Isolamento da fachada de um prédio de apartamentos - todos os métodos


As antigas casas de painéis precisam especialmente de isolamento. Isso se torna perceptível com o início do tempo frio, quando o sistema de aquecimento não dá conta de suas tarefas. Para realizar esse trabalho hoje, existem muitas maneiras, por exemplo, isolar as paredes de uma casa de painéis de dentro. Esta tecnologia é relevante caso o isolamento térmico externo seja impossível devido ao facto de a fachada do edifício não poder ser tocada.

Características do isolamento de parede fria do interior

Penetra no frio exterior pelas costuras das casas de painéis. Se devido a determinadas circunstâncias não for possível preenchê-los, o isolamento deve ser feito pelo interior. Para isso, pode-se usar poliestireno expandido ou lã mineral. Esses materiais são complementados com isolamento de folha ou use tinta de isolamento separadamente. Normalmente, a obra envolve a instalação de uma moldura, dentro da qual são colocadas camadas isolantes adicionais, sobrepostas com drywall de cima.

Se você pretende carregar algo pesado nas paredes, pode aplicar gesso sobre o isolamento, economizando dinheiro. Quando não houver desejo de instalar o drywall, você pode engessar espuma e lã mineral. Neste último caso, o material deve ter alta densidade. Se você quiser preferir a lã mineral para isolar o interior de uma casa de painéis, é melhor escolher sua variedade de basalto, também chamada de pedra. Este material é bom porque não tem medo de umidade e tolera bem o calor. Ao mesmo tempo, é possível excluir a utilização de uma membrana que, com isolamento térmico externo, desempenha o papel de barreira de vapor e hidro.

Permissão para isolamento externo e interno da fachada de um prédio de apartamentos

Hoje, na Federação Russa, não há documento regulando os processos de isolamento de paredes em edifícios de vários andares.

É interessante que, a este respeito, diferentes regras e recomendações estão em vigor em certas regiões e assuntos da Federação Russa. Em alguns deles, existem programas completos de isolamento de fachadas de edifícios de apartamentos, efectuados com verbas retiradas do orçamento do Estado. Se o seu stalinka ou outro prédio de apartamentos não constar da lista de verificação de isolamento, então, para criá-lo, você terá que entrar em contato com os serviços especiais da cidade. Normalmente, são serviços públicos e instituições. Deve-se sempre levar em consideração o fato de que o isolamento das paredes de um prédio de apartamentos do lado de fora geralmente é feito por alguns dias.

Ao isolar, é importante seguir a tecnologia, caso contrário será ineficaz
Ao isolar, é importante seguir a tecnologia, caso contrário será ineficaz

Qual é a parede externa de qualquer prédio de apartamentos? Isso mesmo - esta é a chamada propriedade comum. A última afirmação é verdadeira mesmo que toda a casa seja propriedade privada de alguém e privatizada. O isolamento de quaisquer paredes da fachada de uma habitação altera necessariamente a sua aparência. É por isso que, antes de isolar as paredes, você precisará primeiro concordar com o arquiteto, bem como com os serviços públicos que atendem a casa. É mais fácil fazer isso, apesar da complexidade da redação - basta escrever um pedido para uma autoridade especializada. O isolamento das paredes de um prédio de apartamentos do exterior só será legal se for possível obter uma decisão positiva e recolher várias assinaturas dos residentes do prédio de uma só vez. Também deve ser destacado que o isolamento completo das paredes da fachada é muito mais eficaz do que o mosaico. Recuse-se a isolar as paredes da fachada, como você pode imaginar, também pode.Sobretudo se o edifício de apartamentos tiver valor histórico ou a casa estiver inscrita como objeto do património cultural nos respectivos registos. Se falamos da capital, então é simplesmente impossível conseguir o isolamento externo da fachada dentro de um apartamento.

O isolamento de um apartamento com materiais especiais deve ser realizado apenas por profissionais
O isolamento de um apartamento com materiais especiais deve ser realizado apenas por profissionais

O isolamento térmico das paredes de um edifício de apartamentos do lado de fora do tipo externo dos edifícios acima mencionados é possível, portanto, apenas se abranger toda a habitação. Curiosamente, em outras regiões do país, o isolamento externo das habitações só é permitido nessas circunstâncias, quando todos os seus residentes votarão. A situação é diferente com os nossos vizinhos da Ucrânia. Lá, as paredes da fachada dos prédios de apartamentos são propriedade privada dos residentes que moram na casa. De acordo com a lei, todas as decisões relativas à alteração da aparência original do edifício devem ser tomadas em conjunto e votadas em assembleia extraordinária. Na verdade, em muitas cidades ucranianas, ninguém proíbe o isolamento das paredes externas - muitas vezes ninguém pede permissão aos vizinhos, mas tal comportamento pode até terminar em um processo. Houve casos em que, por decisão judicial e reunião de todos os proprietários, o isolamento externo ilegal foi simplesmente removido.

O trabalho começa na base ou no meio
O trabalho começa na base ou no meio

Tipos de isolamento

Quando as paredes são isoladas dentro de um apartamento de uma casa de painéis, uma das muitas soluções modernas pode ser usada. Além das opções acima, pode ser poliestireno expandido, que é muito mais fácil de trabalhar. Mas é importante levar em consideração que a espuma não permite a passagem de vapor, o que significa que com o tempo, haverá formação de umidade sob ela, o que ocasionará a formação de fungos e mofo.

Se você não quiser que as paredes do apartamento se movam muito para dentro, você pode escolher o gesso quente, mas o efeito disso será muito menor do que o dos materiais de espuma. Você também pode escolher cerâmicas líquidas modernas. Apenas uma camada de 1 mm será suficiente para igualá-lo a 5 cm de lã mineral. A cerâmica líquida consiste em bolhas cheias de ar.

Se uma loja oferece isolamento térmico e o vendedor afirma que ele pode ser usado como um material independente, você pode ter certeza de que não é esse o caso. O efeito de tal camada, é claro, será, mas não tão significativo quanto eles querem imaginar.

Minvata

Ao isolar as paredes de uma casa de painéis do interior, você pode usar lã mineral. Mas especialistas aconselham usá-lo em casos extremos, porque ele precisa ser protegido por pelo menos dois motivos. A primeira é que, com o livre acesso das partículas ao ambiente, elas podem prejudicar a saúde humana. A segunda se expressa no fato de que a lã mineral fica saturada de umidade, se acomoda e perde suas propriedades originais. Mesmo se você fechar a camada de isolamento com um filme em ambos os lados, a água ainda penetrará nela, o que com o tempo anulará todos os esforços de isolamento térmico. Mas se ainda quiser instalá-lo, você precisará instalar a moldura e trazer as partes finais do material para os perfis.

Minvata

Isolamento de poliestireno expandido

Se você quiser fazer o isolamento sozinho, pode usar poliestireno expandido. Pode ser instalado sobre cola, reforçado adicionalmente com buchas. No topo é aplicada uma malha de fibra de vidro que é embutida no gesso. Com esse isolamento das paredes de uma casa de painéis pelo lado de dentro, é necessário pensar adicionalmente no sistema de ventilação, uma vez que a camada criada terá baixa permeabilidade ao vapor.

Antes de instalar o isolamento, é necessário remover todos os acabamentos antigos das paredes, incluindo papel de parede. O dano é reparado com massa. Além disso, a superfície pode ser coberta com solo. Uma composição à base de acrílico é perfeita. É melhor se tiver propriedades antifúngicas.Antes de instalar o isolamento, a impermeabilização deve ser colocada na parede. Você pode usar filme plástico para isso. O isolamento é instalado por cima, você precisa começar a trabalhar por baixo, instalando as placas em um padrão xadrez.

Assim que o adesivo estiver completamente seco, o que acontecerá em cerca de 2 dias, podem ser feitos furos no isolamento, que deve ser de 6 peças por folha. Lá serão inseridos tarugos, o que aumentará ainda mais a resistência da estrutura. As costuras finais devem ser preenchidas com pedaços de isolamento. Na etapa seguinte, é aplicada uma malha reforçada, que é rebaixada em uma camada de acabamento líquida. Aplique massa de vidraceiro, que é coberta com papel de parede ou outro material decorativo.

Poliestireno expandido

Espuma de poliestireno extrudado

O isolamento interno das paredes de uma casa de painéis é geralmente realizado por um tipo de poliestireno expandido extrudado. O trabalho é realizado de acordo com o mesmo algoritmo descrito acima. Este material pode ser selecionado levando-se em consideração a densidade, que chega a 47 kg / m3. Este indicador afeta a resistência do material, mas em uma sala não é muito importante. A camada formada será inflamável, portanto, deve estar bem protegida da ignição. Para uma instalação mais conveniente, você deve escolher produtos com uma ranhura nas bordas. Ele fornece um ajuste confortável das placas umas às outras.

Espuma de poliestireno extrudado

Uso de isopor

No isolamento interno das paredes de uma casa de painéis, o poliestireno raramente é usado, pois seu efeito na saúde não foi comprovado. Se for necessário realizar trabalhos na zona do tecto, é preferível montar pelo lado do sótão. Na hora de comprar este material, é importante excluir o método artesanal de produção, solicitando um certificado que comprove a qualidade.

Isolamento de espuma de dentro

Aplicação de keramoizol

Se você quiser isolar as paredes com as próprias mãos, deve considerar o isolamento térmico líquido, que é feito à base de resinas poliméricas. Entre os ingredientes estão os enchimentos minerais, que têm a forma de bolas. Eles fornecem reflexão de energia térmica. Ao serem aplicadas, a composição e as bolas são polimerizadas, o que permite imitar uma garrafa térmica.

Este material permite não só isolar as paredes, mas também torná-las mais protegidas da penetração de ruídos estranhos. Este material relativamente novo é vendido em contêineres de diferentes tamanhos. É caracterizado pelas qualidades de resistência ao vapor e à água, bem como durabilidade. A instalação consiste na formação de várias camadas. Para obter o melhor efeito, você precisa aplicar 6 demãos. A direção do movimento da escova deve ser perpendicular entre as séries. A única desvantagem dessa solução é o alto custo.

Penoizol de isolamento

O isolamento interno das paredes de uma casa de painéis é feito às vezes com penoizol. É uma versão líquida do poliestireno, que é feito diretamente no canteiro de obras e despejado em estruturas ocas ou fôrmas. Neste caso, estamos a falar de espuma de carbamida, que é bastante difícil de usar em condições domésticas.

O trabalho é barato, o resultado é prático e o tempo de manipulação é reduzido. O penoizol tem baixa densidade, está pronto para servir por muito tempo e é caracterizado por uma condutividade térmica insignificante. A camada não é perigosa em caso de incêndio, o material tem qualidades ecológicas e não pode criar condições adequadas para o surgimento de vida biológica.

Penoizol

Usando astratek

Para o isolamento interno de uma casa de painéis, pode ser usado astratek, que é um isolamento térmico líquido. A estrutura do material é microporosa. Com ele, você pode formar um revestimento uniforme que reduz significativamente a perda de calor sem criar cargas adicionais nas paredes e pisos.

Com esse isolamento de uma casa de painéis por dentro, você pode ter certeza que o material pode ser usado em diferentes condições de temperatura, bem como em diferentes objetos. O material adere bem à superfície, exclui a corrosão e contém solventes orgânicos entre os ingredientes.

Isolamento externo


Execução de trabalhos de isolamento de fachada de edifício de vários pisos

O isolamento da fachada de uma casa de painéis é realizado nas seguintes etapas:

Estágio preparatório

A preparação da superfície da fachada é necessária - as paredes das extremidades da casa de painéis são niveladas, as placas são limpas de placas. Também é importante fechar espaços vazios, rachaduras e vedar as juntas dos painéis. Se necessário, vale a pena colocar uma vedação entre as juntas, enquanto uma mástique especial é usada para selar as fissuras. O desnível da superfície das paredes é permitido dentro de dois centímetros - tal desvio não pode ser reparado. Quando todos os materiais estiverem secos, a parede é impregnada com um primer multiuso aplicado com pistola ou rolo.

Instalação de isolamento

Como na esmagadora maioria dos casos é a espuma que se utiliza para o isolamento térmico de casas de painéis, vale a pena considerar a tecnologia de instalação desse isolamento. Você pode fixar a espuma usando os seguintes métodos: colocar as placas na cola, fixar com tarugos ou conectar essas duas opções, esta é a escolha mais confiável. A direção da colagem é de baixo para cima. Neste caso, a colagem começa com a instalação da placa inicial.

Em seguida, começamos a aplicar cola na superfície da casa de painéis - as tecnologias utilizadas dependem diretamente da qualidade das paredes. Se estiverem uniformes, você pode aplicar a cola com um pente. Se, como é frequentemente o caso, as paredes são irregulares, a cola é simplesmente derramada na superfície. É importante preencher cuidadosamente as costuras com cola. Tudo isso permite que você se livre de espaços vazios sob o isolador de calor. Não há necessidade de aplicar cola na espuma.


Instalação de espuma na parede

A opção quando a cola é aplicada na espuma, e não na casa, não é adequada neste caso, pois os vazios sob o isolamento se tornarão pontes naturais de frio, o que reduzirá a eficácia de todo o evento.

Aplique a espuma na camada de cola e pressione bem. Depois de colar todas as placas, deve-se deixá-las sozinhas por alguns dias. Nesse período, a solução de cola irá secar e encolher, após o que será possível realizar a próxima etapa do trabalho. Já para fixar os pratos com tarugos, você pode escolher cogumelos de plástico. Isso se deve à leveza e à baixa resistência da espuma - esses fixadores evitarão que a fachada perca uma perda de calor desnecessária.

Vale atentar para as lacunas - devem ser preenchidas com espuma de poliuretano, eliminando o excesso após a solidificação do material.

Já as tampas dos tarugos, devem ser cobertas com uma mistura adesiva. Todas as irregularidades deixadas após a secagem da cola podem ser removidas com lixa comum.

Preparação para reforço

A fragilidade da espuma é um sério inconveniente, portanto, o isolamento precisa de reforço - basta colar uma malha fina. Essa proteção deve evitar a destruição da espuma devido a fenômenos atmosféricos e outros fatores adversos.

A preparação para o reforço é a seguinte: primeiro, os cantos são colados, após o que você pode continuar a colar as próprias paredes. Para simplificar o processo, são utilizadas malhas com cantos prontos, o que minimiza o tempo necessário. Se não houver redes desse tipo, você terá que fazer cantos com uma malha regular. Basta cortar uma longa tira de 30 centímetros de largura e dobrá-la em ângulo - tal estrutura é pressionada contra a quina da casa untada com cola. Em geral, cortar a malha em fragmentos simplifica muito a instalação em si, o que permite fechar consistentemente as áreas manchadas com cola com fragmentos.Nesse caso, na junção, a malha deve ser sobreposta.

Após a colagem da tela, é necessário aguardar a secagem da cola, após o que restará para limpar o excesso de solução com espátula plástica e remover as irregularidades.


Esquema de isolamento para a fachada de uma casa de painéis

Acabamento

Antes do acabamento, uma camada de equalização é aplicada em toda a fachada tratada. Depois disso, é necessário aplicar um primer e uma camada de gesso. A etapa final é a pintura da parede, de preferência em uma cor que não se destaque contra o fundo da cor principal de uma casa de painéis de vários andares.

Instalação de isolamento em paredes de tijolo

Antes de iniciar o trabalho, é importante decidir qual material funcionará como aquecedor. Para começar, é importante pesar todos os prós e contras e entender que a condensação durante o isolamento interno se formará em qualquer caso. Se, no entanto, decidir instalar poliestireno ou qualquer outro material da lateral da sala, você deve fixar uma película de barreira de vapor na parede, que irá até o teto e o chão. As costuras são coladas com fita adesiva, devem ser sobrepostas.

Agora você pode instalar o ripado, cujo degrau entre os elementos deve ser menor que a largura do isolamento térmico usado, se for elástico. Em profundidade, a moldura deve corresponder à espessura do isolamento. Placas de isolamento térmico são dispostas nas células, são cobertas com barreira de vapor em cima delas, as costuras são seladas. A próxima camada será uma contra-rede, que é revestida com aglomerado ou qualquer outro material em folha. Este trabalho é necessário para garantir que os materiais internos sejam o mais bem ventilados possível.

Isolamento de uma casa de tijolos

Quem paga?

O pagamento é a segunda questão mais importante após a autorização. A melhor opção é fazer o isolamento a expensas da sociedade gestora. A opção mais difícil do ponto de vista de implantação é o isolamento de todas as paredes da casa às custas dos moradores. Se na sua região não existe uma proibição fundamental de isolamento, recomendamos a realização de uma reunião, recolhendo as assinaturas dos inquilinos e tentando resolver a questão do pagamento atraindo um conselho ou uma empresa de gestão. Se houver indicações de isolamento, esse esquema pode acabar sendo bastante real.


golicin / Fotolia

Isolamento térmico de paredes pelo método do piso elétrico

Se você decidir abandonar a instalação de espuma de poliestireno extrudado, substituindo este método pelo isolamento de parede usando o método do piso elétrico, então você deve pesar todos os aspectos positivos e negativos desta tecnologia. Especialistas dizem que uma boa transferência de calor não pode ser obtida neste caso. Os componentes de aquecimento ficarão localizados na parede e o calor terá que passar pela guarnição ou drywall. Nesse caso, o espaço se aquecerá a apenas algumas dezenas de centímetros da parede, enquanto o ar aquecido se elevará imediatamente. O resultado será a necessidade de instalação de um aquecedor elétrico adicional, o que implicará em custos.

Se o papel de parede e a decoração de azulejos forem colados nas paredes como acabamento, você poderá se deparar com o fato de que os materiais se afastarão da superfície com o aquecimento constante. Com tal disposição de aquecimento, não será possível colocar móveis ou equipamentos elétricos contra a parede, uma vez que irão falhar rapidamente, além de bloquear os fluxos de ar.

Depois de instalar esse sistema de aquecimento, você encontrará perdas de calor impressionantes, porque a energia irá não apenas para dentro da sala, mas também para fora de casa. O isolamento térmico de folha é colocado sob o tecido infravermelho (para excluir tais fenômenos), mas isso só agrava a situação, e o aquecimento até diminui. Essas paredes, onde é colocado o cabo elétrico, não serão mais utilizadas para pendurar equipamentos e móveis.A mesma condensação se formará entre a superfície quente e fria da parede, o que não pode deixar de se tornar um sério obstáculo para equipar tal sistema de aquecimento.

Como é feito o isolamento de edifícios de vários andares?

A vedação das costuras interpainéis e o isolamento parcial da alvenaria, há muitos anos utilizados no nosso país, perderam a sua utilidade. Todas essas medidas não garantem que a casa não desabará mais. A melhor opção é o isolamento completo com acabamento de fachada. Esse método finalmente resolve o problema, já que o isolamento moderno dura 50 anos ou mais.

Existem 2 métodos principais de tal isolamento:

  • Gesso ou fachada molhada... Ao instalá-lo, uma camada de isolamento é primeiro aplicada à parede, cobrindo todos os vazios e costuras entre os painéis. Após a secagem, uma tela de reforço é montada em cima e, em seguida, é aplicado o gesso de acabamento. Esta é uma opção bastante confiável, adequada para a maioria das casas, independente do tipo de parede, mas seu grande inconveniente é a durabilidade. O trabalho de instalação leva muito tempo e só pode ser executado em temperaturas positivas;
  • Fachada ventilada ou articulada... Neste caso, o isolamento é aplicado na estrutura metálica, havendo assim uma folga de ventilação entre o isolamento e a parede. Se a instalação for feita corretamente, não haverá acúmulo de umidade sob o isolamento, não surgirão fungos ou mofo. Uma grande vantagem desse isolamento é a capacidade de escolher a aparência da casa. Os residentes podem escolher os materiais de acabamento da cor e textura desejadas. A instalação da fachada de gesso não é demorada, demorando três a cinco dias.

Isolamento térmico de edifícios de vários andares

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores