Isolamento para janelas: escolhendo um material autoadesivo moderno


Características da escolha do isolamento da porta

As razões para a perda de calor são diferentes: desde o enviesamento da folha da porta e vedação insuficiente até a qualidade insuficiente do material. Se a substituição da porta não estiver incluída nos planos, a única solução correta que ajudará a economizar 25-30% da energia térmica é o isolamento da porta, cujas nuances serão discutidas.

As nuances da instalação de um isolamento de porta

Você terá que mexer no isolamento de uma porta de metal.

Algoritmo para instalar aquecedores em uma porta de metal:

  1. Se a porta for desmontável, é destorcida, após retirá-la das dobradiças e desmontar as fechaduras com puxadores. No caso de costuras soldadas, são separadas por meio de uma rebarbadora.
  2. Colocar o isolamento em uma caixa vazia (se necessário, soprando com espuma de poliuretano).
  3. Montagem da moldura da porta.

No caso de uma porta de madeira, primeiro alinhe o batente e reforce as dobradiças.

Estágios de fixação do isolamento em uma porta de madeira:

  1. As portas são removidas das dobradiças, as ferragens são destorcidas.
  2. Coloque a tela sobre uma superfície plana, após a qual um aquecedor é fixado a ela com pregos líquidos ou cola.
  3. O estofamento é reforçado com espaçamento entre pregos de 30 cm.

Cada material possui critérios de projeto e instalação que auxiliam na escolha correta do isolamento.

Como colar

Depois de selecionar um determinado isolamento, resta apenas colá-lo corretamente. Para isso, você precisa:

  • execute o trabalho estritamente em temperaturas de 5-40 0 С;
  • lave bem os vidros e caixilhos das janelas. Não será supérfluo desengordurar a superfície com acetona ou álcool. Quanto melhor for a limpeza da superfície antes de aplicar o adesivo com a fita, melhor será sua fixação;
  • inspecione a estrutura da janela para ver se há lascas e danos. Nesse caso, é melhor substituir os elementos danificados ou vedá-los com compostos especiais;
  • remova o isolamento antigo, se houver;
  • reparar rachaduras;
  • cole um isolamento autoadesivo sobre a espuma de borracha removendo a película protetora da fita e pressionando o isolamento firmemente contra o vidro ou moldura.

Um ponto importante: você precisa colar o isolamento em uma única peça, e não em tiras cortadas. Isso alcançará a melhor aderência da fita à superfície.

A adesão total ocorre após 2 horas. Para verificar se há lacunas na janela, você pode trazer um isqueiro ou vela para os locais de isolamento. Se a chama não flutuar, o isolamento está colado corretamente e não haverá perda de calor. Se forem encontradas avarias, a fita deve ser colada novamente.

No vídeo, como colar isolamento autoadesivo para janelas:

Com o isolamento de janela autoadesivo, você pode minimizar a perda de calor no ambiente em um curto espaço de tempo e criar um clima interno confortável. O principal é realizar atempadamente os trabalhos de isolamento térmico das janelas - no início do outono, quando o tempo está suficientemente quente.

Alguém continua a isolar as janelas com papel higiênico ou jornais. Mas hoje há um número suficiente de ferramentas especializadas projetadas para tornar mais fácil nossa vida cotidiana. Vale a pena fazer uma reserva imediatamente: colar janelas é um processo normal e se repetirá a cada inverno. Portanto, vale a pena escolher o método de isolamento menos trabalhoso. Neste artigo, consideraremos os tipos de isolamento para janelas autoadesivas. Também compararemos o custo de diferentes tipos de materiais e forneceremos instruções para a instalação passo a passo usando um exemplo.

Qualquer isolamento autoadesivo sempre consiste em dois elementos principais:

  • Base de aquecimento;
  • Camada adesiva.

O primeiro destina-se, de fato, a proteger do frio, o segundo elimina a necessidade de diluir e usar um adesivo especial. Esta abordagem de fita adesiva tem três vantagens significativas sobre os métodos tradicionais:

  • Reduz o tempo de instalação do isolamento;
  • Simplifica a colagem;
  • Elimina processos úmidos.

E, como bônus, qualquer adesivo deixará marcas na moldura quando o proprietário quiser se livrar da fita isolante. O uso de fita especial para isolamento não causará difusão entre a pintura da moldura e o adesivo do isolamento.

Vamos agora dar uma olhada nos 4 materiais com os quais as vedações de janela autoadesivas são feitas e discutir os prós e os contras de cada um.

Lã mineral

Minvata é feito de rochas de silicato. As características de alto ruído e isolamento térmico do produto são determinadas pela estrutura fibrosa. O Minvata é amigo do ambiente, não inflamável, resistente à penetração da humidade, à influência das oscilações da temperatura, não teme os efeitos dos produtos químicos e, além disso, caracteriza-se por um custo moderado.

As principais desvantagens do material são o afundamento sob seu próprio peso, o que resulta na formação de vazios. A instalação de reforços adicionais que podem evitar que o isolamento escorregue ajuda a evitar isso.

Em qualquer casa ou apartamento, a maior parte do calor passa pelas portas da frente. Este problema só pode ser resolvido com um isolamento competente da estrutura da porta. Se você escolher o material de isolamento correto, pode reduzir a perda de calor em 25-30%. Mas a escolha do isolamento é determinada tendo em conta o material de que esta ou aquela porta foi feita. Mais adiante no artigo, você encontrará qual isolamento autoadesivo é melhor escolher, suas descrições e características.

Formas adicionais

O calor da casa não depende apenas das janelas, mas também de vários outros fatores, como, por exemplo, funcionamento da bateria e correntes de ar. Ao isolar janelas, você deve prestar atenção a isso.

Nós isolamos a bateria

Se você não estiver satisfeito com o desempenho da bateria, esta situação pode ser facilmente resolvida. Pegue a folha de alumínio e coloque-a na bateria. A folha se tornará uma excelente tela refletora de calor e, como o calor não vai para as paredes, todo o fluxo vai para o apartamento.

Nós removemos rascunhos

Como toque final, você precisa eliminar os rascunhos. Pregue uma tira de feltro ao longo da borda da porta. Você também pode colar o circuito com isolamento autoadesivo. Isso completa o trabalho.

Para uma pessoa moderna, a questão do aquecimento de um espaço residencial é mais relevante do que nunca - em nosso mundo, onde muito dinheiro tem que ser pago por cada partícula de recursos energéticos consumidos, essa questão simplesmente não pode ser ignorada. É por esta razão que recentemente se generalizaram todos os tipos de tecnologias de poupança de energia, das quais falaremos neste artigo, no qual, juntamente com o site, estudaremos materiais como o isolamento de janelas. Veremos suas variedades e maneiras de usá-lo em casa.

Como escolher o isolamento para janelas de madeira

Aplicativo

O isolamento da porta pode ser colado de várias maneiras. Para entender qual deles combina com você, você precisa considerá-los separadamente.

Ao longo do perímetro de uma porta de metal

Se a porta não se encaixar perfeitamente na moldura da porta, surgirão lacunas durante o fechamento. É por causa deles que entra o ar frio da rua.

Para resolver esses problemas, é necessário avaliar o nivelamento da moldura da porta e o funcionamento das dobradiças. Talvez o motivo da penetração do frio esteja na inclinação. Depois disso, monte um aquecedor em torno do perímetro da caixa. Terá uma tira de borracha ou espuma. Você pode usar esse isolamento para folhas de madeira, metal e metal-plástico.

No isolamento de vídeo em torno do perímetro da moldura da porta:

As vantagens do método incluem facilidade de instalação, baixo custo de materiais e eficiência. As desvantagens desta instalação incluem baixa durabilidade.

Isolamento da moldura da porta

Para isolar a moldura da porta, é necessário vedar seu espaço interno com o isolador térmico selecionado. Este tipo de isolamento é freqüentemente usado para estruturas de ferro. É uma porta que esfria e congela rapidamente.

O interior da porta é representado por vários compartimentos. Eles são separados por reforços, a estrutura da fechadura e outros elementos. Coloque o material dentro da caixa. Ao mesmo tempo, vale a pena usar um aquecedor leve, confiável e resistente ao fogo.

Na maioria das vezes, lã mineral, poliestireno é usado para esses fins. Além do isolamento térmico, o interior da caixa deve ser coberto com uma folha de polietileno. Limpe todas as rachaduras com um selante.

Vídeo: fita isolante de borracha para a porta da frente

No vídeo, isolamento autoadesivo para portas de metal:

As vantagens deste método incluem alta eficiência, baixo custo dos materiais e excelentes propriedades de isolamento térmico que toda a caixa recebe. As desvantagens do isolamento térmico só podem ser atribuídas ao facto de ser muito difícil abrir a porta sem a ajuda de um especialista.

Isolamento de porta externa

Com esta opção de isolamento, um isolamento de lã mineral é montado no lado externo da estrutura da porta. Além disso, você precisa colocar uma capa protetora. Para isso, você terá que usar dermatntina ou um substituto do couro. Hoje você também pode comprar couro genuíno.

Você pode realizar trabalhos desse tipo com suas próprias mãos. Antes de isolar a estrutura de entrada do lado de fora, você precisa avaliar sua integridade. Certifique-se de calcular também onde o olho mágico da porta ficará localizado. Aplicando esta opção para instalação de isolamento, é possível economizar tempo pessoal e não pagar por materiais desnecessários.

No isolamento de vídeo externo da porta:

As vantagens do isolamento externo da porta incluem facilidade de instalação, economia e capacidade de eliminar defeitos estruturais externos. Mas as desvantagens de um isolador de calor são que, ao usar material barato, ele se deteriora muito rapidamente. Para resolver este problema, você não deve economizar em material, mas comprar imediatamente um isolamento confiável e durável.

pode ser

Fita autoadesiva - tudo que você precisa saber

De todo o sortimento, gostaria de destacar o isolamento autoadesivo para janelas. É feito de vários materiais, como espuma de borracha, cloreto de polivinila, espuma de polietileno e borracha.

Em uma das faces é aplicado um composto adesivo, protegido por fita de papel. Ao colar este isolamento, o papel protetor é removido.

Pontos positivos e negativos

As vantagens aqui incluem o fato de que o selante autoadesivo para janelas:

  • permite fechar lacunas de até 7 mm;
  • disponível com um perfil em diversas variações (mais sobre isso mais tarde);
  • não se deteriora com temperaturas extremas e umidade;
  • não interfere na abertura e fechamento das janelas;
  • é feito em várias cores (branco, marrom claro, marrom escuro e preto), o que o torna menos perceptível contra o fundo das janelas;
  • pode ser facilmente colado com as próprias mãos, sem a ajuda de ninguém;
  • o preço desses produtos é bastante acessível.

Claro, a fita autoadesiva para isolamento de janela, como qualquer outro material, tem suas desvantagens:

  • fragilidade (tais isoladores térmicos de janela são adequados para uso apenas por uma estação, menos frequentemente por duas);
  • em temperaturas muito baixas, a capacidade adesiva do isolamento é significativamente reduzida, o que logo leva ao seu descolamento da moldura;
  • é impossível isolar janelas de plástico ou isolar uma loggia com uma janela de vidro duplo usando esta fita adesiva (Descubra também). Caso contrário, podem ser causados ​​danos às estruturas das janelas modernas, em particular ao mecanismo de abertura-fechamento. Mas para aberturas de madeira, a fita isolante para janelas é ideal!

Antes de selar os caixilhos das janelas com isolamento autoadesivo, é necessário decidir sobre o seu material e perfil. Não podemos recomendar nenhum material específico, pois cada um deles tem seu lado positivo e negativo.

No entanto, daremos algumas dicas úteis:

  1. Se você preferir fita adesiva de borracha, escolha a mais macia. Neste caso, ele preencherá uniformemente todas as fissuras. Mas o isolamento duro não comprimirá bem e o frio soprará.

Isolamento de espuma autoadesiva com perfil retangular

  1. Espuma, espuma de polietileno e elásticos com perfil retangular são perfeitos para vedar espaços de 1 a 4 mm. Mas se as fissuras nos caixilhos das janelas não são uniformes, é melhor comprar um aquecedor com um perfil semelhante às letras latinas:
  • É mais racional usar C e E para ranhuras de 1-3 mm;
  • P e V - para ranhuras de 3 a 5 mm;
  • B e O - para ranhuras de 3-7 mm.

Observação! O isolante térmico de espuma também é comercializado na forma de tiras autoadesivas, para a colagem, basta retirar o papel protetor e pressioná-lo firmemente no local desejado. Embora a eficácia deste material não seja muito elevada, a espuma permite que as janelas "respirem".

  1. Ao escolher um isolamento autoadesivo, não se esqueça de verificar o prazo de validade. A fita isolante para janelas com data de validade vencida ou próxima se soltará rapidamente da superfície ou não fornecerá nenhum isolamento térmico adequado.
  1. Uma nuance igualmente importante é a qualidade do isolamento da janela da fita. Para testá-lo, dobre o produto e avalie com que rapidez e precisão ele chega à forma original (veja também o artigo).

Instalação de isolamento autoadesivo

O isolamento térmico é de primeira qualidade!

Em primeiro lugar, antes de se isolar as janelas, é necessário preparar a superfície onde será bicada a fita isolante.

Aqui está uma instrução passo a passo para todo o trabalho:

  • Verifique se há rachaduras nas armações e no vidro. Se houver algum, é imperativo substituir os elementos danificados.
  • Remova o isolamento antigo (se houver).
  • Lave as janelas de poeira e sujeira.
  • Em seguida, desengordure-os com acetona ou álcool e seque bem.
  • O isolamento deve ser colado a temperaturas acima de + 5ºC, mas não acima de + 40ºC.
  • Meça o comprimento da fita necessária para toda a superfície e comece a prendê-la ao longo de toda a linha de contato entre o caixilho da janela e a moldura.

Importante! É necessário colar o isolamento em uma única peça, sem cortá-lo nos cantos das faixas. Isso é necessário para que o isolante térmico não deixe o frio entrar no apartamento. Melhor cortá-lo ligeiramente em um ângulo de 45º.

  • Remova o papel protetor gradualmente à medida que o selo é colado.

É necessário isolar as janelas da casa na estação quente. Todos os métodos disponíveis são usados ​​para esta operação. O mais dramático é a substituição completa da janela. No entanto, se não houver oportunidade para isso, você pode sobreviver com materiais de construção modernos. Um deles é a fita isolante para janelas.

A técnica atual é, na maioria dos casos, para armações de madeira, mas os modelos mais antigos de produtos plásticos não serão supérfluos para fornecer proteção confiável. A integridade da própria estrutura também é verificada para que não haja lacunas nos elementos de madeira dos processos de secagem natural. Será possível eliminá-los com a ajuda de um selante.

Escolhendo um isolamento autoadesivo para portas de entrada

Nas prateleiras das ferragens, existem várias opções de isolantes autoadesivos adequados para portas de entrada.São todos fitas adesivas.

A própria fita pode ser feita de:

1. Vedação à base de borracha.

O isolamento de borracha da porta da frente pode ser chamado de universal. Não tem medo de umidade e temperaturas extremas, exposição a produtos químicos, é fácil de instalar.

Vida útil - de 3 a 10 anos. Um pacote contém cerca de 12 metros de material, o custo da fita é de 150-250 rublos.

2. Fitas de espuma.

Das vantagens da borracha esponjosa, vale destacar que é fácil de colar e tem um preço acessível.

No entanto, as desvantagens superam as vantagens:

  • efeito de isolamento térmico fraco,
  • curta vida útil.

O custo de um pacote é de cerca de 100 rublos.

3. Policloreto de vinila. Essas fitas são apreciadas por sua alta confiabilidade, não temem quedas de temperatura de -50C para + 70C. Sua vida útil é de até 20 anos. Sua principal desvantagem é o alto custo, mas levando em consideração a durabilidade do material, o preço compensa com juros.

4. Silicone. Esses aquecedores são ecológicos, mas devido à natureza do material, eles são usados ​​principalmente para portas internas.

5. Isolon. Outro material à base de cola. É feito de espuma de poliuretano. Vendido em rolos, é fácil de colar. Custo - de 10 a 160 rublos por metro quadrado.

Levamos em consideração as nuances do material da porta

1. Ao escolher uma vedação para uma porta de entrada de metal, siga estas recomendações:

  • Não compre fitas de espuma de borracha, não é recomendável utilizá-las em portas metálicas de entrada, pois o material não resiste a freqüentes aberturas de portas e deverá ser trocado após meio ano.
  • Pressione levemente na base do isolamento. Se ele recuperar rapidamente sua forma, será capaz de fornecer uma boa estanqueidade.
  • Na hora de escolher uma cor, dê preferência aos lacres pretos, pois são considerados de qualidade superior.
  • Certifique-se de que a base adesiva não tenha expirado.

2. A montagem de uma porta de madeira na moldura de uma porta é sempre acompanhada de dificuldades, que estão associadas às características individuais do material natural.

Quando molhada, seca, muda de temperatura, a árvore se deforma, portanto, fissuras são formadas constantemente.

Para eliminar fissuras, recomenda-se colar isolantes de silicone e borracha, que se ajustam perfeitamente à superfície. Izolon também se provou bem.

Se a tarefa é economizar dinheiro, você pode se limitar a espuma de borracha, mas é importante entender que não vai durar muito

Instruções - como colar adequadamente a vedação na porta

  1. Removemos cuidadosamente o isolamento antigo com ferramentas. Em nosso exemplo, as tiras estão firmemente presas à moldura da porta. Também removemos todos os pregos, grampos e botões. Esta etapa é obrigatória, caso contrário a porta não fecha após a substituição do isolamento.
  2. Usamos isolamento com uma folga de 1-3 mm. Na parte superior, colamos uma tira de material ao longo do comprimento um pouco mais do que o necessário. Isso nos dará um design elegante.
  3. Verificamos se o material está colado uniformemente. Na parte inferior, cortamos com uma faca. Na parte superior, cole a tira do selante de forma que ela se sobreponha à tira vertical. Fazemos o mesmo na parte inferior da caixa.

Como resultado, obtemos duas tiras de vedação cônica, conectadas em um ângulo de 45 ° C. Este projeto reterá o calor por cerca de 5 anos.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas

Isolamos a porta de entrada de metal com folhas de espuma

Se você tiver uma porta de metal, estude-a para ver se é possível remover a folha metálica removível interna, muitas vezes ela é fixada na parte superior e inferior da porta com parafusos auto-roscantes nos cantos.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas

Atuamos da seguinte forma:

  1. Removemos a folha removível.
  2. Passamos pelos cantos internos com um selante. Colocamos isolamento na folha da porta, por exemplo, poliestireno. Cada peça deve ter o mesmo tamanho que as células da porta.
  3. Colocamos o isolamento em uma camada uniforme.Se isso não for possível, preencha os espaços vazios com espuma de poliuretano (o excesso de espuma é removido).
  4. Colocamos a folha removida de volta. A porta agora está isolada e pronta para uso.

>

Sutilezas de escolha: fabricantes e preços

Ao escolher uma fita autoadesiva, deve-se prestar atenção ao perfil e ao material com que é feito o isolamento. Para ranhuras com uma largura de 1-3 mm, o perfil C ou E é adequado, para 3-5 mm - P e V, para 3-7 mm - B e O.

Importante: o prazo de validade desempenha um papel importante no isolamento, pois a cola seca com o tempo.

A variedade moderna de aquecedores inclui muitos fabricantes:

  • aquecedores de borracha, que podem ser encontrados em qualquer loja - de 160 rublos por 5 metros;
  • Ultima - vedações de borracha de espuma polida, preço de 220 rublos por 12 m;

Penosil - isolamento de borracha EPDM de dois componentes, preço a partir de 600 rublos;

  • "Penofol" - espuma de polietileno folheado a folha, preço a partir de 108 rublos por m 2.
  • Mas como e onde você pode usar o isolamento líquido em cilindros Polinor, você pode descobrir lendo o conteúdo deste artigo.

    Também será interessante saber que tipo de isolamento colocar sob o linóleo e como fazê-lo corretamente.

    Mas qual é o preço do isolamento de um piso de água quente e qual deve ser usado, essas informações ajudarão a entender.

    Qual o melhor isolamento para o piso sob a mesa e como usá-lo corretamente, você pode ler neste artigo.

    Mas qual é o preço do isolamento de folha para o chão e onde vale a pena usar tal material de construção, esta informação ajudará a entender.

    Artigo relacionado: Instalação de uma janela de telhado em uma telha de metal

O método tradicional de vedação é inconveniente

Normalmente, selos autoadesivos especiais são vendidos para isolamento. Propõe-se colá-los entre a porta e o caixilho nos locais de contacto. Mas essa abordagem se mostrou ineficaz. A vedação instalada desta forma é muito sensível às distorções da porta. O menor desalinhamento leva a uma perda de aperto, uma vez que a vedação deixa de aderir. Instalar essa fita também não é fácil. Somente se a porta estiver na posição perfeita, você pode simplesmente colar a tira. Caso contrário, a distância entre a porta e a moldura é diferente em locais diferentes. Portanto, você deve colocar algo sob a fita de vedação para garantir um encaixe seguro.

Vantagens e desvantagens do uso de fita autoadesiva

As principais vantagens do uso de fita para vedação de janelas:

  • facilidade de uso - o tempo para colar uma janela leva cerca de 5 a 10 minutos;
  • o isolamento autoadesivo nas janelas será quase invisível se você selecioná-lo para combinar com a cor da janela;
  • ao abrir / fechar janelas, não rasga, não estica;
  • alta resistência a temperaturas (de +45 a -50).

Apesar das vantagens significativas, o isolamento térmico autoadesivo também tem desvantagens:

  • fragilidade em comparação com alguns outros materiais, razão pela qual você terá que gastar seu tempo e dinheiro a cada poucos anos;
  • realização de trabalhos preparatórios (para melhor aderência da junta e da janela convém desengordurar a superfície).

As desvantagens de tal isolamento

A única desvantagem desse método é que, ao tocar acidentalmente no selo, ele pode ser rasgado. Oh, tudo bem. Colá-lo no lugar não é nada difícil.

Korovin Sergey Dmitrievich

Mestre em Arquitetura, graduado pela Samara State University of Architecture and Civil Engineering. 11 anos de experiência em projeto e construção.

Calor e conforto na casa são as principais tarefas que cada proprietário de seu espaço de vida enfrenta.

Uma atenção especial é dada à porta da frente, pois está em contato direto com a rua. E na estação fria, o calor consegue sair da sala precisamente pela porta.

Para evitar consequências desagradáveis, você deve isolar a porta da frente. Você pode fazer este trabalho sozinho.Mas antes de isolar uma porta de madeira em uma casa particular, você deve preparar tudo que for necessário para isso.

Características de preparação de uma janela para isolamento

A preparação de uma janela para isolamento com fita é quase igual à preparação para outro isolamento. No entanto, existem algumas peculiaridades.

As principais etapas são as seguintes:

  1. Tudo é removido do peitoril da janela. As cortinas são removidas da janela.
  1. As armações são lavadas com água e sabão e depois secas. A fita precisa de uma superfície seca e sem gordura.
  1. Os óculos são examinados cuidadosamente. O vidro das janelas de madeira às vezes está rachado. Eles devem ser substituídos, pois são uma fonte de perda de calor.
  1. As ranhuras são preparadas para a tira de vedação. Eles devem estar livres de fita adesiva velha, sujeira e tinta.
  1. Antes de iniciar o trabalho, determine os locais de onde vem o ar frio da rua. Eles são isolados primeiro. Os pontos fracos são faixas, inclinações, peitoril da janela.

É necessário isolar as janelas da casa na estação quente. Todos os métodos disponíveis são usados ​​para esta operação. O mais dramático é a substituição completa da janela. No entanto, se não houver oportunidade para isso, você pode sobreviver com materiais de construção modernos. Um deles é a fita isolante para janelas.

A técnica atual é, na maioria dos casos, para armações de madeira, mas os modelos mais antigos de produtos plásticos não serão supérfluos para fornecer proteção confiável. A integridade da própria estrutura também é verificada para que não haja lacunas nos elementos de madeira dos processos de secagem natural. Será possível eliminá-los com a ajuda de um selante.

As vedações de madeira para portas são uma opção popular.

Para selar uma porta de madeira, você pode colar qualquer material perfilado ou retangular sólido (quadrado) especificado no capítulo anterior. Claro, daqueles que se destinam a esta instalação (autoadesivos e instalados com cola). Além disso, para uma boa fixação segura, os insertos de vedação podem ser aparafusados ​​nas arruelas com parafusos autoperfurantes. Os locais de instalação são os mesmos de uma porta de metal.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas

E você pode fazer a vedação com o material de sua fabricação - ou seja, rolos. Envolvemos qualquer material para isolamento (frequentemente se usa espuma de borracha) em dermantina ou couro de vinil. Este é o rolo. Você precisa instalá-lo no meio do apartamento (casa). A instalação é realizada:

  • Na caixa - ao longo de sua superfície interna à esquerda, à direita e na parte superior a uma curta distância da porta. É necessário que a porta, quando fechada, se encaixe perfeitamente nos roletes. Os roletes não são instalados na soleira, pois se desgastam em pouco tempo.
  • E na porta - para sua borda inferior.

A fixação dos rolos é feita com pregos decorativos ao longo do lado oposto ao local onde a dermantina é dobrada em torno da espuma de borracha.

Isolamento da porta da frente

Independentemente da eficácia da vedação pelos métodos acima, várias tiras de cobertura são agora usadas para portas de madeira:

  • ripas em forma de cunha;
  • ripas externas;
  • tubos de plástico inseridos nas ranhuras usando clipes especializados neles;
  • tiras de ferro e plástico com uma escova ou elástico;
  • e o resto.

O trilho em forma de cunha é colocado na caixa no canto entre o nártex e a superfície oposta à moldura da porta fechada. Além disso, a instalação é feita exclusivamente pela parte superior da abertura e suas laterais. Antes da instalação, o trilho é cortado no tamanho dos locais de instalação fornecidos. Para os pontos de encaixe (no topo da abertura), corte em um ângulo de 45o. E você precisa cortar o corrimão nos lugares com os quais ele ficará junto à fechadura e às dobradiças. Em seguida, martelamos com pregos.

A grade externa é colocada no batente da porta da caixa (ou seja, é como uma continuação da varanda). Também é cortado no tamanho da abertura na parte superior e nas laterais.Instale com parafusos auto-roscantes ou parafusos auto-perfurantes. Após a instalação qualificada, um pedaço de papel deve passar entre o trilho e a porta fechada.

Existem também tiras que são montadas na parte externa frontal da porta, fechando a lacuna na abertura. Eles também são primeiro cortados em pedaços do tamanho necessário. Depois de fixados nas portas, que devem ser fechadas ao mesmo tempo

É especialmente importante realizar a instalação com parafusos auto-roscantes resistentes à ferrugem - fechos enferrujados geralmente provocam o apodrecimento de uma porta de madeira

A parte inferior da abertura da porta é vedada com outros tipos de trilhos, o método de uso que também é um pouco diferente. Algumas das ripas são pregadas na soleira e outras na parte interna da porta. Todos eles são cortados na largura da parte inferior da abertura da porta, fixados com parafusos auto-roscantes.

Produtos de soleira plana representam a base de alumínio ou plástico, ao fundo da qual uma escova ou placa de borracha é fixada. Essas lâminas são normalmente instaladas em portas externas e internas. Após a instalação de qualidade, a distância entre a barra plana e a soleira deve ser pequena. No entanto, neste caso, o carril não deve interferir na fácil abertura e fecho livre da porta. Certos tipos de trilhos planos são equipados com orifícios especializados (alongados) para parafusos, graças aos quais você pode ajustar a altura de sua instalação.

Produtos de limite com uma proteção de plástico protegem a intrusão de ar insaturado na área de estar (casa). Basicamente, eles são montados na porta externa.

As tiras combinadas consistem em 2 tiras de metal, uma das quais com uma escova de náilon acoplada. O produto sem pincel é colocado na soleira. E um corrimão com uma escova - na porta. A tira do peitoril está equipada com uma ranhura especializada que impede a entrada de água no meio da divisão.

Após a instalação de alta qualidade da faixa combinada, a borda suspensa da faixa instalada na soleira deve "olhar" para o local. E a escova de acabamento da porta deve exercer uma leve pressão na tira do peitoril.

Tipos de isolamento autoadesivo para janelas

Graças ao aspecto deste material de construção, com o advento do frio, já não é necessário tapar e colar as fissuras nas janelas, e na primavera lavá-las da cola. O produto é bem colado e não interfere na abertura e fechamento das janelas de vidro duplo.

Existem vários tipos de isolamento de janela autoadesivo:

  • Espuma;
  • Cloreto de polivinilo;
  • Espuma de polietileno;
  • Borracha.

Com essas fitas, você pode fechar lacunas de até 7 mm de largura e elas duram até quatro anos, e algumas até mais.

Como isolar adequadamente a porta da frente

Outra abordagem é confiável. Isso é mostrado na figura.

A vedação não é instalada entre a porta e a ombreira, mas na ombreira de forma a que se ajuste confortavelmente à porta. Neste caso, a vedação tem um grande grau de liberdade e, consequentemente, garante estanqueidade com uma maior deformação da porta. Este método de instalação não depende da posição inicial da porta em relação ao caixilho, pois na colagem a junta pode ser instalada exatamente na posição que irá garantir a vedação.

Eu uso cola Moment para este trabalho. O trabalho é feito assim. A moldura da porta no local onde a vedação será colada é lubrificada com cola. A própria tira de vedação é cortada no comprimento desejado. As bordas são cortadas em 45 graus para se ajustarem a outras tiras de fita. O lado que vai aderir também é untado com cola. A cola é mantida por 15 minutos. Então a porta se fecha. A fita é aplicada no local untada com cola para que se encaixe perfeitamente na porta, e é pressionada firmemente com as mãos por 2 a 3 segundos. Além disso, para a secagem completa, a cola é mantida por um dia.

É conveniente usar um tubo de borracha como fita de vedação (apenas a borracha deve ser estável, não se decompor ou manchar) ou um cordão de vedação especial de seção redonda feita de espuma de polietileno.

Propriedades do material

A borracha de espuma provou ser boa. É um material barato e fácil de usar. Sua vantagem adicional é a proteção contra sons desnecessários. Além disso, não interfere na circulação de ar e é barato. É verdade que o isolamento de espuma autoadesiva não tem um isolamento térmico de alta qualidade e é inferior a outros materiais.
Veja o mesmo: isolamento de janela com filme térmico.
A espuma de polietileno é feita de feixes de polietileno expandido. Possui bom isolamento acústico, alto grau de absorção de umidade e longa vida útil. Mas esse material tem um preço alto.

O isolamento de borracha autoadesivo é a opção mais econômica. Fixa-se facilmente à estrutura, retém bem o calor. Sua desvantagem é a sensibilidade à umidade. Se atingir o material, a fita cairá imediatamente. Os modelos rígidos permitem a passagem de calor e não aderem bem à estrutura.

isolamento de janela
O isolamento para janelas protege do frio e do calor

Como você pode isolar a porta da frente

A garantia de conforto futuro depende do material escolhido, pelo qual foi iniciado o isolamento. E se há algumas décadas apenas havia feltro, espuma de borracha e dermantina, hoje a escolha é muito maior. E é isso que os fabricantes oferecem:

  • Lã mineral;
  • Isopor;
  • Izolon;
  • Poliestireno expandido.

A lã mineral, como o poliestireno, costuma ser usada como base para o isolamento das folhas de metal das portas. Ambos os materiais retêm perfeitamente o calor em ambientes fechados e não são suscetíveis à influência de microorganismos. A lã mineral também é digna de nota porque nenhum roedor vai estragar esse isolamento.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas
Lã mineral absorve umidade

Mas esses materiais têm algumas restrições quanto ao seu uso.

Isolon é mais justificado para atingir o objetivo de retenção de calor. Este material é feito à base de espuma de polietileno, o que lhe confere condutividade térmica mínima. As vantagens do material incluem o fato de uma tela de 10-15 mm de espessura ser suficiente para o trabalho. Isto permite manter uma aparência atraente da folha da porta sem engrossá-la ou torná-la volumosa.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas
Izolon tem baixa condutividade térmica

A espuma de poliestireno tem excelente desempenho. Uma porta assim isolada se tornará uma barreira confiável e segura entre uma casa quente e uma rua fria. Dentre as vantagens do poliestireno expandido, destaca-se sua incombustibilidade. Quando ocorre uma chama, ela desaparece gradualmente na superfície deste material.

Para isolamento barato, você sempre pode usar espuma de borracha. O material é conveniente em todos os aspectos e será um verdadeiro achado para um artesão doméstico iniciante. A borracha de espuma perdoa os erros cometidos e permite que sejam corrigidos sem dor.

Materiais modernos: vedação de borracha

Hoje, as lojas que vendem materiais de construção oferecem materiais de isolamento com boas propriedades de isolamento térmico. O isolamento de borracha para janelas é eficaz. Possui um lado adesivo protegido por fita de papel. Ao colar tal selo, a fita protetora é removida.

Os métodos antigos de isolamento geralmente estragavam a aparência e dificultavam a limpeza subsequente.

A vantagem desse isolamento é que ele é feito com um perfil de várias alturas e formatos, o que simplifica sua seleção para fendas de diferentes tamanhos. Além disso, o isolamento de borracha está disponível em várias cores (preto, marrom escuro, marrom claro e branco), o que o torna discreto contra o fundo da janela. A janela pode ser aberta, se necessário, o que é muito conveniente. Esse isolamento autoadesivo pode ser usado várias vezes.

Selante de silicone

Este material preenche bem todas as fissuras, não desmorona sob a influência da chuva, vento e luz solar, e não tem medo de temperaturas extremas. Graças a essas qualidades, eles podem selar janelas por dentro e por fora. O selante de silicone está disponível em várias cores, mas o mais popular é incolor e branco.

A desvantagem desse método é que praticamente não se aplica tinta no silicone, o que dificulta o trabalho de pintura.

A este respeito, o silicone é mais frequentemente usado ao envidar uma moldura de janela para vedação, aplicando-o nas ranhuras e antes de fixar as contas de vidro.

Isolamento de espuma

Este tipo de isolamento também é muito popular. Ele começou a ser usado para isolar janelas imediatamente após seu surgimento (várias décadas atrás): então, ele foi usado como um material de revestimento para embalagens de mercadorias frágeis. A espuma de borracha foi cortada em tiras e as rachaduras foram seladas com ela.

Hoje, o isolamento de espuma é vendido em rolos de tiras autoadesivas formatadas com precisão. Para colá-los, basta retirar a película protetora do lado adesivo e pressioná-los com firmeza por alguns segundos. A eficiência deste material não é muito alta, mas a espuma permite que as janelas "respirem".

Existem outros tipos de isolamento para caixilhos de janelas: espuma de polietileno, poliuretano, autoadesivo e sem o lado adesivo. Todos eles são usados ​​para selar janelas de madeira. Mas hoje, o plástico está cada vez mais substituindo a madeira. O que fazer se for necessário isolar as janelas de plástico?

Onde e como iniciar corretamente o trabalho de preparação

Primeiro, examinamos a porta e a caixa. Se já possuem algum tipo de lacre que deixou de exercer suas funções, ele deve ser desmontado. Em seguida, se necessário, realizamos a pré-limpeza das superfícies onde havia material obsoleto, retirando seus restos. Usamos uma fita de esmeril fina para isso.

Depois disso, é recomendado se você precisar personalizar a porta. As distorções causarão assentamento irregular e desgaste na vedação. O tamanho diferente dos vãos entre a moldura e a porta de baixo e de cima, à direita e à esquerda também levará a isso se for selecionado material da mesma espessura para toda a abertura. Ou você terá que escolher um selo para cada lado da abertura. O valor crítico da inclinação e a diferença no tamanho das ranhuras é de 1–1,5 mm. Se forem maiores, é uma excelente opção removê-los ajustando a porta. Acontece que a realização desta operação elimina o motivo pelo qual foi decidido selar a abertura, não havendo necessidade desse trabalho.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas

Diagrama da estrutura da porta

Agora você precisa decidir o local de instalação e o tipo de vedação. Isso pode determinar qual parte da porta ou moldura precisa ser medida para descobrir a quantidade necessária de material.

Por que está soprando da porta da frente

Em seguida, medimos o perímetro (ou é necessário apenas em um lugar a altura e largura, e depois dobramos e multiplicamos por 2) do contorno em que serão colocados os insertos de vedação. Este é o comprimento total do material necessário. Mas é melhor tirar com uma margem, com base na localização e método de instalação.

Então, se a vedação se destina a ser instalada em uma das fendas entre a porta e a moldura, é necessário determinar sua largura e espessura necessárias. O primeiro tamanho é claro. É detectado medindo a largura do local de instalação.

Para determinar a espessura, a plasticina comum é perfeita. Nós o esculpimos na caixa no local da próxima instalação do material e fechamos a porta. Então, nós o abrimos e medimos a espessura da plasticina achatada e oleada. Este será o tamanho necessário da altura do inserto de vedação. No entanto, esta é a espessura do material comprimido quando a porta é fechada.

Você precisa tirar o selo um pouco mais grosso. Nesse caso, é necessário prever de que materiais o inserto é feito, bem como sua densidade, rigidez e confiabilidade. Por exemplo, uma almofada de espuma excessivamente espessa pode quebrar em breve, e a almofada de borracha irá interferir no fechamento e expansão das portas, o que irá adicionar uma carga adicional à fechadura e dobradiças, reduzindo assim o período de operação. E se a inserção não for espessa o suficiente, pode haver lacunas em algum lugar.

Como escolher um isolamento autoadesivo para portas

Nova vedação da porta

Se o tamanho da lacuna à esquerda, à direita, acima e abaixo é diferente e radicalmente diferente, então é necessário medir a espessura usando plasticina para cada um desses lados e, talvez, pegar material com as diferentes alturas correspondentes.Para portas de madeira não ajustadas (enviesadas), no caso de vedação com tiras ao longo do vão, geralmente pode ser necessário ajustar pelo menos 2 pontos extremos de cada lado.

É necessário comprar insertos de vedação em partes integrantes do comprimento total necessário para absolutamente todos os lados ou para qualquer um deles se precisar ser cortado. E em qualquer caso, você não deve usar algumas das peças e, principalmente, a guarnição do selo. O resultado desse trabalho será uma vedação de baixa qualidade da porta, graças a isso, se parte do material foi danificado por corte ou instalação inadequada, é melhor comprá-lo no comprimento necessário.

Após a compra do material, fazemos, se necessário, o seu corte (corte) em pedaços do tamanho desejado. E somente antes da instalação, caso haja necessidade, preparamos as superfícies sobre as quais o selante será colocado. Nós os limpamos de sujeira e poeira e removemos irregularidades de relevo. Em seguida, caso seja feita a instalação de um selante com base adesiva (autoadesiva) ou com cola, a superfície da porta metálica também deve ser desengraxada (com aguarrás, solvente, acetona ou gasolina), e a madeira deve ser engessado com o menor pé (zero).

Então começamos a instalar o material. Vedar cantos requer muita atenção, precisão e exatidão. É aqui que o maior risco é deixar lacunas. Ao colocar o selo em pedaços (2 curtos para a parte inferior e superior e 2 longos para os lados esquerdo e direito), podem surgir juntas soltas entre eles. E durante a instalação, a vedação nos cantos tende a enrugar completamente e / ou pode não aderir com firmeza suficiente.

Variedade de modelos

Os fabricantes oferecem várias opções de selos herméticos. Na maioria dos casos, borracha e PVC são usados ​​na base. Cada um deles possui um conjunto de características:

  • a peculiaridade de montagem e fixação à superfície;
  • grau de durabilidade;
  • a capacidade de resistir a fatores negativos externos.

Para modelos populares, os fatores descritos lidam totalmente com as tarefas. Para cada tipo de fita, existem instruções detalhadas de instalação do fabricante para obter os melhores resultados.

Nas prateleiras das lojas de ferragens existem esses tipos de fitas:

  • autoadesivo (com uma camada adesiva aplicada);
  • ranhura (projetada para instalação em ranhuras ranhuradas);
  • adesivo (tendo uma superfície na qual a cola deve ser aplicada para fixação).

Cada opção é selecionada com base nas condições reais e no estado da janela.

Elásticos autoadesivos

A fita autoadesiva moderna para isolamento de janelas é feita à base de borracha, cloreto de polivinila, espuma de polietileno. Os materiais plásticos permitem que esse isolamento seja comprimido até o estado necessário, a fim de minimizar as lacunas. Na produção, vários corantes são usados, o que torna esse elemento menos perceptível contra o fundo da janela.

As cores dos seguintes tons são selecionadas:

  • Branco;
  • Castanho;
  • Preto.

A fita tem mais do que apenas uma diferença decorativa entre os diferentes modelos. Também se diferencia pela possibilidade de ocultar lacunas. As versões mais populares de seu design são capazes de bloquear folgas de 3 a 7 mm em incrementos de 2 mm. Cada intervalo possui seu próprio índice. Embora não haja lacunas perfeitas nas molduras, você sempre pode encontrar a melhor opção.

VÍDEO: Aquecedores para janelas - um experimento

O uso de espuma de borracha

Você pode se livrar de correntes de ar irritantes que se espalham por molduras mal vedadas instalando uma fita adesiva de espuma para isolamento de janelas. O produto bloqueia a fuga de calor para fora da sala.

Isolamento de janelas com espuma de borracha e fita

A forma principal dessas fitas é um perfil retangular.Dentro do amplo sortimento, sempre é possível escolher a opção mais ótima, já que os modelos se diferenciam nas seguintes características:

  • dimensões (seção e comprimento);
  • o grau de rigidez (relevante para lacunas desiguais);
  • cores (fácil de combinar com a moldura de branco e bege a cinza e preto);
  • a presença de uma camada adesiva (o autocolante pode ser aplicado numa das faces).

A espuma de borracha foi uma das primeiras a ser utilizada para tais fins devido às suas propriedades físicas. Possui muitas vantagens, permanecendo um dos materiais populares com as seguintes características:

  • boa taxa de compressão;
  • não há lesão na estrutura;
  • custo acessível por metro em execução;
  • fácil de montar / desmontar;
  • lida com a tarefa de forma bastante eficaz.

No entanto, com todas as vantagens, tem desvantagens:

  • com diferenças significativas na lacuna, vazamentos de ar;
  • tem uma vida útil relativamente curta;
  • em modelos mais baratos, essa fita adesiva para isolamento de janela é fixada fracamente;
  • resiste fracamente à umidade.

Se você precisar se livrar temporariamente de uma corrente de ar, a borracha esponjosa é uma maneira rápida e fácil de resolver esse problema pelo menos durante o inverno.

Para a conveniência de fixação em janelas e juntas, vale a pena comprar borracha de espuma com uma base adesiva. Esse material permanece por mais tempo na superfície, é elástico o suficiente para durar várias estações e regula o aperto das abas.

Vedação tubular

Os fabricantes de fitas para janelas de plástico isolante oferecem uma variedade especial desses produtos. Também é feito de borracha e PVC. O verso tem variantes de execução, tanto com gancho de ranhura, como com o lado adesivo coberto com fita de papel protetora.

É esse tipo de selo que está na base dos chamados. Sistema sueco de isolamento térmico de janelas de madeira. E embora, de facto, não se trate tanto de isolamento mas de restauração total das propriedades de isolamento térmico de uma janela de madeira, são os vedantes tubulares que assumem o papel principal no bloqueio de fissuras e pontes de frio.

A versão com fenda é mais confiável, pois uma fenda de um perfil especial é pré-cortada na estrutura. É capaz de proteger a fita de estresse mecânico, ao contrário do lado pegajoso de outros modelos.

As principais vantagens do material são as seguintes propriedades:

  • é possível bloquear possíveis vãos com até 7 mm de largura;
  • o material preparado durável resiste a mudanças significativas de temperatura, desde uma superfície quente ao sol até geadas significativas de inverno;
  • existem várias opções de cores para diferentes molduras;
  • o material tem custo acessível;
  • durante o período de operação, o proprietário tem a capacidade de abrir / fechar repetidamente as faixas sem problemas a qualquer momento.

É assim que as vedações são inseridas nas aberturas.

Devido a essas qualidades positivas, a fita conquistou muitos adeptos.

Nesse caso, vale ressaltar os fatores negativos que o selo tubular possui. A maioria deles se refere a modelos com base adesiva:

  • as deformações frequentes podem interromper a adesão à superfície;
  • mudanças de temperatura afetam negativamente as propriedades da camada adesiva;
  • não é relevante para todos os designs de janela.

Será possível se livrar das deficiências da vedação tubular se você escolher os produtos de marcas mundialmente conhecidas.

Filme de aquecimento

Não é à toa que dizem que tudo o que é novo é bem esquecido, velho. O filme para isolamento foi usado na década de 90 do século passado, mas então era celofane comum, com o qual as rachaduras eram calafetadas. Hoje é uma tela aprimorada que pode ser facilmente instalada na janela e cria uma câmara selada.

Filme de polietileno para isolamento térmico

O filme é preso com fita dupla-face ao quadro, esticado e adicionalmente aquecido para tornar a tensão ainda maior.Essas manipulações possibilitam a criação de uma câmara de ar entre o vidro e o polietileno, funcionando segundo o princípio de uma almofada termo-isolante. Ao mesmo tempo, o filme é um refletor de calor, evitando que o calor escape para fora. No verão, tudo acontece ao contrário - o filme impede que a luz ultravioleta e o calor entrem, e um clima frio favorável é criado na sala.

Escolhendo a fita certa

Para obter o máximo efeito da instalação e operação do produto, você deve escolher o produto certo. É comum escolher vedações de borracha de acordo com o grau de rigidez. Quanto mais macio for, melhor distribuído nas superfícies de contato. Se a fenda tiver um formato razoavelmente uniforme, uma fita com perfil retangular será suficiente. Isso garantirá um bom fechamento da janela e não criará tensões indevidas em vãos estreitos. É imprescindível verificar o prazo de validade do produto, pois disso dependem as características adesivas da camada pegajosa.

VÍDEO: Isolamento de janela

Com o início do frio, os proprietários de apartamentos e casas têm um problema na forma de caixilhos que permitem a passagem forte do calor. E se há 5-10 anos você tinha que usar métodos antigos - de jornais, algodão a tiras de tecido, agora você pode encontrar no mercado materiais simples e eficazes. Um deles é um isolamento de janela autoadesivo. O que é e como trabalhar - você pode descobrir abaixo.

Ferramenta

É impossível realizar o trabalho sem o kit de ferramentas certo. Para criar portas de entrada de madeira isoladas, você precisará de:

  • Roleta e lápis;
  • Faca para artigos de papelaria;
  • Serrote;
  • Um martelo;
  • Chave de fenda;
  • Trilho liso ou medidor de metal;
  • Rigger ou cortador de unhas;
  • Grampeador de construção.

Se necessário, este conjunto pode ser expandido, mas para a maioria das operações será suficiente. Deve-se notar que uma serra pode ser facilmente substituída por uma serra elétrica. Essa ferramenta permite que você faça o trabalho com a mesma qualidade, mas muito mais rápido. E se não houver chave de fenda em casa, você pode fazer uma furadeira simples. O principal é que possui um reverso que permite, se necessário, desapertar qualquer parafuso auto-roscante ou parafuso.

Além da ferramenta, é necessário preparar o material de revestimento. Para a maioria das folhas de porta, será suficiente usar um couro sintético de aparência atraente. Este material possui boas características e durabilidade, por isso a lâmina não precisará ser reparada por muito tempo.

E se gosta de fazer tudo sozinho, recomendamos que lhe dê instruções sobre como fazer uma porta de entrada de madeira.

Tecnologia de isolamento térmico para janelas de plástico

Para isolar uma janela de plástico corretamente, você precisa seguir uma série de regras:

  • se havia um isolante autoadesivo antigo nas janelas, deve-se retirá-lo, via de regra, é fácil de fazer com uma faca de escritório ou espátula;
  • depois que o isolamento antigo para caixilhos de janela for removido, não há necessidade de pressa para jogá-lo fora. Se, por seu isolamento térmico, convier aos proprietários, você precisa cortar um pedaço dele e entrar em contato com uma loja de materiais de construção com uma amostra para comprar um produto semelhante;
  • o segundo momento em que a fita velha vai vir a calhar é cortando o novo isolamento de acordo com o tamanho do velho, para não se enganar;
  • é necessário fixar o isolamento autoadesivo da janela, pressionando-o firmemente contra a superfície;
  • não rasgue a fita adesiva da base de uma só vez - é mais conveniente destacá-la alguns centímetros de cada vez.

Isolamento de janela de plástico faça você mesmo - isolação autoadesiva com cola para caixilhos de janela 5

Onde isolar?

Claro, antes de começar a isolar as janelas de plástico com as próprias mãos, é preciso lavá-las, pois a sujeira nas janelas interfere na passagem dos raios solares, o que também pode aumentar um pouco a temperatura do ambiente. O próximo passo da preparação - se lascas forem visíveis no vidro ou se ele estiver quebrado - ele deve ser substituído, caso contrário, o calor não pode ser retido mesmo com a vedação mais cuidadosa.

Antes de prosseguir, você precisa entender de onde vem o rascunho.A principal razão, via de regra, são as encostas - a perda de calor pode ser de cerca de 15%. O isolamento térmico autoadesivo ajudará a reduzir esse indicador. Outro ponto "fraco" da janela é o peitoril da janela, já que o ar frio também pode passar por baixo dele para a sala.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores