertada. Se o aperto não estiver garantido, aperte (você não pode afrouxar). Se não funcionar de novo, desenrole, remova a fita, comece de novo.

Com a ajuda da fita FUM, os sistemas são selados com soluções concentradas e diluídas de ácidos e álcalis, sistemas com meios de tipo industrial geral e que operam com oxidantes fortes. Dependendo da aplicação, a fita FUM é produzida em três graus:

grau 1 - para sistemas de vedação com meios industriais em geral, bem como sistemas com meios fortemente agressivos (soluções concentradas ou diluídas de ácidos e álcalis); contém lubrificante - 17-20% de óleo de vaselina medicinal (GOST 3164-78);

grau 2 - para sistemas de vedação operando com oxigênio e outros oxidantes fortes, não contém graxa;

Se você de repente se deparar com grau 3, então você deve saber que o grau 3 são as partes da borda da fita FUM dos graus 1 e 2, bem como o filme SKL, fabricado de acordo com OST 6-05-405-80. Serve para sistemas de vedação com meios de tipo industrial em geral, bem como sistemas com meios fortemente agressivos (soluções concentradas e diluídas de ácidos e álcalis);

Dimensões e propriedades da fita FUM:

tehtab.ru

Como enrolar adequadamente uma fita adesiva em um fio ↑

A fita é enrolada em torno da rosca externa da conexão. Ao consertar o encanamento, a conexão antiga deve ser limpa de ferrugem e sujeira e, em seguida, desengraxada com um solvente. O enrolamento é feito somente após a secagem. O principal requisito: a fita adesiva deve ser bem apertada para preencher as ranhuras e se encaixar perfeitamente no fio. Encanadores experientes dizem que rasgar a fita é melhor do que enrolar. O número de camadas varia de 4-6 a 20-25 e depende da espessura, largura da fita e do diâmetro do tubo - o principal é que todo o fio fica escondido. A fita de encanamento requer um pouco mais do que um reboque, pois, ao contrário do linho, ela encolherá. Ao trabalhar com acessórios de Ø a partir de 1 polegada, é mais conveniente enrolar toda a largura do fumka, certificando-se de que ele seja pressionado nas voltas. Depois de aparafusar a porca, as fibras da fita adesiva se rompem em roscas que preenchem o espaço entre espiras - o selo permanece na rosca e a sela.

Importante: o ajuste (ajuste) sem perda de aperto é impossível - você não pode nem mesmo desparafusar levemente a conexão torcida.

Fita adesiva selante
A fita adesiva é bastante elástica, portanto, com enrolamento apertado, os fios são claramente visíveis

O que é isso?

Para proteger o encanamento de vazamentos de água e para selar as juntas, você pode usar fita adesiva. Os produtos são comercializados em domínio público e têm baixo custo, portanto a aquisição de um produto tão útil não causará dificuldades.

É importante notar que ao usar um selante para realizar trabalhos de instalação em um nível doméstico dentro de instalações residenciais, por exemplo, ao providenciar um abastecimento de água quente e fria ou sistemas de aquecimento, as desvantagens dos produtos não são críticas e os resultados do trabalho tem indicadores de alta qualidade, bem como apelo estético todos os compostos formados.

O que é melhor: reboque ou fita adesiva ↑

Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens. O linho para encanamento é usado para vedar juntas de tubos de aço (especialmente enferrujados e / ou de grande diâmetro).

Vantagens do reboque:

  • a capacidade de ajustar a conexão: é permitido desaparafusar 45 graus;
  • aperto confiável: absorve bem a umidade;
  • resistência ao estresse mecânico;
  • fácil desmontagem da conexão.

A desvantagem é a tendência ao apodrecimento / decomposição, uma vez que o reboque pertence a materiais naturais.

A fita de encanamento é preferível para uso em tubos de pequeno diâmetro, tubos de plástico, no caso de acessórios de parede fina. É mais fácil trabalhar com fita adesiva, leva menos tempo para instalar.

Não há uma resposta única para a pergunta: "O que é melhor - fita adesiva ou linho sanitário". Tudo depende do trabalho específico de encanamento. Por exemplo, é mais conveniente conectar uma torneira de cozinha com uma mangueira flexível usando fita adesiva, e é melhor vedar a conexão no cano de água com estopa.

Comparação de fita adesiva e estopa
Consegue-se uma melhor compactação enrolando uma pequena quantidade de linho e depois prendendo com várias voltas de fita.

Tipos de fitas adesivas

Atualmente, as seguintes variedades deste produto podem ser encontradas à venda:

  1. Fum-1
    ... Usado para garantir o aperto das conexões dos tubos. A composição contém um lubrificante, o que permite que o produto seja utilizado em um sistema com ambiente agressivo. Cria uma vedação de junta muito durável.
  2. Fum-2
    ... Esta variedade é usada onde agentes oxidantes podem estar presentes. Não há graxa na superfície. A fita cria uma camada forte nas juntas.
  3. Fum-3
    ... A fita adesiva para encanamento é usada apenas em tubulações com água limpa e sem impurezas.

Selantes de gel anaeróbicos: santechgel ↑

Outro material moderno para vedação de roscas de tubos é o santechgel. A vedação confiável se deve ao componente polimérico do gel. Após o endurecimento, o gel sanitário não encolhe nem expande, é resistente a temperaturas extremas (de -60 a +150) e a picos de pressão, tem se comprovado em vários ambientes: água, gás natural e liquefeito, anticongelantes para aquecimento.

Tipos de selos
Como selar a conexão do encanamento: linho, fita adesiva, selante anaeróbio - o especialista decide

O Santekhgel é produzido em três tipos:

  1. Em tubos verdes - fácil desmontagem.
  2. Em azul - desmontagem média.
  3. Em vermelho (Stop Master Gel) - desmontagem por aquecimento.

A instalação com gel sanitário é simples: agite o tubo e aplique o gel em camada espessa em toda a circunferência do fio, distribua uniformemente (com pincel, espátula especial) e monte a estrutura. Remova o excesso de gel com um pano. A polimerização em gel leva de 15 a 20 minutos.

Importante: o gel de encanamento só deve ser aplicado em uma superfície limpa e sem gordura.

Santehgel

O selante de gel sanitário é uma ferramenta moderna para vedar roscas de tubos. A confiabilidade é garantida pelo fato de este material conter polímeros. Uma vez que uma determinada substância é sólida, não ocorre retração ou expansão.

Santekhgel tem um alto nível de estabilidade e pode suportar mudanças repentinas de temperatura. Picos de pressão também não são terríveis para este produto. Santechgel pode ser usado em uma variedade de aplicações: para gás, para água e assim por diante.

No total, existem três tipos de gel sanitário:

  • Material que pode ser facilmente desmontado. É vendido em tubo verde;
  • o gel de encanamento para desmontagem média é vendido em tubos azuis;
  • a desmontagem com aquecimento é típica do material vendido em tubos vermelhos.

Instalação usando gel de encanamento

Primeiro você precisa sacudir o tubo. Além disso, uma camada de gel higiênico deve ser aplicada ao longo de toda a circunferência do fio. A camada deve ser espessa. Espalhe o selante de gel uniformemente. Isso pode ser feito com um pincel ou uma massa especialmente projetada.

Ao final, toda a estrutura é montada. A polimerização leva 20 minutos. Lembre-se de desengordurar a superfície. Santechgel é melhor do que fita adesiva. Este produto é adequado para tubos, independentemente da sua finalidade.

Para trabalhar com juntas, você deve ter alguma experiência e conhecimento. Por isso, recomenda-se confiar o trabalho a verdadeiros especialistas, independentemente do que utilize: fios de linho ou fumos. Eles sabem como rebobinar o fumo corretamente e farão o enrolamento com qualidade. Em seguida, a junta é selada. Este produto é adequado para água quente e gás.

Com o advento do sistema de abastecimento de água, uma pessoa foi capaz de trazer os recursos naturais mais importantes - gás e água - para sua casa. Mas, ao mesmo tempo, tornou-se necessário tornar o gasoduto o mais estanque possível para proteger você e sua casa de vazamentos de gás e inundações. O principal problema é garantir o aperto das conexões roscadas, que são utilizadas na colocação de muitos tubos modernos. Atualmente, muitos materiais são utilizados para isso, com diferentes propriedades e características. Um lugar especial entre eles é ocupado pela fita adesiva, que será discutida neste artigo.

Formulários

As vantagens e desvantagens de cada um dos materiais determinam suas áreas específicas de aplicação.

Linho de encanamento é usado para vedação conexões roscadas em tubos de aço. É preferível para diâmetros de rosca de mais de 1 "e se a rosca tiver defeitos óbvios.

Este tipo de vedação tem se mostrado perfeitamente em linhas destinadas ao transporte de meios quentes, por exemplo, dutos de aquecimento.

Melhor usar linho e no caso em que é necessária uma conexão com alta confiabilidade, para a qual não há necessidade de desmontar.

Fita adesiva é usada:

  • ao instalar acessórios de encanamento, instalação de equipamentos de medição e válvulas de controle;
  • em tubos de aço com um diâmetro até 1 ”com fios de alta qualidade;
  • ao conectar seções de dutos de cobre usando acessórios roscados;
  • em dutos feitos de materiais poliméricos e metal-plástico, quando se usam acessórios de parede fina, produtos de cobre, latão, bronze;
  • ao trabalhar com fios finos.

Deve-se notar que para uso em trabalho dentro de um apartamento ou uma casa privada - instalação de um sistema de abastecimento de água quente e fria, sistemas de abastecimento de calor, as desvantagens do FUM não são críticas.

É mais rápido e conveniente trabalhar com ele, enquanto conexões de alta qualidade e aparência estética são obtidas.

Portanto, para quem realiza o trabalho listado com as próprias mãos, a escolha por este material é totalmente justificada.

Atenção!

Independentemente da escolha do material, é possível obter vedação de alta qualidade de conexões roscadas somente se as tecnologias de uso de vedações forem observadas!

Fibra de linho: característica

Ninguém tira o reboque das prateleiras das lojas, porque esse tipo de tecido não é caprichoso, mas não é totalmente fácil de trabalhar com ele. Afinal, muitas vezes surge uma situação em que não é fácil desenrolar um fio com fibra de linho enrolada, por vezes esses compromissos ficam por realizar. E na era soviética, esses compostos eram tratados adicionalmente com esmalte (chumbo vermelho) e, em seguida, torcidos com força. Assim que a tinta secou, ​​a junta ficou perfeitamente colada. Este método foi distinguido por sua força e confiabilidade.

Assim que os selantes à base de silicone apareceram nos mercados russos, os compostos de linho foram esquecidos. Embora muitos especialistas considerem este último tipo de material uma coisa do passado, ele não sai de suas posições hoje.

Apesar do trabalho árduo de trabalhar com reboque, a sua instalação realiza-se através dos seguintes passos. Primeiro, a estopa é espalhada sobre as fibras, depois elas são colocadas nas ranhuras entre os fios. Não deve haver torções nas curvas. Em seguida, o selante deve ser aplicado. Ao aparafusar a fibra de linho, lembre-se que não deve haver excesso desse tecido. De fato, com a operação posterior da conexão, surge uma tensão excessiva, como resultado do qual as peças podem quebrar.

O que escolher: FUM ou LEN?

O linho, ou estopa, como é chamado, é um material antiquado para vedação.

O processo de sua aplicação é bastante trabalhoso e ocorre em várias etapas. Na primeira etapa do envolvimento da junta de reboque, é necessário dividi-la em fibras e colocá-la nas ranhuras, certificando-se de que não haja sobreposições.

Na segunda etapa, aplique o selante com um pincel.

Os especialistas não recomendam o uso de reboque sem experiência com este material, e aqui está o porquê. O uso deste material sugere alguns recursos:

  • Com uma quantidade insuficiente de reboque, a conexão será despressurizada
  • E com uma quantidade excessiva - durante a torção, ele é cortado por tubos, e é criada uma tensão excessiva - daí as várias deformações das peças durante a operação.

É difícil para um especialista inexperiente manter esse equilíbrio, e a fita FUM não tem essas desvantagens, então seu uso será bastante conveniente.

O único caso em que é melhor usar o reboque é quando se trabalha com tubos de metal, que costumam ser encontrados em casas antigas.

Selo sintético

FUM-tape (o que é) é uma fita impermeabilizante de polímero fino feita de fluoroplástico-4.

A fita com espessura de 0,1 a 0,14 mm e largura de 10 a 60 mm está se tornando cada vez mais popular devido às suas propriedades:

  • FUM demonstra alta resistência rasgo e elasticidade;
  • o material não é afetado por umidade, produtos químicos ativos, degradação biológica;
  • selante fluoroplástico pode ser usado em uma ampla faixa de temperatura - de -60 a +200 graus.
    Nota importante! Em temperaturas acima de 260 graus, o fluoroplástico, que forma a base do material, libera compostos voláteis de fluoreto perigosos para a saúde humana.

    Portanto, os materiais sintéticos são recomendados para uso ao colocar tubos para abastecimento de água fria, por exemplo, ao criar um sistema de auto-irrigação com as próprias mãos;

  • A fita FUM é fácil de colocarpreenchendo o desnível da rosca, o que garante a criação rápida de uma conexão estanque;
  • propriedades do fluoroplástico, praticamente, não mude por muito tempo;
  • junta selada com fita FUM, facilmente desmontável;
  • o material fino não representa perigo de destruição mecânica das peças ao usar tubos de polímero e metal-plástico, conexões de parede fina e roscas finas.

A lista de vantagens do material impressiona, mas surgem controvérsias sobre a conveniência do uso da fita FUM para vedação devido às suas deficiências:

  • em tubos de grande diâmetro, com o aumento das folgas entre as partes das juntas e a largura do passo da rosca, é problemático garantir uma vedação confiável com um material com espessura da ordem de 0,1 mm.
    Em tais condições, será necessário um consumo significativo de um selante caro.

    Nesse caso, há problemas adicionais associados ao comprimento limitado do material nas bobinas;

  • com folgas crescentes há outro problema de uso do FUM.
    Quando aquecida, mudanças significativas na temperatura da água (o que deveria estar nas tubulações de água quente, você vai descobrir aqui), principalmente se as peças de conexão tiverem coeficientes de dilatação térmica diferentes, a densidade de embalagem é violada, o que leva à formação de vazamentos ;
  • ao trabalhar com FUM podem surgir dificuldades devido ao baixo coeficiente de atrito do fluoroplástico e ao uso do material mais comum lubrificante FUM-1 - óleo de vaselina (até 20%);
  • defeitos e imperfeições na rosca, tais como cavidades e rebarbas formadas ao usar ferramentas manuais para corte, ou bordas afiadas resultantes do processamento da lâmina de peças de trabalho, violam a integridade da fita, tornando impossível obter uma vedação de alta qualidade;
  • ao usar fita fluoroplástica é impossível liberar a conexão apertada ou girar as conexões instaladas em mais de 45 graus sem perda de aperto.
    Se tal operação for necessária, a conexão dos tubos (cujo diâmetro é melhor para o abastecimento de água do apartamento está escrito aqui) deve ser desmontada e reinstalada.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores