Fita de aquecimento Garden Expert INGLATERRA 1-TK estufas de aquecimento

Aquecedores de correia são outro tipo de dispositivo de aquecimento, cujo princípio se baseia na emissão de ondas infravermelhas que aquecem não o meio de trânsito, mas os objetos que alcançam - ondas, "descansando" na superfície do objeto, fazem com que suas moléculas vibrar, como resultado do qual o objeto se aquece.

Têm sido usados ​​há relativamente pouco tempo, portanto ainda não tiveram ampla distribuição, mas devido às suas elevadas características técnicas, são uma direção promissora na resolução do problema do aquecimento na vida cotidiana e no trabalho.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que são os aquecedores de fita, sua estrutura, características e funcionalidade.

O que é um aquecedor de fita (INGLATERRA)

O problema do aquecimento tecnológico de equipamentos, tanques, dutos e instalações existe há muito tempo, especialmente nas condições das latitudes norte. Para solucionar esse problema, foi necessário desenvolver um elemento elétrico flexível de aquecimento (ELH) - um dispositivo seguro que pode ser colocado na superfície de equipamentos aquecidos, repetindo seu perfil. O primeiro passo para a solução do problema foi a criação de cabos de aquecimento elétrico com um condutor feito de um material de determinada resistência, que, passando uma corrente por eles, convertem energia elétrica em energia térmica.

Aquecedores a cabo ainda são usados ​​na vida cotidiana e na indústria, mas um dispositivo mais perfeito para aquecimento é o próximo passo na solução do problema de aquecimento - o ENGL, um elemento de fita flexível de aquecimento que consiste em vários cabos dispostos em uma fita. Na verdade, o INGLATERRA é uma versão aprimorada do aquecedor a cabo,

Especificações

O sistema de aquecimento elétrico automático do óleo combustível proporciona ótimas condições de temperatura para transporte e combustão do óleo combustível fornecido aos queimadores da caldeira. Os aquecedores NSP usados ​​neste sistema têm os parâmetros termofísicos mais ideais para aquecer produtos de óleo viscosos e solidificantes e são significativamente superiores em parâmetros técnicos, econômicos e operacionais aos aquecedores elétricos baseados em nicromo.

O sistema de aquecimento elétrico inclui:

  1. Aquecedores NSP
  2. Aquecedores elétricos de fita flexível LUNG
  3. Gabinete de controle e regulação de temperatura

Aquecedores de fibra de vidro NSP são montados na parte inferior do tanque na zona de extração de óleo combustível. Os aquecedores elétricos LUNG são enrolados em um duto de óleo combustível e, em seguida, isolados. Assim, o grau máximo de eficiência econômica do aquecimento elétrico é garantido. Um sensor regulador de temperatura DT1 está instalado no tanque na zona de retirada do óleo combustível.

Quando a sala da caldeira é iniciada, o óleo combustível é aquecido na zona de extração do tanque a uma temperatura de 60 ° C. Em seguida, o óleo combustível do tanque é alimentado em um oleoduto pré-aquecido de óleo combustível, onde a temperatura do óleo combustível, conforme é transportado para os queimadores, é levada a 90 ... 120 ° C. Os reguladores digitais de temperatura embutidos no quadro elétrico mantêm automaticamente a temperatura do óleo combustível no tanque e na entrada do queimador da caldeira no valor ajustado e permitem seu controle visual operacional.

Materiais flexíveis: Porta-cabos. Tipos e dispositivos. Aplicativo e recursos

O dispositivo e os componentes do aquecedor de fita

INGLATERRA é uma fita trançada de fibra de vidro (base), no meio da qual vários fios de aquecimento feitos de uma liga de alta resistividade (nicrômio - níquel com cromo) são colocados paralelamente uns aos outros. Na parte externa, a fita é recoberta por um invólucro impermeável de borracha de silicone, que também é utilizado para prensar as pontas dos PORT. O aquecedor de fita é conectado à rede por meio de um fio elétrico que sai da crimpagem de ponta, conectado por uma fita com fios de aquecimento.

De acordo com o tipo de tensão de rede consumida, são produzidas fitas de aquecimento para 12, 220 e 380 V.

O elemento principal do aquecedor de fita, que determina suas características, é o cabo de aquecimento, a partir do qual as fileiras são formadas no interior da fita. Para se ter uma idéia melhor das características da INGLATERRA, considere os tipos de cabos que são usados ​​para aquecimento.

Cabos de aquecimento

De acordo com o princípio de operação, os cabos de aquecimento são divididos em:

  • resistivo - com uma potência fixa e um núcleo de aquecimento como fonte de calor, colocado em uma concha de 3 camadas (isolamento elétrico, malha de blindagem e proteção UV);
  • autorregulável - dois condutores paralelos (fase e zero) a uma distância de 1 cm com uma fonte de calor localizada entre eles - uma matriz que se aquece quando a corrente passa por ela do fio de fase para o zero.

Um cabo de núcleo único tem apenas um núcleo de aquecimento, então ambas as extremidades devem ser conectadas à rede (as voltas de tal cabo devem ser posicionadas de forma que a extremidade retorne ao ponto inicial, e ambos os contatos do cabo estejam próximos um do outro );

Um cabo de dois núcleos consiste em um núcleo de aquecimento e um condutor, cujas correntes fluem em diferentes direções - os fatores negativos dos campos magnéticos dos fios se compensam (um cabo de dois núcleos é conectado à rede por uma extremidade , uma luva especial é instalada na outra extremidade);

Análise de mercado

Os sistemas de correias possuem diversas variedades, que diferem em suas características técnicas e tecnologia de fabricação. Entre eles estão:

Aquecedores multi-core

Este material é uma fita de fio de vidro, sobre a qual várias fiadas de arame (de 2 a 8) de um material com alta resistência, na maioria das vezes - nicromo, preenchido com um composto organossilicatado. Normalmente, esse tipo é equipado com cabos de baixa temperatura em ambas as extremidades da fita ou em uma delas (para conexão à fonte de alimentação).

Como as conexões são feitas usando métodos de fábrica de alta tecnologia, as seções de fita têm um comprimento fixo. O raio de curvatura não deve ser inferior a 20 mm. Além disso, um termostato é instalado no sistema, o que limita o grau de aquecimento do cabo para tubos de aquecimento.

Esquema de instalação da correia - linear e espiral

Fita autoajustável

A fita autorreguladora para tubos de aquecimento é constituída por dois condutores de cobre paralelos, entre os quais existe um material que altera a sua resistência em função da temperatura. Tudo isso está contido em uma casca de armadura externa.

A vantagem de um cabo autorregulável para tubos de aquecimento é que não há necessidade de sensores de temperatura adicionais e dispositivos de regulação - a própria fita reage às mudanças na temperatura ambiente.

Além disso, suas vantagens incluem a simplicidade do aparelho, que possibilita a comercialização em bobinas ou até mesmo por metragem. Ele se conecta à rede por meio de dispositivos de controle convencionais.

Informação importante! Ao instalar a fita de aquecimento com um método em espiral, deve-se evitar a sobreposição das bordas do material - isso leva ao seu superaquecimento

Fita infravermelha (filme)

O mais novo e promissor dessa classe de materiais.Esta fita de aquecimento para tubos tem a forma de uma película de polímero condutora à base de uma composição de carbono com a inclusão de um fio de cobre. Seu princípio de funcionamento é baseado na transmissão da radiação infravermelha diretamente para a superfície aquecida.

Requer a instalação de sensores térmicos (na superfície do filme) e termostatos (nos locais de fornecimento de energia). O exterior é fechado com uma camada especial de isolamento térmico. Disponível em rolos de vários comprimentos.

Características

Para sistematizar e simplificar a seleção do dispositivo desejado a partir de uma variedade de tipos de aquecedores de fita, são utilizadas as seguintes características:

  • símbolo;
  • Tipo de conexão
  • tipo de aquecedor;
  • resistência (Ohm);
  • comprimento da parte ativa (m);
  • largura x espessura ou diâmetro (mm);
  • comprimento dos fios de baixa temperatura (m);
  • raio mínimo de curvatura (mm);
  • peso (kg);
  • tensão nominal (V);
  • potência térmica (W / m);
  • consumo de energia (W);
  • temperatura da superfície (oС).

Essas características são usadas no cálculo dos sistemas de aquecimento necessários para garantir a temperatura de processo ou operação de dutos, equipamentos e instalações.

Características principais:

LT-1 LT-2
Largura padrão da correia, mm 40, 75, 135 15, 20, 45, 150
Densidade superficial, g / m2 165± 35 290± 50
Carga de ruptura para 2 cm de largura, N, não menos 200 300
Temperatura de aquecimento permissível no ar, C 400 400
Temperatura de aquecimento permissível no vácuo, C 3000 3000
Espessura, mm 0,2 – 0,25 0,35 – 0,4
Estrutura Têxtil sarja 2/2 sarja 2/2

Aquecedores domésticos de banda

Nas condições de invernos gelados, as comunicações (abastecimento de água, esgoto) de casas particulares, casas de campo, habitações rurais sempre necessitaram de proteção. Para isso, rodovias e unidades localizadas em subsolos, subsolos e sótãos foram isolados com materiais isolantes de calor, e tubulações enterradas no solo foram colocadas abaixo da marca de congelamento. Com o advento dos aquecedores de fita, a solução para esse problema foi bastante simplificada - tubulações, válvulas de corte e unidades passaram a ser protegidas do degelo por meio de um cabo ou dispositivo de aquecimento de fita elétrica.

Neste caso, o método de posicionamento da fita ou cabo permite variar com o grau de aquecimento e consumo de material. Se o objetivo é proteger o sistema de abastecimento de água de degelo, a fita pode ser passada linearmente ao longo do tubo. Se você planeja obter água em temperatura ambiente na saída, pode isolar o tubo colocando a tira de aquecimento com uma cobra ou equipar o sistema de abastecimento de água sobre o arranjo linear da fita com uma camada de material isolante de calor.

Resultados mais precisos podem ser obtidos usando um termostato com o aquecedor de banda.

O sistema de esgoto de edifícios privados também precisa de proteção contra geadas, mas o aquecimento excessivo da rodovia é inútil aqui. Portanto, os tubos de esgoto são equipados com aquecedores de fita localizados linearmente no sistema, e uma camada de isolamento térmico com um invólucro de proteção é montada no topo do esgoto.


O uso de aquecedores de fita e cabo para a instalação de sistemas de gelo em telhados de residências está ganhando popularidade, a fim de evitar a perigosa formação de gelo em calhas e pingentes de gelo.

Importante! Deve-se lembrar que a utilização de resistências resistivas para a instalação do sistema de cobertura de gelo é inviável, pois são sensíveis à sobreposição do cabo ou da fita, quando uma curva fica na outra, e ao acúmulo de folhagem sobre elas - em nesses locais, o sistema queima rapidamente.

Aquecedores de esteira também são usados ​​em estufas, já que criar a temperatura e a umidade do ar necessárias não é suficiente para o cultivo de safras termofílicas - o aquecimento do solo é necessário. Neste caso, o sistema de aquecimento é disposto em um subsolo especialmente preparado - uma camada de isolamento térmico, sobre a qual o enchimento de areia é executado e nivelado horizontalmente.Uma camada de areia é repetida no topo da fita de aquecimento colocada, então a base é coberta com uma malha de aço de reforço e uma camada de solo fértil. Neste caso, colocar uma fita resistiva também é impraticável - uma auto-regulável é necessária.

Os aquecedores de correia encontraram sua aplicação na engenharia automotiva, já que a operação dos veículos no inverno é muito mais difícil devido ao espessamento do óleo do motor e do óleo diesel.

Importante! A realização de aquecimento de unidades e rodovias de um carro deve ser realizada apenas com aquecedores de fita projetados para uma rede de bordo de 12 V e, de acordo com as instruções de uso do fabricante, destinados especificamente para um determinado tipo de motor (gasolina ou diesel ) e uma determinada unidade.

O manual de instruções do aquecedor de tiras automotivo também informa se a instalação independente deste dispositivo no carro é permitida ou se deve ser feita em uma oficina especializada.

Levando em consideração o cumprimento desses requisitos, o aquecedor de banda pode ser aquecido:

  • salão;
  • bloco do motor;
  • para motor diesel: filtro de combustível;
  • linha de combustível;
  • tanque de combustível externo no local da bomba;
  • vasilha de diesel;

  • tanques de sedimentação de separação de água;
  • bateria recarregável.

O uso de aquecedores de fita na indústria não é menos difundido; eles são usados ​​para aquecer tanques com líquidos não combustíveis, processo e dutos principais, dutos e equipamentos de bombeamento, válvulas, etc. A lista de meios técnicos que requerem tecnologia ou pré-aquecimento durante a operação é muito grande.

A instalação de dispositivos industriais é realizada por organizações especializadas com base em dados de projeto, calculados levando em consideração todos os fatores disponíveis.

Como é feito o cálculo da potência

Para selecionar a potência e o comprimento ideais do aquecedor de fita, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:

  • Diâmetro do duto.
  • A profundidade de sua colocação.
  • A diferença de temperatura entre as paredes da linha e o ambiente.
  • O comprimento da área que requer aquecimento.
  • O tipo e a espessura da camada de isolamento térmico.
  • Tipo de aquecedor de fita usado e características de seu funcionamento.

O reforço da camada de isolamento térmico cria uma proteção natural da comunicação contra a perda de calor: isso permite que você economize no comprimento e na potência da fita de aquecimento.

fita de aquecimento para tubos

Esses aquecedores de tubos podem operar em dois modos:

  1. Contínuo... Com sua ajuda, o refrigerante dentro do tubo é mantido em um determinado tom de temperatura. Isso é verdade principalmente para o abastecimento de água quente.
  2. Periódico... Neste caso, o aquecedor é ligado apenas se a temperatura da rede elétrica cair abaixo de um nível pré-determinado.

Apesar da novidade comparativa da própria ideia de aquecimento ativo de dutos, o uso de cabos é considerado coisa do passado. A este respeito, a fita de aquecimento para tubos é reconhecida como uma solução mais promissora e com um futuro muito bom.

Vantagens e desvantagens

Existem muitas características positivas dos aquecedores de fita, vamos listar as principais:

  • lucratividade;
  • facilidade de instalação;
  • comprimento de onda da radiação em uma faixa inofensiva;
  • a capacidade de selecionar dispositivos com uma temperatura de superfície segura.

No entanto, também existem desvantagens:

  • sensibilidade de dispositivos resistivos a influências externas (sobreposição, interseção);
  • necessidade de uso de termostatos com fitas resistivas;
  • alto preço de correias autoajustáveis ​​mais avançadas.

Fita de aquecimento de carbono flexível LUNG

A fita de aquecimento de carbono flexível (LUNG) destina-se ao aquecimento de dutos, equipamentos tecnológicos com superfícies planas e formas geométricas complexas, bem como para instalação em produtos de aquecimento elétrico como elemento de aquecimento.

Âmbito de aplicação da fita LUNG

  • Aquecimento de dutos para bombeamento de betume.
  • Aquecimento de dutos de óleo combustível e regulação da temperatura do óleo combustível em frente aos queimadores de caldeiras em caldeiras e CHPPs. Aquecimento "suave" e manutenção da temperatura de vários materiais químicos em tubulações de produtos. A fita LUNG é enrolada em dutos com um passo de enrolamento calculado especificado; é recomendável colocar um revestimento isolante de calor não combustível por cima dela.
  • Aquecimento de superfícies, por exemplo, cofragens para construção, câmaras de secagem. A fita LUNG é colada em superfícies planas com cola de silicone resistente ao calor.
  • Criação de painéis de aquecimento flexíveis de vários tamanhos através da colagem de fitas LUNG em folhas de metal. Com essas seções de aquecimento móveis, é possível aquecer tanques, incluindo tanques ferroviários.
  • Integração em invólucros rígidos para obter aquecedores convectivos operando em um regime de temperatura amena sem queimar o oxigênio do ar.
  • Uso em aquecedores de ar, dutos de ar para aquecimento do fluxo de ar com resistência aerodinâmica mínima e aquecimento sem inércia.

Condições de operação da correia LUNG

  1. Todas as superfícies nas quais a fita LUNG é montada devem ser limpas de rebarbas e arestas afiadas para evitar danos mecânicos à fita.
  2. Não coloque materiais e produtos inflamáveis ​​perto da fita.
  3. Durante a operação, não é permitido usar fitas sem termostato se o aquecimento a uma temperatura superior a 250 ° C for possível.
  4. É permitido cobrir um lado da fita LUNG com um material isolante de calor não combustível.
  5. É permitido dobrar a fita LUNG com um raio de pelo menos 5 mm.
  6. Para obter os melhores resultados em segurança elétrica e contra incêndio, é recomendado o uso de um RCD como elemento de proteção.

Materiais flexíveis: Tubulação flexível: tubos de água flexíveis, encanamentos de plástico

Desenho de fita LUNG

A fita LUNG contém um elemento de aquecimento feito de um material fibroso de carbono, uma capa isolante elétrica feita de fibra de vidro, duplicada com uma camada de material de silicone. Os condutores de baixa temperatura conectados ao elemento de aquecimento são feitos de fio de cobre com isolamento resistente ao calor e são usados ​​para conectar a tensão de alimentação à fita. O elemento de aquecimento e os acessórios finais são vedados para proteção ambiental.

Dutos aquecidos para bombear fluidos viscosos

A fita LUNG é produzida de acordo com TU 3443-001-10829030-07. A fita LUNG é protegida por uma patente da Federação Russa.

É possível fabricar LUNG com menos de 5 metros. Neste caso, a conexão à fonte de alimentação pode ser feita de duas maneiras. O primeiro método é conectar PULMÕES em série uns com os outros até um comprimento de pelo menos 5 metros. A segunda forma é conectar cada LUNG menor que 5 metros à fonte de alimentação através do LATR, com uma tensão fornecida ao LUNG, dando a corrente consumida não mais do que 3-3,5A.

As principais vantagens da fita LUNG

  • Grande superfície de aquecimento.
  • Elasticidade e flexibilidade.
  • Espessura pequena e peso leve.
  • Baixa inércia térmica.
  • Ampla faixa de densidade de potência (até 250 W / m de comprimento de fita).
  • Tensão de alimentação de 0 a 220V (os parâmetros técnicos das fitas de aquecimento LUNG para uso individual são acordados com o cliente).
  • Facilidade de desenho e instalação em equipamentos.
  • Possibilidade de montagem da fita em temperaturas de até –60 ° C.

Preços para aquecimento de estufas Sadovy Expert

NomePotência específica, W / mPotência nominal, kWPreço, esfregue
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK 220V), termostato embutido
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.18 / 220-4.0)450,182 874
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.18 / 220-6.0)300,183 269
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.36 / 220-8.0)450,363 995
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.29 / 220-10.0)290,294 929
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (ENGL-1-TK-0.51 / 220-12.0)430,515 653
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (ENGL-1-TK-0.44 / 220-14.0)310,446 376
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.73 / 220-16.0)460,737 088
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.65 / 220-18.0)360,657 812
Aquecimento da estufa "Garden Expert" (INGLATERRA-1-TK-0.58 / 220-20.0)290,588 535
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores