Pressão de trabalho nas tubulações do sistema de aquecimento central de um prédio de apartamentos - normas, GOST, causas das diferenças, métodos de ajuste, amostras de reclamações

A pressão normal em um sistema de aquecimento fechado é muito importante. Em primeiro lugar, esta é uma sala quente no inverno e, em segundo lugar, o funcionamento normal de todos os componentes da caldeira. Mas a flecha nem sempre está no intervalo de que precisamos e pode haver muitos motivos para isso. A alta e a baixa pressão no sistema de aquecimento conduzem ao bloqueio da bomba e à ausência de baterias quentes. Vamos dar uma olhada mais de perto em quantas atmosferas nossos tubos devem ter e como consertar problemas comuns.

pressão do sistema de aquecimento

Algumas informações gerais

Mesmo na fase de projeto do sistema de aquecimento, os manômetros são instalados em diferentes locais. Isso é necessário para controlar a pressão. Quando o dispositivo detecta um desvio da norma, é necessário realizar alguma ação, um pouco mais tarde falaremos sobre o que fazer em uma determinada situação. Se você não tomar nenhuma medida, a eficiência do aquecimento diminui e a vida útil da mesma caldeira é reduzida. Muitas pessoas sabem que o efeito mais prejudicial em sistemas fechados é o golpe de aríete, para o qual tanques de expansão são fornecidos para amortecimento. Portanto, antes de cada estação de aquecimento, é aconselhável verificar se há pontos fracos no sistema. Isso é feito de forma bastante simples. Você precisa criar excesso de pressão e ver onde ela se manifesta.

Causas do aparecimento de uma diferença de pressão

Qualquer alteração nas leituras dos sensores de pressão indica um mau funcionamento do sistema de aquecimento. Um aumento na pressão pode indicar tais violações:

  • a temperatura do refrigerante é superior à estabelecida pela norma;
  • o diâmetro do tubo é menor que o normal;
  • a presença de bloqueios, depósitos dentro de tubos e dispositivos de aquecimento;
  • o aparecimento de congestionamento de ar no sistema;
  • usando uma bomba com maior eficiência do que o necessário;
  • alguns dos nós do sistema de aquecimento estão bloqueados.

Uma diminuição da pressão do refrigerante nas tubagens também indica avarias no funcionamento do fornecimento de calor. Se a pressão da água nos tubos ficou mais fraca, então vale a pena verificar o sistema para tais danos:

  • situações de emergência em tubulações (dano à integridade, ocasionando vazamento);
  • falha da bomba;
  • avaria da unidade de segurança;
  • ruptura da membrana no tanque de expansão;
  • a formação de bloqueios em tubos e filtros.

No verão, isto é, quando não há necessidade de aquecimento das instalações, a pressão da água nos tubos de aquecimento deve ser mantida a uma pressão ligeiramente superior à estática. Isso é feito para evitar que o ar entre no sistema. Sob a influência do ar, os tubos podem começar a sofrer corrosão, o que levará ao aparecimento de furos e vazamentos constantes do refrigerante.

Para se manter aquecido nos apartamentos no inverno, especialistas em aquecimento devem diagnosticar o sistema em tempo hábil, limpar seus componentes e elementos e monitorar o estado de todos os dispositivos de medição.

Como consertar a situação com uma queda?

Tudo é extremamente simples aqui. Primeiro, você precisa dar uma olhada no manômetro, que tem várias zonas características. Se a seta estiver verde, está tudo bem, e se for notado que a pressão no sistema de aquecimento está caindo, o indicador ficará na zona branca. Tem também vermelho, sinaliza aumento. Na maioria dos casos, você pode lidar com isso sozinho. Primeiro, você precisa encontrar duas válvulas. Um deles serve para injeção, o segundo - para sangrar o portador do sistema. Então tudo é simples e claro.Se houver falta de meio no sistema, é necessário abrir a válvula de descarga e observar o manômetro instalado na caldeira. Quando a seta atingir o valor necessário, feche a válvula. Se houver necessidade de sangramento, tudo é feito da mesma forma, com a única diferença de que é necessário levar um vaso, por onde escoará a água do sistema. Quando a seta do manômetro mostrar a taxa, ligue a válvula. Freqüentemente, é assim que a queda de pressão no sistema de aquecimento é "tratada". Por enquanto, vamos seguir em frente.

pressão de trabalho no sistema de aquecimento

Os motivos da instabilidade da pressão na rede e como ajustá-la

A causa mais comum de queda na pressão do sistema é o vazamento de água. Os locais "mais fracos" são as juntas da tubulação com um gerador de calor ou dispositivo de aquecimento. Com menos frequência, um tubo rompe em um local arbitrário, se o proprietário não acompanhou seu desgaste ou se ele comprou um produto inicialmente defeituoso.

O indicador mais seguro de um vazamento é uma queda na pressão estática, que pode ser medida desligando a bomba.

Se a pressão estática no sistema de aquecimento do tipo fechado também for normal, as próprias bombas devem ser verificadas. Para a busca de vazamentos, diferentes seções do sistema são desligadas uma após a outra, observando o nível de pressão. Após identificar a seção danificada da tubulação, ela é desconectada do sistema para reparo.

Se o vazamento não for encontrado e a pressão do refrigerante continuar diminuindo, é necessário chamar um especialista. Tendo liberado o sistema de aquecimento da água e bombeado ar nele, eles determinarão rapidamente o "buraco" pelo fluxo de ar que sai. Se os tubos estão escondidos no chão ou no espaço entre o teto, os especialistas usam um scanner para detectar o excesso de umidade, o que permite detectar uma rachadura invisível no tubo com uma precisão de vários centímetros.

O segundo culpado pela queda de pressão é o mau funcionamento do equipamento da caldeira. Entre os fatores pelos quais a pressão na caldeira a gás cai, há quatro principais:

  • câmara do tanque de expansão danificada;
  • a destruição do trocador de calor bitérmico causada por um golpe de aríete;
  • a ocorrência de microfissuras no trocador de calor (por desgaste natural do metal, defeitos de fábrica ou descargas preventivas);
  • uma abundância de escala no trocador de calor (um problema eterno em regiões com água dura).

Qualquer um dos problemas acima foi resolvido. O vaso de expansão integrado na caldeira pode ser fechado substituindo-o por um equivalente externo. Um trocador de calor defeituoso pode, na maioria dos casos, ser soldado. A dureza da água é facilmente reduzida pelo uso de aditivos especiais. No entanto, antes de aumentar a pressão na caldeira de aquecimento, é melhor consultar um engenheiro qualificado especializado em manutenção de caldeiras.

Mais perigosa ainda é a situação em que a pressão da água no sistema de aquecimento de uma casa aumenta de forma incontrolável. Um aumento na pressão é provocado por:

  1. interromper o fluxo de refrigerante ao longo do circuito;
  2. reservatório entupido ou outro filtro;
  3. alimentação constante do sistema causada por falha de automação ou erro humano;
  4. a ocorrência de congestionamento de ar;
  5. sobrepor a válvula na direção do fluxo de refrigerante;
  6. cálculo incorreto da pressão do tanque de expansão ou sua capacidade insuficiente (a pressão dentro do tanque deve ser 1/5 menor que a do sistema, e a capacidade deve ser igual a um décimo do volume de todo o refrigerante da rede);
  7. a ocorrência de fissuras na membrana do tanque de expansão (se não houver a possibilidade de troca da membrana, o tanque deverá ser trocado completamente).

Qual deve ser a pressão de operação no sistema de aquecimento?

Mas responder a essa pergunta em poucas palavras é bastante simples. Depende muito da casa em que você mora. Por exemplo, para aquecimento autônomo de uma casa ou apartamento particular, 0,7-1,5 atm é geralmente considerado normal.Mas, novamente, esses são números aproximados, uma vez que uma caldeira é projetada para trabalhar em uma faixa mais ampla, por exemplo, 0,5-2,0 atm, e a outra em uma menor. Isso deve ser visto no passaporte de sua caldeira. Se não houver nenhum, siga a média de ouro - 1,5 atm. A situação é bastante diferente nas casas que têm aquecimento central. Neste caso, é necessário orientar-se pelo número de pisos. Em edifícios de 9 andares, a pressão ideal é de 5 a 7 atm, e em prédios altos - de 7 a 10 atm. Quanto à pressão sob a qual o transportador é fornecido aos edifícios, é geralmente de 12 atm. Você pode reduzir a pressão usando reguladores de pressão e aumentá-la instalando uma bomba de circulação. A última opção é extremamente relevante para os andares superiores de edifícios altos.

Norma em um sistema de aquecimento autônomo

Quando, quando o aquecimento autônomo é instalado no apartamento, o refrigerante é aquecido pela caldeira, geralmente de baixa potência. Uma vez que a tubulação em um apartamento separado é pequena, ela não requer vários instrumentos de medição, e a pressão normal é 1,5-2 atmosferas.

Durante a inicialização e teste do sistema autônomo, ele é enchido com água fria, que gradualmente aquece, se expande e atinge a norma com pressão mínima. Se, repentinamente, em um projeto semelhante, a pressão nas baterias cair, não há necessidade de pânico, já que a razão para isso geralmente é sua leveza. Basta liberar o circuito do excesso de ar, enchê-lo com um refrigerante e a própria pressão atingirá a norma.

Para evitar acidentesquando a pressão nas baterias de aquecimento de um prédio de apartamentos aumenta drasticamente pelo menos nas 3 atmosferas permitidas, você precisa instalar um tanque de expansão ou uma válvula de segurança... Caso contrário, o sistema pode ser despressurizado e então será necessário trocá-lo.

Para que o sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos tenha sempre pressão de trabalho, é necessário:

  • diagnosticar;
  • limpe seus elementos;
  • verifique o desempenho dos dispositivos de medição.

Como a temperatura da mídia afeta a pressão?

pressão do sistema de aquecimento doméstico
Depois que o sistema de abastecimento de água fechado é instalado, uma certa quantidade de refrigerante é bombeada. Como regra, a pressão no sistema deve ser mínima. Isso ocorre porque a água ainda está fria. Quando o portador aquece, ele se expande e, como resultado, a pressão dentro do sistema aumenta ligeiramente. Em princípio, é perfeitamente razoável regular a quantidade de atmosferas ajustando a temperatura da água. Atualmente, são utilizados tanques de expansão, também acumuladores hidráulicos, que acumulam energia dentro de si e não permitem o aumento da pressão. O princípio do sistema é extremamente simples. Quando a pressão de operação no sistema de aquecimento atinge 2 atm, o tanque de expansão é ligado. O acumulador retira o excesso de refrigerante, mantendo assim a pressão no nível necessário. Mas acontece que o tanque de expansão está cheio, o excesso de água não tem para onde ir, neste caso, pode surgir uma sobrepressão crítica (mais de 3 atm.) No sistema. Para salvar o sistema da destruição, uma válvula de segurança é ativada para remover o excesso de água.

Características de aquecimento autônomo

O valor normal para um circuito fechado é 1,5-2,0 bar, o que é muito diferente da pressão nos tubos de aquecimento central. O motivo do downgrade pode ser:

  • despressurização - quando ocorre um vazamento ou microfissuras, pelas quais a água pode escapar. Visualmente, isso pode não ser perceptível, pois uma pequena quantidade de água tem tempo de evaporar;
  • diminuição da temperatura do refrigerante. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor é a sua expansão;
  • a presença de reguladores de pressão autônomos que sangram o ar.Eles são instalados para remover bolsas de ar. Vazamento com freqüência;
  • alterar o raio da passagem nominal do tubo. Quando aquecidos, os tubos de plástico podem mudar sua geometria - eles se tornam mais largos.

Não só a circulação do refrigerante depende do indicador de pressão no sistema de aquecimento, mas também a facilidade de manutenção do equipamento. Para evitar uma diminuição e aumento da pressão em qualquer parte do sistema, um tanque de expansão é instalado. É um recipiente de metal com uma membrana de borracha dentro. A membrana divide o tanque em duas câmaras: com água e ar. No topo há uma válvula pela qual o ar sai em caso de aumento de pressão extremo. Pode ocorrer devido ao aquecimento excessivo do fluido. Depois que a água esfria e diminui de volume, a pressão no sistema não será suficiente, porque o ar escapou. O volume do tanque de expansão é calculado com base no volume total do refrigerante no sistema.

Pressão estática e dinâmica

Se explicarmos em palavras simples o papel da pressão estática em um sistema de aquecimento fechado, então isso pode ser expresso da seguinte forma: esta é a força com a qual o líquido pressiona o radiador e a tubulação, dependendo da altura. Portanto, para cada 10 metros há +1 atm. Mas isso só se aplica à circulação natural. Há também pressão dinâmica, que é caracterizada pela pressão na tubulação e nos radiadores durante a condução. É importante destacar que na instalação de um sistema de aquecimento fechado com bomba de circulação acrescenta-se pressão estática e dinâmica, levando em consideração as características do equipamento. Portanto, uma bateria de ferro fundido é projetada para operar a 0,6 MPa.

Diâmetro dos tubos, bem como o grau de desgaste

Deve ser lembrado que o tamanho do tubo também deve ser levado em consideração. Freqüentemente, os residentes definem o diâmetro de que precisam, que quase sempre é um pouco maior do que os tamanhos padrão. Isso leva ao fato de que a pressão no sistema diminui ligeiramente, o que é devido à grande quantidade de refrigerante que irá caber no sistema. Não se esqueça que em cômodos de esquina a pressão na tubulação é sempre menor, já que este é o ponto mais distante da tubulação. O grau de desgaste dos tubos e radiadores também afeta a pressão no sistema de aquecimento da casa. Como mostra a prática, quanto mais velha for a bateria, pior. É claro que nem todos podem trocá-los a cada 5 a 10 anos, e não é apropriado fazer isso, mas de vez em quando não custa fazer a prevenção. Se você está se mudando para uma nova residência e sabe que o sistema de aquecimento é antigo, é melhor trocá-lo imediatamente, para evitar muitos problemas.

Queda de pressão

Em um circuito de aquecimento fechado, a queda de pressão pode ser devido a três razões:

  • despressurização do circuito, vazamento na caldeira, através de tubulações e conexões ou radiadores;
  • a pressão na câmara de ar do tanque de expansão diminuiu;
  • a válvula de segurança funcionou, o volume de água no circuito diminuiu, o que causou uma queda na pressão quando a temperatura do refrigerante caiu.

A situação mais perigosa está associada à despressurização. Esta é uma indicação direta de que ocorreu um acidente, que deve ser resolvido imediatamente e as causas removidas.

eliminação de vazamento

As leituras do medidor de pressão mudam gradualmente para baixo e a velocidade depende do nível do vazamento.

Desligue imediatamente a caldeira e a bomba de circulação., reduza a pressão no vaso de expansão. É importante verificar a integridade do trocador de calor ou tanque da caldeira, todos os pontos de conexão ao longo do trajeto da tubulação e radiadores. Uma vez identificado o problema, medidas devem ser tomadas para eliminar o vazamento.

O aquecimento começa somente após o reabastecimento do volume do líquido refrigerante, ventilação e teste de pressão.

Se a pressão cair muito lentamente, por exemplo, apenas 0,1 bar em média por mês, você deve primeiro prestar atenção ao tanque de expansão.

A câmara de ar e o bico instalado são semelhantes em princípio a uma câmara de roda convencional de um carro. Da mesma forma, o ar pode ser ventilado, diminuindo gradualmente a pressão no circuito.

Freqüentemente, esse problema não é percebido imediatamente, mas simplesmente complementado manualmente ou automaticamente com água no circuito. Se você executar o problema, a pressão eventualmente começará a mudar forte e rapidamente, pois o tanque de expansão simplesmente transbordará.

tanque de expansão
Dispositivo de tanque de expansão de diafragma

Se, por algum motivo, a válvula de segurança disparou e parte do refrigerante saiu do circuito, depois que a temperatura voltou ao normal, a pressão no circuito cairá, o que será sinalizado pela leitura do manômetro.

Basta não ignorar o funcionamento da válvula de segurança, eliminar a causa do surto e complete o refrigerante até o volume nominal

Sobre o teste de vazamento

É imperativo verificar se há vazamentos no sistema. Isso é feito para garantir que o aquecimento seja eficiente e não falhe. Em edifícios de vários andares com aquecimento central, o teste de água fria é o mais usado. Neste caso, se a pressão da água no sistema de aquecimento cair mais de 0,06 MPa em 30 minutos ou 0,02 MPa se perder em 120 minutos, é necessário procurar locais de rajadas. Se os indicadores não ultrapassarem a norma, você pode iniciar o sistema e iniciar a estação de aquecimento. O teste de água quente é realizado imediatamente antes da estação de aquecimento. Nesse caso, o portador é fornecido sob pressão, que é a máxima do equipamento.

Como aumentar a pressão

É imprescindível verificar a pressão da rede de aquecimento de edifícios com vários pisos. Eles permitem que você analise a funcionalidade do sistema. Uma queda no nível de pressão, mesmo que pequena, pode causar falhas graves.

Na presença de aquecimento centralizado, o sistema é mais frequentemente testado com água fria. Uma queda na pressão em 0,5 hora em mais de 0,06 MPa indica a presença de uma rajada. Se isso não for observado, o sistema está pronto para operar.

Imediatamente antes do início da estação de aquecimento, é realizado um teste com água quente fornecida sob pressão máxima.

teste de pressão do sistema de aquecimento

As mudanças no sistema de aquecimento de um edifício de vários andares geralmente não dependem do proprietário do apartamento. Tentar influenciar a pressão é uma tarefa inútil. A única coisa que pode ser feita é remover as travas de ar devido a conexões soltas ou ajuste incorreto da válvula de liberação de ar.

A presença de um problema é indicada pelo ruído inerente ao sistema. Para dispositivos de aquecimento e tubos, este fenômeno é muito perigoso:

  • Afrouxamento das roscas e destruição das juntas soldadas durante a vibração da tubulação.
  • Interrupção do fornecimento do refrigerante aos risers ou baterias individuais devido a dificuldades de arejamento do sistema, impossibilidade de regulagem, podendo levar ao seu degelo.
  • Uma diminuição na eficiência do sistema se o refrigerante não parar completamente de fluir.

Para evitar a entrada de ar no sistema, antes de testá-lo na preparação para a estação de aquecimento, inspecione todas as conexões e torneiras para passagem de água. Se você ouvir o chiado característico durante um teste de funcionamento do sistema, procure imediatamente o vazamento e repare-o.

Você pode aplicar uma solução de sabão nas juntas e onde a estanqueidade for quebrada, aparecerão bolhas.

Às vezes, a pressão cai mesmo depois de substituir as baterias velhas por novas de alumínio. Uma película fina aparece na superfície deste metal em contato com a água. O hidrogênio é um subproduto da reação e, devido à sua compressão, a pressão diminui.

Nesse caso, você não deve interferir na operação do sistema. - o problema é temporário e desaparece por conta própria com o tempo.Isso acontece exclusivamente na primeira vez após a instalação dos radiadores.

É possível aumentar a pressão nos andares superiores de um edifício com a instalação de uma bomba de circulação.

Atenção: o ponto mais distante do duto é a sala do canto, portanto, aqui a pressão é a menor.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores